Ver Versão Completa : Cambio C20 + Tcase Willys. Qual Oleo usar ???
Caros amigos:
Meu CJ5 esta equipado com Cambio C20 + Tcase Willys.
O óleo geralmente indicado para Caixas de Cambio é o Sae90 GL-5 entretanto , segundo o topico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=36396&page=5 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=36396&page=5) o Sae90 GL-5 nao seria indicado para cambio original , devido a aditivaçao ( GL-5 ) "reagir" com as peças de bronze.....
Minhas Duvidas :
A Tcase original do CJ5 tbem possui peças em bronze e nao seria aconselhavel usar o SAE90 , GL-5 ????
O cambio e Tcase utilizam oleo independentes OU sao interligadas e compartilham do mesmo oleo ????
Na falta do SAE90 sem aditivos GL-5 ou GL-4 , QUAL oleo utilizar ????? ( eu pelo menos nao encontrei nenhum SAE90 que nao seja GL-4 ou 5 ...)
Mais uma vez , MUITO obrigado.
[]´s
Valmor
Olha amigo se entendi vc adaptou um outro cambio na t-case willys, então se o serviço foi realmente bem feito, na flanfe para adaptação deve ter cido feito um belo de um furo para o cambio e a t-case compartilharem do mesmo óleo. Em relação ao óleo vc pode usar o 90 mesmo é o mais indicado, agora esse negócio de aditivação eu não intendo. Pra vc ter uma idéia, meu powertrain é o original e o óleo que eu uso eu compro de um amigo que tem uma firma de terraplanagem ou seja meu óleo nada mais é que o de transmissão de trator o famosso 90, pode ser de trator, carreta, caminhão é tudo igual.
Então mete logo um noventão aí que seu cambio agradece.
segue tabela comparativa ....
Resposta do SAC da Texaco quanto ao uso do SAE50 em alternativa ao SAE90 sem aditivos... :
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=794924#post794924 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=794924#post794924)
Prezado Sr. Valmor,
Já há algum tempo foi proibida a pela ANP a comercialização de óleos para transmissões manuais sem aditivação(API GL 1).
Nos casos denessecidade deste tipo de produto, como a de compatibilidade com componentes/ligas usadas no cambio, a recomendação realmente tem sido por um óleo como o URSA LA-3 SAE 50 cuja viscosidade atende à exigência de SAE 90, veja tabela anexa, e a aditivação não tem aditivo de extrema pressão, base enxofre fosforo, no entanto a menor embalagem deste produto é balde de 20 litros.
Nos colocamos a disposição para quaisquer esclarecimentos que seam necessários.
Atenciosamente,
Eng.Antonio Carlos Alves Ferreira
Especialista Técnico
Global Lubricants
Chevron Brasil Lubrificantes Ltda
Caro Valmor,
A classificação SAE 50 refere-se à faixa de viscosidade do óleo à temperatura de 100ºC, neste quesito os óleos sem uso SAE 50 e SAE 20W 50 seriam iguais, no entanto para atender a especificação SAE 20W de viscosidade à baixa temperatura utilza-se um aditivo melhorador de indice de viscosidade que com o óleo em uso cisalha(afina o óleo), efeito que é maior quanto maior a carga de pressão superficial a que este seja exposto.
Assim considerando que a utilização consultada era para cambio, portanto contato de engrenagens que podemos considerar de alta pressão superficial, não recomendaria a utilização de um óleo SAE 20W50 pois a viscosidade cairia em uso, sendo que manteria a recomendaçãode um óleo tipo de motor SAE 50.
Atenciosamente,
Eng. Antonio Carlos Alves Ferreira
Especialista Técnico
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