Ver Versão Completa : Natureza vs Off-Road
Troller-a-vista
21/01/2009, 01:22
Ola pessoal, primeiro post e ja venho colocando um assunto polemico mas nao tinha como nao perguntar.
Primeiro , me apresentando: nao tenho nenhum 4x4, embora queira ter e muito, possivelmente o primeiro sera um troller (nao quero um carro a gasolina nem um que vai me dar quebras constantes, manchar de oleo a garagem e ainda nao tem as facilidades de um veiculo novo... por isso embora eu tenha um tesao enorme pelos jeep, vou de troller mesmo, qdo puder...), me chamo Henrique e estou em ribeirao preto.
Fiz o primeiro (e possivelmente unico) estudo envolvendo decisao de compra no mercado 4x4 a nivel academico do pais e pra isso, contei muito com a ajuda de varios clubes la pelas bandas de 2003 e 2004.Portanto, entendo perfeitamente a ligacao do usuario 4x4 com a natureza e seus diversos relacionamentos e dimensoes.
Segundo, nao sou um ECOPATA, alias, acho os dignissimos protetores de tudo que q seja ,de forma fanatica ,um grande engodo psicologico.. mas... Prefiro ser rotulado como um caipirao de nascenca que viveu e SP e hj respeita a natureza, respeita a vida e sabe viver perfeitamente no mundo asfaltico e com tecnologia sem reclamar ehehhe
Terceiro, sou novo no forum, mas tive a educacao de passar uns 15 dias lendo todas as centenas de mensagens por topico (ok, ainda to lendo, mas estou me esforcando pra ler ate o q nao presta pra nada, entao vontade de procurar e ler nao me faltaram...)
Entao vamos lá pra polemica:
natureza versus off roaders
Entendamos primeiro o ciclo:
O trilheiro (a pé) mais o MTBiker odeiam os motociclistas que destroem as trilhas deles, que por sua vez, odeia os jeepeiros que deixam as trilhas intransponiveis e que logicamente, acham os motoqueiros seres de outro mundo q cavucam as trilhas e que culpam os trilheiros de que ficam no lugar errado no momento errado... Enfim, é um grande ciclo vicioso, onde todos reclamam de todos, todos tentam se divertir, mas poucos sabem usar as trilhas com sustentabilidade, ou seja, após passar sobre um obstaculo, voltar e carinhosamente ehhehe recobrem o local o mais primitivo possivel.
Isso é utopia, em anos e anos de conversa com off-roaders, vi pouquissimos realizarem isso numa trilha completa, no maximo alguns grupos refazem alguns locais onde se tenha uma total degradacao de anos e anos causada pelo uso constante . Mesmo assim, isso é feito com critérios de pessoas leigas, que pouco entendem mas tem uma grande consciencia limpa e tentam preservar (ainda que seja pra proveito proprio depois) o que ja usaram...
Entao a pergunta é: ha como conciliar a diversao off-road (seja ela de 4x4, 4x2, 2x2, 1x1, 1x2 ou qq variancia possivel) com a preservacao da natureza??
Vamos deixar a parte mais obvia de lado : nao jogar papel na natureza, latinha etc...
O que eu gostaria de enfocar principalmente é a parte AMBIENTAL do desgaste causado.
Traduzindo de modo mais tátil: cada vez os pneus de trilha sao mais agressivos, degradam mais a natureza, cavucam a terra/lama/areia/cascalho/etc, e os carros mais potentes, isso tem gerado em quase todas as trilhas um desgaste incrivel por onde as pessoas passam,é só olhar os videos da galera, é incrivel o que alguns pneus MUD ou recapados fazem, praticamente eles fazem o que a natureza demoraria anos pra conseguir ou ate decadas de modo instantaneo...
Como o pessoal do 4x4 lida com isso? Ha solucoes? Ha alternativas? Ou a diversao unica e pessoal é o que importa?
E a questao dos oleos que ficam nos atoleiros, carros quebrados? Lembre-se, uma unica gota de oleo é capaz de poluir um milhao de litros de agua... Imagine um litro de oleo de um motor estourado ou um cambio quebrado ali vazando na trilha perto de um riacho...
Enfim: qual a forma de lidar com isso td?? Mais a poluicao do ar dos carros em um ambiente pouco acostumado pra tal, a poluicao sonora, e o stress causado no eco-sistema (putz e eu nao sou ecopata ehehhehe)
------------------------------
Como fui moderador de varios foruns, administrador de outros, sei que irao ocorrer manifestacoes raivosas e exaltadas com esse meu post, faz parte, de antemao, digo que nao vou me rebaixar e responder a usuarios que queiram tumultuar, eu vim aqui com muito respeito, me apresentei, disse que nao sou ecopata, disse que quero comprar um troller, disse que tive e tenho contato com pessoas de todos os mundos off-road que conheco e fui de modo bastante didatico, expor uma duvida minha.
Se alguem quiser ser desrespeitoso, fique a vontade, mas nao espere respostas minhas, eu estou aqui pra entender, crescer, aprender e fortalecer uma vontade minha que é um dia poder fazer meu off road, enfiar meu carro num atoleiro ate o umbigo ou entao enfiar um troller ou jeep qq dentro de um lago e sair nadando por ai rindo do meu terno dentro do armario...
Desculpem se essas palavras foram rudes, mas eh que sempre tem os caras que nao gostam de ler os posts por inteiro, e ai vem causando tumulto.
Estou aqui pra causar uma indagacao e debater um ponto de vista. Principalmente, pra poder lidar pessoalmente com isso, visto que nao sou ecopata mas tb depois de ver a destruicao completa da vida, do respeito, da dignidade humana após morar em SP, vejo a vida com mais respeito, e isso inclui respeitar a natureza tb.
Forte abraco a todos e parabens pelo forum.
Tio Eddie
21/01/2009, 01:39
Henrique,
Antes de mais nada, bem vindo ao Fórum!
Vou começar uma linha de raciocínio com uma breve apresentação..Sou BIÓLOGO, e trabalho a mais de 10 anos com manejo e conservação de ambientes naturais.
Feita a apresentação, algumas considerações...
1-de fato a atividade de 4x4 /off road causa impacto nas trilhas (em maior ou menor intensidade conforme o caso);
2-muitas das trilhas que utilizamos são originalmente estradas de serviço, logo foram abertas para atender alguma demanda humana;
3-tenho plena convicção de que comparado a frota de veículos em áreas urbanas e rurais, não trilhas, o impacto nas trilhas é mínimo...
4-existe um conceito interessante (e os colegas biólogos do fórum podem me ajudar) que é impacto pontual e a capacidade de resiliência do ambiente. Impacto pontual é fácil de entender, é o "dano" causado de forma pontual, momentânea, instantânes no ambiente. Já a capacidade de resiliência é o quanto esse ambiente consegue "absorver" deste impacto até voltar a sua condição de equilibrio (veja que não estou falando de condição original)
Isso posto, de um modo geral não se anda nas trilhas todos os dias, como em estradas, sejam elas rurais, ou nào. Com isso, sempre há a possibilidade do ambiente voltar ao seu equilibrio.
Imagine um trecho asfaltado, onde ocorre a explosão de um motor, ou um vazamento de óleo, como vc citou...se chover, todo esse material vei DIRETO pro corpo de água receptor da galeria de drenagem, sem ter a possibilidade de ser absorvido/filtrado de alguma forma.
Agora, sempre há o que se fazer para minizar os impactos e tem muita gente do meio off road preocupada e metendo a mão na massa quanto a isso.
Forte abraço a todos apenas colocando um pouco mais de lenha na fogueira...
cRiPpLe_rOoStEr
21/01/2009, 02:18
é realmente complicada essa questão... mas como os carros mais modernos, incluindo os utilitários 4x4, embora hoje usem materiais mais leves na fabricação, precisam cumprir normas de segurança mais rigorosas e ter equipamentos de conforto mais sofisticados, acabam ficando mais pesados, e acabam provocando mais pressão no solo, só para focar nesse aspecto... isso me faz pensar numa moto, quadriciclo, ou mesmo gaiola, como os veículos mais adequados para quem tem interesse em minimizar os impactos ambientais resultantes da prática do off-road... outra coisa importante é, além da correta manutenção para evitar problemas como vazamentos de óleo e manter o motor bem ajustado para gastar e poluir menos, é evitar o uso de peças que contenham metais pesados ou amianto na composição... o uso de combustíveis alternativos como etanol, biodiesel e biogás tb pode ser visto como uma forma de minimizar os impactos ambientais... no caso dos motores 2t que ainda persistem sobretudo em algumas motos e quadriciclos, eu vejo o óleo de mamona como uma boa possibilidade para resolver o problema da poluição provocada pela queima do óleo junto com a gasolina/álcool... um motor 2t rodando no álcool e lubrificado com óleo de mamona acaba por poluir menos que um 4t rodando no álcool e lubrificado por óleo mineral comum... a propósito: tem uma empresa americana que comercializa fluidos hidráulicos de base vegetal, não lembro o nome agora...
cRiPpLe_rOoStEr
21/01/2009, 02:23
é importante destacar que o downsizing dos motores ja é um passo significativo para a redução do impacto ambiental provocada pelo off-road, ainda que a "qualidade" da gasolina e do diesel brasileiros dificulte a introdução de novas tecnologias que viabilizam o uso de motores menores, além da mentalidade da maioria dos brasileiros que acham que "carrão" tem que ter "motorzão"... só como exemplo da "barreira cultural", o tão comentado projeto do motor 0.9 de 2 cilindros que a fiat está elaborando, com potências entre 65 e 120hp (turbo), que poderia servir bem até mesmo à atual linha adventure e ao panda 4x4 europeu, mas provavelmente, além de ser menor que o motor dos atuais "populares" e ter apenas 2 cilindros, no brasil seria discriminado apesar das avançadas tecnologias incorporadas, entre as quais o controle eletromecânico das válvulas que está sendo especulado...
diogo ludovico
21/01/2009, 11:01
Esta questão é delicada, e com certeza polemica.
Sou Engenheiro Agrônomo, jipeiro, e faço trilhas de bike tambem.
Primeiro, quanto a rixa entre trilheiros (bike x motos x jipes), é muito por conta de interesse pessoal http://illiweb.com/fa/i/smiles/suspect.gif (javascript:emoticonp(':suspect:')). o cara que faz trilha de bike, quer uma trilha mais calma (sem barulho) ou ter que parar no meio de uma subida ingreme porque um veiculo está pedindo passagem.
Quanto as motos, eles na maioria das vezes são os mais rapidos na trilha, então a implicancia não é pelo fato do jipe cavar e estragar a trilha, e sim pelo fato que eles não querem topar a 80km/h com um jipe no final da curva.
Como os jipes andam a no maximo 20km/h em trilhas, e geralmente em bando, eles realmente geram uma preocupação nas motos (será que terá um jipe depois daquela curva sem visibilidade? será que quando eu subir aquele morro a toda darei de cara com um Willys?http://illiweb.com/fa/i/smiles/affraid.gif (javascript:emoticonp(':affraid:')))
Quanto a óleo, barulho etc, realmente isso é verdade, porem como disseram, é muito menor que o estrago que uma rodovia faz na natureza.
Impacto ambiental TODA atividade humana traz, a questão é que temos que fazer de tudo para minimizar este impacto em nossas atividades.http://illiweb.com/fa/i/smiles/icon_clown.png (javascript:emoticonp(':clown:'))
Entao a pergunta é: ha como conciliar a diversao off-road (seja ela de 4x4, 4x2, 2x2, 1x1, 1x2 ou qq variancia possivel) com a preservacao da natureza??
Opa.
Algumas boas sugestões estão no post do Ariel Licenciamento Ambiental para Trilhas (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27882). :concordo:
Abs,
Bom dia a todos,
Como o Tio Eddie também represento a classe do biólogo jipeiro e tenho que concordar com ele.
Realmente o impacto causado por jipeiros, principalmente em regiões mais urbanizadas, é realmente mínimo. Esses problemas de contaminação sao realmente infimos e o papo de cavocar a terra é tb uma gota no oceano, principalmente pq todos os jipeiros do brasil juntos nao causam o impacto de uma grande usina de cana ou de uma grande fazenda de soja.
O problema maior seria um fragmentação de área de mata por onde a trilha passa (literalmente separar a mata e impedir a passagem de plantas e animais) mas isso as estradas de rodagem ja fazem com premacia e ninguem reclama.
O que acontece algumas vezes é a invasão de áreas de reserva para pratica do off road. Ai o bicho pega. Ja ouvi gente reclamando pq foi expulso de trilhas na região do parque da serra do mar. Comportamento de jipeiro irresponsável.
Outro ponto que deve ser considerado é que inevitavelmente existem mais jipeiros em grande centros urbanos e proximos a esses grandes centros quase nao existem "terras de ninguem". As trilhas estão todas em propriedades privadas que ja foram degradadas a tempos.
Quanto a questao levantada ai dos bio combustíveis so tenho uma coisa a dizer. Bio cumbustível é ilusão de segurança. Sua unica vantagem em relação aos combustíveis fosseis é que são renováveis. No final da cadeia de produção são tão danosos quanto combustíveis comuns.
Pra fechar acho que o os pontos cruciais para todo jipeiro preservar uma trilha seria:
1. Não abrir abortos NUNCA (isso realmente fode)
2. Não cortar árvores, com excessão das caidas, logico
3. Nao sujar a trilha com lixo domestico.
O resto é inevitável.
Abraço
Pexe
Troller-a-vista
21/01/2009, 17:44
é um ponto bastante subjetivo e delicado esse.
de novo coloco a minha ideia acima de qq coisa: nao sou ecopata, ecoxiita ou qq forma dessas, acredito sim e muito, que todos podemos desfrutar do que a natureza nos proporciona, porém do mesmo jeito que minha casa esta disponivel para qualquer amigo de bem com as portas abertas, quero o respeito de que minha casa nao seja deteriorada, suja, mal usada ou usada para fins sordidos. É uma questão ética.
Pra ser sincero, eu como "caipira pé vermeio" de nascenca, vivido e criado no interior e pq nao, passado algum tempo com a natureza na porta de casa, nunca prestei a atencao devida na natureza, ate os 18 anos, minha ideia era de que td poderia desaparecer, foi aí que qdo me mudei pra SP, percebi que nao havia mais passarinhos no muro, minha janela pela manha nao havia mais passarinhos batendo e me acordando (e eu achava q passarinho soh fazia sujeira... ), aprendi a ver um rio como o Tiete nascer, morrer, ser deteriorado e o maximo que faziam era olhar pro outro lado com a camisa no nariz pra tentar disfarcar. Ao longo do tempo, aprendi que jogar papel pela janela era nojento, que um rio era uma vida complexa (e olha que eu conheci o BR inteiro indo pescar com meu pai e meu avô) e nao poderia ser morto como acontece em qq rio que passa por area urbana.
Enfim, nao sou ecopata, mas a vida me ensinou a enxergar a natureza como algo bonito mas usavel e pra isso, nao agredi-la é uma questao pessoal, nao sinto que preciso fazer ng acreditar , preciso eu apenas nao agredir...
Bom eu li o topico que o nosso amigo pediu pra ler, é obvio que ha pessoas com consciencia mais clara e outras nem tanto.
Ética e bom senso sao coisas discutiveis, portanto, natural eu ler alguns comentarios realmente boçais e que ainda por cima se auto-proclamam como corretos, assim ler outros comentarios bastante inteligentes, faz parte.
Fica a minha indagacao pessoal, saber que o q fazemos (e nao vou falar no lado urbanoide pq a questao aqui sao os off-road, pois esses estao adentrando o habitat que nao sao deles...) causa um impacto e a maioria ve isso como normal ou entao tem a consciencia disso mas senta em cima da propria cagada com cara de qm se lambuzou e nao sabe limpar e fica por isso mesmo (no topico que o Aurelio pediu pra ler da pra ver isso expontaneamente, alguns sao conscientes mas tomam por base que "se outros erram, eu erro mas em menor escala e entao ta bom assim", outros veem de forma diferente "temos que compensar, replantar, refazer etc" outros simplesmente sao carnais e egoistas "q se ****, quero curtir, e vem um mané me enxer o saco pq passei por cima de uma aranha, me deixem viver" .
Enfim é um tema polemico, nao vou negar que a maioria paga pelos erros de dois ou tres, tb é hipocrisia querer fechar ou barrar a entrada de pessoas em lugares com o intuito de preservar se na realidade o buraco é mais embaixo.
O que pega é que no fim, alguem sempre se lasca, como por exemplo numa festa, se vc faz uma festa em casa, no fim, seja amanha ou no fim da noite, alguem vai ter que limpar. Isso é inevitavel. Por mais gostoso que seja, alguem se lasca. Lembro de que quando era muleke e faziamos umas festas de arromba em casa, a gente tinha uma turma unida onde se revesavam, um pedaco da turma limpa a casa, na outra festa é a outra parte da turma que limpava, assim o dono da casa nao se ferrava e ainda ganhavamos o apoio dos pais ehhehe. Só que fazer isso numa trilha o negocio ganha proporcoes incriveis.
Bom eu vou soh postar mais duas vezes comprido assim ehehhe juro é que tem muita coisa que eu gostaria de perguntar, debater, ver o que ocorre que nao compnsa por td num unico post senao perdem as informacoes, mas vamos indo.
Fanatismo e radicalismo nao levam a nada, seja ele por ecopatas, seja por egoistas que acham que td esta a servico do proprio prazer e que se **** o resto. Evoluir tb é dar o braco a torcer. Dar um passo para tras as vezes faz voce andar 3 pra frente.
abracos
Afonso Carlos
22/01/2009, 01:18
OK, veio vou ser curto e grosso!
Concordo que temos que prestar mais atenção no nosso planeta, porem qualquer um do mundo Off road seja ele de qualquer modalidade, por mais ogro que seja é mais afinado com tais temas (ecologicos) do qualquer politico, ou pessoas que realmente tem poder.
Recomendo direcionar sua energia e critica em ambientes mais proveitosos, para o meio ambiente.
Abração.
O tema é bem polemico, mais deixarei minha visão sobre o assunto.
Não querendo eximir ou defender os jipeiros, mais será que a degradação é tão grande assim????
É citado o problema do óleo contaminando, então ao observar atentamente, vemos que os trilheiros não estão andando pelas trilhas todos os dias, são finais de semana. Em um giro, olhamos para uma BR qualquer, que fica no meio de uma serra qualquer.
São inúmeros veículos passando, vários deles, pingando uma gota de óleo que fica no asfalto...
...até o dia em que chove, esse óleo sobe, vai para a canaleta e para a terra ou riacho...
Veja, a contaminação e bem maior!!!!
A agressividade do pneu que é citada.
Não sou biólogo, o máximo da natureza que sei, é trabalhar nela.
Ao meu entender, a erosão causada pelos pneus, é tão grande quanto a de uma chuva um pouco mais forte. Ainda assim, os pneus não levam os micros e macros nutrientes da terra.
Bem, sem delongar, faço minha as palavras do Afonso Carlos, e de sobra, pediria a você Troller-a-vista, que fizesse um estudo do impacto ambiental das favelas, que derrubam, encostas, invadem áreas de APA, poluem a terra com todos os tipos de detritos; E não me venha com problemas sociais, que o governo já dá bolsa esmola para muitos!
Abraços.
Kim.
Troller-a-vista
22/01/2009, 10:41
bom como eu disse, nao vou entrar no merito se X o Y ou Z causam mais impactos ou menos impactos. Estou falando de off-road. Esse é um forum especifico pra tal, portanto, estou aqui debatendo isso.
Sendo curto e grosso: nao to fazendo critica, nem estou direcionando energia. Estou debatendo e expondo um lado real ! Se quisesse criticar, abriria um blog e meteria o pau e ainda os apelidaria de "ogros-egoistas" o que obviamente nao é o caso. Estou debatendo civilizadamente um assunto, nao gostou vai ler sobre o Willys roubado que realmente é um tópico onde agressividade deve ser exaltada (alias putz, fiquei chateado pelo amigo, lindo o jeep dele, se perder 5 reais é ruim, imagina um jeep daqueles..).
Se tem politico que faz cagada, que soh liga pro que é dele e deixa acontecer favelas, parabens, parte é sua culpa, entao para de reclamar e faca algo, é bem simples, a maioria nem sabe em qual governador votou, qto mais deputado federal e estadual... Deixem de demagogias.
Se o negocio for partir pro ataque grosseiramente, ou entao criarem respostinhas pateticas do tipo: vai lá veste um macacaozinho verde e fica na mata estudando ... Sinceramente ja podem fechar o topico pq vai ser mais um topico com 100 paginas que nao se aproveita 2 delas.
O topico comecou bom, com ideias e com argumentos de quem entende. Mantenham assim. Imagino o que deve ocorrer nas trilhas com qm nao consegue nem digitar quanto mais com consciencia.
PS: nao custa repetir, ja que tem quem nao le: isso é um debate de qm curte e preserva, nao de um ecopata, nao estou criticando, estou indagando ... fala serio..
bom como eu disse, nao vou entrar no merito se X o Y ou Z causam mais impactos ou menos impactos. Estou falando de off-road. Esse é um forum especifico pra tal, portanto, estou aqui debatendo isso.
Sendo curto e grosso: nao to fazendo critica, nem estou direcionando energia. Estou debatendo e expondo um lado real ! Se quisesse criticar, abriria um blog e meteria o pau e ainda os apelidaria de "ogros-egoistas" o que obviamente nao é o caso. Estou debatendo civilizadamente um assunto, nao gostou vai ler sobre o Willys roubado que realmente é um tópico onde agressividade deve ser exaltada (alias putz, fiquei chateado pelo amigo, lindo o jeep dele, se perder 5 reais é ruim, imagina um jeep daqueles..).
Se tem politico que faz cagada, que soh liga pro que é dele e deixa acontecer favelas, parabens, parte é sua culpa, entao para de reclamar e faca algo, é bem simples, a maioria nem sabe em qual governador votou, qto mais deputado federal e estadual... Deixem de demagogias.
Se o negocio for partir pro ataque grosseiramente, ou entao criarem respostinhas pateticas do tipo: vai lá veste um macacaozinho verde e fica na mata estudando ... Sinceramente ja podem fechar o topico pq vai ser mais um topico com 100 paginas que nao se aproveita 2 delas.
O topico comecou bom, com ideias e com argumentos de quem entende. Mantenham assim. Imagino o que deve ocorrer nas trilhas com qm nao consegue nem digitar quanto mais com consciencia.
PS: nao custa repetir, ja que tem quem nao le: isso é um debate de qm curte e preserva, nao de um ecopata, nao estou criticando, estou indagando ... fala serio..
Li o titulo do topico e logo imaginei algo do tipo que esta acontecendo aqui: discussão do que seria mais importante, viavel, prejudicial, etc etc...
Como Biologo de formação e professor de profissão, estudei muita coisa sobre impacto ambiental na faculdade, e nem por isso deixei de comprar meu willis CJ5. Impacto ambiental acontece em todo lugar, até sem a gente querer causá-lo. Como assim: Impacto visual, sonoro, poluente, etc etc. Troler-a-vista, só de vc comprar um carro, e mesmo assim andar na cidade, vc já esta causando um impacto ambiental. Se vc tiver traços de um ecopata (e que por certas coisas que fala, pode desenvolvê-los sim, sem ofensas é claro) vai ficar doido então, pois a maioria das coisas que convivem conosco, podem de uma maneira ou outra causar um impacto. Agora, o que devemos realmente ver, é se estamos dando espaço pra natureza se recuperar. Isso sim é importante, porque nenhuma ação humana de recuperação do meio ambiente, poderá ser tão eficiente quanto a propria ação da natureza. Bom, em se falando de offroaders, acho que quando vc pesquisar sobre impactos ambientais, verá que os passeios de trilhas serão minimos perante outras ações impactantes no meio ambiente. Aliás, até se vc andar em regiões de mata (eu disse andar a pé e não de jeep) vai causar impacto, até maior que um jeep, dependendo da área. Sabe porque, porque sabemos que tem lugares em que uma pessoa vai e que um jeep não vai, e essa pessoa vai deixar trilhas abertas, compactando o solo, deixando rastro, que para alguns animais, só de sentir algo diferente, não tansita mais naquele lugar. Então, procure sobre impactos ambientais, e veja que a pratica off road é apenas mais uma forma de o ser humano se divertir no planeta, e que algumas dicas simples de educação ambiental, serão suficientes para que essa pratica não prejudique tanto assim o meio ambiente, como vc quer focalizar. Se vc acha que a prática de off road é tão danosa assim ao meio ambiente, faça o seguinte:
1º Não compre o troller, pois vai poluir o meio ambiente
2º Não ande em nenhum veiculo que utilize motores a combustão (todos são danosos ao meio ambiente)
3º compre uma bicicleta (e mesmo assim, não ande em matas, pois vc estará causando um impacto sonoro, geologico, visual, etc..)
Então, pra finalizar, te dou uma dica: atitudes e assuntos de ECOPATA, deixe pro greenpeace. Riquinhos que não sabem o que fazer com dinheiro que se julgam donos da razão e da verdade ecologica. Viva com responsabilidade,faça sua parte, e tá bom demais!
Abração!:concordo:
Afonso Carlos
22/01/2009, 12:40
OK veio c vc achou que fui grosseiro e agressivo pesso desculpas, mas vc viajou de novo!!!
Vc espera o que ? Que nós concordemos que somo predadores, devastadores etc... do meio ambiente, me desculpe amigo, mas não somos mesmo!!!
E vc está criticando sim, leia seu próprio Post!!!
Quem está fazendo demagogia é VC meu amigo!!!
Alías está sendo um tanto Hipócrita!!!!
Como já lhe disseram, não ande carro, não consuma produtos embalados em plastico ou qualquer outro derivado de petroleo, etc...etc...etc...etc...etc...
E não ache que eu, e as outras pessoas que não compartilham de sua opnião estão sendo agressivas, pois este espaço é para isso mesmo, cada um fala o que pensa a sua maneira!
Vc postou uma tema polemico e não técnico como quer passar a ideia, pois se fosse técnico viria com estudos e não demagogia!!!
No mais desejo que vc compre seu troller, e seja muito feliz, fazendo trilhas e se integrando como nós ao meio ambiente do qual fazemos parte e quem sabe participe de várias campanhas promovidas por Off roaders, como reflorestamento em beiras de rios, limpeza de corregos e praias, defesa civil etc... ações que a maioria daqui já participou, apenas para fazer sua parte!!!!
Abração.
So dando uma resumida então pq o negocio ta virando zona.
Sinceramente, o impacto que os jipes causam é realmente minimo, pq sinceramente a maioria das matas ja estão tudo perturbadas e fudida mesmo.
O problema é neguinho sem noção que quer entrar onde nao deve.
So pra citar um exemplo tenho um colega de faculdade que estava fazendo o mestrado em uma área da pedra grande em Atibaia que tem uma vegetação muito diferente, na verdade mais parecida com a vegetação do monte roraima e região. Num belo fds um bando de zé mané invadiu o local (era fechado) e ficou dando zerinho com o jipe em cima do mato...conclusão fudeu tudo e foi praticamente toda destruida uma área que é unica no pais. Isso sim é foda
O resto, sinceramente, nao é nada de mais contando que seja feito com consciencia sem ficar derrubando a mata e deixando uma porrada de lixo pela trilha. O esquema é utilizar as estradas de acesso pre-existentes e ser feliz.
Abraço
Pexe
“verdades” tão absolutas, pelo senso comum, que sequer merecem questionamento sério.
Essa questão mais do que polêmica é chata.Eu sou declaradamente anti-ambientalista. a terra vai fundir com o sol e isso faz dela descartavel.Segundo é que se todo mundo cumprir o tratado de quioto teremos apenas 7 anos no final do seculo com ar mais limpo e so uma porcentagem mais limpo.Essas cifras milionarias gasta com a idiotice dessa verdade absoluta que o mundo transformou em censo comum poderia acabar com a fome no mundo.eu so vou durar 80 anos e olhe lá, pago meu ipva, entro no jipe e vou pro mato mesmo, ou de moto, ou a pé.
qualquer pessoa que te acuse de destruir a natureza com jipe está destruindo tambem, porque usa produtos industrializados, produz esgoto, poe filhos no mundo pra destruir mais, entao nao tenha respeito por ele se ele nao tiver por você.é o que eu faço.
“verdades” tão absolutas, pelo senso comum, que sequer merecem questionamento sério.
Essa questão mais do que polêmica é chata.Eu sou declaradamente anti-ambientalista. a terra vai fundir com o sol e isso faz dela descartavel.Segundo é que se todo mundo cumprir o tratado de quioto teremos apenas 7 anos no final do seculo com ar mais limpo e so uma porcentagem mais limpo.Essas cifras milionarias gasta com a idiotice dessa verdade absoluta que o mundo transformou em censo comum poderia acabar com a fome no mundo.eu so vou durar 80 anos e olhe lá, pago meu ipva, entro no jipe e vou pro mato mesmo, ou de moto, ou a pé.
qualquer pessoa que te acuse de destruir a natureza com jipe está destruindo tambem, porque usa produtos industrializados, produz esgoto, poe filhos no mundo pra destruir mais, entao nao tenha respeito por ele se ele nao tiver por você.é o que eu faço.
Bem, também não é assim. Só porque um dia a terra vai acabar (e que não é semana que vem) que vou destruí-la em segundos. Cuidar daquilo que é bom pra nossa sobrevivencia, é manter nossa vida e de nossa familia. E só de agir como um cidadão responsável e com consciencia já é o bastante. Vamos curtir nossas trilhas, mas com senso ambiental, nem que seja só um pouco né. Não custa nada.:concordo:
VOVÔ DO TROLLER
22/01/2009, 19:36
Respeitando a opinião de todos, o impacto causado pelos "jipeiros" é ínfimo, haja vista as demais formas de destruição praticadas diuturnamente no mundo todo. Aqui mesmo no Brasil há grandes áreas da região amazônica (sem contar as demais regiões) sendo destruídas diariamente, e o que me consta, não são os jipeiros que se utilizam desta prática destrutiva. E as mineradoras? E as "fábricas de carvão vegetal que estão destruindo as matas dos cerrados e outros ecosistemas? E a produção do álcool combustível derivado da cana de açúcar? E a utilização de carvão mineral? E as usinas nucleares? E as termo-diesel? Me desculpem meus caros, mas estamos chovendo no molhado. Abs. Válter
Se o negocio for partir pro ataque grosseiramente, ou entao criarem respostinhas pateticas (...)
Opa.
Não vi nada disso, Henrique. A forma de escrever pode, repito, pode passar a impressão de grosseria ou patetice mas não é. A galera aqui é do bem e os (poucos) que não se comportam o Elmer ó http://www.htforum.com/vb/images/more_smilies/gun_rocket.gif.
(...)alguns comentarios realmente boçais e que ainda por cima se auto-proclamam como corretos(...)
O que está dito acima poderia ser considerado grosseria, mas sei que não é. Então, da mesma forma que alguns comentários foram classificadas ao seu bel-prazer, outros opinaram sobre os seus. É só isso. :concordo:
Fica a minha indagacao pessoal, saber que o q fazemos (...) causa um impacto e a maioria ve isso como normal ou entao tem a consciencia disso mas senta em cima da propria cagada com cara de qm se lambuzou e nao sabe limpar e fica por isso mesmo
Não é bem assim.
As respotas à pesquisa que fiz para compor minha monografia ao final de uma pós graduação em gestão ambiental, evidenciam que a maioria dos praticantes do fora de estrada usando veículos 4x4 em áreas naturais sabe que causa impacto, não vê isso como normal e ao final se propõe a seguir um código de conduta que, de resto, é o tema do meu trabalho.
(...)tb é hipocrisia querer fechar ou barrar a entrada de pessoas em lugares com o intuito de preservar se na realidade o buraco é mais embaixo.
Concordo.
O que temos que fazer é minimizar o impacto ambiental das nossas atividades e, creia-me "yes, we can!" http://www.htforum.com/vb/images/more_smilies/woohoo1.gif
(...) Imagino o que deve ocorrer nas trilhas com quem nao consegue nem digitar quanto mais com consciencia.
Acontece nada não, bobo. Lá não tem computador. http://www.htforum.com/vb/images/more_smilies/lol.gif
Enfim, Henrique, relaxa.
Continue com suas indagações, que são excelentes, emita comentários, opine. E mesmo que o tópico venha a ter as tais cem páginas sempre valerá a pena, pois toda e qualquer opinião ou cometário são válidos. Ao final, teremos aprendido um pouco mais e, claro, beberemos uma(s) cerveja(s). http://www.htforum.com/vb/images/more_smilies/beerchug.gif
Abraços,
eu guardo as minahs garrafas pet, nao mando no lixo, tenho um quarto cheio e vou descobrir um jeito pra elas, nem que seja fazer meu jipe anfibio.Ando de engesa carro a alcool, preocupo com lixo e embalagens, etc...mas como diz meu sogro, a virtude está no meio.Sem exageros.
É evidente que a queima de combustíveis derivados de petróleo ssejam a maior fonte de poluição atmosférica, efeito estufa e todas destas coisas desagradáveis. A sociedade mundial tem a obrigação de acabar com esta prática o mais rápido possível.....
Por isso eu ando diariamente dentro de uma pick-up V8 e a minha mulher numa SUV V6. Dois carros = 10 litros de motor.
Estamos fazendo a nossa parte para acabar logo com essa praga de gasosa.....
Viva a Natureba!!!!
:mrgreen::odedo:
Abraços,
Bill
JEFFCATUNDA
23/01/2009, 00:30
ENTÃO...Sou fisioterapeuta e não tenho a menor idéia de como isso pode ajudar a natureza a me aceitar sobre ela, andando, comendo, peidando e cagando...Desculpem se fui muito direto, mas foi isso que entendi que o colega do post pediu...Ser direto!
Recentemente descobri que a população de vacas é maior que a de humanos, sabiam disso???
Descobri recentemente também, que esta população de bovinos é responsavel por 18% da degradação da camada de ozônio...e só existem para virar bife.....
Então é o seguinte: ou eu aceito que sou, por natureza(que lamentavel), um predador da natureza...ou contrato um psicólogo para me ajudar a me enganar...
Posso também por uma bala na minha cachola e assim contribuir para o processo (biblico)de reciclagem...do pó viestes e ao pó voltarás...
Ou posso simplesmente aceitar a minha parcela de culpa no processo, respeitar todas as legislações vigentes e babau!
E tem mais, ninguem é obrigado a fazer algo de que venha a se arrepender depois, se você, ou qualquer outro colega, não tem estes dilemas resolvidos em sua cabeça, resolva-os antes de tomar as suas decissões. Quanto as nossas, de amantes do OFF-ROAD, certamente já foram tomadas.
SAUDAÇÕES ECOLÓGICAS!
É evidente que a queima de combustíveis derivados de petróleo ssejam a maior fonte de poluição atmosférica, efeito estufa e todas destas coisas desagradáveis. A sociedade mundial tem a obrigação de acabar com esta prática o mais rápido possível.....
Por isso eu ando diariamente dentro de uma pick-up V8 e a minha mulher numa SUV V6. Dois carros = 10 litros de motor.
Estamos fazendo a nossa parte para acabar logo com essa praga de gasosa.....
Viva a Natureba!!!!
:mrgreen::odedo:
Abraços,
Bill
hehehehehheh, boa bill, gostei, com humor é que a gente recicla as ideias.
rafaelfernandez
09/02/2009, 01:59
Meu 1 centavo:
Levantar esse tipo de discussao ja é fazer alguma coisa a respeito do impacto por nos causado. Informaçao ajuda muito. Sites como www.treadlightly.com entre outros dao uma porçao de dicas de como conciliar e minimizar nosso impacto. Acredito que todos nos jipeiros de alma e coracao somos uns dos maiores interessados em conservar a natureza que nos da tantas oportunidades de diversao e prazer.
É isso ai. Expor, discutir e refletir sobre o que foi exposto normalmente é um bom caminho na soluçao de problemas.
[]'s
Rafael
brSurfer_RS
10/02/2009, 18:00
Parabéns pelo tópico.
Vejo como uma discussão válida: o que podemos fazer para minimizar o impacto?!
Obviamentee ninguém vai ficar tapando buracos por ai... mas não deixar lixo pelo caminho e evitar a derrubada desnecessaria de árvores já é alguma coisa. Acho que tb não vem ao caso comparar se as vacas poluem mais que os aviões , e os aviões mais que a lambreta do vizinho.Eu não tenho avião e nem lambreta, mas posso cuidar da trilha onde brinco.
O ponto aqui é ter um pouco mais de responsabilidade quando estivermos nos divertido as custas do planeta.
Saudações.
JEFFCATUNDA
10/02/2009, 18:42
Parabéns pelo tópico.
Vejo como uma discussão válida: o que podemos fazer para minimizar o impacto?!
Obviamentee ninguém vai ficar tapando buracos por ai... mas não deixar lixo pelo caminho e evitar a derrubada desnecessaria de árvores já é alguma coisa. Acho que tb não vem ao caso comparar se as vacas poluem mais que os aviões , e os aviões mais que a lambreta do vizinho.Eu não tenho avião e nem lambreta, mas posso cuidar da trilha onde brinco.
O ponto aqui é ter um pouco mais de responsabilidade quando estivermos nos divertido as custas do planeta.
Saudações.
HIPOCRISIA!
A natureza humana é hipocrita por natureza...pois para sobreviver necessariamente destroi a natureza.
Não aceitar isso é tapar os olhos com uma peneira...ou voltar para a selva e a comer carne crua e raizes...
O resto é blá, blá, blá...
Todo e qualquer automovel polui.... e muito!
Beijim.
Tio Eddie
10/02/2009, 18:52
Hipocrisia e exesso de olhar apenas para o próprio umbigo Jeff...:parede::parede:
Costumo dizer que é a Miséria Humana...
Não sou da ala dos ecochatos radicais, mas realmente acredito que nosso modo de vida moderno é bastante agressivo para o meio ambiente.
Infelizmente, antes de irmos a ruina como espécie, nada será feito...somos grandes "gafanhotos bípedes" consumindo nossos recursos de forma desmedida. Talvéz não estejamos mais por aqui para ver o resultado da "festa"; mas certamente alguém verá!:evil:
Ah, antes das pedradas (já coloquei o capacete...:odedo:) é apenas uma reflexão...
Abraços
Eddie
VOVÔ DO TROLLER
10/02/2009, 19:14
HIPOCRISIA, MUITA HIPOCRISIA
Concordo plenamente. Realmente é uma grande hipocrisia.O planeta Terra é uma verdadeira jóia rara e preciosa inserida no Universo, entretanto o "bichinho de duas patas" (também conhecido como ser humano), conforme estudos científicos , amplamente divulgados e conhecidos, provocou (e continua provocando) uma destruição de tal ordem na nossa casa (também conhecida como planeta terra ou gaia) que já estamos ladeira abaixo, ou seja, o processo de destruição está em aceleração, ladeira abaixo e é irreversível. Não vislumbro nenhuma solução possível para reverter este quadro. O bichinho de duas patas surgiu há muitos milhões de anos após a formação da terra, e com certeza será extinto muitos milhões de anos antes da terra acabar. Coitados dos nossos filhos e netos e de outras espécies animais e vegetais que não tem culpa nenhuma desta grande barbárie. Abs. Válter
rafaelfernandez
10/02/2009, 21:19
HIPOCRISIA, MUITA HIPOCRISIA
Concordo plenamente. Realmente é uma grande hipocrisia.O planeta Terra é uma verdadeira jóia rara e preciosa inserida no Universo, entretanto o "bichinho de duas patas" (também conhecido como ser humano), conforme estudos científicos , amplamente divulgados e conhecidos, provocou (e continua provocando) uma destruição de tal ordem na nossa casa (também conhecida como planeta terra ou gaia) que já estamos ladeira abaixo, ou seja, o processo de destruição está em aceleração, ladeira abaixo e é irreversível. Não vislumbro nenhuma solução possível para reverter este quadro. O bichinho de duas patas surgiu há muitos milhões de anos após a formação da terra, e com certeza será extinto muitos milhões de anos antes da terra acabar. Coitados dos nossos filhos e netos e de outras espécies animais e vegetais que não tem culpa nenhuma desta grande barbárie. Abs. Válter
Concordo com tudo que foi dito ate aqui, mas e ai!? Ja que ta uma MERDA, vamos cagalizar geral? Vamos tornar ainda pior? Prefiro tentar fazer algo, por mais INSIGNIFICANTE e INUTIL que possa ser, melhor isso do que simplesmente cruzar os braços. Isso sim é ainda pior do que a Hipocresia. Pelo menos, minha cabeça pesa um pouco menos no travesseiro a noite.
[]'s
Rafael
Troller-a-vista
10/02/2009, 23:30
é impressionante como tem gente completamente equivocada, desinformada, e boçalizada neste mundo...
Ja fui ridicularizado por meia duzia de antas nesse e em outro tópico pela minha idéia de não agressão ... Fazer o que, nego vota no Lula duas vezes, quer fazer sexo desde os 12 anos, ensina o filho a comer todas as meninas e ainda quer casar virgem e que ninguem coma a propria filha ....
Mas é isso aí, alguns entenderam a idéia, outros, sentaram na própria ignorancia, cagaram em cima e ainda brandam um coro típico americano... Pelo amor de Deus.
Eu continuo achando sim, que pode ser feito algo para amenizar os impactos, continuo achando que é responsabilidade SIM de cada um que estiver no off-road dar um jeito de corrigir o que fez de errado.
É bem simples, quando eu estou na cidade eu faço a minha parte, não é pq o retardado do meu vizinho é um mané que faz queimada pra limpar o quintal que eu vou fazer pior só por que ele faz...
Da mesma forma, é inconcebível eu entrar no meio do mato, num ambiente que não está acostumado comigo e ir destruindo tudo.
E pra ser bem sincero, tenho visto inumeras trilhas no youtube, o que eu mais vejo sao enormes facoes CAUSADOS SIM pelos trilheiros, nao tentem tapar o sol com a peneira, vejo charcos sendo destruídos por retardados dando zerinho ou passando a mil por hora neles, vejo trilhas que chega a ser vergonhoso, passa apenas jipe, e nao sei pq, o espaco entre uma parede e a outra de barro é justamente o espaco de jipe. Estao lisas como sabao...
Agora vir me falar que isso a natureza mesmo iria fazer, que essas trilhas foram esculpidas pela chuva e que o passar constante alí nao causou nenhuma perturbação, é no minimo constrangedor.
Uma coisa é passar dois ou tres jipes, outra é passar meia duzia, uma duzia ou mais de carros numa trilha, é só olhar pra tras, os facoes, as erosoes e as trilhas sao basicamente toda a area embaixo dos carros. Em algumas da pra ver escrito na lama a marca do carro que passou...
Vi um video onde tem dois paredoes de mais de 3 metros de altura, totalmente lisos, um baita atoleiro no fundo ... Impressionante como essa fenda é justamente a largura dos jipes.
Po falar que a natureza esculpiu aquilo é no minimo acreditar em vendedor de carros, falar com papai noel, achar o Lula santo e ver na Dilma o inicio da salvaçao ...
Ta na cara que em muitos lugares, o que sempre foi uma poça, um lamacal, virou um grande buraco de muitos metros por causa do vai e vem de carros!!
Mas td bem... Cada um faz sua parte. Cada um tem o que merece.
Eu cresci na natureza, fiz minha vida na cidade grande e hj respeito muito mais aquilo que eu vi e sei que qm nasceu 4 anos depois de mim nao vera mais ... Qto mais meus filhos!
Isso pq com certeza, houveram muitos que pensaram olhando pro proprio umbigo.
Nem respondo mais as insinuações dos que nao acreditam o quanto mal fazem sem sequer ligar pra isso.
Alias, achei bem legal um comentario dum anonimo qualquer no youtube a respeito de uma trilha onde haviam alguns trollers (chipados claramente pela fumaca absurda) e alguns jipes, esse pessoal andava e atolava, e cada atolada era uma gritaria infernal, dava pra ver um jipe soltando fumaca azul (se vc nao entende de mecanica isso é oleo queimando..), uma baita zona, barulheira, um monte de fumaca preta absurda (tava que nem os filmes da Rasch qdo testam os carros no dinamometro), segue o comentario na integra:
- Bando de filhinho de papai que nao tem a menor idéia do que estão fazendo: os unicos animais num raio de 2km sao eles mesmos!
Rachei de rir, o video tava na cara que era isso mesmo, fumaca pra td q eh lado, barulho, guincho direto na arvore, um monte de cara gritando que nem mulher em liquidacao, lata de cerveja na mao de uns 4 e alguma coisa no título como : Off-road na mata no meio dos animais ... Nao me lembro bem mas era perfeito !!!
AHHAhAHAH
Mas é isso mesmo, uns lá outros cá e todo mundo se ferrando... Pelo menos eu tenho a consciencia de que qdo eu conseguir ir pro mato, vou sair de la causando impacto com certeza, mas antes de terminar, vou fazer questao de pelo menos melhorar o local, retirar as sujeiras possiveis e se for necessario, dar meia volta ou arrumar algum estrago que tenha feito ... No mínimo, realizar alguma ação pós trilha , sei lá o que, plantar meia duzia de muda de arvore num local qualquer (po uma muda de arvore nao custa nem 2 reais, e meia duzia ocupam pouco mais espaco que uma latinha de cerveja, kct se abster de levar pelo menos algo dessa forma é muita boçalidade, duvido que isso demora mais de 3 minutos pra ser plantado qualquer crianca consegue...).
Sei lá, alguma coisa pode ser feita. A comecar pela idéia de nao degradar, nao poluir e saber, pq nao, olhar para um obstaculo e falar: caramba passar 10 carros como os nossos aqui vai destruir esse troco, vai demorar anos ou meses pra voltar ao normal, entao ou da meia volta ou passa do lado ou arruma outro caminho, nao da pra simplesmente cavar um buraco de 50 metros de extensao, com 2 metros de altura claramente na largura de um jipe no meio do mato por puro prazer e ainda culpar o resto da sociedade...
Fala serio... Entretanto, alguns aí pegaram a idéia e tenho certeza que irá surtir bons efeitos na prática.
Afonso Carlos
11/02/2009, 00:09
OK, Sr. "Troller a vista" o Sr. não foi ridicularizado, no meu ponto de vista, e ninguém lhe ofendeu com adjetivos como "ANTA" ao qual o Sr. fez uso acima.
Apenas algumas pessoas, discordam de sua opinião eu sou uma delas em parte.
Embora vc possa não acreditar, recentemente eu e alguns colegas tivemos uma discussão ferrenha com um membro do Jeep Club de Bauru pelo mesmo ter arrancado uma goiabeira, pois a utilizou como ponto de ancoragem sem o menor critério. Posso inclusive caso vc queira enviar os emails que circularam no clube referente ao assunto.
Concordo em:
Arvore para ancoragem somente com cinta e bom senso.
Lixo na trilha, nunca!
Fluidos de carros (óleo, combustível, graxa, etc...) devem ser recolhidos em qualquer hipótese.
Reflorestamento voluntario, sim aliais em bauru já se faz há muito tempo.
Discordo em:
Abrir novos caminhos ou desvios, na minha ótica e bem pior, só cria mais trilhas etc...
Limitar a quantidade de carros a passar por X obstáculo, não funciona não há critério para isso.
Facões e erosões são inevitáveis até quando se anda a cavalo.
No mais não entendi porque quer um Troller, um veiculo que consome muito combustível, pesado e bem poluente, bem como as land, Willys, Cherokas, Toyotas, nivas, engesas, suzukis, etc...etc...etc... ou seja a maioria dos 4x4.
Abraço.
Troller-a-vista
11/02/2009, 02:41
OK, Sr. "Troller a vista" o Sr. não foi ridicularizado, no meu ponto de vista, e ninguém lhe ofendeu com adjetivos como "ANTA" ao qual o Sr. fez uso acima.
Apenas algumas pessoas, discordam de sua opinião eu sou uma delas em parte.
Embora vc possa não acreditar, recentemente eu e alguns colegas tivemos uma discussão ferrenha com um membro do Jeep Club de Bauru pelo mesmo ter arrancado uma goiabeira, pois a utilizou como ponto de ancoragem sem o menor critério. Posso inclusive caso vc queira enviar os emails que circularam no clube referente ao assunto.
Concordo em:
Arvore para ancoragem somente com cinta e bom senso.
Lixo na trilha, nunca!
Fluidos de carros (óleo, combustível, graxa, etc...) devem ser recolhidos em qualquer hipótese.
Reflorestamento voluntario, sim aliais em bauru já se faz há muito tempo.
Discordo em:
Abrir novos caminhos ou desvios, na minha ótica e bem pior, só cria mais trilhas etc...
Limitar a quantidade de carros a passar por X obstáculo, não funciona não há critério para isso.
Facões e erosões são inevitáveis até quando se anda a cavalo.
No mais não entendi porque quer um Troller, um veiculo que consome muito combustível, pesado e bem poluente, bem como as land, Willys, Cherokas, Toyotas, nivas, engesas, suzukis, etc...etc...etc... ou seja a maioria dos 4x4.
Abraço.
Afonso, infelizmente nao temos o botao de editar e me excedi qto ao ANTA. Esta certissimo. Porem houve dois outros topicos que tentaram ridicularizar minha argumentacao sobre os impactos.
Veja eu nao estou propondo, nem impondo nada, estou pedindo opinoes, pedindo ideias, com certeza vcs sabem muito mais do que eu, portanto, joguei uma ideia no ar e estou tentando colher frutos. Somente isso.
Nao sei se a melhor coisa a se fazer é limitar X carros ou as outras formas citadas, estou dando idéias.
Considero como voce que abrir NOVAS trilhas, abrir um novo tracado ou coisas assim sao no minimo ideias contraditorias. Por isso coloquei em pauta. Mas ao meu ver, muitos dos videos e trilhas que conheco ha situacoes como a seguinte:
ha um peqno alagadico, ou um lamacal logo a frente, coisa digamos do tamanho de 2 carros juntos (pqno certo?) situado num campo aberto de digamos uns 3 campos de futebol, todos os carros que ali passam (vamos entender como sitiantes, fazendeiros, etc etc etc) desviam do local (obviamente para nao encalharem ou quebrarem os seus carros sei la..) esse desvio tem a unica funcao de nao comprometer um pedaco que visivelmente ja se encontra fragilizado (concorda que qq alagadico, lamacal, barreira, erosao, facao é no minimo mais fragil que uma trilha de chao batido?) e nao de abrir um caminho diferente.
Mais ou menos qdo vc desvia de um buraco na cidade, da aquela jogadinha minuscula pro lado, certo?
Imagina 30 4x4 ali moendo esse lamacal, é de se esperar que na proxima chuva o que tinha o tamanho de 2 carros, ira aumentar pra 3 carros depois 4 carros e por ai vai.. se ng alterar o local, ficara como deve ser por muito tempo...
Enfim, se pontuei de forma muito incisiva ou de forma a obrigar, desculpe, nao foi minha intencao.
Ao contrario, estou aqui justamente para isso, ver com outros olhos, saber entender como contornar .
Estou aqui pq quero acreditar de que, nao ha vergonha em mudar de opiniao, vergonhoso é nao reconhecer que esta errado. E o que eu quero é entender, criar um debate saudavel onde eu posso entender que:
- andar dentro de erosoes nao é prejudicial (pelo que eu me lembro da escola, toda erosao é por si só é uma degradacao do solo, seja ela natural ou via humana, portanto, acelerar isso é no minimo descaso).
- abrir uma trilha a ponto de cavucar 2 metros debaixo do nivel do solo nao causa problema algum (sei la, fico vendo umas trilhas tipo buraco do camel, sensacional, putz eu queria mesmo poder fazer aquilo, da gosto de ver o nivel de dificuldade, aventura e tal, mas sei la, qdo eu vejo os jeeps andando dentro de uma vala onde o solo esta acima do teto do proprio jeep, nao consigo achar que aquilo nao foi uma destruicao humana proposital e sem constrangemento algum da natureza)
- passar com um carro sabidamente pingando oleo dentro de um riacho que na maioria das vezes nao tem mata no entorno nao causa problema algum (vi uns 30 jeeps nos ultimos 20 dias, diria que dos 30 apenas uns 2 ou 3 nao tinha NENHUMA gota de oleo embaixo, ainda que isso seja relaxo do dono, a gente sabe que jipe pinga oleo, seja do cambio, seja do motor, seja do freio , ainda mais qdo ta quente)
- entre outras coisas..
Qto a sua pergunta sobre o pq de eu querer um troller ou qualquer outro 4x4, simples: eu quero voltar a fazer trilha, voltar a me sujar de terra e barro como eu fazia antigamente qdo era muleque... E se vai ser um troller, um jeep, uma frontier, hilux, vitara, samurai, engesa, tanto faz, isso vai depender da questao financeira primeiramente (nao de comprar mas de manutencao mesmo). Gostaria que fosse uma pick up pois gosto delas, mas entendo que pra trilhas, pra brincadeira nao compensa muito. Sendo desses, o troller o que mais me agrada mecanicamente e funcionalmente. Mas o tesao seria mesmo um jeep, de preferencia mais puxado pro original e com uma pintura bem feita, pois uma das maiores necessidades é poder levar a sobrinha comigo inclusive para passeios. Divertimento on e off-road.
Ja pensei em Baja, Fusca, etc... Mas nao me cativou tanto.
Tb nao sou contra trilhas, contra jeeps, contra nada, como eu disse, quero aprender e saber que meu prazer pessoal nao afetará outras geracoes de tb desfrutarem da natureza.
Acredito que se for bem feito, tudo é otimo, do turismo normal tipo Rio de Janeiro ate o eco-turismo tipo trilhas, pantanal, grutas etc. O que nao da é alguem chegar e vender meninas de 13 anos pra gringo fazer turismo sexual.
Um unico turismo sexual é capaz de destruir toda a imagem do Brasil. Um unico caçador no pantanal, pode dizimar uma especie inteira, ou um unico barco pesqueiro pode acabar com os peixes de lá ...
Isso não é dificil, vide Rio de Janeiro, vide Pantanal, vide bacias paulistas, vide tantos outros exemplos.
Um unico ser mentalmente mal instruído ou mal preparado pra encarar o que tá alí facil, facil , pode acabar com toda uma cadeia de coisas que poderiam ser perfeitas.
Da mesma forma encaro um unico jeepeiro que derruba arvore, faz zerinho em local com vegetacao rasteira e delicada, joga lixo onde nao tem ng vendo...
É duro falar essas coisas pra quem nao sentiu na pele qdo a natureza da o troco.
Eu morei no interior 18 anos, nasci e fui criado la... Pra mim passarinho era alvo pra estilingue, só fazia coco e me acordava todo dia antes do horario na janela... Jogava lixo pela janela, chiclete no chao, fazia xixi na arvore de casa, enfim, era um típico cara que olhava pro umbigo e nao dava valor.
Só depois que fui morar em SP e passei anos sem ser um passaro, nao conseguia ver o verde de nenhuma arvore por completo, ardiam meus olhos por causa da poluicao e vi o Rio Tiete completamente MORTO e fedorento, percebi o quanto era importante enxergar as estrelas, ver o por do sol ao lado de um familiar, ver que um RIO é fonte de vida nao fonte de egoísmo, vi que pra pescar um dourado eu tinha que ir até o Pantanal e isso era dificil, caro e demorava muito... Enfim, percebi que nao agridir o meio ambiente é algo possivel mas cada um tem que fazer a sua parte e garantir além disso que a natureza tenha alguma recompensa por sua degradacao (por isso mencionei o plantio voluntario de 3 ou 6 mudas de arvores apos uma trilha, afinal se eu usei, to recompensando, lei mais basica da economia).
Enfim, me extendi d+ novamente, espero que releve minha exaltacao sobre o anta e me ajude a mudar de opiniao. Nao me envergonho disso.
Abraco
Não sei em São Paulo, mas falo por minas, aqui anos e anos foram gente enchendo o raio do saco que a gente estraga.Pois toda a nossa área estragada hoje é condominio, se tivessemos preservado teriamos perdido tudo para os condominios que concretaram e para as mineradoras que esburaracaram.
Tenho certeza que esses caras que enchem o saco quando a tal preservação não vao bater as portas das mineradoras que tem dinheiro e fazem isso ae ó na foto.As trilhas funcionam como aceiros impedindo que o fogo se propague e cansei de ver mato queimado de uma lado da trilha e do outro sem queimar porque a trilha impediu e ja salvamos muitos animais.Temos jipeiros trabalhando com o ibama, foram quem fundaram em parceria a brigada um e hoje sao referencia na região.tem jipeiros ajudando em enchentes e os ambientalistas nao aparecem para parabeniza-los.
na foto se vê a serra do curral, a praça do papa, o parque das mangabeiras, o bairro mangabeiras onde moram os milionarios e o buraquinho e as estradinhas da MBR e vale do rio doce.
Macacos, cidade proxima onde enchiam o saco pra gente preservar a barragem de mineração estourou e os desetos acabaram com trilha, mata e tudo que havia em volta.
Eu sinto muito, quero que a causa ambiental vá se fuder e que os ambientalistas tambem vão se fuder junto.É meu direito pensar assim, é a liberdade de expressão.Existe a contra causa e ninguem vai atras das informações desmascaradoras dela.O primeiro e maior ambientalista hoje éfaz parte da causa contraria, é cientista, explica o porque e ninguem o lê.Sou a favor de bom censo e é uma coisa que todo mundo julga ter mais do que precisa a acha que os outros nao o tem.
Faço minha parte e evito o que minha conciencia pede em relação a natureza, sem neuroses.Mas nao encho o saco de ninguem por saber que todos sem excessão tem o rabo preso,pois se estao vivos estao agredindo a natureza direta ou indiretamente e você nao os ve suicidando por isso, pelo contrario, preferem ficar vivos e enchendo o saco.
as fotos sao de mineradoras e condominios na area que era de "jipeiros" hoje nem a arqueologia acha nossos rastros lá, acabou tudo.
mais fotos, triste, nao cabe numa foto só de satelite.Mas os ambientalistas precisam do metal advindo das mineradoras para os garfos, estruturas dos predios onde moram, para o poste de luz que ilumina a frente da casa deles, etc.A culpa é dos ambientalistas.
JEFFCATUNDA
11/02/2009, 09:38
Sem sacanagem!
Acho que o colega deveria trocar o seu nick de TROLLER-A-VISTA, para:
PSIQUIATRA-A-VISTA........e URGENTE!!!!!!!!!!!!!!!
Não sei se você percebe que seus conflitos são interiores, você quer...mas não quer, porque não aceita as consequencias ao seu ato de prazer...antecipadamente se condena e vem a público, como que a pedir perdão pela que tem vontade de fazer...mas não faz... e ao mesmo tempo procura nas palavras de alguem, quem quer que seja, uma desculpa e finalmente consumar o ato....
Todos passamos por isso em determinados pontos da vida...auxilio especializado resolve,ou ajuda.
brSurfer_RS
11/02/2009, 10:32
Pessoal, me desculpem mas eu não entendo porque tanta gente ficou ofendida com esse tópico. Desculpem, pra mim não faz sentido algum. Pelo que vi todos são unânimes a respeito do impacto, mesmo que proclamem ser mínimo. Mas será que é TÃO doloroso assim propor algums idéias de boas práticas para tentar amenizar a situação??
Eu acho que a idéia do colega não foi mal dizer a tribo/esporte fora de estrada. Somente alertar e discutir.
Eu tenho certeza que é muito mais confortável assistir tudo se deteriorar...assim como é muito facil colocar a culpa de tudo que tem de errado nos políticos de nosso país e simplesmente fechar os olhos, continuar votando errado, não se educando e esperando milagres.
Me parece que a idéia predominante é: Tem muita gente errando, vou errar também. Os maus exemplos prevalecem...
Mas voltando ao tópico, de minha parte acho até interessante fazer parte da diversão o esforço para minimizar o "rastro".
Saudações,
leo cabral
11/02/2009, 10:39
HIPOCRISIA!
A natureza humana é hipocrita por natureza...pois para sobreviver necessariamente destroi a natureza.
Não aceitar isso é tapar os olhos com uma peneira...ou voltar para a selva e a comer carne crua e raizes...
O resto é blá, blá, blá...
Todo e qualquer automovel polui.... e muito!
Beijim.
Você toda razão colega Jeff, mas acredito que cada atitude em favor da natureza ja é um bom começo.:concordo:
Não estou pedindo para virarmos vegetarianos e só andar de bicicleta, mas qualquer ajuda já é bem vinda.
Tenho 04 carros, totalizando 14 litros de motor. Consumo carne duas vezes por dia, todo dia. Peido e arroto com frequência. Tenho um cachorro de 70 kg que também solta monte de gás. Ou seja, as minhas emissões de CO2 são altas pracaraio.
Porém, como moro numa chácara de 3.600 m2, com árvore pra todo lado, as minhas emissões de CO2 fiquem neutralizadas.
Vu como é fácil ser conciente???
:mrgreen::roll:
Abraços,
Bill
Boa noite a todos,
A principio Sr. Troller a Vista, tenho que dizer que realmente vc é muito mal informado e deve ter uma pontinha de problemas pessoais refletindo aqui, mas ja é outra coisa.
Vou ser bem sincero: Voce ta fazendo uma puta tempestade num copo d'agua com preocupaçoes completamente irreais.
Como eu ja disse, sou biologo formado pela USP e atualmente faço mestrado. Nunca trabalhei formalmente no setor ambiental, mas convivo (minha ex-namorada um dos meus melhores amigos trabalham com restauração florestal) e ja ajudei em alguns trabalhos de reflorestamento.
O que acontece é o seguinte. Erosoes e facoes, de verdade, nao causam problema algum se comparado com a retirada de cobertura vegetal para agricultura, isso sim assoreia rio de verdade.
Amarrar guincho em arvore precisa de um puta critério e realmente é um problema facilmente evitado, como o Afonso ja falou.
O negócio do óleo...carinha....relaxa... Eu aposto que vc joga oleo velho de fritura na pia nao joga? então, polui praticamente igual a oleo queimado.
Quanto ao reflorestamento, nao é bem assim abrir um buraco e plantar uma planta ali.
Vc precisa de um profissional capacitado pra te dizer o que plantar e onde plantar, alem de que leva uns dois anos de manejo constante pra isso se manter.
Cara, sinceramente para com essa culpa toda. Vc ja ta fudendo o planeta com tudo que voce consome. E nao ache que porque vc recicla seu lixo tudo vai ficar bem.
O negocio é muito mais serio e as consequencias a longo prazo sao inevitáveis, mas ja é outra historia.
Quer realmente fazer algo pelo mundo? Desencana de comprar um troller e vai andar de onibus, bicicleta ou a pé.
Desculpa se eu te ofendi em alguma coisa, mas realmente sua concepção das coisas do meu ponto de vista é bem perturbada.
Fique a vontade pra replicar.
Abraço
VOVÔ DO TROLLER
11/02/2009, 22:01
A carta do chefe indígena Seattle já diz tudo sobre o bichinho de duas "pata".
CARTA DE CHEFE INDÍGENA SEATTLE AO PRESIDENTE DOS EUA (http://www.notiun.com/2007/10/carta-de-chefe-indgena-seattle-ao.html)
http://one.fsphost.com/lilaliss/liberty_tn.jpg (http://one.fsphost.com/lilaliss/liberty.jpg)No ano de 1854, o presidente dos Estados Unidos fez uma proposta a uma tribo indígena. A proposta de comprar grande parte de suas terras, oferecendo, em contrapartida, a concessão de uma outra "reserva". O texto da resposta do chefe Seattle, distribuído pela ONU (Programa para o Meio Ambiente) e aqui publicado na íntegra, tem sido, através dos tempos, um dos mais belos e profundos pronunciamentos já feitos a respeito da defesa do meio ambiente.
"Como é que se pode comprar ou vender o céu, o calor da terra? Essa idéia nos parece estranha. Se não possuímos o frescor do ar e o brilho da água, como comprá-los?
Cada pedaço de terra é sagrado para meu povo. Cada ramo brilhante de pinheiro, cada punhado de areia das praias, a penumbra na floresta densa, cada clareira e inseto a zumbir são sagrados na memória e experiência de meu povo. A seiva que percorre o corpo das árvores carrega consigo as lembranças do homem vermelho.
Os mortos do homem branco esquecem a sua terra de origem quando vão caminhar entre as estrelas. Nossos mortos jamais esquecem esta bela terra, pois ela é a mãe do homem vermelho. Somos parte dela e ela faz parte de nós. As flores perfumadas são nossas irmãs; o cervo, o cavalo, a grande águia são nossos irmãos. Os picos rochosos, os sulcos úmidos nas campinas, o calor do corpo do potro e o homem – todos pertencem à mesma família.
Portanto, quando o grande chefe em Washington manda dizer que deseja comprar nossa terra, pede muito de nós. O grande chefe diz que nos reservará um lugar onde possamos viver satisfeitos. Ele será nosso pai e nós seremos seus filhos. Portanto, nós vamos considerar sua oferta de comprar nossa terra. Mas isso não será fácil. Esta terra é sagrada para nós. Esta água brilhante que escorre nos riachos e rios não é apenas água, mas o sangue de nossos antepassados. Se lhes vendermos a terra, vocês devem lembrar-se de que ela é sagrada, devem ensinar as suas crianças de que ela é sagrada e que cada reflexo nas águas límpidas dos lagos fala de acontecimentos e lembranças da vida de meu povo. O murmúrio das águas é a voz de meus ancestrais. Os rios são nossos irmãos, saciam nossa sede. Os rios carregam nossas canoas e alimentam nossas crianças. Se lhes vendermos nossa terra, vocês devem lembrar e ensinar a seus filhos que os rios são nossos irmãos e seus também. E, portanto, vocês devem dar aos rios a bondade que dedicariam a qualquer irmão.
Sabemos que o homem branco não compreende nossos costumes. Uma porção de terra para ele tem o mesmo significado que qualquer outra, pois é um forasteiro que vem à noite e extrai da terra aquilo de que necessita. A terra não é sua irmã, mas sim sua inimiga, e quando ele a conquista, prossegue seu caminho. Deixa para trás os túmulos de seus antepassados e não se incomoda. Rapta da terra aquilo que seria de seus filhos e não se importa. A sepultura de seu pai e os direitos de seus filhos são esquecidos. Trata sua mãe, a terra, e seu irmão, o céu, como coisas que possam ser compradas, saqueadas, vendidas como carneiros ou enfeites coloridos. Seu apetite devorará a terra, deixando somente um deserto.
Eu não sei, nossos costumes são diferentes dos seus. A visão de suas cidades fere os olhos do homem vermelho. Talvez seja porque o homem vermelho é um selvagem e não compreenda. Não há lugar quieto nas cidades do homem branco. Nenhum lugar onde se possa ouvir o desabrochar de folhas na primavera ou o bater de asas de um inseto. Mas talvez seja porque sou um selvagem e não compreenda. O ruído parece somente insultar os ouvidos. E o que resta da vida se o homem não pode ouvir o choro solitário de uma ave ou o debate dos sapos ao redor de uma lagoa à noite? Eu sou homem vermelho e não compreendo. O índio prefere o suave murmúrio do vento encrespando a face do lago, e o próprio vento, limpo por uma chuva diurna ou perfumado pelos pinheiros. O ar é precioso para o homem vermelho, pois todas as coisas compartilham o mesmo sopro – o animal, a árvore, o homem – todos compartilham o mesmo sopro. Parece que o homem branco não sente o ar que respira. Como um homem agonizante há vários dias, é insensível ao mau cheiro. Mas se vendermos nossa terra ao homem branco, ele deve lembrar que o ar é precioso para nós, que o ar compartilha seu espírito com toda a vida que mantém. O vento que deu a nosso avô o seu primeiro inspirar também recebe o seu último suspiro. Se lhes vendermos nossa terra, vocês devem mantê-la intacta e sagrada, como um lugar onde até mesmo o homem branco possa ir saborear o vento açucarado pelas flores dos prados.
Portanto, vamos meditar sobre sua oferta de comprar nossa terra. Se decidirmos aceitar, imporei uma condição: o homem branco deve tratar os animais desta terra como seus irmãos.
Sou um selvagem e não compreendo qualquer outra forma de agir. Vi um milhar de búfalos apodrecendo na planície, abandonados pelo homem branco que os alvejou de um trem ao passar. Eu sou um selvagem e não compreendo como é que o fumegante cavalo de ferro pode ser mais importante do que o búfalo, que sacrificamos somente para permanecermos vivos.
O que é o homem sem os animais? Se todos os animais se fossem o homem morreria de uma grande solidão de espírito, pois o que ocorre aos animais, breve acontecerá ao homem. Há ligação em tudo.
Vocês devem ensinar as suas crianças que o solo a seus pés é a cinza de nossos avós. Para que respeitem a terra, digam a seus filhos que ela foi enriquecida com as vidas de nosso povo. Ensinem as suas crianças o que ensinamos as nossas: que a terra é nossa mãe. Tudo o que acontecer à terra, acontecerá aos filhos da terra. Se os homens cospem no solo, estão cuspindo em si mesmos.
Isto sabemos: a terra não pertence ao homem; o homem pertence à terra.
Isto sabemos: todas as coisas estão ligadas como o sangue que une uma família. Há ligação em tudo!
O que ocorrer com a terra recairá sobre os filhos da terra. O homem não tramou o tecido da vida; ele é simplesmente um de seus fios. Tudo o que fizer ao tecido, fará também a si mesmo.
Mesmo o homem branco, cujo Deus caminha e fala com ele de amigo para amigo, não pode estar isento do destino comum. É possível que sejamos irmãos apesar de tudo. Veremos. De uma coisa estamos certos; e o homem branco poderá vir a descobrir um dia: nosso Deus é o mesmo Deus. Vocês podem pensar que o possuem, como desejam possuir a nossa terra; mas não é possível. Ele é o Deus do homem e sua compaixão é igual para o homem vermelho e para o homem branco. A terra lhe é preciosa e feri-la é desprezar seu Criador. Os brancos também passarão; talvez mais cedo do que todas as outras tribos. Contaminem suas camas e uma noite serão sufocados pelos próprios dejetos.
Mas quando de sua desaparição, vocês brilharão intensamente, iluminados pela força do Deus que os trouxe a esta terra e que por alguma razão especial lhes deu domínio sobre a terra e sobre o homem vermelho. Esse destino é um mistério para nós, pois não compreendemos que todos os búfalos sejam exterminados, os cavalos bravios sejam todos domados, os recantos secretos da floresta densa sejam impregnados do cheiro de muitos homens e a visão dos morros sejam obstruídas por fios que falam.
Onde está o arvoredo? Desapareceu... Onde está a águia? Desapareceu... É o final da vida e o início da sobrevivência
p.s. é necessário dizer mais alguma coisa?
Afonso Carlos
11/02/2009, 23:15
Boa noite a todos,
A principio Sr. Troller a Vista, tenho que dizer que realmente vc é muito mal informado e deve ter uma pontinha de problemas pessoais refletindo aqui, mas ja é outra coisa.
Vou ser bem sincero: Voce ta fazendo uma puta tempestade num copo d'agua com preocupaçoes completamente irreais.
Como eu ja disse, sou biologo formado pela USP e atualmente faço mestrado. Nunca trabalhei formalmente no setor ambiental, mas convivo (minha ex-namorada um dos meus melhores amigos trabalham com restauração florestal) e ja ajudei em alguns trabalhos de reflorestamento.
O que acontece é o seguinte. Erosoes e facoes, de verdade, nao causam problema algum se comparado com a retirada de cobertura vegetal para agricultura, isso sim assoreia rio de verdade.
Amarrar guincho em arvore precisa de um puta critério e realmente é um problema facilmente evitado, como o Afonso ja falou.
O negócio do óleo...carinha....relaxa... Eu aposto que vc joga oleo velho de fritura na pia nao joga? então, polui praticamente igual a oleo queimado.
Quanto ao reflorestamento, nao é bem assim abrir um buraco e plantar uma planta ali.
Vc precisa de um profissional capacitado pra te dizer o que plantar e onde plantar, alem de que leva uns dois anos de manejo constante pra isso se manter.
Cara, sinceramente para com essa culpa toda. Vc ja ta fudendo o planeta com tudo que voce consome. E nao ache que porque vc recicla seu lixo tudo vai ficar bem.
O negocio é muito mais serio e as consequencias a longo prazo sao inevitáveis, mas ja é outra historia.
Quer realmente fazer algo pelo mundo? Desencana de comprar um troller e vai andar de onibus, bicicleta ou a pé.
Desculpa se eu te ofendi em alguma coisa, mas realmente sua concepção das coisas do meu ponto de vista é bem perturbada.
Fique a vontade pra replicar.
Abraço
OK Concordo totalmente!
Abração.
Realmente nunca parei para pensar sobre isso.
Confesso que meu jipe vaza oleo pelo cambio e direção hidraulica, ao invez de consertar, eu apenas completo o nivel :oops:
Meus pneus são mud e recapados. Certa vez (pra fazer graça) entramos dentro de uma plantação que se encontrava no caminho da trilha, o caseiro chamou a policia florestal e no retorno fomos todos multados.
Tks pelo puxão de oreia !!!!
ps: sou caipirão tb (de itatiba)
Ola pessoal, primeiro post e ja venho colocando um assunto polemico mas nao tinha como nao perguntar.
Primeiro , me apresentando: nao tenho nenhum 4x4, embora queira ter e muito, possivelmente o primeiro sera um troller (nao quero um carro a gasolina nem um que vai me dar quebras constantes, manchar de oleo a garagem e ainda nao tem as facilidades de um veiculo novo... por isso embora eu tenha um tesao enorme pelos jeep, vou de troller mesmo, qdo puder...), me chamo Henrique e estou em ribeirao preto.
Fiz o primeiro (e possivelmente unico) estudo envolvendo decisao de compra no mercado 4x4 a nivel academico do pais e pra isso, contei muito com a ajuda de varios clubes la pelas bandas de 2003 e 2004.Portanto, entendo perfeitamente a ligacao do usuario 4x4 com a natureza e seus diversos relacionamentos e dimensoes.
Segundo, nao sou um ECOPATA, alias, acho os dignissimos protetores de tudo que q seja ,de forma fanatica ,um grande engodo psicologico.. mas... Prefiro ser rotulado como um caipirao de nascenca que viveu e SP e hj respeita a natureza, respeita a vida e sabe viver perfeitamente no mundo asfaltico e com tecnologia sem reclamar ehehhe
Terceiro, sou novo no forum, mas tive a educacao de passar uns 15 dias lendo todas as centenas de mensagens por topico (ok, ainda to lendo, mas estou me esforcando pra ler ate o q nao presta pra nada, entao vontade de procurar e ler nao me faltaram...)
Entao vamos lá pra polemica:
natureza versus off roaders
Entendamos primeiro o ciclo:
O trilheiro (a pé) mais o MTBiker odeiam os motociclistas que destroem as trilhas deles, que por sua vez, odeia os jeepeiros que deixam as trilhas intransponiveis e que logicamente, acham os motoqueiros seres de outro mundo q cavucam as trilhas e que culpam os trilheiros de que ficam no lugar errado no momento errado... Enfim, é um grande ciclo vicioso, onde todos reclamam de todos, todos tentam se divertir, mas poucos sabem usar as trilhas com sustentabilidade, ou seja, após passar sobre um obstaculo, voltar e carinhosamente ehhehe recobrem o local o mais primitivo possivel.
Isso é utopia, em anos e anos de conversa com off-roaders, vi pouquissimos realizarem isso numa trilha completa, no maximo alguns grupos refazem alguns locais onde se tenha uma total degradacao de anos e anos causada pelo uso constante . Mesmo assim, isso é feito com critérios de pessoas leigas, que pouco entendem mas tem uma grande consciencia limpa e tentam preservar (ainda que seja pra proveito proprio depois) o que ja usaram...
Vamos deixar a parte mais obvia de lado : nao jogar papel na natureza, latinha etc...
O que eu gostaria de enfocar principalmente é a parte AMBIENTAL do desgaste causado.
Traduzindo de modo mais tátil: cada vez os pneus de trilha sao mais agressivos, degradam mais a natureza, cavucam a terra/lama/areia/cascalho/etc, e os carros mais potentes, isso tem gerado em quase todas as trilhas um desgaste incrivel por onde as pessoas passam,é só olhar os videos da galera, é incrivel o que alguns pneus MUD ou recapados fazem, praticamente eles fazem o que a natureza demoraria anos pra conseguir ou ate decadas de modo instantaneo...
Como o pessoal do 4x4 lida com isso? Ha solucoes? Ha alternativas? Ou a diversao unica e pessoal é o que importa?
E a questao dos oleos que ficam nos atoleiros, carros quebrados? Lembre-se, uma unica gota de oleo é capaz de poluir um milhao de litros de agua... Imagine um litro de oleo de um motor estourado ou um cambio quebrado ali vazando na trilha perto de um riacho...
Enfim: qual a forma de lidar com isso td?? Mais a poluicao do ar dos carros em um ambiente pouco acostumado pra tal, a poluicao sonora, e o stress causado no eco-sistema (putz e eu nao sou ecopata ehehhehe)
------------------------------
Como fui moderador de varios foruns, administrador de outros, sei que irao ocorrer manifestacoes raivosas e exaltadas com esse meu post, faz parte, de antemao, digo que nao vou me rebaixar e responder a usuarios que queiram tumultuar, eu vim aqui com muito respeito, me apresentei, disse que nao sou ecopata, disse que quero comprar um troller, disse que tive e tenho contato com pessoas de todos os mundos off-road que conheco e fui de modo bastante didatico, expor uma duvida minha.
Se alguem quiser ser desrespeitoso, fique a vontade, mas nao espere respostas minhas, eu estou aqui pra entender, crescer, aprender e fortalecer uma vontade minha que é um dia poder fazer meu off road, enfiar meu carro num atoleiro ate o umbigo ou entao enfiar um troller ou jeep qq dentro de um lago e sair nadando por ai rindo do meu terno dentro do armario...
Desculpem se essas palavras foram rudes, mas eh que sempre tem os caras que nao gostam de ler os posts por inteiro, e ai vem causando tumulto.
Estou aqui pra causar uma indagacao e debater um ponto de vista. Principalmente, pra poder lidar pessoalmente com isso, visto que nao sou ecopata mas tb depois de ver a destruicao completa da vida, do respeito, da dignidade humana após morar em SP, vejo a vida com mais respeito, e isso inclui respeitar a natureza tb.
Forte abraco a todos e parabens pelo forum.
cRiPpLe_rOoStEr
27/03/2009, 01:19
fazia tempo que eu não via esse tópico... quanto ao troller-a-vista, recomendo que se quer um veículo para fazer trilha com pouco impacto ambiental, compre uma honda bros 150 ou yamaha xtz125 e converta para álcool...
fazia tempo que eu não via esse tópico... quanto ao troller-a-vista, recomendo que se quer um veículo para fazer trilha com pouco impacto ambiental, compre uma honda bros 150 ou yamaha xtz125 e converta para álcool...
Acho que ele não esta mais entre nos
ou
comprou um computador reciclado e não consegue mais acessar a internet :rolleyes:
cRiPpLe_rOoStEr
27/03/2009, 09:57
Acho que ele não esta mais entre nos
ou
comprou um computador reciclado e não consegue mais acessar a internet :rolleyes:
hahahahahahahahahahaha...:lol::lol::lol:... computador tabajara...
Troller-a-vista
27/03/2009, 23:08
meu computador continua o mesmo e em perfeito estado.
Continuo entrando todos os dias no forum e lendo as inumeras mensagens em inumeros topicos...
Ja entendi que existem pessoas com mais e menos consciencia, ha pessoas que buscam algo pra si e pros outros, ha pessoas que buscam algo pra si e pra si e que foda o resto.
Ha pessoas que argumentam educadamente , ha pessoas que argumentam e ha seres que nao tem argumentos, mas criticam.
Enfim. Consegui ver que alguns usuários fazem sua parte e busquei informacoes de outros modos .
Se neguinho é infantil e nao possui educacao para debater nem tao pouco consegue agregar para o topico mas tem necessidade pessoal de postar qq porcaria, paciencia, os poucos que elevaram o nivel e disseram algo edificante deixaram suas ideias e isso pra mim bastou .Infelizmente, pq realmente poderia ter grandes idéias, um bom debate algo que pudesse ser válido... Tem topicos com mais de 100 paginas sobre a parafuseta da rebimboca e que a maioria nao sabe nem se existe, mas um topico que reflete a utilizacao e a preservacao da natureza nao rende sequer 6 paginas de boas ideias ao contrario, das 4 ou 5 que tiveram, 70% foi zombacao.
att
Olha só tenho a dizer uma coisa sobre tudo isso
1- ninguém preserva o que não conhece!
Ou seja, nem quero entrar no âmbito do que é ambientalmente correto, porque um 4x4 não é bem o exemplo disso, mas sinceramente, cansei de ver trilheiros apagando queimadas na SERRA DA CANTAREIRA pertinho de SÃO PAULO, cansei de ver trilheiros recolhendo lixo, e cansei de ver trilheiros mantendo aberto trilhas e "picadas" das quais seguem as linhas de transmissões de energia onde a eletropaulo necessita e necessitará passar inumeras vezes para manter a sua acasa com energia eletrica da qual é para a existencia e saude de todos, seguram hospitais funcionando e etc...
Logo isso de passar de jeep numa trilha ser ecologicamente incorreto... então volta tudo que temos de voltar para as cavernas, não que seja o certo, mas a maioria tem consciência "ecologica" nas trilhas e procuram até limpar e manter tudo o mais intocado possivel ok?
2- Se você sequer consegue chegar até um rio, uma cachoeira, uma nascente algo do tipo, como é que vc quer preservar?
Simples vc quer preservar o que? onde? como? simplesment eproibindo todo mundo de chegar perto? e se por intervenção do home, a kms de distância uma nascente está indo pro saco, como vc vai saber? e como vc pode de alguma forma intervir e arrumar? vai 80km mata a dentro a pé com um monte de equipamento?
3- Preservar não quer dizer "não toque, não respire, não vá até lá" quer dizer EVITE prejudicar
É fato, claro que 30 jeeps passando no memso lugar trazem alguns problemas por emissões, por perturbar a fauna e etc, mas não achei que os mesmos 30 rodando na cidade estãof azendo menos mal, ou seja... Elas por elas do mesmo jeito
Não estou protegendo os trilheiros, jipeiros, motoqueiros e gaioleiros, estou apenas mostrando que isso tudo é muito relativo.
Quer ajudar? Faça um raid ecologico, organize algo que vá, limpe uma trilha, bloqueie acesso (de carro) a nascentes coisas do tipo, agora de vc usar um troller, um willys, uma moto ou algo assim, amigo... tem Hummer H1 que nunca vai ver lama que estraga mais o ambiente do que 4 jeeps de trilha juntos
Ser ecologicamente correto não implica ser o cara mais paraode chato do mundo só necessita que tenha mais cuidado com o que é nosso e que minimize o impacto do que vc faz, usando combustiveis melhores, (eletrica, alcool, biodiesel etc) otimizando a queima e aproveitamento (turbo, modulo de ignição, injeção eletronica), usando se possivel pneus recauchutados, oleo mineral e etc...
apenas minha opinião de quem mora quase na serra da cantareira e adora aquele lugar, e ficaria doente se não pudesse mais ir até lá!
Srs,
concordo com tudo que falam.Sei que todos nao deixam sujeira em suas trilhas e yadda yadda yadaa.....
Agora, querem neutralizar a emissao de diesel na atmosfera e ficarem de tranquilos? Nao reclamem do controle de emissao, nao adulterm seus carros para passar nos testes e comprem creditos de carbono para neutralizar suas trilhas! A natureza agradece!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
cRiPpLe_rOoStEr
28/03/2009, 21:59
Agora, querem neutralizar a emissao de diesel na atmosfera e ficarem de tranquilos? Nao reclamem do controle de emissao, nao adulterm seus carros para passar nos testes
agora pisou num calo que poucos tiveram coragem de pisar...:concordo::palmas:
Troller-a-vista
29/03/2009, 10:07
rubens e demais é por aí mesmo...
Alexandre Souto
31/03/2009, 15:45
Concordo com tudo que foi dito ate aqui, mas e ai!? Ja que ta uma MERDA, vamos cagalizar geral? Vamos tornar ainda pior? Prefiro tentar fazer algo, por mais INSIGNIFICANTE e INUTIL que possa ser, melhor isso do que simplesmente cruzar os braços. Isso sim é ainda pior do que a Hipocresia. Pelo menos, minha cabeça pesa um pouco menos no travesseiro a noite.
[]'s
Rafael
:concordo: CONCORDO!!!!
Se cada um fizer uma coisinha, por menor que seja, vira uma coisona :mrgreen: e todos juntos ajudam a minimizar um pouco o estrago feitos por nos mesmos.
Tentei comprar pneus usados (2 jogos), para nao ter mais 8 pneus jogados no mundo, mas nao teve como... :discordo:
:mrgreen:
Mas o que eu quero mesmo é queimar muita gasosa com meu V8, isso sim!!!! :twisted:
[]'s
exiliado
20/04/2010, 12:40
Se quiseres te entregar a causa tem de ser 100 % , não só usufruir do que o progresso tem de bom ( luz elétrica, carro, etc.) e ser ecologista no fim de semana .
O tu es daqueles comunistas que andam de Mercedes?
Acho simplesmente que tu estás no forum errado.Existe sites onde poderías te cadastrar e achar a tua turma e juntos apontar o dedo nos 4x4s
andre veiga
20/04/2010, 14:33
Não pude deixar de opinar... Afinal faço trilha desde 1981...
Seja de moto, a pé, de bike ou de jipe, o certo é que jogam a culpa em nós por estarmos nos divertindo, e por isso nos fecham cada mais o acesso às trilhas.
De quando comecei até hoje, inúmeras trilhas foram fechadas por proprietários e governo, com a desculpa que estamos estragando o terreno, mas quando se olha para onde passávamos, hoje existem clareiras imensas, fontes de água secas, matas com madeira nobre derrubadas e a fauna que já não existe.
Até há pouco tempo era comum vermos uma imensa variedade de aves, macacos, diversos tipos de mamiferos e até rastros de onças ou algum felino, sem falar no lobo-guará que está praticamente extinto...
E a transposição do rio São Francisco?
Se for quantificar o estrago à natureza...
Tem o caso de um fazendeiro que derrubou uma ponte talvez secular para que não passássemos por lá mais, mas o que ele estragou de natureza em seu terreno ninguém acusa...
Vemos hoje...
- Plantações de soja, cana, eucalipto e etc. acabando com mata natural, e a trocando pela monucultura.
- As mineradoras... quem mora em nossa região sabe do que falo...
- Criação de gado... praticamente não existem arvores em área de pasto.
- O lixo e esgoto humano que pela falta de educação do povo e vontade politica é direcionado aos rios...
São exemplos de degradação MACRO e constantes...
Se for comparar com os trilheiros, que saem só no fim de semana, e mesmo assim a cada semana vão à uma trilha diferente...
É pura implicancia...
O triste é que a parcela instruida da população é minima, estes fazem no geral "a sua parte" pela preservação, "os outros" é que canalizam seu esgoto aos rios, seja ele um simples saco plástico ou o dos banheiros, e principalmente votam no Lula...
Carlão4x4
20/04/2010, 21:27
Saudações!
O assunto é mesmo polêmico?
Me parece unânime, todos entendemos que o off road também degrada a natureza, como toda atividade humana. Um questionamento sobre o impacto, consciente ou inconscientemente, todos nos já fizemos. No saldo da balança: somos amantes do off road.
É claro que consciencia ecológica (cultura) é a melhor maneira de conservar o planeta. Na busca de soluções para o meio ambiente, devemos buscar aquilo que está ao nosso alcance e produza mais resultados por esforço empregado. Aqui entendemos que os jipes nos aproximam da natureza, nos permitem um contado não só por imagens de computador ou televisão, nos permitem contato com pessoas que desenvolvem sentimentos de cooperação, amizade, etc. E na esmagadora maioria essas pessoas desenvolvem inteligência ambiental. Então uma boa maneira de ajudar o planeta é nos aproximar da prática do off road.
Boas práticas, como em qualquer esporte, são bem vindas: cuide do seu lixo, não destrua a mata mais que o necessário, etc.
Algumas coisas são efeito colateral, como por exemplo, os facões. Seria inviável (demagogia) querer que o trilheiro, por mais cuidadoso que fosse, não causasse facões no terreno. Seria mais fácil convence-lo atrocar de esporte: voar de asa delta, ou jet ski, por exemplo.
É a minha opinião.
Um abraço.
Bira IJC
21/04/2010, 12:23
Olás,
tive a paciência de ler todos os posts deste tópico antes, mas não de outros semelhantes, portanto, me perdoem se estiver sendo repetitivo.
Pelo que entendi, o foco é "impactos da atividade off-road nas trilhas e formas de minimizá-las", vou tentar me deter a isto ao invés de apontar o dedo para "atividade X,Y ou Z que polui MUUUUITO mais" ou a "discussão pela discussão" prá tentar ver quem está certo ou errado. Olhar pro mais feio não me faz parecer mais bonito.
> bueno... causamos impacto? Ao meu ver, SIM!!!! (isso já foi exaustivamente discutido). Podemos minimizá-lo? SIM!!!!!
Para o desespero de todos que odeiam ler tópicos grandes :shock: e imbuído do espírito do "não resolve, mas ajuda", enumerei algumas sugestões simples que estão ao alcance do bom-senso de tod@s:
1. Que tal evitarmos fazer trilhas em dias chuvosos? Pneu agressivo + trilha molhada = mais desgaste do solo, maiores riscos de desbarrancamento, e, porque não, maior poluição nos atolamentos mais frequentes.
2. Sabe aquele riacho de água limpida e cristalina no meio da trilha? Que tal só cruzá-lo onde todos cruzam ao invés de: trafegar ao longo de seu leito, estacionar dentro do rio, meter o carro no barranco para tentar uma saída mais "radical", passar lá no fundão prá testar o snorkel, lavar o capô lá na cachoeira... :discordo:
3. Que tal respeitarmos o direito dos moradores locais de ir e vir de barraforte ou de fusquinha por estradas e caminhos secundários que eventualmente passamos? Bom lembrar que há pessoas que usam diariamente estes caminhos e não acham graça nenhuma ver tudo aquilo "revirado" pela brincadeira dos outros. Passar com cuidado e devagar em pontes precárias e tentar não danificar, além do necessário, o pavimento de estradas secundárias já é de boa medida.:concordo:
4. que tal respeitar os outros que tb gostam de trilha (cavaleiros, motoqueiros, "quadri-lheiros" (?), caminhantes e bicicleteiros? Richas à parte, cada um na sua, com respeito e uma boa conversa na hora (quantos são, prá onde vão, por onde vão, etc.) já é um bom ponto de partida para evitar stress no lazer de tod@s.:palmas:
5. Que tal respeitar a propriedade alheia? Ao passar por colchetes, tronqueiras, e porteiras, abrí-las e fechá-las com cuidado, se, quebrar, sem cortar arame, para evitar que gado fuja ou passe de um pasto a outro, andar de forma respeitosa (devagar, sem barulho excessivo, sem jogar lixo pela janela, sem fazer malabarismos) ao passar próximo de residências, currais, etc. para minimizar o impacto de sua passagem. Muitos proprietários de terra passaram a proibir a passagem de jipeiros por estradas particulares por causa de experiências traumáticas anteriores.:putz:
6. Que tal fazer rodízio nas trilhas? Ficar alguns meses sem passar por ali tb ajuda na capacidade de "resiliência" do sistema (né tio Eddie?). Tem gente por aí que gosta de fazer a mesma trilha toda semana.
7. Que tal não coletar espécimes de fauna e flora nativos? :shock: Podem acreditar, mas tem gente que volta da trilha prá casa com orquídeas e bromélias, besouros etc de souvenir no porta-malas...
8. Não resisti em repetir o Óbvio Ululante, ou seja: Levar de volta o lixo que produzimos/não criar novos atalhos/ancoragem em árvores só com com critério e devidos cuidados para não machucá-la/e aqueeeela cervejinha... deixa prá volta da trilha! Dê um bom exemplo! Nossos filhos agradecem:concordo:
9. Antes de se deparar no meio da trilha com um fiscal, sua caneta e seu talonário, que tal se informar junto a autoridade local (policia ambiental, secretaria de meio ambiente, google, nosso fórum 4x4) sobre restrições de acessibilidade as trilhas? Aliás, antes de morrer de raiva do bendito fical, que tal pensar COMO e POR QUÊ ele/ela foi parar alí, justamente num dia de descanço, atrapalhando "seu" lazer? Vc pode ter (quase) certeza de que ele está lá para apurar uma denúncia de um morador local. Aquele mesmo carinha que anda de barraforte no dia-a-dia e não tem vocação prá MTBiiker, que capta água no riachinho, que vc passou em frente da casa soltando fumaça igual carro movido à lenha, e que está indignado de ver mais uma vez os impactos mencionados nos itens 1,2,3,4,5,6,7,8... Ou seja, taí um exemplo do "cada um fazendo sua parte" para o bem de tod@s, ainda que vc não acredite nisso e se sinta um injustiçado, que jure que sua atividade não causa impacto, ou ache que político não presta, ou que o estado brasileiro é arcaico, burocrático e falido ou que o mundo não vá acabar só pq vc derrubou um maledeto pé-de-planta que não saiu da sua frente...
Parabéns a tod@s, respeito os pontos de vista, mesmo não concordando com alguns, e gostei da maioria das opiniões postadas aqui. É trocando idéia que a gente vai crescendo.:pipoca:
Não entendam como pessoal uma ou outra espetada, o que escrevi são generalidades qe observei por alguns bons anos de zequinha em passeio de jipe clube ou navegando em RAIDs. Hj que tenho meu próprio jipe, eu prefiro viajar ou ir com ele até a boca da trilha e pegar minha Moutain Bike prá curtir.
Prá finalizar: meio ambiente é TUDO que nos cerca, não só lá na trilha, láááá na amazônia ou lááááááááááá a geleira derretendo... Enquanto estivermos interagindo e interferindo no ambiente que nos cerca, somos responsáveis tanto pelo individual como pelo coletivo, pelo agora e pelo amanhã, pelo que optamos consumir, pelo que entra e sai de nossa casa, pela nossa atitude em relação as pessoas, os seres vivos e pelo planeta.
Abraços,
Bira.
Troller-a-vista
29/04/2010, 19:59
Bira e Carlao (e todos os demais claro):
Eu ja tinha decidido que nao iria mais postar no topico, pois virou ataque pessoal a mim, sobre uma ideia simples e obvia: carros, jeeps, coco de passarinho e qqr outra coisa destroi a natureza. FATO. Agora o que fazemos pra ameninar ou estancar isso?
Enfim, os ignorantes partem pro ataque pessoal, os menos ignorantes partem para discutir o que nao se poe em pauta ... Faz parte.
Mas depois de ler vossos comentarios, nao poderia de deixar meus parabens pela visao e pela forma de visualizarem a coisa toda.
Parabens de verdade !
Olás,
tive a paciência de ler todos os posts deste tópico antes, mas não de outros semelhantes, portanto, me perdoem se estiver sendo repetitivo.
Pelo que entendi, o foco é "impactos da atividade off-road nas trilhas e formas de minimizá-las", vou tentar me deter a isto ao invés de apontar o dedo para "atividade X,Y ou Z que polui MUUUUITO mais" ou a "discussão pela discussão" prá tentar ver quem está certo ou errado. Olhar pro mais feio não me faz parecer mais bonito.
> bueno... causamos impacto? Ao meu ver, SIM!!!! (isso já foi exaustivamente discutido). Podemos minimizá-lo? SIM!!!!!
Para o desespero de todos que odeiam ler tópicos grandes :shock: e imbuído do espírito do "não resolve, mas ajuda", enumerei algumas sugestões simples que estão ao alcance do bom-senso de tod@s:
1. Que tal evitarmos fazer trilhas em dias chuvosos? Pneu agressivo + trilha molhada = mais desgaste do solo, maiores riscos de desbarrancamento, e, porque não, maior poluição nos atolamentos mais frequentes.
2. Sabe aquele riacho de água limpida e cristalina no meio da trilha? Que tal só cruzá-lo onde todos cruzam ao invés de: trafegar ao longo de seu leito, estacionar dentro do rio, meter o carro no barranco para tentar uma saída mais "radical", passar lá no fundão prá testar o snorkel, lavar o capô lá na cachoeira... :discordo:
3. Que tal respeitarmos o direito dos moradores locais de ir e vir de barraforte ou de fusquinha por estradas e caminhos secundários que eventualmente passamos? Bom lembrar que há pessoas que usam diariamente estes caminhos e não acham graça nenhuma ver tudo aquilo "revirado" pela brincadeira dos outros. Passar com cuidado e devagar em pontes precárias e tentar não danificar, além do necessário, o pavimento de estradas secundárias já é de boa medida.:concordo:
4. que tal respeitar os outros que tb gostam de trilha (cavaleiros, motoqueiros, "quadri-lheiros" (?), caminhantes e bicicleteiros? Richas à parte, cada um na sua, com respeito e uma boa conversa na hora (quantos são, prá onde vão, por onde vão, etc.) já é um bom ponto de partida para evitar stress no lazer de tod@s.:palmas:
5. Que tal respeitar a propriedade alheia? Ao passar por colchetes, tronqueiras, e porteiras, abrí-las e fechá-las com cuidado, se, quebrar, sem cortar arame, para evitar que gado fuja ou passe de um pasto a outro, andar de forma respeitosa (devagar, sem barulho excessivo, sem jogar lixo pela janela, sem fazer malabarismos) ao passar próximo de residências, currais, etc. para minimizar o impacto de sua passagem. Muitos proprietários de terra passaram a proibir a passagem de jipeiros por estradas particulares por causa de experiências traumáticas anteriores.:putz:
6. Que tal fazer rodízio nas trilhas? Ficar alguns meses sem passar por ali tb ajuda na capacidade de "resiliência" do sistema (né tio Eddie?). Tem gente por aí que gosta de fazer a mesma trilha toda semana.
7. Que tal não coletar espécimes de fauna e flora nativos? :shock: Podem acreditar, mas tem gente que volta da trilha prá casa com orquídeas e bromélias, besouros etc de souvenir no porta-malas...
8. Não resisti em repetir o Óbvio Ululante, ou seja: Levar de volta o lixo que produzimos/não criar novos atalhos/ancoragem em árvores só com com critério e devidos cuidados para não machucá-la/e aqueeeela cervejinha... deixa prá volta da trilha! Dê um bom exemplo! Nossos filhos agradecem:concordo:
9. Antes de se deparar no meio da trilha com um fiscal, sua caneta e seu talonário, que tal se informar junto a autoridade local (policia ambiental, secretaria de meio ambiente, google, nosso fórum 4x4) sobre restrições de acessibilidade as trilhas? Aliás, antes de morrer de raiva do bendito fical, que tal pensar COMO e POR QUÊ ele/ela foi parar alí, justamente num dia de descanço, atrapalhando "seu" lazer? Vc pode ter (quase) certeza de que ele está lá para apurar uma denúncia de um morador local. Aquele mesmo carinha que anda de barraforte no dia-a-dia e não tem vocação prá MTBiiker, que capta água no riachinho, que vc passou em frente da casa soltando fumaça igual carro movido à lenha, e que está indignado de ver mais uma vez os impactos mencionados nos itens 1,2,3,4,5,6,7,8... Ou seja, taí um exemplo do "cada um fazendo sua parte" para o bem de tod@s, ainda que vc não acredite nisso e se sinta um injustiçado, que jure que sua atividade não causa impacto, ou ache que político não presta, ou que o estado brasileiro é arcaico, burocrático e falido ou que o mundo não vá acabar só pq vc derrubou um maledeto pé-de-planta que não saiu da sua frente...
Parabéns a tod@s, respeito os pontos de vista, mesmo não concordando com alguns, e gostei da maioria das opiniões postadas aqui. É trocando idéia que a gente vai crescendo.:pipoca:
Não entendam como pessoal uma ou outra espetada, o que escrevi são generalidades qe observei por alguns bons anos de zequinha em passeio de jipe clube ou navegando em RAIDs. Hj que tenho meu próprio jipe, eu prefiro viajar ou ir com ele até a boca da trilha e pegar minha Moutain Bike prá curtir.
Prá finalizar: meio ambiente é TUDO que nos cerca, não só lá na trilha, láááá na amazônia ou lááááááááááá a geleira derretendo... Enquanto estivermos interagindo e interferindo no ambiente que nos cerca, somos responsáveis tanto pelo individual como pelo coletivo, pelo agora e pelo amanhã, pelo que optamos consumir, pelo que entra e sai de nossa casa, pela nossa atitude em relação as pessoas, os seres vivos e pelo planeta.
Abraços,
Bira.
Confesso que usei o argumento do mais feio pra parecer mais bonito e realmente tenho que abaixar minha cabeca aqui.
Concoro em tudo que foi dito e so tenho um item mais a adicionar.
Pa, enxada, picareta e machado na trilha so se for pra decorar o jeep. So de passar com o carro na trilha ja causamos uma erosao consideravel. Usar essas ferramentas seria verdadeiramente enfiar o pe na jaca (claro que ha a excessao do uso do machado caso haja alguma arvore caida).
Gostei bastante da ideia do do rodizio e ate acho a ideia poderia ser disseminada na area de Trilhas off-road do forum.
O que vc acha Bira?
Abraco