PDA

Ver Versão Completa : Amortecedor para Band



Rafa Band96
04/10/2004, 13:27
Galera,

O que vcs tem usado (marcas) nos amortecedores de suas bands?
Alguem aqui já sentiu uma boa diferença (conforto, estabilidade etc...) na troca de um tipo de amortecedor para outro?


Abrass,

Maurício C Oliveira
19/11/2008, 23:22
Caros Amigos,

Sou calouro no mundo das Bands, recentemente comprei uma Band Longa ano 96/97 (BJ50L-VB) e agora pretendo trocar os amortecedores. Estou tentando identificar quais dos modelos de amortecedores pressurizados (com gás) são adequados. O representante Rancho no Brasil (Monroe) e o lojista Garra4x4 recomendam o uso das marcas Rancho ou Procomp, porém apenas para Bands fabricadas até 93.

Tentando entender o porquê dessa orientação, busquei saber na Cofap o tamanho dos amortecedores originais das Bands e constatei que na dianteira não houve alteração, os amortecedores das Bands .../93 são praticamente do mesmo tamanho das Bands 94/... (aberto 510mm e fechado 307mm). Entretanto, uma mudança significativa ocorreu na traseira.

As Bands tipo jeep, a partir de 18/04/94, passaram a ter amortecedores traseiros parecidos com as Bands do tipo pick-up, tendo tamanho aberto e fechado bem diferentes dos anos anteriores: Bands .../93 (traseira) – aberto 510 mm e fechado 307 mm; Bands 94/... (traseira) – aberto 569mm e 359mm fechado.

Os amortecedores pressurizados de tamanho aproximado aos originais e fáceis de encontrar no mercado brasileiro são:

O amortecedor RS 999113 (Rancho) tem 509mm aberto e 337mm fechado.
O amortecedor ES 920500 (Procomp) tem 523mm aberto e 323mm fechado.
O amortecedor ES 922500 (Procomp) tem 573mm aberto e 348mm fechado.

Com essas informações, estou tendendo a instalar os amortecedores da ProComp, o ES920500 na dianteira e o ES 922500 na traseira.

Esta configuração é adequada? Existem outras opções de fácil comercialização? Quem usa Rancho em Bands 94/... aplica o modelo RS 999113 na traseira sem problemas?

Agradeço a atenção de todos,

Abraços,
Maurício Oliveira

Elmer_Jeep
20/11/2008, 16:29
Tem também o GL12343 Cofap Turbogás trazeiro da Ranger até 97, muito usados e aprovados nos CJs com suspensão de Band. Eu mesmo ja usei e recomendo.

As medidas são aproximadamente 58cm aberto X 36cm fechado.

E tem também na versão Cofap Rally, são na cor preto com coifa laranja.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=54632&d=1149906754

Algumas informações sobre o modelo Rally: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=151751#post151751

[]'s

Torezan
20/11/2008, 16:30
Alguém sabe me informar os valores dos amortecedores citados acima?
Conforme já discutido em outro tópico aqui, penso em instalar amortecedores do tipo joelho, mas não tenho informações sobre os mesmos, algém pode me ajudar?
Abraços,

Maurício C Oliveira
20/11/2008, 18:14
Rafa,


Vou experimentar o amortecedor pressurizado por entender que esta tecnologia proporciona um grande salto de qualidade em relação a tecnologia hidráulica (convencionais). Busco maior estabilidade, conforto, durabilidade e segurança. Existem vários tópicos no Fórum com depoimentos de colegas indicando uma significativa melhora nestes quesitos com o uso dos amortecedores pressurizados, vale a pena pesquisar.


No link www.mmcofap.com.br você poderá acessar o “Download Clínicas Técnicas” e ler as dicas sobre Amortecedores Turbogás da Cofap. Acho que poderá explicar as diferenças básicas entre as tecnologias.


O amortecedor da Cofap (GL12.343) é bem mais barato (+/- R$90,00 cada um), os amortecedores da Procomp são +/- R$ 210,00 cada e da Rancho +/- R$300,00. Porém, isso depende do valor do dolar do momento.


Não conheço um modelo nacional (Cofap, Monroe, Nakata ou outro) pressurizado adequado para dianteira da Band. Alguém conhece?


Abraço,
Maurício Oliveira

Elmer_Jeep
20/11/2008, 18:15
Torezan. Não perca seu tempo nem grana com esses amortecedores tipo joelho.

Pesquisa no fórum por OMP ou AMORTECEDOR MECANICO.

Na minha assinatura tem um link pra ajudar na pesquisa.

[]'s

Bernardo Hoelz
20/11/2008, 20:02
Tem também o GL12343 Cofap Turbogás trazeiro da Ranger até 97, muito usados e aprovados nos CJs com suspensão de Band. Eu mesmo ja usei e recomendo.

As medidas são aproximadamente 58cm aberto X 36cm fechado.

E tem também na versão Cofap Rally, são na cor preto com coifa laranja.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=54632&d=1149906754

Algumas informações sobre o modelo Rally: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=151751#post151751 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=151751#post151751)

[]'s


Mtos donos de band dos toyoteiros usam e recomendam esse tipo de amortercedor da ranger.

Abraços

Francisco Bicalho
21/11/2008, 12:34
Esse GL12343 Cofap Turbogás da Ranger eu instalei no meu Bandeirante, e fiquei muito satisfeito com o resultado. Acho que paguei R$ 72 cada num bolo que o Ney Sassaki fez nos velhos tempos que acessava o toyoteiros.

Acho uma opção boa para quem não quer gastar muito dinheiro.
Chico

guilhermeabreu
21/11/2008, 13:18
RAFA BAND96

Tenho um ENGESA que mudei os amortecedores origuinais pelos do 1113 .

Olhando aqui no forum do ENGESA tem uma tabela das especificações de alguns amortecedores , e achei 2 que vc poderia usar tb , não qual é a pressão destes da RANGER que recomendaram , mas os traseiros da F-1000 turbogás tem 508 cm aberto e 310 fechado e pressão de 310 N a compressão e 3.400 N a extensão , e os traseiros do F-4.000 REPOWERING tem 596 cm aberto , 361 cm fechado e 680 N a extensão e 4.460 N a compressão , estes são os mais duros com estas medidas , acredito que resolveria muito bem a estabilidade e a torção da carroceria com eles .

Os do 1113 que coloquei no meu ENGESA melhorou muito o balanço do mesmo , mas qdo acabar os traseiros , vou colocar estes traseiros REPOWERING do F-4.000 . lembrando que estes do 1113 não caberia na BAND pq são muito compridos , mas este traseiro do F-4.000 , acho vai caber certinho .

ABRAÇO

Elmer_Jeep
21/11/2008, 13:44
Guilherme, sem desmerecer a dica mas o comportamento de molas helicoidais é diferente do comportamento de feixes, portanto amortecedores com mais carga irão deixar a band mais desconfortável.

[]'s

Torezan
21/11/2008, 13:58
Torezan. Não perca seu tempo nem grana com esses amortecedores tipo joelho.

Pesquisa no fórum por OMP ou AMORTECEDOR MECANICO.

Na minha assinatura tem um link pra ajudar na pesquisa.

[]'s

Já conheço e já postei neste tópico, mas o que você quer dizer com: "Não perca seu tempo nem grana com esses amortecedores tipo joelho"? Por acaso não funcionam corretamente ou não têm vida útil adequada?
Pensei neste modelo por ter a opção de regular a dureza ou maciez na abertura e no fechamento, opção esta muito útil para as picapes (meu caso) que ora rodam vazias, ora carregadas.
Alguém me ajuda?
Abraços,

guilhermeabreu
21/11/2008, 14:02
ELMER JEEP

Valeu pelo esclarecimento .

ABRAÇÃO

elvis
11/12/2008, 15:29
tem Também O Gl12343 Cofap Turbogás Trazeiro Da Ranger Até 97, Muito Usados E Aprovados Nos Cjs Com Suspensão De Band. Eu Mesmo Ja Usei E Recomendo.

As Medidas São Aproximadamente 58cm Aberto X 36cm Fechado.

E Tem Também Na Versão Cofap Rally, São Na Cor Preto Com Coifa Laranja.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=54632&d=1149906754

Algumas Informações Sobre O Modelo Rally: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=151751#post151751

[]'s

Fala Elmer! Me Diz Uma Coisa! Esses Amortecedores Da Ranger, Para Colocar Na Band Precisa Mudar O Ponto De Fixação?
E Pelo Que Li São Os 4 Trazeiros Tanto Na Frente Como Atrás Certo? Valeu!

Elmer_Jeep
11/12/2008, 16:03
Cara, não sei te dizer se cabe certinho, eu recomendei o uso deles porque na mensagem #2 o cara queia instalar 4 rancho com medidas aproximadas, dê uma olhada na pagina anterior que tem o comentário de outro forista que utilizou eles na band.

[]'s

FelipeSekon
12/12/2008, 11:10
Alguem utiliza amortecedores adicionais na frente e na traseira? Ja vi bands com um par a mais na frente e na traseira e gostaria de saber se realmente vale a pena investir nisso. E quais seriam os amortecedores adequadros? Se poderem enviar uma foto do esquema ficaria agradecido.

bebetobandeira
03/01/2009, 10:59
Alguem utiliza amortecedores adicionais na frente e na traseira? Ja vi bands com um par a mais na frente e na traseira e gostaria de saber se realmente vale a pena investir nisso. E quais seriam os amortecedores adequadros? Se poderem enviar uma foto do esquema ficaria agradecido.


Galera:!: Tb gostaria de detalhes desses amortecedores, bem como quais os q podemos usar na frente:concordo:

Bebetobandeira.

Sergio Rocha
03/01/2009, 12:25
Cara, não sei te dizer se cabe certinho, eu recomendei o uso deles porque na mensagem #2 o cara queia instalar 4 rancho com medidas aproximadas, dê uma olhada na pagina anterior que tem o comentário de outro forista que utilizou eles na band.

[]'s

Os amortecedores traseiros da ranger antiga, cofap Gl12343, cabem perfeitamente na Band.Eu usei durante um bom tempo.

[]':concordo:

bebetobandeira
04/01/2009, 08:18
GALERA, pra frente da BAND qual o AMORTECEDOR adequado?

By.

Bebetobandeira.

Ney_Niteroi II
08/01/2009, 11:25
WALDIZÃO (Itaboraí) está ofertando:

MONROE 54435 (dianteiro): R$ 155,00 o par

MONROE 54421 (traseiro): R$ 150,00 o par

estes amortecedores são bons? Vale a pena? o COFAP é melhor?

sds

junior888
26/12/2012, 20:26
ressuscitando o tópico... alguem saberia me dizer de que veiculo seria o amortecedor cofap L129157291?? pois tenho na trazeira da band...

Elmer_Jeep
27/12/2012, 10:13
essa referencia ta muito longa, na band tem o L-12915 e L-12916.

junior888
27/12/2012, 10:39
essa referencia ta muito longa, na band tem o L-12915 e L-12916.
nao teria nem ideia de que veiculo seria esse amortecedor entao?

Colepicola
27/12/2012, 10:46
Esse GL12343 Cofap Turbogás da Ranger eu instalei no meu Bandeirante, e fiquei muito satisfeito com o resultado. Acho que paguei R$ 72 cada num bolo que o Ney Sassaki fez nos velhos tempos que acessava o toyoteiros.

Acho uma opção boa para quem não quer gastar muito dinheiro.
Chico
Serve para dianteira da pick-up 86, desde já grato.

Colepicola
27/12/2012, 10:56
Serve para dianteira da pick-up 86, desde já grato.
Achei na Jocal por 160,00 reais, no mercado livre tá muito baixo o preço (laranja madura na beira da estrada tá bixada).

Marcio Martin
16/01/2013, 12:09
Qual a diferença dos amort. band 12915 / 12916 para os Ranger GL 12343 para uso no CJ, ficará mais duro?

birawc
07/11/2014, 10:50
Ola meus companheiros, pretendo trocar os amortecedores da minha Band estou com uma duvidas quais destes devo instalar levando em conta o custo beneficio, OffShox série 5, ou os Rancho, alguma sugestão.

birawc
10/11/2014, 10:08
Alguma opinião alguém usa o OffShox série 5, ou os Rancho, so falta os amortecedores para tentar corrigir a band esta muito passarinheira fica uma condução insegura, o restante do conjunto esta td ok feiche de mola terminais etc.. minha configuração esta assim pneus 31x15, barra estabilizadora, amortecedor de direção, quando viajo com a família e carrego peso noto que ela fica menos instável.

nirlei
10/11/2014, 20:50
Birawc, eu uso Rancho no eixo traseiro e os Turbogás Cofap (da Ranger) no eixo dianteiro. Não tenho o que reclamar. Os Offshox não posso opinar, mas dizem ser muito bons.

Houve uma pequena melhora no conforto. Quanto a "passarinhar", dá uma olhada na suspensão, terminais de direção, aperto do para-choque, etc. A última vez que a minha ficou instável, eram as buchas fixas da suspensão (P.U.) que estavam estouradas.

Abrass.

birawc
11/11/2014, 09:22
Nirlei, na suspensão troquei todo o embuchamento dos feixes de mola e acrescentei as laminas do uno entre elas, esta tudo novo estou usando as pu amarelas, o amortecedor traseiro troquei estou usando o turbogas cofap a 2000km, terminais de direção esta tudo ok substitui somente um pois estava com folga em uma das revisões, o problema e que elas esta muito esperta andando muito pois troquei as relações recentemente p/ 12/35 e como ela apresentava este pequeno problema, agora se tornou um grande problema, não tenho a intenção de abusar da velocidade pois sei que não apresenta aquela segurança ela começa apresentar instabilidade apos os 80 ou 90 km, viajo com a família e uso diariamente ela na cidade, o que me atormenta e que temos o nosso companheiro Luis Casseiro e faço a comparação com a dele que e dois anos mais novo que a minha e praticamente tem a mesma configurações que a minha e ela não apresenta esta instabilidade.
A única coisa que ainda não substitui foi o amortecedor dianteiro por isto estou pedindo opiniões com relação aos amortecedores vc comentou que esta usando os rancho na traseira e o turbo gás na dianteira talvez eu possa começar fazendo isto comprar um par e colocar na traseira e passar o da traseira turbogas p/ dianteira, com relação aos ajustes dos ranho como vc fés este manualmente ou vc comprou o kit de controle para os ranchos, eu tenho reservatório de ar não precisaria do compressor elétrico, mas teria que ter o reto dos acessórios p/ ajustar a regulagem fico no aguardo e obrigado pela ajuda.
Abçs.

hercilio.neto
11/11/2014, 10:25
birawc,
Com a configuração que voce tem na Band, não era para passarinhar.
O sistema original de direção da Band apresenta uma pequena folga característica do projeto, nada que comprometa a segurança.
Voce pode estar com problema de caster, alinhamento (convergência) ou algum outro problema de geometria.
No Imortal eu usava jumelos maiores nas molas traseiras e isso interferia no caster (na Band curta esse efeito é maior). Corrigi colocando jumelos iguais.

birawc
11/11/2014, 11:37
Hercilio, tudo verificado alinhamento conferido e p/ ter certeza lei em dois lugares que geralmente prestam serviços para mim e mexem com caminhões e veiculos médios e estava tudo ok só precisei trocar um terminal de direção, mas depois da troca retornei para conferir e estava td ok, balanceamento da rodas tudo ok, o sistema de direção esta perfeito sem nenhuma folga, talves eu leve para verificar novamente mas pretendo primeiro trocar os amortecedores dianteiro os quais eu não sei a quanto tempo ja estão instalados na Band.

Fband
11/11/2014, 11:51
Hercilio, tudo verificado alinhamento conferido e p/ ter certeza lei em dois lugares que geralmente prestam serviços para mim e mexem com caminhões e veiculos médios e estava tudo ok só precisei trocar um terminal de direção, mas depois da troca retornei para conferir e estava td ok, balanceamento da rodas tudo ok, o sistema de direção esta perfeito sem nenhuma folga, talves eu leve para verificar novamente mas pretendo primeiro trocar os amortecedores dianteiro os quais eu não sei a quanto tempo ja estão instalados na Band.

Birawc,

Segue meus 0,01 cents de contribuição.

Entre os rancho e off shox sem sombra de dúvida iria de off shox.
Eles são um pouco mais caros, 40, 50%, mas valem a pena.
Os amortecedores off shox tem garantia de 5 anos e ainda não são reguláveis, calibráveis e reparáveis !
São especificamente regulados para o uso que você fará deles ! Entra em contato com o pessoal da Off shox !

Esses amortecedores já estão na lista de futuros upgrades, mas ainda não po$$o.

Abs

DeMelo
12/11/2014, 18:46
Hercilio, tudo verificado alinhamento conferido e p/ ter certeza lei em dois lugares que geralmente prestam serviços para mim e mexem com caminhões e veiculos médios e estava tudo ok só precisei trocar um terminal de direção, mas depois da troca retornei para conferir e estava td ok, balanceamento da rodas tudo ok, o sistema de direção esta perfeito sem nenhuma folga, talves eu leve para verificar novamente mas pretendo primeiro trocar os amortecedores dianteiro os quais eu não sei a quanto tempo ja estão instalados na Band.



Vc já colocou barra estabilizadora dianteira e trocou o pino cônico da direção por um rolamentado?

birawc
12/11/2014, 21:42
Sim coloquei barra estabilizadora, quanto ao pino conico da direção não troquei pois a mesma estava ok sem folga, o que vc recomenda?
Abs.

birawc
12/11/2014, 21:52
Demelo, respondi sem pensar, a um ano troquei o suport do braço auxiliar da direção compreto com bucha e pino o qual adiquiri na casa da transmissão, mas acho que este não e rolamentado.
Suporte do braço auxiliar da direção toyota bandeirantes, completo com bucha e pino. - Casa da Transmissão 4x4 (http://www.casadatransmissao4x4.com.br/direcao/140-suporte-do-braco-auxiliar-da-direcao-toyota-bandeirantes-completo-com-bucha-e-pino.html) .

birawc
14/11/2014, 15:41
achei estes racho foi o menor preço ate agora, Jipecamp Oxford Comercio de Peças Ltda (http://www.oxfordbr.com.br/conteudo.php?modulo=140&campo=44&opcao=285),
Amortecedor RS9113 Toyota Diant/Tras Rancho (http://www.oxfordbr.com.br/conteudo.php?cont=936&modulo=140)
Preço R$ 370.00 (http://www.oxfordbr.com.br/_of/funcoes/of_d_funcoes.php?inserir_cesta=8917)

nirlei
14/11/2014, 16:14
Birawc, se você usa jumelo original, esse serve. Se usa jumelo maior (alto), esse não dá. Aí tem que ser o RS999118.

Abrass.

birawc
14/11/2014, 17:21
Eu uso o alto, valeu Nirlei abç.

birawc
19/11/2014, 17:46
Nirlei, e possível fazer o ajuste no rancho sem os controles, pois os mesmos estão em falta achei somente sem fio mas esta muito caro, estou quase pendendo para eles pois os mesmos proporcional ajuste que eu posso fazer.

nirlei
19/11/2014, 20:14
Dá sim. Os amortecedores são os mesmos. O problema é que terá que se enfiar debaixo da viatura para fazer a regulagem. Depois de testar, eu achei uma que ficou razoável na cidade, na estrada e no off-road (acho que a 6 ou 7). Não mexi mais.

Abrass.

birawc
20/11/2014, 11:52
Nirlei, uso jumelos altos só na traseira eles são 3cm maiores comparando com os originais, não notei uma diferença muito significativa quando troquei, mesmo assim vc aconselha eu usar os rancho 999118, achei na Jipecamp Oxford Comercio de Peças Ltda (http://www.oxfordbr.com.br/conteudo.php?cont=493&modulo=142) , por 380,00, se for estes comprarei para a traseira, e vou colocar o turbo gas que esta na traseira na frente como vc fés e ver no que vai dar.

nirlei
20/11/2014, 16:41
Birawc, pra não errar, o mais correto é medir o curso da sua suspensão (aberta e fechada) e comparar com o curso do amortecedor.

Abrass.