Conectar

Ver Versão Completa : Calço para carroceria

Ismar Leal Machado
17/01/2009, 20:32
amigos tive a informação de que os calços da carroceria não deveriam ser de borracha ou outro material, disseram-me que o correto é que estes calços devem ser de ferro mesmo, caso contrário o carroceria ficaria toda "solta" digo assim, balançando demais.
eu quero colocar um calço de 2" aqui constumam fazer de pneu, gostaria de ouvir a opinião dos mais experientes..
agradeço a todos que puderem ajudar...
obs:
custo de cada calço feito de borracha de pneu: 8,00 reais.

trovãojeep
17/01/2009, 21:19
existem muitos mais os melhores mesmo são os de pneu, não tem jeito, a viatura fica mais macia , não deixando de ficar firme...

cRiPpLe_rOoStEr
17/01/2009, 21:28
calço de metal é mau negócio, vai forçar demais a carroceria... vai no de pneu mesmo...

Ismar Leal Machado
18/01/2009, 12:52
amigos! vcs acreditam que da para eu ir trocando aos poucos em casa mesmo? digo assim trocar uns 4 ou 5 sem necessidade de retirar toda a carroceria? digo isto porque tenho pouco tempo e talvez para trocar todos de uma única vez demore muito...tem algum macete para se fazer ou é só ir tirando o velho e colocando o novo?
desculpe as perguntas assim tão simple, é que eu queria eu mesmo fazer, creio que seja prazeroso poder eu mesmo cuidar desta parte mais simples...

trovãojeep
18/01/2009, 21:14
amigo jeito tem so que vai ser mais trabalhoso, retira a carroceria e troca todos de uma vez (se estiverem todos ruins é claro)

Admir
19/01/2009, 18:05
Gostaria de ver a opinião de quem tem o kit Top Kids instalados na sua Rural... Se ficou bom msm. Em q melhorou....

Joao Carlos Portela
21/01/2009, 12:06
Com relação aos calços top kits não melhorou em nada e ainda com 6 meses de uso já estão todos quebradiços (esfarelando) péssima qualidade

mimo
21/01/2009, 13:09
Amigos, na minha cherosa troquei os calços de borrachapor nylon, jafaz mais de ano e ta tudo bem, o problema do pneu é pque ele vai amassando a acaba soltando o parafuso

Tchê 4x4
21/01/2009, 15:14
Amigos, os calços da Haragana são de tecnill, ficaram muito bons e não quebram. Mas já houve amigos que me disserem que não é bom enrijecer a carroceria no chassi, pois pode ocasionar rachaduras...

Alguem aí sabe se isso procede?...

Pedro Bachir
21/01/2009, 15:31
amigos tive a informação de que os calços da carroceria não deveriam ser de borracha ou outro material, disseram-me que o correto é que estes calços devem ser de ferro mesmo, caso contrário o carroceria ficaria toda "solta" digo assim, balançando demais.
eu quero colocar um calço de 2" aqui constumam fazer de pneu, gostaria de ouvir a opinião dos mais experientes..
obs:

use como calço de carroceria o coxim do motor do opala... 2 polegadas e testado e aprovado por muitos jipeiros! :concordo:

Pedro Bachir
21/01/2009, 15:34
Amigos, os calços da Haragana são de tecnill, ficaram muito bons e não quebram. Mas já houve amigos que me disserem que não é bom enrijecer a carroceria no chassi, pois pode ocasionar rachaduras...

Alguem aí sabe se isso procede?...

olá,

com os calços de tecnil a tendencia de aparecerem trincas é maior do que com os calços de borracha......

Pedro Bachir
21/01/2009, 15:47
Ismar,

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=458&highlight=cal%E7o+carroceria

da uma lida nesse tópico, é sobre cj's mas se aplica a rural tb... aqui em lavras tem uma rural com coxim de motor de opala...

o meu está com calço de radiador de merdeces q tem por volta de 1,5"....

[]

Tchê 4x4
21/01/2009, 16:39
Pois é amigos... Depois das opiniões pessoais e daqui vou providenciar assim que puder os calços de borracha, pois tbm fiquei meio assim com a questão de enrijecer a estrutura.

Zé Renato
21/01/2009, 18:12
Os calços de carroceria, servem para sustentar e amortecer contra impactos.Êles devem sêr de material não rígido 100%, deve haver uma certa capacidade de absorção de choques protegendo a carroceria e o "foreves" dos ocupantes.No caso de usar material rígido como nylon borracha de pneu,nunca mais vc trocará calços mas terá de trocar de carroceria e o "foreves" :!: :parede:

CAIOROQUE
21/01/2009, 20:30
Usei calço de motor de opala ma cortei os parafusos e furei para passar parafuso inteiriço, motivo ? Já houve um caso em BH de rural cheia de maluco que em declive tombou de lado e a carroceria ficou e o chassi voltou. Este é o caso que me contaram quando me viram com os coxins de opala, mas tem alguma logica pois estes coxins são feitos para suportar peso por cima e não para segurar o peso, de qualquer forma fiz do jeito que expliquei e acho mais seguro.

José Augusto
21/01/2009, 21:55
Utilizo calços de carroceria de caminhão volvo, não é barato mas...

Denilsom
22/01/2009, 12:36
Colegas os coxim do motor do Opala fica bom, essa historia que Rural soltou se a carroçarria do chassi nao acredito eu uso na minha Rural tem mais colegas que usam.

Pedro Bachir
22/01/2009, 19:21
Usei calço de motor de opala ma cortei os parafusos e furei para passar parafuso inteiriço, motivo ? Já houve um caso em BH de rural cheia de maluco que em declive tombou de lado e a carroceria ficou e o chassi voltou. Este é o caso que me contaram quando me viram com os coxins de opala, mas tem alguma logica pois estes coxins são feitos para suportar peso por cima e não para segurar o peso, de qualquer forma fiz do jeito que expliquei e acho mais seguro.

os calços q uso tem construção semelhante ao de opala e jah tombei o jeep :mrgreen:, qdo desvirou não aconteceu isso não...

Ronaldo Petri
23/01/2009, 05:14
Eu tirei os calços de nylon que estavam na minha rural e coloquei uns de borracha que eu mesmo fiz, com aqueles tarugos que se compra em lojas de artefatos de borracha, mas para colocar calços de borracha é bom ter um diâmetro razoável e não ser muito alto, pois há risco do calço entortar, deslocando a carroceria para algum lado. Eu sou um pouco teimoso e os meus são de 2 3/4 de polegada por 2 1/2 de diâmetro, mas sempre fico de olho nas trilhas. Para colocar calços de borracha tem que tomar alguns cuidados, pois por ser um elastômero, na hora de apertar as porcas, você consegue apertar até onde você quiser....rs....pois ela deforma, então é bom usar boas porcas e parafusos e também deixar o tamanho do calço um pouquinho maior para que na hora que apertar, coseguir o tamanho certo do calço para a viatura. Com os calços de borracha diminuiram bastante as vibrações, ficou muito confortável, ma sempre fico desconfiado em trilhas se os calços não vão entortar. Por isso acho que os melhores calços mesmo são de PU.

Ronaldo Petri
23/01/2009, 05:39
amigos! vcs acreditam que da para eu ir trocando aos poucos em casa mesmo? digo assim trocar uns 4 ou 5 sem necessidade de retirar toda a carroceria? digo isto porque tenho pouco tempo e talvez para trocar todos de uma única vez demore muito...tem algum macete para se fazer ou é só ir tirando o velho e colocando o novo?
desculpe as perguntas assim tão simple, é que eu queria eu mesmo fazer, creio que seja prazeroso poder eu mesmo cuidar desta parte mais simples...

Amigo, os meus eu mesmo troquei. Primeiro tem que soltar todas as porcas e depois com um bom macaco da uma levantadinha na carroceria perto de cada calço e assim vai substituindo um a um, mas tem que tomar cuidado pois o tamanho dos novos calços devem ser idênticos aos antigos. E outra, é um trabalhinho da peste, alguns calços são muito desajeitados de soltar e sempre acontece de ter um parafuso enferrujado para ajudar. Depois que substituiu todos, aí é só começar a apertar. Não faça sem desapertar todas as porcas antes.

JCJ
24/01/2009, 15:31
Utilizei o coxim do motor da F1000, como calço de carroceria.

Não trava a carroceria porque o parafuso não é passante.

Fotos da peça, do serviço executado e os códigos do coxim nas seguintes mensagens 136, 139, 257.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=38528 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=38528)

[ (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=38528&highlight=coxim+motor)]´s
JCJ

Tchê 4x4
26/01/2009, 14:41
Eai JCJ, como fica com os caxins da F1000???... Vc já usou os do Opala, sabe me dizer as diferenças e qual o melhor?...

Valeu!

JCJ
27/01/2009, 08:14
Eai JCJ, como fica com os caxins da F1000???... Vc já usou os do Opala, sabe me dizer as diferenças e qual o melhor?...

Valeu!

Fica muito bom ! Já fizemos isso em uns 8 jeeps e todos aprovaram a modificação !

Nunca usei o coxim do Opala, usava os calços de PU vendidos em lojas, mas é muito duro e o parafuso é passante.

No meu alem de colocar o coxim da F1000, reforcei o assoalho que vai receber o parafuso, era muito fina e amassa com facilidade.

[]´s
JCJ

Ismar Leal Machado
27/01/2009, 08:21
alguem sabe me dizer quanto custa o coxim da f 1000, ou mesmo do opala?
quem usa o coxim, coloca usado ou novo?

Zé Renato
29/01/2009, 18:22
Pessoal, sem querer criar polêmica e desfazer a solução de que usa coxim ao invés de calços. :mrgreen:

O uso do coxim, num primeiro instante funciona bêleza, talvez melhor que o calço. O problema virá com o tempo, pois o coxim não avisa quando vai quebrar, e quando quebra não segura a carroceria sob o chassis, diferente do calço que receca,racha mas segura a mesma pêlo parafuso.Pôr esse motivo é que o fabricante usa calços e não coxim! :discordo:

Agora que quiser correr riscos... :pipoca:

Tchê 4x4
29/01/2009, 20:44
Também já pensei nisso amigo Zé, e concordo que o calço é mais forte, mas acontece uma coisa: Com o coxim a carroceria força menos e o conforto interno é maior, pois "joga" melhor. E no caso da Rural, são vários coxins (18 se não me engano), ou seja, não vai estourar os 18 ao mesmo tempo, é só fazer a manutenção correta e ir cuidando...

Se falei alguma bobagem os amigos que me corrijam, e já me digam que tempo dura um coxim, como o da F1000, por exemplo...

JCJ
30/01/2009, 08:00
Pessoal, sem querer criar polêmica e desfazer a solução de que usa coxim ao invés de calços. :mrgreen:

O uso do coxim, num primeiro instante funciona bêleza, talvez melhor que o calço. O problema virá com o tempo, pois o coxim não avisa quando vai quebrar, e quando quebra não segura a carroceria sob o chassis, diferente do calço que receca,racha mas segura a mesma pêlo parafuso.Pôr esse motivo é que o fabricante usa calços e não coxim! :discordo:

Agora que quiser correr riscos... :pipoca:

Infelizmente nem tudo que o fabricante colocou linha Willys era bom !!

É simplesmente impossível quebrar um coxim, estando ele na função de calço de carroceria. Ainda mais que são uns 12 pontos de apoio no CJ e uns 19 na F75. Sendo que a lataria não pesa nada !

O coxim é usado pra segurar o motor da F1000. Que pesa pra cacete, mais de 300 Kg e são apenas 2 !

Também não tenho nada contra quem usa um ou outro e respeito sua opinião, mas descordo de tudo que vc escreveu !

Principalmente quando fala `` agora quem quiser correr riscos``.

Vc já viu alguma carroceria soltar, estando ela presa por calço ou coxim :?:

Vc ja viu algum coxim ressecado e quebrado, estando ele na função de segurar a carroceria :?:

O fabricante então deveria ter colocado calço no motor, já que o coxim resseca e quebra !! :parede:

Vc já testou os dois tipos :?:

Nós já e aprovamos o coxim !!

[]´s
JCJ

Pedro Bachir
31/01/2009, 12:36

Valeu!

a construção dos dois é semelhante, o de f-1000 parece ser 0,5" maior q o de opala.....

alguem sabe me dizer quanto custa o coxim da f 1000, ou mesmo do opala?
quem usa o coxim, coloca usado ou novo?

novo!!!! não é caro não....

LauroZAP
10/02/2009, 22:32
Quem usa coxim de opala no motor, tambem usa uma especie de grampo que os opalas 4 cil usavam junto aos coxins do motor ?

Para que servem aqueles grampos ?

Marcos Venicio Jankowski
28/02/2009, 08:25
Olá Amigos

Tenho em amigo que coloca suporte motor scania, ele diz que são fortes, bons e resistentes, mas ainda não fiz para dar o veredito, talvez alguem ai tenha mais informações.

rafaelsouza
03/03/2009, 12:15
Com relação aos calços top kits não melhorou em nada e ainda com 6 meses de uso já estão todos quebradiços (esfarelando) péssima qualidade

Amigos Meu Nome é Rafael e sou da Top Kits, rastreei esta mensagem pelo google, a alguns dias enviei uma MP para o João Carlos mas não obtive resposta, por iso resolvi escrever aqui.

Temos como principal objetivo a satisfação dos nossos clientes, e aqueles que frequentam o forum em outros tópicos sabem que os comentarios sobre os topkits são sempre positivos, gostaria sinceramente de saber mais sobre esta situação, pois não recebi nenhuma reclamação por telefone ou e mail, talvez vc tenha adquirido os topkits em alguma loja revendedora, gostaria de saber mais informações para poder resolver a situação, pois com a penas 6 meses como disse em sua postagem vc ainda tem garantia do material, por favor entre em contato pelo contato@topkits.com.br, espero sinceramente poder mudar sua opinião a nosso respeito

se alguém tiver algum outro tipo de contato com o João Carlos por favor me envie

muito grato

Tchê 4x4
03/03/2009, 14:39
:) Muito bom Rafael! É de empresas preocupadas com o consumidor que precisamos. Se todos fossem assim com certeza o mercado seria outro!...

:) Quanto aos calços, coloquei os coxins da F1000 na Haragana e por enquanto visualmente ficaram muito bons. A altura tá excelente!!!...

To loko pra ver andando agora...

Carvalho
04/03/2009, 01:12
Como comprei o kit do Rafael, fiquei preocupado.....entretanto, já uso a mais de um ano e até agora blz.

Cássio
05/03/2009, 13:07
Sempre usei no jeep e nas minhas pick ups calços feitos de correias de borracha. São feitos de borracha com lona e vendidos em metro, é pra a vida toda. Para quem não conhece essas correias são usadas em engenhos e serrarias onde tem transmissão por polias planas. É so cortar no tamanho desejado e empilhar quantas forem presciso para obter a altura necessária e fazer o furo.

Alexandre Souto
05/03/2009, 14:33
OLA PESSOAL, ontem comprei materia prima para fazer meus calços. Um tarugo de polyurethane dureza 90 shore, diam. ext. de 50MM (medida do calço que estava lá) e comprimento total de 700MM. Dara para fazer todos com 1 1/2" de altura. Oque que vcs acham?

Alguem tem alguma sugestao ou critica?

obrigado!!!

RogérioNunes
05/03/2009, 19:20
Amigo Ismar, aí vai a opinião de quem usa calço de borracha a 5 anos na F75 nas mais diversas situações, digo trilhas, passeios, estrada ect, etc.
Uso calços do motor opala/chevete e nesse tempo todo nenhum rompeu-se, a absorção de vibração/ impactos é excelente e pela quantidade o risco da cabine soltar-se e caso de capotamento como alguém aí já comentou é mto remoto.Mas como seguro morre sempre de velho, furei 4 deles e coloquei parafuso passante mas por puro desencargo de consciência.
A única ressalva que faço qto a esses calços é qto a rigidez estrutural da cabine no caso das F's e rural em pisos mto desnivelados o que a LONGOOOOOOOOO PRAZO PODE provocar a folga/trinca nas partes parafusadas como pára lamas,frente, ect...mas nada que desabone o seu uso.
Minha viatura anda em média 50 a 80 km diário fora as aventuras de fim de semana e repito : Nesses 5 anos de uso nunca tive problemas com calços de carroceria.
Acredito que toda opinião é válida e sempre podemos tirar algum proveito delas....Mas uma coisa é uma viatura que anda só nos fins de semana e olhe lá...isso não serve como base para avaliar durabilidade de adaptação.
Uma outra opção é uma borracha lonada usada com o batente em feixo de molas de caminhões e carretas, já usei em 2 engesas e o resultado é mto bom tb.
abraço

obs:

Daniel Rohde
05/03/2009, 19:57
Excelente idéia Cásio, tenho Quilômetros dessas corrêias, hehehe
como tu cortou elas? qual diâmetro? e que altura tu deixou (quantas)?
abraço

Sempre usei no jeep e nas minhas pick ups calços feitos de correias de borracha. São feitos de borracha com lona e vendidos em metro, é pra a vida toda. Para quem não conhece essas correias são usadas em engenhos e serrarias onde tem transmissão por polias planas. É so cortar no tamanho desejado e empilhar quantas forem presciso para obter a altura necessária e fazer o furo.

RogérioNunes
05/03/2009, 20:26
Para quem não quer usar os coxins, uma ótima opção são essas borrachas lonadas usadas para batente de suspenção de caminhôes e carretas. Achas-se em postos de molas e é barato.

Cássio
07/03/2009, 17:21
Olá Daniel,
eu corto as correias com serra para ferro, aquelas com arco de mão, também pode ser na serra fita ou serra tico-tico. Eu faço elas quadradas porque é mais fácil, mas isso é você quem decide. O diâmetro deve ser feito de acordo com o ponto de apoio ou do tamanho das de borracha originais. Quanto a altura eu coloco quantas são necessárias para que a carroceria fique com todos os pontos de apoio nivelados ou o mais próximo disso e mantendo uma altura semelhante a dos calços originais, para não haver muitoas alterações em pontos como pedais, coluna de direção, acionamento da tração, etc.
Um abraço.

Marcos Venicio Jankowski
19/03/2009, 22:33
Olá caros amigos

Pretendo trocar os calços da minha Xerosa (Rural) e vou colocar suportes do motor do Scania que foi indicado por um mecânico de Orleans - SC e vi em uma F-75, ficou show, mas gostaria de algumas dicas pois como os meus calços praticamente não existem mais ou estão com 1 cm de altura o que tenho que mexer em outras partes como pedaleira, volante etc., pois gostaria de fazer esta troca em minha garagem.

Obrigado

Marcos.

Tchê 4x4
20/03/2009, 09:28
:smile: Amigo, eu coloquei os coxins do motor da F1000 e ficaram muito bons, na altura perfeita e com muito mais conforto interno, pois "jogam" mais que os calços de PU.

:concordo: Quanto a altura, se vc colocar calços mais altos é bom verificar a posição da barra de direção, cabos de embreagem, acelerador e freio, fios eletricos e tudo mais que podem esticar, pois com a suba da carroceria podem esticar ou arrebentar...

Alexandre Souto
20/03/2009, 10:47
Pessoal, estes sao os calços que mandei fazer, comprei material e fiz em minha propria empresa, saiu mto barato.

Como nao sei do comportamento deles qto a amortecimento, segui sugestao do Sr. Joao que esta montando a FOrDINHA, (como inumeras coisas a meu gosto) sera um teste, se nao gostar trocarei.

Segue anexo a foto dos 18 (sim, vao sobrar alguns de reserva) que mandei fazer.

[]'s

Daniel Rohde
26/05/2009, 19:16
Salve salve, meus amigos
Tenho uma certeza e duas dúvidas
Certeza: vou fazer meus próprios calços de carroceria.
Dúvida: Uso as laterais de pneu de trator/caminhão... Ou corrêias (fitas) de armazém com várias lonas (como o cássio fez, acima)?

Quero deixar com no máximo 5cm. Se for de pneu vão 2 ou 3 pedaços;
Se forem corrêias, vão no mínimo 7 camadas.
A lateral do pneu de um caminhão por exemplo não sería macia demais?
Tantas "camadas" de borracha de corrêias não ficaría ruim?

o que vcs acham?

lucas.sanches
26/09/2010, 16:30
Tchê 4x4,

Boa Tarde,

Estou instalando os calços do motor da f1000 na minha F75.Não sei se é o mesmo caso da Rural, mas o calço que ficará na frente do carro o parafuso é curto e não atravessa toda a chapa. Você teve este mesmo problema? Se sim como resolveu?

Obrigado

Tchê 4x4
27/09/2010, 13:38
Lucas te mandei email!!!...

Como disse não tive esse problema, mas acredito não ser nada dificil de resolver, talvez até soldando um parafuso mais comprido em cima resolva, se der posta umas fotos pra vermos... Qualquer coisa me avisa. Abraço.

santistadoente
28/09/2010, 09:35
Estou usando eles a 9 meses............:mrgreen:
No começo vc tem que ir regulando a pressão deles, mais agora estabilizou, e nem se compara com PU!
Ficou macia a suspensão!:concordo:

santistadoente
29/09/2010, 09:08
Acho que da para dar uma idéia deles instalados!

Marco-Maga
30/09/2010, 22:39
Eu to colocando calços originais,

Mas to colocando 2 cada para ficar com 2" ou seja 5cm de altura.

Parafusos novos com porca auto-travante.

Na traseira da cabine tive que colocar 3 calços para a cabine ficar no prumo.

Ah!! Cada calço ta com 4 arruelas.

Segue fotos.

Abs.

Kakiko
27/10/2010, 16:59
Eu to colocando calços originais,

Mas to colocando 2 cada para ficar com 2" ou seja 5cm de altura.

Parafusos novos com porca auto-travante.

Na traseira da cabine tive que colocar 3 calços para a cabine ficar no prumo.

Ah!! Cada calço ta com 4 arruelas.

Segue fotos.

Abs.

Ola Marco

Estou pensando em colocar calços mais altos na minha tambem pois meus pneus estao pegando no paralama quando viro o volante...Meus pneus são iguais os seus (235/70/16)
Minha ideia é colocar calços de 5 cm para levanta-la +/- 2,5 cm no total... Voce teve que alterar muita coisa para isso (alavanca de tracao, pedal de freios e embreagem, tubulacao do tanque, fiacao eletrica, coluna da direcao, cabos de freio de mao, etc)?
Voce poderia me passar detalhes do que precisou ser feito?
obrigado

lucas.sanches
27/10/2010, 22:40
Coloquei os coxins do motor da F1000. Realmente ficou muito alta a carroçeria, do jeito que eu queria. O unico problema que eu tive, foi alongar o parafuso do calço em baixo do radiador. Não tenho fotos por enquanto porque ela ta no meca e não tenho como tirar fotos. Mais o resultado ficou muito bom.
Pra levantar ela tive que remoldar a chapinha embaixo dos pedais porque pega, e soltar a coluna de direção pra poder subir bastante o suficiente pra entrar os coxins.

Pra quem quiser como referencia é o Suporte Rei - R 161. Coxim dianteiro do motor F1000. Paguei em uma loja em Poços de Caldas 15 reais cada.

Assim que tiver fotos eu colocarei.

Att

Marco-Maga
27/10/2010, 23:43
Ola Marco

Estou pensando em colocar calços mais altos na minha tambem pois meus pneus estao pegando no paralama quando viro o volante...Meus pneus são iguais os seus (235/70/16)
Minha ideia é colocar calços de 5 cm para levanta-la +/- 2,5 cm no total... Voce teve que alterar muita coisa para isso (alavanca de tracao, pedal de freios e embreagem, tubulacao do tanque, fiacao eletrica, coluna da direcao, cabos de freio de mao, etc)?
Voce poderia me passar detalhes do que precisou ser feito?
obrigado

Kakito,

Os seus pneus não são iguais aos meus não..

Os meus são (265/75/16) ou seja com a recapagem virou um 33"

Com os calços que coloquei não precisa alterar nada na F

Coloquei esses de 5 cm que da 2,5"

Os meus pneus só pegam um pouco no chassi quando esterço tudo, mas isso é só costume e não atrapalha.

Qq coisa to por aqui...

Abs.

Tchê 4x4
28/10/2010, 09:05
Também uso os coxins da F1000 como calços e recomendo, realmente ficam muito bons e cumprem o papel de trabalhar a carroceria sem problemas de trincas no futuro.

Kakiko
28/10/2010, 12:15
Kakito,

Os seus pneus não são iguais aos meus não..

Os meus são (265/75/16) ou seja com a recapagem virou um 33"

Com os calços que coloquei não precisa alterar nada na F

Coloquei esses de 5 cm que da 2,5"

Os meus pneus só pegam um pouco no chassi quando esterço tudo, mas isso é só costume e não atrapalha.

Qq coisa to por aqui...

Abs.

Ops...digitei errado as medidas dos meus pneus...o correto é 265/70/16.:parede:

Meus pneus estao pegando um pouco no para lamas quando esterço, vou colocar calços de 5cm entao... acho que isso vai ajudar a resolver ou pelo menos minimizar esse problema.:concordo:
obrigado
obrigado

Fornara
28/10/2010, 21:42
Esse negocio do modelo do calço, depende do uso que se vai dar a viatura tambem! Eu to reformando a minha F-75 para uso urbano, não faço trilhas, então vou colocar calços de borracha mesmo que fica bem confortável, e são baratos. A fabrica projetou as viaturas sem prever que seria usadas em trilhas né!! Por isso acho valido que se usem calços mais resistentes neste caso. Mas a discussão tá boa!!:palmas:

bruno de paula
11/11/2010, 13:37
Tenho 15 desses calcos de motor de f 1000 sobrando.
Se houver algum interessado, vendo a preco de banana.

Marco-Maga
11/11/2010, 15:12
Tenho 15 desses calcos de motor de f 1000 sobrando.
Se houver algum interessado, vendo a preco de banana.

bruno,

Vc tem foto, eles ja vem com os parafusos?

Abs.

PALU 75
11/11/2010, 15:37
Esse negocio do modelo do calço, depende do uso que se vai dar a viatura tambem! Eu to reformando a minha F-75 para uso urbano, não faço trilhas, então vou colocar calços de borracha mesmo que fica bem confortável, e são baratos. A fabrica projetou as viaturas sem prever que seria usadas em trilhas né!! Por isso acho valido que se usem calços mais resistentes neste caso. Mas a discussão tá boa!!:palmas:
Fornara eu discordo de vc quando diz que essas viaturas não foram feitas para " trilha ", na época em que elas foram lançadas o " asfalto " era coisa pra poucos usarem, e as versões 4x4 eram justamente para os q precisavam de um veiculo que pudesse transitar em pécimas estradas (trilhas) com muitos atoleiros e etc.
É só a minha opinião.

reslima
11/11/2010, 16:09
Comprei coxins de 5cm na cooperativa aqui da cidade. São coxins de "alguma coisa" de colhedeira. :mrgreen:
Aproveitei o embalo pra comprar também parafusos, arroelas e porcas.
Tudo isso e mais 2 litros de óleo 90 por 53 conto!! bão demais!!!
[]´s

bruno de paula
11/11/2010, 19:59
bruno,

Vc tem foto, eles ja vem com os parafusos?

Abs.

não tenho. os parafusos são cravados na pça. vai com porcas travantes. são praticamente novos.

Marco-Maga
12/11/2010, 00:14
não tenho. os parafusos são cravados na pça. vai com porcas travantes. são praticamente novos.

Bruno,

Tem foto e preço?

Abs.

bruno de paula
19/11/2010, 18:30
Bruno,

Tem foto e preço?

Abs.

pessoal, respostas por mp, obrigado.