Conectar

Ver Versão Completa : Reservatório Extra p/ Fluído de Freio

Fabiano-SL
02/10/2004, 00:47
Olá amigos!

Preciso da ajuda de vcs para montar um reservatório extra de fluído de freio para o meu cj3b.

Como ele está com o sistema original de freios (não pretendo trocar), é muito difícl verificar o nível do fluído e fazer a reposição. Gostaria de colocar um reservatório auxiliar em um local mais acessível.

Perguntas:

Tenho que fazer dois furos na tampa do reservatório do cilindro mestre original, e colocar um respiro e a ligação com o reservatório auxiliar, correto? Veja no desenho "tosco" se está correto....

Que tipo de material uso para fazer a ligação e o respiro, pode ser com aquelas mangueiras de combustível???

aguardo dicas...

[]´s

Mauro B.
02/10/2004, 02:05
Oi Fabiano!

Meu cj5 tem reservatorio extra e não me lembro de existir esse respiro. Se não me engano o reservatorio é do Fusca (se é que existe no fusca isso!). As mangueiras são de plástico transparente comum.... :P É barbada de ver o nível do reservatorio pq a cor dele é um branco quase transparente....nem precisa tirar a tampa! :wink:

Ah, esse reservatório é a melhor coisa que tem!!! :D

[]'s

Fabiano-SL
02/10/2004, 11:00
Olá mauro!

Para descer o fluido do reservatório auxiliar, tem que sair o ar do reservatorio do cilindro mestre, ok? que vc acha??

Antes de postar esta minha dúvida eu comprei e instalei o reservatório auxiliar (do fusca tb). A ligação eu fiz com um tubo plástico trasparente...sem respiro (até o momento não sei se necessário). Tudo instalado, fui jantar..quando voltei p/ guardar as ferramentas, cheio de fluido no chão! o tudo de plastico rachou bem na conexão com o reservatorio auxiliar...a conexao do reservatório auxiliar (fusca) é cônico! (o seu tb é?).

Pessoal:

Alguém mais tem reservatorio auxiliar??
Como foi instalado??

[]´s

Alessandro Henrique
02/10/2004, 11:49
Colegas,
O "respiro" normalmente é feito através da tampa do reservatório. Utilize uma mangueira de boa qualidade, com parede espessa. Normalmente mangueiras finas tentem à se deformar com o calor e são vulneráveis a danos.
Sds.

Tatão
02/10/2004, 11:52
cara, tem q ficar experto, a tampa do burrinho mestre original tem um furinho minusculo que serve como respiro, para fazer essa adaptaçao tem q tapar o furo...
o respiro q vc fez no desenho é desnecessario, mas a tampa do reservatorio do fusca(igal dede garrafa PET) tem que ter um furinho para o fluido poder descer quando vc pisa no freio

Thiago Rodeghel
02/10/2004, 11:52
Já existe um kit desses pronto :D

Comprei o meu na Agromotor :wink: , mas acho q nas outras lojas tem esse kit a venda 8) .

Vem o reservatório, mangueiras, a tampa e suportes, tudo prontinho para adaptar :lol: .

Falou
[s]

Eduardo Velo
02/10/2004, 14:49
Já tentei entender pq o reservatório dos CJs antigos ficam naquela maldita posição , mas ainda não consegui ...
Imaginem numa guerra começar a dar problema no freio e ter que tirar a tampa rapidinho pra encher o reservatório , além de ficar cheio de barro o tempo todo ainda tem que ter uma chave pra tirar a tampa ...

[]s... totalmente a favor do reservatório extra ...

Fabiano-SL
02/10/2004, 19:02
Thiago Rodeghel

Como é o kit que vc comprou, é tipo o meu desenho? tem suspiro no reservatório do cilindro mestre? Será que não precisa mesmo??

[]´s

leopoldo
02/10/2004, 19:07
Caro Eduardo,

Mais um pouco de história:

É que nos jeeps antigos existia uma janela de acesso no assoalho......é isso memso.....uma tampa parafusada que dava acesso à tampa do cilindro mestre.

Mais uma vez, os fabricantes - para facilitar nossa vida - removeram a janela......afinal, quem imaginou que teria uma legião de jeepeiros(as) fazendo estrepulias em tudo que lado do jeep???????

Eduardo Velo
02/10/2004, 19:43
Valeu a pesquisa ae Leopoldo ...
Outra coisa que fica me encucando é o espaço entre o banco e os pedais , Americano sempre foi alto , pq será que deixaram essa distância tão curta até o último CJ fabricado ???
Qto ao freio , esse kit que o Thiago colocou deve ser a melhor opção mesmo , Kit já é testado e aprovado ...

[]s...

leopoldo
02/10/2004, 20:13
Porque era assim ?????

Pode ser que o recruta médio não fosse tão alto assim.

Na verdade o POBREMA dos caras é o dimensional lateral, em geral.

E sobre esse kit.....ele evoluiu da garrafinha de vidro para a de plástico, inclusve a tampa do cilindro mestre.

Esse kit existe desde que me conheço por gente.

Mas eu mal cheguei a usar porque o meu CJ tinha a janelinha no assoalho e quando me deu os 5 minutos coloquei pedaleira flutuante.

Thiago Rodeghel
02/10/2004, 20:42
Thiago Rodeghel

Como é o kit que vc comprou, é tipo o meu desenho? tem suspiro no reservatório do cilindro mestre? Será que não precisa mesmo??

[]´s

Fabiano

É igual ao seu desenho, exceto q não tem suspiro. Vem a tampa com furo e a saída p/ o reservatório, mangueira, braçadeiras, suporte do reservatório, reservatório e parafusos :D . Vc só precisa de furadeira, brocas, chave de fenda e... o básico... boa vontade :wink: 20 min, vc faz o serviço!!!

Acho q não precisa de suspiro, a única coisa q fiz, era não encher todo o reservatório, deixava um pequeno espaço para o ar :roll: .
Tem um colega meu q tem um kit novinho na caixa, vou perguntar para ele se não quer vender, ok. Enquanto isso ligue nas lojas e pergunte o preço atual :wink:

Thiago Rodeghel
02/10/2004, 20:47
Valeu a pesquisa ae Leopoldo ...
Outra coisa que fica me encucando é o espaço entre o banco e os pedais , Americano sempre foi alto , pq será que deixaram essa distância tão curta até o último CJ fabricado ???

[]s...

Essa eu não sei...

Mas que ele é divertido para se dirigir, é 8) 8) :lol: !!! Vc acaba acostumando rapidinho!!! nem percebe certos detalhes :wink:

Mas acho tbm q o $$$ final do Jeep, tinha de ser baixo por exigência do exercito :roll: , por isso acho q fizeram o básico mesmo.

[s]

Fabiano-SL
02/10/2004, 22:55
Na Donatti tem o kit!

http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=10745

Eu paguei $7 pila no reservatório do fusca (igual ao do kit) aqui no RS.. ficou em menos de 10,00 pila tudo!

Como eu já tenho tudo comprado...vou colocar mãos a obra....

Perguntas:

Que tipo de manga uso??

Não precisa o respiro do cilindro mestre ( o que tinha vira a junção com o reservatório extra) e o respiro MINÚSCULO do reservatório extra fica como está....

é isso!

Marcos ET
02/10/2004, 22:59
Pow gente, eu coloquei o reservatório da Kombi, o pino nao é conico... colquei e nunca deu problema, nem tem respiro!

Peguei a tampa do reservatório original, furei e coloquei um pedaço da tubulação de freio que eu tinha guardada (uns 5Cm de tubo), aih eu "espetei" ele na tampa, coloquei aquela mangueira transparente (que o pessoal bota na linha de combustível e que fica amarela e dura depois de alguns meses) ligando até o reservatório e pimba! sem mistério...

Detalhe, o pessoal daki joga fora este reservatório, eu nao gastei mais q dois reais pra montar o sistema! hehehe

vai fundo, abre um buraco na tampa, e espeta o caninho aeh!

[]'s com reservatório auxiliar!

Mauro B.
02/10/2004, 23:55
Para descer o fluido do reservatório auxiliar, tem que sair o ar do reservatorio do cilindro mestre, ok? que vc acha??

Acho que é melhor não ter ar, mas se tiver acho que não tem problema. :wink:

(...)...a conexao do reservatório auxiliar (fusca) é cônico! (o seu tb é?).

Não sei te dizer isso pq meu jipe não está aqui em Porto Alegre.... :(

Resolvi pensar um pouco e nem precisa mesmo mais do respiro original. Vejam bem: o respiro original serve para entrar ar no reservatório a medida que o líquido de freio vai saindo desse reservatório. Instalando o reservatório extra, é ele que vai fornecer líquido de freio para o reservatório original, então é no reservatório extra que precisa de um respiro pra entrar ar! :D

É isso ae! Flw! :P

[]'s