PDA

Ver Versão Completa : ajuda pra comprar um niva

priscila
18/01/2009, 14:07
Caros, tô decidida a comprar um niva, mas sou completamente leiga. Esse será o meu primeiro carro. Quero para rodar na cidade e para fazer trilhas leves com a família. Andei olhando várias ofertas na internet, mas estou precisando de ajuda. São muitos os detalhes... Vi aqui no fórum um monte de tópicos citando a Oficina do Wilson e pensei em ir lá pra tentar entender um pouco mais desse carrinho e não comprar no escuro. Entre as dúvidas:

1.qual a kilometragem média de um niva 91/92/93
2. motor feito é roubada?
3.quais as cores originais do niva?

Moro em sp e estou buscando por aqui. Vi 2 nivas à venda e queria uma opinião. Seguem:

1.R$12.600,00
NIVA 90/91

* Azul metálico
* Rodas e pneus de VITARA (ótimos para cidade, não roncam nem com o carro em velocidade)
* Kit Aero-Car
* Motor Original 1.6 gasolina com 4.000 km - super silencioso!!
* Cabeçote e caixa do filtro pintados com tinta epoxi
* Bateria nova
* Bobina nova
* Velas e cabos novos
* Bagageiro com 4 farois de milha
* Bancos em couro sintético
* Forração e carpete todo novo
* Parachoque dianteiro com grade e 2 Farois de milha

Carro excelente, muito silencioso e estável. Ótimo para cidade

2. R$11.500,00
Niva 90/91 1.6
Alarme, Ar quente, Rádio e CD Player, Desembaçador traseiro, Limpador traseiro, Tração 4x4, Travas elétricas

Valeu o help, galera.

Girti
18/01/2009, 17:08
Caros, tô decidida a comprar um niva, mas sou completamente leiga. Esse será o meu primeiro carro. Quero para rodar na cidade e para fazer trilhas leves com a família. Andei olhando várias ofertas na internet, mas estou precisando de ajuda. São muitos os detalhes... Vi aqui no fórum um monte de tópicos citando a Oficina do Wilson e pensei em ir lá pra tentar entender um pouco mais desse carrinho e não comprar no escuro. Entre as dúvidas:

1.qual a kilometragem média de um niva 91/92/93
3.quais as cores originais do niva?

Moro em sp e estou buscando por aqui. Vi 2 nivas à venda e queria uma opinião. Seguem:

1.R$12.600,00
NIVA 90/91

* Azul metálico
* Rodas e pneus de VITARA (ótimos para cidade, não roncam nem com o carro em velocidade)
* Kit Aero-Car
* Motor Original 1.6 gasolina com 4.000 km - super silencioso!!
* Cabeçote e caixa do filtro pintados com tinta epoxi
* Bateria nova
* Bobina nova
* Velas e cabos novos
* Bagageiro com 4 farois de milha
* Bancos em couro sintético
* Forração e carpete todo novo
* Parachoque dianteiro com grade e 2 Farois de milha

Carro excelente, muito silencioso e estável. Ótimo para cidade

2. R$11.500,00
Niva 90/91 1.6
Alarme, Ar quente, Rádio e CD Player, Desembaçador traseiro, Limpador traseiro, Tração 4x4, Travas elétricas

Valeu o help, galera.

Olá, Priscila!

Antes de mais nada, uma dica: existe um forum específico para os Nivas, está em http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?f=34. Lá, você irá encontrar muitos tópicos sobre o russinho.

Respondendo parcialmente às suas dúvidas:

1.qual a kilometragem média de um niva 91/92/93?

Não dá para se determinar uma quilometragem média, são carros com mais de 15 anos de uso. Eu vendi o meu 90/91 há dois anos, eles estava com 240.000 Km, mas estava em ótimo estado. Todavia, já vi Nivas com pouco mais de 100.000 km em péssimo estado. De modo geral, a maioria certamente já virou os 100.000 Km, muitos até os 200.000 Km. Uma vez que o odômetro volta a zero após 99.000 Km, fica difícil descobrir se já virou uma, duas ou mais vezes. Portanto, o que vale é o estado geral do carro, pois através do estado do forro interno, do painel, das borrachas, etc..., pode-se ter uma idéia do uso do carro;

Não se o serviço foi bem executado por profissional(is) competente. Como cliente do Wilson há mais de 13 anos, sou suspeito, mas se o serviço foi feito por ele, deve ter sido bem feito.

3.quais as cores originais do Niva?

De 90 a 99, foram importados Nivas nas seguintes cores:

Branco, em 3 diferentes tons;
Vermelho, em 2 tons;
Grená (vinho), em 3 tons, sendo um deles, cor de suco de uva, só nos modelos 99;
Cinza claro;
Azul (raro);
Verde claro(muito raro)

Quanto à opiniao sobre os Nivas citados, sinto muito, mas é impossível dar uma opinião sem ao menos ver os carros, embora, é claro, para dar uma opinião com certa convicção, o correto seja examinar e experimentar os carros.

Boa sorte em sua escolha, se tiver mais dúvidas, escreva (como eu já mencionei acima, melhor escrever diretamente no fórum do Niva!).

cabral mecanica esportiva
19/01/2009, 20:16
oi priscila!! tenho um niva q vai ser o q vc precisa rsrs.. o carro é da minha esposa e faço trilha de gaiola e ela com o niva.ela trabalha no forum da minha cidade e usa ele todo dia. sou mecanico e o carro esta em perfeita condiçoes de uso, só precisando trocar a homocinetica externa.acabei de pintar pois tinha alguns podres.vou vender pq ele é muito gastao e fraco na rodovia,pois costumo ir ate a serra da canastra e daqui lá da uns 350 km.ele tem 4 pneus militar novos,injeçao eletronica.( nao tem mais carburador) e igniçao eletronica (nao tem mais platinado)cambio revisados,esnorquel,tocafitas,px,suspensao alta,escap esportivo..obs.. nao dou garantia,pois se trata de 4x4..valor 13.000.00 (cabral) 16 3253 6073 9186 9609 guliki@ig.com.br

Otávio Luiz
20/01/2009, 11:40
.............obs.. nao dou garantia,pois se trata de 4x4...............
:?::?::?::?::?::?:

Flugêncio
20/01/2009, 11:59
..obs.. nao dou garantia,pois se trata de 4x4..

Ué??? Depois de tantas modificações, não tem garantia so porque é 4x4?:pensativo::parede::-(:roll:

Rones Jr
20/01/2009, 14:50
Olá Priscila,

Um bom mecânico (parece que o Wilson é o cara mesmo...eu levaria lá) poderá avaliar para vc algum pretendente.

Ande em alguns Nivas para sacar a diferença...andei em muitos antes de comprar...e o gap era gritante entre carros do mesmo ano. Em se tratando de Niva o dono faz muito mais diferença.

Ah...um dos verdes raros vc pode ver no endereço abaixo.

Boa sorte,

Rones

priscila
20/01/2009, 21:47
Olá, Priscila!

Antes de mais nada, uma dica: existe um forum específico para os Nivas, está em http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?f=34. Lá, você irá encontrar muitos tópicos sobre o russinho.

Respondendo parcialmente às suas dúvidas:

1.qual a kilometragem média de um niva 91/92/93?

Não dá para se determinar uma quilometragem média, são carros com mais de 15 anos de uso. Eu vendi o meu 90/91 há dois anos, eles estava com 240.000 Km, mas estava em ótimo estado. Todavia, já vi Nivas com pouco mais de 100.000 km em péssimo estado. De modo geral, a maioria certamente já virou os 100.000 Km, muitos até os 200.000 Km. Uma vez que o odômetro volta a zero após 99.000 Km, fica difícil descobrir se já virou uma, duas ou mais vezes. Portanto, o que vale é o estado geral do carro, pois através do estado do forro interno, do painel, das borrachas, etc..., pode-se ter uma idéia do uso do carro;

Não se o serviço foi bem executado por profissional(is) competente. Como cliente do Wilson há mais de 13 anos, sou suspeito, mas se o serviço foi feito por ele, deve ter sido bem feito.

3.quais as cores originais do Niva?

De 90 a 99, foram importados Nivas nas seguintes cores:

Branco, em 3 diferentes tons;
Vermelho, em 2 tons;
Grená (vinho), em 3 tons, sendo um deles, cor de suco de uva, só nos modelos 99;
Cinza claro;
Azul (raro);
Verde claro(muito raro)

Quanto à opiniao sobre os Nivas citados, sinto muito, mas é impossível dar uma opinião sem ao menos ver os carros, embora, é claro, para dar uma opinião com certa convicção, o correto seja examinar e experimentar os carros.

Boa sorte em sua escolha, se tiver mais dúvidas, escreva (como eu já mencionei acima, melhor escrever diretamente no fórum do Niva!).
Oi, Gil. Agradeço muito a ajuda. Vou tentar passar no Wilson no fim de semana...

priscila
20/01/2009, 21:48
Olá Priscila,

Um bom mecânico (parece que o Wilson é o cara mesmo...eu levaria lá) poderá avaliar para vc algum pretendente.

Ande em alguns Nivas para sacar a diferença...andei em muitos antes de comprar...e o gap era gritante entre carros do mesmo ano. Em se tratando de Niva o dono faz muito mais diferença.

Ah...um dos verdes raros vc pode ver no endereço abaixo.

Boa sorte,

Rones
Rones, vi o seu niva verde, muito legal. e valeu pela força.

21/01/2009, 13:00
quando comprei meu niva tbm nao tive garantia,pois se tratar de veiculo 4x4 ou seja: quem quer um niva nao é pra passear na avenida né!!faço carros de competiçao tbm e nenhum carro q vc altera suas caracteristicas mecanica tem garantia.se vc melhora potencia automaticamente vc diminui vida util das peças..

21/01/2009, 13:03
quando ele éra carburado nao passava de 90km e agora injetado e com igniçao chega facil aos 160 km e é disso q eu falo.um niva correndo assim e destracionando no barro com certeza se nao souber andar vai quebrar o motor e a transmissao.

Girti
21/01/2009, 13:22
Oi, Gil. Agradeço muito a ajuda. Vou tentar passar no Wilson no fim de semana...

Acho que não entendi bem... você pretende passar lá para fazer o quê? Desculpe-me pela pergunta idiota, mas fiquei com a impressão de que você espera encontrar Nivas à venda lá no Wilson. Ele tem uma oficina, não é uma loja de automóveis. Você pretende levar algum Niva para ele examinar? Neste caso, recomendo que você ligue antes para ele, o fone é 5531.7796.

Será que eu entendi algo errado? :shock:

priscila
21/01/2009, 17:52
Oi, Cabral. Agradeço a oferta, mas o carro fica muito longe de sp, o valor está acima do que posso pagar e procuro algo com menos a fazer...
abs

priscila
21/01/2009, 17:57
Oi, Gil. É claro que se trata de uma oficina mecânica e não de uma concessionária. Quanto a isso, não tenho dúvida. Pensei, justamente, em ligar para o Wilson e marcar uma conversa. Quem sabe ele topa uma "consultoria"?!

Soldier
21/01/2009, 18:15
Oi, Gil. É claro que se trata de uma oficina mecânica e não de uma concessionária. Quanto a isso, não tenho dúvida. Pensei, justamente, em ligar para o Wilson e marcar uma conversa. Quem sabe ele topa uma "consultoria"?!

Olá Priscila! Acho que o Wilson até topa uma consultoria, te dá umas dicas de bom grado, mas ele não curte muito avaliar o carro na frente do dono... :mrgreen:

Só como exemplo, qdo meu cunhado estava procurando um Niva pra comprar, eu levei um lá e ele me tasca na frente do dono: "Pô, esse tá barato!!!" :mrgreen::mrgreen:

Nem precisa dizer que eu não consegui mais negociar o preço, né :roll:

[]s e boa sorte!

PS: Se até junho vc ainda não tiver comprado, dê uma olhada neste link e faça uma oferta :D
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35941&highlight=Niva+Blue

Adriano-RS
21/01/2009, 23:06
Cabral, Injeção Eletronica é o sonho de 99% dos propietarios de Niva!!
Conta ai, foi vc que montou?
Utilizou algum kit pré-pronto?
Voce tem ideia de qto gastou?
E não pode faltar, manda a popular "receita do bolo".

Um abraço,

Adriano-RS

Girti
22/01/2009, 00:25

Acho que ele topa, mas, como escrevi e o Soldier reforçou, apenas sob certas condições. Como dono ao lado, fica complicado, a não ser que vocês combinem algo no sentido de ele lhe passar a opinião apenas mais tarde (ou seja, você leva o carro, ele examina, fala alguma bobagem, para não melindrar o proprietário do carro, bobagem esta que você deverá desconsiderar, e depois você liga para ele e vocês conversam a sério.)

Você já tem algum carro em vista?

22/01/2009, 22:23
fala adriano!! meu niva foi eu q injetei sim.é muito facil amigo.vc compra uma injeçao completa do gol monoponto ou do uno monoponto,aqui paguei 700,00.tira o carburador e coloca o corpo,da certinho!! ai vc adapta o cabo do acelerador e a parte do corpo esta pronto.coloca o chicote no cofre do motor e coloca os sensores.faz um furo no escape o mais proximo do cabeçote depois q os canos de escapa se unem embaixo do carro e coloca a sonda,a minha bobina esta perto do farol direito,a caixa de igniçao perto do farol esquerdo.vai ter q fazer uma emenda na mangueira de agua com um cano de ferro e colocar o sensor de temperatura.ai o mais dificil é a igniçao pq a injeçao necessita de distribuidor hall(desculpe minha gramatica)eu comprei um do laika e tenho um amigo de guarulhos q faz esses distribuidores.ai vc abre ele e solda o avanço pq na injeçao ele tem q ser travado ja q a injeçao interpola na curva de avanço.ai vc tira o jump q tem no chicote,deixa ele com 6 graus de ponto q fica bom.vc vai precisar colocar uma bomba de combustivel do monza q da certinho.só vai precisar de um mecanico q tem vontade e de um eletricista q conhece injeçao.vc nunca mais vai querer carburador.o carro fica esperto(acaba aquele problema de torque) e economia q foi o meu objetivo..qquer duvida me liga q q te esplico melhor. 16 9186 9609 16 3253 6073.tenho fotos mais nao sei postar aqui.queria postar pra td mundo ver.se me ajudarem como faz eu vou colocar aqui td mastigado rsrs..

baseggiov
23/01/2009, 12:32
fala adriano!! meu niva foi eu q injetei sim.é muito facil amigo.vc compra uma injeçao completa do gol monoponto ou do uno monoponto,aqui paguei 700,00.tira o carburador e coloca o corpo,da certinho!! ai vc adapta o cabo do acelerador e a parte do corpo esta pronto.coloca o chicote no cofre do motor e coloca os sensores.faz um furo no escape o mais proximo do cabeçote depois q os canos de escapa se unem embaixo do carro e coloca a sonda,a minha bobina esta perto do farol direito,a caixa de igniçao perto do farol esquerdo.vai ter q fazer uma emenda na mangueira de agua com um cano de ferro e colocar o sensor de temperatura.ai o mais dificil é a igniçao pq a injeçao necessita de distribuidor hall(desculpe minha gramatica)eu comprei um do laika e tenho um amigo de guarulhos q faz esses distribuidores.ai vc abre ele e solda o avanço pq na injeçao ele tem q ser travado ja q a injeçao interpola na curva de avanço.ai vc tira o jump q tem no chicote,deixa ele com 6 graus de ponto q fica bom.vc vai precisar colocar uma bomba de combustivel do monza q da certinho.só vai precisar de um mecanico q tem vontade e de um eletricista q conhece injeçao.vc nunca mais vai querer carburador.o carro fica esperto(acaba aquele problema de torque) e economia q foi o meu objetivo..qquer duvida me liga q q te esplico melhor. 16 9186 9609 16 3253 6073.tenho fotos mais nao sei postar aqui.queria postar pra td mundo ver.se me ajudarem como faz eu vou colocar aqui td mastigado rsrs..

Cabral,
Para postar fotos vc tem que entrar no link "responder" (não pode ser resposta rápida)
Aí, abaixo do campo onde vc escreve tem uma janela escrita OPÇÕES ADICIONAIS. Nessa janela tem um botão escrito GERENCIAR ANEXOS.
Clique nesse botão e vai abrir uma nova janela, pra vc indicar aonde estão os arquivos q queres enviar.
Pode postar até 5 fotos por post. Se tiver mais, poste mais de um post.
Estamos aguardando as fotos, pois, pelo que vc descreveu, fica econômico e quase PRUGENDPRAY.:lol:

Marcio Rossetto
23/01/2009, 13:29
Fala Cabral , na descida da Serra da Canastra pisando até o talo eu acredito .

Vc que manja bastante , eu tenho no meu o Ap.2.0 a alcool , se eu tirar o carbura 2e , e por injeção monoponto do gol GTI ,ou multiponto , será que fica mais economico ?

Faz hoje 5 na média .

Ou melhor , será que compensa o investimento ?

SDS

quando ele éra carburado nao passava de 90km e agora injetado e com igniçao chega facil aos 160 km e é disso q eu falo.um niva correndo assim e destracionando no barro com certeza se nao souber andar vai quebrar o motor e a transmissao.

23/01/2009, 23:21
blz marcio!! se eu fosse vc eu colocaria o sistema mi com 4 bicos pq seu motor é ap e é muito+muito+muito mais facil de injetar.o sistema mi é mais pratico,eficiente e economico.pra vc ter uma ideia se vc tiver o mi na descida vc nao desengata e tira o pé do acelerador o sensor map percebe q nao tem pressao e sim depressao ai ele para de pulsar os bicos.entao se vc descer desengatado está gastando + q engatado.qquer duvida me pergunte por e mail q eu tenho o prazer em informar a vcs o q eu sei.nao falo como mecanico e sim como proprietario de niva.

23/01/2009, 23:29
esse é meu niva antes e depois e o gol é o meu outro brinquedo .agora q aprendi postar fotos me aguardem rsrs

23/01/2009, 23:32
meu niva esta pintando e assim q sair da oficina vou postar as fotos da injeçao e dos sensores detalhada .

jarsrx
24/01/2009, 00:20
muito interessante este topico,bota as fotos ai pra gente ver

Girti
24/01/2009, 00:30
muito interessante este topico,bota as fotos ai pra gente ver

Não seria melhor criar um tópico específico para o assunto "Adaptação de injeção eletrônica no Niva" (se é que este tópico já não existe)? Desta forma, futuras pesquisas seriam facilitadas!

Adriano-RS
26/01/2009, 00:34
Grande Cabral, parabens pela disposição de em breve relato jogar uma "luz" sobre este pobre leigo... eu me viro pra trocar alguma bucha de amortecedor, suspenção...
Limpeza e mexericagem no carburador...
Mas realmente sobre injeção não entendo nada, mas confesso que fiquei animado com suas dicas...meu Niva ja tem distribuidor eletronico, vou procurar um bom eletrecista, afim de encarar o desafio...Um grande abraço, e bem vindo ao forum...

Adriano Moura
"GURI" 92-Branco

27/01/2009, 22:51
obrigado pelo elogio adriano! vc só precisa ver se o seu didtribuidor e hall ou magnetico.o hall tem 3 fios.é muito facil de ver,e o antigo tipo (aranha) tem dois fios.tem q ser o hall pra colocar injeçao.ai é so travar o avanço e ja éra..abçoss.

MRaizer
28/01/2009, 04:47
obrigado pelo elogio adriano! vc só precisa ver se o seu didtribuidor e hall ou magnetico.o hall tem 3 fios.é muito facil de ver,e o antigo tipo (aranha) tem dois fios.tem q ser o hall pra colocar injeçao.ai é so travar o avanço e ja éra..abçoss.

PQ tem de ser o hall? Ou melhor, já que o antigo não tem avanço mesmo, será que não dá para instalar uma bobina hall no corpo do antigo?
:idea: Outra coisa, assim sendo daria para colocar injeção flex né?
Affe... já to pensando m... e isso pq o meu é diesel!:shock:

28/01/2009, 22:56
a injeçao só aceita hall, mraizer .o modulo de igniçao é interno no modulo.dentro do distribuidor tem umas janelas e tem uma maior q indica o 1º cilindro para o modulo.abçoss.

Gustavo Niva
29/01/2009, 11:40
Qual o motor?????

Adriano-RS
29/01/2009, 23:54
Cabral, seguindo sua dica, fui verificar meu distribuidor, e tem três fios!!
Em relação ao sistem de injeção, vc falou pra usar um monoponto de gol ou uno, pergunto, de 1000cc?

03/02/2009, 20:46
eu prefiro por do gol 1.6 ja q a borboleta é maior e vc vai ter mais torque.do resto é td igual.ja tirei fotos da min ha injeçao e vou postar aqui pra vc ver melhor.

04/02/2009, 12:50
aqui vai umas fotos da injeçao no niva. a 1º é o distribuidor hall a 2º é sensor map a 3º é o modulo de igniçao e aultima foto é flange q eu fixz para adaptar o sensor de temperatura.

04/02/2009, 13:00
mais fotos e um video