Ver Versão Completa : Alternador
AE !!
Meu alternador está parecendo uma casa de ~joão de barros...
Rolamentos duros e muito sujos.
Retirei ele do CJ e iniciei a manutenção " limpeza".
Pergunta eu posso mandar agua na criança e lavar ele com outros produtos ?
VLW
Pagani
sem amp ...
leopoldo
02/10/2004, 11:34
nao
Alternador não é submarino.
daqui a pouco cê vai querer fazer a mesma coisa no seu quadro de luz :lol:
O certo é remover, desmontar, aplicar jato de ar, na carcaça pode limpar com um pincel ou pano com thinner, mas sem encharcar,
trocar o rolamento de esfera a bucha de agulhas e trocar as escovas.
Pode usar jato de esferas de vidro na limpeza da carcaça.
Alternador não é submarino.
Mas também não é feito de açúcar! :lol:
Se houvesse algum problema com água o alternador não teria as aberturas que tem e nem ficaria em local tão susceptível, lembrando que tem muita gente que brinca de submarino e nem por isso toda submersão significa pane em alternador, e quando acontece alguma pane geralmente é por causa do estado de conservação do pobre coitado ou por causa do barro, detritos, galhos, pedras e por aí vai...
Uma vez molhado, o importante é que não fique neste estado por muito tempo, só isso. E "muito tempo", no caso do alternador, pode significar até dias.
Todo e qualquer equipamento elétrico do carro pode ser lavado com água só que alguns requerem uma secagem completa para voltar a ativa, o que não é o caso do alternador, já que mesmo ensopado seca em poucos minutos de uso, sem problema algum. Já fiz isso até em ECU de carro de amigo que ficou submerso em enchente, que depois de uma boa "ensaboada" e uma secagem com ar quente (de soprador térmico) voltou a funcionar sem qualquer problema.
Quando trabalhei na Burroughs (manutenção de Main Frames) era só chover que já sabíamos que teria chamado da Arno, que ficava na beira do rio Tamanduateí e nem sempre a bomba de recalque que tinha sob o piso falso do CPD dava conta do recado. Teve uma enchente que "saiu do convencional" e deu mais de metro e meio de água lá dentro. Para limpar tudo (unidades de fita, processador, impressora, etc.) foi usado até mangueira de incêndio (com bico dispersor de água) e uma vez tudo limpo e devidamente seco o CPD voltou a funcionar... até a próxima enchente! :evil:
Para limpeza de alternadores e motores em geral costumo usar uma solução de querosene e thinner (proporção em torno de 8 por 2) evitando assim que peças plásticas sensíveis ao thinner (ou até uma eventual pintura) venham a se degradar. Depois disso, água em abundância e com "pressão de torneira". Com isso retira-se toda e qualquer sujeira encrustrada nas bobinas e principalmente nos rolamentos. Deixar secar, lubrificar o que tem que ser lubrificado e montar.
Dica: na minha oficina de garagem tenho uma bela panela de escoar macarrão, daquelas em formato semi-esférico e cheias de furos. É uma beleza para lavar peças pequenas sem perdê-las pelo ralo da pia e facilita muito o trabalho de secagem: duas ou três chacoalhadas e quase não fica água retida nas peças. Um dia ainda vou ter um daqueles recipientes que o MacDonald's usa para fritar batatas... :lol:
Abraços,
leopoldo
03/10/2004, 08:33
Sukys, concordo que ele possa mandar jato de água........
Afinal, o alternador tem a carcaça aberta - para ventilar (com ar)
E no jeep além de ar, vem poeira e água.
MAS
pode até usar uma wap que limpa mesmo.......êle ainda vai ter que usar um dispositivo para a carcaça não voar até o outro lado da rua.
Com o thinner, o acabamento fica muito bom (se o alternador não estiver pintado, é melhor que não esteja) que dá uma aparência de novo.
Só que se ele não DESMONTAR o alternador, a água com terra - sabe-se lá como está por dentro - poderá contaminar a pista das escovas e penetrar na pista dos roletes e daqui um tempo êle vai ter que trocar não só os rolamentos e as escovas mas o alternador !
Vai ter que desmontar mesmo para trocar os rolamentos que estão "duros".
Serviço meia boca com torneira de cozinha não dá !
A terra entranha nas frestas de um jeito que só com muita paciência mesmo e é incrível como tinge de marrom o alumínio.......
Pagani! Seguinte velho! Pode escrever como quiser dentro do tópico, inclusive errar no português... Mas errar no título é sacagem, irmão! :D.
Vá no botão "editar" do canto superior direito do tópico e arruma, por favor :D
Abraços!
Só que se ele não DESMONTAR o alternador...
Evidente que tem que desmontar, mesmo porque tanto a sua primeira mensagem (O certo é remover, desmontar, aplicar jato de ar...) quanto a minha primeira mensagem (Deixar secar, lubrificar o que tem que ser lubrificado e montar) fazem justamente menção a isso.
Abraços,
Srs.:
ja que estamos falando de alternador uma duvida:
o meu alternador tem um conector com 3 plugs. e alem desses 3 plugs existe um parafuso que muito provavelmente deva ser o positivo.
muito bem, como faço pra descobrir qual dos 3 conectores do plug eh o sinal?
eu estou pensando em testar um por um com o motor funcionando e ver qual deles me da um sinal de 12 volts com uma lampada de teste.
entao gostaria de saber, de Vsas. , se eh esse o procedimento correto a ser adotado, ou existe outra forma.
eu soube que 2 desses conectores sao de acessorios.
agradeço ajuda e sugestoes.
[]´s
Alessandro Henrique
04/10/2004, 16:16
Élcio,
Existe um um borne com o parafuso isolado da carcaça, este é o pólo positivo do alternador. A carcaça constituí o pólo negativo. Normalmente o motor possui uma cordoalha ou cabo que é conectado à carcaça (massa, terra..) do veículo.
Dependendo do modelo e fabricante, existem mais três pequenas conexões, para alimentação do circuito de campo e para a lâmpada indicadora de carga no painel.
Cuidado ao fazer algum teste no alternador! Além do risco de estar com o motor em funcionamento o acesso ao mesmo geralmente é difícil.
Se por ventura houver um curto circuito você pode se queimar ou torrar de vez o retificador do alternador.
Qual o modelo/fabricante do alternador?
Pagani! Seguinte velho! Pode escrever como quiser dentro do tópico, inclusive errar no português... Mas errar no título é sacagem, irmão! :D.
Vá no botão "editar" do canto superior direito do tópico e arruma, por favor :D
Abraços!
OK ja mudei !!
Aproveitando !! " SACAGEM : :oops: :roll:
obrigado Alessandro:
ja consegui ter uma ideia.
valew!!
[]´s
Oupas... tchê! Olha, troquei as escovas e os rolamentos e coloquei uma bateria de 80 ampéres. Tudo ok. Mas o regulador começou a fazer muito barulho, a zunir e até etremecer a lataria... regulando o parfuso lateral da bobina maior, parava o barulho, mas acendia o luminoso AMP. Limpei os contatos... nada... que faço eu?
O meu alternador acaba de falecer... agora o rotor se entregou. Que alternador pode substituir o meu? Olhei a tada é 1966 um Wapsa Motorcraft, acho que original do motor Maverick 4.
algumas respostas de alguem que realmente entende de alternadores ( e nao é pura pretensao )
- o alternador pode ser lavado com óleo diesel , querosene ou gasolina e até mesmo thinner , mas no caso deste ultimo , nao é aconselhável deixar o rotor e estator (peças com cobre enrolado ) , pois o thinner pode corroer o verniz dos fios
- para quem colocou a bateria de 80 amperes , troque o bicho , pois se for o original , só carrega 35 amp.
- uma boa opçao , para baterias comuns , é o alternador do chevette/opala 77/81 , que carrega 35 amp , tambem , mas é de bem mais fácil manutençao
- para baterias maiores , procure aqueles de carros com ar condicionado , como ( mais comuns e fáceis de achar ) monza/santana e opala.
parei de mexer com alternadores há muito tempo , mas dos antigos entendo muito bem
espero ter ajudado
leopoldo
19/10/2004, 20:21
Dmark,
Vai num desmanche e pega logo um alternador dos modernos.....com regulador embutido.
Tem de 50 a 140 Amperes......é só escolher, mas de preferência use de 50 a 90 A......acima disso começa a escorregar a correia quando o alternador tenta fornecer carga.
Para ajustar ao motor do jeep, pode trocar a polia do alternador....tira a polia de correia serpentina (poly-V) e coloca a polia em V .
Dependendo do tipo da carcaça e das pernas do suporte, do alternador que voce escolha, pode ser que você tenha que fazer (mandar fazer) um suporte um pouco diferente para acoplar ao motor.
Ok. Era justamente o que eu temia. Ter que bolar um suporte. Ok, vou catar um de 90 a então... no shoping aqui do lado. A bateria é de 80 a. Quanto a polia (poly-V) e a polia em V? Isto é o sistema de ranhuras, correto? Ou seja, mantenho a original do jeep?
..., mas dos antigos entendo muito bem ... espero ter ajudado Tio, ajudou e muito. Mas surgiram algumas dúvidas.
para quem colocou a bateria de 80 amperes , troque o bicho , pois se for o original , só carrega 35 amp. Por que trocar? Não é cumulativo? Ou seja o alternador vai "bombando" 35 A até a bateria estar carregada, e quando ela for demandada, despeja até 80 Ah?
Do manual da Hilux não consta a capacidade de geração do alternador. Achei um material no site Toyoteiros.com, que indica 30A. Gostaria de conferir com um multímetro. Como faço? Tenho que desconectar o cabo positivo da bateria, e instalar o multímetro em série? Desde já agradeço. []´s
Danniel Pizatto
20/10/2004, 00:28
Luca, é melhor comprar um amperímetro com boa capacidade..
A maioria dos multímetros só suporta 20A por poucos segundos..
A ligação é essa mesmo, em série entre o alternador e a bateria
andretomasi
20/10/2004, 02:17
Não é cumulativo? Ou seja o alternador vai "bombando" 35 A até a bateria estar carregada, e quando ela for demandada, despeja até 80 Ah?
Fala Luca,
Que eu saiba é assim mesmo.. no meu caso, uso bateria de 100A e alternador de 70A, nunca tive problemas de carga. :roll: Tá certo ou nós dois boiamos? :lol:
[ ]´s
Alessandro Henrique
20/10/2004, 09:45
Estão certos,
Ao se utilizar um alternador com capacidade menor de corrente, a bateria levará um tempo maior para atingir a carga completa.
O alternador vai ser exigido no seu limite por um tempo prolongado no caso de bateria completamente descarregada, permanecendo desta forma até atingir a carga, neste caso pode haver desgaste prematuro das escovas ou sobre-aquecimento no retificador/regulador de corrente.
A pior situação seria a de bateria completamente descarregada sendo carregada e acessórios ligados na viatura, como faróis etc...
Em situações normais com regulador eletrônico interno ou externo, não apresenta demais problemas, já com o relê regulador, este terá sua vida útil prejudicada.
Sds.
Depois de ler este tópico fiquei na dúvida!
Coloquei no meu jeep uma bateria de 60 amperes e o meu alternador é original, de 35 amperes. Será que ele é capaz de carregar a bateria ou será melhor eu colocar outro? O meu jeep só tem de acessório 2 farois adicionais.
leopoldo
20/10/2004, 12:13
Mas que salada é essa afinal?
pensem o seguinte:
o alternador é uma torneira
a bateria é uma caixa d'água.
os acessórios .....é um ralo.
associem as cargas como vazão de água, volume da caixa e abertura do ralo.
Outra coisa que está me deixando confuso é esse conceito de amperagem da bateria......bateria tem:
DDP......12V
máxima amperagem fornecida: 450.....AH
dependendo da quantidade de acessorios que tenha no jipe , como farois radios , etc , pode ser que o alternador nao de conta de carregar a bateria com a mesma qtd de energia que está sendo gasta , por isso , aconselhei um alternador de maior capacidade , mas se for apenas forois comuns , uns dois pares de farois de milha e um rádio , o de 35 amp. dá .conta sim.
Para quem tem guincho eletrico , é aconselhável um de maior capacidade , pois a bateria descarrega muito rápido.
Cuidado ao testar o alternador , para nao funcionar o motor com o fio positivo desligado , pois pode queimar os diodos.Só ligue o motor depois de feita a série no amperímetro.
Opas.. achei alternadores de 90 amperes do tempra e do golf, por 120 pilas. Como faço a adaptação mecanica do suporte? Como faço a ligação elétrica, lembrando que meu jeep tem o regulador externo?
aconselho levar no auto eletrico para instalar.....nao é dificil , mas um fio invertido e queima tudo.
Alessandro Henrique
20/10/2004, 19:16
Tchê,
Na dúvida leve a viatura até um auto-elétrico.
Para a instalação de um alternador com regulador eletrônico deve-se fazer o seguinte:
O cabo que está conectado ao pólo positivo da bateria deve ser conectado ao borne B+ do alternador, normalmente o mesmo se apresenta na forma de um parafuso montado sob uma superfície de material isolante, situando-se na parte posterior da carcaça. Em alguns casos o cabo pode estar conectado ao motor de partida.
No borne menor com marcação D+ deve-se conectar o fio que vai até a lâmpada indicadora de carga (AMP).
As conexões utilizadas junto ao relê regulador/disjuntor podem ser eliminadas ou devidamente isoladas.
Saliento, na dúvida deixe para um profissional, mas não é nada complicado e que demande muito tempo de oficina.
Sds.
Outra coisa que está me deixando confuso é esse conceito de amperagem da bateria......bateria tem:
DDP......12V
Vamos considerar que essas especificações são de uma bateria:
55 AH
12 V
425 Amperes de pico maximo.
Assim essa bateria pode fornecer 330 Amperes que eventualmente um guincho pode precisar, mas só por no máximo teoricos 10 minutos.(330/55 = 6, 1 hora = 60 minutos, 60/6 = 10 minutos).
DDP......12V
Uma bateria é composta por células e qualquer célula de energia tem uma tensão nominal típica. No caso das baterias de chumbo-ácido a tensão nominal da célula é de 2,3 Volts. Como uma bateria (automotiva) tem 6 células a tensão nominal do conjunto é de 13,8 Volts, só que este nível de tensão existe sómente quando a célula está com 100% de carga, valor que decai naturalmente até se estabilizar em algo próximo e ligeiramente superior a 12 Volts, daí o termo "12 volts" como um genérico, termo que se não está errado também não está totalmente correto.
"Máxima amperagem fornecida" é a capacidade de pico da bateria, é a máxima corrente que os elementos internos suportam, e não é expresso em Ah (ampére/hora) e sim em A (ampére) mesmo porque este valor dificilmente supera alguns poucos minutos de utilização.
Por exemplo, uma bateria que tem como valores 42 Ah e 450 A significa que tem uma capacidade de fornecer 42 Ampéres pelo período de 1 hora, ou então 84 Ampéres por meia hora, ou então 168 Ampéres por 25 minutos, até o limite de 450 Ampéres que é a corrente de pico. O inverso também é verdadeiro, tem como fornecer 21 Ampéres por duas horas, 10,5 Ampéres por 4 horas e assim por diante, lembrando que estes valores são teóricos e que na prática existem muitos outros fatores que influenciam na capacidade nominal de descarga, mas servem como referência de capacidade.
Ok. Achei um cara que instala por 30 pilas... estou indignado com a reforma do alternador atual que foi perdida.
Reginaldo Jacaré
21/10/2004, 03:46
Desde as primeiras mensagens, fiquei com uma dúvida:
O meu alternador é Bosch, 65Ah, e vive sujo. Conforme foi dito, devo fazer uma soluçao de querosene e thiner, na proporção de 8 para 2. Toda vida utilizei a razão de 4 para 1. Será que é por isso que nunca fica limpo ???? Precisarei comprar baldes maiores ????? Como gastarei tanta mistura ???? Alguém quer comprar ??? Alguma luz, por favor.........
Agradeço desde já as ajudas !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Abraços elétricos!!!
Sergio Rocha
21/10/2004, 21:20
Desde as primeiras mensagens, fiquei com uma dúvida:
O meu alternador é Bosch, 65Ah, e vive sujo. Conforme foi dito, devo fazer uma soluçao de querosene e thiner, na proporção de 8 para 2. Toda vida utilizei a razão de 4 para 1. Será que é por isso que nunca fica limpo ???? Precisarei comprar baldes maiores ????? Como gastarei tanta mistura ???? Alguém quer comprar ??? Alguma luz, por favor.........
Agradeço desde já as ajudas !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Abraços elétricos!!!
:?: :?: :?: :?: :?:
leopoldo
21/10/2004, 22:46
Uma bateria é composta por células ......
Sukys, muito obrigado pela explicação......mas não era bem esse o motivo de dúvida.......é justamente o porque existe tanta tanta confusão com essa história de alternador/bateria.
Acho que a comparação com o sistema hidráulico é a melhor maneira de explicar a ligação bateria - alternador - consumo.
Entrei no mérito da célula só como um pitaco a mais justamente por causa da confusão que muita gente faz quando o assunto é bateria/alternador e carga/descarga.
No mais, utilizar hidráulica para exemplificar o funcionamento da elétrica sempre foi uma boa maneira para ilustrar o funcionamento da coisa, pelo menos enquanto conceito.
Abraços,
é justamente o porque existe tanta tanta confusão com essa história de alternador/bateria Leopoldo,
Prá mim gerou confusão saber que existe alternador de até 140 A, e o alternador do meu carro tem 30A. Faz sentido? O meu carro tem AC, VE, TE, CD, desemb do vidro tras, etc, etc, e outras bujigangas elétricas. Nunca tive problema. Mas se tem de 140A, alguma necessidade tem que ter. Veículos que nem o meu e que tenham injeção eletrônica necessitam tão mais corrente? Pode ser. Ou será que a informação da corrente máxima informada para a Hilux (30A), é que tá errada? Pode ser. Isso me causou confusão.
Além disso, não tinha certeza absoluta sobre a forma de conectar o multímetro, para aferição da "correnteza" :D . Mas nisso fui gentilmente confirmado pelo Tio, Keko, e Alessandro. Neste "findi" vou medir a corrente máxima. Na pior hipótese vai queimar o multímetro.
[]´s
leopoldo
22/10/2004, 18:09
Luca, na verdade, em alguns modelos passa da casa de 200 A.
E desconfio que possa haver algo de errado no seu. Carros com injeção, ar, trios elétricos etc... e mais um monte de troços novos veem acompanhados de alternadores de 90 para cima. Uma dica é a correia. correias em V são para alternadores de até 90 A. Acima, é a correia serpentina....consome uma boa potência do motor para girar um alternador dessas á plena carga. Num desmanche, a dica para se achar um desses, fora o modelo do carro, é a correia. Eu por exemplo uso do Omega, é um bosch de 140. Tirei a correia serpentina e coloquei uma corria em V. De vez em quando ela canta, aí tem que tirar o pé. Veja melhor a placa/etiqueta do seu alternador ; explore melhor com lanterna e espelho e na dúvida, ligue na concessionária e pergunte ao setor de peças. Tire a sua duvida.
Quanto ao multímetro....eu não sou eletronico....pode ser que ele queime mesmo, então compre um bom amperímetro de carro mesmo e ligue em série.
aconselho tambem a nao usar o multimetro.
ao invés de comprar um amperímetro , vá até um auto eletreico e peça para ele testar e te mostrar como funciona.Se vc pegar um cara legal , vc vaiver como é simples.
Qto ao alternador de 30amp , para carros com ar , etc , acho pouco
PS .: CONSEGUI......APOS 6 MESES DE BRIGAS COM O DETRAN , SAIU HOJE OS DOCUMENTOS DO MEU JEEP
QUERO FAZER TRILHAAAAAAAAA
UM ABRAÇO A TODOS
Alessandro Henrique
23/10/2004, 00:16
Luca,
Cuidado ao se tentar verificar a corrente máxima! Existe a grande possibilidade de você destruir o multímetro, e até de se queimar!
Também é importante tomar cuidado pois o motor está em funcionamento e o acesso ao alternador e bornes por vezes é difícil.
Normalmente os multímetros disponíveis no mercado são capazes de realizar medidas de até 10 A, raros os que chegam a 20 A !
Mas por que motivo você quer saber a corrente máxima? Ela já é conhecida pelos dados do alternador.
Por vezes, o alternador possui uma grande capacidade de fornecimento de corrente justamente para poder repor rapidamente a carga da bateria, situação como estas são comuns em veículos que utilizam motores grandes ou a diesel.
O fato de o veículo possuir muitos ítens elétricos e um alternador de pequena capacidade não significa que o mesmo possa trabalhar por um período longo sob regime de sobrecarga, já que a possibilidade de se acionar tudo que é dispositivo elétrico ao mesmo tempo ser remota. Nestes casos a bateria está por lá e pode ajudar... Se ajudar a lâmpada de carga se ilumina...
Olha só, acabei de achar aqui na minha sucata um amperímetro de 50 a e um miliamperímetro de 50 ma. Legal. Bom, nos desmaches: cuidado com o alternador do Santana, último modelo, é argentino e não tem peças pra reposição. E o sistema de fixação não funfa... Consegui o do tempra de 90 a, por 120 pilas, variou de 90 à 300 pilas nas múltiplas lojas.
Thiago Serpa
24/10/2004, 11:40
Oi pessoal!!
Já que o assunto por aqui é parte elétrica, eu to com a mecânica praticamente pronta, e agora vou fazer a parte elétrica inteira, da buzina às luzes de freio. Depois da reconstrução o meu jeep ficou com a coluna de direção escamoteável do opala, 8) onde serão ligados limpadores, farol alto, seta e buzina (essa coluna não tem interruptor para faróis). Andei orçando em 2 auto-elétricas e eles me cobraram só de mão de obras e fios, conectores e plugues R$600,00. Fora isso ainda tenho que arcar com relés, lâmpadas e afins. Esse é o preço mesmo ou encontrei mais gente querendo ficar rica às custas do meu jeep? :shock: :?
leopoldo
24/10/2004, 12:51
É por isso que uma grande parte dos jipeiros aprendem a fazer por êles mesmos - para diminuir esses gastos, mesmo que de vez em quando acabe tudo em fumaça e fios retorcidos. :lol:
Uma instalação deste tipo leva uns 3 dias por causa das modificações.
Na primeira vez que resolvi fazer por conta e instalei o chicote do meu jeep, passei a noite inteira em claro e acabei dormindo no banco do jeep, depois de fazer o motor finalmente funcionar.
600 reais, se fosse na base de 60 reais hora dariam umas 10 horas de serviço. Pode ser caro mas é um preço justo, se for serviço de qualidade.
Thiago Serpa
24/10/2004, 13:02
Três dias foi o prazo que me pediram por aqui.
Se tivesse mais tempo e um pouquinho de conhecimento teórico ou um conhecido que me ajudasse eu até animava de tentar, mas... :cry:
hehe pra vc ter uma idéia do meu conhecimento nessa área, ainda to olhando meio de atravessado para aqueles faróis sealed beam que dá pra trocar lâmpada. Ainda não entendi como a lampada fica presa lá (soquete).. :oops: O jeito vai ser negociar com os caras mesmo... :roll: :roll:
:lol: Tem um amigo meu que até se propôs a me ajudar, mas como de costume, tenho medo de ele querer começar a reinventar a roda :roll:
PROJETO_BATERIAS
02/04/2008, 09:34
Eu trabalho numa fabrica de baterias, a minha resposta para essas duvidas, é que o alternador tem que estar compatível com a bateria ± 20% por exemplo se a bateria é de 40Ah então o alternador poderá ser de 32A à 48A, porém nada impede você de colocar um alternador de 20A por exemplo, porém devo ressaltar que para carregar uma bateria de 40Ah com um alternador que fornece metade da carga necessaria da bateria, imaginando que a bateria esteja com metade da carga total ou seja 20 de 40Ah vc teria que rodar com o carro por uma hora no minimo sem contar que o motor consumiria mais metade da carga, isso salta pra 2 horas se voce estiver com os faróis acesos a noite isso vai para 3 horas, mais o som ou dvd ligado 4 h, ar condicionado 5h. Portanto o ideal mesmo é trabalhar com um alternador +20% ou mais, acima da carga especificada da bateria, pois a maioria das pessoas faz trajetos curtos de 15 a 30 min, de casa até o mercado por exemplo. Lembre sempre de procurar um eletricista de auto pois se você colocar um alternador com corrente acima do original será necessário trocar o chicote de alimentação do alternador senão pode até pegar fogo, na parte elétrica.:concordo:
Jalisson
04/07/2009, 00:35
Muito importante o tópico.
Tem carro que pega fogo por causa de instalação elétrica errada!
É muito bom saber os dados técnicos da instalação e manutenção do alternador e bateria.
Parabéns a todos os parceiros!:concordo:
Julio Rebello
19/07/2009, 15:50
algumas respostas de alguem que realmente entende de alternadores ( e nao é pura pretensao )
- o alternador pode ser lavado com óleo diesel , querosene ou gasolina e até mesmo thinner , mas no caso deste ultimo , nao é aconselhável deixar o rotor e estator (peças com cobre enrolado ) , pois o thinner pode corroer o verniz dos fios
- para quem colocou a bateria de 80 amperes , troque o bicho , pois se for o original , só carrega 35 amp.
- uma boa opçao , para baterias comuns , é o alternador do chevette/opala 77/81 , que carrega 35 amp , tambem , mas é de bem mais fácil manutençao
- para baterias maiores , procure aqueles de carros com ar condicionado , como ( mais comuns e fáceis de achar ) monza/santana e opala.
parei de mexer com alternadores há muito tempo , mas dos antigos entendo muito bem
espero ter ajudado
Srs, se lavar com solvente o induzido ou a bobina do estator é quase ceto ter problema de baixa isolação ou até mesmo curto depois!:discordo:
Sem miséria, use WD-40 e escove com escovas bem macias, tipo escovas de dentes, para evitar riscar o revestimento dos condutores.
A informação de baterias é em amper/hora, ou seja, uma bateria de 100A/h, fornecerá 100 Amperes por uma hora, mas isso na teoria, nas CNTP, etc. e a mesma coisa vale pro alternador, que fornece até 35 amperes por hora, ou seja, pra carregar uma bateria de 80A/h ele levará 2,28h pra carga total.
Me corrijam se estiver em erro!
Sds4x4,
Julio CJ