PDA

Ver Versão Completa : Túnel de Vento

ajmoura
19/01/2009, 16:32
Camaradas como não agüento mais o calor dentro do Niva estou tentando
alguma solução para diminuir este forno.
Já coloquei o temo-tape se deu diferença eu não senti, pois ainda mais agora no verão aqui no RJ.
Coloquei também o tal vedacit diferença nenhuma só uma meleca que quando for tirar vai dar um trabalhão.
Meu próximo passo seria colocar um feltro com carpete da parede corta fogo ate o banco traseiro com mais uma vez a esperança de alguma diferença, porém tenho visto que o lugar onde mais esquenta
seria do lado do carona acredito que justamente por causa da descarga eu estava pensando em um túnel de vento que jogasse o vento capturado na frente do carro e fosse conduzido ate ali.
Alguém tem alguma idéia de que isto possa funcionar? ou será mais uma investida em vão? :(

abs

Rones Jr
19/01/2009, 17:23
Vc precisa evitar que o calor chegue nas partes metálicas que adentram o carro. Vc faz isso isolando pelo lado de fora as chapas que ficam expostas à fontes de calor. No caso: tunel central, parede corta fogo e área perto do linha de escape.

1 - Manta aluminizada na parede corta fogo...mas tem que tirar o motor fora.

2 - mesmo caso para tunel da caixa de marchas...tens que tirar a caixa fora.

3 - Eu usei o termo tape em todo o escape e nesta linha não senti mais calor pelo lado de dentro.

O isolamento de dentro vai ajudar...mas não vai resolver por completo se não isolar por fora.

Procure no google ...Dynamat.

Marcio Rossetto
19/01/2009, 18:20
Acho que dá certo vc abrir um furo de mais ou menos 4 polegadas de diametro na parede corta fogo em baixo do porta luva.

Vc colocaria uma mangueira/tubo de pvc acoplada no buraco , essa mangueira atravessa o cofre e ficaria posta na frente do carro para captar o ar, lógico num lugar estratégico , com uma telina na frente .

Na parede corta fogo , onde vc fez o buraco e esta ligada a mangueira ou cano de PVC , vc soldaria /adaptaria uma tampa bacana de combustível , de algum carro , tipo do gol , celta, digo a tampa de lata , não a de chave .

Acho que ficaria legal .

Flugêncio
19/01/2009, 21:34
Já coloquei o temo-tape se deu diferença eu não senti, pois ainda mais agora no verão aqui no RJ.
Coloquei também o tal vedacit diferença nenhuma só uma meleca que quando for tirar vai dar um trabalhão.
Meu próximo passo seria colocar um feltro com carpete da parede corta fogo ate o banco traseiro com mais uma vez a esperança de alguma diferença, porém tenho visto que o lugar onde mais esquenta
seria do lado do carona acredito que justamente por causa da descarga eu estava pensando em um túnel de vento que jogasse o vento capturado na frente do carro e fosse conduzido ate ali.
Alguém tem alguma idéia de que isto possa funcionar? ou será mais uma investida em vão? :(

abs

As grades do caminhão Volvo ajudam bastante a diminuir o calor interno, fato já comprovado por muitos niveiros cariocas.

ajmoura
19/01/2009, 23:01
As grades do caminhão Volvo ajudam bastante a diminuir o calor interno, fato já comprovado por muitos niveiros cariocas.

Tudo bem Flugêncio, eu já li aqui a respeito, mas fico com medo de cortar o caput e nao ter um resultado satisfatorio, apesar que eu acho que fica ate mais bonito com elas, vc pode me dizer onde eu acho as grades aqui no RJ para vender? tem ideia de preço?
Por elas tb passam a água da chuva eu teria que trocar de lugar varias coisa como redutor(GNV), o regulador de tensão e aquelas eletro-válvulas, porém é mais uma opção.

ajmoura
19/01/2009, 23:06
Acho que dá certo vc abrir um furo de mais ou menos 4 polegadas de diametro na parede corta fogo em baixo do porta luva.

Vc colocaria uma mangueira/tubo de pvc acoplada no buraco , essa mangueira atravessa o cofre e ficaria posta na frente do carro para captar o ar, lógico num lugar estratégico , com uma telina na frente .

Na parede corta fogo , onde vc fez o buraco e esta ligada a mangueira ou cano de PVC , vc soldaria /adaptaria uma tampa bacana de combustível , de algum carro , tipo do gol , celta, digo a tampa de lata , não a de chave .

Acho que ficaria legal .

Tudo bem Marcio, não era bem isto que eu estava pensando não, minha idéia era refrigerar a parede corta-fogo junto a descarga pela parte do cofre nada interno não, pois acredito que diminuindo a temperatura nesta área teria uma redução interna tb.

Girti
19/01/2009, 23:16

abs

Você já verificou se o sistema de ar quente de seu Niva está desativado e o radiador que fornece ar quente foi removido? Caso isto não tenha sido feito, é bem provável que esta seja a principal causa para o excessivo aquecimento do interior do seu Niva! O sistema de ar quente, após alguns anos de uso, passa a não vedar corretamente, quando fechado, deixando certa quantidade de ar quente passar para o interior do carro SEMPRE (o tempo todo).

cRiPpLe_rOoStEr
20/01/2009, 00:47
ja ouviu falar no lizard skin? uma espécie de tinta de base cerâmica que forma uma película isolante térmica que está conquistando adeptos entre os hot-rodders americanos... outra coisa que pode ser boa para ajudar a amenizar esse problema seria uma manta asfáltica aluminizada...

ajmoura
20/01/2009, 22:34
Você já verificou se o sistema de ar quente de seu Niva está desativado e o radiador que fornece ar quente foi removido? Caso isto não tenha sido feito, é bem provável que esta seja a principal causa para o excessivo aquecimento do interior do seu Niva! O sistema de ar quente, após alguns anos de uso, passa a não vedar corretamente, quando fechado, deixando certa quantidade de ar quente passar para o interior do carro SEMPRE (o tempo todo).
Já sim, e não tem, foi removido pelo antigo proprietário. É um forno mesmo :(

ajmoura
20/01/2009, 22:36
ja ouviu falar no lizard skin? uma espécie de tinta de base cerâmica que forma uma película isolante térmica que está conquistando adeptos entre os hot-rodders americanos... outra coisa que pode ser boa para ajudar a amenizar esse problema seria uma manta asfáltica aluminizada...
Nunca ouvi falar, mas vou procurar mais informações sobre o assunto, a manta já existe pelo lado de dentro e não senti diferença.

cRiPpLe_rOoStEr
20/01/2009, 22:41
Nunca ouvi falar, mas vou procurar mais informações sobre o assunto, a manta já existe pelo lado de dentro e não senti diferença.

http://www.speedwaymotors.com/ (http://www.speedwaymotors.com/) no site dessa loja tem o lizard skin... mas não deve ser tão barato importar...

Marcio Rossetto
26/01/2009, 18:08
Camarada

Como hoje desmontei aquele console de ventilação forçada que fica posto no cofre do motor, bem embaixo do painel ao lado do tunel de vento , lembrei do seu problema .

Se vc tirar fora toda aquela tranqueira de plastico , vai ficar só um rasgo quadrado no painel de ferro do cofre do motor .

Inclusive , percebi que o meu dispositivo difusor de ar ( parte interna) não estava funcionando , ou seja , a janelinha não estava mais abrindo devido a grimpagem dos cabos de aço , inclusive por lá que entrava água no jipe .

Se vc só deixar a caixa de plástico captadora de ar ( só a externa) e instalar um Scoop de ar do Natal 4x4 na tampa do motor , bem na grelha do lado externo , acredito que vai ventilar o suficiente dentro do niva , bem no tunel .
Tipo um jato de ar .

A Unica coisa é bolar uma tampa na hora da chuva e uma telinha para filtrar poeira .

No futuro , posto umas fotos .

MRaizer
26/01/2009, 21:54
A idéia do scoop (a lá 147 rallye) é boa. Usei um até me roubarem... saco!
Aquí vão outras sujestões, vamos lá:
Primeiro verifique as passagens de ar. Se houver frestas entre o capô e a entrada de ar, ou entre a peça plástica da entrada de ar e a lataria, pode entrar ar quente do motor por ali.
Feche também aqueles furos por onde passavam as mangueiras de agua quente para o aquecedor.
Depois disto vamos para o isolamento.
Vá a uma expecializada em refrigeração industrial e procure uma espuma preta (que parece ser de borracha). Ela tem uma polegada de espessura, se bem lembro e acho que 2 metros dá para o gasto.
Remova aquela maldita lã com piche da parede de fogo e por entre o túnel e o acabamento.
Use cola de sapateiro para fixar. No pedaço do tunel da caixa de marchas sugiro que cole no acabamento (por dentro) ao invés de no metal. Eu coloquei também no fundo do carro, por baixo do tapete, mas ai não passei cola.
Mais fresco e silencioso, só com ar-condicionado e/ou instalando aquelas grades do Volvo (que aliás estão guardadas aqui e nunca usei).

brteles
28/01/2009, 00:47
Alguém sabe onde encontrar as grandes do Volvo no Rio de Janeiro?! e o preço médio delas?!

Luciano SHAKALL
28/01/2009, 02:35
" ... Alguém sabe onde encontrar as grandes do Volvo no Rio de Janeiro?! e o preço médio delas?! ... "
CAmaRAda, essas grades são do caminhão Volvo da linha NL (NL10, NL 12),
e a referência é 1664978 e 1664979 (Lado Direito e Esquerdo, respectivamente - SÃO DIFERENTES).

Quase todas as lojas de acessórios para caminhões vendem, e o preço oscila - em média - de 40 a 70 conto (cada) . . .

Na Garra4x4 (São Paulo) tá por 49 (http://www.ciashop.com.br/garra4x4/product.asp?template_id=1&partner_id=2&dept_id=9&pf_id=GD057 e http://www.ciashop.com.br/garra4x4/product.asp?template_id=1&partner_id=2&dept_id=9&pf_id=GD056 .) :concordo:

VALEU!!!!!!!

[]'s

Fábio Neves
28/01/2009, 11:10
Kamagadas...

Melhorei a temperatura com cinco etapas
1- Retirei a porta que permite a abertura do ar, isso fica no sistema de ventilação;
2- Scoop no caput, melhora muito a ventilação;
3- Grade do Volvo, vende na autorizada dela na Washington Luiz, isso no inicio dela, logo após Av Brasil, Rio de Janeiro;
5- Termotape no escapamento;
6- Chapa de aluminio no bagageiro, assim vc evite o calor por conta do sol e possibilita carregar coisas sem bater no teto...

sds

Gustavo Niva
28/01/2009, 11:29
Vá a uma expecializada em refrigeração industrial e procure uma espuma preta (que parece ser de borracha).MRaizer,
sabe se essa espuma preta é mais eficiente (ou seja, isola melhor) do que poliestireno expandido (aquela espuma branca que parece "isopor de plástico")?? Ou se tem alguma outra característica interessante para nós, p. ex. antichamas, durabilidade, etc??

To refazendo (na verdade, por enquanto to planejando) o isolamento do meu niva, e em grande parte tá parecido com o que tu falou...

Alguém sabe onde encontrar as grandes do Volvo no Rio de Janeiro?! e o preço médio delas?!Brteles,
ano passado custava 33,90 cada... na concessionária citada pelo Fabio Neves.

MRaizer
28/01/2009, 17:44
MRaizer,
sabe se essa espuma preta é mais eficiente (ou seja, isola melhor) do que poliestireno expandido (aquela espuma branca que parece "isopor de plástico")?? Ou se tem alguma outra característica interessante para nós, p. ex. antichamas, durabilidade, etc??

To refazendo (na verdade, por enquanto to planejando) o isolamento do meu niva, e em grande parte tá parecido com o que tu falou...

Ela é anti chama (dá para apagar um cigarro sem derreter), não é hidrófila (não vai acomular alguma água que entre nem ficar encharcada), além disso permite alguma elasticidade, o que facilita para moldar nos contornos do forro do túnel da caixa de marchas, além de ter a mesma espessura que o forro original, mantendo o enchimento na medida.
Ah, experimentalmente, resiste muito melhor, inclusive à unhas de gato.

Adriano-RS
28/01/2009, 23:56
Aj, recentemente fiz o isolamento termico no meu niva, utilizei aquela manta para telhado, aluminio+poliestireno 4mm sobre o tunel e assoalho motorista e carona, no assoalho eu coloquei ainda o feltro simples, sem piche ou manta asfaltica, diminuiu muito o calor e os ruidos externos.
Tenho certeza que na relação custo/beneficio, esses produtos são imbativeis, pois são extremamente baratos, de facil manuseio, e o resultado é certo.
No tunel, como coloquei somente a manta aluminizada, ainda tem uma "folga" debaixo do acabamento, e como sobrou muito material vou colocar mais uma camada, so pode ficar melhor...

Adriano-RS
"GURI" 92/Branco
Porto Alegre - RS

MRaizer
29/01/2009, 10:37
Aj, recentemente fiz o isolamento termico no meu niva, utilizei aquela manta para telhado, aluminio+poliestireno 4mm sobre o tunel e assoalho motorista e carona, no assoalho eu coloquei ainda o feltro simples, sem piche ou manta asfaltica, diminuiu muito o calor e os ruidos externos.
Tenho certeza que na relação custo/beneficio, esses produtos são imbativeis, pois são extremamente baratos, de facil manuseio, e o resultado é certo.
No tunel, como coloquei somente a manta aluminizada, ainda tem uma "folga" debaixo do acabamento, e como sobrou muito material vou colocar mais uma camada, so pode ficar melhor...

Adriano-RS
"GURI" 92/Branco
Porto Alegre - RS

Pode ser mais barato, mas o incoveniente de se usar feltro no fundo é justamente o fato de guardar água. Não se esqueça que o Niva possui "ralos" para evitar o acúmulo de água no seu interior, mas isso não impede que entre ao se atravessar trechos alagados.
No restante, nada contra.
Ah, uma outra sujestão é colocar isopor por dentro das portas, colado à lataria.

Adriano-RS
30/01/2009, 00:13
Pode ser mais barato, mas o incoveniente de se usar feltro no fundo é justamente o fato de guardar água. Não se esqueça que o Niva possui "ralos" para evitar o acúmulo de água no seu interior, mas isso não impede que entre ao se atravessar trechos alagados.
No restante, nada contra.
Ah, uma outra sujestão é colocar isopor por dentro das portas, colado à lataria.
Os "ralos" são para a saida de agua, que pressupõem que a agua tenha entrado primeiro, eu vedei os ditos "ralos", e utilizei os feltros soltos, assim sendo são muito faceis de retirar e ate de substituir...
Sem falar que não costumo atravessar areas alagadas...
Ja foi dito em outros topicos aqui no forum, os topicos servem para a troca experiencias, alguns relatam o que ja fizeram efetivamente, outro apenas ponderam os pros e contras...
Mas cada um sabe o tipo de utilização que faz do seu veiculo e quais os tipos de melhorias que se adecuam a esse uso.
Volto a afirmar:
Eu utilizei a manta de poliestireno aluminizada em conjunto com o feltro, o material e de facil manuseio, não requer ferramentas nem produtos especias, o resultado é surprendente em relação ao custo.

Adriano-RS
"GURI" 92/Branco

MRaizer
30/01/2009, 12:06
Os "ralos" são para a saida de agua, que pressupõem que a agua tenha entrado primeiro, eu vedei os ditos "ralos", e utilizei os feltros soltos, assim sendo são muito faceis de retirar e ate de substituir...
Sem falar que não costumo atravessar areas alagadas...

Mas cada um sabe o tipo de utilização que faz do seu veiculo e quais os tipos de melhorias que se adecuam a esse uso.

Como você disse, cada um sabe a utilização que dá. Tem gente que forra o carro de carpete, o meu forrei de borracha...
Dai ficam as duas sujestões, a minha desta espuma de borracha à prova d'água (e mais cara) e a tua do feltro (mais barata) e o povo escolhe entre elas... Ou cria outra!
Abraço

ajmoura
30/01/2009, 19:56
Camarada

Como hoje desmontei aquele console de ventilação forçada que fica posto no cofre do motor, bem embaixo do painel ao lado do tunel de vento , lembrei do seu problema .

Se vc tirar fora toda aquela tranqueira de plastico , vai ficar só um rasgo quadrado no painel de ferro do cofre do motor .

Inclusive , percebi que o meu dispositivo difusor de ar ( parte interna) não estava funcionando , ou seja , a janelinha não estava mais abrindo devido a grimpagem dos cabos de aço , inclusive por lá que entrava água no jipe .

Se vc só deixar a caixa de plástico captadora de ar ( só a externa) e instalar um Scoop de ar do Natal 4x4 na tampa do motor , bem na grelha do lado externo , acredito que vai ventilar o suficiente dentro do niva , bem no tunel .
Tipo um jato de ar .

A Unica coisa é bolar uma tampa na hora da chuva e uma telinha para filtrar poeira .

No futuro , posto umas fotos .

Eu vou comprar esse scoop da Natal 4x4, mas primeiro vou checar como está o estado desta caixa de ar com o ventilador primeiro.

ajmoura
30/01/2009, 20:06
A idéia do scoop (a lá 147 rallye) é boa. Usei um até me roubarem... saco!
Aquí vão outras sujestões, vamos lá:
Primeiro verifique as passagens de ar. Se houver frestas entre o capô e a entrada de ar, ou entre a peça plástica da entrada de ar e a lataria, pode entrar ar quente do motor por ali.
Feche também aqueles furos por onde passavam as mangueiras de agua quente para o aquecedor.
Depois disto vamos para o isolamento.
Vá a uma expecializada em refrigeração industrial e procure uma espuma preta (que parece ser de borracha). Ela tem uma polegada de espessura, se bem lembro e acho que 2 metros dá para o gasto.
Remova aquela maldita lã com piche da parede de fogo e por entre o túnel e o acabamento.
Use cola de sapateiro para fixar. No pedaço do tunel da caixa de marchas sugiro que cole no acabamento (por dentro) ao invés de no metal. Eu coloquei também no fundo do carro, por baixo do tapete, mas ai não passei cola.
Mais fresco e silencioso, só com ar-condicionado e/ou instalando aquelas grades do Volvo (que aliás estão guardadas aqui e nunca usei).

MRaizer voce lembra onde comprou esta espuma aqui no RJ? Caso lembre tb +/- o custo posta ai para gente.
Pois a manta eu já coloquei Não sei se é a mesma do Adriano-RS, a que eu coloquei foi da marca vedacit e no meu caso nao resolveu nada.

Gustavo Niva
31/01/2009, 13:26
Eu utilizei a manta de poliestireno aluminizada [...] o resultado é surprendente em relação ao custo.Essa manta isola muito bem, tanto calor quanto barulho... o unico problema que vejo nela é que não é muito resistente a pressão, ou seja, se tu colocar no fundo do carro... rapidinho estraga, pelo peso de ficar pisando nela... pro tunel, parede corta fogo e algumas outras áreas, acho ótima.

...a que eu coloquei foi da marca vedacit e no meu caso nao resolveu nada.ajmoura, acho que vedacit é manta asfáltica, bem diferente do que a que o Adriano botou... essa vedacit, que eu saiba, não isola muito mesmo... o ideal seria usar ela e mais um outro tipo por cima...

[]s

MRaizer
31/01/2009, 17:17
MRaizer voce lembra onde comprou esta espuma aqui no RJ? Caso lembre tb +/- o custo posta ai para gente.
Pois a manta eu já coloquei Não sei se é a mesma do Adriano-RS, a que eu coloquei foi da marca vedacit e no meu caso nao resolveu nada.

Essa onda de manta asfáltica rolou a algum tempo e parece que não dava muito certo mesmo não. Eu mesmo tenho um rolo que está sendo jogado de um lado para outro esperando alguêm fazer uma reforma na laje de casa...
Essa espuma eu comprei em Niterói numa rua onde estão localizadas várias lojas de refrigeração. Não lembro o preço (e acho que errei a medida postada). Quem me passou a dica foi um dos integrantes da lista Camaradas do Niva. Mas isso faz tanto tempo...
Quando tiver em terra firme vejo.

Flugêncio
31/01/2009, 17:37
Essa onda de manta asfáltica rolou a algum tempo e parece que não dava muito certo mesmo não. Eu mesmo tenho um rolo que está sendo jogado de um lado para outro esperando alguêm fazer uma reforma na laje de casa...
Essa espuma eu comprei em Niterói numa rua onde estão localizadas várias lojas de refrigeração. Não lembro o preço (e acho que errei a medida postada). Quem me passou a dica foi um dos integrantes da lista Camaradas do Niva. Mas isso faz tanto tempo...
Quando tiver em terra firme vejo.

No Niva acredito que jamais teremos uma solução 100% pro calor interno, visto que é um projeto para países frios. Até tem aquecimento interno...
Ao longo de mais de 10 anos tenho visto muitas dicas de isolamento térmico, mas na verdade nenhuma muito eficiente por características próprias.
Nestes últimos dias tenho andado em Marruá 2008 no trabalho, mesmo sendo um veículo mais aberto, mais moderno, com um isolamento melhorado na parede corta fogo, ainda assim é quente.
Acredito que para diminuir realmente o calor interno do Niva, uma das opções seria deslocar o motor/caixa/dif central mais pra frente, fazer uma ventilação mais eficiente do radiador através de ventoinhas elétricas instaladas entre a grade e o radiador, instalação de manta térmica na parede corta fogo, defletores de alumínio no primeiro 1/3 do sistema de escape, alêm de scoop e grades no capô.
Senão e se acostumar com o calorzinho nas canelas rs rs rs rs

MRaizer
01/02/2009, 07:27
Lembrei quem sabe o nome desta espuma: o Enio!
Flugêncio, lembra dele? Um cara magro, de óculos, foi ele quem me falou desta espuma de borracha anti-chama e isolante de calor e ruido.
Ele era da comunidade dos Camaradas do Niva. Depois acho que foi para a "De Niva na Trilha". Enquanto não desembarco para ver em casa, é uma opção perguntar pra ele. Até pq com certeza ele vai saber melhor indicar onde comprar.
Abraço!

Flugêncio
01/02/2009, 18:03
Lembrei quem sabe o nome desta espuma: o Enio!
Flugêncio, lembra dele? Um cara magro, de óculos, foi ele quem me falou desta espuma de borracha anti-chama e isolante de calor e ruido.
Ele era da comunidade dos Camaradas do Niva. Depois acho que foi para a "De Niva na Trilha". Enquanto não desembarco para ver em casa, é uma opção perguntar pra ele. Até pq com certeza ele vai saber melhor indicar onde comprar.
Abraço!

O Enio tá no "De Niva na Trilha" vou perguntar pra ele.

-mlot-
01/02/2009, 18:19
Quando estive na Russia, uma das coisas que me impressionou foi que o verao la eh as vezes muito quente (proximo a Moscow). Estas altas temperaturas (quando ocorrem) nao duram mais de 2 semanas, entao os carros la nao sao projetados para estes limites extremos.

Sabe o que os motoristas de Vans fazem para que elas nao tenham superaquecimento ?

Abrem o capu, colocam uma garrafa Pet de cada lado e amarram o capu com elas. Em outras palavras eles conseguem aumentar a area de entrada de ar em uns 20 %, e com isso a Van anda mais "fria".

Nao sei se o seu problema ocorre em velocidades baixas, engarrafamentos, ou em todas, mas se quiser testar se a tal grade do Volvo funciona antes de cortar a lata, ai vai uma ideia simples.

Abraco

-mlot-

ajmoura
01/02/2009, 22:38
Este fim de semana como foi de muito calor no aqui no RJ mais uma vez fiquei cozido.
Estou com duas ideias para tentar uma redução imediata
1- Colocar as grades do volvo, posso seguir esta dica aqui:
http://www.natal4x4.com.br/ideias/grades01.jpg (http://www.natal4x4.com.br/ideias/grades01.jpg)
ou alguem tem uma outra melhor? a única coisa é que por estas medidas o Redutor(GNV) ficaria bem na direção da grade e acredito que deve entrar água
por esta grade, e do outro lado o regulador de tensao e aquelas eletroválvulas então acho que terei um certo trabalho para
remanejar isto, ou será que a quantidade de água que entra é despresível? seria uma boa!!!!
2-Seria colocar uma chapa de aluminio com esta espuma por baixo do carro entre a descarga e o
fundo, pois percebi que o fundo do carro fica absurdamente quente, não dá para colocar nem a mão
deve fritar uma carne legal :) (eu tenho o termo tape).
MRaizer espero que esta espuma não peque fogo mesmo e aguente o calor da descarga, pois eu nao aguento mais

Gustavo Niva
02/02/2009, 10:16
ajmoura,
a minha grade (no meu carro só coloquei do lado direito) fica bem em cima do redutor, regulador de tensão e mais algumas coisas... até hoje não tive problemas....

A idéia da chapa com espuma eu não gostei hehehe... mas, se der certo, por favor nos avise...

[]s

Marcio Rossetto
02/02/2009, 21:54
Camarada , tira fora a valvula termostática do seu niva . A temperatura deve diminuir um pouco para uns 80 graus . Isso não vai afetar em nada o consumo aí no rio . No inverno põe de novo .

Como disse o Flugencio , seu motor deve estar esquentando muito, atrabalhando acima de 100 ºC .

Oque melhor isola o calor é o amianto , mais existe um feltro com asfalto que isolou muito bem no meu caso .

Na minha opnião o fator mais considerável para o calor do Niva , é devido a transferencia de calor do motor para a caixa seca do cambio, portanto , comece forrando o tunel onde fica o cambio , inclusive bem perto do pé .

MRaizer
03/02/2009, 23:07
Dos rabiscos, saiu isso. Pensei agora é em aproveitar o motor do ventilador do Niva só que trocando a hélice e colocando uma com o passo invertido. Como hélices assim são bastante utilizadas em ventiladores e circuladores de ar, não duvido nada achar uma com o logotipo da Arno que encaixe certinho...
:D

Edintruder
08/01/2010, 13:48
Camarada , tira fora a valvula termostática do seu niva . A temperatura deve diminuir um pouco para uns 80 graus . Isso não vai afetar em nada o consumo aí no rio . No inverno põe de novo .

Não faz isso. Isso não ajuda nem um pouco. Porém, se for tirar a válvula, tem que vedar a mangueira de retorno pra bomba, senão o motor aquecerá sem a válvula.

BACALHAU
09/01/2010, 16:43

Como disse o Flugencio , seu motor deve estar esquentando muito, atrabalhando acima de 100 ºC .

...

Vamos pensar um pouco antes de escrever, pois se alguém colocar em prática tudo o que é postado aqui, sem pensar um pouco, vai ter NIVA... :twisted:

A válvula termostática, para quem ainda não sabe, funciona da seguinte forma: Quando o motor está frio, seja inverno ou verão, ela mantém fechada a circulação de água do motor para o radiador. Isso permite que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento mais rápido. À medida em que o motor atinge a faixa de operação da válvula, esta vai abrindo, permitindo que a água circule para o radiador.
Se retirarmos a válvula, o motor vai demorar mais tempo para atingir a temperatura de serviço e, ainda que no verão isso ocorra mais rápido, será prejucial para o mesmo.
Além disso, se o motor atinge XºC com a vávula, vai atingir esses mesmos XºC sem a válvula. :putz:

Se o motor aquece além do normal, devem ser buscadas outras soluções, tais como:
Verificar se a bomba d'água está promovendo a circulação do líquido de refrigeração de forma adequada.
O radiador, mangueiras e galerias do motor não estão obstruídas por incrustrações em suas paredes devido ao uso de água da torneira (com flúor, cloro e outras porcarias).
Usar como líquido de refrigeração água destilada com aditivo de boa qualidade. Isto evita as incrustações além de aumentar a vida útil da bomba d'água.
Verificar se a passagem de ar através do radiador não está obstruída por lama ou outros detritos. Mesmo para quem não joga a viatura na lama mas mora em cidades de tráfego intenso, a fumaça dos escapamentos dos outros veículos vai depositando uma camada oleosa no radiador que vai fazendo com que a poeira vá se acumulando ali, o que dificulta a troca de calor.
Velas fora das especificações, motor fora do ponto, ...

Agora, como você está com problemas de aquecimento DENTRO do carro e como todos nós sabemos, o NIVA foi projetado para a uso na ex-URSS onde qualquer "calorzinho" e uma garrafa de Vodca são muito bem-vindos, compete a nós procurarmos soluções.
Isolar termicamente o cano de descarga com uma fita de amianto é fundamental.
Colocar um isolamento térmico na parede corta-fogo (lado do motor) e no túnel que aloja as caixas de câmbio e transferência (pelo lado de baixo) é igualmente importante.
Minha idéia é usar uma fina manta de amianto (muito usada em sala de máquinas de embarcações) e uma lâmina fina de alumíno (semelhante às usadas pelas montadoras nos pontos quentes) ou inox.
Ficaria uma espécie de sanduiche: chapa do carro/amianto/chapa de alumínio ou inox.
A manta amianto (semelhante a um pano grosso e flexível), além da proteção térmica, por ser "porosa" vai funcionar também como isolante acústico. Será colada à chapa (tratada contra corrosão e revestida com algum emborrachamento) do carro.
A chapa de alumínio ou inox terá como finalidade proteger a manta de amianto contra choques mecânicos, evitar o descolamento dando sustentação à mesma, além contribuir para refletir a radiação térmica.
Porém, tem sempre um porém, tem que se evitar a infiltração de água no "recheio do sanduíche". O que não deve ser muito complicado pois penso em utilizar alguns dos produtos disponíveis no mercado:

http://solutions.3m.com.br/wps/portal/3M/pt_BR/DivisaoAutos/Home/SolucoesAutomotivas/SistemaAdesivos/?PC_7_RJH9U5230GO5202TN5OF3G14C7_nid=6ZHJP4GRPJbeL NR1671H9Rgl
http://solutions.3m.com.br/wps/portal/3M/pt_BR/DivisaoAutos/Home/SolucoesAutomotivas/SistemaAdesivos/?PC_7_RJH9U5230GO5202TN5OF3G14C7_nid=W86229X455beL NR1671H9Rgl
http://solutions.3m.com.br/wps/portal/3M/pt_BR/DivisaoAutos/Home/SolucoesAutomotivas/SistemaAdesivos/?PC_7_RJH9U5230GO5202TN5OF3G14C7_nid=QWPT3659J0beL NR1671H9Rgl

No piso do carro, pelo lado de dentro, ainda estou maquinando. Tem que ser algo que não acumule água entre o revestimento e a chapa. Talvez use a manta de amianto impregnada com um emborrachamento. Ou seja, passo uma camada bem grossa de um produto (talvez o Vedador de Carrocerias 3M) aplico a manta de amianto e em seguida, pala selar, mais uma camada de vedador.
Esse produto tem ótima aderência e fica flexível, não ocasionando trincas por onde a água possa penetrar.
Na parede corta-fogo pelo lado de dentro e na parte de cima do "túnel" do câmbio/transferência creio que usarei a manta de amianto impregnada com alguma resina ou o mesmo Vedador.
No teto, entre a chapa e a forração, também vai entrar algum isolante térmico. Afinal que nunca deixou o carro parado ao Sol e depois se sentiu um frango (ou BACALHAU :mrgreen:) assado no forno? :oops:

MRaizer
13/01/2010, 17:16
Como já comentei num outro tópico referente à isolamentos acústicos, utilizo uma espuma de algum polímero que, além de não acumular água, isola calor e ruído.
O saco é que comprei em Niterói a algum tempo e a loja diz que só iria ter em fevereiro para vender...

BACALHAU
14/01/2010, 02:49
Como já comentei num outro tópico referente à isolamentos acústicos, utilizo uma espuma de algum polímero que, além de não acumular água, isola calor e ruído.
O saco é que comprei em Niterói a algum tempo e a loja diz que só iria ter em fevereiro para vender...

Você tem uma amostra ou pode fornecer maiores detalhes?

thgteixeira
14/01/2010, 14:36
O Pessoal vê muito o lado ruim das coisas!
E no inverno? O Niva fica quentinho e nem precisa ligar o ar quente! :mrgreen:

Gustavo Niva
14/01/2010, 15:19
O Pessoal vê muito o lado ruim das coisas!
E no inverno? O Niva fica quentinho e nem precisa ligar o ar quente! :mrgreen:Repare que a maioria dos que reclama do calor, etc são os cariocas... aqui não tem inverno... aliás, pra falar a verdade, temos uns 2 ou 3 dias de inverno ao ano... sério :parede:

[]s,
Gustavo.

thgteixeira
14/01/2010, 15:45
Repare que a maioria dos que reclama do calor, etc são os cariocas... aqui não tem inverno... aliás, pra falar a verdade, temos uns 2 ou 3 dias de inverno ao ano... sério :parede:

[]s,
Gustavo.

É, bem sei viu Gustavo! Namorei uma Carioca (Fluminense) de Niterói, e sofria demais com o calor da cidade. Em Compensação, eu andando de camiseta sem mangas aos 20ºC com o pessoal todo de blusa! :mrgreen:

Em Curitiba o Niva deve fazer sucesso no inverno! Aqui em São Paulo, os invernos também costumam ter dias bem frios, e em S.Bernardo, mais ainda (registram-se temperaturas negativas com facilidade nas áreas rurais da cidade)