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Ver Versão Completa : Módulo da tração 4x4 Troller.



Ronaldo Armond
21/01/2009, 18:00
Caros foristas, vejam se podem me ajudar: Tenho um troller 2005, que sofreu uma "inundação" durante dois dias, com agua na altura das portas. Depois disto, nâo consegui mais acionar a reduzida ou mesmo a traçâo. Foi dado o diagnóstico: perda do módulo... Será que tenho alguma opção, ou vou ter que me submeter aos preços da concessionárias?
Obrigado, Ronaldo.

ojaneri
21/01/2009, 18:28
Caros foristas, vejam se podem me ajudar: Tenho um troller 2005, que sofreu uma "inundação" durante dois dias, com agua na altura das portas. Depois disto, nâo consegui mais acionar a reduzida ou mesmo a traçâo. Foi dado o diagnóstico: perda do módulo... Será que tenho alguma opção, ou vou ter que me submeter aos preços da concessionárias?
Obrigado, Ronaldo.

Opções você tem sim, vamos lá:

1) Passar o sistema para manual. Procure no fórum que tem mais informações sobre isso.

2) Tentar reparar. Entre em contato com:
Moacyr Henrique Nogueira Horta - técnico em eletronica
telefones (0xx31) 9105-5741 e 3371-4278Preço do conserto (em média): R$ 400,00.

BoaTrilha
21/01/2009, 18:44
amigo, desculpe até minha ignorancia



mas eu não sabia ou nunca soube que troller tem modulo para tração.
esse modulo gerencia o que?

que seu saiba (e notasse que eu não sei quase nada) existe somente um motor eletrico na t-case que acopla ou desacopla o serviço, não é isso? será que não é ele que está parado?

pelo menos a meu entender, minha explorer funciona assim e o troller tbm.


se eu falei besteira desculpe, ....fico até grato por mais informações sobre
Abraços

JapaTroller
22/01/2009, 09:00
Carlos esse modulo fica debaixo do painel do lado do passageiro!!! O meu eu tive problemas tb, um tecnico em eletronica arruma, num precisa comprar um novo naum! Esse modulo até onde sei ele que comanda a ligação da tração, por exemplo, se vc não estiver com o pé na embreagem e freio ele não deixa a reduzida ser engatada, axo que serve a grosso modo falando como uma proteção!!!! Abraços

BoaTrilha
23/01/2009, 12:37
Carlos esse modulo fica debaixo do painel do lado do passageiro!!! O meu eu tive problemas tb, um tecnico em eletronica arruma, num precisa comprar um novo naum! Esse modulo até onde sei ele que comanda a ligação da tração, por exemplo, se vc não estiver com o pé na embreagem e freio ele não deixa a reduzida ser engatada, axo que serve a grosso modo falando como uma proteção!!!! Abraços


muito interessante, 1 ponto a mais pro troller, pois a meu ver isto é um bom item de segurança

acredito que a explorer não tenha isto, uma vez que é auto e não tem embreagem....

de qualquer forma vou acompanhando este topico para me informar mais...
Abraços e obrigado pela aula

Riuzim
15/02/2009, 22:45
Opções você tem sim, vamos lá:

1) Passar o sistema para manual. Procure no fórum que tem mais informações sobre isso.

2) Tentar reparar. Entre em contato com:
Moacyr Henrique Nogueira Horta - técnico em eletronica
telefones (0xx31) 9105-5741 e 3371-4278Preço do conserto (em média): R$ 400,00.

Estou adptando um sistema de mudança mecanico, e depois que iniciei fiquei sabendo que a autorizada Troller de Londrina esta vendendo um Kit p/ passar o 4x4 p/ mecanico. Alguem ja viu ou usou este Kit ?

cbridi
17/02/2009, 22:44
muito interessante, 1 ponto a mais pro troller, pois a meu ver isto é um bom item de segurança

acredito que a explorer não tenha isto, uma vez que é auto e não tem embreagem....

de qualquer forma vou acompanhando este topico para me informar mais...
Abraços e obrigado pela aula

A Explorer tem, assim como a Ranger, na Ford é também conhecido como módulo GEM. Somente deixa entrar o 4x4 High se a velocidade for inferior aos 90 Km/h e somente aciona o 4x4 Low quando a velocidade for inferior aos 5 Km/h (praticamente parado). Na Ford, além da tração, controla várias outras coisas, como temporizador do limpador de para-brisa, luz de teto, etc...

[]'s

Advolouco
19/02/2009, 13:10
E ai turma, blz, sou novo no forum como membro, mas ja acompanho faz um tempão, e agora estou com problemas no meu modulo tb, queria modificar para mecanica, no lugar da eletrica, ja vi um modelo aki, mas não acho que seja muito viavel, será quer teria mesmo um kit vendido em londrina? alguem mora por perto para procurar saber e postar por aki, preciso de uma ajudinha ai turma, ou entao onde compro outro modulo, o meu foi para o saco, ja era ele, preciso resolver logo, as trilhas estao chegando!!!!!:grin::grin::grin::grin::grin::grin:


Abraços e espero noticias:dance::dance::dance::dance:

Riuzim
19/02/2009, 21:32
E ai turma, blz, sou novo no forum como membro, mas ja acompanho faz um tempão, e agora estou com problemas no meu modulo tb, queria modificar para mecanica, no lugar da eletrica, ja vi um modelo aki, mas não acho que seja muito viavel, será quer teria mesmo um kit vendido em londrina? alguem mora por perto para procurar saber e postar por aki, preciso de uma ajudinha ai turma, ou entao onde compro outro modulo, o meu foi para o saco, ja era ele, preciso resolver logo, as trilhas estao chegando!!!!!:grin::grin::grin::grin::grin::grin:


Abraços e espero noticias:dance::dance::dance::dance:

A empresa chama Ação 4x4, e o fone é (043) 33234666. Informe-se e depois coloque aqui sua impressão.
Abs.

srgrande
22/02/2009, 20:35
E ai turma, blz, sou novo no forum como membro, mas ja acompanho faz um tempão, e agora estou com problemas no meu modulo tb, queria modificar para mecanica, no lugar da eletrica, ja vi um modelo aki, mas não acho que seja muito viavel, será quer teria mesmo um kit vendido em londrina? alguem mora por perto para procurar saber e postar por aki, preciso de uma ajudinha ai turma, ou entao onde compro outro modulo, o meu foi para o saco, ja era ele, preciso resolver logo, as trilhas estao chegando!!!!!:grin::grin::grin::grin::grin::grin:


Abraços e espero noticias:dance::dance::dance::dance:

Caros,
Pelo que eu saiba o que esta disponivel em Londrina é o sistema original, usado nos Trollers Militar e de Rali, cuja caixa de transferencia tem ancionamento mecanico.
O telefone postado anteriormente está correto e o contato é com Carlito/Rogerio, profissionais sérios no que fazem.
Inclusive desenvolveram um produto usado em todo o estado pela COPEL, empresa paranaense de energia eletrica.
www.acao4x4.com.br

leimann
11/08/2015, 08:28
Bom dia! alguem sabe me dizer se o modo 4x4 funciona porém a reduzida não, significa que o motor de acionamento elétrico esta bom? ele é responsavél pelas duas funções certo? (troller 2005)
O led 4x4l e 4x4h estao acesos juntos, porém a tração ativa perfeitamente, já a reduzida não! ja conferi motor e fiação elétrica com limpeza e tudo mais, teria como pifar apenas a parte que controla a reduzida??

Walter da Camper
11/08/2015, 12:54
Experimente desconectar a bateria por uns 15 min. e depois religá-la com o seletor em 4x2.
O meu ficou com os leds acesso ao mesmo tempo e não obedecia nenhum comando. Isso aconteceu depois que havia mexido na bateria e resolvi da forma acima.



Bom dia! alguem sabe me dizer se o modo 4x4 funciona porém a reduzida não, significa que o motor de acionamento elétrico esta bom? ele é responsavél pelas duas funções certo? (troller 2005)
O led 4x4l e 4x4h estao acesos juntos, porém a tração ativa perfeitamente, já a reduzida não! ja conferi motor e fiação elétrica com limpeza e tudo mais, teria como pifar apenas a parte que controla a reduzida??

jipeiroMT
12/08/2015, 00:26
Bom dia! alguem sabe me dizer se o modo 4x4 funciona porém a reduzida não, significa que o motor de acionamento elétrico esta bom? ele é responsavél pelas duas funções certo? (troller 2005)
O led 4x4l e 4x4h estao acesos juntos, porém a tração ativa perfeitamente, já a reduzida não! ja conferi motor e fiação elétrica com limpeza e tudo mais, teria como pifar apenas a parte que controla a reduzida??

Isso é intermitente e acontece muito em troller velho ou que já viu muita água. Se for um troller novo, é problema de montagem, vedação, ou mesmo sensor defeituoso. A causa disso é um sensor de tração/velocidade que não deixa você engatar a reduzida em movimento. Quando ele falha, ele só deixa você engatar o 4x4H, pois não tem restrição no engate em movimento. A reduzida, se engatada com o carro em movimento, pode quebrar a caixa, por isso há essa verificação. Se você simplesmente eliminar esse sensor, colocando uma resistência equivalente de 300 Ohms no lugar, você não mais terá esses problemas ao engatar a reduzida, mas lembre-se de estar com o veículo parado para engatar.

Pelo sintoma que você descreveu, eu diria que é a única hipótese.

Segue o esquema para eliminação do sensor. Não compensa a troca, uma vez que é apenas um dispositivo de segurança dispensável. Você pode usar qualquer esquema de resistência que quiser, por exemplo, 3 resistência de 100 ohms. Normalmente custam centavos ou R$ 1,00. Use silicone de boa qualidade para vedar as resistências.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/56609-luzes-do-4x4-4-reduzida-post2303537.html#post2303537

Problema em motor de tração, não engata nem 4x4H nem 4x4L. Para isso, são 3 possibilidades: Defeito de fabricação (em veículos novos), ou a vedação do motor é comprometida e as escovas precisam de limpeza, ou em último caso, o motor elétrico queimou, o que é raro de acontecer - mais raro ainda seria ter um problema no módulo. Nesse caso, você pode engatar a tração retirando o motor e usando um alicate manualmente na caixa de transferência, algo bem simples e fácil. O preço do motor, da última vez que consultei, chegava a 1000 reais. Existem engates mecânicos Faça-Você-Mesmo, outros simples de R$ 500,00 e outros mais complexos de R$ 1800,00. Fica a critério a escolha.

amonluna
12/08/2015, 12:30
A causa disso é um sensor de tração/velocidade que não deixa você engatar a reduzida em movimento. Quando ele falha, ele só deixa você engatar o 4x4H, pois não tem restrição no engate em movimento.

Olá JipeiroMT, c tem certeza disso? pergunto porq o meu parou de funcionar tudo, então se isso for verdade meu problema não é o sensor de velocidade.



Problema em motor de tração, não engata nem 4x4H nem 4x4L. Para isso, são 3 possibilidades: Defeito de fabricação (em veículos novos), ou a vedação do motor é comprometida e as escovas precisam de limpeza, ou em último caso, o motor elétrico queimou, o que é raro de acontecer - mais raro ainda seria ter um problema no módulo.

Meu mecânico recentemente tava com um troller com o mesmo sintoma do meu, tinha dado pau no sensor de velocidade e num sensor q existe dentro do próprio motor, o motor dele funcionava na bancada, mas quando botava no carro não. Parece q dentro do motor existe uma trilha sobre um disco de cerâmica q serve de sensor de posição do motor e se esse sistema der pau o motor pode estar 100% ok mas não funciona.

Ainda não parei meu carro p/ testar, mas o motor foi retirado e na bancada funciona, porém se oq você falou acima for verdade o meu deve estar com esse mesmo problema na trilha do disco de cerâmica, se for isso mesmo vou botar a tração Carraro, pois não deve ter como trocar só esse disco, vou ter q trocar o motor inteiro e não vale a pena.

Abraço e obrigado pela ajuda!

jipeiroMT
12/08/2015, 21:57
Olá JipeiroMT, c tem certeza disso? pergunto porq o meu parou de funcionar tudo, então se isso for verdade meu problema não é o sensor de velocidade.




Meu mecânico recentemente tava com um troller com o mesmo sintoma do meu, tinha dado pau no sensor de velocidade e num sensor q existe dentro do próprio motor, o motor dele funcionava na bancada, mas quando botava no carro não. Parece q dentro do motor existe uma trilha sobre um disco de cerâmica q serve de sensor de posição do motor e se esse sistema der pau o motor pode estar 100% ok mas não funciona.

Ainda não parei meu carro p/ testar, mas o motor foi retirado e na bancada funciona, porém se oq você falou acima for verdade o meu deve estar com esse mesmo problema na trilha do disco de cerâmica, se for isso mesmo vou botar a tração Carraro, pois não deve ter como trocar só esse disco, vou ter q trocar o motor inteiro e não vale a pena.

Abraço e obrigado pela ajuda!

Eu nunca reparei nesse disco de cerâmica não. Se puder, posta umas fotos explicando melhor. Todas as vezes que mexi com isso em troller ou ranger meu ou de amigos, resolvi substituindo o sensor por resistências ou limpando internamente as escovas do motor. E sempre só vi esses problemas em veículos velhos. Nos novos, com tudo em dia, limpo e manutenção correta, pra mim não deveria acontecer. Apostaria em erro de montagem, prejudicando vedação ou algo assim. No teu lugar, não perderia muito tempo com isso não. Limpou ou substituiu o sensor e não resolveu, bota algum mecânico. É um investimento muito barato na minha opinião, que não chega nem a 1 ou 2 pneus dos 4 que trocamos periodicamente.

amonluna
15/08/2015, 21:18
Eu nunca reparei nesse disco de cerâmica não. Se puder, posta umas fotos explicando melhor. Todas as vezes que mexi com isso em troller ou ranger meu ou de amigos, resolvi substituindo o sensor por resistências ou limpando internamente as escovas do motor. E sempre só vi esses problemas em veículos velhos. Nos novos, com tudo em dia, limpo e manutenção correta, pra mim não deveria acontecer. Apostaria em erro de montagem, prejudicando vedação ou algo assim. No teu lugar, não perderia muito tempo com isso não. Limpou ou substituiu o sensor e não resolveu, bota algum mecânico. É um investimento muito barato na minha opinião, que não chega nem a 1 ou 2 pneus dos 4 que trocamos periodicamente.

Valeu JipeiroMT, concordo contigo o valor do sistema de tração mecânica vale mesmo a pena, acho q longo prazo a maioria dos troller vão ter um, o meu é dos velhinhos, acho q chegou a hora dele.

O eletricista testou o sensor pirulito com um multimetro e ele acusou 317 ohms, acho q isso significa q ele tá ok né? ele ainda testou os sensores da embreagem e do freio, todos ok, trocou 2 fusíveis qtavam ruim, testou os relês e tavam ok, segundo ele falou tem terra p/ todo lado, só não tem nenhum positovo, ele acha q foi o modulo, ele não acredita q tem um sensor dentro do motor q fala pro modulo entrar em modo de segurança...enfim de qualquer forma acho q não tem como ser alguma coisa barata, se não for o motor é o modulo, ambos custam muito mais q oq eu acho q vale pra manter um sistema eletrônico num carro feito p/ viver na lama, vou ficar um tempo usando o alicate p/ passar a tração e depois vou de Carraro ou easy.
abraço e obrigado pela ajuda!

Lucasozelame
03/03/2020, 20:56
Boa Noite ,,Pessoal


Tenho um troller 2015,troquei o motor elétrico de acionamento de 4x4 e reduzida,pois queimou,mais depois da troca nao consigo acionar a tração fica piscando no painel mais não aciona o 4x4,desconfio em problema no modulo de tração,o que posso fazer para resolver a questão do modulo??


att.Lucas

Pedro Sylvestre
07/03/2020, 14:09
Boa Noite ,,Pessoal


Tenho um troller 2015,troquei o motor elétrico de acionamento de 4x4 e reduzida,pois queimou,mais depois da troca nao consigo acionar a tração fica piscando no painel mais não aciona o 4x4,desconfio em problema no modulo de tração,o que posso fazer para resolver a questão do modulo??


att.Lucas


Fala Lucas, tudo bom?

Esse acionamento elétrico da tração do Troller é problemático mesmo. Bem, como você disse que acabou de trocar o motor elétrico e o problema persistiu, valeria a pena checar se ele foi montado corretamente. Foi você mesmo que fez o serviço ou mandou pra algum mecânico?
Acho que a solução definitiva para esses problemas com acionamento de tração é "mecanizar" o sistema com o Easy Traction (de uma olhada no vídeo do amigo Andres sobre isso: Easy Traction - Engate manual da tracao - Teste Completo - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=-pzqj_rEY4E))

wcas
24/02/2021, 15:00
Boa Noite ,,Pessoal


Tenho um troller 2015,troquei o motor elétrico de acionamento de 4x4 e reduzida,pois queimou,mais depois da troca nao consigo acionar a tração fica piscando no painel mais não aciona o 4x4,desconfio em problema no modulo de tração,o que posso fazer para resolver a questão do modulo??


att.Lucas

Lucas conseguiu resolver o problema ? Estou passando por algo parecido, meu cachorro comeu alguns fios do motor q aciona o 4x4, eu refiz as conexões testei ele estava enganando belezinha porém qdo testei na estrada de terra começou a piscar a luz indicativa do 4x4Hi como se tivesse enganando e saindo da posição. Sabe se tem algum jeito de testar os fios pra saber se focou algum mal contato? Eu soldei todas as emendas acho difícil ser um mal contado nas soldas

Cezar Luís schaefer
16/05/2021, 09:08
Bom dia minha ranger 4x4 2005 não desengatava a tração, retirei o motor da tração fiz a manutenção , testei ele fora do lugar funcionou, no local só gira para um sentido, isso me faz entender que não era propriamente no motor o problema, acredito ser algo de comando, módulo ou algum relé, alguém para dar um gelo aí.

Gabriel_Bertinatto
20/05/2021, 13:33
Bom dia minha ranger 4x4 2005 não desengatava a tração, retirei o motor da tração fiz a manutenção , testei ele fora do lugar funcionou, no local só gira para um sentido, isso me faz entender que não era propriamente no motor o problema, acredito ser algo de comando, módulo ou algum relé, alguém para dar um gelo aí.
Boa tarde Chefia
Existe um relé para o movimento no sentido horário e um para anti-horário do motor da 4x4! No manual original na parte da caixa de fusíveis tem especificado quem é quem!

Tenta inverter eles para testar se o defeito não esta no relé!
Se não parta para fiação! e demais componentes!