Ver Versão Completa : Bio Diesel
GALERA,
PROCUREI, MAS NÃO ACHEI UM TÓPICO SOBRE BIODIESEL. VEJAM ESSAS USINAS DE BIODIESEL QUE ACHEI NO MERCADO LIVRE, ALGUÉM TEM INFORMAÇÕES SOBRE ELA? E O USO DE BIODIESEL (100%) EM MOTORES DIESEL, ALGUÉM JÁ FAZ, FEZ? O QUE ACHAM? ESSA DE 3500, DEPENDENDO DE QUANTO SE RODA PODE SER FACILMENTE ABSORVIDA.
http://produto.mercadolivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-88234042-_JM).com.br/MLB-88234042-_JM
http://produto.mercadolivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-86662578-usina-biodiesel-oleo-usado-novo-10x-sj-maquina-bio-diesel-_JM).com.br/MLB-86662578-usina-biodiesel-oleo-usado-novo-10x-sj-maquina-bio-diesel-_JM
ABRAÇOS
EDEN
Walter L. L. Casitta
24/01/2009, 21:10
Certamente pra quem mora em cidade grande ainda fica mais barato comprar o biodiesel pronto ou simplesmente usar o diesel mesmo...
dalmolin
24/01/2009, 21:16
eu tenho toneladas de banha de porco , se alguem me ajudasse com as formulas te juro qe eu abastecia a F250 com isso 8-)
heartland
24/01/2009, 21:24
Se o moto for de injeção eletronica sera que entope os bicos?
Walter L. L. Casitta
24/01/2009, 21:42
Se o moto for de injeção eletronica sera que entope os bicos?
Segundo os fabricantes assim como os motores a gasolina aceitam até 25% de alcool, os diesel até 25% de biodiesel
Troller-a-vista
24/01/2009, 22:46
Hmmm ... Se me permite algum piteco no assunto, vou clariar alguns pontos.
Diesel: originalmente era feito de oleos vegetais, com o advento do petroleo e seu refino, por associacao tambem chamaram o "diesel" como conhecemos hj de Diesel em referencia ao seu criador. Enfim, o DIESEL original era a base de oleos vegetais e nao de petroleo.
Bio-diesel: originalmente se o diesel era vegetal, entao ele ja era um chamado BIO combustivel, como a ideia é acrescentar o combustivel vegetal ao diesel de petroleo entao denominou-se BIO-diesel.
Entendendo as denominacoes de biodiesel.
B1 = 1% de combustivel com base vegetal adcionado a 99% de diesel de petroleo.
B2= 2% de comb com base vegetal adcionado a 98% de diesel de petroleo.
B3 = 3% ante 97%
e assim por diante, temos B5, B10, B15, B20, B40 até B100 (que aí voltaria a ser o DIESEL ORIGINAL ou seja, completamente, a base de oleo vegetal).
Tecnicamente falando, ate a dosagem de B20 , podemos considerar essa mistura como ADTIVA ao diesel. Acima disso, ate aproximadamente B70 podemos considerar que seja finalmente um BIO-DIESEL, ou seja, realmente um diesel variante do petroleo com extensa margem de um outro combustivel ecologicamente ou como alguns preferem, socialmente melhor formulados.
Entenda ADTIVO mencionado acima nao como adtivo de limpeza, mas sim adtivo de qualidade (explicarei abaixo), de lubrificacao e de anti-poluicao.
Os motores antigos (entenda antigos como mais de 10 anos) certamente irão ter problemas rapidamente de corrosao em algumas partes que compoe borrachas e suas medidas internas serao alteradas com o uso de qualquer proporcao acima de B20. Entenda que as medidas serao alteradas nao pq o combustivel é pior, ao contrario é melhor, por isso mesmo, devido as suas novas qualidades esses motores antigos irao ter uma sobrecarga maior (maior desempenho) e irao se desgastar mais rapido, isso é facilmente contornado, é só fazer uma limpeza interna, trocar as mangueiras e rever os anéis do motor (novos eles irao tolerar tanto qto um motor novo).
Ainda nos motores antigos, o biodiesel é mais facil de ser acertado, pois obviamente é mecanico e menos complexo.
As borrachas antigas irao se deteriorar com maior facilidade pq algumas formulas de biodiesel se comportam com maior acidez , e mesmo as formulas menos acidas, irao atacar as borrachas pq elas ja nao tem a mesma qualidade das novas borrachas (portanto motores atuais nao precisam se preocupar, é só questao de QUALIDADE mesmo, pois antigamente eram feitas com processos mais simples).
O motores novos, poderao assumir biodiesel sem problemas até a proporcao B60 sem nenhuma alteracao a nao ser nova regulagem , simples e rapida.
Biodiesel é melhor que o Diesel?
Em partes, sem entrar em meritos tecnicos, o biodiesel é mais limpo e mais eficiente que o diesel, embora seu poder califerico seja menor, ele é melhor queimado, mais ou menos como o alcool, só que com um detalhe ele é bem mais lubrificante, portanto, ira melhorar o desempenho geral do carro, sem contar que o indice de poluicao emitida é muuitissimo menor, possuo todos esses estudos de forma detalhada e aprofundada, mas nao é o caso de expor no forum.
B100: a mistura ideal do biodiesel nao sera tao facilmente usada, por N questoes, principalmente produtiva, pelo menos nos proximos 10 anos. A B100 tb tem a questao de ter que ser alterada muitas coisas para ser aproveitada pelo motor (e estamos aqui falando em alteracoes que variam de tx do motor, pistao, lubrificacao, enfim, rever o motor inteiro). O B100 será muito provavelmente usado em motores de grandes proporcoes, como por exemplo NAVIOS onde um UNICO pistao tem a capacidade de promover mais de 5mil cavalos e em alguns dos maiores navios cerca de 11 mil cavalos um unico pistao. Nesses casos o uso ecologico se faz necessario, ainda mais amparado por melhorias tecnicas de desempenho e lubrificacao, fazem o B100 nesses casos uma grande alternativa. Ja pra automoveis, o custo dessa conversao é menos interessante, mas obviamente, os novos motores ja poderao ser projetados para isso.
BIODIESEL atual no mundo:
No brasil estamos por decreto federal usando o B3, ou seja 3% de biodiesel + 97% de diesel normal.
Espera-se que ate o ano que vem passemos a usar o B5 e aí o buraco fica bem mais embaixo, mas isso é coisa pra administradores de usinas...
Alguns lugares do mundo (em especial a Alemanha) encontra-se o B10, ainda muito raramente, mas ha a possibilidade.
Tb é na Alemanha que se obtem o melhor biodiesel disponivel no momento.
Falando de qualidade:
Biodiesel nao étudo igual. Diferente do petroleo que vc aquece e retira seus sub-produtos, biodiesel é diferente.
Primeiramente pq ha centenas ou talvez milhares de matérias primas para se elaborar o biocombustivel, entre elas podemos citar:
soja, amendoin, crambe, girassol, mamona, dende, macauba, algodao, algas, enfim. Praticamente tudo que vc retire algum coisa de OLEO VEGETAL isso é possivel.
Em linhas gerais, o biodiesel é um SUB-produto do oleo vegetal.
Vamos traduzir isso de forma mais clara possivel: oleo de soja.
O produtor vende o kilo de soja a R$2,10 . Ou se preferir, a tonelada a 2100 reais..
Com um Kilo, vc pode conseguir uma porcao de oleo. basicamente vc esmaga a soja, retira disso a torta da soja (que tem um valor de mercado muito alto devido ao seu grande nivel de proteina, fazendo da propria torta algo tao ou mais vantagoso do que a propria soja em si), de um lado sai a torta, de outro sai o oleo de soja.
Tirando toda a parte de industrializacao que nao vem ao caso, o litro do oleo custa para ser produzido aproximadamente R$2,30 com base o kilo a 2.10.
Com o processo de transesterificacao, vc ira obter de um litro de oleo bruto, um litro de biodiesel + alguns ml de glicerina (essa ultima com altissima valor agregado para a industria quimica e cosmetica).
Portanto vc consegue o biodiesel SEMPRE pelo processo de transesterificacao de um oleo vegetal bruto, seja ele, soja, girassol, dende, macauba etc.
Bom, partindo disso, temos o seguinte: os motores precisam de especificacoes tecnicas de um combustivel pra rodar, basicamente estamos falando de cetano, indice de densidade de acidez, de lubrificacao e de viscosidade
Voltamos entao as materias primas, cada tipo de oleo tem suas caracterias , por exemplo o oleo de soja gera um biodiesel de boa qualidade, que atende todos os quesitos da ANP que eu citei acima, o oleo de girassol tb, o oleo de mamona nao atende o indice de viscosidade (é um otimo oleo para muitas coisas mas especificamente para motores nao serve pois sua viscosidade é muito elevada nao gerando lubrificacao necessaria), enfim, cada materia prima tem uma qualidade que precisa obrigatoriamente ser manipulada.
O que isso quer dizer?
Fazer biodiesel é facil, em tese, vc faz ate com banha, na pratica, dentro do motor, vc obtem diversos niveis de qualidade que podem destruir seu motor em pouquissimos segundos.
Exemplo a propria banha: me falha a memoria qual a temperatura correta, mas em dias frios o biodiesel se torna SOLIDO, totalmente, precisando de aquecer para voltar as suas caracteristicas liquidas, o mesmo ocorre por exemplo com o biodiesel acido do pinhao manso entre outros.
Tecnicamente falando, da pra fazer biodiesel dentro da tua cozinha no teu apto. Agora a qualidade do oleo que irá sair é que sao outros 500. Ainda que estejamos falando de algo como B3 ou B10 essa pequena proporcao ira em poucos instantes causar um rebulico que teu mecanico ira adorar , tua mulher ira te punir com 10 dias sem sexo, e vc tera vergonhas de olhar pros teus filhos com a enorme maquina de 10 mil reais que vc colocou no celeiro da tua fazenda ehehhee
Troller-a-vista
24/01/2009, 22:47
Enfim, produzir biodiesel é possivel SIM. Seu custo se vc olhar como fabricante e consumidor para poucas maquinas torna-se algo interessante, se vc puder adptar os motores tb fica bem interessante. Desde que sua proporcao no motor seja no minimo B50, menos que isso a viabilidade de produzir caseiramente é no minimo motivo de piada (nesse ATUAL momento que passamos, no futuro as coisas tendem a ser bastante diferente). Se voces estiverem pensando no B3 ou B5 entao ... Nossa melhor obtar por comprar pneus novos ehehhe
Vamos partir para um mundo mais bonito e possivel, digamos que a viabilidade do projeto do ponto de vista economico seja aceitavel e a mistura seja interessante e os motores estejam adequados.
Estamos falando de algo perto de b30 ou b50 mesmo, com precos bem interessantes.
Fabricar o biodiesel em proporcoes muito , muito, pqnas (entenda-se menor de 100 mil litros mes), ha a necessidade de ser realizado uma usina por BATELADA ou seja, o processo mais rudimentar possivel (e tb mais barato para essas quantidades, lembre-se 400 mil litros de combustivel é o que um bom posto de gasolina roda num mes, 100 mil vc ira precisar de rodas um bocado pra chegar la.. mas talvez vc seja um mega latifundiario q tenha umas 18 colheitadeiras 24horas por dia rodando entao ...), o processo de batelada consiste em produzir o biodiesel por uma quantidade X num processo unico . Apos essa producao, inicia-se td de novo . Ao contrario do processo continuo que produz o biodiesel sem interrrupcoes (mais vantagem para quem produz uma grande quantidade para fins comerciais).
O problema do processo de batelada é que cada "fornada" de biodiesel vem com caracteristicas diferentes, issonao tem como corrigir, seja numa usina que ira produzir mil litros por mes ou numa que produza 1 milhao, pois sua producao eh fracionada, por etapas o que acaba pro determinar significativamente o produto final (entenda que o biodiesel é bem mais suscetivel ao tempo do que o diesel comum, algumas materias primas precisam de no maximo 24 horas para serem esmagadas e transesterificadas, do contrario, se tornam acidas, incompativeis para a formulacao do biodiesel, assim como a cana).
Portanto, o seu nivel de qualidade variando de tal forma, o obrigará a possuir uma tecnologia maior de armazenamento e uma quantidade maior de bio-combustiveis estocados para fazer um BLENDpara que o produto final a ser consumido esteja dentro dos padroes aceitos pelos motores.
achou meio complicado? Mais ou menos assim: se cada fornada sai dum jeito meu irmao, tu vai ter q ter um monte de estoque para ir misturando pra deixar numa margem aceitavel de qualidade, e como o negocio se deteriora rapidamente, isso se torna caro, principalmente se a qualiade da mao de obra for ruim.
Bom, digamos que vc é foda, conseguiu um baixo custo de producao, pqna variacao de qualidade, boa mao de obra, boa materia prima, tudo certinho como manda o figurino. Vai fazer o que com tanto biodiesel? Misturar e vender? Entao precisa de autorizacao da ANP e participar de leiloes da mesma do contrario esta cometendo um crime sei la de ql lei..
Vai misturar pra por no teu carro ou maquinario? SHOWWW!! Parabens.. Mas caramba, vc teve que comprar materia prima, gastar energia, gastar conhecimento pra misturar uma quantidade que compra rapidamente eem qq posto do Brasil? Se voce precisar destinar area da tua terra pra fabricar entao... Ta perdido...
Faz as contas: um hec de soja, produz na melhor das hipoteses 400 kilos de oleo bruto.. Se me disser que fica mais barato produzir pouco assim do que comprar no posto, me mande um e-mail !! Claro que se obtem outras materias primas, como por exemplo a macauba ou dende que produz cerca de 5 ton por hec. Mas ... Precisa de 5 toneladas ai nos teus motores?
Enfim, produzir biodiesel é facil. Qq matuto produz.
Produzir biodiesel com qualidade a coisa complica, se alguma empresa no brasil tivesse conseguido, com certeza teriamos alguma exportacao (lembrando que ha 6 empresas autorizadas a exportar e ate o momento nenhum unica gota saiu dos portos nacionais para o resto do mundo).
O biodiesel é viavel sim, é possivel SIM, eu posso provar para quem tiver $$ e ou terras disponiveis a entrar como parceiro (estou falando de mais de 2 mil hec ate 10 mil hec) e é tb o futuro pra alternativa do diesel.
Estudo a macauba como produtora de biodiesel ha 4 anos, possuo um projeto para o biodiesel a espera de um investidor, viavel e possivel (diferente das atuais plantas) . Entao no minimo conhecimento para expor um pouquinho sobre o biodiesel eu tenho.
quer comprar essas maquinas? Vai em frente, produza, experimente, precisa-se muito de pessoas assim. Mas saiba, que o biodiesel ainda só nao decolou pq ha questoes que nao sao politicas que o impedem e isso se deve basicamente a falta de estudos aprofundados na area.
Se fosse facil assim, as duas maiores usinas do pais nao estariam totalmente em desespero (pra nao dizer outra coisa) financeiro e de credibilidade.
Repito, fazer é possivel, ter qualidade é ossivel, ter custo é possivel, mas nao se iluda, gasta-se 300 milhoes pra se fazer uma usina de biodiesel e ainda assim nao conseguiram um prodto de qualidade (apenas quantidade e mesmo assim infima, muito longe do necessario comercialmente) para producao.
grande abraco
dalmolin
24/01/2009, 23:16
Alguem ta se fu$%¨ entao :-D , prqe essa banha eu vendo pra uma usina de biodiesel :dance:
Valeu aqueles que postaram,
a idéia desse post era justamente essa, saber a viabilidade e obviamente tentar gastar menos, tanto em combustível, quanto em manutenção.
A idéia básica era ter uma usina "Caseira" produzindo o suficiente para o uso próprio usando óleo vegetal queimado, tipo mc donalds ou bobs.
Pra ser viável, comprar barato esse óleo e misturar o míimo possível com diesel.
A forma como vc colocou que a qualidade final do produto muda a cada batelada me parece ser determinante no sentido de não se utilizar esse produto.
Que pena, pensei que ia me dar bem. kkkkkk
mas nada é de graça nesse mundo.
segundo um dos fabricantes tem gente usando o B100 em seus veículos, mas óbvio que ele não coloca o tel de nenhum e tb não se responsabiliza pelo seu motor.
cRiPpLe_rOoStEr
24/01/2009, 23:54
mesmo o óleo de mamona não sendo aconselhável para uso na produção de biodiesel, é considerado um ótimo lubrificante... a propósito: durante a década de 80 a fiat chegou a fazer testes com uma fiorino a diesel rodando com óleo de mamona...
Troller-a-vista
25/01/2009, 00:05
Alguem ta se fu$%¨ entao :-D , prqe essa banha eu vendo pra uma usina de biodiesel :dance:
calma amigo, tb nao eh assim..
Veja só a questao da Bertin, uma das maiores empresas do pais e um dos maiores grupos agropecuarios da America Latina, os caras sao simplesmente fodas, investiram milhoes numa usina de biodiesel (se nao me engano em Lins, sou meio avuado com nomes de cidades).
Ate o nosso PRESIaguarDENTE Lula foi la inaugurar.
Vejamos o lado da Bertin, simplesmente os frigoríficos dos caras sozinhos, possuem uma producao mensal de banha que nao havia como desovar, no minimo o impacto ambiental pra isso é enorme, a industrializacao dessa banha é cara e no momento nao havia interesse maior para ela ($$$).
Sem entrar em questoes, politico-administrativas, vamos pressupor que a usina dos caras seja algo realmente interessante e o $$ capitado para o investido seja correto.
Produzir o biodiesel é algo pratico pra eles, materia prima ja esta paga e é abundante, conhecimento e $$ pra qualificar e produzir nao é problema. Entao pq nao produzir o negocio?
Se esse produto derivado é ou nao dentro das normas da ANP sao outros 500, por exemplo a mamona, o fiasco nacional. Todo mundo sabia que ela era impropria para o biodiesel e mesmo assim o governo fomentou uma producao maluca disso com base fins polito-social, agora tem q pegar essa nhaca produzida sabe-se la de q forma e fazer um BLEND (mistura) com outros produtos para produzir um oleo aceitavel.
Pessoalmente, desconheco os atuais avancos da banha, nao esta dentro do meu foco e acredito ser uma potencialidade para realizar um blend, porem o bio-oleo da banha é especifico para alguns setores, por exemplo a Bertin que tem sobra disso. Imagina vc fomentando o crescimento da pecuaria pra producao de biodiesel é inviavel... Assim esse oleo tem uma conceito e uma comercializacao obvia e particular.
Nao necessariamente que seja uma bomba. Se vc tiver MO qualificada e disponivel, pode usar isso facilmente, imagina vc com sei la qtos milhoes de quilos de banha pra dar um fim, e sei la qtos milhoes de litros de diesel rodando na sua frotaprecisando ser abastecido... Td é uma questao de visao e necessidade. A Bertin ligou o util ao agradavel e ainda ta vendendo isso de alguma forma.
Sem contar o lado politico-social, nao sejamos ingenuos.
Um detalhe muito importante é que o projeto do biodiesel nasceu com uma cara e com o aumento dos commodieties ele se mostrou com outra conotacao.
Hipoteticamente (pq nao sei o real atualmente praticado). Tinhamos:
1 kilo de banha = $0,09 ha dois anos
1 kilos de banha =$0,90 agora (ou seja, 10x mais)
O mesmo aconteceu com a soja:
Saiu de 1,10 o kilo e chegou a malucos 2,9 abaixando pra pouco mais de 2,30 ... Nao precisa ser nenhum genio pra entender o que isso causa para as usinas: perda de mercado e necessidade de novos produtos .
Estando o diesel custando pra BR sem impostos a 1.29, o biodiesel tinha q custar no minimo o mesmo COM impostos para se tornar atraente e diminuir a questao de divisas...
Voltando para os novos produtos, é sensato dizer que algumas materias primas o que menos importa ser produzido é justamente o biodiesel. Primeiro pq o custo do biodiesel tem que cair assim que o Lulinha resolver parar de bancar isso via leilao (hoje o leilao da ANP paga 2.60 o litro do biodiesel.. sendo que deveria pagar no maximo 1.29 com impostos, nao precisa ser nenhum economista pra entender o que esta havendo..)
Por exemplo, meu projeto com MACAUBA, comecei a estudar essa planta ha 5 anos, com o intuito de se realizar o primeiro oleo comestivel nacional com qualidades tao ou mais finas que o oleo de azeite mais requintado no mundo.
Acabei caindo no biodiesel e hj eu vejo o biodiesel apenas como uma forma de capitar investidores e recursos do BNDES devido ao momento que nos encontramos devido as imensas possibilidades maiores de co-produtos que posso gerar...
Acreditar que uma usina de biodiesel de 300 milhoes (como a BR) esta construindo é unica e exclusivamente pra produzir biodiesel é no minimo acreditar em vendedor de carros como diz um amigo forista aqui.
Enfim. COmo eu disse, possivel é sim. Ha como se produzir biodiesel de banha, mas a qualidade deve ser questionavel e para melhorar a qualidade vc precisa investir em MO , MP, tecnologia e energia. E nesse exato momento, investir energia pra produzir energia, facilmente pode inverter os custos e te tornar deficitario (que é basicamente o que ocorre em algumas - nao todas - as atuais usinas).
Troller-a-vista
25/01/2009, 00:22
Valeu aqueles que postaram,
a idéia desse post era justamente essa, saber a viabilidade e obviamente tentar gastar menos, tanto em combustível, quanto em manutenção.
A idéia básica era ter uma usina "Caseira" produzindo o suficiente para o uso próprio usando óleo vegetal queimado, tipo mc donalds ou bobs.
Pra ser viável, comprar barato esse óleo e misturar o míimo possível com diesel.
A forma como vc colocou que a qualidade final do produto muda a cada batelada me parece ser determinante no sentido de não se utilizar esse produto.
Que pena, pensei que ia me dar bem. kkkkkk
mas nada é de graça nesse mundo.
segundo um dos fabricantes tem gente usando o B100 em seus veículos, mas óbvio que ele não coloca o tel de nenhum e tb não se responsabiliza pelo seu motor.
Amigo tua ideia nao é erronea nao !! Pelo contrario, ha muitos por ai colhendo oleo de cozinha usado (procura no google, virou ate febre isso) pra produzir o tal biodiesel.
A maioria sao ONGs e comecam a ideia querendo produzir sabao e acabando pegando $ do BNDES de graca praticamente pra produzir o bio-diesel.
Aqui em Ribeirao a USP faz isso, mas claro , ha 2 doutores especialistas que inclusive trabalham em conjunto com a BR (conheco ambos) que fabricam esse biodiesel e usam nos onibus e frota da USP-Ribeirao. Mas diga-se, sao doutores com alguns 10 anos ou mais nas costas de estudos... A Citroen tb eh parceira, procure por eles no google.
A diferença é que a maioria tem subterfugios pra produzir e a qualidade de quase todos , com raras excecoes, sao traumaticas hehehe.
O que nao os impede de produzir com alta qualidade, apenas nao é taooo facil assim do tipo vc faz na mesa do computador ouvindo teu filho fazer perguntas sobre o futebol brasileiro.. E pra ser viavel vc precisa ter uma mistura maior para poder ficar interessante perto de td que produz e gasta pra produzir.
Se pra misturar mais, vc tb tem que pensar em rever o motor ou ficar mais atento a ele .
Ha exemplos interessantes de pessoas que se dizem satisfeitas com o que produzem em casa, procura no google de novo, tem um maluco que faz com oleo de cozinha o diesel pra rodar na S-10 dele .. Mas ele teve que mudar algumas coisas no motor, agora me diz.. Qdo ele viaja, coloca um galao de 200 litros na traseira?? Pq ele ta usando o B100... Portanto nao pode usar o diesel das bombas...
Enfim, td é possivel desde que vc tenha artificios pra tal. Quer usar o B100 ? Vai em frente, sem duvida estara sendo um grande incentivador de novas tecnologias e um abridor de portas pras empresas, gente te ajudando nao vai faltar (muita ajuda tb atrapalha nao esquece disso). Mas e qdo precisar usar o diesel vendido em posto? COmo é que faz??
Se vc tem a vontade, eu te apoio obviamente, te dou o caminho da coisa, apesar que tudo esta na internet (contatos, pessoas que ja tentaram, dificuldades etc) . Mas nao espere moleza, se fosse, pode ter certeza, os grandes utilizadores de diesel do pais, ja estariam rindo a toa...
-----------
Ao amigo que comentou da Fiorino, desconheco o teste, mas vc esta certo quanto ao oleo de mamona, ele tem uma lubrificacao muito boa.
Em termos bem chulos, é mais ou menos o seguinte.
Viscosidade é o grande problema da mamona.
Para o diesel funcionar a contento, ha parametros para essa viscosidade, entenda basicamente que um dos testes da ANP é bem simples:
Coloca um X qtidade do produto numa lamina, incline Y% e faca a averigacao de qtos CM esse produto desceu num determinado tempo ...
pra vc ter uma nocao BEMMMMMMMM singela da coisa, pega uma travessa da patroa, limpa bem, coloca um filete de oleo de soja (de cozinha mesmo) e incline digamos 60 graus ... Hipoteticamente, digamos que ele desca a uma velocidade de incriveis 3 cm por minuto. O Oleo de Mamona desce a fenomenais 27 cm por minuto. Como o oleo de soja tem uma viscosidade dentro dos parametros da ANP que tem uma variacao muito curta de tolerancia, vc tera a ideia do pq que o oleo de mamona nao foi possivel ser creditado.
Obviamente o BIODIESEL de tais materias primas, tem viscosidade DIFERENTE do oleo bruto ... Esse teste é só pra ter uma ideia bemmmmmmmm grotesca do que ocorreu...
Enfim, oleo de mamona é excepcional pra muitas coisas, mas nao pra biodiesel (nao experimente oleo de mamona a menos que precise ter uma diarreia das mais fortes ehehhe)
cRiPpLe_rOoStEr
25/01/2009, 00:38
Aqui em Ribeirao a USP faz isso, mas claro , ha 2 doutores especialistas que inclusive trabalham em conjunto com a BR (conheco ambos) que fabricam esse biodiesel e usam nos onibus e frota da USP-Ribeirao. Mas diga-se, sao doutores com alguns 10 anos ou mais nas costas de estudos... A Citroen tb eh parceira, procure por eles no google.
conhece o miguel dabdoub??? foi aquele que quase levou um tiro disparado supostamente por um ex-aluno...
Troller-a-vista
25/01/2009, 02:05
conheco sim. ele q encabeca o programa de biodiesel da usp-ribeirao e esta junto com a BR, nao sabia desse evento ... q coisa hein .. pq disso?
cRiPpLe_rOoStEr
25/01/2009, 02:35
conheco sim. ele q encabeca o programa de biodiesel da usp-ribeirao e esta junto com a BR, nao sabia desse evento ... q coisa hein .. pq disso?
pelo que eu fiquei sabendo um aluno teve um desentendimento com ele por causa de um registro de patente de uma fórmula de biodiesel... aí ficou como suspeito... mas não sei mais nada desse rolo, nem quem é esse suposto autor do disparo nem o que aconteceu com ele depois...
cRiPpLe_rOoStEr
25/01/2009, 02:47
se o biodiesel deles fosse esse aqui http://en.wikipedia.org/wiki/Hemp#Fuel (http://en.wikipedia.org/wiki/Hemp#Fuel) não tinha treta e ainda daria para fumar um cachimbo da paz...:dance::mrgreen::twisted: a propósito: espero que o pessoal sem senso de humor:odedo: entenda que isso é uma brincadeira, eu não sou maconheiro...:discordo:
Sérgio Ricardo Jacobsen
25/01/2009, 02:53
se o biodiesel deles fosse esse aqui http://en.wikipedia.org/wiki/Hemp#Fuel (http://en.wikipedia.org/wiki/Hemp#Fuel) não tinha treta e ainda daria para fumar um cachimbo da paz...:dance::mrgreen::twisted: a propósito: espero que o pessoal sem senso de humor:odedo: entenda que isso é uma brincadeira, eu não sou maconheiro...:discordo:
e essa agora, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
abraço.
Troller-a-vista
25/01/2009, 10:17
uhqaeuhauehauehaue
possivel é , sem problemas, lembrando que é possivel obter oleo de quase todas as plantas (a qtidade eh q pega, assim como a qualidade), cana de acucar, cannabis sativa, grama, sogra (ops essa nao é planta mas tem um monte de praga junto...), etc etc etc
Mas vai tentar levantar a lebre do bio-sóóóó-combustivel-joow heehhe Fora a torcida do corinthians, vai ser dificil conseguir bons simpatizantes ehhehe
(brincadeira hein pessoal...)
Bom Troler,
legal as suas repostas, conheci o químico Kalil da Petrobras, assisti uma palestra dele no CEFET RJ onde leciono e me interessei pelo assunto, son eng mecânico e o assunto química não me interessa muito, realmente se a coisa fosse fácil já teria gente rindo a toa. O Kalil tem várias patentes em bio diesel principalmente com mamona, no qual ele acretitava piamente, inclusive, acredito que a usina da Petrobrás tem muita patente dele. Em sua palestra nos fez acreditar que a mamona seria o futuro, pena que pelo visto não é.
A idéia era fazer o CEFET comprar uma usina dessa e usarmso em nossos veículos diesel e claro, pegar uma caroninha pra minha tb, hehe.
legal a discussão
abs a todos
Anthoniusnikos
26/01/2009, 20:51
Produtores da banha e oleoginosas em geral, procurem os químicos, dessas áreas específicas, nas universidades e aprendam a fabricar o seu próprio biocombustível.:evil::evil::evil: Não nada é difícil, e muito vantajoso para o produtor usar na sua frota. Para comercializar são outros 500! (os impostos vão te corroer, primeiro o figado!) Pelos preços do Kg dessas matérias-primas, nas bolsas do mundo (commodity), já é possível verificar a competição no uso para alimento x combustível. (Não se esqueçam que nosso Brazuca vai, ainda, alimentar o mundo!) :pipoca::pipoca::pipoca:
É preciso esclarecer que para a obtenção do biodiesel a partir das várias matérias-primas (MP), aquí já mencionadas, o que vai diferir é o processo pelo qual vai passar essa MP. Os produtos finais, desses processos, devem ser muito semelhantes.
Certamente, ainda não temos o B100 no mercado, porque seria desastrosa a competição repentina com a produção para alimento.
O álcool anidro (100%) foi lançado de imediato, mesmo com motores ainda mal adaptados, porque o etanol não é considerado, ainda, alimento para a maioria dos cidadãos.:discordo::discordo::discordo:
Nessa competição, a mamona, a banha e outras MPs que não competirem com os alimentos terão um mercado, em breve, muito mais promissor.
Assim, todos projetos, sejam eles finalizados ou em fase de estruturação, cadastrados no Banco de Projetos, irão ter um potencial de geração de Créditos de Carbono que poderá ser negociado na BM&F.
Nota: Do óleo de mamona pode-se fabricar alguns Nylons. Aplicações: Engrenagens, cremalheira, roscas sem-fim, roldanas, polias, parafusos, buchas, chavetas, anéis de vedação, gaxetas.
Estrelas alimentadoras, roletes, sapatas, lâminas reparadoras, chapas de desgastes, placas deslizantes, bases de corte. Canecas e caçambas transportadoras.
Abraços
Anthon
Troller-a-vista
27/01/2009, 00:04
Bom Troler,
legal as suas repostas, conheci o químico Kalil da Petrobras, assisti uma palestra dele no CEFET RJ onde leciono e me interessei pelo assunto, son eng mecânico e o assunto química não me interessa muito, realmente se a coisa fosse fácil já teria gente rindo a toa. O Kalil tem várias patentes em bio diesel principalmente com mamona, no qual ele acretitava piamente, inclusive, acredito que a usina da Petrobrás tem muita patente dele. Em sua palestra nos fez acreditar que a mamona seria o futuro, pena que pelo visto não é.
A idéia era fazer o CEFET comprar uma usina dessa e usarmso em nossos veículos diesel e claro, pegar uma caroninha pra minha tb, hehe.
legal a discussão
abs a todos
vai ser quase impossivel me ver contrariando um quimico, pelo simples fato de que eu nao entender patatinhas de quimica, sou administrador de empresas, formado e pos graduado nessa mesma area.
Mas olhando o lado politico da coisa, o Sr Kalil com certeza deve ser um grande defensor da mamona (alias acredito que a mamona ainda tenha muitos co-produtos para ser explorados, que devam dar maiores rentabilidades do que o biodiesel, só como exemplo, um litro de biodiesel hj pra ANP custa 2.60 um litro de oleo quimico vegetal pode valer ate 27 dolares dependendo de suas caracteristicas para a industria comestica... Nao precisa ser um Einstein para entender que isso é bem mais vantagoso), enfim, pra petrobras (BR) a mamona foi o pilar para o desenvolvimente social do biodiesel (entenda isso com PT fomentou a mamona pra criar o lado social do biodiesel aliado aos sem terra, sem instrucao,sem nocao, sem nada inclusive a etica em alguns casos. ehehhe).
Portanto a BR defendeu com unhas e dentes a mamona, mas qualquer quimico, por mais universitario que seja, sabia que a mamona nao tinha viscosidade para ser biodiesel.
É obvio que a BR investiu mais de 300 milhoes em cada uma das suas usinas de biodiesel e obvio que como o governo demorou a oficializar que a mamona nao poderia ser materia prima, agora a BR ira comprar esse biodiesel para servir de BLEND para outras misturas, ai caímos daquela historia da qualidade. Acredito ate que pra fazer volume a mamona ira prestar por uns tempos.. O negocio de verdade é esperar se esse governo se mantera com a Dilma no poder ou vai mudar pra outro partido, pq se for outro partido, com certeza irao erradicar a mamona do mapa.
É importante salientar que: o programa nacional de uso do biodiesel tem como premicias basicas o lado SOCIAL, isso quer dizer que, interessa o SELO VERDE E SOCIAL desse combustivel para poder vender ao exterior.
Diferente do petroleo que apenas um unico gigante mundial ganha dinheiro,o biodiesel necessariamente precisa de mais pessoas envolvidas (o peao, o dono da terra, o vendedor de fertilizante, defensivo, o tecnico de solo, o tecnico quimico, o consultor economico, o consultor ecologico, o pesquisador, o zeh da esquina, o tratorista enfim, tem uma centena de milhar de gente envolvida que ira se beneficiar desse processo, diferente do petroleo que vai uma maquina la no meio do nada, usa meio hectare de terra e explora trilhoes por mes), portanto o lado social esta meio que garantido, porem tem um agravante, o governo atual quer levantar a lebre de que o biodiesel deve ter como alicerce o lado PTista da coisa, ou seja, incluir o maior numero de pessoas pobres possiveis nessa transacao .
Ate ai tudo bem, otimo, acho louvavel, mas ng fala em qualificacao e em melhoria de qualidade. Isso quer dizer que, o que interessa é quantidade . Sendo assim, pro assentado MST poder entrar nessa, precisaria de algo com grande capacidade produtiva, pois suas terras sao na teoria de pequeno porte.
Assim a mamona na epoca em que foi lancado o biodiesel era oq ue mais se enquadrava nisso. Como nao se tinham estudos (alias ainda nao tem) sobre o melhor processo, melhor industrializacao e nenhuma definicao de qualidade (viscosidade, lubrificacao, etc etc etc) acreditavam que a mamona iria ser corrigida facilmente durante a industrializacao, acontece que a viscosidade da mamona é propria dela, nao tem como mudar, pode melhorar mas ela é muitas e muitas vezes diferente do que um motor necessita... Sendo assim, a ideia da mamona é uma inverdade plantada pelo governo, na ancia de poder sair na frente... tipico de quem nao se planeja....
Quer um outro exemplo disso?
PINHAO-MANSO, o novo SUPERMAN das oleaginosas. Quem escuta falar dessa planta, acha que será a salvaçao mundial para as mazelas do mundo, alias, deveriamos nascer do pinhao-manso hehehe
Nao é bem assim, primeiramente, a producao do pinhao manso embora seja muito superior a da soja (em numeros reais temos: soja com 400 kilos de oleo hectare o pinhao entre 800 e 1200 kilos por hec, veja, no mundo da producao do oleo dizemos KILOS e nao LITROS), essa planta divina (até o governo resolver falar a verdade de novo) é altamente tóxica, seu biodiesel é de boa qualidade, porem altamente acido e toxico.
Para terem uma nocao, eu peguei um caroco do pinhao manso (muito semelhante ao tamanho da azeitona porem no formato daquela amendoa de natal), nao fiquei com a mesma nem 20 segundos e joguei no monte onde ela estava. Detalhe esse caroco ja estava completamente seco ha alguns dias no sol de rachar de DOURADOS-MT . Nao demorou 10 minutos, minha mao estava inchada, vermelha, coçando muito. Com 30 minutos a outra mao que cocou a mao inchada tb ja apresentava alergias, e onde mais encostei minha mao tb ficou com alergia, tive que lavar em agua corrente, sabao e mesmo assim a alergia ficou por horas ... Detalhe nunca tive nenhuma alergia na vida...
Imagina entao os peao no meio da roca colhendo essa praga durante o sol de rachar por dias... No minimo mortes irao ocorrer.
Outro detalhe, a toxidade do pinhao manso é muito alta, para limpar o terreno nao sera facil. Pinhao manso é considerado por muitos como PRAGA, pois assim como a mamona, qto mais vc corta, mais ele cresce e cresce com forca, mais ramos vingam e se cair na terra nunca mais vc consegue tirar eheheh Portanto, um hectare de boa qualidade no Brasil nao custa menos de 30 mil reais formado. Assim que descobrirem isso, depois de plantado o pinhao manso, duvido que esse mesmo hectare custe mais que mil reais ... Uma conta pouco favoravel para o produtor..
Enfim, ha inumeras pesquisas e descobertas a serem realizadas e aprofundadas... Biodiesel é possivel e é viavel SIM, desde que vc tenha a planta correta, ou o meio correto de lidar com isso.
É bom dizer tb que, qualquer planta que concorra diretamente como fonte de alimentacao, terá obrigatoriamente seu preco de mercado elevado a expoentes indignos sob o ponto de vista etico. Visto a soja, saiu de 1100 reais a ton para 2300 e chegou a custar quase 2900 em uma epoca ... Isso é primeiramente para inviabilizar o custo do biodiesel e obviamente, forcar a fome cada vez mais...
Biodiesel de materia prima comestivel é antes de mais nada, anti-ético, anti-humano, anti-economico. Nao se sobressaindo o seu lado ambiental-social, fica bem dificil o bio-combustivel sair do papel concorda?
O assunto é bastante extenso, bastante complexo, nao é tao facil assim como se propaga nao.
Troller-a-vista
27/01/2009, 00:05
Ao amigo Anthoniusnikos,
Vc nao esta nem completamente certo,nem completamente errado (alias ng nesse mundo, e isso inclue a mim obviamente).
vou tentar exclarecer parte a parte se me permite...
Produtores da banha e oleoginosas em geral, procurem os químicos, dessas áreas específicas, nas universidades e aprendam a fabricar o seu próprio biocombustível.:evil::evil::evil: Não nada é difícil, e muito vantajoso para o produtor usar na sua frota. Para comercializar são outros 500! (os impostos vão te corroer, primeiro o figado!) Pelos preços do Kg dessas matérias-primas, nas bolsas do mundo (commodity), já é possível verificar a competição no uso para alimento x combustível. (Não se esqueçam que nosso Brazuca vai, ainda, alimentar o mundo!) :pipoca::pipoca::pipoca:
Nao posso concordar com a questao do preco, a maioria das MP estao com preco de producao ou compra acima ou muito proximo do que podemos considerar vantagoso (R$1,39 para tentar equilibrar custos). Se voce considerar que para cada litro de biodiesel vc precisa de pelo menos a mesma quantidade de um catalisador (pode ser alcool ou metanol) ainda que isso seja retornado para sua reutilizacao, vc tem um custo consideravel na producao que para um uso muito pequena nao se faz interessante.
Sinceramente, nao tenho a menor nocao de quanto uma fazenda com 2 tratores no minimo usam de diesel, mas suponho nao superar os 3 mil litros por mes (que é o minimo descente para se tentar PENSAR em produzir de biodiesel).Sendo assim, a questao custoXbeneficio se faz indagavel.
Ainda pensando dessa forma, temos a questao da qualidade, de que adianta vc economizar 300 reais numa possivel fabricacao caseira se um motor vai te custar no minimo 5 mil pra ser retificado ? Por isso a questao da QUALIDADE e da PROPORCAO usada é muuuito importante, pois pode simplesmente fazer do milagre um grande incomodo. A menos obviamente, que vc esteja pensando no lado precursor da coisa, experimentacao, sair da frente, aí a coisa muda de figura, mas é melhor deixar isso pra qm realmente usa em grandiosas quantidades e tem necessidade financeira de diminuir custos.
Ainda pensando de forma domestica, como vc vai estocar a materia prima? COmo ira controlar a degradacao da mesma? Ira comprar ou produzir isso e ira industrializar em qual velocidade?
Se caso td isso for resolvido, é importante salientar que pra grande parte do biodiesel produzido a questao da temperatura é crucial, uma simples queda de temperatura numa noite (vamos dizer de 15 graus celsius a noite) pode deixar o tanque e todos os lugares onde ha biodiesel em estado SOLIDO, imagine um motor de colheitadeira de uns 20 mil reais completamente entupido heheheh Apesar que nao é dificil voltar ao estado liquido, isso requer calma, tempo e temperatura correta, o que geralmente nao sera isso que vc vai encontrar qdo o peao resolver ligar a maquina pra tocar a colheita de manha...
Piora para as maquinas q trabalham 24 horas.. do nada para td , perde-se td e o motor fica ainda trabalhando a seco ... Como eu disse, qualidade é o ponto a ser atingido para o sucesso do biodiesel, por eqto nao temos nem QUANTIDADE suficiente pra impor o b5 qto mais pensar em qualidade...
É preciso esclarecer que para a obtenção do biodiesel a partir das várias matérias-primas (MP), aquí já mencionadas, o que vai diferir é o processo pelo qual vai passar essa MP. Os produtos finais, desses processos, devem ser muito semelhantes.
Discordo, os produtos finais sao altamente diferentes, inclusive da mesma materia prima, da mesma usina, do mesmo produtor, pode ocorrer variacoes tao extensas que deixariam qualquer leigo de cabelos em pé (bom no meu caso , careca, nao posso dizer o mesmo eheheh).
Se isso fosse tao facil, teriamos uma infinidade de usinas subtraindo biodiesel ate da grama (que é possivel) ... As necessidades da ANP (que sao as mundias com um tiquinho a mais de tolerancia claro ehehe) a respeito das caracteristicas quimicas de oleos combustiveis deve ser obrigatoriamente seguidas sem limites poeticos ou interpretacoes que nao sejam absolutamente as mesmas impostas , do contrario, balbal motor. Nao ha meio termo , ou é aquilo ou nao é e ponto final.
Certamente, ainda não temos o B100 no mercado, porque seria desastrosa a competição repentina com a produção para alimento.
O álcool anidro (100%) foi lançado de imediato, mesmo com motores ainda mal adaptados, porque o etanol não é considerado, ainda, alimento para a maioria dos cidadãos.:discordo::discordo::discordo:
Discordo, o etanol é fonte sim de alimentacao, vide alguns governantes e seus seguidores ehehheh. A realidade nao é que nao temos o B100 pq compete com alimentos, a realidade é que todo biodiesel antes de ser misturado ao diesel é b100, portanto, nao se tem o "biodiesel"" que compramos no posto se nao obter primeiro o B100. O problema é que para produzir o B100 comercialmente, precisasse de uma MP de alta produtividade (como a macauba, que é fonte do meu projeto que produz 10x mais que a soja na pior das hipoteses, podendo produzir ate 15x se bem domesticada), fora isso, ainda nao se tem área suficiente para a promocao do B100, para se ter ideia, o ideia de criar o B5 para 2008 nem foi cogitada, para 2009 tb nao sera e possivelmente para 2010 será comecado a expecular. Atualmente nao temos area suficiente para produzir nem o B3, visto que muitos lugares no Brasil ainda soh se vende o diesel comum (mesmo com a obrigacao legal do governo). E algumas das mais famosas distribuidoras do Brasil tb nao comercializa ainda...
Enfim, o B100 é produzido pq é dele que sai o resto. Mas B100 na bomba do posto do zé, vai demorar um bocado de ano, diria cerca de uma decada ou pouco mais...
Nessa competição, a mamona, a banha e outras MPs que não competirem com os alimentos terão um mercado, em breve, muito mais promissor.
Assim, todos projetos, sejam eles finalizados ou em fase de estruturação, cadastrados no Banco de Projetos, irão ter um potencial de geração de Créditos de Carbono que poderá ser negociado na BM&F.
Corretissimo, o credito de carbono é algo que deve ser incluso em qualquer projeto de biodiesel. Porem ate onde eu saiba, nenhuma empresa nacional tem o aval completo para dar esse numero. Expeculacoes sao grandes, falasse mais do que se tem prova.
Na realidade o proprio valor de credito de carbono nao esta definido, veja por exemplo, o valor da tonelada (se nao me falha a memoria) do CO2 do lixao de SP estava cotado em US$ 12 aproximadamente. A mesma tonelada de CO2 de uma plantacao de palma no nordeste variava na mesma epoca aproximadamente US$5 ... Sendo assim, as coisas ainda nao esta claramente definidas, pois embora o CO2 do lixao seja bem menos limpo que o da plantacao de palma, a mensuracao real desse sequestro de carbono émais facil pelo lixo do que pela plantacao. É muito confuso isso. Confesso que esse quesito eu mais patino do que entendo heehhe
Nota: Do óleo de mamona pode-se fabricar alguns Nylons. Aplicações: Engrenagens, cremalheira, roscas sem-fim, roldanas, polias, parafusos, buchas, chavetas, anéis de vedação, gaxetas.
Estrelas alimentadoras, roletes, sapatas, lâminas reparadoras, chapas de desgastes, placas deslizantes, bases de corte. Canecas e caçambas transportadoras.
Abraços
Anthon
Legal essa informacao, realmente, minha especialidade é macaúba, do resto eu conheco apenas os pontos de comparacao com meu projeto, interessantissima essa variabilidade do oleo!! Isso só embasa o que eu digo sobre o biodiesel ser a realidade uma pqna parte do que se pode comercializar, sendo muitas vezes, o produto de menor valor agregado possivel.
Desculpem meus posts estarem sendo bem extensos, é que realmente o assunto me fascina e como estou na área ha alguns anos, gosto muito de trocar idéias. Lembrando que a todo momento surge um ítem nesse campo que muda completamente tudo . É tudo bastante volátil pelo simples fato de que nao se tem estudos cientificos com profundidade e grande parte do que se sabe é da experiencia e da cabeçadas de quem esta no ramo.
Peco desculpas tb se meus post estiverem com erros de portugues, estou escrevendo muito rapidamente, nao tenho tempo para reler e corrigir os erros, principalmente pq escrevo de um notebook e acho isso aqui completamente esquisito para digitar... Qdo sobrar um tempinho volto editando as mensagens.
Para os mais entendidos no assunto, fica bastante claro para mim, que desde que nao estejamos em local academico, tecnico ou apropriado para o debate, devemos escrever da forma mais leiga e simples possivel para que seja mais facilmente absorvido e nao se criem mitos sobre o assunto (que aliás é que mais tem).
Grande abraco
icojavali2009
11/03/2010, 10:17
GALERA,
PROCUREI, MAS NÃO ACHEI UM TÓPICO SOBRE BIODIESEL. VEJAM ESSAS USINAS DE BIODIESEL QUE ACHEI NO MERCADO LIVRE, ALGUÉM TEM INFORMAÇÕES SOBRE ELA? E O USO DE BIODIESEL (100%) EM MOTORES DIESEL, ALGUÉM JÁ FAZ, FEZ? O QUE ACHAM? ESSA DE 3500, DEPENDENDO DE QUANTO SE RODA PODE SER FACILMENTE ABSORVIDA.
http://produto.mercadolivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-88234042-_JM).com.br/MLB-88234042-_JM
http://produto.mercadolivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-86662578-usina-biodiesel-oleo-usado-novo-10x-sj-maquina-bio-diesel-_JM).com.br/MLB-86662578-usina-biodiesel-oleo-usado-novo-10x-sj-maquina-bio-diesel-_JM
ABRAÇOS
EDEN
"Fendel" <thomas@fendel.com.br> (http://www.google.com/search?q=thomas%40fendel.com.br) tem todas informações sobre o assunto. motor ELKO, kits de conversão e tudo mais.
Mas olhando o lado politico da coisa, o Sr Kalil com certeza deve ser um grande defensor da mamona (alias acredito que a mamona ainda tenha muitos co-produtos para ser explorados, que devam dar maiores rentabilidades do que o biodiesel, só como exemplo, um litro de biodiesel hj pra ANP custa 2.60 um litro de oleo quimico vegetal pode valer ate 27 dolares dependendo de suas caracteristicas para a industria comestica... Nao precisa ser um Einstein para entender que isso é bem mais vantagoso), enfim, pra petrobras (BR) a mamona foi o pilar para o desenvolvimente social do biodiesel (entenda isso com PT fomentou a mamona pra criar o lado social do biodiesel aliado aos sem terra, sem instrucao,sem nocao, sem nada inclusive a etica em alguns casos. ehehhe).
É, isso é brasil... aqui não existe interesse em se fomentar soluções q realmente funcionem ou mesmo em resolver de verdade qualquer problema... O q interessa ao governo, principalmente a um governo esquerdista incompetente e corrupto como o de agora, é apresentar soluções mágicas e fazer propaganda até q o povo otário compre a idéia...
Qualquer coisa pra funcionar bem tem q ter padronização. Aqui moem e misturam qualquer porcaria, chamam de biodiesel e falam q estão salvando o mundo do aquecimento global e distribuindo renda "aos pobres"... e o consumidor q paga caro pela aventura q se dane caso venha a ter algum problema com o lixo q é misturado ao combustível. Enquanto nos países de verdade se investe em tecnologia para desenvolver motores de boa cilindrada mais potentes, econômicos e menos poluentes, aqui muitos veículos zero ainda saem das fabricas com motores de projeto obsoleto e ineficiente... misturam alcool na gasolina sem levar em consideração qualquer aspecto ou razão técnica q vise a eficiência da utilização do combustível, utilizando apenas critérios políticos nem sempre bem intencionados para decidir a sua composição... Com o "biodiesel" então, é melhor até nem saber o q fazem. Cara, dá até raiva quando vc começa a ler sobre as pesquisas q estão sendo desenvolvidas lá fora e percebe q dificilmente a gente vai ter acesso aos benefícios por elas gerados, só pq no brasil existe a mania de se querer nadar contra a correnteza e ainda enaltecer as "grandes conquistas" nacionais.
Troller-a-vista
12/03/2010, 22:36
só pra mencionar.
alemanha nao produz um unico kilo de oleaginosa e produz mais de 10x o que o brasil produz de biodiesel. Como?? heheh vai pro matogrosso q vc vai saber a resposta.
Mocambique por exemplo é lider mundial em pesquisas geneticas do DENDE brasileiro e agora tb de oleaginosas para biodiesel.
é impressionante como o brasileiro nada contra a correnteza como bem disse. Ha coisa de um ano, estava lavando meu carro num posto e trocando ideia com um fazendeiro que estava todo empolgado pq ele lutou a vida inteira (mais a vida dos pais) pra comprar terras e a cana nao tava pagando bem, ai veio uma empresa maluca e ofereceu entrar nas terras dele, plantar pinhao manso, colher e cuidar das terras do cara...
coitado , hj deve ter perdido tudo que conquistou, simplesmente o pinhao manso assim como a mamona é UMA PRAGA (no sentindo praga mesmo), qto mais vc corta, mais ele cresce, se vc arrancar o peh, aquilo continua a brotar por anos e anos, éque nem tiririca... NG nunca mais ira querer comprar aquelas terras, alem de ser altamente toxico.
Tentei explicar pra ele com argumentos tecnicos, calmos, e a resposta foi: que isso cara, é uma empresa de estrangeiros, gente rica, nao faria isso, estou na vanguarda...
depois dessa abaixei a cabeca e fui aspirar o carro...
vejo ai reportagens exaltando o biodiesel de oleo de cozinha reciclado... olha, do ponto de vista economico é questionavel, do ponto de vista da qualidade é risivel, do ponto de vista ecologico é muuito arriscado dizer que esta se salvando algo, a maioria faz isso de forma tao prejudicial e usando tanta energia q 1 litro dessa coisa que chamam de biodiesel prejudicou muito mais do que se tivesse jogado 3 litros num lago qqr..
é muito complicado, complexo e importante o assunto, as pessoas tendem a simpelsmente diminuir variaveis e simplificar a coisa.
bom, espero que um dia o brasil acorde, o biodiesel Ë SIM a unica coisa que se pode fazer pra melhorar a questao energica atual. é barato, facil de ser aplicado em motores antigos e nao precisa de uma tomada no meio do nada pra abastecer... mas precisa ainda de gente seria por tras, pesquisas e empresas muito mais serias.
Eu acredito e sonho muito com o biodiesel. Mas biodiesel de verdade, nao essa palhacada ridicula que estao criando.
EM TEMPO: o topico foi inteiro retalhado, nao entnedi pq, eu nao postei q nem louco no passado para ng, postei por que houveram discussoes... ehehee achei muito estranho como o topico esta hoje..
Sobre biodiesel, vi há algum tempo atrás uma pesquisa muito interessante, na qual o combustível era produzido utilizando reações bioquimicas com algas... o q mais me chamou a atenção é q tudo era feito em um "parque industrial" cujos requisitos necessários (além das construções em si claro) eram apenas espaço e boa exposição solar... ou seja, poderia ser feito até em regiões áridas sem necessidade de cultivo de cultura alguma.
Troller-a-vista
13/03/2010, 18:55
o biodiesel de algas pode ser feito.
soh nao se enquadra nas exigencias fisicas necessarias. tipo lubricidade, densidade, adensamento e outros.
estao tentando trabalhar nisso, mas sincera, acho improvavel.
Alguns países estão levando a ideia das algas a sério, ja existem testes com veículos rodando... não sei se fizeram alguma modificação no motor, mas aparentemente o maior impecílio não são as características físico-quimicas do combustível, mas sim o custo de produção q ainda é bem maior q o do diesel comum... parece q o óleo extraído das algas é até melhor para ser utilizado em climas frios, substituindo o o diesel especial usado no inverno dos países do hemisfério norte... pelo menos estão pesquisando, vamos ver no q vai dar.
Olhem, o q sei qdo trabalhava na bosch diesel é que até 2009 os únicos motores que estavam homologados para trabalho com B100, biodiesel puro, eram os motores caterpillar pesados, de 10 cilindros para cima, usados em grupos geradores.
Todos os demais fabricantes do mundo que tentavam usar fraçoes de biodiesel, como B10, B20, tinham sérios problemas nos sistemas de injeção, como acumulo de borras nas bombas e entupimentos de bicos.
A ideia no geral é boa, mas falta muito a desenvolver ainda.
Eu acho que tinhamos de partir direto par ao uso de motores eletricos, mas isso só vai acontecer daqui uns 100 anos, pois qdo os carros eletricos entrarem para valer, vai sobrar petroleo e assim cai o preço e a coisa volta de novo...kkkkkkk
Valeu.
Troller-a-vista
14/03/2010, 17:49
Caterpilar é f*** mesmo. Desconheco se é verdade ou nao o que disse, deve ser.
Infelizmente os motores atuais (piora nos antigos) nao conseguem trabalhar com o B100, mas nao pq entopem bicos ou criam borras, ao contrario, na teoria tinha que ser bem o contrario, já que ele é mais limpo e mais adstringente.
O que ocorre é que os atuais selos, borrachas e afins, nao aguentam a longo prazo a acidez maior do combustivel proposto.
Isso é facil de resolver, principalmente nos motores mais antigos que teriam um rendimento melhor. Porem esses como estao mais desgastados pelo tempo, poderiam sim sofrer algumas quebras se nao forem repontencializados (ja que o biodiesel teria uma maior combustao).
Expliquei melhor no link abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=71462
Joao Baeta
17/03/2010, 10:06
:arrow:Pois é...
Nos EUA é bastante comum ver biodiesel no fundo do quintal de casa... Eles mesmo fazem o proprio diesel.... Compram oleo usado de cozinha.. Fazem... E depois colocam no motor do barco.... Com o tempo de uso... Eles abrem e está brilhando como estivesse 0km... E no cano descarga cheiro é de batata frita!
Lá nao tem interferencia do governo com isso... vende por 1 USD por galão contra 2.50 USD do diesel comum e nao polui praticamente...
Já estamos no país de merd@..... Tem gente fazendo isso...Mas tem que "avisar" ao governo e ele mete a mao nisso..... :evil: :evil:
Fernando Assis
17/03/2010, 11:09
Caro "troller a vista", fale rápido e fale baixo! Onde consigo vender soja nesse preço que vc falou???? Aqui na minha região o produtor vende hoje a R$ 30 a saca de 60kg e no preço que vc falou vou conseguir R$ 126 pela saca!! Uhuuu, tô com a vida feita!!!
"O produtor vende o kilo de soja a R$2,10 . Ou se preferir, a tonelada a 2100 reais.."
Troller-a-vista
17/03/2010, 11:51
olhe a data do post... use o google e veja que na epoca era esse preco...
Troller-a-vista
17/03/2010, 11:58
em tempo: é bom, salientar que o mais importante hoje pro biodiesel na atual fase de "producao a qualquer custo e modo" nao é nem tanto o preco vendido , pois a nossa querida trupe PT, paga o suficiente para empatar no 0x0 a producao realizada, mesmo que isso seja totalmente anti-etico comercialmente (qqr biodiesel temque custar MENOS que o DIESEL para que se torne viavel, sustentavel), o mais importante é a quantidade de producao.
Soja = 400 kilos por hectare.
Macauba= 5 mil kilos por hectare.
Nao precisa ser nenhum genio, só mais ou menos inteligente pra ver enxergar o obvio: nao ha biodiesel viavel com menos de 4 mil kg/hectare. A soja da menos que 10% quando nao plantada perfeitamente.
O BRasil esta focado em producao, nao em qualidade. Por isso o biodiesel nao decola, pois o biodiesel se condensa em baixas temperaturas (abaixo de 15 graus a coisa fica completamente pastosa), ou seja, o seu maior mercado consumidor (Sudeste e Sul) sera castrado totalmente.
Enfim, a producao é importante, o custo é importante, mas nao se faz nada disso sem qualidade.
Troller-a-vista
17/03/2010, 12:01
como eu ja disse, o topico foi inteiramente retalhado, nao se consegue entender a dinamica do que foi discutido, nao entendi o pq disso, mas tai...
Be Trindade
17/03/2010, 12:11
Li o tópico todo agora! Mesmo seus posts sendo grandes, achei muito interessante! Mostra que você conhece bem do assunto e te fascina!! Parabens pelos textos escritos!!
Show de bola!!
Troller-a-vista
17/03/2010, 12:25
Muito obrigado Be Trindade, fico muito feliz que tenha agradado.
Eu as vezes empolgo na escrita sobre certos assuntos ehehhe Biodiesel é um deles!
Fernando Assis
18/03/2010, 09:21
olhe a data do post... use o google e veja que na epoca era esse preco...
Colega, o forum visa troca de informações e conhecimentos. Para isso a precisão dos dados, sem dúvida é importante. Sua informação da cotação da soja está TOTALMENTE INCORRETA! Seu post foi em 24-1-09. Realmente houve alta do preço da soja naquela época, em que a saca foi vendida por volta de R$ 48 (hoje fica por volta dos R$ 30). No máximo que eu me recordo, passou pouco dos R$ 50, ou seja, nunca chegou nem a metade do preço que vc citou (que seria R$ 126 a saca).
Estou só querendo prestar informação correta aos colegas. Consulte vc o google para desfazer seu engano, afinal o preço que vc citou dá mais de 100% do maior preço histórico e uns 200% acima do atual. Isso certamente faz uma diferençazinha!
Se quiser consulte esse link, de fevereiro/09 que fala da cotação da soja em jan/09
http://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?id=28452
No final do texto diz: "48,85/sc de 60 kg no dia 30"
Outro link interessante, este do CEPEA, também da época do seu post e com gráficos:
http://www.cepea.esalq.usp.br/agromensal/2009/01_janeiro/Soja.htm
Troller-a-vista
18/03/2010, 10:18
Colega, precisa ficar nervoso nao. Vamos lá:
Eu olhei todo o post ao qual voce se refere, e onde eu coloquei o KILO da SOJA, leia-se LITRO do oleo de soja, pois é esse o valor que se utiliza para balizar o mercado do biodiesel.
Entao nesse aspecto voce tem razao. Errei um detalhe, deve ter sido por que estava falando do KILO DA BANHA, e nao me ative a medida correta. Perdao.
Na página onde voce nos linkou (a ultima) tem ao seu final o grafico do oleo de soja. Infelizmente ele nao se atem ao PRECO FUTURO.
Veja ninguem que vai comprar materia prima suficiente faz nennhuma projecao/compra com preço presente, apenas futuro, nao estamos falando de 100 hectares plantados, estamos falando de algo proximo de 200 milhoes de litros de biodiesel, é muita coisa e se vc nao se reesguardar sobre isso e nao se planejar, fica em mals e complicados lencois.
Nessa visao, o preco o oleo partiu em 2007 (linha azul no ultimo grafico, utilizei esse parametro pq a producao naquela epoca era projetada de 2 em 2 anos, as usinas estavam se formando, o mercado iniciando as ideias, enfim, precisava-se de 2 anos, hoje se precisa de 1 ano de estimativa) ao preco de aproximadamente R$1.40/litro.
Foi nessa base que foram feitos os primeiros estudos, quando o governo teve o BOOM de divulgacao e a midia junto, note que foi uma escalada continua praticamente até agosto de 2008 (exatamente um ano, veja os picos e vales) com preços chegando a estratosfera de R$3.05 no mercado a granel (lembro muito bem que fui ao supermercado e tava tendo uma discussao bem na frente do Oleo Liza sobre o preco que o supermercado tava passando a perna nos clientes, enfim, foi marcante, naquela epoca o preco do oleo pro consumidor final ficava proximo dos $4.10, um verdadeiro absurdo).
Depois disso, tivemos (se nao estou enganado), um massacre da midia sobre o oleo TRANS, o governo subsidiando financiamento e uma safra recorde tanto aqui quanto na Argentina (se nao me engano, pois ja faz tempo), entao houve uma queda gradativa de precos do oleo, como pode verificar no grafico de cor ROXA.
Vamos nos ater a esse ponto, eu falei que o oleo é comprado a mercado futuro, note que no grafico do PRECO DO KILO, embora o oleo tenha abaixado bem, o preco do KILO houve aumento e ficou "relativamente" estavel, ou seja, os precos se mantiveram pois o mercado futuro comprado ha UM ANO ANTES, se manteve, ou seja, mesmo que a saca tenha sido negociada na data mais barata (o que puxa E MUITO o preco pra baixo), os maiores consumos ja tinham sido pagos, acordados etc. Por isso se manteve mais ou menos num nivel elevado.
Percebeu a relacao preco PRESENTE com preco FUTURO? A coisa é mais complicada. Se voce notar bem ambos os graficos, vera que o preco dos dois em 2006 (quando o biodiesel era uma lenda sem conhecimentos) tudo esta praticamente igual, mes a mes, semana a semana, a partir de 2007 eles ja nao caminham tao perfeitamente assim, sempre ha divergencias mais nitidas (embora ainda tendem a caminhar junto).
Voltamos para a realidade. O post foi realizado em Janeiro 2009, ou seja, sejamos sincero, meus dados eram todos de Novembro de 2008 para tras (afinal o dado correto de DEZEMBRO, aparece em meados de JANEIRO..).
Se atendo a esse detalhe FUNDAMENTAL e fazendo uma linha sem curvas (excetuando-se MAXIMOS e MINIMOS) com base em quem esta pensando como BIODIESEL, ou seja, nao sou produtor de SOJA, nao estou preocupado com o que a soja HOJE ta realizando, estou preocupado com o BIODIESEL e pra isso eu tenho uma analise (na epoca) de 2 em 2 anos (hoje eu faria uma analise dupla, de 2 em 2 e de 1 em 1 ano, se possivel semestralmente).
Portanto com dados de novembro de 2008 para tras, na linha reta, eu saio de algo muito proximo de R$1.30-1.40 para algo muito próximo de R$2.15 a 2.20
Portanto, meus calculos nao estavam errados, embora a medida do preco da SACA eu tenha colocado erroneamente. NISSO voce esta completamente com razao em puxar a orelha, infelizmente, nao da mais pra EDITAR, apenas deixar colocado aqui.
Mas o raciocinio esta perfeito, os graficos mostram isso.
Só pra exemplificar, ate o momento tem usina pagando no oleo, o preco negociado em 2008 !!! E ja estamos em marco de 2010.
Voce ate pode argumentar que o mercado futuro trabalha entre faixas de precos, que todos se reesguardam de picos e vales e que ng iria sofrer um prejuizo desses, contratos iriam ser quebrados etc etc etc etc .
Isso é real, mas nao para um mercado tao inexperiente e tao incredulo como o do biodiesel (ainda mais na epoca), os contratos eram de enormes quantidades de materias primas, com total incerteza e pagamentos e viabilidade, enfim, alguns foram renegociados, outros foram adiados, outros adiantados, nao é tao simples como parece. Embora estejamos falando de COMMODITIES, no caso do biodiesel, foram feitos com outros olhos.
EM TEMPO: é muito improtante dizer que esses graficos do CEPEA (alias gostei muito dessa pagina, quando eu fazia pesquisas usava outro site), sao para valores negociados a VISTA em estados diferentes. PR e SP . Os precos da producao do biodiesel (nao do mercado normal, tem que separar ambos) sao negociados a prazo e muitas vezes em diversas prestacoes, o que encarece mais ainda o preco final e nao esta dentro desses calculos do CEPEA, portanto, pode aumentar ai algo proximo de 15% a 20% - devido as inumeros financiamentos e riscos dessas operacoes).
Sem contar que os precos nao estao inclusos com os fretes (que encarece horrores como deve saber) para os locais onde essas usinas estao localizadas.
Nao acho nenhuma maluquice a saca que no mercado de commodities esteja negociada por R$60 (hipoteticos ok?), ser negociada dentro da usina por bem mais que R$85.00, devido ao explicado acima. Se nao for mais caro.
Estamos em paz agora?
Troller-a-vista
18/03/2010, 10:28
Se me permite Fernando, se voce gostar de analisar graficos, indices, numeros etc.
De uma olhada nos precos praticamentos em 2009 (cor vermelhao bombeiro), note como o preco da saca em KILOS esta mais ALTA que em 2008, porem quando se transforma em LITROS DE OLEO, o litro ta MAIS BARATO que em 2008.
A coisa é um pouco mais complicada que os numeros frios e morbidos dos graficos, ha muito politicagem, interesses, lucros e contratos por tras disso tudo.
Nao se faz analise fria sem um contexto por tras. Senao erramos totalmente em conformidade com as realidades.
Nao adianta vc falar que corre 10km por dia e ser gordo e teu amigo sarado que nao corre nem 2km por semana . Se por no grafico, vai olhar e falar: PUXA O CARA TA SUPER BEM, e na realidade ta gordo.
(fiz esse gancho pq eu to gordo e corro 10.5km ehehhe vida ingrata, da vontade de socar aqueles muleques ratos de academia que passam por mim tomando coca e comendo a vontade e mal conseguem correr 1 quarteirao ...)
Enfim, analisar grafico é muiiiitooo IMPORTANTE, mas sem contexto, sem ideia do que rola no setor especifico, nao serve para muita coisa.
PS: a petrobras quando montou as usinas de biodiesel, estava pagando mais de R$5 reais por litro da soja ... COISAS DO LULA, nao me lembro o momento correto disso, mas me lembro que era BEM MAIS que o dobro do valor da epoca... Como ela tem as maiores usinas, vc ja sabe o que ocorreu com o preco do oleo de soja para as usinas de biodiesel neh??? Precisa dizer? Pode pensar ai que teve gente que vendeu SIM o saco de soja proximos dos R$126.00
Troller-a-vista
18/03/2010, 10:39
Esqueci de explicar um detalhe muito importante.
Pq que a banha vale o KILO e na soja vale o OLEO?
1- retirar oleo da banha é muito facil e barato, sobra pouca coisa e que nao tem valor economico expressivo, portanto, criar biodiesel da banha é facil, nao precisa de um altissimo investimento para ESSA etapa (banha=> oleo de banha).
2- retirar oleo da soja nao é tao facil e nem tao barato como da banha (nao é nada de outrrooo mundo, mas nao é a mesma coisa), já ha a necessidade de se investir (e as vezes dependendo do tamanho, estamos falando de dezenas de milhoes ou centenas de milhoes) para extrair o oleo. Enfim é um processo mais complexo e bem maior. Sem contar que é comum se dizer que a SOJA (grao) é subproduto da propria soja, pois o FARELO DA SOJA, que é o produto que sobra depois de prensado o oleo, tem um altissimo valor financeiro devido ser muito rico para a industria de racao animal entre outros. Alias as vezes o farelo custo mais que o kilo e que o litro (epocas onde tem calamidade , estragam os pastos, estiagens etc, o mercado final compra o farelo e paga um absurdo), se bem que nos ultimos 4 a 5 anos isso nao tem ocorrido muito (mas no passado era muito comum).
Esses sao os motivos mais simples, tem outros ai , nao sou um grande conhecedor desse mercado de soja, mas é por ai...
eduardo1968
19/03/2010, 16:52
...em tempo: é bom, salientar que o mais importante hoje pro biodiesel na atual fase de "producao a qualquer custo e modo" nao é nem tanto o preco vendido , pois a nossa querida trupe PT, paga o suficiente para empatar no 0x0 a producao realizada, mesmo que isso seja totalmente anti-etico comercialmente (qqr biodiesel temque custar MENOS que o DIESEL para que se torne viavel, sustentavel), o mais importante é a quantidade de producao...
Soja = 400 kilos por hectare.
Macauba= 5 mil kilos por hectare.
Troller-a-vista
Tá errada sua perspectiva quanto à soja:discordo:, pois 400 kg= 6,66 sacos de 60 kg /Ha, isso é muito pouco, a média da soja é dar de 30 a 40 sacos /ha no Brasil.
Abs
Eduardo
Leonardo Pecegueiro
19/03/2010, 17:48
Companheiros, usei por um bom tempo no meu troller 2.8 (2003) o produto, porem observei que o consumo aumentou assim como a quantidade de fumaça expelida pelo escapamento.
Troller-a-vista
19/03/2010, 18:01
Eduardo: vc esta absolutamente correto quando a producao de KILOS DE SOJA / HECTARE.
Esses numeros dependem muito da terra e do agricultor que trabalha nele, mas em media temos um numero parecido que nos apresentou sim. Isso para o RS ok?
Porém de 1 kg de GRAO de soja temos aproximadamente 15 a 20% de OLEO.
O oleo para o consumidor final é medido em litros por uma questao de compreensao voltada para o leigo. Para o produtor (de oleo, de biodiesel, do que for), medimos por QUILOS, ou seja, se voce pegar uma garrafa de 2 litros pet e colocar oleo, terá 2 litros mas nao terá 2 kilos, pois o oleo tem peso diferente da agua/coca/guarana etc.
Assim a soja normal (nao transgenica e super produtiva) produz entre 400 e 600 kilos por hectare de OLEO, e a soja super produtiva, produz entre 500 e 800 quilos de OLEO.
Quando coloquei os valores que vc citou me referia ao quilo de oleo comum obtido na media Brasil. Se olhar a producao de GRAOS por hectare, voce esta absolutamente certo.
Nessa mesma otica, os quilos de oleo da macauba FRUTO sao muito maiores que os 5 mil postados, depende muito da regiao onde esta plantada, mas pode chegar de 2 a 2.5x a mais facilmente. Como me ative ao peso do OLEO produzido ficou meio dubio..
Nao me expressei bem e voce tem toda razao de puxar a orelha, desculpe-me.
PS: todos, absolutamente todos os meus calculos sempre sao feitos com base no pior cenário possível. nao adianta eu calcular o maximo possivel de producao pois a realidade nao é essa, todo calculo administrativo temos qu calcular o pior cenario, do contrario se der algum problema, nao ha margens para contornar. Isso inclue producao, de todos os vegetais possiveis, assim como os precos de frete etc etc etc etc.
Vale lembrar duas coisas também: ha dois tipos de oleos basicos de qqr oleaginosa (soja, girassol, macauba ou o q for), o oleo BRUTO e o OLEO REFINADO, é uma questao estrategica de cada usina escolher qual prefere trabalhar, no BRUTO vc compra mais barato e depois tem q refinar, pode ser que ganhe com isso algum $ economizado. Porem a producao final é menor, no oleo refinado, vc nao precisa refina-lo obviamente mas pagara bem mais caro por ele, o que pode traduzir num produto melhor no final mas tambem um preco mais elevado claro.
Por isso é muito complicado quando escuto: vou produzir meu proprio biodiesel, eu produzo um pouco de soja e com isso eu vou conseguir economizar. tenho uma area inutil na fazenda e vou usar pra isso..
Lembrando que é muito importante tambem saber que em laboratorio se consegue tirar 1 litro de oleo de soja retirar 1 litro de biodiesel. Mas isso em laboratorio, normalmente esse valor nao é bem isso que ocorre. Sempre ha perdas.
Para realizar a transesterificacao (transformar o oleo de soja/girassol/mamona/etc em biodiesel) precisa-se do alcool para realizar o processo, esse alcool (que nao eh o o hidratado, preciso rever o nome correto do alcool depois eu posto), retorna 100% para a ser reutilizado no final do processo. Legal? Nao! Embora o alcool volte 100% (vc poe 1 litro volta 1 litro no final) nao tem as mesmas caracteristicas quimicas, mudam algumas coisas, e isso é um problema para as usinas que nao foram pensadas para upgrades. Isso vai ocorrer e muito em pequenos produtores, como os donos de fazenda, ja que o processo nao tem o mesmo rigor que os grandes usineiros tem.
Mas aí é conversa como diz o Tio Eddie: pra mais de horas, regada a cerveja e carne.
Eu entro com a CARNE, ja que eu nao bebo ! Iai encara por a cerveja?? :P
PS: eu nao sou produtor de soja, nem grande conhecedor do assunto, tambem nao sou contra a mesma, meu foco é biodiesel de MACAUBA, de outras culturas, posso no maximo dar pitacos de estudos aos quais eu tive que ler, conversar com tecnicos, produtores, cientistas etc. Quem me dera tivesse uma fazendinha com uns 10 mil hectare de soja encima ehehhe .
Eduardo: tomara que dessa vez eu nao tenha cometido nenhuma "omissao" ou me expressado mal ... se fiz, torne a puxar a orelha!
Troller-a-vista
19/03/2010, 18:26
Companheiros, usei por um bom tempo no meu troller 2.8 (2003) o produto, porem observei que o consumo aumentou assim como a quantidade de fumaça expelida pelo escapamento.
Leonardo, nao sei quanto a fumaca, pois nunca me ative a ela, mas do ponto de vista TEORICO (pesquisas de bancadas etc, estudos academicos), esta correto, pois o teu troller (assim como todos os motores atuais e antigos), nao esta atualizado para rodar com biodiesel, portanto, tera um consumo ligeiramente maior, se ele estive adaptado o consumo seria igual ou um pouco menor, como isso nao ocorreu é normal um gasto ligeiramente maior (conforme eu expliquei melhor no topico da Land Rover que coloquei aqui nesse topico o link).
Esse consumo maior do motor NAO adaptado, tb se revela presente na questao de DESEMPENHO, ou seja, se nao estiver atualizado tem ligeira perda de desempenho, se fosse adapatado, teria igual ou maior desempenho em comparacao ao diesel de petroleo.
Agora, vamos falar na PRATICA: se vc notou uma diferenca de desempenho, é normal teu cerebro se reajustar mesmo sem vc notar fisicamente, para acelerar mais. O que a central de injecao eletronica demora 6km pra fazer, teu cerebro faz em 30 segundos sem vc notar nada.
Com isso o consumo tende a piorar MAIS e talvez dai, por acelerar mais, a fumaca cresceu um pouco (to chutando claro!!!)
eu pelo menos se meu carro nao responde igual a primeira coisa eu faco é acelerar mais, como nos carros a diesel, devido aos rpm serem menores que os da gasolina, seja mais dificil perceber essa "leve pisada a mais no acelerador", digamos que 50 ou 100 rpm a mais talvez nao seja tao percebido, se fosse num carro a gasolina iria precisar de uns 500 a 1000 rpm a mais pra ter o mesmo desempenho de antes. Convenhamos é facil nao perceber isso na pratica.
Estou supondo ok??
Os testes de bancadas, nao levam em conta esse adaptacao do nosso cerebro, vai ser acelerado igual por uma maquina, por isso a diferenca de consumo é sempre menor quando colocado em bancada (e por isso claro as montadoras sempre divulgam o mais teorico possivel o consumo dos seus carros).
grande abraco.
eduardo1968
19/03/2010, 20:41
Eduardo: vc esta absolutamente correto quando a producao de KILOS DE SOJA / HECTARE.
Esses numeros dependem muito da terra e do agricultor que trabalha nele, mas em media temos um numero parecido que nos apresentou sim. Isso para o RS ok?
Porém de 1 kg de GRAO de soja temos aproximadamente 15 a 20% de OLEO.
O oleo para o consumidor final é medido em litros por uma questao de compreensao voltada para o leigo. Para o produtor (de oleo, de biodiesel, do que for), medimos por QUILOS, ou seja, se voce pegar uma garrafa de 2 litros pet e colocar oleo, terá 2 litros mas nao terá 2 kilos, pois o oleo tem peso diferente da agua/coca/guarana etc.
Assim a soja normal (nao transgenica e super produtiva) produz entre 400 e 600 kilos por hectare de OLEO, e a soja super produtiva, produz entre 500 e 800 quilos de OLEO.
Quando coloquei os valores que vc citou me referia ao quilo de oleo comum obtido na media Brasil. Se olhar a producao de GRAOS por hectare, voce esta absolutamente certo.
Nessa mesma otica, os quilos de oleo da macauba FRUTO sao muito maiores que os 5 mil postados, depende muito da regiao onde esta plantada, mas pode chegar de 2 a 2.5x a mais facilmente. Como me ative ao peso do OLEO produzido ficou meio dubio..
Nao me expressei bem e voce tem toda razao de puxar a orelha, desculpe-me.
PS: todos, absolutamente todos os meus calculos sempre sao feitos com base no pior cenário possível. nao adianta eu calcular o maximo possivel de producao pois a realidade nao é essa, todo calculo administrativo temos qu calcular o pior cenario, do contrario se der algum problema, nao ha margens para contornar. Isso inclue producao, de todos os vegetais possiveis, assim como os precos de frete etc etc etc etc.
Vale lembrar duas coisas também: ha dois tipos de oleos basicos de qqr oleaginosa (soja, girassol, macauba ou o q for), o oleo BRUTO e o OLEO REFINADO, é uma questao estrategica de cada usina escolher qual prefere trabalhar, no BRUTO vc compra mais barato e depois tem q refinar, pode ser que ganhe com isso algum $ economizado. Porem a producao final é menor, no oleo refinado, vc nao precisa refina-lo obviamente mas pagara bem mais caro por ele, o que pode traduzir num produto melhor no final mas tambem um preco mais elevado claro.
Por isso é muito complicado quando escuto: vou produzir meu proprio biodiesel, eu produzo um pouco de soja e com isso eu vou conseguir economizar. tenho uma area inutil na fazenda e vou usar pra isso..
Lembrando que é muito importante tambem saber que em laboratorio se consegue tirar 1 litro de oleo de soja retirar 1 litro de biodiesel. Mas isso em laboratorio, normalmente esse valor nao é bem isso que ocorre. Sempre ha perdas.
Para realizar a transesterificacao (transformar o oleo de soja/girassol/mamona/etc em biodiesel) precisa-se do alcool para realizar o processo, esse alcool (que nao eh o o hidratado, preciso rever o nome correto do alcool depois eu posto), retorna 100% para a ser reutilizado no final do processo. Legal? Nao! Embora o alcool volte 100% (vc poe 1 litro volta 1 litro no final) nao tem as mesmas caracteristicas quimicas, mudam algumas coisas, e isso é um problema para as usinas que nao foram pensadas para upgrades. Isso vai ocorrer e muito em pequenos produtores, como os donos de fazenda, ja que o processo nao tem o mesmo rigor que os grandes usineiros tem.
Mas aí é conversa como diz o Tio Eddie: pra mais de horas, regada a cerveja e carne.
Eu entro com a CARNE, ja que eu nao bebo ! Iai encara por a cerveja?? :P
PS: eu nao sou produtor de soja, nem grande conhecedor do assunto, tambem nao sou contra a mesma, meu foco é biodiesel de MACAUBA, de outras culturas, posso no maximo dar pitacos de estudos aos quais eu tive que ler, conversar com tecnicos, produtores, cientistas etc. Quem me dera tivesse uma fazendinha com uns 10 mil hectare de soja encima ehehhe .
Eduardo: tomara que dessa vez eu nao tenha cometido nenhuma "omissao" ou me expressado mal ... se fiz, torne a puxar a orelha!
Troller-a-vista
Só tentei melhorar o cálculo da soja como biodiesel.
Tb não sou produtor, mas acho que combustível de soja nunca vai vingar, pq compete com a indústria alimentícia humana e animal.
Acredito muito no biodiesel oriundo de resíduos da indústria alimentícia vegetal, que não é pouco, além disso gordura animal, óleo de refugo de restaurantes, enfim resíduos que em parte, estariam sendo jogados nos lençóis de água hoje. A qualidade deste combustível pode ser tão boa quanto um diesel.
Processos como filtragem, transesterificação com metanol e hidróxido de sódio (soda cáustica) e purificação, são baratos de fazer e o Brasil domina essa tecnologia.
Mas, trocando de assunto:
Deixa que eu entro com a cerveja...:dance::dance::dance:
Elmer_Jeep
02/06/2010, 13:04
Recebi essa notícia via email do Conselho Nacional de Retífica de Motores:
BIODIESEL PREJUDICA DIESEL
São Paulo - A adição de biodiesel ao diesel de petróleo vem provocando graves problemas de qualidade no produto vendido nos postos brasileiros. Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP) 5,2% das amostras de diesel coletadas em postos em março estavam fora das especificações, maior índice desde 2004. Segundo representantes dos postos, o problema já foi levado à Justiça por consumidores que tiveram danos em seus veículos.
Segundo o presidente da Federação Nacional do Comércio Varejista de Combustíveis (Fecombustíveis), Paulo Miranda, o biodiesel provoca alterações na consistência do produto final, com o surgimento de borras e a proliferação de bactérias. Além dos danos a veículos, o problema dá prejuízo aos postos, que tiveram que intensificar a limpeza de tanques e trocas de filtros.
Em reunião realizada ontem, a Federação Nacional do Comércio Varejista de Combustíveis (Fecombustíveis), que representa os postos, aprovou determinação para que seus associados entrem na Justiça contra distribuidoras, caso tenham que ressarcir consumidores prejudicados pela baixa qualidade do diesel - que hoje tem 5% de biodiesel, produto conhecido como B5.
"Decidimos que, se nada for feito, vamos entrar com ações de regresso, pedindo ressarcimento desse prejuízo às distribuidoras que nos vendem o B5", afirmou o executivo, que diz ter análises técnicas apontando que o óleo vegetal não tem reagido bem à umidade, gerando borras e proliferação de bactérias. Miranda alega que a responsabilidade, em última instância, é dos produtores de biodiesel e pede medidas para melhorar as especificações do produto.
As distribuidoras concordam que há indícios de que a adição de biodiesel vem provocando problemas de qualidade no diesel e pedem uma análise detalhada da Agência Nacional do Petróleo (ANP). O vice-presidente executivo do sindicato de distribuidores de combustíveis (Sindicom), Alísio Vaz, defendeu que o governo evite novos aumentos na proporção de diesel enquanto o caso não for esclarecido. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
[]'s
Troller-a-vista
02/06/2010, 21:19
elmer,
nao duvido, dos fatos (se existerem mesmo, pq 5% acho muito pouco pra criar tanto alarde, com certeza tem muito mais podre ai que nao eh o biodiesel).
eu ja tinha lido a materia, nao é nada de novo, como eu venho batendo na tecla, nao adianta ter biodiesel de pessima qualidade, feito por um blend de oleos, o resultado final é essa lastima mesmo que estao apregoando.
por exemplo, biodiesel de mamona é péssimo, alias nao é biodiesel, é qqr coisa, menos biodiesel, pois nao tem as mesmas caracteristicas fisico-quimicas do diesel, apregoada pela ANP.
ainda por cima, eu visualizo esse problema de bacterias, borras, reacao com umidade, tudo isso é devido a má qualidade e quase zero estudo sobre o biodiesel final.
é inconcebivel que o biodiesel da jatropha ou pinhao manso como muitos conhecem, seja prodiuzido, é uma planta altamente toxica, extremamente acida, nao se tem o que fazer com os dejetos da producao ... e por fim, DEPOIS DE PRONTO COMO ESSA TOXIDADE TODA VAI REAGIR COM O RESTO DO BIODIESEL?
Td isso deve ser respondido, mas sabe como é o BR do Lula, primeiro poe na midia, depois vende pro exterior, depois abre financiamento, depois traz investimento, olhares pro BR, depois comeca a produzir, depois tortura o desenvolvimento do brasil em prol da qtidade (nao importante qualidade nem especificacao, importa apenas os numeros finais e isso na midia). E pronto. Nao ha outras consideracoes ...
Qm paga isso? Nós claro!
Mas isso vai mudar e rapidamente, é impraticavel o biodiesel sobre todos os pontos possiveis de analise do modo como esta HOJE, para os investimentos se concretizarem (e ja passou do prazo faz tempo) a coisa tem que mudar de otica!
Joao Baeta
02/06/2010, 23:26
:arrow:Aqui no RJ... Tem onibus que rodam com 20% de biodiesel... Estão em testes...!
Se der certo..... Vai ter nos postos BR......