Ver Versão Completa : Valvula de freio
Rodrigo Ielpo Bastos
18/01/2009, 16:56
Ajuda!!!!!! Pessoal na tentativa de deixar meu freio menos pior comprei duas valvulas de 5/15 da bonanza(poiso peso e tamanho é parecido com o da Camper) e coloquei duas em cada cano de freio e nada resolveu é so triscar o pé no freio que trava as rodas trazeiras. como substitui as antigas originais 0/3 que estavam vazando ñaõ me preocupei com posição mas agora que vejo que ficou a mesma MMM pensei que podia estar invertida. quando instalei a rosca externa ficou para traz em direção a roda e a rosca interna ficou ligada no pedal de freio seria assim mesmo. Alguem tem alguma dica para melhorar o sistema de freio da camper
Hoje uso o sistema original disco solido na dianteira e tambor na trazeira, ja comprei pinças da S10 e disco da D20 para a dianteira e conjunto completo hidrovacuo e bomba da ranger, mas não sobrou R$ para instalar.
Pergunto Estou no caminho certo ou devo mudar de direção
Obrigado
Rodrigo Bastos
guilhermeabreu
18/01/2009, 21:46
GRANDE AMIGO RODRIGO IELPO BASTOS
Qto tempo eim ? Tudo bem por aí ?
Vc esta no caminho certo , vc apenas irá ter problemas na frenagem com o travamento das rodas traseiras primeiro , dando sensação de insegurança , pois fica inseguro mesmo , mas é muito fácil de resolver .
No meu caso foi bem complicado pq eu coloquei freio a disco da BAND nas 4 rodas e o ENGESA é mais curto e a traseira é bem mais leve do a da CAMPER , mas no seu caso estes freios a disco com os discos da D-20 com pinças da S-10 é o canal , é bem equivalente aos da BAND e vai frear muito bem , e se vc mantiver as lonas originais traseiras fica MOLIM MOLIM pra resolver , é só vc comprar a válvula equalizadora original do ENGESA/CAMPER que é a de zero bar ( 0 bar ) e colocar na saída do cilindro mestre que vai para as rodas traseiras e pronto , caso não resolva , coloque outra em série e assim vc vai chegar a uma conclusão boa .
No meu caso , troquei a vávula que estava por outra e não resolveu , daí comprei a válvula equalizadora SUMMIT ( Americana , o MAX VASCONCELOS que comprou para mim ) e coloquei e não resolveu , fiquei grilado e puto ao mesmo tempo , pouis fiz um investimento alto e não resolveu , daí coloquei a vávula original primeiro no lugar original e a SUMMIT logo após em série , melhorou , MAS AINDA NÃO RESOLVEU , daí fiquei puto de vez .
Agora quero ver se resolvo ou não , nem que eu coloque 1.000 válvulas em série , mas vou resolver esta bosta , daí para não ficar um monte de válvula lá na saída do cilindro mestre , coloquei mais uma lá em baixo , antes da bifurcação do caninho do eixo traseiro , coloquei uma da F-100/F-1000 , e finalmente ficou 99,5% RESOLVIDO , estou andando assim , mas se eu quiser resolver mesmo é só eu colocar outra origunal em série , mas como esta , estou usando com segurança tranquilo , é provável que eu deixe assim mesmo .
CONCLUSÃO : no meu ENGESA , estou com freio a disco da BAND nas 4 rodas , cilindro mestre da BAND , hidrovácuo ( cuíca ) da BAND , " UMA VÁLVULA EQUALIZADORA ORIGINAL NA SAÍDA DO CANINHO TRASEIRO DO CILINDRO MESTRE + A VÁlVULA EQUALIZADORA SUMMIT ( que tem regulagem , esta toda aberta para a função máxima de estrangulamento do óleo ) COLOCADA EM SÉRIE + UMA VÁLVULA COMPENSADORA DA F-100/F-1000 EM SÉRIE , COLOCADA LÁ NO EIXO TRASEIRO ANTES DA BIFURCAÇÃO DO CANINHO QUE SE DIVIDE PARA OS CANINHOS DE CADA RODA .
Ví relatos aqui que nas CAMPERs , qdo se coloca freio a disco com disco da D-20 e pinças da S-10 ou discos e pinças da BAND na frente e manter as lonas traseiras é SÓ COMPRAR A VÁLVULA EQUALIZADORA SUMMIT e colocar no local original da saída do cilindro mestre QUE RESOLVE TRANQUILO este problema de travar as rodas traseiras primeiro , acho que o amigo RICARDO do CLUB DA CAMPER tem esta válvula SUMMIT pra vender .
Desculpe pela delonga , mas se tiver mais alguma dúvida é só gritar .
ABRAÇÃO
Alisson A. G. Zanatta
18/01/2009, 22:23
Eu tb estava com esse problema na engesa. A minha esta original e tem 3 valvulas e nao andiantava nada, ai mandei em um mecânico que ajustou as lonas traseiras desgastou um pouco do suporte por dentro e regulou, tb nao esta 100%, isso já sabia. Pelo visto é difícil ficar belezera mas está mto melhor.
Tô testanto...
Rodrigo Ielpo Bastos
18/01/2009, 22:43
Grande amigo Guilherme tudo joia?
Vamos as minhas duvidas e dificuldades:
Não consigo comprar estas valvulas de 0 bar aqui em vitoria talvez vc tenha como comprar por ai. outra duvida é qual a posição correta da valvula a rosca externa é entrada ou saida.
em fevereiro vou de camper ate Volta Redonda vou programar uma parada ai para nos conhecermos pessoalmente.
Abraços
Rodrigo Bastos
Elmer_Jeep
18/01/2009, 23:09
Não querendo ser chato mas já temos um tópico completíssimo sobre esse assunto:
VÁLVULA EQUALIZADORA DO FREIO. (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=604728#post604728)
[]'s
Rodrigo Ielpo Bastos
18/01/2009, 23:47
Elmer Boa Noite, li todas as paginas do topico que vc mencinou, descobri onde comprar mas não descobri a forma de montagem gostaria de ajuda
Rodrigo Bastos
guilhermeabreu
19/01/2009, 00:41
AMIGO RODRIGO
A rosca externa é a parte que vai receber o óleo vindo do cilindro mestre sendo a entrada do óleo na válvula , ou seja é a parte que vai enroscar no cilindro mestre , e a parte que tem rosca interna é a que vai ser atarrachado o caninho do freio que vai para a traseira que é a parte da válvula que vai sair o óleo vindo do cilindro mestre e caminhar para as rodas traseiras .
NÃO COLOCAR NENHUMA VÁLVULA NA SAÍDA DO CILINDRO MESTRE QUE O CANINHO VAI PARA O EIXO DIANTEIRO .
Amanhã vou dar uma passada na loja para encomendar pra vc a válvula de zero bar deve estar em torno de R$40,00 a R$50,00 , se uma não for suficiente , coloca outra em série como eu fiz .
E qdo vc vier é só dar um toque primeiro para nos conhecermos pessoalmente .
ABRAÇÃO
Ralado/SP
19/01/2009, 18:40
Rodrigo,
Quando eu tinha Band na dianteira e lona na traseira ( da engesa ) não mexi nada na tubulação e valvulas e fiquei com o freio mais ignorante que já vi. Utilizando cuíca e cilindro mestre de TOY.
Agora que coloquei Toy nas 4, essa semana o mecânico vai ajustar pois está 100% e do nada falha... assim que souber algo eu escrevo.
Na Camper, tenho cuica de D20 e pinças de Band na diant e lona na traseira, e também tenho um bom freio e não tenho problemas.
Acho que o "X" está em manter as válvulas originais.... se bem que eu tenho cuica e cilindro mestre alterados.
Abraçones
Ralado
Quem vende?
O Ernani, aqui do Forum
11 9798-8841
http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=2101
Abraços.
Kim.
ps.: no Engesa somente a 0!
Rodrigo Ielpo Bastos
19/01/2009, 23:31
Amigo Guilherme vc matou a charada pois minha duvida era a posição, se ela era ligada ao cilindro mestre ou na roda pois em cada uma a rosca externa fica para um lado, no meu caso ela esta no meio do carro em baixo do motorista passam dois canos de freio um para cada roda so que ambos com a rosca padrao ai o proprietario anterior colocou um niple para transformar um dos lados em femea, pena que ele escolheu o lado errado pois depois de sua explicação percebi que minhas valvulas estão invertidas.
Estou uzando duas de bonanza em cada lado ligada em serie, a minha de 0 bar não deveria estar ruim pois tambem estava invertida so que uma estava vazando oleo, vou inverter para a posição correta e testar amanha depois posto aqui no forum o resultado.
Obrigado
Rodrigo Bastos
guilhermeabreu
20/01/2009, 17:46
AMIGO RODRIGO
Acredito que uma só da BONANSA não resolverá pq ela não é zero bar , como vc tem duas , não custa nada vc colocar as duas em série na posição correta , aí deverá resolver , mas esperimenta com uma primeiro , se continuar a travar as rodas traseiras primeiro , aí sim vc colocaria a outra em série , se não resolver , dá um toque pra mim que eu encomendo a zero bar aqui pra vc .
ABRAÇÃO
Ralado/SP
20/01/2009, 18:24
All,
vejam vcs como não existe uma receita padrão pra aplicar em nossos carros... estava apanhando pra chegar ao "nirvana" do freio do meu Engesa ( disco e pinças de TOY nas 4 ), depois de tanto montar e desmontar, tira e põe válvulas, aí rolou uma DIARRÉIA mental que nos levou a deixar o sistema sem válvula alguma pois o dia estava acabando e a paciência já tinha ido embora e deixar um tempo assim até ter uma opnião... e não é que FdaP do carro começou a freiar perfeitamente.
Pra vcs terem uma idéia, quando freio na manha ou meio firme a frente embica e quando piso com mais vontade travo as 4 e o carro vai retinho ( sem segurar o voltante ). É até engraçado ver ou carro com 35" fazendo isso.
Agora estou apanahando pra achar um "cabra" pra balancear as chuteiras... nem acredito que estou perto de ter o engesa Técnicamente perfeito.
Abraçones
Ralado
guilhermeabreu
20/01/2009, 20:37
RALADO
Tem uma truta neste seu freio , pq no meu modo de ver e tenho um ENGESA com 4 freios a disco da BAND nele , não vejo como pode este freio seu travar as 4 rodas juntas sem travar as traseiras primeiro sem a ou as vávulas equalizadoras .
Pior ainda são as válvulas equalizadoras da "BONANSA" do RODRIGO , não seria BONANZA , eu reconheço que sou uma bosta pra escrever , desculpe minhas gafes .
ABRAÇÃO
Rodrigo Ielpo Bastos
20/01/2009, 22:23
Ralado, talvez o seu cilindro mestre seja como o da ranger que eu comprei no ferro velho, eu levei em um amigo que trebalha na ford e segundo ele o cilindro ja libera a saida de oleo trazeira com menos pressao que a dianteria, ele não deu certeza mas parece que na ranger 4x4 cabine dupla diesel a proporçao é de 60% de corte da pressão em relação a trazeira.
Guilherme não esquenta não, pensa bem o camarada chega em casa cansado tem um jeep ta sem freio ajudando um monte de amigo com jeep e sem freio, e ainda tem conhecer de BONANZA. rsrsrsrsr
Abraços
Rodrigo Bastos
Rodrigo Ielpo Bastos
23/01/2009, 00:19
Pesso all coloquei as valvulas na posição corrta e ficou xou di bola, so que usei duas da bonanza em cada conduite, o investimento foi de R$ 160,00 ainda bem que deu certo de primeira mas vou tentar com uma em cada cano de freio se pensarmos que no clube da camper a valvula ajustavel ta R$200,00 talvez seja melhor ir direto a raiz do problema e colocar a regulavel
Rodrigo Bastos
guilhermeabreu
23/01/2009, 16:47
AMIGO RODRIGO
Vc deve estar com coçeira no bolso , pois se vc colocou 2 vávulas em cada conduíte na posição correta e ficou ótimo , VAI MEXER EM QUE ? DEIXE COMO ESTÁ E PT SAUDAÇÕES , vai gastar seus neurônios em outra coisa amigo .
ABRAÇÃO
Rodrigo Ielpo Bastos
24/01/2009, 00:00
com certeza amigo guilherme náo vou mexer com valvula ajustavel, o que eu quiz dizer é que se eu tivesse feito conta antes acho que por R$40,00 a mais valeria a pena ter comprado a valvula ajustavel, pensa bem se eu mexer no peso do carro ou mudar para disco vou ter que descobrir qual valvula se adapta melhor e é mais gasto. se fosse a ajustavel era so regular denovo. mas fou pensar em outra novidade por enquanto o problema de freio náo me pertence mais. agora estou bolando um porta estepe externo.
Rodrigo Bastos