PDA

Ver Versão Completa : Faróis Lei-Legislação

caj
19/01/2009, 13:17
Caros amigos
eu queria saber se tem lei que proiba o uso de farol baixo durante o dia?
abraços

ZCC
19/01/2009, 22:12
Tem não, aliás, o recomendado é sempre andar com os faróis ligados

FIDELIS
20/01/2009, 17:38
Este procedimento é usado pela "Viação Itapemirim".

Só trafego nas rodovias com os faróis baixos ligados; o que não é recomendado é dirigir com os baixos + milhas e/ou neblina juntos de dia.

Sds.

BetoScliar
21/01/2009, 00:13
No Uruguay é obrigatório, podem te multar se te pegam sem...
E as estradas principais o limite é 110km/h

só pra informar (bem metido) =)

cRiPpLe_rOoStEr
22/01/2009, 21:46
nas motos é obrigatório... e os ônibus da viação cometa só funcionam com faróis ligados...

Dieselboy
22/01/2009, 22:15
Só trafego nas rodovias com os faróis baixos ligados

x2!!! :concordo:

Aqui na região onde resido, a gde maioria dos ônibus, tanto urbanos qto os intermunicipais, trafegam com faróis ligados :concordo:

Acostumei a dirigir desta maneira desde que visitei a Argentina, onde tbém o uso de faróis durante o dia é obrigatório.

Dieselboy
22/01/2009, 22:23
Aos colegas gaúchos

Não estou bem certo, mas salvo engano, parece-me que no RS o uso de faróis em rodovias durante o dia, tbém é obrigatório, não? :pensativo:

cRiPpLe_rOoStEr
22/01/2009, 22:28
Aos colegas gaúchos

Não estou bem certo, mas salvo engano, parece-me que no RS o uso de faróis em rodovias durante o dia, tbém é obrigatório, não? :pensativo:

não... só se for uma lei nova...

gnecchi
22/01/2009, 22:43
Nos cursos de direção defensiva que fiz pela empresa sempre indicaram a utilização de faróis acesos durante o dia..... mas não é obrigatório e nem é proibido.

Tenho um amigo com um F150 CD 4x4 que ascende o farol ao ligar o carro, ou seja, nem existe a opção de andar com o farol desligado.... sendo assim em seu país de origem deve ser obrigatório.

[]'s

cRiPpLe_rOoStEr
22/01/2009, 22:45
Nos cursos de direção defensiva que fiz pela empresa sempre indicaram a utilização de faróis acesos durante o dia..... mas não é obrigatório e nem é proibido.

Tenho um amigo com um F150 CD 4x4 que ascende o farol ao ligar o carro, ou seja, nem existe a opção de andar com o farol desligado.... sendo assim em seu país de origem deve ser obrigatório.

[]'s

é fabricada no canadá essa caminhonete? lá é obrigatório... mas talvez o importador tenha solicitado daytime running lights ao departamento de vendas diretas da ford americana, que atende exportações...

Dieselboy
22/01/2009, 23:02
Tenho um amigo com um F150 CD 4x4

Por acaso era aquele que, entrou no fórum e logo de cara arrumou a maior confusão, só porque o pessoal pediu para que ele postasse fotos da pick-up? :mrgreen:

A galera pegou no pé dele legal! Tbém pudera, né! recusou-se a postar fotos alegando questões de segurança! :twisted:

Dieselboy
22/01/2009, 23:06
não... só se for uma lei nova...

Olha, não lembro onde li isso, mas não é recente :discordo: pelo que me recorde :pensativo: acho que tem pelo menos uns 3 anos! De repente, é um daqueles projetos de lei, ou até mesmo seja lei, mas talvez não tenha "pegado" :pensativo:

Fernando Lages
26/01/2009, 14:35
Teve uma coisa assim, sim. Mas acho que a lei caiu, pois não é mais exigido e antes todos usavam.

Girti
26/01/2009, 14:50
Aos colegas gaúchos

Até algum tempo atrás, o uso dos faróis baixos era obrigatório nas rodovias (não nas cidades) dos estados do RS e de MG. Não sei como andam estas leis hoje.

Eu rodo sempre com os faróis de neblina acesos, durante o dia. Não para ver, mas sim para ser visto, principalmente pelos pedestres e pelos motoristas distraídos (principalmente aqueles que insistem em achar que podem dirigir muito bem falando ao celular :parede: )

ZCC
26/01/2009, 23:34
Até algum tempo atrás, o uso dos faróis baixos era obrigatório nas rodovias (não nas cidades) dos estados do RS e de MG. Não sei como andam estas leis hoje.

Eu rodo sempre com os faróis de neblina acesos, durante o dia. Não para ver, mas sim para ser visto, principalmente pelos pedestres e pelos motoristas distraídos (principalmente aqueles que insistem em achar que podem dirigir muito bem falando ao celular :parede: )

Farol de neblina é ruim e pode ofuscar... tem que ter em mente que esses faróis são como luz alta, só que com facho aberto

o idéal é usá-los só quando for realmente necessários

Girti
26/01/2009, 23:52
Farol de neblina é ruim e pode ofuscar... tem que ter em mente que esses faróis são como luz alta, só que com facho aberto

o idéal é usá-los só quando for realmente necessários

Se corretamente instalados, abaixo dos parachoques e dirigidos para o solo (os meus são, veja a foto na assinatura. Além disso, eu tomo o cuidado de verificar com freqüência se não estão desregulados), não irá ocorrer ofuscamento. O que muitos fazem, erroneamente, é instalar os faróis de neblina em lugar alto, como se fossem faróis de longo alcance, ou deixá-los desregulados, voltados para cima, o que, realmente, poderá causar ofuscamento.

Aliás, aproveitando a deixa: antigamente, era comum se encontrar postos de regulagem de faróis, alguns, como os da Cibié, até faziam a regulagem de graça. Hoje, é dificílimo encontrar alguém que, mesmo com pagamento, faça este serviço. Não é à toa que há tantos carros, alguns bastante novos, jogando os faróis na cara dos motoristas que trafegam em sentido contrário...