Ver Versão Completa : MOTOR AP 1.8 NO VITARA
chris_scub
05/10/2004, 10:18
Pessoal,
alguem sabe se tem como adaptar o AP no vitara?? tive um problemão com meu motor e acho que nao vale a pena arruma-lo.. pois é 1.6 com 16valv...
acho que sai mais em conta botar um AP no lugar.. alguem sabe dicas sobre isso??? ou onde posso arrumar um motor desses??
Puta Abraço a todos!!!!
Chris - Jundiaí - SP
chris_scub
05/10/2004, 14:43
pessoal, o motor na verdade não é 1.8 e sim 2.0.. andei vendo pelo forum algumas adaptações... mas meu mecanico prefere ainda assim arrumar o original 1.6.. 16v... :cry:
bem, mesmo assim gostaria de saber informações de alguem que ja fez esta adaptacao para AP e quais foram os níveis de dificuldades.. :?:
abraços!!
Chris - Jundiai - SP
esqueca do AP2.0, coloque o AP1.8 MI ( injetado), caso opte pelo 2.0 poderá ter problemas no cambio e T-case ( já que o torque dele é muito superior ao motor original)..
motor AP vc acha aos montes em desmanches, só tome o cuidado de comprar com NOTA FISCAL e se possivel escolha um motor que ainda esteja montado no carro batido e peca p/ ver o documento de baixa no detran do mesmo. fazendo assim vc elimina dores de cabeca futura...
quanto a apaptacao, vc vai precisar de uma flange p/ juntar o motor à caixa ( se nao me engano já tem loja que vende essa flange pronta), novos suportes de motor, e outras pequenas adaptacoes, na parte eletrica ( p/ usar a injecao dos AP), mangueiras, acho que o radiador tb, etc... talvez o custo da adaptacao seja até maior que consertar o seu motor, mas numa futura quebra, com certesa sendo AP qualquer conserto ficará mais barato..
efim, se optar pelo AP, vai de 1.8 MI, com injecao, chicote e sensores , tudo completo, senao vc terá dores de cabeca....
T+
Fabiano
Walter L. L. Casitta
06/10/2004, 08:43
Chris,
Só vontade p/ adaptar um motor diferente no Vitara não é o suficiente não. Adaptações como essa tem que ser muita bem feita, vai depender do bom senso do mecânico que está condenando o motor original do seu Vitara, um motor Suzuki, se fosse um Niva...
Mesmo encontrando peças que ajudam na adaptação, sempre fica uma gambiarra, uma não dezenas delas e você vai perder tudo que gastou quando quiser revender o carro. A menos que você vá usar o Vitara em competições ou pra quebrar nas trilhas....
MarcosAguiar
06/10/2004, 13:27
O motor AP tem muito torque para o seu Vitara!
As adptações que terá que fazer vai inviabilizar esta troca e ninguém vai valorizar.
Sugiro consertar o original! :roll:
Ae Marcos..
discordo de vc.. depende do AP néh?? o 2.0 sim, tem muito mais torque , mas o 1.6 e o 1.8 sao pouca coisa mais "torcudos" que o 1.6 16v suzuki..
quanta a adptacao, é claro que deve ser feita visando o uso do jipe por muitos anos, pq se a intencao for vender o carro em breve, certamente o fato de o motor ser adaptado vai desvalorizar.... ( exceto em algumas rarissimas excessoes, onde iria valarizar)
quanto gambiarras, acho que nao é bem assim, se for feito um trabalho cuidadoso e bem projetado ($$$$$$$$) fica tao bom quanto o original..
já ví samurais com motor AP ( e até mesmo AP Diesel) que pareciam originais de fabrica, de tao boa e caprichada que ficou a adaptacao...
basta arrumar o mecanico certo e nao fazer economia porca na hora de comprar as pecas e etc...
deve-se tem em mente tb que uma adaptacao desta nao fica pronta em 1 semana, portanto nada de pressa e se prepare p/ alguns problemas decorrentes de toda e qualquer adpatcao, mas com paciencia e capricho vc resolve tudo até ficar impecavel e confiavel!!
T+
MarcosAguiar
06/10/2004, 15:04
Ae Marcos..
discordo de vc.. depende do AP néh?? o 2.0 sim, tem muito mais torque , mas o 1.6 e o 1.8 sao pouca coisa mais "torcudos" que o 1.6 16v suzuki..
T+
Ok! Estava me referindo ao 2.0! O 1.8 tenho as minhas desconfianças!
Intez!
chris_scub
07/10/2004, 09:54
Poxa pessoal,
realmente fico muito feliz pelos comentários e detalhes que cada um colocou aqui...
foi um susto grande qdo tive a noticia da perca do motor, mas com o passar das conversas e muito estudo com um mecanico de confiança cheguei a seguinte conclusão:
olhem só o que aconteceu... ao termino de uma trilha eu percebi que a agua estava descendo muito do radiador.. fiquei atento e fui completando.. mas como é meu unico carro eu utilizo para trabalhar todos os dias.. e numa dessas nao percebi que faltou agua (quase toda agua) e ocorreu a queima da junta (burrice total minha, admito!!) foi tudo muito rapido.. ao passar agua para dentro do cilindro houve um choque termico e trincou duas camisas.. o bicho parecia uma maria-fumaça de tanta agua que vaporizava pelo escapamento..
parei o SCUB e guinchei para a oficina, isso descobri somente qdo abri o motor dele.. e cheguei a conclusao que vale a pena sim retificar e encamisar os cilindros, pelo menos eu sei como está o motor e tudo que está sendo feito nele.. aproveito e farei uma revisão completinha no bicho.
depois mandarei as fotos para voces verem como ficou o estado da junta.. nunca vi isso. ela grudou e derreteu no bloco, a temperatura foi alta mesmo no momento da queima e sorte que nao houve empenamento do bloco.
mas é isso, a cabeça nao pensa o corpo padeçe.. e a gente aprende mais uma vez.
um puta abraço a todos voces que estão me apoioando nessa, pois sem os amigos nessa hora a gente fica perdido e inseguro!
valeu!!
Christian - Jundiaí - SP
SCUB - vitara 1.6 16v - vencendo mais esse obstaculo!
FWIW, o bloco dos motores 1.6 8V e 1.6 16V é exatamente o mesmo.......
Abraços,
Periquitooffroad
07/10/2004, 14:51
Não é melhor procurar um motor fechado? deve estar entre 1000 e 2000. Ou procurar um bloco como indicou o Bill. As diferenças entre os dois motores G16B e G16A estão no girabrequim, bomba de óleo e cabeçote o resto é igual.