PDA

Ver Versão Completa : Motorzão ou não ?



Epiro
29/06/2003, 09:27
Quando comprei o meu CJ3B, há quase um ano, vários mecânicos me disseram que o estado do motor original era bom e como sou apreciador da originalidade dos jipes, embora sem fanatismo, jurei para mim mesmo que somente trocaria o motor dele, se fosse para colocar um motor muito potente, que realmente fizesse valer a pena o trabalho de trocar o motor, além do custo. Em face do que descrevi, faço algumas perguntas: É realmente necessário trocar o motor, para fazer trilhas pesadas (muito barro, travessias em água profunda, buracos, pedras etc...), como quero fazer ? qual o motor potente mais adequado para adaptar no meu Jipe ? Já me disseram que os AP 2.0 ou 1.8 seriam adequados, já que o cofre do motor é pequeno e o Jipe também, e um AP daria conta do recado perfeitamente. Isto é verdadeiro ? Pensei num FORD 302 ou num DODGE V8. Será que é demais para o CJ3B, ou dá para adaptar ?

Espero as respostas dos craques deste fórum.

Grato.

Everton.

walter.andreis
29/06/2003, 13:24
Fala Epiro,

Eu também tenho um CJ3, e realmente com o motor original dele não dá pra "brincar" de verdade nas trilhas, são apenas 60cvlinhos de potência que infelizmente deixam a desejar...
Na questão de qual motor seria o ideal para ele, poderiamos ficar um mês inteiro aqui discutindo que provavelmente não chegariamos a um denominador comum, pois existe os fanáticos por APs, os fanáticos por V6, por V8, por 4.1, por 4.9, por injeção, por carburação, e assim vai... :D :D :D
NO MEU CASO, resolvi em colocar um 4.1MPFI da Silverado... são 148cv originais,e a diferença de peso (existe) não é muuita coisa não... quanto ao tamanho dele, este sim é um ponto crítico... estou fazendo um "capuzinho" que "entra" pra dentro do jeep, em uns 8cm... na verdade poderia até ser menor mas preferi coloca-lo o mais pra tras/baixo possível, visando uma melhor distribuição do peso...
Outro motor LEGAL :D pra por no CJ3 são os V6... tanto o 4.2V6 da F250, como o 4.3V6 da S10/Blazer, ou o 4.0V6 da Ranger, sendo este último o mais difícil e $$$ de achar... os V6 são uma boa pedida pois tem um tamanho (comprimento) bastante reduzido, o que implica em menos dor de cabeça na hora de adapta-lo, além da potência que eles desenvolvem (mais de 200cv)... Já os V8, tem mais cavalo que um haras, tem muuiiito torque, porém o peso deles descompensa tudo isso :( :roll: :( ...
Quanto aos AP´s não posso dizer muita coisa pois até hoje só ví um com este motor, e nem cheguei a andar nele.... mas com certeza não deve ficar ESTÚPIDAMENTE FORTE não... além do mais quando você disse que só trocaria o original por alguma coisa MUITO POTENTE....

Bom, acho que é isso, se tiver mais alguma dúvida quanto ao câmbio, adaptação, etc, pode perguntar pois eu já estou com a mão na massa mesmo (adaptando o meu :D :D :D ), dae fica mais fácil...

[]´s

Epiro
29/06/2003, 13:48
Walter, realmente tenho que concordar contigo de que com o motor original não dá para ir muito longe, veja o que tem me acontecido: Ontem fui dar uma volta de jipe e dei uma acelerada mais forte "um pau" no jipe e comecei a ouvir um barulhão, que parecia uma rajada de metralhadora, sendo que segundo um mecânico que mora perto de casa, um biela foi pro "saco"; dias atrás notei vazamento em algumas juntas do motor, na lateral; o distribuidor é muito antigo e funciona, mas logo vai se entregar; o carburador está problemático etc... OU seja, se resolver consertar tudo isto, são R$ 200,00 daqui, mais R$ 300,00 ali etc..., quando tu vê, gastou mais do que uma adaptação bem feita, que dá mais potência, e facilidade para encontrar peças. Realmente, deixei o meu conservadorismo de lado, e já me decidi a trocar de motor...

Valeu pela resposta.

Abraços.

Everton.

walter.andreis
29/06/2003, 16:10
Epiro,
É isso ae... compensa colocar logo um motor mais novo sim, ainda mais pra faze trilhas HARD...
Porém não se esqueça que o ga$to não se restringe ao motor..
Por baixo, pode-se colocar:
:arrow: Motor
:arrow: Coxim pro novo motor
:arrow: Cambio novo
:arrow: Uma cx. de transferencia nova vai bem tamém (da band)
:arrow: Serviços de torno
:arrow: Reforço no chassis
:arrow: Molas para aguentarem o novo peso do motor

E mais algumas coisinhas.. :D :D :D :D :D
Mas o importante é não desanimar (eu que o diga hein!!!) !!!!

[]´s

Cícero Franco
29/06/2003, 17:54
Se o motor tá indo pro pau é bom trocar mesmo. O AP 1.8 é excelente. O André, aqui de Floripa, tem um no CJ dele e o bicho anda muuuuito bem. Dá prá botar motores maiores, mas aí é uma encrenca. Tem que trocar a caixa sem nem pensar, pq a caixa do CJ não agüenta o tranco. Se quiseres colocar o 250S (de opala) ou o da Silverado, vais perder espaço dentro, pois tem que deslocar a placa corta-fogo.

[]s

walter.andreis
29/06/2003, 18:34
Se o motor tá indo pro pau é bom trocar mesmo. O AP 1.8 é excelente. O André, aqui de Floripa, tem um no CJ dele e o bicho anda muuuuito bem. Dá prá botar motores maiores, mas aí é uma encrenca. Tem que trocar a caixa sem nem pensar, pq a caixa do CJ não agüenta o tranco. Se quiseres colocar o 250S (de opala) ou o da Silverado, vais perder espaço dentro, pois tem que deslocar a placa corta-fogo.

[]s

Fala Cícero,
Pelo que ele falow, só iria trocar se fosse por um motor REALMENTE potente.. =D Isso inclui potência (cv) / torque... Sendo assim, um 4.1 ou V6, nem se compara com um AP neh!? O AP precisa de altas rotações para mostrar os seus CV/Torque, enquanto estes que eu citei precisam de bem menos..
Com o detalhe que o AP tem a tal correia do comando de valvulas, que é um ítem bem sensível e se chegar a estourar em uma trilha.... um abraço pro gaitero... :shock: :roll: :D

[]´s explicativos...

Epiro
29/06/2003, 20:34
Esqueci de falar do famoso e elogiadíssimo GM 6 cilindros, mas acho que as considerações feitas acima valem para este motor também, só não sei exatamente qual a potência e torque deste motor... :)

walter.andreis
29/06/2003, 20:46
Esqueci de falar do famoso e elogiadíssimo GM 6 cilindros, mas acho que as considerações feitas acima valem para este motor também, só não sei exatamente qual a potência e torque deste motor... :)

Epiro,
O 4.1 vem a ser o próprio GM 6cc.. =DDDD
Que tanto pode ser Injetado ou Carburado...
No meu caso (MPFI) é injetado e tem 148cv originais, que já foram aumentados um pouco com o uso do alcool como combustível, e daki uns tempos com a troca do chip de potência...

[]´s

Luis Assis
29/06/2003, 23:11
Epiro,

Meus 2 centavos ...
Eu acho que qualquer motor original de jipe, quando abre o bico, deve ser trocado sim por um motor mais moderno. Nestas andanças minhas pela vida, percebi que a questão de motorzinho ou motorzão é uma questão mais regional. Na minha cidade todo mundo adora o AP, mas na cidade aqui do lado onde o meu outro CJ esta sendo reformado, 250S é café pequeno... :roll:

Acredito que voce tem duas opções:

:arrow: Se o seu Jeep, não for seu único veiculo, se voce for usa-lo em trilhas, passeios de final de semana, ou eventuais viagens, sugiro um motorzão 6 canecos. Ele vai te dar torque absurdo em baixa rotação que é o ideal para vencer qualquer obstaculo nas trilhas, mas por outro lado vai beber... Mas como voce nao vai usa-lo no dia a dia, tudo bem!

:arrow: Se o Jeep é tb o seu veiculo do dia a dia, eu sugiro um AP. Este motor é forte, economico, muito elastico, com peças abumdantes e fácil de concertar. Voce vai rodar de jeep, como se estivesse andando em qualquer outro carro VW. Voce nao vai fazer feio nas trilhas, mas pode esperar que vai ter que exigir um pouco mais do motor e da embreagem em alguns obstáculos. ( baixo torque em baixo giro :( )

Em ambos os casos, opte por motores modernos, mas não esqueça antes de verificar os preços e a disponibilidade de peças para reposição. Para voce ter uma idéia eu tava afim de colocar o V6 da GM. Até achei um por um preço legal, mas desisti quando fui num mecanico e vi uma Grand Blazer parada, problema na hélice do motor que custaria só ela 800.00 latinhas.

Outra coisa a ser levada em conta... Todo motor que voce for colocar, vai exigir um tanto de adaptação. Uns mais outros menos, mas todos vão. Compute muito bem isso, pois voce verá que o preço do motor é apenas o começo.

Antes que voce pergunte, no meu jipe que esta reformando aderi ao Powertech 4.1 MPFI mesmo. Pelos motivos que citei anteriormente. É forte, tem torque em baixa, é moderno, é injetado, custa barato, tem peça facil e o consumo é toleravel uma vez que não vai ser meu carro do dia a dia. Se voce quiser saber mais da diferença entre ele e o de opala, visite... http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=312

Espero ter ajudado, e não complicado, mas a dica é essa, primeiro descubra para que e como voce vai usar seu jeep, depois escolha o propulsor.... :D :D

[]'s Powertecados e Injetados...
Gustavo

Epiro
30/06/2003, 00:33
Gustavo, valeu a resposta, que foi muito elucidativa.

Abraços.

Everton.

Obs: não esquece dos meus adesivos, pois quero divulgar este excepcional fórum, sem dúvida nenhuma o melhor do Brasil !

Luis Assis
30/06/2003, 01:10
Gustavo, valeu a resposta, que foi muito elucidativa.
Abraços.
Everton.
Obs: não esquece dos meus adesivos, pois quero divulgar este excepcional fórum, sem dúvida nenhuma o melhor do Brasil !

Amanha mesmo estará no correio, 8)
Fico feliz que tenha gostado de nosso fórum! :D :D Seja bem vindo!!! :!:
[]'s
Gustavo

Cícero Franco
30/06/2003, 09:06
Pessoal

Vão no site http://trilha4x4.com.br/. Entre em Soluções 4x4, Motores e no artigo "Motores de jipes ou adaptaveis em jipes". Ali estão os dados técnicos de vários motores que se pode usar em jipes.

Sempre vale as dicas apresentadas neste debate: qual o uso e a disponibilidade de $ para manutenção.

[]s

fpandur
01/07/2003, 08:44
Apenas complementando o que o Gustavo disse, caso você use o Jeep também no dia-a-dia, inclua na sua lista também o motor Opala 4 cil. É um motor de concepção antiga, mas não tem correia dentada, o torque aparece em baixas rotações, se for a álcool tem mais torque que o AP, peças em qualquer lugar e baratas. É um motor que aguenta bem o "desaforo" de uma utilização mais dura, como damos aos nossos Jeeps.


Abraços, de GM-151 :D

Epiro
02/07/2003, 18:51
Flávio, será que vale mesmo a pena adaptar um motor de 82 cv e 18 kgfm de torque (Opala 4 Cilindros) ? Digo isto por que o motor original do meu Jipe tem 75 cv e 16 kgfm de torque, ou seja, haveria uma diferença mínima entre os dois motores. :wink:

Abraços.

Everton. :)

Luis Assis
02/07/2003, 19:09
Flávio, será que vale mesmo a pena adaptar um motor de 82 cv e 18 kgfm de torque (Opala 4 Cilindros) ? Digo isto por que o motor original do meu Jipe tem 75 cv e 16 kgfm de torque, ou seja, haveria uma diferença mínima entre os dois motores. :wink:

Abraços.

Everton. :)

Eu me metendo ( oooops! ) de novo...
Eu cheguei a avaliar a instalação de um motor de Opala 4 cil, que inclusive é o motor que foi usado nos CJ-5 americanos durante algum tempo...
Mas eu queria um motorzão mesmo!!! Depois que voce anda com um motor 6 canecos no Jeep, adaptar-se a outro é bem dificil. É muita força a sua disposição!!! :D :D
[]'s
Gustavo

Epiro
02/07/2003, 19:20
Gustavo, tu não estás te metendo, mas apenas colaborando !

Valeu pela resposta.

Abraços.

Everton.

Epiro
02/07/2003, 19:28
E se eu colocar o motor Ford 302, por exemplo, sei que terei que trocar a caixa de câmbio, já que a original não aguenta a potência deste motor, mas e a caixa de transferência original Willys, aguenta o tranco ?

Luis Assis
02/07/2003, 19:40
E se eu colocar o motor Ford 302, por exemplo, sei que terei que trocar a caixa de câmbio, já que a original não aguenta a potência deste motor, mas e a caixa de transferência original Willys, aguenta o tranco ?

A questão não é saber se, mas sim quando vai explodir... :cry:
A transferencia do Willys é muito fraquinha para aguentar motores 6 cilindros. Um Transferencia que aguenta mais o tranco é a da Toyota Bandeirantes, mas vai ser bem dificil de voce achar...
[]'s
Gustavo

fpandur
03/07/2003, 08:58
Everton

Os números do motor GM-151 são fruto de muita discussão. Depende do ano do motor, tipo de carburador e combustível ... :roll: Esses números que você passou são para o motor gasolina c/ carburação simples. No meu caso eu tenho um motor original álcool, que tem 88 CV e 19,4 Kgf/m de torque. O que interessa p/ a gente é o torque, então esse motor tem cerca de 21% a mais de torque que o motor que você citou ... :wink:
Não é algo desprezível não ...

Você citou que o seu é um CJ-3. Está com motor original ? Esses números que você passou estão certos ? Que eu sabia, o motor do CJ-3 tem 60 CV. Não sei o torque dele ...


O que eu disse na minha mensagem anterior é considerando que você utilizaria o Jeep também no dia-a-dia. Se for um Jeep só de trilhas/uso de final de semana e você tiver condições de bancar a conta do posto, vá de 6 cilindros ou mesmo um V-8 !! O 6 cilindros, como já disseram aqui, é um baita motor, além de ter peças em abundância e baratas. Mas também como já disseram aqui :D , considere que um de 6 cilindros necessitará cortar a parede corta-fogo e se quiser fazer a coisa direito, troca do câmbio e diferenciais.

Eu sou suspeito p/ falar do motor GM-151, mas a instalação é muito mais simples, não precisa cortar a parede corta-fogo, pode ficar com o câmbio e diferenciais originais, a caixa de transferência não sofre e você tem um ganho razoável em torque. Sem contar que a resposta do motor é mais rápida que o original e a facilidade/custo de manutenção então é piada ... :wink:

Outra alternativa que foi passada é o AP, mas aí você deve considerar que terá que trabalhar com o motor com um giro mais alto. Sua embreagem, câmbio e caixa de transferência irão sofrer um pouco ...

Bem, no final das contas, a velha pergunta é: O que você espera do seu Jeep ? Com base nisto, pode começar a definir melhor o power-train. Não esqueça que dependendo da motorização escolhida, vários outros "detalhes" terão que ser vistos e mudados juntos, p/ se ter algo confiável e não um frankstein que quebra a toda hora. Veja que não estou desestimulando ninguém a fazer adaptações, só que acho que tem que ser muito bem pensada e analisada, p/ não gastar tempo e dinheiro e ficar depois insatisfeito com o resultado ... :wink:

última dica: faça uma pesquisa no fórum sobre o assunto, pois isso já foi bastante discutido por aqui.

Abraços

Epiro
03/07/2003, 19:26
Flávio, uma das formas de pesquisar é exatamente discutindo com vocês neste Fórum, o que procuro fazer com relativa frequência, para não fazer bobagens no meu Jipe. Os dados do meu motor retirei de um site que contém dados sobre o CJ3B e o CJ3 que tem 60 cv é o CJ3A, e não o CJ3B, que é o que eu tenho. Ao contrário do que acho que passei nas minhas indagações, não descartei o GM 4 cilindros não. :wink:

Grato pela resposta, que foi muito completa e esclarecedora. :D

Abraços.

Everton.

fpandur
04/07/2003, 09:59
Ewertion

Com certeza !! O que eu quis dizer quanto a fazer a pesquisa no site sobre o assunto, é que como o assunto já teve discussões anteriores, você poder ler opiniões de outras pessoas, que eventualmente não estão participando dessa discussão específica neste tópico. :wink:

No mais, tamu aí p/ ajudar no que for preciso ... :P

Abraços

Epiro
22/07/2003, 00:27
O motorzinho original se foi :roll: . Estou muito inclinado em colocar o motor Falcon, principalmente depois de ver a ficha técnica do mesmo (148hp a 3.500 rpm e 34,5 kgfm de torque a 2.400 rpm). :shock:

Aceito críticas e sugestões.

Abraços a todos.

Everton.

Pedro Bachir
26/07/2003, 00:21
O motorzinho original se foi :roll: . Estou muito inclinado em colocar o motor Falcon, principalmente depois de ver a ficha técnica do mesmo (148hp a 3.500 rpm e 34,5 kgfm de torque a 2.400 rpm). :shock:

Aceito críticas e sugestões.

Abraços a todos.

Everton.

E ae Everton? :D

Que motor é esse? :?

flw

Epiro
26/07/2003, 01:20
Pedro, este é um motor da FORD que foi utilizado nas F1000 movidas a gasolina de 1992 até 1998; era fabricado na Argentina e é um motor longitudinal com seis cilindros em linha, sendo que os primeiros motores eram carburados e os mais modernos já eram injetados. Visualmente, os carburados são muito parecidos com o motor de opala seis cilindros, sendo que os injetados já são um pouco diferentes, eis que tem uma parafernália bem maior.... :wink:

Epiro
26/07/2003, 12:03
Também adiciono que este motor é muito utilizado em nas Rurais F 75 com sucesso, na medida em que o cofre do motor da Rural é bem maior do que o de qualquer Jipe, e tem espaço para que seja feita a adaptação deste motor sem que seja necessário cortar a parede corta fogo, ao contrário do que ocorre nos Jipes, em que o corte é obrigatório. :wink:

Epiro
03/08/2003, 10:49
Também penso no motor GM 4 cilindros, por ser conhecida e fácil a adaptação (não precisa cortar a parede corta fogo), só que também penso em dar uma "preparada" nele, antes de adaptar. Mas aí fica a pergunta: até onde a caixa de câmbio original aguenta ? Quantos kgfm de torque será que ela resiste ? Alguém tem esta informação ?

Grato a todos.

Eduardo Velo
03/08/2003, 21:27
Galera dos motores , conheço vários Willys rodando muito tempo com motor opala 4 cil sem mexer em nada na transmissão e sem problemas . Só não tem torque c/ rpm tão bx como o original . Não ouvi falar desse motor Falcon , mas pelo torque em baixa deve ser o melhor que tem , resta saber se acha peças sem problemas .