Ver Versão Completa : Ar Condicionado nos Samurais.
Rodrigo Medeiros
17/01/2009, 22:12
Pessoal, estou querendo adquirir um Samurai Canvas de fabricação entre 93 e 95, e estou optando pela versão com ar-condicionado, uma vez que o veículo será de uso misto (cidade-trilha-viagens curtas) e único por um bom tempo.
Todavia o que se encontra no mercado, em sua maioria, são as versões sem ar.
Solicito a opinião dos proprietários de ambas as versões, com e sem ar, ou demais entendidos do assunto, sobre essa questão.
Opiniões relativas à funcionalidade do aparato, eficiência do sistema, prós e contras, possiveis sugestões de adaptação no caso das versões sem ar-condicionado, e demais informações do gênero.
Um abraço
Medeiros.
Alberto.Oliveira
17/01/2009, 22:40
Rodrigo,
Eu tenho um Samurai canvas 98 com ar. Quando ele tinha capota de lona, o ar so funcionava bem a noite. Durante o dia era um caos. Recentemente coloquei uma capota de fibra e o rendimento do ar melhorou 1000%. Durante o dia ficou bom. Não sei te falar sobre a viatura sem AC, mas acredito que não seja muito confortavel em termos de calor, :). Sugiro que você experimente ambas as versões para ver qual se encaixa mais nas suas pretenções.
[]'s
Alberto
cRiPpLe_rOoStEr
17/01/2009, 22:46
tempos atrás vi um samurai canvas 93 à venda na azenha, e o ar condicionado era do tipo "gela-saco", provavelmente adaptado...
cRiPpLe_rOoStEr
17/01/2009, 22:48
o ar condicionado original do samurai e do vitara é produzido pela denso japonesa, e o compressor é o mesmo usado no gol...
JEFFCATUNDA
17/01/2009, 23:57
Eu tenho um samuka metal top...e gela direitinho...mas eu não sabia que tinha samuka sem ar.....sempre achei que era de série.
leo cabral
18/01/2009, 03:05
.
Opiniões relativas à funcionalidade do aparato, eficiência do sistema, prós e contras, possiveis sugestões de adaptação no caso das versões sem ar-condicionado, e demais informações do gênero.
o único defeito que tive no meu ar condicionado foi o ventilador do radiador dianteiro do ar condicionado que parou . nesse tópico mostro a solução encontrada.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16639&page=36 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=776662&postcount=357)
Mineiro do Cerrado
19/01/2009, 15:21
Acabei de colocar o ar do meu samuka pra funcionar!
Esta em fase de testes ainda!:pipoca:
Não é nenhuma brastemp... pelo menos não esta nenhuma brastemp... dá 12º graus de temperatura na saídinha de ar... mas dai a deixar a cabine com os mesmos 12º graus de dia sob o sol é outra história... :roll:
Abraços do queijo
Jalisson
20/01/2009, 00:44
O meu é um Metal Top, e como moro no Nordeste (Pernambuco), acho um item obrigatório para qualquer carro, até porque você citou que iria fazer uso misto carro.
O meu gela bem e é uma maravilha. Não me veria num sinal com o suor no rosto de jeito algum!
Eu não abro mão do ar até pela privacidade de andar no trânsito com os vidros fechados.
Abraços.
Mineiro do Cerrado
20/01/2009, 19:24
Jalisson,
Vc já mediu a temperatura dentro do carro para ver quanto esta esfriando.
Seu ar é original?
Ando pensando em levar o meu para mexer... queria ele mais frio!
Abraços
No metal top que eu tinha antes, o ar gelava super bem. Agora estou com um canvas, e a perda é muito grande. Até gela na saída, mas perde tudo na capota. Ou seja, não é lá grandes coisas não.
É isto...
Helio Gomes Lentz Junior
21/01/2009, 00:02
Alberto,
Aonde você adquiriu a capota rígida para o Samuka?
Comprei o meu Samurai em Fortaleza agora em agora em janeiro 2009 e busquei a capota de fibra por lá, e só encontrei um lugar e o cara cobrou 2.5K!
Obrigado.
Helio Gomes Lentz Junior
21/01/2009, 00:07
No meu Sauka eu consegui melhorar o rendimento do AC com adição daquela mangueira de boracha cobrindo toda a extensão do tudo de alumínio que sai do compressor até a entrada na parede corta fogo onde o tubo entra na caixa evaporadora...
Melhorou bastante ... mas não é essa maravilha toda não a parte de lona em cima da cabeça esquenta bastante.
A procura de uma capota de fibra...
Alberto.Oliveira
21/01/2009, 07:45
Alberto,
Aonde você adquiriu a capota rígida para o Samuka?
Comprei o meu Samurai em Fortaleza agora em agora em janeiro 2009 e busquei a capota de fibra por lá, e só encontrei um lugar e o cara cobrou 2.5K!
Obrigado.
Oi Hélio,
Eu comprei lá em fortaleza mesmo, na KCR Fiberglass. Posso dizer que fui "sorteado". A capota atrasou mais de 1 mes e quando chegou, veio com alguns defeitos. Optei por resolver por aqui mesmo (Recife) para evitar frete, descolamentos e afins. Eu recomendo que, se você puder, vá diretamente lá para fazer a compra, instalação e testes. Se eu tivesse com tempo de viajar, teria feito isso. Mesmo com essas questões, não me arrependo de ter comprado ela. Perdi completamente aquela sensação de "o mundo está dentro da minha viatura" quando a coloquei. A de lona era boa pra tirar em qualquer canto, tipo ir pra praia, tirar ela e por atras do banco. Mas a de fibra tem lá suas vantagens, :).
[]'s
Alberto
Helio Gomes Lentz Junior
21/01/2009, 16:03
Alberto,
Você teria o endereço e o contato da KCR em Fortaleza?
Meu carro já está na cegonha vindo para Manaus, e quando eu estva em férias em Fortaleza procurei saber onde se fabricava a capota e não consegui a informação.
Se agora eu optar em comprar vou ter que despachar de lá via transportadora...
Você pode enviar umas fotos da sua viatura com a capota de fibra no detalhe?
Quanto você pagou pela sua?
Grato,
Alberto.Oliveira
21/01/2009, 17:12
Alberto,
Você teria o endereço e o contato da KCR em Fortaleza?
Meu carro já está na cegonha vindo para Manaus, e quando eu estva em férias em Fortaleza procurei saber onde se fabricava a capota e não consegui a informação.
Se agora eu optar em comprar vou ter que despachar de lá via transportadora...
Você pode enviar umas fotos da sua viatura com a capota de fibra no detalhe?
Quanto você pagou pela sua?
Grato,
Oi Helio,
Tenho os contatos sim. O Guilherme, que me atendeu, foi super atencioso o tempo todo. Creio que tive "falta de sorte" mesmo. E a opção de não enviar a capota pra reparo foi minha. Ainda estou decidindo o que fazer. Já consegui melhorar bastante as infiltrações, mas quando levo no lavajato, é um Deus nos acuda, :P. Quando chove, nem tanto. Quase não entra. Eu vou tirar umas fotos do Samuca e posto. Só não prometo fazer isso hoje.
O contato é Guilherme, no fone (85) 3274-2106.
Paguei, por conta do atraso e muita negociação, 2.7k. Ele me cobrou 3k, de primeira. O preço de 2.5k, segundo ele, era praticado 2 anos atrás.
[]'s
Alberto
Helio Gomes Lentz Junior
22/01/2009, 23:24
Obrigado Alberto!
Aguardo as fotos da sua viatura com os detalhes da capota...
Valeu
Alberto.Oliveira
23/01/2009, 09:12
Helio,
Tinha algumas fotos aqui da capota já tiradas e achei hoje. Vou postar aqui com os defeitos que a minha teve.
Depois tiro mais fotos pra postar.
Alberto.Oliveira
23/01/2009, 09:14
Mais duas fotos:
1 da época em que comprei ele ,ainda com a capota de lona e outra recente, já com a capota de fibra e sapatos novos, :mrgreen:
Rodrigo Medeiros
24/01/2009, 20:19
Pessoal, será que daria pra voltar ao assunto sobre Ar Condicionado e deixar esse da capota de fibra para um outro tópico ??
Gostaria da opinião de demais proprietários de modelos CANVAS com ar-condicionado original.
leo cabral
24/01/2009, 20:24
Pessoal, será que daria pra voltar ao assunto sobre Ar Condicionado e deixar esse da capota de fibra para um outro tópico ??
Gostaria da opinião de demais proprietários de modelos CANVAS com ar-condicionado original.
realmente, essa foi a fugida de assunto mais radical que já vi em um tópico.
tipo.. pelo que notei.. o a/c dos samurai 1996 ate 1999 gelam bem mais que os a/c dos < 1995.. não sei pq =(
mais o meu gela muito..
JEFFCATUNDA
24/01/2009, 20:40
realmente, essa foi a fugida de assunto mais radical que já vi em um tópico.
isso é o que se chama de "esfriar o assunto"...heehehhh
Alberto.Oliveira
24/01/2009, 22:32
Desculpem, colegas. Apenas procurei ajuda ao colega que queria adquirir a capota de fibra.
Rodrigo,
Já dei minha opinião sobre o assunto. Espero que lhe ajude. Boa sorte em sua busca.
[]'s
Alberto
Helio Gomes Lentz Junior
25/01/2009, 23:04
Alberto,
Muito obrigado pela colaboração em prestar a informação e postar as fotos do seu Samurai com a CAPOTA DE FIBRA, ficou muito legal , show de bola mesmo.
Ah transfere o post com as fotos , pois o tópico é exclusivo para "Opniões sobre o Ar condicionado nos Samurais 93 a 95" , quem tiver Samurai de outro ano não pode postar também hein!
Valeu !
Sem bronca nenhuma, mas isso não é legal
leo cabral
26/01/2009, 01:50
isso é o que se chama de "esfriar o assunto"...heehehhh
:mrgreen::mrgreen: ta inspirado DR.!!:concordo:
Helio Gomes Lentz Junior
26/01/2009, 21:27
Sempre Leo Cabral!
Se precisar de algo aqui de Manaus/ AM ...
A disposição, obrigado.
Luiz Felipe Guerra Jr
26/01/2009, 23:43
Magao Vc está com que tipo de capota?? gela bem com a capota de lona??
Alberto.Oliveira
27/01/2009, 08:37
Luiz,
O Samurai do Magao é MT. O canvas é o meu, :P. E não, com a capota de lona não gelava nem com reza forte. Só durante a noite. Era mais um "migué" pra o calor do que um refresco, por assim dizer. Eu sempre chegava suado aos meus clientes. Aqui no NE então é um caos. Sol o tempo todo e a capota de lona não isola bem. E olhe que a minha era bem esticadinha, sem defeitos. Seguindo o que o Magao falou, a possibilidade de um Canvas <95 ter um ar rendendo bem é pequena. Principalmente aqui no NE.
[]'s
Alberto
JEFFCATUNDA
27/01/2009, 09:10
Luiz,
O Samurai do Magao é MT. O canvas é o meu, :P. E não, com a capota de lona não gelava nem com reza forte. Só durante a noite. Era mais um "migué" pra o calor do que um refresco, por assim dizer. Eu sempre chegava suado aos meus clientes. Aqui no NE então é um caos. Sol o tempo todo e a capota de lona não isola bem. E olhe que a minha era bem esticadinha, sem defeitos. Seguindo o que o Magao falou, a possibilidade de um Canvas <95 ter um ar rendendo bem é pequena. Principalmente aqui no NE.
[]'s
Alberto
Alberto. Estou em Fortaleza e meu samurai é fechado , metal top, e o ar condicionado resolve, ele é 95...Ele só fica mais fraco se vc pegar um engarrafamento, parece que ele depende muito da ventilação frontal.
Alberto.Oliveira
27/01/2009, 09:18
Alberto. Estou em Fortaleza e meu samurai é fechado , metal top, e o ar condicionado resolve, ele é 95...Ele só fica mais fraco se vc pegar um engarrafamento, parece que ele depende muito da ventilação frontal.
Fala Jeff,
Graças a Deus que ele é MT. Eu acho que, de Canvas, ai em Fortal, tu ia sofrer tanto ou mais do que eu aqui, quando tinha capota de lona, :). O problema do Canvas não é o ar gelar. É ele conseguir esfriar o resto do carro. No MT é mais "fácil" disso acontecer. A não ser que ele seja estilo "queijo suiço". Cheio de buracos, :).
[]'s
Alberto
leo cabral
27/01/2009, 09:24
jeef estava tendo exatamente esse problema , com a troca do ventilador do ar condicionado resolveu, pois a ventilação frontal fica sempre eficiente
JEFFCATUNDA
27/01/2009, 09:37
jeef estava tendo exatamente esse problema , com a troca do ventilador do ar condicionado resolveu, pois a ventilação frontal fica sempre eficiente
Já havia pensado nisso leo...mas como realmente não ando com ele no dia a dia, não senti a necessidade...Só pego ele de sexta a domingo, nos outros dias ando na SW4...este é um dos "problemas" que vou resolver quando ficar só com o troller, pois parece que rola uma ciumeira entre a SW e o samuca...
Jalisson
09/02/2009, 00:01
Jalisson,
Vc já mediu a temperatura dentro do carro para ver quanto esta esfriando.
Seu ar é original?
Ando pensando em levar o meu para mexer... queria ele mais frio!
Abraços
Olá parceiro!!!
Eu nunca medi. Mas o meu só gela bem mesmo quando o carro está andando. Carro parado ta esquentando um pouco. Todos dizem que deve ser o eletro-ventilador...
O meu é original.
Esses dias também vou levar o meu pra mexer para ele ficar gelando na baixa também.
Abraços:concordo:
Olá parceiro!!!
Eu nunca medi. Mas o meu só gela bem mesmo quando o carro está andando. Carro parado ta esquentando um pouco. Todos dizem que deve ser o eletro-ventilador...
O meu é original.
Esses dias também vou levar o meu pra mexer para ele ficar gelando na baixa também.
Abraços:concordo:
O meu está semelhante... Parado gela menos... Andando gela bem...
Me falaram que trocando o filtro do AC melhora bem, afinal de contas são quase 18 anos de impurezas...
Cotei aqui em BH essa troca e ficaria cerca de R$120 + carga de gás...
Abraços
JEFFCATUNDA
09/02/2009, 00:25
O meu está semelhante... Parado gela menos... Andando gela bem...
Me falaram que trocando o filtro do AC melhora bem, afinal de contas são quase 18 anos de impurezas...
Cotei aqui em BH essa troca e ficaria cerca de R$120 + carga de gás...
Abraços
Até onde sei o ar condicionado original do samurai não tem filtro de ar...veja se não estão te enrolando...caso tenha mesmo filtro de ar, por favor me diga onde fica.
leo cabral
09/02/2009, 01:20
Até onde sei o ar condicionado original do samurai não tem filtro de ar...veja se não estão te enrolando...caso tenha mesmo filtro de ar, por favor me diga onde fica.
jeff
O filtro que ele se refere fica ao lado do radiador e se chama Filtro Secador.Para sua troca se faz necessário a substituição do gás.
Romão Robinski Junior
09/02/2009, 14:32
Rodrigo,
Eu tenho um Samurai canvas 98 com ar. Quando ele tinha capota de lona, o ar so funcionava bem a noite. Durante o dia era um caos. Recentemente coloquei uma capota de fibra e o rendimento do ar melhorou 1000%. Durante o dia ficou bom. Não sei te falar sobre a viatura sem AC, mas acredito que não seja muito confortavel em termos de calor, :). Sugiro que você experimente ambas as versões para ver qual se encaixa mais nas suas pretenções.
[]'s
Alberto
Solicito a sua ajuda para localizar o fornecedor da capota de fibra para o Samurai Canvas (fone, e'mail, contato, qaunto você pagou, etc...). Obrigado.
jeff
O filtro que ele se refere fica ao lado do radiador e se chama Filtro Secador.Para sua troca se faz necessário a substituição do gás.
É esse aí mesmo...
O que os Samurais e Vitaras não possuem é o filtro de cabine...
Abraços
leo cabral
10/02/2009, 14:44
É esse aí mesmo...
O que os Samurais e Vitaras não possuem é o filtro de cabine...
Abraços
mir000 só lembrando que apesar de não possuir o filtro na grade do evaporador , se faz necessário periodicamente a limpeza dessa grade.:concordo:
http://sbrtv1.ibict.br/upload/sbrt5877-3_1.jpg
JEFFCATUNDA
11/02/2009, 09:49
mir000 só lembrando que apesar de não possuir o filtro na grade do evaporador , se faz necessário periodicamente a limpeza dessa grade.:concordo:
http://sbrtv1.ibict.br/upload/sbrt5877-3_1.jpg
Mas eu nunca ouvi falar em troca deste filtro..........será que melhora alguma coisa mesmo??????
nunca mesmo!!!
Pois é Jeff... Eu tb nunca tinha escutado nada sobre isto...
Mas o cara não me pareceu charlatão não... E foi indicação...
Ele falou que como é uma viatura antiga (18 anos de uso), ocorre acúmulo de impurezas no tal filtro secador... E ele falou que trocando vai dar uma aliviada no sistema...
Até que faz sentido...
Pra melhorar, já me falaram tb em trocar a ventoinha do ar, por uma maior e mais potente...
[s]
leo cabral
11/02/2009, 13:38
Mas eu nunca ouvi falar em troca deste filtro..........será que melhora alguma coisa mesmo??????
nunca mesmo!!!
Grande Jeff
Na temperatura não muda nada , mas se ele se obstruir , o sistema vai travar e seu compressor vai se danificar ( geralmente alguma placa estoura).
Mas essa troca do filtro demora para ser feita , geralmente é a cada 5 anos.:concordo:
leo cabral
11/02/2009, 13:46
Pois é Jeff... Eu tb nunca tinha escutado nada sobre isto...
Mas o cara não me pareceu charlatão não... E foi indicação...
Ele falou que como é uma viatura antiga (18 anos de uso), ocorre acúmulo de impurezas no tal filtro secador... E ele falou que trocando vai dar uma aliviada no sistema...
Até que faz sentido...
Pra melhorar, já me falaram tb em trocar a ventoinha do ar, por uma maior e mais potente...
[s]
olá mir000,
ele esta certíssimo quanto a troca do filtro.
Mas agora muita calma nessa hora quando o assunto é a ventoinha do ar ( eletroventilador).
O sistema de ventilação do condensador tem que ser OBRIGATORIAMENTE balanceado com o resto do sistema de ar condicionado para que aja a correta troca de temperatura ( quente/ frio ).
A colocação de um ventilador mais potente pode atrapalhar mais que ajudar.
Lembrando que o Ar condicionado do samurai tem a equivalência de 14.000 BTUS.
O eletroventilador deve ter a potência de 80w
O meu ar também não tava gelando muito. Levei num técnico especializado, e pude constatar algumas coisas:
1 - Radiador do ar entupido de lama (hehehe... Normal né!?);
2 - O evaporador, que fica embaixo do painel, dentro da cabine, estava entupido de sujeira. Foi aberto, limpo e adaptado um filtro de cabine;
Aparentemente está gelando muito bem. Parece que o fator principal era o radiador com lama. Olhando de fora estava limpo, mas encrustado de lama por dentro. Foi limpo com limpador de alumínio e muita VAP.
OU seja, fez trilha? mais um item a verificar: limpeza do radiador (condensador?!) .
Helio Gomes Lentz Junior
24/02/2009, 16:07
olá mir000,
Mas agora muita calma nessa hora quando o assunto é a ventoinha do ar ( eletroventilador).
O sistema de ventilação do condensador tem que ser OBRIGATORIAMENTE balanceado com o resto do sistema de ar condicionado para que aja a correta troca de temperatura ( quente/ frio ).
Leo Cabral,
Ai em Fortaleza você encontra o eletroventilador original para o Samurai? O meu está parado e o hélice está pesado mesmo girando com a mão.
Estive olhando os furos de fixação do eletroventilador no suporte original , ele é triangular , e bem parecido com o do santana, gol...
Desde já agradeço.
Lucas Jardim
24/02/2009, 21:34
Bom o meu e 95 e o ar é tão gelado que a noite temos que desligar porque ´´gela até o osso ´´ !!!!
25/02/2009, 00:30
Leo Cabral,
Ai em Fortaleza você encontra o eletroventilador original para o Samurai? O meu está parado e o hélice está pesado mesmo girando com a mão.
Estive olhando os furos de fixação do eletroventilador no suporte original , ele é triangular , e bem parecido com o do santana, gol...
Desde já agradeço.
Sim , você encontra o original na auto eletrica Zé Baiano , procure o Cleber. Ele tem para prontra entrega.
Rua Pe Mororó, 2409
Benfica - Fortaleza - CE
Tel: (85) 3283-2443
http://www.apontador.com.br/local/ce/fortaleza/eletroeletronicos/4WH9WS9L/auto_eletrica_ze_baiano___benfica.html (http://www.apontador.com.br/local/ce/fortaleza/eletroeletronicos/4WH9WS9L/auto_eletrica_ze_baiano___benfica.html)
Helio Gomes Lentz Junior
25/02/2009, 16:29
Leo,
Você teria o endereço e o telefone?
Grato,
olá mir000,
Boa Léo!
Não sabia disso!!!
Mas até que o meu ar melhorou bastante só coma troca do gás...
Acho que a troca do filtro secador e a limpeza do evaporador deve melhorar 100% até em trânsito lento...
[s]
Rodrigo Medeiros
14/03/2009, 12:33
Resumindo - O ar condicionado não faz diferença nos Samurais Canvas 92 a 95, porque praticamente não funciona...É isso ?
Tenho um 95 canvas... realmente o ar no pingo do meio dia dava um trabalho para esfriar, principalmente quem anda atrás... como um ano depois da compra (2003) eu tirei a capota de vez, tirei o ar-condicionado e o mesmo está guardado aqui ocupando espaço... Quanto vale um conjunto do ar do samurai completo(falta só o gás creio)?
abraço
Rodrigo Medeiros
17/03/2009, 18:02
Tenho um 95 canvas... realmente o ar no pingo do meio dia dava um trabalho para esfriar, principalmente quem anda atrás... como um ano depois da compra (2003) eu tirei a capota de vez, tirei o ar-condicionado e o mesmo está guardado aqui ocupando espaço... Quanto vale um conjunto do ar do samurai completo(falta só o gás creio)?
abraço
Não faço idéia...assim como não tenho conhecimento de quais peças seriam necessárias para reativar esse seu aparelho demontado em um Samuca originalmente sem ar...mas na hipótese de que venha pra mim uma versão sem ar, eu teria interesse no conjunto sim...alguem aí tem idéia de quais componentes são necessários para "transplantar"esse sistema do colega para um outro Samurai originalmente sem AR ??
leo cabral
17/03/2009, 20:34
alguem aí tem idéia de quais componentes são necessários para "transplantar"esse sistema do colega para um outro Samurai originalmente sem AR ??
Para essa operação você vai precisar:
-Ventoinha
-condensador
-Compressor
-acumulador/desitrador
-Evaporador
-Eletroventilador
-Tubos de expansão (3)
-suporte do compressor
- chaves de start e velociade do painel
- fusivel de 15amperes
desses itens acredito que só não tenho os botões do painel, porque estão no lugar... e não pretendo deixar o buraco... hehe
abraços
brandtoffroad
30/03/2009, 14:43
Sim , você encontra o original na auto eletrica Zé Baiano , procure o Cleber. Ele tem para prontra entrega.
Rua Pe Mororó, 2409
Benfica - Fortaleza - CE
Tel: (85) 3283-2443
http://www.apontador.com.br/local/ce/fortaleza/eletroeletronicos/4WH9WS9L/auto_eletrica_ze_baiano___benfica.html (http://www.apontador.com.br/local/ce/fortaleza/eletroeletronicos/4WH9WS9L/auto_eletrica_ze_baiano___benfica.html)
Ô Leo. Eu gostei daquela adaptação do eletroventilador que voce fez no seu Samuca. Acho que o meu está padecendo do mesmo problema, visto que no trânsito parado, o ar começa a esquentar isso acontece aqui em BH, estou pensando em mandar o Samurai pra Fortaleza, aí já viu né?...Fiz a medição do gás e o rapaz me dissse que estava tudo perfeito, tanto é que quando o carro ta andando o ar gela pra caramba. Mas o ventilador parece realmente que está "cansado". Só uma dúvida, quanto custou aquele ventilador universal que você comprou? E aonde vc encontrou ai em FLZ?
leo cabral
30/03/2009, 21:18
Ô Leo. Eu gostei daquela adaptação do eletroventilador que voce fez no seu Samuca. Acho que o meu está padecendo do mesmo problema, visto que no trânsito parado, o ar começa a esquentar isso acontece aqui em BH, estou pensando em mandar o Samurai pra Fortaleza, aí já viu né?...Fiz a medição do gás e o rapaz me dissse que estava tudo perfeito, tanto é que quando o carro ta andando o ar gela pra caramba. Mas o ventilador parece realmente que está "cansado". Só uma dúvida, quanto custou aquele ventilador universal que você comprou? E aonde vc encontrou ai em FLZ?
Ola brandtoffroad,
A realidade de preços de Fortaleza é bem diferente de BH mas de qualquer forma comprei o eletro ventilador na Autopeças Padre Cícero por R$ 180,00.
Localização da auto peças Padre Cícero em Fortaleza-CE:
http://www.pecicero.com.br/lojas/fotos/mapa_1.jpg
Foi muito fácil a adaptação.
Abaixo segue fotos da colocação:
http://img21.imageshack.us/img21/9459/02012009144.jpg
http://img27.imageshack.us/img27/5975/02012009146.jpg
http://img4.imageshack.us/img4/9199/02012009147.jpg
http://img8.imageshack.us/img8/5339/02012009148.jpg
JEFFCATUNDA
31/03/2009, 00:30
matheus... esse eletroventilador do Leo..vc pede cooler generico de C P U.....hehehehh hh h heh
Boa noite pessoal,
Bem, estou criando este tópico para me apresentar e buscar com vocês indicação de uma boa oficina especializada em ar-condicionado, um bom posto de molas e uma oficina de lanternagem aqui em Belo Horizonte.
Bem pessoal desde novembro que compartilho com vocês a mesma paixão pelo Suzuki Samurai, comprei o carro de uma pessoa do seu segundo dono que o comprou de uma concessionária Suzuki quando o mesmo ainda era vendido novo.
A dona conservou muito bem do carro, e esta com muito original.
Comprei o carro mais para andar na cidade e uma para a uma chacara que temos.
Assim que comprei o carro retirei toda aquela forração do piso. para poder limpar e conhecer melhor o carro, foi quando eu vi um inicio de ferrugem no fundo do carro do lado do passageiro, entrei aqui no forum e li que esse carro após tempo de uso folhas e terra bloqueiam a drenagem de agua do sistema de ar-condicionado, o que faz a agua cair nos pes do passageiro e como o carro ainda estava com a forração de feltro a agua ficava abafada ali. E li tambem que alguns desmontaram o painel para limpar todo o sistema.
E foi o que eu fiz, e depois de muito tempo e vários dias consegui desmontar todo o painel do carro com o sistema de ventilação. E acreditem tinha muito folha e barro, nâo tinha a menor condinção de passar agua por ali.
A unica coisa que eu não mexi foi no evaporador que fica naquela caixa de plástico sobre os pés do passageiro, ali eu só abri a caixa para ver a situação. E então levei o carro em uma oficina especializada para retirar o evaporador limpa-lo e colocar gas novamente. Para minha tristeza o serviço não ficou da forma com eu gostaria, deram uns amassados no evaporador furaram a caixa de plastico para prender as tampas e por ai vai.
Por isso estou pedindo a indicação de vocês para ver se eu termino o serviço para poder fechar tudo e poder andar novamente com o carrinho
Vou ler aqui como faço para postar fotos para mostrar o carro para vocês e o serviço que tô fazendo
Abraço
https://picasaweb.google.com/109492894166281272973/Samurai#5569973167355439458
https://picasaweb.google.com/109492894166281272973/Samurai#5569973166474230178
Eduardo Alemão
05/02/2011, 09:00
Bem vindo.
Quando comprei meu Samurai, ai mesmo em BH, no ano passado a primeira providencia que tomei foi leva-lo ao "arrumador" de ar-condicionado. O cara trocou uma pecinha que não lembro o nome e trocou o gás. Ficou excelente. Umas semanas depois decidi mandar fazer uma limpeza no sistema. O cara tentou daqui, tentou dali e acabou desistindo.... Disse que é bem complicado abrir aquele negócio todo, e assim acabou limpando só a tubulação mais externa do ar. Na mesma ocasião pedi pro cara destravar as chaves direcionadoras do fluxo de ar, coisa que também ele não conseguiu fazer pois segundo ele o sistema funciona via umas varetinhas que estariam enferrujadas e não havia forma de troca-las...
Isso pra dizer que o ar condicionado do Samurai é um negéocio bem complicado...
Boa sorte ai.
Obrigado pelas boas vindas Eduardo.
Pois é, o pior é que a parte mais dificil que era de desmontar tudo e limpar eu ja fiz.
Se quiser dicas ai pra desmontar e limpar tudo e só falar. Dá muito trabalho mas fica uma belza.
Agora arrumar uma boa oficina de ar-condicionado ta dificil. Hoje eu passei o dia desamassando as aletas do evaporado que o "arrumador" de ar-condicionado que eu levei me fez o favor de amassar.
Po Eduardo tenho uma historia pra te contar esse seu samurai que voce comprou com o Robson, quase que foi meu, eu vi o carro mas quando fui la para comprar voce ja tinha pegado. Parabens cara esse crro ta muito bonito.
To tentando postar fotos do meu, que tenho no picassa, mas nao to conseguindo.
Abraço
Eduardo Alemão
06/02/2011, 20:31
Grande coincidência!
Olha, é bem fácil colocar fotos aqui. Basta elas estarem em algum lugar qualquer na internet (Flickr, Picasa, etc). Vc copia o endereço dela (que vai ser algo tipo assim: http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/AIG_BH-BSB_2010_00147Version2.jpg ). Ai aqui na mensagem mesmo clica no botão "inserir imagem" e cola o endereço da foto.
Lucas Kta
07/02/2011, 23:17
Obrigado pelas boas vindas Eduardo.
Pois é, o pior é que a parte mais dificil que era de desmontar tudo e limpar eu ja fiz.
Se quiser dicas ai pra desmontar e limpar tudo e só falar. Dá muito trabalho mas fica uma belza.
Agora arrumar uma boa oficina de ar-condicionado ta dificil. Hoje eu passei o dia desamassando as aletas do evaporado que o "arrumador" de ar-condicionado que eu levei me fez o favor de amassar.
Po Eduardo tenho uma historia pra te contar esse seu samurai que voce comprou com o Robson, quase que foi meu, eu vi o carro mas quando fui la para comprar voce ja tinha pegado. Parabens cara esse crro ta muito bonito.
To tentando postar fotos do meu, que tenho no picassa, mas nao to conseguindo.
Abraço
oi juca, blz!? cara, eu vou querer as dicas aí pra desmontar... vc desmontou todo o painel? o eduardo tb já postou que fez isso aqui, mas sinceramente pra mim parece bastante complicado mexer nestas coisas - não prática, e depois se estragar algo vou ficar puto demais! - então preciso de uma ajuda.
Qto ao ar do samurai, o fabil, que faz parte aqui do fórum, tem uma página onde tem um tutorial pra dar uma limpada em ar condicionado. Tem também todos os contatos de coisas para samurai aqui em BH. procura com ele.... ô fabil, dá a luz aí....:-D
Tudo bom Lucas? Cara eu desmontei todo o painel, não ficou nada. Eu também fiquei com receio de desmontar e dar algo de errado, más ficar com o carro, com ar condicionado ruim e molhando o pé do carona, não dava pra mim.
E entre eu mesmo fazer o serviço, com paciência e com tempo, ou deixar em alguma oficina pra fazer, eu preferi eu mesmo fazer, porque ao menos se estragar alguma coisa eu vou saber.
Pô eu tentei falar com o Fabil por MP, pedindo umas dicas, mas acho que ele não tem entrado ultimamente, porque eu ainda não recebi nenhuma resposta.
Não sei se estou fazendo algo contra as regras do fórum, mas como tentei postar as fotos que coloquei no picasa e não consegui, segue o link para quem quiser dar uma olhada no painel desmontado.
https://picasaweb.google.com/109492894166281272973/Samurai#
Arturyus
10/02/2011, 11:07
Juca, o meu está com o mesmo problema... quando chove, cria uma cachoeira nos pés do passageiro. Eu comecei a desmontar o painel, mas acabei desistindo e agora, depois de ver suas fotos, é que eu tenho certeza que não terei coragem de fazer isso.
O problema, de fato, é encontrar alguém que tenha paciência para fazer esse trampo bem feito...
Eduardo Alemão
11/02/2011, 12:28
Tudo bom Lucas? Cara eu desmontei todo o painel, não ficou nada. Eu também fiquei com receio de desmontar e dar algo de errado, más ficar com o carro, com ar condicionado ruim e molhando o pé do carona, não dava pra mim.
Putz, eu não passei do painel de instrumentos quando resolvi abrir o meu.... Belo serviço Juca!
Lucas Kta
23/02/2011, 18:14
E entre eu mesmo fazer o serviço, com paciência e com tempo, ou deixar em alguma oficina pra fazer, eu preferi eu mesmo fazer, porque ao menos se estragar alguma coisa eu vou saber.
Pô eu tentei falar com o Fabil por MP, pedindo umas dicas, mas acho que ele não tem entrado ultimamente, porque eu ainda não recebi nenhuma resposta.
Não sei se estou fazendo algo contra as regras do fórum, mas como tentei postar as fotos que coloquei no picasa e não consegui, segue o link para quem quiser dar uma olhada no painel desmontado.
https://picasaweb.google.com/109492894166281272973/Samurai#
oi juca, foi mal, só estou vendo hoje.... cara, sua foto 15 é desanimadora! quanta peça pra desmontar e encaixar novamente... haja tempo tb.... demorou quanto tempo fazer isso? mas realmente estava preciando hein.... acho que o meu deve estar no mesmo patamar de sujeira.... belo trabalho...
vc cobra quanto pra fazer no meu samurai? :grin:
Obrigado Eduardo. To precisando é tirar umas fotos do meu assim igual você tirou do seu azulzinho.
Po lucas eu não cobro n. Mas se você precisar de um parceiro ai pra ajudar a desmontar é so falar cara. pra desmontar foi uns 2 dias, mas anotando as peças desmontando com paciência, primeira vez é fogo né.
Agora eu fiquei interessado foi nesses passeios que tenho visto que você ta fazendo, como é o esquema para participar.
Lucas Kta
27/02/2011, 23:25
Obrigado Eduardo. To precisando é tirar umas fotos do meu assim igual você tirou do seu azulzinho.
Po lucas eu não cobro n. Mas se você precisar de um parceiro ai pra ajudar a desmontar é so falar cara. pra desmontar foi uns 2 dias, mas anotando as peças desmontando com paciência, primeira vez é fogo né.
Agora eu fiquei interessado foi nesses passeios que tenho visto que você ta fazendo, como é o esquema para participar.
vlw a força juca...agora é tirar 2 dias da vida pra fazer isso... dureza...os passeios é só participar lá do tópico de passeios leves bh e região. tem erro não - quando alguém combinar algo lá é só colocar seu nome e ir... a turma é muito boa....
abs.
Leonardo Sellani
30/03/2023, 16:22
Boa tarde,
Tenho um Samurai 97.
Foi feita a revisão do ar condicionado original.
O compressor esta funcionando muito bem e gelando. Porém o ar interno não esta muito gelado.
Acho que agora o problema é por sujeira na evaporadora (que fica embaixo do porta luvas na parte interna do caaro) que não esta trocando calor de forma eficiente.
DÚVIDA:
É possível remover a caixa que protege a evaporadora para fazer uma limpeza?
Não consegui identificar parafusos ou presilhas para soltar a caixa.
Ola, Da pra fazer a retirada sim. Sem tirar o painel. Mas vai ter que tirar o gás do ar condicionado, pois é preciso soltar a tabulação dele la na parede corta-fogo. Depois solta a caixa que fica aparafusada e seu chicote. Abre as presilhas e só lavar. Cuidado para não danificar a válvula de expansão do ar que fica ali dentro.
Boa tarde,
Tenho um Samurai 97.
Foi feita a revisão do ar condicionado original.
O compressor esta funcionando muito bem e gelando. Porém o ar interno não esta muito gelado.
Acho que agora o problema é por sujeira na evaporadora (que fica embaixo do porta luvas na parte interna do caaro) que não esta trocando calor de forma eficiente.
DÚVIDA:
É possível remover a caixa que protege a evaporadora para fazer uma limpeza?
Não consegui identificar parafusos ou presilhas para soltar a caixa.