Conectar

Ver Versão Completa : problema fantasma

zamboni
22/01/2009, 10:05
Defeito na cherokee sport 4.0
Tenho um problema de mau funcionamento no motor, que os mecanicos não conseguem descobrir . Quando está frio (quando passa no minimo uma 8 horas parado)ao ligar ele funciona normal , até atingir a temperatura normal de funcionamento (por volta de 90º) dai por diante ele começa subir e descer a rotação e perder a força (como se estivesse no final da gasolina), se desligar ele durante 20 minutos o problema desaparece ,o restante do dia funciona normalmente. Se alguem souber uma solução gostaria de uma ajude .

Luiz Carlos Moreira
23/01/2009, 12:13
Zamboni, pelos seus relatos esta me parecendo sonda lambda, pois com o motor frio ela funciona, depois começa a travar e o motor fica sem marcha lenta, falhando, sem desempenho e gastando barbaridade, pois ela passa informações erradas de mistura para o módulo, e assim ela pode ficar muito rica ou muito pobre. Eu aposto na sonda antes do catalizador , que é a que mais dá poblemas por ela ser mais exigida. A sonda depois do catalizador apenas faz algumas correções.
A sonda lambda é um sensor que deve ser trocado a cada 30.000 pois sua vida util começa a diminuir, ficando mais "lerda" no envio de informações para o módulo, alterando o consumo e desempenho do motor, chegando até a travar (acho que é seu caso).
Seu mecânico não tem raster? Ou se tiver talvez não esteja atualizado.
Agora se ele não tiver raster, sugiro que mude de mecânico, pois hoje em dia a maioria dos problemas envolve a parte eletrônica e sem esse equipamento fica dificil detectar.
espero ter ajudado.:grin:

zamboni
23/01/2009, 15:57
Já mudei de mecanico 3 vezes , par ver se algum deles decobria o defeito , no raster acusa que esta funcionando bem a sonda ,
esta sem o catalizador , na emissão co² esta tudo ok , há um tempo
atras foi trocado o chicote da sonda , pois o mesmo estava meio queimado , troquei tambem os bicos injetores pelos da 2001 ,teve um mecanico que tinha outra cherokee para na oficina , ele foi tirando peças por peça da injeção da outra e botando na minha e disse que não conseguiu saber qual o problema .

BlackJeff
26/01/2009, 08:23
Já mudei de mecanico 3 vezes , par ver se algum deles decobria o defeito , no raster acusa que esta funcionando bem a sonda ,
esta sem o catalizador , na emissão co² esta tudo ok , há um tempo
atras foi trocado o chicote da sonda , pois o mesmo estava meio queimado , troquei tambem os bicos injetores pelos da 2001 ,teve um mecanico que tinha outra cherokee para na oficina , ele foi tirando peças por peça da injeção da outra e botando na minha e disse que não conseguiu saber qual o problema .

Fui assombrado pelo censor de rotação, 3 meses parada... no inicio era como vc conta, só pifava depois de quente, mas depois pifava até fria. No aparelho não acusava esse erro e foi brabo achar. se for esse censor 400 pilas resolve tudo.:concordo:

zamboni
26/01/2009, 11:15
Obrigado pela dica , vou tentar trocar , para ver se para o defeito.

zamboni
03/03/2009, 16:39
Já Troquei Todas As Peças Da Injeção E O Problema Não Acabou , Agora Só Falta Abrir O Chicote E Ver Se Não é Problema Em Algum Fio . Se Alguem Tiver Alguma Dica , Gostaria Que Me Passasse.

Rones Jr
03/03/2009, 17:05
veja se não tem nenhum fio do chicote enconstado em alguma parte quente (coletor, bloco, etc)...tinha um Niva que deu um problema parecido...na bobina...era um danado do chicote da ignição encostado no bloco, entre este e a parede corta fogo.

Roger XJ
16/04/2009, 09:27
Quando vi o título do tópico me senti em casa...

Minha Grand Cherokee Limited 1995 está com um problema parecido, mas ao contrário: quando está fria fica péssima, assim que esquenta melhora mas não fica 100%. Engasga, parece que faltam 2 cilindros e a luz do Check Engine acende com código 27 (problemas de injeção).

Exatamente como o Zamboni, já passei por 3 mecânicos, sem conseguir descobrir qual é o bendito problema.

Já troquei velas, bomba de combustivel, verifiquei os cabos, bicos, e o 2o. e o 3o. mecanicos falaram que só pode ser o módulo de injeção. Ok, mexeram no módulo, revisaram de tudo q é jeito, colocaram de volta e problema persisite. Hoje vai fazer um mês que está com o 3o. mecânico, e ele desisitiu (e eu desisti dele também). Vou buscar o carro hoje a tarde.

O carro está parado faz 60 dias.

Me disseram que não era o chicote...realmente, não sei o que fazer mais.

E aí, Zamboni, no final conseguiu descobrir o defeito? :)

zamboni
18/04/2009, 00:19
Caro ROGER !!!

Continuo a batalha , vou trocar mais uma vez de mecanico ,esse ultimo abriu o chicote e disse que viu um fio partido , ficou 10 dias com a xj , andou , acabou com a gosolina , disse que estava uma jóia, realmente estava se andasse em cima de um reboque . Quase fervi o motor ,pois ele deixou desconectado o ventilador , estava com a familia a noite em uma subida onde não podia parar e a temperatura chegou em 120º, e o pior a falha continua igual.
Mas eu não desisto fui numa trilha de 180 km , pra ver se a XJ parava no caminho , fui intercalando gas e gasolina ela foi perfeita, falhou só quando saiu do frio para a temperatura normal , depois disso não teve mais falha.
Se você tiver alguma solução ,não deixe de informar.

TJ+TJ
18/04/2009, 11:21
Zamboni, Desculpe o portuga, estou postando de um mac com teclado touch!

Eu ja vi alguns misterios serem resolvidos com troca de sonda, sensor de temperatura, chicote condenado e outras coisas menos provaveis, porem quando esgota a lista e o problema persiste o meca lembra da bomba de combustivel, sempre sofrida com a qualidade do combustivel, so que antes de trocar a bomba qdo o meca condena a mesma, verifique a valvula que regula a pressao na linha de combustivel, normalmente ela interfere no funcionamento da bomba e o meca não lembra antes, somente depois que vc ja gastou com a bomba e não resolveu o misterio.

Furtuoso
18/04/2009, 14:01
Zamboni, já experimentou fazer a limpeza das borboletas?
A minha XJ estava com estas características e zerou a pane...

zamboni
20/04/2009, 10:22
Já foi verificado bomba e regulador de pressão , esta danda entre 4,5 e 5,5 bar (pressão boa ) quanto os componentes da injeção ,foram trocados todos por um de uma cherokee qua estava funcionando perfeitamente (foram trocados de um em um para ver se descobria o defeito )e mesmo assim continua o defeito da minha.

zamboni
20/04/2009, 10:31
Furtuoso , a sua fazia esse defeito quando chegava em 90º ?
a minha só apresenta o defeito quando chega a 90º , mas só se o motor for ligado pela primeira vez e estiver completamente frio . na segunda partida com ele quente ou quase frio , não apresenta mais o defeito .quando começa o defeito se eu desligar o motor e esperar uns 20 minutos ele desaparece , quando acontece o defeito dá para sentir um forte cheiro de gasolina que não é queimada saindo pelo escapamento .

cao
20/04/2009, 16:34
Zamboni,

Vai na sonda... soh pode ser ela ou o seu meca estah te enrolando>

Abs

Cao

zamboni
22/04/2009, 10:40
CAO ,

A sonda da minha diz o mecanico ser do palio , para testar botei uma original da xj e ficou na mesma .

Rones Jr
22/04/2009, 13:46
cara....já passou no sacenner da autorizada? Parece q não vai ter como fugir..

Pablo.pinto2007
26/04/2009, 21:37
Olá Caro Zamboni, quem lhe escreve é o Pablo do Renegados Off Road, amigo do Víctor...
Cara eu sei que pode não ter nada a ver, mas eu tive um gol 16V que tinha esse mesmo problema por duas vezes e em uma delas eu quase desisti do carro, pois o meca não descobriu o que era, até que por fim, ele retirou pra ver o sensor de temperatura da água que alimenta o módulo de injeção, não sei por que, tinha acabado de trocar, por isso o meca nem deu bola pra ele, mas era o danado. Quase que abro o motor do carro pensando ser coisa mais séria...
Vai a dica, ou é o sensor da temperatura, ou a lambda que mesmo sendo trocada não deve estar alimentando o módulo direito, por algum defeito que pode ser até na própria peça!
Espero não ter falado muita besteira, mas vai a dica mesmo assim, e espero que solucione logo o seu problema e que vá em nossos passeios!
Abração!

Juliano Nitsch
26/04/2009, 23:33
Olá...

Tudo isso aí q o pessoal falou tem nexo e eu recomendaria a mesma coisa, agora c vc já fez tudo isso e o problema continua pode ser a central... existe alguns casos em q a temp. do motor influência nos componentes internos como diodos, resistors, etc, devido a uma falha na resina q protege esses componentes, mas aí só abrindo pra ver. Outro problema poderia ser uma falha no próprio chip onde fica armazenado os parâmetros de funcionamento, porém esses dois problemas q citei vc pode matar tentando trocar a central, não consegue uma pra teste ??
Uma minuciosa procura por fios com mau contato é essêncial, principalmente onde vc mora, pois tem o fator "maresia" !!

E o sensor MAP, tá em ordem ?? Não tem possíveis entradas de ar falso ?? Válvulas com problemas ??
O atuador da marcha lenta, tá em ordem ?? O problema da minha era esse, os sintomas eram marcha lenta oscilando e estouros, coloquei um similar da linha VW e blz.

Outra coisa, cada vez q trocar um sensor zere a memoria da central !! Desconecte os cabos da bateria e encoste um ao outro.

Bom é isso aí, espero ter ajudado... boa sorte e muita paciência !!

zamboni
27/04/2009, 09:24
Pablo

não deixo de ir nos passeios nem com esse defeito , quando ele se apresenta eu passo para o gas e continuo normal , depois de um tempinho volto para a gasolina e fica tudo normal.
O ultimo mecanico que levei , não sei se conhece o zé filho , é excelente em parte eletrica e tem uma xj igual a minha , para tentar descobrir o defeito foi passado de uma em uma todas as peças da injeção , da dele para a minha ,até mesmo a central e não houve qualquer alteração no defeito .

Rones Jr
27/04/2009, 09:57
opa!!!.....se passa pro GNV e funciona....sei não....parece algo na alimentação....comece pela bomba (ela pode estar travando depois de um tempo) e venha seguindo até os bicos.

Luiz Carlos Moreira
27/04/2009, 10:18
opa!!!.....se passa pro GNV e funciona....sei não....parece algo na alimentação....comece pela bomba (ela pode estar travando depois de um tempo) e venha seguindo até os bicos.

Com certeza não é a bomba, pois as informações da sonda não vão para o módulo quando o carro está funcionando em GNV.
Acho que o Pablo esta certo ! o problema deve ser o sensor de temperatura. Bem, se fosse voce, eu esperimentaria trocar pois é uma peça relativamente barata.

Juliano Nitsch
27/04/2009, 11:04
Já tentou isolar a parte da instalação do GNV pra confirmar c o defeito continua ??

Té mais...