Ver Versão Completa : Cambio 3 marchas original: nao sai da 1ª marcha
Victor Pinotti
24/01/2009, 16:03
Seguinte pessoal, um amigo meu tem um jeep 6cc original com o cambio 3 marchas original, ele mandou revisar o cambio, tracao e reduzida, só que agora o cambio fica na 1ª marcha, pra tirar da 1ª é um sufoco, na porrada..
Foi em um mecanico e ele falou que precisava trocar o eixo da 1ª e da ré, após trocar o eixo melhorou um pouco, da pra tirar da 1ª com menos força, mais ainda fica ''encralacada'', eu queria saber se alguem ja passou por isso e podia dar uma dica de como arrumar isso.
Obrigado.
No meu aconteceu a mesma coisa. Em resumo eram pedaços de um anel sincronizador. Desmontaram tudo, lavaram, tocaram os aneis, rolamentos e o pino chorão. Ficou 100%.
Se continua dando bode, depois da revisão, a primeira coisa é trocar o mecanico. Antes que ele invente mais e mais coisas
leopoldo
25/01/2009, 14:25
quando a 1º encavala, não é eixo de 1 e ré. O mecanico papou $$ nessa.
SE ao montar o cambio, não for regulado (arruelas), ou não verificar o curso do eixo da tampa, a luva translada mais doque deve e os macaquinhos pulam na frente, encavalando a luva.
SE vc tira a 1º na porrada, quebra o anel sincronizador e a frente dos macaquinhos.
E por incrível que pareça, só de bater o tampão do eixo (em cima da tampa) para a posição certa, isso não acontece mais.
Curupira
27/01/2009, 17:53
Pessoal isso aconteceu no meu finado 66 o propriotário (puxava arado com o coitado) anterior,ele trocou os sincronizados errados, existem 2 tipos de anéis, um mais fino (cambio antigos) e um mais grosso,e ele tinha colocado o fino,resumo,travava a segunda ou escapava,trocado o sincronizado e os macaquinhos morreu o problema.
Abraços.
Julio Rebello
14/02/2009, 19:39
Cara,
retire a tampa do assoalho, a tampa do cambio e verifique a condição dos sincronisadores da primeira e ré. se os "macaquinhos" quebraram, bem..., deve-se trocá-los e verificar a folga axial do conjunto p/ determinar o desgaste do eixo entalhado junto ao eixo primário.
Esse desgaste causa um deslocamento excessivo desmontando os sincronisadores.
Espero Tlo ajudado!
Sds4x4
Julio CJ:concordo: