Ver Versão Completa : Qual o consumo com GNV?
SANTOSMAU
23/01/2009, 12:26
Pessoal, estou procurando um Niva para comprar aqui na Grande Porto Alegre, mas está difícil.
Além disso tenho outra dúvida: qual o consumo dele com GNV?
Quero o carro apenas para uso na cidade.
Gustavo Niva
23/01/2009, 12:30
Santos,
essa tu achava fácil pesquisando :twisted:
Mas.... uns 8 a 9 km/m3 na cidade e 10 a 11 na estrada...
BoaTrilha
23/01/2009, 12:41
como uma "regra geral" (e há excessões)
em relação a gasolina o gnv rende 15% a mais.
por exemplo: carro faz 10km/l com gasolina
com gnv fará 11,5 km/l
Abraços
com gnv fará 11,5 km/l
Abraços
Por litro? O GNV não é medido por m3?
Pessoal, estou procurando um Niva para comprar aqui na Grande Porto Alegre, mas está difícil.
Além disso tenho outra dúvida: qual o consumo dele com GNV?
Quero o carro apenas para uso na cidade.
Santosmau, um alerta: o motor do Niva é meio fraquinho, com GNV ele vai ficar ainda mais chocho. Recomendo que você experimente algum Niva com GNV antes de comprar um Niuva com GNV ou instalar GNV em um Niva. Há como melhorar o desempenho do motor, faça uma pesquisa no forum Niva.
Gustavo Niva
23/01/2009, 13:03
com gnv fará 11,5 km/l
AbraçosCarlos, te garanto que o niva é uma dessas excessões :mrgreen:
O consumo médio do pessoal, até onde eu sei, é aquele que eu passei... mas na gasolina fica um bocado abaixo... sei lá porque
[]s
SANTOSMAU
23/01/2009, 13:08
Pois é Girti (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=4378), mas desempenho não é o ponto principal. Como o carro é pra esposa creio que não haverá problema se perder potência.
Como eu sei que com gasolina o consumo é altíssimo, ou compro um que já tenha GNV ou desisto da idéia. O carro vai ser usado no dia a dia, e manter um consumo desses fica inviável.
Otávio Luiz
23/01/2009, 13:22
Na cidade:
GNV 8 km/m³
Álcool 4 km/l
Motor original transformado p/ álcool com pistões VW, cabeçote rebaixado, comando esportivo com polia variável, ignição eletrônica e carburador Weber460.
Na estrada nunca medi.
Araguari R Argollo
23/01/2009, 16:51
Caro amigo, no meu tem um cilindro de 16Mts e ele roda +- 120 Kms com o cil cheio ( Nunca chega aos 16 mts). Quanto ao desempenho real// com Gnv é um pouco prejudicado, mas nada que atrapalhe tanto assim.
Abraços.
Pois é Girti (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=4378), mas desempenho não é o ponto principal. Como o carro é pra esposa creio que não haverá problema se perder potência.
Como eu sei que com gasolina o consumo é altíssimo, ou compro um que já tenha GNV ou desisto da idéia. O carro vai ser usado no dia a dia, e manter um consumo desses fica inviável.
O consumo é alto no trânsito. Como acredito que em Cachoerinha/RS isto não seja um problema grave, como é em São Paulo e algumas outras capitais, talvez valha a pena rodar por um tempo com ele ainda original, para ver a quantas anda o consumo. Creio que pode chegar a uns 7,5-8,0 Km/l, desde que bem regulado, com tudo em ordem.
De qualquer modo, lembre-se que GNV só vale a pena para quem roda muuuuuuito, pois o custo de instalação precisará ser amortizado. Se o carro rodar pouco, vai levar muuuuitos anos para compensar o custo da instalação do GNV!
baseggiov
23/01/2009, 17:46
O esquema é comprar NIVA com GNV. Comprar sem e instalar fica anti-econômico, como disse o GIRTI.
O meu veio com GNV e faz uns 8km na cidade e 10 na estrada.
Perde potência, mas nada que atrapalhe: "Tá com pressa, sai mais cedo..."
Uso o meu para uso quase diário (eu e a patroa trabalhamos perto e temos outro carro)
O segredo é comprar um bem cuidado. Pagar barato acaba saindo caro.
É economia na base da porcaria, como diria minha nona...
Marcelo J Manente
27/01/2009, 21:05
Já tive Niva com GNV. O meu era motor original, mas antes de colocar gnv coloquei ignição eletrica, coloquei um carburador Weber 450 Miniprogressivo e ventoinha eletrica.
O meu fazia no início 10 km/m3 na cidade e 12 a 13 km/m3 na estrada. Com o tempo a média foi caindo e passou a fazer 8 a 11 km/m3 quando o motor começoui a ficar cansado.
O melhor mesmo é comprar o Niva já com GNV mesmo, o custo benefício é melhor.
Abraços.
Amigos, perdoem-me a ingonorança, mas dizer um leigo que faz tantos quilômetros com um metro cúbico enquanto outro faz tantos quilômetros com um litro não seria comparar alhos com bugalhos? metro cúbico com litro? facilitem para os leitos como eu. Por favor, com quanto dinheiro eu rodo 100 km com gasolina, os mesmos 100 km com alcool, os mesmos 100 km com GNV, pegando um preço médio desses combustíveis????
Otávio Luiz
28/01/2009, 09:34
A gasolina/álcool é vendida em litros. Aqui em Curtiba o álcool está em média R$ 1,50. O GNV é vendido em metro cúbico, média de R$ 1,60. Quando você chega no posta pra abastecer de GNV você não pede pra por 10 litros, mas 10 metros cúbicos. Ou então manda por 20tão, que dará 13 litros (álcool/gasolina) ou 12 metros cúbicos (GNV).
Se a viatura faz 10 km/l, R$ 0,15 o quilometro rodado no álcool. Se faz 10 km/m³ R$ 0,16.
Na minha viatura faz 4 km/l no álcool, custo de R$ 0,38 o quilometro rodado e 8 km/m³, custo R$0,20.