Ver Versão Completa : Up-grade - Suspensão, blocante, pneus
Pessoal, andei lendo alguns tópicos sobre os assuntos mostrados no título, encontrei opniões contrárias e algumas favoráveis à minha opção, ou seja, meu CJ5 está recebendo supensão da Toyota, freio à disco nas quatro rodas, guincho 12.000, snorkel, pneu 265x75x16 Mud-Terrain e alguns outros acessórios para meu conforto.
Hoje o CJ5-1960 está com relação 43x8 e gostaria de saber qual a opnião da comunidade sobre, além das modificações já existentes, instalar pneu 35" e blocante diant/tras.
se for colocar pneus 35", e bloqueios (modificações aconselháveis), seria necessário trocar também os semi-eixos pelos da Ensimec, que são mais resistentes.
Sergio Rocha
18/01/2009, 17:15
Pessoal, andei lendo alguns tópicos sobre os assuntos mostrados no título, encontrei opniões contrárias e algumas favoráveis à minha opção, ou seja, meu CJ5 está recebendo supensão da Toyota, freio à disco nas quatro rodas, guincho 12.000, snorkel, pneu 265x75x16 Mud-Terrain e alguns outros acessórios para meu conforto.
Hoje o CJ5-1960 está com relação 43x8 e gostaria de saber qual a opnião da comunidade sobre, além das modificações já existentes, instalar pneu 35" e blocante diant/tras.
O que vc pretende fazer com o jeep ? Trilhas leves,trilhas pesadas, passeios ?
[]'
É como o sergio falou, depende de como vc vai usar seu Carro...
q motor e cambio vc tem?
gosto muito de pneus 31x12.5
Respondendo aos questionamentos:
O Jeep eu uso tanto para alguns dias da semana, quando meu trabalho fica limitado à capital-SP e para fazer algumas trilhas de grau médio e passeios off-road.
Hoje tenho câmbio 4 marchas e motor OHC.
A instalação de blocante somente na dianteira é muito comum? O uso do bloqueio seria necessário nas condições em que o 4x4 estiver ligado e assim a tração dianteira necessariamente.
Respondendo aos questionamentos:
O Jeep eu uso tanto para alguns dias da semana, quando meu trabalho fica limitado à capital-SP e para fazer algumas trilhas de grau médio e passeios off-road.
Hoje tenho câmbio 4 marchas e motor OHC.
A instalação de blocante somente na dianteira é muito comum? O uso do bloqueio seria necessário nas condições em que o 4x4 estiver ligado e assim a tração dianteira necessariamente.
Eu não investiria meu $$ em bloqueio na dianteira, estando com a traseira desbloqueada...
A não ser que você esteja falando em soldar as planetárias, o que eu também não faria (considero gambi), que fica bem barato.
Se vai gastar com bloqueio e não quer perder muito no on-road, poderia considerar um selecionável e colocar na traseira....acho a melhor opção para você (IMHO)
Abraços,
Angelo
Jack Jipeiro
18/01/2009, 23:24
Se for bloqueio selecionavel, na traseira com certeza, na frente pode fazer gambi de soldar, eu fiz, mas é gambi mesmo...
Agora precisa ver se esse conjunto motor, cambio, dif vai ser suficiente para rodar os 35", senão vc poe os pneus e não consegue andar com o jipe sem engatar a reduzida, ai não tem embreagem que aguenta...
Abraços...
Sou novo por aki, mas minha opinião é a seginte:
Susp. da Band. CERTEZA
Bloqueios tbm, Trazeira e dianteira; na Dianteira recomendo q vc coloque um Bloqueio q saiu original nas F-100, a famosa tração Positiva, é um bloqueio q trabalha atravéz do atrito de discos, oq lhe possibilita retrabalha-lo mais tarde, e o seguinte quando as rodas livre estão desligadas o bloqueio dianteiro não sera acionado, portanto ele só entrará em funcionamento quando vc ligar as rodas livre; o Trazeiro toca um bloqueiozão bruto mesmo(se não for colocar pneus muito grandes)... srsrs
questão dos pneus com seu conjunto mecânico seria bom a sua idéia inicial, os 265x75/16, q são mais leves pro seu câmbio e e diminui o risco de quebra dos seus semi eixos trazeiros...
Vc vai ver q com os Bloqueios esses pneus seu carro vai ser outro, pois os pneus não pesarão ao OHC e os Bloqueios (dependendo da sua tocada) ajudarão um absurdo a vc transpor obstáculos...
... pode fazer gambi de soldar, eu fiz, mas é gambi mesmo... :putz::stop::discordo:
Procure fazer o up-grade de acordo com o que o seu bolso pode, Não importa o que vai fazer pequenas ou grandes modificações, mas não invente!!!!
Abs
Jack Jipeiro
19/01/2009, 00:18
:putz::stop::discordo:
Procure fazer o up-grade de acordo com o que o seu bolso pode, Não importa o que vai fazer pequenas ou grandes modificações, mas não invente!!!!
Abs
Bom, eu soldei, é gambiarra, mas é extremamente funcional...Funciona exatamente igual a qualquer 100% direto do mercado.
Não trocaria por esse bloqueio das f100...
E só não soldei o traseiro pois como ainda uso dif com chaveta, não ia aguentar muito, mas assim que colocar flutuante vou soldar tb...
Mas eu uso o CJ apenas para trilhas, para ir para o shopping realmente fica ruim...
Abraços...
Soldar fica bom (não é mto a minha Praia), mas Guriazada aki td solda, só q fica um carro exclusivo pra trilha pelo risco de quebra, por andar no asfalto....
Na Dianteira pode ser pois vc tem como desligar o dif. pelas rodas livre, a questão da positiva é só na Dianteira prq ela é não faz o carro escorregar tando de frente em uma curva lisa por ex., (com a tração ligada), ao contrario da soldada neh...
Sergio Rocha
19/01/2009, 11:42
Pra fazer trilhas medias e passeios, não precisa de pneus 35 muito menos de bloqueio.Vai gastar só de bl e kit de reforço dos eixos perto de 8.000,00 mais os pneus e rodas uns 6000,00.Sem contar que esses pneus vão raspar direto.Senão trocar os eixos pelos de Rural o jeep vai ficar com pouca estabilidade lateral.O ideal com esses pneus seria Spoa, aí começa a ficar interessante.Com spoa os pneus 35 e eixos de rural vão bem. Pra que tudo isso só pra passeios e trilhas medias ?
[]'
EduMendes
19/01/2009, 13:20
Esquece bloqueio......
Ouça o conselho do Folgado, este é um item de segurança que não pode ser deixado de lado.
Por fim, pense no que o Sergio colocou na mensagem logo anterior a esta. Defina o que voce vai fazer com o Jeep..... Depois monte um projeto, defina prioridades, escolha bons mecanicos e boas peças, prepare o bolso e manda bala.
Abraço
Bom, desde já agradeço à todos pela prestatividade nas respostas e opnião de cada um, mas mesmo assim, desculpem-me, ainda ficam algumas dúvidas:
Se colocar semi-eixo mais resistente, da Ensimec, isto é realmente uma boa? o semi eixo não é fusível do conjunto?
Quando aumento o perímetro do meu pneu, neste caso o 35", com relação curta 43x8 e câmbio 4 marchas, sabendo-se que a primeira do 4 marchas é mais reduzida acredito que não teria problemas de vencer a inércia, e com pneus maiores, o perímetro consequentemente maior, assim sendo mesma velocidade com menos rotação. Entendo que a área de contato será maior e por isso maior peso, mas tanto assim entre um 31 ou 33 ou 35? O motor OHC tem 91CV e 17Kgf.m de torque, é muito pouco pra isso? quanto seria ideal?
Com relação ao bloqueio pretendo o MacroTorque 100% que me dá a possibilidade de selecionar acionado ou não, e conforme a leitura dos tópicos agora convencido, dianteira e traseira.
Para aqueles que soldam a planetária não aconselho, e creio que com certa propriedade, sou pós graduado em engenharia de soldagem e estas peças possuem particularidades que poucos dão a devida atenção e se tratando de uma peça de transmissão de movimento a ruptura ou travamento do conjunto pode ocasionar acidentes graves, seja na cidade ou na trilha, cuidado.
Sergio Rocha
20/01/2009, 09:51
Bom, desde já agradeço à todos pela prestatividade nas respostas e opnião de cada um, mas mesmo assim, desculpem-me, ainda ficam algumas dúvidas:
Se colocar semi-eixo mais resistente, da Ensimec, isto é realmente uma boa? o semi eixo não é fusível do conjunto?
Quando aumento o perímetro do meu pneu, neste caso o 35", com relação curta 43x8 e câmbio 4 marchas, sabendo-se que a primeira do 4 marchas é mais reduzida acredito que não teria problemas de vencer a inércia, e com pneus maiores, o perímetro consequentemente maior, assim sendo mesma velocidade com menos rotação. Entendo que a área de contato será maior e por isso maior peso, mas tanto assim entre um 31 ou 33 ou 35? O motor OHC tem 91CV e 17Kgf.m de torque, é muito pouco pra isso? quanto seria ideal?
Com relação ao bloqueio pretendo o MacroTorque 100% que me dá a possibilidade de selecionar acionado ou não, e conforme a leitura dos tópicos agora convencido, dianteira e traseira.
Para aqueles que soldam a planetária não aconselho, e creio que com certa propriedade, sou pós graduado em engenharia de soldagem e estas peças possuem particularidades que poucos dão a devida atenção e se tratando de uma peça de transmissão de movimento a ruptura ou travamento do conjunto pode ocasionar acidentes graves, seja na cidade ou na trilha, cuidado.
O fusível do cjto, são as planetárias.Com o Bl na parte traseira não tem mais fusível, e na dianteira serão as RL.(já quebrei 2 ).
O jeep vai ficar mais longo.Em trilhas, vai ficar fraco.Vai precisar adicionar a essa receita um kit de relação mais curta. ( 3,1) Procure o marcel aki do fórum.
Leia bastante sobre o que vc pretende fazer.Pneus 35 com eixo original, teu jeep não vai parar em pé nas 4 rodas.Qualquer inclinação lateral ele tomba.
Mas como vc já decidiu, boa sorte.
[]'
EduMendes
20/01/2009, 13:46
Rodo com relação original (43:8), cambio 5M e pneus 33..... Vai bem.
Inclusive, tenho 4 Graber MT 33" a venda, se tiver interesse.... Estão novinhos, rodaram 1500km apenas.
Se tiver interesse me mande um MP e marcamos para voce dar uma olhada.
Abraço
Eduardo
O fusível do cjto, são as planetárias.Com o Bl na parte traseira não tem mais fusível, e na dianteira serão as RL.(já quebrei 2 ).
O jeep vai ficar mais longo.Em trilhas, vai ficar fraco.Vai precisar adicionar a essa receita um kit de relação mais curta. ( 3,1) Procure o marcel aki do fórum.
Leia bastante sobre o que vc pretende fazer.Pneus 35 com eixo original, teu jeep não vai parar em pé nas 4 rodas.Qualquer inclinação lateral ele tomba.
Mas como vc já decidiu, boa sorte.
[]'
Olá pessoal, estou trabalhando tanto que nem consegui ver o acompanhamento do fórum, mas vamos lá:
Caro Sérgio,
Eu ainda não decidi nada, por isso estou perguntando tanto, só decidi pela instalção do BL, mas os pneus ainda não.
Quanto ao fato de ficar muito alongado se eu deixar os pneus 265/75/16 BF Mud você acredita que fica melhor?
Edu,
Se tiver de trocar as rodas para aro 15 vou de 35", caso contrário fico no 265/75/16 que já tenho, fica da mesma altura que o 33"x12,5x15.
Se eu souber de alguém interessado lhe informo.
Por enquanto obrigado.
Sergio Rocha
21/01/2009, 20:00
Caro Sérgio,
Eu ainda não decidi nada, por isso estou perguntando tanto, só decidi pela instalção do BL, mas os pneus ainda não.
Quanto ao fato de ficar muito alongado se eu deixar os pneus 265/75/16 BF Mud você acredita que fica melhor?
Com os pneus que vc usa fica bom.Já com 35 vai ficar longo.
Vc deve perguntar bastante o forum é pra isso mesmo.:concordo:
[]'
Olá pessoal, estou trabalhando tanto que nem consegui ver o acompanhamento do fórum, mas vamos lá:
Caro Sérgio,
Edu,
Se tiver de trocar as rodas para aro 15 vou de 35", caso contrário fico no 265/75/16 que já tenho, fica da mesma altura que o 33"x12,5x15.
Se eu souber de alguém interessado lhe informo.
Por enquanto obrigado.
Com os 35", além de longo, vai ter que partir para SPOA.....
Aí vem: high steer, caster, cardans, eixos de Rural (recomendado), etc, etc, etc....
Com os pneus que vc usa fica bom.Já com 35 vai ficar longo.
Vc deve perguntar bastante o forum é pra isso mesmo.:concordo:
[]'
Sergio,
Se o pneu 35" é maior ao qual eu uso hoje, estou falando em diâmetro externo, e a força que chega na minha ponta de eixo é aquela despejada pelo meu conjunto girante, neste caso a relação 43/8 que já é um pouco mais pesada que as demais 44/9 ou 47/11, quando utilizo um pneu maior não teria de ter mais força, ou melhor, maior momento pela equação da alavanca? Momento = Força x Distância, onde neste caso a força é aquela que chega na ponta de eixo e a distância é o raio do pneu.
Sergio Rocha
23/01/2009, 22:05
Se o pneu é maior a cada volta do eixo o veículo vai andar uma distancia maior, só que será necessária uma força cada vez maior pra girar esse pneu.
Se vc colocar um pneu bogger 54 no seu jeep vc só vai conseguir andar de primeira.:mrgreen:
Um pneu 35 requer ou um motor muito mais potente ou uma relação mais curta.
[]'
roneydebrito
26/01/2009, 21:25
Caro Amigo
Eu Estava No Mesmo Dilema Que Vc Ai Entao Resolvi Colocar Bloqueio Kaiser 100% Na Dianteira E Na Traseira E Pneus 35 E Fui Para Trilha Resultado 3 Pontas De Eixo Quebradas.
Ai Tive Que Colocar Kit Ensimec Na Dianteira E Na Traseira Ai Ficou Tudo Beleza E Ta Guentando Pau Na Trilha.
Entao Eu Faria A Coisa Na Seguinte Ordem
1 Bloqueio+ensimec Traseiro
2 Bloqueio+ensimec Dianteiro
3 Pneus 35 + Alargadores De Roda Pois Vai Pegar Na Lata
Abraco
Caro Amigo
Eu Estava No Mesmo Dilema Que Vc Ai Entao Resolvi Colocar Bloqueio Kaiser 100% Na Dianteira E Na Traseira E Pneus 35 E Fui Para Trilha Resultado 3 Pontas De Eixo Quebradas.
Ai Tive Que Colocar Kit Ensimec Na Dianteira E Na Traseira Ai Ficou Tudo Beleza E Ta Guentando Pau Na Trilha.
Entao Eu Faria A Coisa Na Seguinte Ordem
1 Bloqueio+ensimec Traseiro
2 Bloqueio+ensimec Dianteiro
3 Pneus 35 + Alargadores De Roda Pois Vai Pegar Na Lata
Abraco
Roney,
Diz aí qual o motor, relação e câmbio que está utilizando, pois conforme relatos anteriores o motor OHC 2.3 e relação 43x8 vai ficar muito longa e sem força nas trilhas.
Obrigado.
roneydebrito
27/01/2009, 09:08
Roney,
Diz aí qual o motor, relação e câmbio que está utilizando, pois conforme relatos anteriores o motor OHC 2.3 e relação 43x8 vai ficar muito longa e sem força nas trilhas.
Obrigado.
baria
eu estou com o seguinte conjunto . motor mwm 2.7 td / cambio clark f260 / t-case willys / relação 47x11.
no seu caso nao sei se vai ficar sem força na trilha ai tenta colocar uma relacao menor. ou colocar uns pneus 33 que ja ajuda um pouco . falando em pneus tem uns bem legais tipo o tork da bottapneus ele e 33 mas e um pouco mais alto por causa dos gomos. mas lembrando que este pneu e 100% off
fernandão
27/01/2009, 10:33
Roney,
Obrigado.
Meu jeep usa motor 6cc trabalhado ( cabeçote , ignição , carburador trabalha om alcool ) 4 marchas , e kit de redução MK 3.1 x1 e C&P 53/9 eixos de rural e pneus 35 e bloqueio Full lock
e Ainda assim com tudo reduzido sinto muita falta de motor ( Força ) para algumas situaçoes então com certeza seu jeep vai faltar força tambem :concordo:
[]´s
Obrigado Fernandão,
A sua declaração sói vem reforçar o que Sertgio Rocha e Edu Mendes já vinha comentando sobre potência disponível, e assim vou continuar coma mesma condição que tenho hoje, mas vou providenciar a compra e instalação dos bloqueios, que por sinal vou precisar fazer um caixa $$$$, tá caro!!!!