Ver Versão Completa : Câmbio C4 Ford
andretomasi
04/10/2004, 03:08
Fala pessoal,
Leopoldo, tá por aí?
Estou juntando material sobre o C4 do Landau, consegui bastante coisa.. e aí surgiu uma dúvida: o câmbio automático C4 do Landau é do tipo "Pan Fill" ou "Case Fill" ? Vi que os dois tipos tem algumas particularidades, especialmente diferença de tamanho, então alguém sabe me dizer qual é o modelo que vinha nos Landau aqui no BR?
PS: Tô desenhando tudo no Autocad pra ver como vai ficar.. depois boto os rascunhos aqui pra darem palpite :oops:
[ ]´s
leopoldo
04/10/2004, 18:54
Keko, desconheço esse termo que você está usando.
Mas talvez seja isso:
existem 2 tipos de carcaça de cambio do C4.
O bell housing flare e o bellhousing step.
No step, o tubo coletor de fluid hidraulico sai da carcaça e no flare, sai do tampa do carter.
No Flare, o conversor é beeeem maior.
No Flare, a carcaça bellhousing é maior ( mais encorpada) mas mantendo o mesmo padrão da furação.
Vou anexar uma imagem....já já
AH!.......já sei ao que se refere.
pan fill é a flare bell housing
case fill é a step bellhousing
andretomasi
04/10/2004, 19:13
Fala Leopoldo,
O que eu vi na net, é que uma carcaça é o tal do "Case Fill", é aquela carcaça onde as estrias do bellhousing vão desde o lado do motor até o final do conversor.. a outra, "Pan Fill", as estrias são menores, só ficam no lado da bellhousing que vai no motor.. olhe as fotos que postei e vai ver a diferença. Deve ser apenas diferença de nomenclatura da que eu achei para a sua. Mas sabe dizer qual dos dois é o do Landau?
[ ]´s
leopoldo
04/10/2004, 19:38
Keko,
As 2 versões sairam no Landau.
A step (case fill) é a caixa mais antiga e
A flare (pan fill) é a caixa mais "moderna"
Aviso:
A step é mais fácil de colocar no jeep, pois dá mais espaço para o cardan dianteiro.
leopoldo
04/10/2004, 20:11
Como fica montado
leopoldo
04/10/2004, 20:20
E esse é o kit de 750 doletas,
fora o trampo de desmontar o câmbio inteiro para trocar esse eixo.
andretomasi
04/10/2004, 21:47
Fala Leopoldo,
Pois é, estávamos falando das mesmas "diferenças" :D ..
Bom, mais uma coisa, se não for pedir muito, não tens essa foto do kit de substituição da tailhousing, em resolução maior? Essa tá meio pequena. Não achei fotos nem no próprio site da AA ou de revendedores.. muito menos lista das peças que compôe o kit.
Depois gostaria de esclarecer algumas dúvidas minhas sobre o sistema do radiador do fluido da transmissão (nem sei o nome certo do sistema :oops: ), as conexões de entrada e saída, etc, mas deixemos esse assunto pra mais tarde :lol:
[ ]´s
leopoldo
04/10/2004, 21:51
vai pelo email
andretomasi
04/10/2004, 22:01
Beleza, obrigado Leopoldo!
Logo volto a te aporrinhar com mais perguntas :D :D :D
[ ]´s
Afonso Carlos
06/10/2004, 13:22
ok, Leopoldo, gostaria se possível que me envia-se também as fotos do kit, e mais uma coisa, meu jipe está com V8 318 (Dodge) e eu tenho um cambio automático deste motor, gostaria de saber se este cambio também é C-4 ou não ?
Desde já agradeço,
Um abraço Afonso Carlos.
leopoldo
06/10/2004, 13:29
meu jipe está com V8 318 (Dodge) e eu tenho um cambio automático deste motor, gostaria de saber se este cambio também é C-4 ou não ?
Não Afonso. O Dodge não usa cambio Ford. Na verdade não sei que cambio vai lá, mas com certeza não é o C4.
Mas não descarta a possibilidade de existir adaptador para o dodge também. Veja na página de aplicações da Advance Adapters.
E sobre a foto, é essa que está ai em cima. Só mandei uma com maior resolução para o Keko
Afonso Carlos
06/10/2004, 15:52
Ok, se puder enviar a foto com resolução maior para mim também agradeço.
E se tiver o endereço da pagina que vc mencionou, por favor envie-nos.
Obrigado.
Afonso Carlos.
Sandro Tannuri
06/10/2004, 22:16
ok, Leopoldo, gostaria se possível que me envia-se também as fotos do kit, e mais uma coisa, meu jipe está com V8 318 (Dodge) e eu tenho um cambio automático deste motor, gostaria de saber se este cambio também é C-4 ou não ?
Desde já agradeço,
Um abraço Afonso Carlos.
Os cambios Chrysler antigos são TFxxx sendo o xxx a indicação de modelo, depois viraram xxRH sendo o xx indicação de modelo.
Por exemplo o 3 marchas do Wrangler chama-se 32RH no 6 cil e 30 RH no 4 cil, antigamente o 32RH chamava-se TF999.
Uma boa chance do cambio que voce tem ser o TF727 se for o original do 318 antigo.
Abraços,
Afonso Carlos
07/10/2004, 10:05
Ok, muito obrigado Sandro.
Um abraço Afonso Carlos.
leovalle
27/06/2005, 22:42
preciso das fotos em alta resolução.
[]'s
Sandro Tannuri
28/06/2005, 17:34
Complementando o que falei no post acima existem varios modelos de cambios Chrysler que não só os RH.
A primeira letra significa o local da saida do cambio, R de "rear" pois a saida fica para tras e seria F de "front" nos automoveis com tração dianteira.
A segunda letra significa o tipo de controle, H de "hydraulic" e E de "eletronic" são as possibilidades.
O primeiro numero é o numero de marchas e o segundo é uma unidade de resistencia sendo 0 o mais fraco e 5 o mais forte.
Então o meu cambio 32RH tem 3 marchas, é o terceiro na escala de resistência com saida traseira e comandos hidraulicos.
Assim fica mais completo do que havia escrito antes.
Abraços,
turboroe
12/12/2007, 21:47
Aproveitando o tópico:
preciso saber quantos "dentes" tem o eixo dianteiro (árvore primária) do câmbio automático do landau, o C4
Esses dentes estão na parte que vai dentro do conversor de torque, deve ter algo entre 20-30 dentes...
Também tenho dúvida se o número de dentes varia conforme o ano do landau...
o meu câmbio é de um landau 1977.
Não tenho condições de desmontar o câmbio e preciso dessa informação pra importar peças pra ele.
Se alguém puder me ajudar com qualquer informação, dizendo o ano do câmbio, agradeço.
turboroe
13/12/2007, 00:43
Fiz uma pesquisa pela internet e descobri o que eu precisava
http://www.fordmuscle.com/forums/c4-transmissions/
Esse site explica a numeração de peças da Ford:
http://www.mustangcentral.net/tech/part.html
Meu câmbio tem a carcaça D4DP-...
Então
D = 1970
4 = 1970 + 4 = 1974
D = carro de origem: Falcon
P = tipo de peça: transmissão automática
Então é do modelo 74, conforme a numeração
Todas as caixas C4 fabricadas até 1970 tinham 24 dentes na parte frontal da árvore primária.
Depois de 1970 elas vieram com 26 dentes e com diâmetro maior, pois as de 24 eram fracas.
Dúvida resolvida.
Turbo,
Qual seu motor?
Preciso de um câmbio que caiba no falcom como esse seu....
Abs
Turbo,
Qual seu motor?
Preciso de um câmbio que caiba no falcom como esse seu....
Abs
x2:concordo:
se descobrirmos qual o modelo do câmbio vai facilitar heim Zepi?
abração
E ae Tuna beleza?
Pois é...acho que vou ficar com o falcon...mas agora tenho de descobrir qual capa seca usar...
ouvi dizer qu a do V8 292 caberia...mas pela foto que i Élcio me mandou não parecem idênticas...
Consegui um C4 sem capa seca e sem conversor....
Se souber algo me diga,pois farei o mesmo!
Abs
Zepi, beleza!
e quanto ao flex plate e motor de arranque, qual pretende usar?
abraço.
Ai depende...
no falcon com o C4:
Arranque do V8 e flex caso não consiga original,ou não case com gira do falcon,vou tornear o volante do 6cc mesmo....
mas no Gm 6cc usaria tudo original....
O bom mesmo seria conseguir um Gm 6...e também conseguir um auto pro falcon!Hehehehe!
Abs
turboroe
13/12/2007, 21:49
Oi, o meu motor é o ford 302, do Landau, que é o motor original da minha C4.
não sei se é a mesma capa seca do 292...
mas da uma pesquisada no google... tem infinitos sites sobre a C4.
André-4WD
27/05/2008, 17:58
Pessoal:
Eu liguei para um anuncio no jornal local, que oferecia peças de landau. O sujeito tem duas caixas de landau.
O vendedor me disse que nao sabe se são 3 ou 4 marchas, e ao perguntar sobre a identificação das caixas ele me passou as seguintes referências:
- Uma caixa é D42P74040
- A outra 7BO27-6
Pelo que pesquisei no forum, a 1a caixa é
D = 1970
4 = 1970 + 4 = 1974
2= carro de origem: é por letra, entao suponho que seja um Z,de mustang
P = tipo de peça: transmissão automática
E o restante dos numeros?
Seria uma C4 auto?
E a outra caixa??
abraços
Andre
leopoldo
27/05/2008, 20:15
Quanto mais o tempo passa, mais aprendo do meu próprio jeep. Acabei de descobrir que embora todos só falassem de C4, eu acabei comprando o E2 que acaba sendo a C5.
Do site: http://mmerlinn.tripod.com/trans/fdc4f/fbbfdc4f.htm#nom , transcrevo:
C4/C5 Nomenclature
When I stumbled into the transmission business in 1979, one of the hottest sellers was the C5 transmission. I could get $25 for every one I could find. Now, I know what you are thinking if you entered the transmission industry in the eighties or nineties, "HOW in the world is that possible, especially since Ford did not start making the C5 until 1982?" Therein lies a story of the REAL C5, the one that became confusing for many in the industry once Ford added a converter clutch to the C4 and then called IT a "C5!" For us old-timers, this has been a source of confusion ever since.
The story starts in 1964 when Ford introduced the C4. Every visible casting number on its parts started with "C4AP." Naturally, it was a logical short step to naming the transmission as a "C4." This transmission had the dipstick in the case behind the bell, making this a case-fill transmission. The bell attached to the case by using the pump bolts. Everything was just hunky-dory. New transmission, new name, no confusion.
Then in 1965 Ford decided to beef up the C4 for use behind bigger motors, like the 351 Windsor. So, they beefed up the bell, case, and some of the internal parts to withstand the extra torque of these bigger engines. This design made the case heavier at the bell. To strengthen the transmission the bell was attached to the case using separate bolts, instead of the pump bolts. They added more bolts around the pump specifically to attach the bell to the case. This redesign also required moving the dipstick to another location. So, the dipstick was moved to the pan, creating a pan-fill transmission. In keeping with ancient Ford policy, this redesigning required new casting numbers on the redesigned parts, especially the bell and the case. The new numbers all started with "C5," which naturally led to this being called a "C5." Again, everything was hunky-dory. We now have a case-fill transmission called a "C4" and a pan-fill one called a "C5." No confusion, no problem.
Fast forward to 1979. This was the final year of manufacture for this C5 transmission, but the C4 continued for another four years until 1983. In 1982, Ford did another redesign by adding a converter clutch to the C4. This again required redesigning many parts and again required a new series of casting numbers. So, now we have casting numbers starting with "E2." No problem there. Then some wise-ass at Ford had to gum up everything by naming this transmission a "C5!" Nothing but confusion ever since!!!! Now WHY in the world wasn't this transmission named an "E2," the MOST logical name available, and the one which would NOT add confusion to the industry???
To sum up we have the following possibilities along with bell casting prefixes:
64-83 (now designated "C4" by Ford)
Case fill {C4 to C9, D0 to D9, & E1SP)
Pan fill {C5 to C9, D0 to D9}
82-86 (now designated "C5" by Ford)
Case fill {E2AP only)
Pan fill {E2TP only}
Salve galera!
A minha duvida tambem é a respeito da caixa seca, tem ou não tem diferença entre a caixa seca do 292 e do 302?
E se tiver eu posso trocar uma pela outra sem problemas?
Valew pessoal!
leopoldo
28/09/2008, 14:54
A informação que eu tenho aqui comigo é que 302 e 289 tem carcaças intercambiáveis, porém, tem uma série de 289 (mais antiga: até 1964) onde a carcaça não é intercambiável.
Grande Leopoldo!
Deixa eu ver se entendi. :pensativo:
Eu tenho um V8 302, eu posso comprar qualquer C4 (acima de 1964), que vai servir no meu motor?
ou
Vou ter que trocar somente a caixa seca?
Valew Camarada!
leopoldo
29/09/2008, 00:08
SE vc tem 302, o C4 tanto o moderno (flare) quanto o mais velho (step) são intercambiáveis.
Sobre o 289 é que a coisa muda.
Sandro Scarlassara
29/09/2008, 18:04
Olá Pessoal,
Tenho um CJ5 com motor V8 302 e câmbio clark 4 marchas.
Vejo sempre comentários tanto aqui no forum quanto nas conversas entre amigos que seria uma boa eu colocar cambio automático "famoso C4".
Tirei bastante duvidas aqui, mas a minha pergunta seria a respeito de performance. Quem já tem e usa em trilha, como está? Ficou bom?
Como o motor é ignorante e o motorista (eu no caso) também sou, fico com receio de colocar. Também já coloquei eixos flutuantes para diminuir o receio de acelerar.
Sugestões serão bem vindas.
leopoldo
30/09/2008, 23:07
Não se engane.
Vc ter trocado eixo para flutuante, não resolveu o problema com torque. Isso só se resolve com diâmetro muito maior de semi-eixo e/ou açõs mais nobres.
É verdade que com automático diminui a possibilidade de quebra porque o conversor torque amortece o tranco.
O cambio auto só tem um porém: manter refrigeração forçada num radiador para o fluido ATF