PDA

Ver Versão Completa : pneus - Troca no NIVA

Luiz_Niva
23/01/2009, 23:52
Boa noite, preciso trocar os 4 pneus do meu NIVA que está todo original. Como está difícil de encontrar na medida padrão estou pensando em colocar o maggion militar 600x16 que tem quase o mesmo diametro externo, mas é um pouco mais estreito. Alguém já usou este pneu ? Tem alguma dica para me ajudar? Muda muito o comportamento do carro? Obrigado

Girti
24/01/2009, 00:10
Boa noite, preciso trocar os 4 pneus do meu NIVA que está todo original. Como está difícil de encontrar na medida padrão estou pensando em colocar o maggion militar 600x16 que tem quase o mesmo diametro externo, mas é um pouco mais estreito. Alguém já usou este pneu ? Tem alguma dica para me ajudar? Muda muito o comportamento do carro? Obrigado

Luiz, eu já usei pneus do tipo militar em meu primeiro Niva, são muito ruins no asfalto, principalmente no asfalto molhado, quando são um verdadeiro perigo. Acho que só vale instlar estes pneus se você for rodar predominantemente na terra. Se costuma rodar mais no asfalto do que na terra, não recomendo!

Existem pneus radiais em medidas próximas à original (175/80 R16), faça uma pesquisa, vale a pena! Talvez os 215/65 R16 ou os 215/70 R16 sirvam bem no Niva.
Cuidado com os nas medidas 195/75 R16 que, embora sirvam muito bem para o Niva, são projetados para uso em vans e picapes, portanto refoprçados, o que faz com que sejam duros e pesados demais para o Niva. Além disso, o desenho da sua banda de rodagem é quase 100% asfalto.

Luiz_Niva
24/01/2009, 09:48
Obrigado pela dica, eu já imaginava que no molhado a coisa não ia segurar bem. Arrumei um jogo de 195/75R16 desenho goiano radiais, acho que vou optar por estes.
Um abraço

Girti
24/01/2009, 12:03
Obrigado pela dica, eu já imaginava que no molhado a coisa não ia segurar bem. Arrumei um jogo de 195/75R16 desenho goiano radiais, acho que vou optar por estes.
Um abraço

A medida é boa, mas este pneus devem ser remanufaturados, e são 100% terra, é isto que você quer? Vai rodar apenas ou quase só na lama? No asfalto, vão segurar bastante o carro (o que também deverá aumentar um pouco o consumo) e sofrer desgaste rápido.

Luiz_Niva
24/01/2009, 21:42
Legal, tenho como opção também o genius 1001 recapado a frio na mesma medida 195/75R16. Vou rodar 70% alfalto 30% terra, o que voce acha?

shuther4x4
25/01/2009, 14:32
Legal, tenho como opção também o genius 1001 recapado a frio na mesma medida 195/75R16. Vou rodar 70% alfalto 30% terra, o que voce acha?

O genius 1001, apesar de ser o mais on deles, não chega a 50% de uso em asfalto (se não me engano é 40). No asfalto o rodar até que é razoável (para esse tipo de pneu - nunca peguei chuva no afalto ok - mas desconfortável). Em baixa velocidade (ao parar numa esquina por exemplo) vc chega a sentir os gomos dele (a minha carcaça é dura - g32). Agora, se for usar mais tempo no asfalto, aconselho a pensar em outra alternativa. Não sei te informar a durabilidade dele no asfalto pra te ajudar. Na terra achei ele bom. No barro também (existem mais agressivos que te fornecem melhor tração), apesar de ele não ter a tração lateral (hoje já tem essa possibilidade). Minha opinião: Um bom pneu pra uso maior parte do tempo off, mas um off mais light. Pra meu uso está excelente e estou gostando muito:dance:.
Abraços.

Girti
26/01/2009, 00:11

Este, segundo o site do Geninho, é um pneu 60% Terra e 40% asfalto, ou seja, exatamente o contrário do uso que você pretende dar ao seu Niva. Não recomendo, mesmo porque pneus remoldados muitas vezes trazem vibrações e podem ser difíceis de balancear. No seu caso, melhor procurar pneus radiais novos, em medidas que tragam um diâmetro próximo ao original do Niva.

shuther4x4
26/01/2009, 23:05
Não recomendo, mesmo porque pneus remoldados muitas vezes trazem vibrações e podem ser difíceis de balancear. No seu caso, melhor procurar pneus radiais novos, em medidas que tragam um diâmetro próximo ao original do Niva.

Realmente pra usar no asfalto, tem razão, melhor novos (devido a maior velocidade de uso/segurança) e mais lisos (maior conforto). Agora pro uso que ele se destina não tenho nada contra, inclusive também tinha a impressão que não ia dar balanceamento. Ah, esses do geninho não são remoldados, são recapados.
Abraços.

Luiz_Niva
31/01/2009, 20:36
Pessoal, obrigado pela ajuda , insisti um pouco mais e consegui comprar o último jogo de 4 pneus novos Maggion 6.95x16 que uma oficina tinha.

Agora estou pensando em dar uma retocada nas rodas de ferro originais. Algum sabe onde posso jatear e pintar com epoxi as rodas?

MRaizer
31/01/2009, 21:29
Aproveitando o assunto... Alguém teria um par de Michelin 175/80 R16 em boas condições por aí?

MRaizer
01/02/2009, 07:32
Aproveitando o assunto... Alguém teria um par de Michelin 175/80 R16 em boas condições por aí?

Se houver quem queira comprar o par de Michelin restantes desta medida também serve, mas dai vou precisar arrumar 4 sapatinhos novos pra viatura...

Ernani Pinheiro
05/02/2009, 09:34
Camarada,

Tenho na minha viatura esses pneus da Maggion 600x16 Militar, esses pneus tem as seguintes vantagens:
- Preço, é o menor do mercado de pneus novos
- Deixa a direção bem leve pois é fino
- Deixa a suspensão mais macia, pois ele é alto
- Na terra e na lama é o bicho, traciona muito bem
- Arranca mais rápido, pois não altera muito a relação dos diferenciais
As desvantagens
- é barulhento no asfalto (eu resolvi esse problema aumentando o som)
- no asfalto molhado é um sabão (ande abaixo de 80 Km)
- perde em estabilidade (fica meio solto)

A escolha é sua, como só uso meu niva final de semana não vejo grandes desvantagens nesse pneu, anteriormente ele veio equipado com um pneu Pirelli CT-50 ou 90 não sei ao certo ele é utilizado na pick-up Chevrolet C-10.Era uma droga, carro ficava lento,barulhento, duro , quicava muito e a direção era estremamente pesada.
Tudo vai depender da sua utilização e quanto você está disposto a gastar.
A escolha de um pneu depende o que você faz com o veículo e como você quer que ele se comporte.
Espero ter ajudado.

Forte abraço,