Conectar

Ver Versão Completa : Número do motor no documento?

Robertux
19/01/2009, 17:26
Senhores, desculpem-me pela ignorância. Tenho lido muito aqui no forum sobre jeeps com motores adptados. Muitos dizem que já está legalizado e que o número do motor já consta no documento. Bom eu procurei nos documentos de diversos carros e não encontrei o número do motor só o do chassi. Eu me lembro, quando era criança, no documento do fusca do meu pai tinha um campo para número do motor mas estava em branco só o número do chassi estava preenchido. Hoje nem existe mais o campo número do motor. Como o vistoriador sabe se o motor é original ou não. Se o combustivel for diferente tudo bem, mas como ele acha o número do motor que deveria estar no jeep? Ouvi falar de um tal prontuário, que teria informações sobre o veículo, mas um jeep de 40 anos, comprado lá nos confins da Bahia, transferido para o Rio Grande do Sul, o prontuário acompanha? Nos carros usados (seminovos) que comprei o vistoriador mal olhou no número do chassi e dispensou. Nos carros mais antigos a vistoria é mais rigorosa?

Obrigado

Roberto

Robertux
19/01/2009, 19:29
Complementando...
Faço essa pergunta porque estou procurando um jeep para comprar. Aí você escolhe o jeep, leva para o mecânico, tá tudo perfeito. O proprietário vai com você ao cartório, o ducumento realmente está no nome dele, ele assina o recibo, reconhece a firma na sua frente, você paga, leva o documento na delegacia e o jeep para vistoria e aí!!!!! O jeep fica preso. O número do motor não bate e você... DANÇOU!!!
Alguém que tem experiência nessa área, tipo despachante, poderia nos ajudar e dizer como podemos nos proteger?

Valeu!

Abraço

Roberto

SmootH_
19/01/2009, 19:46
no meu jeep tambem nao consta o numero do motor, mas alguns me falaram que no sistema la consta o numero
como troquei de motor, ainda nao fiz a vistoria, mas logo vou fazer a legalização do motor e da suspensão
mas vou ficar no aguardo, pra saber se posso me encomodar em uma blitz, por causa do motor modificado
[]´s

beni-rj
20/01/2009, 00:49
Complementando...
Faço essa pergunta porque estou procurando um jeep para comprar. Aí você escolhe o jeep, leva para o mecânico, tá tudo perfeito. O proprietário vai com você ao cartório, o ducumento realmente está no nome dele, ele assina o recibo, reconhece a firma na sua frente, você paga, leva o documento na delegacia e o jeep para vistoria e aí!!!!! O jeep fica preso. O número do motor não bate e você... DANÇOU!!!
Alguém que tem experiência nessa área, tipo despachante, poderia nos ajudar e dizer como podemos nos proteger?

Valeu!

Abraço

Roberto

Roberto

Aqui no Rio, que há vistoria anual obrigatória há muito tempo, a partir do final de 2007, ao conferir o numero do chassis o vistoriador, também passou a anotar no computador, ou no sistema como eles dizem, o número do motor. Se o mesmo achar irregular, tipo remarcado, apagado, alterado: manda para perícia e é encrenca na certa. Pode acabar em retenção e processo por furto ou interceptação.
Embora não apareça no documento de licenciamento o motor é conferido anualmente "pelo sistema".
Pelo que sei essa resolução do Contran é relativamente nova e se justifica para evitar a rubalheira de carros. Muitos Detrans ainda não estão cumprindo por dificuldades técnicas. Acho melhor se informar no Detran de sua cidade.
Agora, para compra segura, pode-se solicitar vistoria no Detran, o que aliás nunca conheci alguém que fez, mas todos nós deveríamos fazer antes de fechar o negócio.
abraços

BLUE BUS
22/01/2009, 11:09
Roberto

Aqui no Rio, que há vistoria anual obrigatória há muito tempo, a partir do final de 2007, ao conferir o numero do chassis o vistoriador, também passou a anotar no computador, ou no sistema como eles dizem, o número do motor. Se o mesmo achar irregular, tipo remarcado, apagado, alterado: manda para perícia e é encrenca na certa. Pode acabar em retenção e processo por furto ou interceptação.
Embora não apareça no documento de licenciamento o motor é conferido anualmente "pelo sistema".
Pelo que sei essa resolução do Contran é relativamente nova e se justifica para evitar a rubalheira de carros. Muitos Detrans ainda não estão cumprindo por dificuldades técnicas. Acho melhor se informar no Detran de sua cidade.
Agora, para compra segura, pode-se solicitar vistoria no Detran, o que aliás nunca conheci alguém que fez, mas todos nós deveríamos fazer antes de fechar o negócio.abraços

O número do motor esta vinculado ao chassi e não aparece no documento. Mas caso vc tenha alterado o motor e não tenha vinculado o número ao chassi vai dar problema na vistoria. Esta verificação deve ser feita diretamente no detran....outra maneira de verificar é que sai no documento no campo de observações ( motor alterado). Aqui no RJ foi super simples de alterar...eu mesmo fiz...demorou 1 mês para concluir todo o processo.

mrcrema
26/01/2009, 10:07
No meu caso, comprei um motor com nota fiscal baixado de leilão, troquei o motor e peguei uma nota fiscal do serviço, fui ate um posto que faz vistoria do inmetro, foi solicitado junto ao delegado do detran uma autorização para troca do motor, o proprio posto do inmetro que solicitou, mas qualquer despachante pode fazer isso.
Laudo feito, autorização e notas fiscais em mãos, mandei para o detra, saiu no campo de observações do DUT o numero do motor novo.
Isso foi feito em São Paulo.

zoega
26/01/2009, 11:15
Aqui tbm estão cadastrando os numeros de motor, mas eu nunca ví um guarda abrir o capo em blitz pra conferir o numero... nem sei se tem como eles consultarem nas blitz, será que tem algum sistem online?

mrcrema
26/01/2009, 11:45
Acredito que sim
deve ter algum cadastro nacional
pensa uma coisa
como que as seguradoras tem acesso a numero de motor, quando se faz uma vistoria e o numero do motor nao bate com o do carro o seguro é negado

JORIS
27/01/2009, 10:15
O meu desde 2005, que foi inserido o numero do motor, o problema de quem não tem esse numero se o jeep foi comprado usado, ter um motor que não tenha tido baixa no renavan, e estiver constando em outro veículo! se o motor não constar em outro veículo não tem problema, no meu caso (motor de opala) a numeração dele não constava no sistema, então a documentação já saiu com o número desse motor!

[]´s.

mrcrema
27/01/2009, 10:18
Correto Joris

o primeiro passo é solicitar junto a qualquer despachante que levante junto ao detran se o numero esta limpo, se não esta cadastrado junto a nenhum outro veiculo que esta rodando na rua.

Robertux
27/01/2009, 10:45
No meu caso, comprei um motor com nota fiscal baixado de leilão, troquei o motor e peguei uma nota fiscal do serviço, fui ate um posto que faz vistoria do inmetro, foi solicitado junto ao delegado do detran uma autorização para troca do motor, o proprio posto do inmetro que solicitou, mas qualquer despachante pode fazer isso.
Laudo feito, autorização e notas fiscais em mãos, mandei para o detra, saiu no campo de observações do DUT o numero do motor novo.
Isso foi feito em São Paulo.

Então, uma forma de saber se o motor já está legalizado no veículo é ver se consta no número do novo motor no campo observação. Tendo isso já é um bom sinal. Se o vendedor falar que o novo motor já está legalizado mas não constar o número no campo observações é fria. Correto?

mrcrema
27/01/2009, 11:44
se estiver legalizado sai no campo observações, como o meu caso, agora se estiver com motor novo e sem numero no documento, tem que se pesquisar junto ao detran

Luciano Mariussi
27/01/2009, 21:26
Robertux,

O ideal è vc. verificar antes na delegacia de sua cidade ou para onde vc. vai transferir, eu comprei um CJ5 com motor original 6cc, como ele náo havia sido cadastrado e o motor è original foi facil, fiz o laudo e agora consta no docto. o numero do motor.

Agora caso o motor seja de outro veiculo/adaptado (AP, opala.....) vc. deve solicitar antes se o numero consta em outro veiculo, ou se ja esta baixado (como comentaram anteriormente), ou ainda se vc. tiver a NF do motor para o novo cadastro........

Como disse aqui na minha cidade foi orientado desta maneira.........

JORIS
28/01/2009, 11:41
Correto Joris

o primeiro passo é solicitar junto a qualquer despachante que levante junto ao detran se o numero esta limpo, se não esta cadastrado junto a nenhum outro veiculo que esta rodando na rua.

Exato, de forma geral, um motor de veículo que já consta no renavan (placas de 3 letras) geralmente pra usar esse motor tem de pedir baixa, pois a maioria já está cadastrado, no meu caso o motor era de um veículo com placa antiga de 2 letras, então não foi preciso pedir baixa pois não constava em nenhum carro! pois só foi obrigatório a partir da implemanetação do renavan.

Se no documento original não constar ainda número de motor, não precisa passar pela vistoria credenciada do inmetro, só se for substituir o motor, e na documentação constar o número do anterior!

Essa informação é interessante pra que já substituiu ou tem o motor guardado a um certo tempo!

[]´s.

lostensos
12/09/2009, 08:05
Em cidades que nao tem essa inspeção anual ainda e no caso de carros velhos (jipes de 40 anos ou mais) com motores originais, quando se terá esse cadastro?

Meu colega me disse o detran só tem a base de dados das montadoras de motores/chassis de 1995 em diante...

Sendo assim, o governo, só vai conseguir acertar o cadastro no Brasil de algumas maneiras:

Cadastrando o motor em transferencias

Nas inspeções anuais obrigatórias (onde tiver)

Obrigar as pessoas a se virarem para cadastrar se não, não licenciam o veiculo, idem as multas para pagar...

Quer dizer, se o seu carro está a muito tempo com vc como proprietário, não tem inspeção obrigatoria na sua cidade, espere que o governo dará um "jeitinho" te ferrando e obrigando
a se virar para fazer inspeção... nem que vc tenha que viajar para outra cidade...

rs

abraços

CésarR
30/10/2011, 13:03
E como faz para descobrir se o número do motor está cadastrado ou não? Soube que é no BIN, mas só o Detran tem acesso né?