PDA

Ver Versão Completa : Partida a frio em Diesel=barulho?



Arkov
03/10/2004, 21:16
ola pessoal, gostaria de saber o seguinte, carro a diesel costuma fazer barulho quando ligados de manha? tipo o barulho normal da explosao que mais forte e mais ardido, parece batendo pino, fica assim por um tempo e depois de um minuto ou menos fica mais suave, e depois de quente nao faz mais.
meu carro eh o da assinatura.

valew!

Marcelo Freitas
03/10/2004, 21:39
Fala Arkov,

tenho um jipe diesel e não faz barulho diferente não.

[]s

Everton Júnior
03/10/2004, 22:15
A land do meu pai(o mesmo motor do seu carro) tbm faz barulho. + isso acontece sim nos motores a diesel. Na medida q vai se espalhando o oleo pelo motor, o barulho vai diminuindo.

Eduardo Velo
03/10/2004, 22:57
fazer um pouco de barulho por uns seg. qdo da partida é normal , por isso que o fabricante recomenda aguardar uns seg. antes de engatar a marcha , se tiver um manômetro no carro acompanha a subida de pressão , se não , aguarde ...

[]s...

Elmer_Jeep
04/10/2004, 09:28
Quando vou dar partida pela manhã no meu CJ(motor toyota) eu sinto o barulho mais forte da explosão. Uma dica muito válida é não acelerar ao dar partida, principalmente quando o motor está frio. Nem dar partida com o pé na embreagem :?
Isso é válido pra todos os motores.

8)

AndersonPoa
04/10/2004, 09:40
Tive um Engesa com o mesmo motor (HS 2.5 turbo/ic).

Deve-se manter o mesmo em marcha lenta por 30 segundos após a partida e antes de girar a chave para o desligamento. Isso permite a equalização da pressão da linha de lubrificação do turboalimentador.

Talvez seja por essa razao o barulho "estranho" ao ligar o motor frio (e a recomendacao de nao ligar o mesmo acelerando, apenas bata a chave...)

Tatão
04/10/2004, 09:49
. Nem dar partida com o pé na embreagem :?
Isso é válido pra todos os motores

cara, ja vi certa vez uma sucessão de cartas de respostas em uns tres nums da Quatro Rodas em que o assunto era esse, dar partida c/ o pé na embreagem, no final das contas a revista deu o parecer de q no maximo, dar partida embreado vai facilitar a partida se a bateria tiver c/ pouca carga por ex, ñ danifica nenhum componente e a partida fica mais "leve" porque com o pe na embreagem ficam desacplados do motor alguns componentes do cambio(eixo piloto, etc...)

Elmer_Jeep
04/10/2004, 10:48
. ... no maximo, dar partida embreado vai facilitar a partida se a bateria tiver c/ pouca carga por ex, ñ danifica nenhum componente e a partida fica mais "leve" porque com o pe na embreagem ficam desacplados do motor alguns componentes do cambio(eixo piloto, etc...)

Quando o veículo está com o câmbio na posição neutra os componentes do câmbio estão desacoplados :wink:

O que eu faço e recomendo seria apenas pisar e soltar a embreagem antes da partida.
Dar partida com a embreagem acionada gera desgaste em uma série de componentes do motor. Ou até mesmo aqueles que dirigem com o pé apoiado na embreagem não sabem o desgaste que causam no eixo virabrequim do motor.

Eduardo Velo
04/10/2004, 16:21
Dar partida com a embreagem acionada gera desgaste em uma série de componentes do motor. ..

Sempre dou partida com embragem pisada , isso alivia o motor e se por acaso tiver alguma mracha engatada não vai andar , não consigo ver quais componentes ficam prejudicados , Motores diesel são muito usados em Geradores e Compressores , sempre partem livre só depois é colocado carga ...

[]s...

Arkov
04/10/2004, 18:28
valew pessoal, deu pra tirar essa duvida.

vlw mesmo, mas eu to procurando um lugar pra colocar o intercooler, vou ver se acho na lista amarela.
vlw!

Eduardo Chaves
04/10/2004, 18:46
www.intercooler.com.br

[]'s...

Pedro Bachir
04/10/2004, 20:36
Dar partida com a embreagem acionada gera desgaste em uma série de componentes do motor. ..

Sempre dou partida com embragem pisada , isso alivia o motor e se por acaso tiver alguma mracha engatada não vai andar , não consigo ver quais componentes ficam prejudicados , Motores diesel são muito usados em Geradores e Compressores , sempre partem livre só depois é colocado carga ...

[]s...

Ospras!!!! 8)

Eu também não intendi o porque!!!! O meu pai, a vida intera, deu partida na F-1000 com a embreagem pisada, e por enquanto nunca deu problema, mas vo fala pra ele para com isso!!!! hehehe :?

t+ :)

ojaneri
04/10/2004, 21:07
Eu acho que se desse problema a Ford nao colocaria um sensor nas Ford Rangers que só permitem a partida com o pedal da embreagem totalmente acionado... :-P

[]s com o pé na embreagem em TODAS as partidas :-P

Klendatu
05/10/2004, 02:18
É isso ai, o ideal é dar a partida com a embreagem acionada, não tenhum componente pra sofrer desgaste com isso, pelo contrario, vc estará aliviando a carga para o motor de partida.

Glaucio tig
18/05/2013, 20:09
Essa informação está incorreta, quando se dá a partida no motor com o pedal acionado não prejudica o motor, pelo ao contrario, isso faz com que o sistema esteja acionado e a partida no motor se torna mais leve e mais suave, o motor fica livre sem a interrupção do sistema de embreagem, e alguns manuais de proprietários até se recomenda na hora de dar partida, isso se ocorre mais em motores diesel por serem mais pesados, mais a regra pode ser usados pra toda linha de motores. agora a questão de andar com o pé na embreagem ai sim ele tem razão, aumenta o desgasto do conjunto disco platô e rolamento...

Maikon Mukai
22/05/2013, 10:23
Nunca reparei, irei verificar mais cautelosamente, pois pode ser um ruido mais baixo.