Ver Versão Completa : Número do motor no documento?
Robertux
19/01/2009, 17:26
Senhores, desculpem-me pela ignorância. Tenho lido muito aqui no forum sobre jeeps com motores adptados. Muitos dizem que já está legalizado e que o número do motor já consta no documento. Bom eu procurei nos documentos de diversos carros e não encontrei o número do motor só o do chassi. Eu me lembro, quando era criança, no documento do fusca do meu pai tinha um campo para número do motor mas estava em branco só o número do chassi estava preenchido. Hoje nem existe mais o campo número do motor. Como o vistoriador sabe se o motor é original ou não. Se o combustivel for diferente tudo bem, mas como ele acha o número do motor que deveria estar no jeep? Ouvi falar de um tal prontuário, que teria informações sobre o veículo, mas um jeep de 40 anos, comprado lá nos confins da Bahia, transferido para o Rio Grande do Sul, o prontuário acompanha? Nos carros usados (seminovos) que comprei o vistoriador mal olhou no número do chassi e dispensou. Nos carros mais antigos a vistoria é mais rigorosa?
Obrigado
Roberto
Robertux
19/01/2009, 19:29
Complementando...
Faço essa pergunta porque estou procurando um jeep para comprar. Aí você escolhe o jeep, leva para o mecânico, tá tudo perfeito. O proprietário vai com você ao cartório, o ducumento realmente está no nome dele, ele assina o recibo, reconhece a firma na sua frente, você paga, leva o documento na delegacia e o jeep para vistoria e aí!!!!! O jeep fica preso. O número do motor não bate e você... DANÇOU!!!
Alguém que tem experiência nessa área, tipo despachante, poderia nos ajudar e dizer como podemos nos proteger?
Valeu!
Abraço
Roberto
no meu jeep tambem nao consta o numero do motor, mas alguns me falaram que no sistema la consta o numero
como troquei de motor, ainda nao fiz a vistoria, mas logo vou fazer a legalização do motor e da suspensão
mas vou ficar no aguardo, pra saber se posso me encomodar em uma blitz, por causa do motor modificado
[]´s
Complementando...
Faço essa pergunta porque estou procurando um jeep para comprar. Aí você escolhe o jeep, leva para o mecânico, tá tudo perfeito. O proprietário vai com você ao cartório, o ducumento realmente está no nome dele, ele assina o recibo, reconhece a firma na sua frente, você paga, leva o documento na delegacia e o jeep para vistoria e aí!!!!! O jeep fica preso. O número do motor não bate e você... DANÇOU!!!
Alguém que tem experiência nessa área, tipo despachante, poderia nos ajudar e dizer como podemos nos proteger?
Valeu!
Abraço
Roberto
Roberto
Aqui no Rio, que há vistoria anual obrigatória há muito tempo, a partir do final de 2007, ao conferir o numero do chassis o vistoriador, também passou a anotar no computador, ou no sistema como eles dizem, o número do motor. Se o mesmo achar irregular, tipo remarcado, apagado, alterado: manda para perícia e é encrenca na certa. Pode acabar em retenção e processo por furto ou interceptação.
Embora não apareça no documento de licenciamento o motor é conferido anualmente "pelo sistema".
Pelo que sei essa resolução do Contran é relativamente nova e se justifica para evitar a rubalheira de carros. Muitos Detrans ainda não estão cumprindo por dificuldades técnicas. Acho melhor se informar no Detran de sua cidade.
Agora, para compra segura, pode-se solicitar vistoria no Detran, o que aliás nunca conheci alguém que fez, mas todos nós deveríamos fazer antes de fechar o negócio.
abraços
BLUE BUS
22/01/2009, 11:09
Roberto
Aqui no Rio, que há vistoria anual obrigatória há muito tempo, a partir do final de 2007, ao conferir o numero do chassis o vistoriador, também passou a anotar no computador, ou no sistema como eles dizem, o número do motor. Se o mesmo achar irregular, tipo remarcado, apagado, alterado: manda para perícia e é encrenca na certa. Pode acabar em retenção e processo por furto ou interceptação.
Embora não apareça no documento de licenciamento o motor é conferido anualmente "pelo sistema".
Pelo que sei essa resolução do Contran é relativamente nova e se justifica para evitar a rubalheira de carros. Muitos Detrans ainda não estão cumprindo por dificuldades técnicas. Acho melhor se informar no Detran de sua cidade.
Agora, para compra segura, pode-se solicitar vistoria no Detran, o que aliás nunca conheci alguém que fez, mas todos nós deveríamos fazer antes de fechar o negócio.abraços
O número do motor esta vinculado ao chassi e não aparece no documento. Mas caso vc tenha alterado o motor e não tenha vinculado o número ao chassi vai dar problema na vistoria. Esta verificação deve ser feita diretamente no detran....outra maneira de verificar é que sai no documento no campo de observações ( motor alterado). Aqui no RJ foi super simples de alterar...eu mesmo fiz...demorou 1 mês para concluir todo o processo.
No meu caso, comprei um motor com nota fiscal baixado de leilão, troquei o motor e peguei uma nota fiscal do serviço, fui ate um posto que faz vistoria do inmetro, foi solicitado junto ao delegado do detran uma autorização para troca do motor, o proprio posto do inmetro que solicitou, mas qualquer despachante pode fazer isso.
Laudo feito, autorização e notas fiscais em mãos, mandei para o detra, saiu no campo de observações do DUT o numero do motor novo.
Isso foi feito em São Paulo.
Aqui tbm estão cadastrando os numeros de motor, mas eu nunca ví um guarda abrir o capo em blitz pra conferir o numero... nem sei se tem como eles consultarem nas blitz, será que tem algum sistem online?
Acredito que sim
deve ter algum cadastro nacional
pensa uma coisa
como que as seguradoras tem acesso a numero de motor, quando se faz uma vistoria e o numero do motor nao bate com o do carro o seguro é negado
O meu desde 2005, que foi inserido o numero do motor, o problema de quem não tem esse numero se o jeep foi comprado usado, ter um motor que não tenha tido baixa no renavan, e estiver constando em outro veículo! se o motor não constar em outro veículo não tem problema, no meu caso (motor de opala) a numeração dele não constava no sistema, então a documentação já saiu com o número desse motor!
[]´s.
Correto Joris
o primeiro passo é solicitar junto a qualquer despachante que levante junto ao detran se o numero esta limpo, se não esta cadastrado junto a nenhum outro veiculo que esta rodando na rua.
Robertux
27/01/2009, 10:45
No meu caso, comprei um motor com nota fiscal baixado de leilão, troquei o motor e peguei uma nota fiscal do serviço, fui ate um posto que faz vistoria do inmetro, foi solicitado junto ao delegado do detran uma autorização para troca do motor, o proprio posto do inmetro que solicitou, mas qualquer despachante pode fazer isso.
Laudo feito, autorização e notas fiscais em mãos, mandei para o detra, saiu no campo de observações do DUT o numero do motor novo.
Isso foi feito em São Paulo.
Então, uma forma de saber se o motor já está legalizado no veículo é ver se consta no número do novo motor no campo observação. Tendo isso já é um bom sinal. Se o vendedor falar que o novo motor já está legalizado mas não constar o número no campo observações é fria. Correto?
se estiver legalizado sai no campo observações, como o meu caso, agora se estiver com motor novo e sem numero no documento, tem que se pesquisar junto ao detran
Luciano Mariussi
27/01/2009, 21:26
Robertux,
O ideal è vc. verificar antes na delegacia de sua cidade ou para onde vc. vai transferir, eu comprei um CJ5 com motor original 6cc, como ele náo havia sido cadastrado e o motor è original foi facil, fiz o laudo e agora consta no docto. o numero do motor.
Agora caso o motor seja de outro veiculo/adaptado (AP, opala.....) vc. deve solicitar antes se o numero consta em outro veiculo, ou se ja esta baixado (como comentaram anteriormente), ou ainda se vc. tiver a NF do motor para o novo cadastro........
Como disse aqui na minha cidade foi orientado desta maneira.........
Correto Joris
o primeiro passo é solicitar junto a qualquer despachante que levante junto ao detran se o numero esta limpo, se não esta cadastrado junto a nenhum outro veiculo que esta rodando na rua.
Exato, de forma geral, um motor de veículo que já consta no renavan (placas de 3 letras) geralmente pra usar esse motor tem de pedir baixa, pois a maioria já está cadastrado, no meu caso o motor era de um veículo com placa antiga de 2 letras, então não foi preciso pedir baixa pois não constava em nenhum carro! pois só foi obrigatório a partir da implemanetação do renavan.
Se no documento original não constar ainda número de motor, não precisa passar pela vistoria credenciada do inmetro, só se for substituir o motor, e na documentação constar o número do anterior!
Essa informação é interessante pra que já substituiu ou tem o motor guardado a um certo tempo!
[]´s.
lostensos
12/09/2009, 08:05
Em cidades que nao tem essa inspeção anual ainda e no caso de carros velhos (jipes de 40 anos ou mais) com motores originais, quando se terá esse cadastro?
Meu colega me disse o detran só tem a base de dados das montadoras de motores/chassis de 1995 em diante...
Sendo assim, o governo, só vai conseguir acertar o cadastro no Brasil de algumas maneiras:
Cadastrando o motor em transferencias
Nas inspeções anuais obrigatórias (onde tiver)
Obrigar as pessoas a se virarem para cadastrar se não, não licenciam o veiculo, idem as multas para pagar...
Quer dizer, se o seu carro está a muito tempo com vc como proprietário, não tem inspeção obrigatoria na sua cidade, espere que o governo dará um "jeitinho" te ferrando e obrigando
a se virar para fazer inspeção... nem que vc tenha que viajar para outra cidade...
rs
abraços
E como faz para descobrir se o número do motor está cadastrado ou não? Soube que é no BIN, mas só o Detran tem acesso né?