Ver Versão Completa : Pajero GNV e com 7 lugares?
Dede-GLZ
24/01/2009, 01:04
Olá pessoal! Sou novo aqui neste forum e tb novo adepto das Mit. To com uma GLZ 3.0 Gasolina/ GNV - ano 94. A galera aqui é grande e sempre tem um querendo se agregar nos passeios. Por isso pretendo reinstalar os bancos extras, mas com aquele cilindro de 16 m3?? Que vcs acham?
cRiPpLe_rOoStEr
24/01/2009, 01:16
se o cilindro couber embaixo do banco, beleza... a propósito: não tinha como adaptar o cilindro por baixo do assoalho como a pm de santa catarina vinha fazendo com as blazers?
davidss6
24/01/2009, 09:34
Na minha tenho um de 14 m3, com a terceira fileira de bancos instalada e o espaço eh a conta certinha.
Como o seu eh um diamentro maior, tenho minhas dúvidas se vai dar certo :pensativo::pensativo:
Abracos
Dede-GLZ
24/01/2009, 10:21
Beleza. Minha esposa tá me perturbando pra colocar logo os 2 bancos extras e parece que a opção de reduzir o tamanho do cilindro é mais viável tecnicamente, mas temos que avaliar a autonomia, certo?
Vou fazer uma foto pra postar como está a minha. VCs podem postar fotos das suas soluções?
GRato. e bom fim de semana.
cRiPpLe_rOoStEr
24/01/2009, 12:58
ao invés de botar só um cilindro de menor capacidade, não tem como instalar o cilindro embaixo do assoalho, ou mesmo usar 2 cilindros de 8m³, 1 na cabine e o outro embaixo?
umberto xxxrrr
24/01/2009, 13:58
Tenho uma C20 (cabine dupla "Andaluz-Brasinca) onde os clindros estão dispostos da seguinte maneira:
1 de 20m3 no interior da cabine (atrás do banco traseiro)
2 de 10m3 sob o assoalho no sentido do comprimento do carro (um de cada lado do chassis).
Legalizado e sem stress.
Dede-GLZ
24/01/2009, 16:09
Pessoal, no anexo dá pra ter uma idéia da dimensão do cilindro, explicando o porque de não poder colocar sob o banco. Cripple, quanto a colocar embaixo onde está o tanque de gasolina, nunca vi essa solução nos modelos GLX e GLS similares. Já vi em outros modelos e marcas. Seria interessante - além dos 2 lugares extras, ainda manteria um bom volume útil (porta-malas). Mas não vejo compatibilidade com o tanque de gasolina instalado naquele ponto. david e umberto, na troca de cilindro não escaparia de uma gasto extra - mas pelo que estamos analisando não vai ter outro jeito. A menos que seja possível ("homologável") colocar o cilindro na posição longitudinal, entre os 2 bancos. (???)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/E:%5CDCIM%5C100KZ700
cRiPpLe_rOoStEr
24/01/2009, 16:14
na troca de cilindro não escaparia de uma gasto extra - mas pelo que estamos analisando não vai ter outro jeito. A menos que seja possível ("homologável") colocar o cilindro na posição longitudinal, entre os 2 bancos.
é impossível homologar...
Dede-GLZ
25/01/2009, 13:53
MInha preferencia eh pelo cilindro externo abaixo do porta-malas. Mas como mencionei anteriormente, o tanque de combustivel ocupa toda aquela regiao. Serah que um tanque menor (do TR-4 ou dos GLX 2 portas), resolveria??
Anexo a foto do tanque.
DieselPower
25/01/2009, 22:00
Porque não faz como o Umberto falou, instala 2 de 10 m3, no sentido do comprimento do veículo no lado de dentro do chassí?
Dede-GLZ
27/01/2009, 19:28
A viatura do Umberto é diferente (C-20)- e aí eu não
consigo visualizar a mesma solução na Pajero GLZ.
To bem satisfeito com o consumo de GNV - mas aproveitar os 2 banquinhos extras seria ótimo, não acham????
umberto xxxrrr
28/01/2009, 11:05
Dede-GLZ , mas não consegue "visualizar" ou "não cabem?".
P.S.: Na C20 os 2 cilindros (que são pequenos mesmo) estão externamente ao chassis, ou seja, próximos a lateral (e não ao centro) do carro. A altura dos dois carros é semelhante, porte parecido... acho que dá hein...
Dede-GLZ
28/01/2009, 14:02
De fato existe um espaço, no lado esquerdo, entre a longarina e o eixo de transmissão, onde cabe um cilindro pequeno. No lado direito passa o escapamento.
Me parece bom. Mas o volume não permite muita autonomia.
mas já estamos vislumbrando soluções... valeu Umberto...
umberto xxxrrr
28/01/2009, 16:45
Nas Zafiras e doblos, de 7 lugares, o pessoal tem encurtado a descarga e colocado a saída na laeral do carro (antes do eixo traseiro) de modo a facilitar/viabilizar usar o(s) cilindro(s) embaixo. ;)
Dede-GLZ
28/01/2009, 17:59
NO caso da Pajero me preocupa a proximidade da descarga em relação ao cilindro. Não haveria como manter uma temperatura aceitável no cilindro.
Talves já exista um isolamento térmico capaz de dar maior segurança para esse tipo de instalação.
No caso da C-20, a descarga fica próxima de uma dos cilindros???
umberto xxxrrr
28/01/2009, 18:05
A descarga (hoje) não sai/passa perto do tanque de combustível (líquido)?
E observar que ele (e suas tubulações) é/são tão(senão mais) suscetíveis a vazamentos e problemas com temperatura do que o reservatório (pressupondo homologado e criteriosamente instalado)...
Sim, na C20 passa perto.
* Desconsiderar o que se segue se não achar pertinente ( com o veículo em uso), a saída do GNV de cilindro "abaixa" a temperatura deste (cilindro) , há até quem (não estou recomendando) diga que colocar a descarga "próxima" seja "bom" (para evitar congelamento?).
Dede-GLZ
29/01/2009, 22:03
A tubulação da descarga tem um afastamento de cerca de 30 cm em relação ao tanque de gasolina. Mas este é sistema atmosférico (não pressurizado), qualquer elevação de pressão é aliviada pelo suspiro. Quanto ao GNV não tenho conhecimento do sistema (este é meu primeiro).
No lado direito onde poderia ir o cilindro simétrico, está o "silencioso", ocupando parte do volume.
De fato o cilindro vai resfriando a medida que fornece o GNV para o sistema de combustão.
Ou seja, não estou descartando sua idéia Umberto.
Procurei um instalador e ele de cara não via nenhum outro jeito. Suas idéias poderão "abrir nossas mentes".
Só cabe, e fica muito funcional, 2 cilindros de 9,5. Eles cabem no sentido atravessado, entre os bancos de dois lugares e a porta trazeira. E coloca a válvula de abastecimento externa, junto do bocal que abastece com gasolina:palmas:
Dede-GLZ
30/01/2009, 11:56
É uma opção...Vc copnhece alguém que tenha essa configuração instalada???
Dede-GLZ
30/01/2009, 11:59
O ex-proprietário desta GLZ comprou uma GLX e instalou a válvula de abastecimento nesse ponto também. E ainda colocou um kit incrementado, mais econômico e com rendimento melhor - pra mim esse up grade fica mais pra frente.
Pois é gente, esta foi a primeira vez que eu respondi e nem me apresentei, mas vamos enfrente, na verdade quando sugeri esta configuração foi porque eu já tive uma GLS-B 95 3OOO exatamente assim. Infelizmente não encontrei, nenhuma foto ainda nos meus arquivos, mas estou procurando,porque na época eu não conhecia e nem via nada de off road. Esta disposição ,do kit gnv ,eu coloquei na GÁS FACIL de volta Redonda e eu não tenho mais a vtr a 3 anos.:parede::pipoca:
Dede-GLZ
31/01/2009, 13:44
Ok Zebra. Mas já entendi quanto a disposição dos cilindros no porta-malas. Na revisão do sistema será mais uma idéia a discutir com o instalador. Vamos ver se mais algum membro do forum tem opinião/dica a respeito.
GRato.
cRiPpLe_rOoStEr
02/02/2009, 14:49
Nas Zafiras e doblos, de 7 lugares, o pessoal tem encurtado a descarga e colocado a saída na laeral do carro (antes do eixo traseiro) de modo a facilitar/viabilizar usar o(s) cilindro(s) embaixo.
e fica sem o silenciador?
umberto xxxrrr
02/02/2009, 16:39
e fica sem o silenciador?
Acredito que mudem, mas não que eliminem.:pensativo:
Aqui neste link falam em "troca do silencioso" (já incluso no orçamento): http://www.gaspoint.com.br/servicos/precos.asp?cod=85&post=true (http://www.gaspoint.com.br/servicos/precos.asp?cod=85&post=true)
Dede-GLZ
03/02/2009, 14:35
Aqui neste link falam em "troca do silencioso" (já incluso no orçamento): http://www.gaspoint.com.br/servicos/precos.asp?cod=85&post=true (http://www.gaspoint.com.br/servicos/precos.asp?cod=85&post=true)[/quote]
nesse link foi possível ver uma solução já conhecida para a pajero Full - colocar 2 cilindros de 7,5 atrás dos banquinhos, junto à porta traseira.
file:///C:/DOCUME%7E1/JOOVIT%7E1/CONFIG%7E1/Temp/moz-screenshot.jpg
Dede-GLZ
18/02/2009, 16:44
Hoje por acaso, me deparei com uma viatura com a solução proposta pelo umberto. Até tirei foto.
Umberto, quem fez a instalação pra vc?