PDA

Ver Versão Completa : Câmbio automático x manual



Hécton
18/01/2009, 19:59
Moçada, Boa Tarde...

Sou novo na área, estou trocando meu ômega 2.2 completo. O meu desejo é uma Blazer com motor 4.3 e estive em Curitiba neste fim de semana e encontrei uma executive 4.3 com kit GNV ( não gostei), porém impecável e em outra loja também me encantei com uma DLX 97 com câmbio manual.

Com certeza, em relação ao meu atual veículo, estou saindo de uma tartaruga e em termos de consumo acredito que não há alteração, acho até que uma 4.3 consome menos.

A minha pergunta é a seguinte, na experiência de vocês, qual a melhor opção para custo/benefício: a executive ou a DLX, sendo que a diferença entre elas é somente o câmbio.

Dieselboy
18/01/2009, 20:45
O "problema" é só por causa do kit de gás!?!? :shock: Arranca ele fora e seja feliz, oras! :concordo:

Hj, pelo andar da carruagem, não está compensando rodar no gás :discordo: Se vc roda pouco compensa ir na gasolina mesmo, se vc dirigir de forma civilizada e tentando não utilizar o AC, ela faz em média uns 6 km/L (cidade).

Dieselboy
18/01/2009, 20:49
PS - O consumo relatado é para a versão MT, ok? na versão AT, acredito que o consumo deva cair para uns 5,5 km/L.

cRiPpLe_rOoStEr
18/01/2009, 20:52
O "problema" é só por causa do kit de gás!?!? :shock: Arranca ele fora e seja feliz, oras! :concordo:

Hj, pelo andar da carruagem, não está compensando rodar no gás :discordo: Se vc roda pouco compensa ir na gasolina mesmo, se vc dirigir de forma civilizada e tentando não utilizar o AC, ela faz em média uns 6 km/L (cidade).

eu instalaria uma injeção eletrônica programável e um bico injetor extra, convertendo para flex...

Hécton
18/01/2009, 21:07
Pois é... mas o consumo no manual se altera com o automático....

realmente não gosto do GNV, ainda não confio neste sistema. Ter um cilindro pressurizado nas costas... vi alguns acidentes pela Net e realmente o estrafo é grande.

cRiPpLe_rOoStEr
18/01/2009, 21:29
realmente não gosto do GNV, ainda não confio neste sistema. Ter um cilindro pressurizado nas costas... vi alguns acidentes pela Net e realmente o estrafo é grande.

tb tenho minhas reservas quanto ao gnv, no meu caso talvez seja por causa de acidentes relacionados com as adaptações clandestinas para gás de cozinha...

Hécton
19/01/2009, 11:13
Qual a opinião de vocês..... automático ou Manual?

Na 4.3 Executive acredito que o cãmbio automático consuma mais, porém não sei quantificar isso.

Na experiência de vocês qual é melhor ou em que condições é possível ver a diferenciação entre estes tipos de câmbio na dirigibilidade da blazer 4.3?

BoaTrilha
19/01/2009, 14:57
eu sou suspeito pra falar....

mas esse dilema de auto ou manual é coisa da cultura do brasileiro....na europa mais de 80% dos carros são auto.

em CA eu só vejo vantagem!!!


a manutenção em si é mais cara, só que pra aparecer qualquer problema demora muito....

acaba saindo elas por elas, pois a não incidencia de problemas compensaria em relação ao cambio manual.

Quanto ao consumo: eu penso assim: quem quer economia compra uma BIZ, se está comprando motorzão, tão faz se fizer 6 ou 5 km/l.


o cambio manual só é melhor se vc for correr, (leia-se dar pau) de resto, o auto é mais confortavel e de menor manutenção.

Orleans
20/01/2009, 13:15
Moçada, Boa Tarde...

A minha pergunta é a seguinte, na experiência de vocês, qual a melhor opção para custo/benefício: a executive ou a DLX, sendo que a diferença entre elas é somente o câmbio.

Como poucas oficinas realmente entendem de câmbio automático, geralmente o serviço não é barato. Só para ter uma idéia, um kit master de reparo da Explorer 1997, custa na terra de Obama $172,00 e somente a mão de obra (especializada com garantia) aqui na região, fica em torno de R$800,00. Comprando as peças por aqui, eu gastaria entre R$2.500,00 a R$3.000,00 serviço + mão de obra, entretanto meu carro é 1997 com 200.000km e após 11 anos de uso, vou fazer a primeira manutenção esse ano, por precaução. Do jeito que uso meu carro, não sei se tivesse câmbio manual chegaria a tanto sem ter que mexer.
Já tive temporariamente, uma S10, Ranger e uma Hilux SW4, todas com câmbio manual, e se tivesse tido antes um carro desse porte com câmbio automático, a sequência certamente não seria essa.
Quanto ao consumo na cidade, é um pouco maior com câmbio automático, mas na estrada a diferença é bem pequena.
São carros diferentes, mas talvez possa te ajudar: uma Explorer MT dizem que chega a fazer 7km/l na cidade e 10km/l na estrada, a minha AT faz na capital 5,5km/l, e no interior onde a 4ª e a 5ª ficam aposentadas, faz 4km/l. Na estrada faz 9,5km/l.
Sempre ando com o ar ligado, mas fiz duas vezes um teste em 2006 por curiosidade com o ar desligado, e o consumo foi o mesmo.
Boa sorte.

Hécton
23/01/2009, 09:16
Moçada, encontrei uma Ford Ranger XLT 4x4 4.0 V6 12V (cab. dupla)1998 e uma blazer 4.3 executive, automática praticamente pelo mesmo valor. Na experiência de vocês, qual dos dois tem uma manutenção mais em conta e o consumo, piois a duas tem motorização V6, a diferença é o cãmbio, na Ranger é manual.

du
25/01/2009, 22:14
Hécton,

Com relação a decisão por manual ou automático, acho que deveria andar nas duas e ver o que gosta mais. Eu gosto mais de automático. O único problema é que vicia, uma vez que tiver um automático, é difícil voltar para o mecânico. Os 2 tipos de câmbio tem vantagens e desvantagens. O automático quebra menos, mas certamente sairá mais caro, o mecânico precisa e mais manutenção, embreagem, atuador hidráulico, rolamento e etc, mas é mais barato e mais fácil encontrar oficina para o serviço. Quanto ao consumo, na cidade o automático gasta mais que o mecânico, na estrada quase a mesma coisa, mas de forma geral o automático gasta um pouco mais.

Ranger não tem opção de automático. Da Ford a Explorer seria a concorrente da Blazer. Esta sim, tem opção de automático.

Quanto ao comparativo S10 e Ranger, são diferentes, tem características diferentes. Fale mais do que espera, qual será o uso, qualidade das estradas onde costuma trafegar. Poderemos opnar melhor.

Abraços Du.

Orleans
26/01/2009, 01:00
Ranger com câmbio automático tem a Splash, que são mais antigas, acho que 1993 a 1995.

Abraço

cRiPpLe_rOoStEr
26/01/2009, 01:11
a splash chegou a ser importada oficialmente ou só independente? em manaus por causa da zona franca é mais fácil importar, e tinha algumas splash, entre elas uma amarela no condomínio onde os pais da minha mãe moravam...

Orleans
26/01/2009, 13:53
Independente. Tem algumas que parecem Splash, foram modificadas aqui no Brasil com laterais de fibra.

cRiPpLe_rOoStEr
26/01/2009, 19:26
Independente. Tem algumas que parecem Splash, foram modificadas aqui no Brasil com laterais de fibra.

tinha uma oficina em são paulo que fazia caçambas sportside em fibra tanto para ranger quanto para s10... mas o forte dessa oficina são caçambas metálicas para caminhonetes antigas, então nem sei como andam as de s10 e ranger...

Orleans
27/01/2009, 13:10
no Rio Grande do Sul, além da Ranger fazem para Silverado, C10, F100...

ajfoyty
01/02/2009, 17:00
Me desculpe se estou sendo sarcástico,mas pelo andar da carruagem acho que vc está esperando alguem sugerir a compra de um par de sandalias havaianas............

ajfoyty
01/02/2009, 17:10
Pelo andar da carruagem vc está esperando que alguém deva sugerir a compra de um par de sandalias havaianas, comprar um veiculo desse porte ,e preocupar-se com consumo..................

-mlot-
01/02/2009, 19:43
Pelo jeito o grande item para voce eh espaco, ja que tanto o atual como os possiveis tem de sobra.

A pergunta eh, alem disso o que deseja ?

Um carro confiavel ? Gostoso de dirigir ? Manutencao barata ? 4x4 ?
Quanto roda por ano ? Vai ter seguro ? Qual a faixa de preco ?

Escolha os pontos importantes, e de posse das respostas aos itens acima, faca uma previsao de gasto anual com combustivel, manutencao, seguro, etc.