Ver Versão Completa : Motor liga, dispara e corta...
lostensos
17/01/2009, 15:02
Pessoal me deem uma dica:
Meu CJ5, motor BF 161 ta com um comportamento entranho:
Ligo ele, ele começa a funcionar, vai aumentando a aceleração, estabiliza e depois
de alguns segundos a 1 minuto ele começa a falhar, pipocar e morre...
Vejamos:
Já limpei o carburador
Tem combustivel
O filtro de combustivel foi trocado
limpei o rotor, distribuidor, contatos das velas
A bobina tava muito quente... mas é normal certo? (pensei que era problema, mas
coloquei outra, liguei os cabos e o comportamento é o mesmo do motor...)
Se eu manter acelerado, no inicio ele funciona normal, depois de um tempo, da umas pipocadas...
Alguma dica do que pode ser? caburador, mistura, pane elétrica?
Grato
Pablo
Combustível adulterado?
Experimenta uma dessas "supra" de algum posto de confiança
Se o motor morrer de uma vez, rapido, é pane eletrica, se ele falhar pode ser a bomba de combustivel, nos BF quando ficam quentes a bomba pode falar, coloca um pano molhado nela e veja se melhora.
bobina não deve esquentar, se está esquentando ela não é a correta pra sua viatura, tem um topico aqui no forum falando sobre isso... só não lembro onde.... :pensativo:
cRiPpLe_rOoStEr
17/01/2009, 19:06
faz uma revisão geral da parte elétrica e aproveita para adaptar uma ignição eletrônica, e talvez uma injeção... a propósito: qual a quilometragem? de repente seja interessante fazer uma retífica...
lostensos
17/01/2009, 19:52
Bom, a eletrica é nova, foi feito tudo do zero a algum tempo...
A bobina fica muito quente... o que pode ocasionar uma bobina quente???
falha a faisca?? e a bomba de gasolina quente? para de injetar combustivel?
Grato
cRiPpLe_rOoStEr
17/01/2009, 19:55
bobina quente está perdendo corrente, dissipada em energia térmica... bomba de gasolina quente fica cheia de vapores que atrapalham o fluxo de combustível, ocasionando falhas...
quando o meu acontecia isso, foi depois que limpei o carburador, e o que estava de errado é que ficou um vazamento de gasolina no pistão e dava ecesso na cuba, acabou o vazamento ficou perfeito.
Antes de sair destruindo os fios vai no basico, carburador, velas, faça o teste varias vezer para ver se tem um padrão no problema.
lostensos
18/01/2009, 08:58
O engraçado é que, se eu acelerar, ele vai tipo voltando ao normal, mas pipocando ainda ae
da uma esticada, estabiliza e volta a pipocar e morre aos poucos....
Outro colega me disse p/ ver a tubulação e tanque de gasolina se tem sujeira... mas engraçado, a gasolina sai normalmente...
lostensos
18/01/2009, 09:02
wcas: onde e como posso ver se tem esse vazamento/excesso na cuba? como noto isso?
Eu tambem fiz recentemente revisão no carburador...
parte eletrica praticamente to quase descartando, pois se ficar acelerando, funciona... no inicio das partidas é que ele funciona legal... depois nas acelerações vc sente uns pipocos...
mas se acelerar bastante parece que fica normal, mas sem marcha lenta não tem jeito né...
lostensos, quando voce abre o carburador(DFV) tem aquele pistão que injeta gasolina, do lado dele tem uma valvula de passagem de ar que quanto o pistão é empurrado para mandar gasolina para a saida este pistão fecha, porem dependendo que como foi feito a limpeza, essa valvula pode ter sido amassada e quando o pistão empurra gasolina pelo canal ela vasa peva valvula.
Putz... meu Jeep ficou assim esse final de semana, mas é a bobina, refiz todo o motor, coloquei o modulo de iginição assistida do Marcelo, e como ele falou que mudando para a bobina vermelha melhoraria mais ainda, mudei, estava indo para o sitio e o motor morreu, a babina estava tão quente quanto o escapamento, vou voltar a bobina velha...
lostensos
18/01/2009, 23:18
Amanhã vou comprar um jogo novo de velas (tão cabonizadas!) e uma bobina nova, pois tudo ja tem uns 8 anos instalado no jipe... rs...
espero que de certo, depois posto aqui os resultados!
RBM, onde vc comprou a bobina e que marca e preço pagou? (sou de SJC tb)
Grato
Comprei na Operama mesmo, em SJC é o melhor lugar, mas essa bobina tem na Dispemec e Dipevale tbm, o custo dela quando cotei estava uns R$ 90,00 nos tres lugares. marca Bosh vermelha 067
Rafaminc
19/01/2009, 13:04
Amanhã vou comprar um jogo novo de velas (tão cabonizadas!) e uma bobina nova, pois tudo ja tem uns 8 anos instalado no jipe... rs...
espero que de certo, depois posto aqui os resultados!
RBM, onde vc comprou a bobina e que marca e preço pagou? (sou de SJC tb)
Grato
Eu comprei a KW e me arrependi, pois você vai precisar adaptar o resistor nela, senão esquenta e pifa. Aqui na minha cidade é um saco achar isso (vai gastar mais uns R$ 20,00 só na resistência). Tenta pesquisar no fórum sobre a do gol MI (2 fios). Tem no ML por um preço muito próximo da KW.
Quanto as suas falhas, eu esperaria o motor morrer e verificava três ítens:
1º veja se a bobina está muito quente.
2º Solta os parafusos da tampa do carburador e dá uma olhada se a cuba está cheia.
3º Caso esteja seca, retira a mangueira de combustível do carburador e tenta dar partida. Se a bomba estiver boa, vai mijar bastante gasolina (só coloca a mangueira dentro de uma garrafa pet ou balde, p/ não meter fogo no Jeep, hehe).
lostensos
19/01/2009, 22:46
Pessoal, comprei a bobina bosch 067 (a marflex dava p/ fritar um ovo) + 06 velas codigo NGK B6S e troquei no jipinho (estava a uns 7 anos com isso (nunca tinha visto as velas, desde quando instalei a primeira vez... :( agora inspecionarei e limparei sempre!!)
Bom, PENSEI que resolveria, pois isso é basico (tinha que fazer mesmo), mas o jipe continuou na mesma... então fui na dica dos colegas sobre carburador...
Desmontei e com ar comprimido limpei todos canais e pecinhas...
Montei e pimba! funcionou!!!
Creio que possa ter sujado com alguma porcaria do tanque... como que passa sujeira pelo filtro que instalei novinho????? (tinha umas sujeirinhas na cuba do carburador)
Agora duas duvidas:
como se limpa o tanque??? o que faço, que cuidados, o que uso? etc.
Surgiu tambem um probleminha meio off do tema.... fui furar o painel e o ponteiro do velocimetro CAIU devido a vibração.... como arrumo isso? como tiro o painel e tenho acesso ao ponteiro??
Grato!!!
Rafaminc
20/01/2009, 08:49
Se for o original, segue umas idéias:
O velocimetro não é difícil desmontar, só tem que tomar cuidado para marcar todos os bornes e seus respectivos fios na hora de tirar (usa uma fita crepe p/ escrever). Cuida também que um dos 4 parafusos que fixam o velocímetro serve de aterramento para os marcadores e lâmpadas. Eu inverti a polaridade neste fio e foi uma fumaceira quando liguei a chave geral.
Outro detalhe é a retirada da tampa/vidro, tem que pegar uma alicate de bico fino e ir entortando as bordas dessa tampa. Após arregassar um pouco a chapa é só pegar uma chave de fenda e forçar para abrir. Depois para remontar, pega uma alicate e entorta novamente a chapa para a sua posição original.
lostensos
20/01/2009, 13:16
Esse vidro não da p/ retirar com o velocimetro instalado não??