Ver Versão Completa : Modificar sistema molejos em Hilux 95.
OLá a todos do fórum! Faz pouco tempo continuei um tópico pedindo ajuda para redimensionar meu feixe de molas com a finalidade de ganhar mais curso e amacies. Emfim, estudando bem o que eu queria e a poca experiencia que tive com os feixes de mola digo, preciso da ajuda de alguem que realemente entenda de como transformar um sistema de suspensão da hilux 95 ( feixe tras/dian) para um sistema com molas helicoidais. Aqui em SC no momento nao tem niguém disponível para tal serviço. Preciso de dicas de quem ja teve alguma experiencia com esse tipo de transformação. Quando solicitei ajuda com meus feixes originais fui pouco ajudado, preciso de mais opniões. Visto que terei qeu investir um dinheiro para isto e sei que um mal serviço pode dar muita dor de cabeça. VAleu!!!!
HIlux 95 2.8 TD CD - 35" mais com varias gambiarras!:cry: ( esperando ajuda do fórum para uma suspensão decente :roll:.
Raphael Stephano
19/01/2009, 21:42
Rabello,
entra no link, esse cara fez algo parecido com o que vc quer fazer.
http://www.brian894x4.com/WCORIFSINSTALL.html
Abraços
Raphael
elmestizo
20/01/2009, 12:26
www.spider4x4.com.br se tiver problema de fluxo de caixa, nem precisa pesquisar.. vai pra mais de 6k um projeto desses....
Caio Rivetti
20/01/2009, 14:42
Rabello,
voce tem na sua hilux uma suspenção super robusta, com um custo baixissimo de manutenção, eu não trocarria mor mols elicoidais.
Ja vi muita gente querer trocar a suspenção das hilux, mas todos que conheci queriam trocar as barras de torção por feixe de molas e eixo rigido, nunca ao contrario. Eu sou um que tenho vontade de trocar a minha.
O proprio brian do link que o Raphael mandou acabou trocando as elicoidais pelo eixo rigido e feixe de mola.
Se voce aumenter um pouco os seus jumelos ganhara curso, altura e o carro ficara mais macio, adicionando isso a uns amortecedores rancho 9000 o carro fica quase um landau.
Se quiser mais do que isso pode experimentar colocar feixes maiores, não me lembro se são da F100 C10 ou S10. É muito mais facil e barato do que trocar por elicoidais.
Mas se realmente voce optar por trocar eu sou um candidato a comprador da sua suspenção antiga.
O sistema 4 link nao seria uma boa opçao? [ame=http://www.youtube.com/watch?v=ZQTGik-cRTE]YouTube - Roham's Toyota 4runner 4 link flexing in Moab[/URL] como no video ali?
Será que 4 molas e 8 braços chegam a 6 mil reais? Aqui achei um cidadão qeu faz esse serviço, e foi exatamente isso que ele pediu. Achei mt caro pelas peças que vão, sem contar que na minha cidade tem um empresa de molas que fabrica a mola helicoidal em qualquer medida. SObre a robustes do feixe de molas nao resta duvidas, mais o conforto é zero né? E o caio, aumentar os jumelos ganha altura e curso sim, mais será que deixa mais macio ? Estou usando um jumelo maior já e perdi mt em amacies. Penso eu, corrijam-me se estiver errado, que toda altura ganha acima dos feixes de mola ( jumelos, suportes, etc salvo as proprias molas alongadas) fazem a suspensao perder amacies, ou naO? Muitos pensaram: que que ele quer com conforto tento uma hilux 95 com 35" né? OK, em um ano e meio quase de uso com a camionete ( 1 ano com 35") eu ja tive que abrir paralamas, colunas para descobrir muitos barulhos esquisitos qeu faziam, tanto é que a lata por debaixo do paralama dianterio teve de ser soldada por ter rachado tamanha trepidaçao. A camionete está se desmanchando, quando peguei ela toda original era mt justa, agora faz mt barulho e sinto que por mais que eu consiga ajeitar oe feixes de mola nao conseguirei aliviar as pancadas que a lata sofre. Na verdade é essa minha principal preocupaçao, que um dia a lata venha a sofrer muito dano com os impactos em seco que ela vem levando. Só pra completar, eu vio uma foto de um sistema com feixes de mola, que pra min parece ser talvez o mais ideal entre tudo que ja vi de feixe, e principalmente mantendo o lift ( a minha tem 8,5" )
elmestizo
20/01/2009, 17:58
"erá que 4 molas e 8 braços chegam a 6 mil reais? Aqui achei um cidadão qeu faz esse serviço, e foi exatamente isso que ele pediu. Achei mt caro pelas peças que vão, sem contar que na minha cidade tem um empresa de molas que fabrica a mola helicoidal em qualquer medida. "
Será que é só isso? é o projeto? e as barras panhard? e o sistema de direção? e pra acaertar as molas? amortecedores? etc, etc, etc...
praiasecacustom4x4
20/01/2009, 18:09
se sai para 6k esta muito bom,ja fiz varios trabalho desse tipo,se vcusa componentes de primeira como coilover,terminais rotulares,etc vc gasta bem mais.se vc que fizer faz um bom sistema de feixo de mola comprido na dianteira e na traseira ,4 amortecedores bom e vc vai ver que os feixos nao sao tam ruim assim como se pensa
... Quando solicitei ajuda com meus feixes originais fui pouco ajudado, preciso de mais opniões. Visto que terei qeu investir um dinheiro para isto e sei que um mal serviço pode dar muita dor de cabeça...
Rabello,
Siga o conselho do Caio Rivetti. O exemplo do kit americano não vale, pois nos EUA você tem o kit já desenvolvido, com molas, bandejas e braços. Não perca seu tempo e seu $$$ com isso. Se há solução pronta, utilize. Se não há, não queira inventar. A menos que você queira ter dor de cabeça. Experiência minha, montando meu Engesa há 5 anos.
Se quer uma empresa séria procure a Molas FF, http://www.molasff.com.br/ (http://www.molasff.com.br/) .
Fica na Rua Curuçá, no 82, em São Paulo, SP. Fone é 011 3474 6999.
Mas prá ficar bão, mas bão mesmo, somente com feixes originais Toyota.
Evidentemente você nunca terá o conforto de uma suspensão com mola helicoidal ou barra de torção.
[]´s
Caio Rivetti
21/01/2009, 15:14
Rabello,
os jumelos maiores não deveriam deixar o carro mais duro não, a não ser que seus feixes estejam muito arqueados, o que acaba afetando o angulo dos jumelos podendo deixar o carro muito duro. de uma verificada se seu feixe esta com o numero correto de molas, pois se tiver molas a mais o carro ficara bem mais duro, será que voce não esta andando com os pneus muito cheios?
Tenho um amigo com uma hilux com feixe de molas com 33 e a pickup dele é mais macia que a minha.
Dae Caio! Obrigado pelas dicas e opniões, suas e dos demais! É verdade, confesso que um feixe com a quantidade de molas certas e o tamanho certo, com o angulo de envergadura certa e um bom amortecedor alcançe uma boa suspensão. E que também a minha suspensão está muito mal arranjada pelos pneus que estou usando e pela altura que desejo ter. COmecei ja a fazer orçamentos com as empresas de molas, meio que ja decidido pelo que foi exposto aqui, a montar um sistema bom com feixes. PReciso de mais informaçoes como : Qtas molas seria o ideal ? E na foto acima do chassis com feixes, o pq do calce em forma de cunha? E o suporte que prende o feixe no chassis, pode ser alterado da minha para maior?
abraço!
Caio Rivetti
23/01/2009, 09:20
Rabello,
não sei quantas folhas de mola seria recomendavel, acho que vai depender da dureza e espessura delas, o Raphael traz umas molas da ironman que ja são calibradas e deixam o carro mais alto.
Na foto acima o calço serve para deixar o carro mais alto, isso é facil de fazer, voce poe esse calço entre as molas e o feixe e troca os gramposdas molas. eles só não podem ser mjuito altos e tem que ser bem feitos para evitar que o eixo gire em momentos de grande torque, e lembre-se de que se voce aumentar muito a altura voce deve dar um angulo nos diferenciais para não forçar as cruzetas.
Quanto ao suporte que prende o feixe, voce pode fazer como quizer, só lembre de que tem que ser muito bem feito e muito bem soldado, pois se soltar o estrago pode ser enorme.
Nos foruns de jeep deve ter muita informação sobre isso, o pessoal costuma usar molas de toyota, e para isso tem que mudar o suporte, eu mesmo ja fiz isso na minha rural quando coloquei molas de ranger.
ë um serviço relativamente facil e barato, mas deve ser muito bem feito.
Renato Fraga
24/01/2009, 06:18
Olá Rabelo
Em relação à sua viatura, te digo que é algo a se cobiçar uma Hillux com eixos rígidos na dianteira e trazeira. Pelo menos pra que pretende fazer trilhas com certa eficiência.
Esta configuração é ótima para tal uso, principalmente pela robustez e simplicdade. Sou fã disso tanto é que fiz tal alteração na minha Dakota para torná-la apta à trilhas mais pesadas.
O problema de fazer uma modificação radical como fiz, e talvez como você pretendia, é chegar no acerto ideal. Por exemplo, estou sofrendo para encontrar uma mola ideal para utilizar na dianteira do meu carro. Fiz o projeto idealizando um modelo, e na prática o comportamento está insatisfatório. Ainda não tive chance de testar outros modelos, porém o ideal seria fazer algo sob encomenda. Assim gostaria até que me passasse o contato da empresa que faz molas aí de Crisciúma.
Voltando a falar do seu carro, te digo que feixes de molas quando adequados, otimizam muito o uso off road e apresentam vários recursos de ajustes e acessórios para incrementar o curso. Asssim, para encontrar o ajuste ideal, pode se utilizar lâinas mais longas, remover ou adicionar lâminas ao feixe, utilizar o sistema 3/4 elípse ou ainda jumelos articulados ou revolver, lógico que em conjunto com amortecedores de curso maior.
Mantendo o projeto original do seu carro, acho que você terá a melhor relação custo benefício e ainda uma garantia maior de resultado.
Sem mais
Abraços
Olá Rabelo
Em relação à sua viatura, te digo que é algo a se cobiçar uma Hillux com eixos rígidos na dianteira e trazeira. Pelo menos pra que pretende fazer trilhas com certa eficiência.
Esta configuração é ótima para tal uso, principalmente pela robustez e simplicdade. Sou fã disso tanto é que fiz tal alteração na minha Dakota para torná-la apta à trilhas mais pesadas.
O problema de fazer uma modificação radical como fiz, e talvez como você pretendia, é chegar no acerto ideal. Por exemplo, estou sofrendo para encontrar uma mola ideal para utilizar na dianteira do meu carro. Fiz o projeto idealizando um modelo, e na prática o comportamento está insatisfatório. Ainda não tive chance de testar outros modelos, porém o ideal seria fazer algo sob encomenda. Assim gostaria até que me passasse o contato da empresa que faz molas aí de Crisciúma.
Voltando a falar do seu carro, te digo que feixes de molas quando adequados, otimizam muito o uso off road e apresentam vários recursos de ajustes e acessórios para incrementar o curso. Asssim, para encontrar o ajuste ideal, pode se utilizar lâinas mais longas, remover ou adicionar lâminas ao feixe, utilizar o sistema 3/4 elípse ou ainda jumelos articulados ou revolver, lógico que em conjunto com amortecedores de curso maior.
Mantendo o projeto original do seu carro, acho que você terá a melhor relação custo benefício e ainda uma garantia maior de resultado.
Sem mais
Abraços
Caio Rivetti, o que seria um "calço bem feito que evite que o eixo vire em momentos de grande torque" ? Essa torção, que o eixo daria, pode ser eliminada com um bom calço?
como? Eu achava que era um movimento normal em momentos forçados, independente dos calços. Obrigado pela sua ajuda, resta ainda esta duvida.
E sobre sua opnião, Renato Fraga, concordo plenamente ( lhe enviei uma mp), mais que é dificil achar o tamanho e o angulo ideal pra uma mola feita sobre encomenda é, não ? Creio que devido aos meus jumelos e suportes maiores, eu precise de uma mola mestra que tenha um tamanho X , na qual as que vêem em kits nao tenham, devido as caracteristas existentes na camionete. Por isso esse quebra-cabeças para confeccionar a "mola ideal". Mais tudo bem, acho que agora sai esta suspensão. QUalquer novidades, duvidas, monstagem postarei aqui.
Brigadão ae pessoal!
HIlux 95 2.8TD CD - 35" ( Fazendo uma suspa )
Caio Rivetti
27/01/2009, 08:48
Rabello,
na verdade o movimento de torção sempre existe, mas numa suspenção original isso ja foi calculado de modo que não comprometa a suspenção, sempre que voce aumenta a distancia do eixo para o feixe de molas voce estara aumentando o momento e assim a força de torção do mesmo, o que pode danificar sua suspenção, portanto para tentar minimizar esse efeito, o calço deve ter uma altura maxima que não comprometa sua suspenção, soldar o calço ao eixo tambem ajuda a minimizar a torção, assim como a forma conica do mesmo, aumentando a superficie de contato com os feixes. Outra coisa que se pode fazer para evitar essa torção é colocar uma "torque arm" não sei como se fala em portugues, mas é uma barra para evitar que o eixo gire, muito usada em muscle cars. Acho que o pessoal do RC deve usar tbm.
Renato Fraga
27/01/2009, 15:30
Bom em referência à calços colocados entre molas e eixos, pode fazer o que for, da forma que for, vai contribuir para o "Axle Wrap" devido à alavanca que cria no molejo. Pode ser retangular, quadrado, trapezoidal, maciço, vazado, soldado, parafusado, qualquer coisa. O resultado é o mesmo.
Se observarem a Ranger por exemplo possui um pequeno calço original, mas a configuração do molejo minimiza o efeito, que existe porém sutil, e não chega a afetar o comportamento de nada.
No caso de lift de suspensão geralmente buscamos um ganho significativo de altura, geralmente igual ou maior que 3pol no mínimo.
Barras de tração funcionam no sentido de anular o Axle Wrap, porém se mal confeccionadas e configuradas, interferem no comportamento da suspensão podendo piorar a situação. O maior ganho que se tem com este dispositivo é aplicar a força da tração em um ponto estratégico do veículo afim de aproveitá-la ao máximo.
Para ganhar altura numa suspensão de feixes de molas, acredito que o ideal seria associar vários recursos, aproveitando o que melhor cada um pode oferecer.
Portando utilizar jumelos mais altos (dentro de um limite), arqueamento do molejo (sutil) e calço pequeno 2 pol mais as barras de tração, seria o ideal. Mas na verdade, se for possível instalar molejos mais longos com novas fixações acredito ser a melhor alternativa. Veja o exemplo dos Willis que trocam molejo original pelos da toyota Bandeirante. Aumenta curso, conforto, segurança etc etc etc .......
MAs primeiro observe se o seu veículo é SPUA ou SPOA??????
Às veses, o simples fato de inverter esta posição já pode ser o suficiente para ganhar a altura desejada, sem interferir muito no comportamento da suspensão.
Abraços a todos
OLá pessoal! Mais uma vez necessito de uma opnião criteriosa dos membros do fórum, eis o seguinte : Consegui molas maiores para os feixes dianteiros e traseiros que tanto foi discutido para conseguir chegar onde desejo em curso, amacies etc MÂS.... tem um porém, as molas dianteiras possuem uma limitação maior em relação as traseiras no quesito comprimento. Estas ultimas, podem ser alongadas em torno de 200 mm para cara lado que tem espaço de sobra, o que não ocorre com as laminas dianteiras devido a falta de chassis que ocorrerá quando a laminar sobressaltar, ou se transpuser, ao suporte do olhal no chassis, e na parte posterior do mesmo feixe, há um limite também devido a alguma suporte também do chassis.O fato é, o máximo que poderá ser aumentado na parte anterior do feixe dianteiro é 80mm, e na poarte posterior 14mm. Pergunto, uma mola que possua diferenças em relaçao a distancia ao furo de centro pode ter sua funcionabilidade prejudicada ? A diferença seria de 140mm, e ocorre que a mola mestra traseira dela original ja possue esta diferença ( medidas da mola mestra traseria : 51x68/ 60x6 olhal 30mm).
Pelo que eu intendi, a medida menor da mola traseira da HIlux acontece na parte anterior, justamente onde o chassis tem uma curvatura, seria este o motivo do encurtamento desta mola? OU seria o contrario, o chassis foi abaloado devido ao trabalho ideal da mola que se dá nesta medida. Conversei com gente gabaritada neste assunto e eles nao souberam me reponder com firmeza. Para a confecção das benditas molas só preciso sanar esta dúvida.
ABraço a Todos!!
Hilux 95 2.8TD japonesa CD - 35" - Bola de Neve ( quase la na suspa:D)
praiasecacustom4x4
02/02/2009, 21:11
o maximo que se consegue modificar o suporte do jumelo dianteiro e im corespondeçi ao suporte da carroceria,esatamente a lamina dianteira do suporte.assim fica alineado e nao precisa fzer suporte fora do chassi.
Marcelo_Hilux
09/11/2011, 22:37
Olá, o pessoal aqui da cidade está fazendo na Hilux o sistema de suspensão igal do Troller, mantem o eixo rígido na dianteira e faz o suporte para a mola helicoidal, fica muito boa para andar, não pula nada, mas não sei se é seguro... anexo segue uma foto como exemplo.
guilhermeabreu
09/11/2011, 23:01
Olá, o pessoal aqui da cidade está fazendo na Hilux o sistema de suspensão igal do Troller, mantem o eixo rígido na dianteira e faz o suporte para a mola helicoidal, fica muito boa para andar, não pula nada, mas não sei se é seguro... anexo segue uma foto como exemplo.
SEGURO É COM CERTEZA
Pois este sistema de suspensão existe além do TROLLER , existe tb nas LAND ROVER DEFENDER , MARRUÁ , ENGESA , JPX , CAMPER .
Na minha opinião só perde um pouco na estabilidade , pois com este sistema existe uma maior rolagem da carroceria , mas nas ultrapassagens dos quebras molas do Brasil a fora , este sistema passa que nem parece , tenho uma SW4 93 com Barra de torção na frente e um ENGESA com este sistema , no dia a dia prefiro andar de ENGESA pq passo batido nos quebra molas e nem parece .
Arildo MT
16/10/2013, 22:16
SEGURO É COM CERTEZA
Pois este sistema de suspensão existe além do TROLLER , existe tb nas LAND ROVER DEFENDER , MARRUÁ , ENGESA , JPX , CAMPER .
Na minha opinião só perde um pouco na estabilidade , pois com este sistema existe uma maior rolagem da carroceria , mas nas ultrapassagens dos quebras molas do Brasil a fora , este sistema passa que nem parece , tenho uma SW4 93 com Barra de torção na frente e um ENGESA com este sistema , no dia a dia prefiro andar de ENGESA pq passo batido nos quebra molas e nem parece .
olá pessoal, ninguem me chamou na conversa, mas....., metendo o bedelho digo, já vi e já utilizei o seguite, deixar os feixes de molas existentes apenas arqueando eles de volta a forma original e acrescentar suportes e molas ''espirais'' ou ''aspirais'' em conjunto com os feixes, (pode ser até mola usada, de carro popular tipo uno, gol, etc..) ganha na altura e conforto, mas no asfalto em grandes velocidades não sei se seria seguro, e não sei se na hilux entre chassis, lata e eixo tem espaço p/ acrescentar esta mola (espiral, aspiral ou eliptica, sei lá o nome) rsrsrs, tambem já utilizei zumelo um pouco maior e acrescentar algumas molas no feixe, ( porem apenas molas grandes) tipo mola mestre, 2° mola e 3° e 4° pega a mestre ou 2° e corta um pouco p/ ficar uma sequencia tipo escada, entendeu? aumentar apenas as molas grandes que são mais flexiveis, pois se aumentar as quantidade de molas ''curtas'' que dão sustenção as grandes p/ suportar mais peso dai ficaria mais dura a suspenção, favor não me ofender, rsrsrs, só dei um palpite, mas já vi esses ''ajutes tecnicos'' p/ não falar gambiarra e funcionam, unica dificuldade é ir dosando p/ acertar, mas as vezes acerta o tamanho e modelo de mola de primeira, desculpe pela intromisão no forun dos veteranos e boa sorte, depois posta como ficou a solução.
guilhermeabreu
16/10/2013, 22:42
olá pessoal, ninguem me chamou na conversa, mas....., metendo o bedelho digo, já vi e já utilizei o seguite, deixar os feixes de molas existentes apenas arqueando eles de volta a forma original e acrescentar suportes e molas ''espirais'' ou ''aspirais'' em conjunto com os feixes, (pode ser até mola usada, de carro popular tipo uno, gol, etc..) ganha na altura e conforto, mas no asfalto em grandes velocidades não sei se seria seguro, e não sei se na hilux entre chassis, lata e eixo tem espaço p/ acrescentar esta mola (espiral, aspiral ou eliptica, sei lá o nome) rsrsrs, tambem já utilizei zumelo um pouco maior e acrescentar algumas molas no feixe, ( porem apenas molas grandes) tipo mola mestre, 2° mola e 3° e 4° pega a mestre ou 2° e corta um pouco p/ ficar uma sequencia tipo escada, entendeu? aumentar apenas as molas grandes que são mais flexiveis, pois se aumentar as quantidade de molas ''curtas'' que dão sustenção as grandes p/ suportar mais peso dai ficaria mais dura a suspenção, favor não me ofender, rsrsrs, só dei um palpite, mas já vi esses ''ajutes tecnicos'' p/ não falar gambiarra e funcionam, unica dificuldade é ir dosando p/ acertar, mas as vezes acerta o tamanho e modelo de mola de primeira, desculpe pela intromisão no forun dos veteranos e boa sorte, depois posta como ficou a solução.
ARILDO
Não precisa se desculpar de nda cara aqui somos todos iguais .
Mas esta opção que vc colocou pode ser feita sim ,mas se a intenção pe de ficar com a suspensão mais macia , estará no caminho errado , se o carro com feixe de molas originais já esta duro e vc quer amaciar , e vc colocando mais molas mesmo sendo as espirais ??? Vc estará endurecendo mais ainda pq esta ACRESCENTANDO MOLAS no carro .
Caso vc retire o feixe de moals e colca aPENAS A ESPIRAIS ??? Aí sim vc estará mudando completan=mente o comportamento do carro , ficando bem macio e confortável , só que perderá a capacidade de levar o mesmo peso que carregava . Pois não existe almoço de graça . Ou seja vc tornar um carro mais macio e ter a mesma capacidade de carga , ISTO NÃO EXISTE .
Arildo MT
18/10/2013, 09:43
ARILDO
Não precisa se desculpar de nda cara aqui somos todos iguais .
Mas esta opção que vc colocou pode ser feita sim ,mas se a intenção pe de ficar com a suspensão mais macia , estará no caminho errado , se o carro com feixe de molas originais já esta duro e vc quer amaciar , e vc colocando mais molas mesmo sendo as espirais ??? Vc estará endurecendo mais ainda pq esta ACRESCENTANDO MOLAS no carro .
Caso vc retire o feixe de moals e colca aPENAS A ESPIRAIS ??? Aí sim vc estará mudando completan=mente o comportamento do carro , ficando bem macio e confortável , só que perderá a capacidade de levar o mesmo peso que carregava . Pois não existe almoço de graça . Ou seja vc tornar um carro mais macio e ter a mesma capacidade de carga , ISTO NÃO EXISTE .
já utilizei algumas destas adaptações, mas o pessoal por aqui deixa tipo 3 molas compridas tipo mestre 1°, 2°, 3° todas do comprimento total até o olhal aonde vai a bucha, essas compridas ficaram macias e servirão como um ''4 link'' segurando o eixo e acrecenta mais 1 espiral macia de cada lado, aguenta uma carga razoavel (não tanto como um feixe enorme de molas) e fica mais macia, fiz um teste antes de colocar os amortecedores, fica parecento santana c/ amortecedor estourado, estaciona daqui a 3 minutos ainda esta balançando, rsrsrsrs, mas com amortecedores de volta fica blz, já utilizei isso na rural, f75, jipe 4 portas, outros carros off road ''fabricados'' em casa, etc, erá muito usado por aqui, só que as estradas são todas iguais ou piores que a transamazonica por aqui, então no asfalto em alta velocidade não sei o comportamento que teria essa suspeção, mas na terra em raras ocasiões andavamos a 80-100kmh, foi só uma idéia, mas depende de como for executada ex: quantidade, comprimento e modelo de mola, pode ficar bom de primeira ou precisar mais ajustes, se falei besteira, desculpe, mas nas pick-up e outros que usei achei que ficou bem melhor que um grande feixe de molas sozinho
san_carlos
31/08/2021, 11:01
Bom dia, alguém sabe me informar se para deixar mais confortável a Hilux 1995 4x4 adiantaria instalar um kit jumelo na dianteira e traseira? Ou alguém tem alguma dica pra deixar ela mais confortável na questão do sistema de suspensão? Agradeço!
Bom dia, alguém sabe me informar se para deixar mais confortável a Hilux 1995 4x4 adiantaria instalar um kit jumelo na dianteira e traseira? Ou alguém tem alguma dica pra deixar ela mais confortável na questão do sistema de suspensão? Agradeço!
Não tem muito o que fazer... é um amortecedor bom e aliviar os feixes de molas..
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