Conectar

Ver Versão Completa : Alternador Do Maxion 2.5 Hsd Em Pane?

EDEM2008
18/01/2009, 13:03
Olá pessoal.
hoje durante o trajeto de volta para casa, notei que o ponteiro do conta-giros estava intermitente, quando acelerava forte ele funcionava, porém com um salto, notei também que a luz indicadora de bateria estava acesa.
Gostaria de saber se o alternador tem haver com o conta-giros ou poderia ser pane de painel?
Aguardo opiniões galera,
abraços!

Edintruder
18/01/2009, 21:46
Sim, está na hora de trocar as escovas. Não precisa nem tirar o alternador do lugar pois as escovas saem por trás.
Experimenta encostar uma haste rígida na carcaça do alternador e na outra extremidade tu encostas um copo e colocao ouvido no copo (tudo isso com o motor trabalhando), se fizer muito ruído, aproveita e manda trocar os rolamentos e retentor. O meu estava fazendo muito barulho, depois que troquei os rolamentos diminuiu até o ruído interno da RAnger.

EDEM2008
18/01/2009, 21:55
Aí Edin!
valeu a dica companheiro, amanhã colocarei a mão na massa. Cheguei a pouco do estádio, cara, consegui chegar porque é diesel, estava todo apagado, a carga da bateria foi toda pro espaço.
Edin, mais uma vez, obrigado!

Edintruder
19/01/2009, 22:36
Tira a capa interna do páralamas esquerdo que terás o alternador pronto para tirar o porta escovas. Tira a roda que também facilita o serviço. O porta escovas fica entre a bomba de vácuo e o alternador, é só soltar os 2 parafusos que ele sai. Sem fios.

EDEM2008
20/01/2009, 09:31
Valeu Edin!
Retirei todo o alternador/bomba de vácuo, abri e constatei que além das escovas os rolamentos também estávam estragados principalmente o da polia. Vou dar uma lichada nos coletores que estão um pouco rebaixados.
Obrigado pelas dicas, amigão!

Walter L. L. Casitta
20/01/2009, 10:28
Valeu Edin!
Retirei todo o alternador/bomba de vácuo, abri e constatei que além das escovas os rolamentos também estávam estragados principalmente o da polia. Vou dar uma lichada nos coletores que estão um pouco rebaixados.
Obrigado pelas dicas, amigão!

Então troca esse coletores também que você que você fica com o alternador zerado...

Edintruder
20/01/2009, 15:13
Não esquece do retentor e o "O"ring. Na minha eu tive que mexer no alternador para sanar um vazamento de óleo.
Compra o retentor original Bosch.

EDEM2008
20/01/2009, 22:56
Edin amigo.
além de trocar os rolamentos, fui a um eletricista o qual testou o alternador na bancada, o resultado é que o regulador de voltagem estava em pane aí o troquei também, porém ao levar à bancada novamente disse-me que o rotor em baixa gerava mais em alta parava de gerar. Tem fundamento?, algum outro palpite?
em tempo: qual a amperagem e modelo desse alternador?, estou sem a marca na peça.
brigadão irmão!

dudas_308w
21/01/2009, 00:42
na minha era o regulador mesmo... deu essa pane ano passado.
foi 80 reais.
abs

Allan Nielsen
21/01/2009, 09:04
em tempo: qual a amperagem e modelo desse alternador?, estou sem a marca na peça.

Bosch modelo F 000 LDO 119, de 85A.

Vá ao site da Bosch e baixe o catalogo de alternadores que tem todas as informações. Na duvida procure um serviço autorizado Bosch para alternadores.

boa sorte

EDEM2008
24/01/2009, 22:13
Brigadão Allan!
Consegui recuperar o meu alternador, troquei o regulador mais as escovas, rotor, rolamentos e retentor. O problema é que quando coloquei o motor para funcionar, a mangueira de lubrificação da bomba de vácuo e turbina, abriu bico, foi muito óleo vazando. já procurei aqui em Salvador, porém sem sucesso. Alguém poderia dar uma dica onde encontrar? obs: Essa mangueira sai do motor, um Lado vai para traz da bomba de vácuo e o outro sobe para lubrificar a turbina.
Abraços!

Walter L. L. Casitta
24/01/2009, 22:35
Brigadão Allan!
Consegui recuperar o meu alternador, troquei o regulador mais as escovas, rotor, rolamentos e retentor. O problema é que quando coloquei o motor para funcionar, a mangueira de lubrificação da bomba de vácuo e turbina, abriu bico, foi muito óleo vazando. já procurei aqui em Salvador, porém sem sucesso. Alguém poderia dar uma dica onde encontrar? obs: Essa mangueira sai do motor, um Lado vai para traz da bomba de vácuo e o outro sobe para lubrificar a turbina.
Abraços!

Compre apenas a original numa autorizada MWM/ Iternational...

Allan Nielsen
24/01/2009, 23:08
Alem da orientação do Walter, vc tambem pode procurar em uma autorizada Mercedes que usa este motor na Sprinter, não sei sobre esta mangueira mas a maioria das peças da Sprinter atendem tambem a Ranger.

Boa sorte

Matiusso
27/01/2009, 10:01
Edem

A sua qdo liga fica a luz da bateria acesa até vc acelerar? A minha contece isso, já fiz o alterenador recentemente e continua assim sera que é normal?

Walter L. L. Casitta
27/01/2009, 10:29
Edem

A sua qdo liga fica a luz da bateria acesa até vc acelerar? A minha contece isso, já fiz o alterenador recentemente e continua assim sera que é normal?

Talvez a marcha lenta esteja abaixo do normal. Seria só ajustar o batente do acelerador na bomba injetora.

Matiusso
27/01/2009, 10:54
Talvez a marcha lenta esteja abaixo do normal. Seria só ajustar o batente do acelerador na bomba injetora.
Fala Walter

A Marcha lenta acredito que esteja normal (800rpm), a luz apaga somente qdo a acelereção passa duns 1100 rpm (estimativa pois o conta gito não funciona eqto a luz da bateria esta acesa)
Então não é normal? Fiz o alternador todo, o que Mais pode ser?

Walter L. L. Casitta
27/01/2009, 11:03
Fala Walter

A Marcha lenta acredito que esteja normal (800rpm), a luz apaga somente qdo a acelereção passa duns 1100 rpm (estimativa pois o conta gito não funciona eqto a luz da bateria esta acesa)
Então não é normal? Fiz o alternador todo, o que Mais pode ser?

Normal com certeza não é...

Allan Nielsen
27/01/2009, 11:15
a luz da bateria acessa significa que o alternador não esta carregando, ou seja naquela situação ele não esta gerando tensão suficiente para carga da bateria.

Diversas falhas no alternador causam isso, como regulador de voltagem, escovas, fuga etc.

Qualquer auto eletrica identifica facilmente o problema.

abs

Edintruder
27/01/2009, 17:05
A minha também deu problema nas mangueiras.
A de alta pressão mandei fazer em uma casa especializada em sistemas hidráulicos e a mangueira de retorno comprei na mesma loja e apenas troquei a mangueira e as abraçadeiras.
É incrível como o óleo resseca as mangueiras.

Anthoniusnikos
28/01/2009, 21:18
Edin, geralmente esse ressecamento acontece em mangueira de baixa qualidade. Melhor gastar um pouco mais, mas colocar as originais.
Abs
Anthon

Edintruder
28/01/2009, 22:31
Anthonius, isso ocorreu nas mangueiras originais.
A de retorno ressecou, e resolvi mandar trocar a de pressão também por garantia...
Na do Edem pode ter certeza que a mangueira também deve ser a original que ressecou.
Quando tira aparentemente está normal, mas quando vai encaixar novamente ela racha e corta no lado da abraçadeira e vaza muito óleo.
No cado do Edem, deve ter ocorrido o mesmo que foi comigo, liguei o motor e fui revisar tudo antes de terminar de montar, quando constatei um vazamento medonho de óleo. Corri e desliguei o motor.