Ver Versão Completa : Frombe Steering - Ackerman e duvidas!
Pessoal
Conversando com o Elmer... eu estava pensando se seria possivel passar a barra de direção do jeep pra trás do diferencial (também pra tentar jogar a caixa de direção dentro do cofre) mas para proteger esses braços e caixa, eis que o Elmer me mostrou um kit:
http://4x4labs.com/steering.shtml
fotos diretas:
http://4x4labs.com/galleries/steeringarms/steeringarms.html
Specs:
http://4x4labs.com/productspecs/steeringarms.html
e parece que pode ajudar a acertar o Ackerman
PS - ACKERMAN é (segundo explicação do forum decarrinho de Radio Controle):
Como nos carros grandes 1/1, na maioria dos carros de RC tanto elétricos como de combustão o sistema de direção destes carros é concebido de tal forma para que quando se está em linha reta as rodas dianteiras fiquem paralelas e quando se faz uma curva a roda interna esterce mais do que a externa progressivamente. O posicionamento da barra de direção no salva servo e no braço de direção formam um ângulo chamado de ângulo de Akerman.
Este ângulo pode ser mudado, isto altera o posicionamento das rodas internas em relação às rodas externas no momento em que se faz uma curva. Este afeito na geometria foi criado para que as rodas dianteiras acompanhem o raio da curva, a roda interna percorre um raio mais fechado; deve esterçar mais, a roda externa percorre um raio mais aberto; deve esterçar menos.
O correto ângulo de Akerman torna o comportamento do carro neutro na curva, porque as rodas neste caso teriam um perfeito posicionamento em relação ao raio da curva. Por si só este efeito na geometria da suspensão faz com que as rodas divirjam uma em relação à outra, tornando desnecessário dar divergência nas rodas dianteiras (toe out) no momento de se fazer o set-up, mas como nem sempre é possível construir um carro de RC com a geometria perfeita e a maioria dos componentes de suspensão são de plástico e por mais firmes que sejam, sempre há folgas ou torção no conjunto de suspensão, acaba sendo preciso dar um pouco de divergência nas rodas dianteiras ( carros 4X4 ), como também um pouco mais de cambagem do que seria necessário.
Isto porque na curva o atrito antre o pneu e o chão faz a roda externa dobrar para dentro, perdendo cambagem e a divergência entre as rodas dianteiras ocasionadas pelo ângulo de Akerman. Também do meio da curva para a saída da curva, sob potência a força de tração para a frente faz as rodas puxarem os braços da suspensão para a frente, também diminuindo a divergência.
Em inglês: http://www.rctek.com/technical/handling/ackerman_steering_principle.html
Bom... depois dessa aula de nossos amigos de carrinhos de Rádio Controle (resolvi explicar o ackerman pois eu tb não sabia direito o que era) e agora vem as perguntas:
1- Será que com SPUA (pois a foto é SPOA) funcionaria o mesmo esquema (o site diz que sim mas não tem fotos)? (tem carter do motor apesar do meu ser um OHC 4cc e etc).
2- colocar a caixa dentro do cofre e fazer virar o pitman pelo lada da barra tb seria viável? (estou com a caixa do landau e queria não deixar rpa fora do cofre e não usar uma caixa inversora, logicamente isso é só suposição).
Logo, pros mestres de plantão (finalmente resolvi colocar duvidas pertinentes) no aguardo de idéias!
GuTo_Cerulli
19/01/2009, 20:09
PQP!
Isso não é dúvida, exige reflexão! :mrgreen: Posso citar duas coisas de bate pronto:
1- a posição da caixa de direção afeta diretamente na dirigibilidade do carro (sobre ou sub esterço) vou olhar em uma apostila de dinâmica veicular que tenho em casa(professor Frederico Barbieri - curso da SAE)...o que posso dizer por experiência é que seu jeep vai passar de sub para sob esterço o que é muito melhor em manobras, mas muito mais arisco em velocidades mais elevadas, tal comportamnto pode ser resolvido com camber, cáster setup de suspensão etc uma fonte beeeem legal são as publicações da www.sae.org
- vou fazer uma pergunta meio idiota, mas...você já verificou se a caixa cabe na posição no caso do Jeep não ser spoado? Meu palpite é não...tem coisa pra caceta no meio
2- já cogitou usar uma caixa de Dodge? ela cabe no cofre (eu instalei com um Opala 6 e uma porrada de coisas) ficou apertada, mas beleza.
[]'s e tô pensando aqui
PQP!
Isso não é dúvida, exige reflexão! :mrgreen: Posso citar duas coisas de bate pronto:
1- a posição da caixa de direção afeta diretamente na dirigibilidade do carro (sobre ou sub esterço) vou olhar em uma apostila de dinâmica veicular que tenho em casa(professor Frederico Barbieri - curso da SAE)...o que posso dizer por experiência é que seu jeep vai passar de sub para sob esterço o que é muito melhor em manobras, mas muito mais arisco em velocidades mais elevadas, tal comportamnto pode ser resolvido com camber, cáster setup de suspensão etc uma fonte beeeem legal são as publicações da www.sae.org
- vou fazer uma pergunta meio idiota, mas...você já verificou se a caixa cabe na posição no caso do Jeep não ser spoado? Meu palpite é não...tem coisa pra caceta no meio
2- já cogitou usar uma caixa de Dodge? ela cabe no cofre (eu instalei com um Opala 6 e uma porrada de coisas) ficou apertada, mas beleza.
[]'s e tô pensando aqui
Ueh num era pra ser HARDCORE???
então eu até pensei se num for SPOA... mas nada que eu num possa SPOAR a historia toda jah que o jeep está totalmente desmontado, mas a caixa de dodge pelo que vi no olhômetro mesmo com SPUA vai sim, a minha preocupação seria o carter do motor algo asism, mas no site pelo que vi os caras fazer pra SPUA tb... e nada me proibe de fazer a caixa fora pra frente mas manter a barra atrás pra resolver o ackerman
a caixa do dodge eu pensei, mas queria hidraulica e tá dificil de achar e a do landau tá na mào (seguindo o projeto ford completo ehuehueuh)
mas ai é que está, será que num dá aind apra tentar a caixa por dentro do cofre??? se conseguem fazer em SPUA num toyota (apesar de usarem o pitman pela frente)
vamos ver o que mais alguém tem a dizer derepente algum maluco já o fez e agente quebrnado a cabeça a toa
Bem, minhas divagações...
Olhem as fotos da Rural 4x2 com caixa da MB sprinter e OHC.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=578474&postcount=36
Tem o problema dos munhões, que tem vários fatores, mais não seria simples, colocar o conjunto da direita na esquerda e vice-versa, aí os braços dos terminais ficariam na parte traseira do eixo.
O problema do diferencial e cardam...
Teria que pensar em algo para ficar muito próximo ao chassis para não haver problema, a ligação com as rodas se daria por braços articulados, acho que de quebra, amenizaria o problema de bumpster (eu acho!:oops:)
Bem, são divagações...
Abraços.
Kim.
aeee valeu kim queria ver algo do tipo... pois eh se vc ver no projeto dos caras apesar de SPOA num bate no diferencial, acho que no SPUA me preocupa o carter apenas...
vc acha que tiraria o bumpster (http://www.4x4brasil.com.br/forum/archive/index.php/t-66.html)?
a idéia seria trabalhar a caixa de landau de forma que fosse igual no landau mesmo (que tem os braços atrás)
rubensx!
O problema do bumpster, seria amenizado se a caixa for parecida com a que postei.
A linha GM usa o mesmo sistema, onde os braços articulados saem da cremalheira.
Agora, tanto no modo convencional, ou no que você mostro nas fotos, o bumpster continua, pois o raio que se forma entre a caixa de direção e o terminal da roda continua.
Agora
a idéia seria trabalhar a caixa de landau de forma que fosse igual no landau mesmo (que tem os braços atrás)
Então faz semelhante o da D20/S10 na parte da frente e opala/niva na parte traseira, com pitman auxiliar. (formado com 3 barras)
Acaba com o bumpster, não bate no diferencial e fica resistente, mais tem o problema que mencionei dos munhões, teria que saber se a inversão funcionaria (retirando no eixo, não somente a parte externa)
Lembrando, são divagações...
Sergio Rocha
19/01/2009, 22:04
Eu pensei nessa possibilidade, recentemente, mas desisti porque não cabia.Num jeep SPUA com motor opala não cabe.O diferencial atropela.Tenta uma caixa de ranger.
[]'
pois eh mas a caixa da ranger (aquela parecida das fotos do kim) aguentam a porrada?
num sei se cabe ali não heim?:pensativo:
Sergio Rocha
19/01/2009, 22:15
Tanto quanto a do opala.Até pneus 37 ela vai.
[]'
samukanvas
19/01/2009, 22:17
Rubens,
Acho que tudo se resume a distâncias. Se vc mantiver iguais as distâncias do meio do munhão à barra que os liga, por ex., não importa se ela vai ser pra frente ou pra trás do eixo (Lógico que deve ser alta pra não pegar no diferencial, como nas fotos que postou).
Vc tb pode conseguir colocar a caixa pra dentro sem mexer em muita coisa como falaram aí.
Abs
Elmer_Jeep
20/01/2009, 11:23
Valeu Rubens, só faltou anexar as ilustrações
[]'s
Valeu Rubens, só faltou anexar as ilustrações
[]'s
poxa jah fiz bastante em colocar os links... eheheheh
então estou ainda pensnado nas possibilidades, eu já até tneho uma caixa inversora pra por mas ainda queria facilitar mais (ou complicar depende do pontod e vista eheheh)
mas como exercício já foi bem legal, só faltou o bill comentar (ou me matar no topico hehehe)
Vai fuder tudo, o Ackerman ficará invertido..........
Abraços,
Bill
Abraços,
Bill
hummm
putz num entendi muito bem, ficará invertido pra acertar ou simplesmente não tem como acertar assim?
como aqueles malucos do site fizeram então? é a unica forma?
Dá para corrigir sim, reposicionando os furos nos braços, onde a barra link é conectada. O que não dá é de simplesmente invertir os munhões e utilizar os furos existentes....
Abraços,
Bill
Elmer_Jeep
22/01/2009, 20:14
Barra atras da roda:
http://www.jeeperos.com/foros/attachment.php?attachmentid=48132&stc=1&d=1132644192
fonte: http://www.jeeperos.com/foros/showthread.php?t=26880
[]'s
ahhh agora explicou, teria de ser um histeer com tamanho e tudo já definido ou fazer no esquema do elmer soldar braços novos!
hummmm
Elmer curti o desenho, olha que topico "porreta" tem de tudo de explicação do que é bumpster atéeee
bom, eu gostei da idéia e agora vou "digerir" asinformaçÕes e volto a consultar mais aqui assim que tiver novidades, que podem demorar um pouco mas fica ai um topico diferente!
samukanvas
22/01/2009, 20:46
Abraços,
Bill
Não seria só mexer no comprimento da barra que liga os munhões?
Se inverter, o pivô central continuará lá, só a barra (Agora atrás) que ficará longa demais porque originalmente os carros andam sempre com alinhamento aberto. Seria a mesma coisa que fechar o alinhamento em um carro com barra na frente...
O ackerman é ajudado por onde a barra pega, que no munhão já está angulado. A barra não faz 90 graus com o munhão.
É mais ou menos isso?
Abs
Içu.......:concordo:
Abraços,
Bill
fabiano carraro
25/01/2009, 17:58
:pipoca:BOM NAO ENTENDO MUITO DE GEOMETRIA MAS COSTUMO CORTAR SEMPRE UM PUNHADO DE FERRO AQ NA OFICINA E IR ENFIANDO ATÉ DAR CERTO:mrgreen: fiz isto tempos atras numa rural:coloquei a cx de direçao bem proxima da parede corta fogo,inverti seu pitmam pra frente(original),e liguei em um hi-steer invertido no munhao esquerdo,o hi steer fiz basicamente uma copia daqueles kitzinhos pra cx dos wolks só desviando da pinça(kombi),a barra de direçao fiz uma nova no torno com os terminais originais,e pronto ta funcionando até hoje na mao de um advogado:pensativo:o carro ta na configuraçao SPUA e é hidraulica + recentemente ele me pediu pra passar pra SPOA e fui rever com acertar a nova barra de ligaçao aparentemente sera preciso apenas ligar ela a roda direita pra acompanhar o aumento do curso da suspensao,fiz um teste: retirei os feixes e abaixei o carro no chao ate os batentes pegarem nas tubeiras e a barra passou sem problemas pro novo lado mas o motor e um 4cc gm e o carter ficara longe em 6 cm da barra e o bojo 4cm , esterçando tudo,já o ackermam:pensativo:sei lá acho que foi fazer trilha:mrgreen:
hehehehe muito bom saber disso fabiano, se tiver fotos por favor me passe
aliás que caixa de direção é?
Renato Fraga
25/01/2009, 22:11
Da mesma fonte, uma imagem mais didática a respeito do ângulo de Ackerman ......pra facilitar qualquer modificação.
E acredito que a fórmula se vale também para fazer rear steering.
Abraços a todos
fabiano carraro
26/01/2009, 11:07
cx do opala mesmo,RUBENS o cliente vai passar aq na quinta ai bato umas fotos, estive estudando um pouco mais sobre o conceito ackerman e aparentemente ele realmente auxilia na direçao com ela estando atras do eixo mas como a geometria dos eixos willis é praticamente fixa nao sei como daria pra regular pra uma condiçao mais fina do esquema,deixa eu me bater uns dias aq ai boto a ideia do que acontece....a proposito vou fazer minha f-75 deste mesmo jeito e uma coisa e certa no jeep a barra no esquema SPUA ficara muito curta devido a distancia do munhao ser menor
:concordo:
Renato Fraga
26/01/2009, 11:44
Fabiano, se você tiver idéia em utilizar High Steer nos dois munhões, é possível fazer tal calibragem, de acordo com o veículo que você estiver trabalhando, seguindo o esquema anexado acima.
Dá pra notar que uma simples alteração do entre eixos ou mesmo bitola já muda tudo.
fabiano carraro
12/02/2009, 23:56
pois é RENATO to estudando aq sobre isto pra começar a mexer numa rural que ta aq e quer fazer spoa ai to em duvida se faço dois braços "hi" e ligo tudo por traz ou só reposiciono a cx la ´pra frente e ligo ao modo tradicional mesmo, alguem teria alguma foto de algo que ja tenha sido feito em eixo dana 44:pensativo:
,o problema é que estou sem tempo pra errar ultimamente,entao tenho que fazer e mandar o cliente embora pois estou trabalhando na porta de minha casa e minha mulher ja ta pedindo o divorcio.....:mrgreen:
fabiano carraro
26/02/2009, 20:15
pessoas acertei o gabarito da SNOOP GOLDEN ontem a noite usando melhor o angulo de ackerman e fazendo a barra DRAG LINK passar por traz do eixo
pelo menos no solid works a uma melhora significativa no esterço, auxiliando o giro das rodas em curvas bem fechadas e quando se da ré,mas fizemos pelo caster original das f-75
agora preciso acertar pro novo caster dela SPOADA,voltemos a "prancheta"
em breve fotos da encrenca montada na real.:concordo:
ps:alguem tem mais pó de guarana ai o meu acabou.......
povo..
no meu entendimento, o fato de alterar o off-set das rodas ou uso de espacadores influencia diretamente no angulo de hackerman? ou seja.. ao afastar o centro da roda em relacao ao centro de giro do munhao, no invez da roda girar sobre seu proprio eixo vertical ela vai ser "arrastada" p/ frente e p/ tras, o que isso inplica no comportamento do carro nas curvas?
T+
Fabill, ao que entendi o offset nào influencia significativamente nisso, mas posso estar erraod estou estudando ainda o esquema para jogar a barra pra tra's e acompanhando a idéia do carraro acho memso que SPOA deve ser a configuração mais simples de se fazer isso
apesar do site dos gringos dizer que fazem nos dois, masss
Agora lá na parte de CJ tem um Histeer que o pessoal fez pro munhão do CJ, mas estou ainda nas duvidas de como isso fica :-/
alguém tem um desenho legal de um histeer melhor angulado? (porque aqui perto de casa sót em nego com peça reta recortada cheia de coco de pombo)
carraro???
a ensimec faz um que é show!!
olha as fotos do samurai verde desse link
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22195&page=24
T+
fabiano carraro
27/02/2009, 23:10
Fabill, ao que entendi o offset nào influencia significativamente nisso, mas posso estar erraod estou estudando ainda o esquema para jogar a barra pra tra's e acompanhando a idéia do carraro acho memso que SPOA deve ser a configuração mais simples de se fazer isso
apesar do site dos gringos dizer que fazem nos dois, masss
Agora lá na parte de CJ tem um Histeer que o pessoal fez pro munhão do CJ, mas estou ainda nas duvidas de como isso fica :-/
alguém tem um desenho legal de um histeer melhor angulado? (porque aqui perto de casa sót em nego com peça reta recortada cheia de coco de pombo)
carraro???
O QUE TENHO DE INFORMAÇAO VISUAL SAO ESTES MAS FAÇO UM DIFERENTE MISTURANDO TODOS
MAS DEU PAU NAS MINHAS FOTOS E NUM TO ACHANDO,
AMANHA BATO UMA FOTO DO QUE EU FAÇO
AGORA BASICAMENTE TO INVERTENDO UM PARECIDO COM ESTE DA TT4
FAZENDO ELE PRA TRAZ DESVIANDO DA PINÇA E LIGANDO DIRETO A DRAG LINK NA CX DE DIREÇAO DO OPALA HIDRAULICA QUE TA COLOCADA JA NA SAIDA DA CORTA FOGO
PELO DESENHO QUE FIZ O TERMINAL VAI PASSAR MAIS RENTE A LINHA DE ACKERMAN POIS ESTA CORRE PRA TRAZ
O QUE FACILITA SUA TRIANGULAÇAO
SE FOSSE PRA FRENTE O TERMINAL OCUPARIA O ESPAÇO DE ONDE ESTA O PNEU ....
A LINHA PASSA POR ELES MAS NAO A COMO DEIXAR UM TERMINAL ALI ENTAO OS ENGENHEIROS "ERRAM DE PROPOSITO"
REPAREM NOS CARROS MODERNOS COMO OS TERMINAIS ESTAO VIRADOS PRA TRAS(GOL,OPALAS ETC)...
É PRA CORRIGIR O ANGULO
EM COMPENSAÇAO CAMINHONETES TEM SUAS CXS DE DIREÇAO LA NA FRENTE DO CHASSIS
E OS TERMINAIS VIRADOS PRA FRENTE TAMBEM, AI QUANDO ESTERÇAO GERALMENTE UMA RODA "CANTA"
PERCEBA QUANDO UMA PICK-UP DA A RÉ ESTERÇADA COMO UMA DAS RODAS GERALMENTE TENTA ARRASTAR
PRINCIPALMENTE EM SUSPENSOES POR BALANÇA:concordo:
É O ANGULO ATUANDO.
O QUE TENHO DE INFORMAÇAO VISUAL SAO ESTES MAS FAÇO UM DIFERENTE MISTURANDO TODOS
MAS DEU PAU NAS MINHAS FOTOS E NUM TO ACHANDO,
AMANHA BATO UMA FOTO DO QUE EU FAÇO
AGORA BASICAMENTE TO INVERTENDO UM PARECIDO COM ESTE DA TT4
FAZENDO ELE PRA TRAZ DESVIANDO DA PINÇA E LIGANDO DIRETO A DRAG LINK NA CX DE DIREÇAO DO OPALA HIDRAULICA QUE TA COLOCADA JA NA SAIDA DA CORTA FOGO
PELO DESENHO QUE FIZ O TERMINAL VAI PASSAR MAIS RENTE A LINHA DE ACKERMAN POIS ESTA CORRE PRA TRAZ
O QUE FACILITA SUA TRIANGULAÇAO
SE FOSSE PRA FRENTE O TERMINAL OCUPARIA O ESPAÇO DE ONDE ESTA O PNEU ....
A LINHA PASSA POR ELES MAS NAO A COMO DEIXAR UM TERMINAL ALI ENTAO OS ENGENHEIROS "ERRAM DE PROPOSITO"
REPAREM NOS CARROS MODERNOS COMO OS TERMINAIS ESTAO VIRADOS PRA TRAS(GOL,OPALAS ETC)...
É PRA CORRIGIR O ANGULO
EM COMPENSAÇAO CAMINHONETES TEM SUAS CXS DE DIREÇAO LA NA FRENTE DO CHASSIS
E OS TERMINAIS VIRADOS PRA FRENTE TAMBEM, AI QUANDO ESTERÇAO GERALMENTE UMA RODA "CANTA"
PERCEBA QUANDO UMA PICK-UP DA A RÉ ESTERÇADA COMO UMA DAS RODAS GERALMENTE TENTA ARRASTAR
PRINCIPALMENTE EM SUSPENSOES POR BALANÇA:concordo:
É O ANGULO ATUANDO.
:palmas::palmas::palmas:
porra só que agora o dilema tá feio, j'que estiquei o cj logicamente o ackerman mudou certo?
se tiver fotos carraro do sistema que vc fez pra trás me ajudaria, como meu cj usa motor 4cc vai sobrar bastante espaço pra colocar a caixa atrás principalmente a do landau...
mas já estou pensnado como vou fazer com o SPOA (tava tudo pronto pra SPUA mesmo... ai fode)
fabiano carraro
28/02/2009, 09:44
povo..
no meu entendimento, o fato de alterar o off-set das rodas ou uso de espacadores influencia diretamente no angulo de hackerman? ou seja.. ao afastar o centro da roda em relacao ao centro de giro do munhao, no invez da roda girar sobre seu proprio eixo vertical ela vai ser "arrastada" p/ frente e p/ tras, o que isso inplica no comportamento do carro nas curvas?
T+:pensativo:bom aparentemente em nada,o angulo existe justamente pra fazer as rodas girarem uma pra tras e a outra pra frente na hora do esterço....é claro que acompanhado do resto, caster, divergencia, toe-in......
meu racíocinio seria o seguinte:
se o pino de centro se mantiver na mesma posiçao,ou seja se o eles nao ficarem mais largos tambem
e os terminais continuarem na mesma posiçao, o angulo nao seria afetado
pois nada alem da distancia das rodas foi alterado e o angulo existe pra auxiliar o esterço que no caso nao foi mexido
entao aparentemente ele tambem nao vai mudar a maneira de virar so por que as rodas estao mais afastadas e nem se elas forem maiores ou menores......:???:
mas nao tenho tanta certeza sobre este racíocinio,precisa confirmar com alguem mais expert nisto :concordo:
AGORA sobre comportamento no andar ,é a difrença entre capotar,sair de frente ou trazeira,ou gastar mais ou menos pneus
mexendo no angulo se mexe em todo o comportamento de um carro seja pra melhor ou pior,se um carro esterça pouco ou muito,tambem tem haver com o angulo,se é facil e LEVE de virar tambem,todo o principio de direçao esta diretamente ligado ao angulo de ackerman ,por curiosidade motos tambem o possuem
coloca a suspensao mais pra frente e ela vira pouco mas é mais firme em linha reta,coloca mais em pé e ela vira bem mais só que com pouca "peso" por isto motos estradeiras sao mais longas
agora imagina a desgraça que deve ser acertar o tal do ackerman numa PATROLA ou num DRAGSTER.....
:pensativo:
coloca a suspensao mais pra frente e ela vira pouco mas é mais firme em linha reta,coloca mais em pé e ela vira bem mais só que com pouca "peso" por isto motos estradeiras sao mais longas
agora imagina a desgraça que deve ser acertar o tal do ackerman numa PATROLA ou num DRAGSTER.....
isso é caster, nao tem nada a ver com ackerman nao... alias.. angulo de ackerman orbigatoriamente precisa de duas rodas nao? em motos e triciclo nao existe akcerman... ou estou viajando na maionese?
T+
galera eu tow devagar $$$$ quase parando...
alguém fez ou criou algum kit do frombe steer?
isso é caster, nao tem nada a ver com ackerman nao... alias.. angulo de ackerman orbigatoriamente precisa de duas rodas nao? em motos e triciclo nao existe akcerman... ou estou viajando na maionese?
T+
Quem confundiu as bolas foi mesmo o fabiano carraro, que estava falando de cáster.
Ackerman realmente só existe qdo se tem 2 rodas no eixo de direção.
fabiano carraro
23/03/2009, 11:10
:putz:relendo oque escrevi, realmente errei na explicaçao......
ficou misturado CASTER com o resto.....:concordo:
:putz:relendo oque escrevi, realmente errei na explicaçao......
ficou misturado CASTER com o resto.....:concordo:
e ai meu??? vc montou o esquema? tem fotos? eheheheheh:pipoca::pipoca::pipoca:
Isso tá parecendo quando meus primos trocaram a tubulação de esgoto lá da "casinha"...
rs
Quanto ao Dragster: Bem, o bicho é feito para andar em linha "reta". Que se dane o Arckman...
Quanto ao Jipe alongado: Sim, deve ter alterado alguma coisa. Só que as vezes a diferença é tão pouca que nem precisa se preocupar.
Quanto às bitolas alteradas: É exatamente o que foi dito. Se são instalados espaçadores ou rodas com afastamento diferente não precisa se preocupar. Mas se o EIXO dianteiro é alongado ou reduzido... Ai tem de compensar nos braços. E é nos braços da direção e não no braço do motorista não, viu? rs
Pronto, agora volto para Arkan... :smile::mrgreen:
povo..
T+
Fabil, a influência que o uso de espaçadores ou de rodas com offset negativo é outra coisa, tem ligação com o ângulo de inclinação do "Kingpin".
Veja na figura.
A roda vai virar ao redor do eixo (imaginário) em vermelho, formado pelos dois pontos onde a roda articula.
O ponto 1 é o ponto onde o eixo de rotação das rodas encontra o solo, o ponto 2 é o centro da roda, onde atuam as forças.
Quanto maior a distância entre os pontos 1 e 2, mais "arrasto" vai ocorrer quando vc girar o volante, ou seja, mais pesado fica para virar as rodas.
A situação na qual ocorre o menor esforço no volante é quando os dois pontos se situam no mesmo lugar, o ponto 1 se encontra no centro do pneu (ponto 2).
Porém, existe outro problema, explicado no próximo post...
O próximo problema é o chamado "Torque steer", e ocorre quando as rodas que dão direção ao veículo (geralmente as dianteiras) recebem tração, ou seja, em veículos de tração dianteira, veículos 4x4 e porque não veículos com direção no eixo traseiro como visto em alguns rock crawlers.
Enfim, suponhamos que no desenho anexo, o ponto azul seja o ponto 1 do desenho anterior, onde o eixo de rotação das rodas encontra o solo. O ponto vermelho é o centro dos pneus, onde atua a força de tração.
Quando as rodas estão sob tração, força é aplicada nos pneus no sentido para onde eles estiverem apontados (flecha vermelha). Como há uma distância entre os pontos azul e vermelho, ocorre a criação de um momento, ou seja, uma força que empurra as rodas ao longo do trajeto em amarelo ao invés de forçá-las em linha reta.
Em um terreno acidentado, quando uma roda tem maior tração que a outra a tendência é de as rodas virarem e girarem o volante, causando um certo descontrole.
Portanto, nessa situação de rodas com offset negativo ou com uso de espaçadores, é esse o problema que pode surgir.
O problema pode se mostrar maior ou menor dependendo da força do motor e da distância entre os pontos 1 e 2.
Espero ter ajudado.
Abraços
aahhh bom... entendido... entao me leva a crer que rodas com offset muito negativo pode causar shimmy tb... ( isso até já me haviam falado mas nunca conseguiram me explicar o pq)
interessante.. valeu!!
caramba o topico ficou CULT eheheheheh
:shock:
heheeh mas agora entendi certas coisas que ocorrem com offset muito negativo.. caracoles!
Muito bom MESMO! Isso tá melhor que minhas aulas na faculdade...
fabiano carraro
02/04/2009, 23:13
HÃAAAAAAAAAAAA ENTA TÁ NÉ SE É ASSIM TA BOM ENTAO TÁ:concordo:
perguntinha besta meio fora do contesto de akerman mas totalmente dentro????
to achando que os gringos escrevem que:
a PANHARD é a TRACK BAR :pensativo:
e as outras de DRAG LINK E TIEROAD :pensativo:
BILL SE TA POR AQ HOMI EXPLICA PRO BURRO AQ ISTO QUE TO MEIO PERDIDO
HÃAAAAAAAAAAAA ENTA TÁ NÉ SE É ASSIM TA BOM ENTAO TÁ:concordo:
perguntinha besta meio fora do contesto de akerman mas totalmente dentro????
to achando que os gringos escrevem que:
a PANHARD é a TRACK BAR :pensativo:
e as outras de DRAG LINK E TIEROAD :pensativo:
BILL SE TA POR AQ HOMI EXPLICA PRO BURRO AQ ISTO QUE TO MEIO PERDIDO
Pelo que entendi no desenho que vc mesmo enviou, drag link é a barra que liga da caixa de direção até uma das rodas e tireroad é aquela que liga uma roda à outra (como nas Land)
4X4GARAGE
21/02/2011, 09:12
revivendo o tópico,o ackerman é medido pelo pivo superior ou inferior em uma suspensão duplo ''a''?pois avera uma grande diferença no seu angulo de acordo com o king pin de cada manga de eixo!!!
alguem pode dar uma luz?
[]s
edison
Marcelo A. Marchiodi
21/02/2011, 09:53
revivendo o tópico,o ackerman é medido pelo pivo superior ou inferior em uma suspensão duplo ''a''?pois avera uma grande diferença no seu angulo de acordo com o king pin de cada manga de eixo!!!
alguem pode dar uma luz?
[]s
edison
Como assim, pivôs? :pensativo:
O ackerman num duplo A é medido pelo braço de direção, não pivôs, é o ângulo formado "direcionando" os braços para o centro do eixo traseiro, tem outras geometrias que causam cetos efeitos, mas aí complica demais, nesses casos é melhor fazer a coisa mais simples possível.
4X4GARAGE
21/02/2011, 12:53
mas oq segura a manga de eixo ou são pivos ou uniball??
Marcelo A. Marchiodi
21/02/2011, 14:27
Tanto um quanto o outro, depende de como você vai fazer o seu projeto, se tiver acesso a uniball, melhor, senão, dá pra fazer com pivôs grandes, desde que tenham um bom ângulo de trabalho.
O que está tramando?:pensativo:
Tenho visto algumas postagens suas aqui e ali sobre duplo A...
Renato Fraga
21/02/2011, 22:05
alguem pode dar uma luz?
[]s
edison
Amigo, pela teoria, o correto é você usar como referência uma posição coincidente entre o king pin e o eixo da roda lembrando que o ponto de encontro do King Pin com o solo deve coincidir com o centro da sola do pneu.
Na maioria dos casos, o braço da direção fica proximo ao centro da roda, mas geometricamente falando, a altura desse braço pouco importa desde que a referência para a sua configuração seja tomada de forma adequada.
Veja o exemplo das suspensões Mc Person onde muitas possuem o ponto de fixação para a barra de direção bem mais elevada que os demais sistemas.
Abraços