Ver Versão Completa : Grandes Altitudes X Motor Eletronico
PLanejando uma expedição para Bolívia/Peru , ouvi comentários de que os motores atuais , diesel eletronicos , como o do Troller MWM 3.0 E , não funcionam perfeitamente em altitudes superiores à 4.000 mts , entrando em "modo de segurança" e tornando na prática impossivel de continuar a viagem . Isso é verdade ? existe alguma solução ?
cRiPpLe_rOoStEr
17/01/2009, 05:34
além do turbo reduzir a perda de potência em altitudes, eu acreditava que a injeção eletrônica permitiria controlar melhor a queima mesmo em tais condições... mas se o motor eletrônico não se mostra adequado para a expedição por conta do "modo de segurança", talvez precise "chipar" o motor...
lucasgamba
19/01/2009, 17:11
além do turbo reduzir a perda de potência em altitudes, eu acreditava que a injeção eletrônica permitiria controlar melhor a queima mesmo em tais condições... mas se o motor eletrônico não se mostra adequado para a expedição por conta do "modo de segurança", talvez precise "chipar" o motor...
Amigos, o que seria esse modo de segurança e qunado ele é acionado? Pergunto isso, pois estava andando em uma praia e de repente senti o motor um pouco mais fraco.
Abraços
Dieselboy
19/01/2009, 18:30
A "grosso" (uiiiii) :mrgreen: modo, é um procedimento no qual a central eletrônica limita drasticamente a RPM, consequentemene a velocidade e o torque do motor, no intuito de preservar sua integridade.
Este modo e operação geralmente permite que, o veículo consiga se deslocar até um local de auxílio.
Até hoje não ouvi falar de problemas nos motores NGD em grandes altitudes. Eles irão perder potência como qq outro motor mas não ao ponto de entrar em modo de segurança. Porém vou pesquisar sobre isto.
Meu Troller já entrou duas vezes em modo de segurança, justamente por causa da temperatura elevada. Estava na estrada, voltando da trilha, quando de repente o motor perde a potência e o giro fica limitado a uns 2 mil rpm (se não me engano). Quando o motor esfriou, voltou tudo ao normal. Depois que lavei os radiadores, nunca mais tive problemas.
cRiPpLe_rOoStEr
19/01/2009, 20:35
proporcionalmente os motores turbo perdem menos potência que os aspirados em grandes altitudes...
JORGE DELMANTO
19/01/2009, 20:45
Ja fui até um vulcão no Chile, com 5600mts de altitude.
O unico veiculo q nao conseguiu chegar foram as L200, uma sport 2008 e uma normal, 2006. Nem tirando o filtro e ar para melhorar o rendimento deu certo...
Um Sorento tb sentiu, quimando embragem para subir num certo trecho.
Todos os Trollers, incluindo 2 com motor 3.0, e uma Xterra, com o 2.8, foram e voltaram sem problemas.
Todos os carros sentem a altitude...isso é normal!
Abç e boa viagem
Ja fui até um vulcão no Chile, com 5600mts de altitude.
O unico veiculo q nao conseguiu chegar foram as L200, uma sport 2008 e uma normal, 2006. Nem tirando o filtro e ar para melhorar o rendimento deu certo...
Um Sorento tb sentiu, quimando embragem para subir num certo trecho.
Todos os Trollers, incluindo 2 com motor 3.0, e uma Xterra, com o 2.8, foram e voltaram sem problemas.
Todos os carros sentem a altitude...isso é normal!
Abç e boa viagem
Para quem achava que os 2.8 ou 3.0 sentiam a altitude, está ai a resposta do Jorge.
Ja fui até um vulcão no Chile, com 5600mts de altitude.
O unico veiculo q nao conseguiu chegar foram as L200, uma sport 2008 e uma normal, 2006. Nem tirando o filtro e ar para melhorar o rendimento deu certo...
Um Sorento tb sentiu, quimando embragem para subir num certo trecho.
Todos os Trollers, incluindo 2 com motor 3.0, e uma Xterra, com o 2.8, foram e voltaram sem problemas.
Todos os carros sentem a altitude...isso é normal!
Abç e boa viagem
Caramba, eu sabia que havia perda de desempenho, mas não sabia que era algo assim tão drastico não!
JORGE DELMANTO
22/01/2009, 11:28
Abreu,
No curso da viagem, era vc começar a sentir uma leve dor de cabeça - causada pela falta de oxigenio em grandes altitudes - para reparar que o carro tb sentia no desempenho.
Como disse, os Trollers e a Xterra nao tiveram dificuldades (tinha 2.8 e 3.0). Porém as L200 foram uma decepçao!!
Um amigo q estava lá com a SPORT, assim q voltou, vendeu!!!
Abç
heartland
22/01/2009, 12:02
PLanejando uma expedição para Bolívia/Peru , ouvi comentários de que os motores atuais , diesel eletronicos , como o do Troller MWM 3.0 E , não funcionam perfeitamente em altitudes superiores à 4.000 mts , entrando em "modo de segurança" e tornando na prática impossivel de continuar a viagem . Isso é verdade ? existe alguma solução ?
Só por curiosidade. Quem te falou isso? Que viatura tem essa pessoa? Ela foi num lugar assim e sentiu tal falta de desempenho?
BoaTrilha
22/01/2009, 12:05
na verdade o "modo de segurança", é um algoritimo no modulo que teoricamente não deixa o seu motor ir pro espaço.
quando a descrepancia entre temperatura, rotação, ar ou queima sai muito fora da linha de equilibrio o motor reduz tudo ao minimo para evitar super aquecimento.
ou seja, pode até ser mesmo que um motor em grande altitude tenha entrado em "modo de segurança"..... mas acho até que isso depende do piloto, por exemplo, se o cara está com o pé embaixo, forçando o carro e por muito tempo sem ele "render", provavelmente seria um motivo para aquecimento e consequentemente "modo de segurança"
tendo um pouquinho de coerencia, acho dificil de qualquer coisa deste genero.
na verdade o "modo de segurança", é um algoritimo no modulo que teoricamente não deixa o seu motor ir pro espaço.
quando a descrepancia entre temperatura, rotação, ar ou queima sai muito fora da linha de equilibrio o motor reduz tudo ao minimo para evitar super aquecimento.
ou seja, pode até ser mesmo que um motor em grande altitude tenha entrado em "modo de segurança"..... mas acho até que isso depende do piloto, por exemplo, se o cara está com o pé embaixo, forçando o carro e por muito tempo sem ele "render", provavelmente seria um motivo para aquecimento e consequentemente "modo de segurança"
tendo um pouquinho de coerencia, acho dificil de qualquer coisa deste genero.
Mas em perfeitas condições de uso não há como fazer o motor do Troller esquentar.
Eu já atravessei desertos enormes de dunas, com mais de 40º, por coisa de 15 a 20min de 3ª reduzida forçando o motor ao máximo para não atolar, sem praticamente nenhuma ventilação frontal e a temperatura do Troller nunca passou do meio.
Nem do 2.8 nem do 3.0...
Nessa mesma situação a L-200 Sport não aguentava mais do que 15s com o pé em baixo. Isso mesmo, 15s e o ponteiro da temperatura dela encostava no máximo...
Não há por que o motor entrar em modo de segurança em grandes altitudes...
Como ja disseram, vai haver uma perda de potencia, mas isso não faz com que o motor entre em modo de segurança...
Abraços.
ramalho-vitoria
22/01/2009, 13:43
Prezados parceiros, principalmente ao Heibn,
Preliminarmente quero informar que não sei o que vem a ser "modo de segurança" pois na minha Nissan 2.8 eletronica acredito que não tenha esse dispositivo ou o mesmo seja transparente para um motorista normal.
Apenas aproveito a oportunidade para relatar um incidente ocorrido entre Paso de Jama e San Pedro de Atacama a aproximadamente 4600 metros de altura.
Geralmente as pessoas só contam os sucessos mas como no forum somos parceiros cabe relatar as dificuldades também.
Meu carro tem chip a mais ou menos 20.000 km. O desempenho é muito bom e recomendo. Nesta expedição também estava e continuo usando até hoje um produto chamado Teccom 10 que entre as coisas aumenta o nível de cetano e não deixa o diesel congelar na altitude.
O carro até dar o problema não apresentava nenhuma perda de potência. Quem já passou pela região entre Susques e Paso de Jama conhece as condições da estrada com trechos de retas maravilhosas. Acho até que o chip e diesel com o produto ajudavam nisso.
O problema que tive foi na turbina que trancou e causa provável foi uma inversão de um tubo da válvula aliviadora de pressão da turbina que fez com que a mesma se sobrecarregasse ocasionando o travamento. Essa situação era anterior inclusive a minha viagem e tal tubo deve ter sido trocado em uma resisão anterior.
Como aqui no Brasil e mesmo na viagem não tinha ficado tanto tempo em alta rotação do motor o defeito só se apresentou em condições extremas.
Resumo da ópera: Acredito que mesmo sem chip você não terá problemas e te desejo uma boa viagem.
Aproveito a oportunidade e gostaria de conhecer o seu trajeto a ser realizado. Meu E. mail é ramalholc@uol.com.br
delavega
22/01/2009, 19:25
heibn,
Fizemos uma expedição de Nova Prata - RS até Cusco - Peru em junhho deste ano. Fomos em 2 Troller 3.0 e uma Ranger 2.8 TGV. Passamos por Potosí (4200 m) - Bolívia, Chivai (4800 m) - Peru e Geisers Sol de Mañana - na Bolívia (4900 m).
Todos os 3 carros perdiam rendimento, mas nada alarmante. A Ranger fumaceava bastante a partir de 4000 m. Os Troller não mostraram qualquer mudança de comportamento, a não ser a perda de rendimento. O consumo também se manteve dentro dos 9 Km/L durante quase toda a viagem. Tenho a impressão que apesar da altitude diminuir o desempenho, o ar mais rarefeito proporciona menos arrasto e por isso o consumo se manteve estável. Talvez esteja dizendo uma grande bobagem.
Abraços, Diego
guilhermeludwig
23/01/2009, 00:54
Viajamos ate iquique no chile passando pelo atacama e chegamos proximo do vulcao licancabur (+ de 5000).
Foram 2 trollers 2.8; 1 troller 3.0; 1 xterra 2.8, 1 pajero sport 2007 AT tirada 1 semana antes da viagem.
Os 3 trollers e a xterra, fora a perda de potencia nao tiveram problemas (o motorista só sente mesmo a falta de potencia, eu disse MESMO, na arrancada).
O dono da pajero foi a concessionaria e explicou o que o motivo da compra era uma viagem por grandes altitudes. Foi instruido a levar oleo para a primeira troca dos 5 mil KM em Iquique e nada mais. Durante a viagem a pajeiro soltava muita, muita fumaça e a perda de potencia alem de evidente era irritante pois, sem filtro de ar e com o pé no fundo o carro nao passava de 30km por hora ( e com o overdrive ligado). No trecho mais ingrime quase tivemos que usar o cambao -em um carro de 1 semana de uso-.
Na volta o proprietario escreveu á fabrica e reclamou muito na concessionaria. Resultado: disseram que o carro como vinha de fabrica (Brasil) nao tinha sido projetado para tais altitudes, e que deveria ter sido previamente regulado para tais travessias.
A Pajeiro foi trocada por um troller.
heartland
23/01/2009, 08:35
Viajamos ate iquique no chile passando pelo atacama e chegamos proximo do vulcao licancabur (+ de 5000).
Foram 2 trollers 2.8; 1 troller 3.0; 1 xterra 2.8, 1 pajero sport 2007 AT tirada 1 semana antes da viagem.
Os 3 trollers e a xterra, fora a perda de potencia nao tiveram problemas (o motorista só sente mesmo a falta de potencia, eu disse MESMO, na arrancada).
O dono da pajero foi a concessionaria e explicou o que o motivo da compra era uma viagem por grandes altitudes. Foi instruido a levar oleo para a primeira troca dos 5 mil KM em Iquique e nada mais. Durante a viagem a pajeiro soltava muita, muita fumaça e a perda de potencia alem de evidente era irritante pois, sem filtro de ar e com o pé no fundo o carro nao passava de 30km por hora ( e com o overdrive ligado). No trecho mais ingrime quase tivemos que usar o cambao -em um carro de 1 semana de uso-.
Na volta o proprietario escreveu á fabrica e reclamou muito na concessionaria. Resultado: disseram que o carro como vinha de fabrica (Brasil) nao tinha sido projetado para tais altitudes, e que deveria ter sido previamente regulado para tais travessias.
A Pajeiro foi trocada por um troller.
Pelo visto estamos tendo varios exemplos das mits que pedem arrego. Sera que as toyota também???
Abraços orgulhosos do Troller
Jorge , em que altitude as L200 pararam e os outros continuaram ??
JORGE DELMANTO
27/01/2009, 17:55
Heibn,
Talvez tenha colocado errado a frase colocada.
Todos chegamos a Sao Pedro do Atacama. Os 3 Trollers, uma Xterra, uma Disco, a Sorento e as duas L200.
As duas L200 sofreram mais para chegar, a mais antiga 2005, carregada, nao passava de 80km/h.
O problema foi nos passeios, quer dos lagos Vulcanicos, onde a Sorento tb sofreu e mesmo reduzida queimou embreagem, q as duas nao conseguiram chegar!
Tb fomos visitar um vulção "El tatio", algo cerca de 5000mts de altitude, e voltamos e deixamos as duas no hotel!
Isso tudo já sem o filtro de ar, q eu tirei das duas para melhorar o rendimento!!!
Abç
Bailune1
27/01/2009, 17:56
Realmente esse motor 2.5 da Mit que equipa as L 200 Sport e as Pajeros Sport, sofrem bastante com a altitude.... Nesse final de ano, fizemos uma viagem para o Chile e chegamos a 4.900 metros, estávamos em uma Triton 3.2, um Troller 3.0 e uma Pajero Sport 2.5, o carro que mais sofreu foi a Sport, e o que teve melhor desempenho foi a Triton, o Troller também andou bem, não apresentou grandes problemas, apenas uma perda de potencia maior que da Triton. A Pajero Sport esquetou uma vez, tivemos que esperar e depois voltou ao normal.
Abs,
emilio astori
27/01/2009, 20:56
Realmente esse motor 2.5 da Mit que equipa as L 200 Sport e as Pajeros Sport, sofrem bastante com a altitude.... Nesse final de ano, fizemos uma viagem para o Chile e chegamos a 4.900 metros, estávamos em uma Triton 3.2, um Troller 3.0 e uma Pajero Sport 2.5, o carro que mais sofreu foi a Sport, e o que teve melhor desempenho foi a Triton, o Troller também andou bem, não apresentou grandes problemas, apenas uma perda de potencia maior que da Triton. A Pajero Sport esquetou uma vez, tivemos que esperar e depois voltou ao normal.
Abs,
Felipe,tô de olho...rapaziada o troller até rebocou essa triton hehehehehe se quiserem posto fotos e filmes abraços no velho...avisa a ele que vi uma triton com guincho tava dez...e ficou com visual muito legal abraços a todos...
ramonpoa
28/01/2009, 10:14
já perdi as contas de quantas vezes já cruzei a cordilheira, seja por passo de sico, passo de jama, passo de san francisco, tunel cristo redentor, região dos lagos, futaleufu, etc... etc...
se seu motor é eletrônico, ótimo, sofrem as que NÃO são, e não precisa chipar nem nada.
quando cruzava com uma ranger com motor maxion o negócio chegava a assustar, saía uma fuligem preta, mas em grande quantidade mesmo, e o motor perdia força, era a falta de ar no motor, o combustível era injetado as a quantidade de ar (oxigênio) era pouca para fazer a combustão.
quando cruzei de tracker, com motor eletrônico, pouco senti. Agora em dezembro cruzei os 4.850 metro de san francisco em uma pajero full 3.2 2008, nova, e NÃO senti absoutamente nada, nem fumaça preta saiu. DE Hilux SRV 2007, também, nada sofria. A perda de portência no motor eletrônico chega a ser sentida, mas em nada atrapalha a viagem.
No mecânico, nossa, só fumaça preta e não anda nada.
ou seja, os motores eletrônicos regulam a quantidade de combustivel que entra em face da oferta de oxigênio disponível. Uma beleza.....
o mesmo princípio vale para o carro a gasolina. Semrpe cruzei a cordilheira em motos injetadas, que nada sentiram. Já as carburadas, nossa, quanto trabalho, afogavam do nada.
Em casos extremos, alguns arriscam a tirar o filtro de ar. Dizem que funciona, eu não arriscaria.
Se tens motor eletrônico, vá sem qualquer problema.
JEFFCATUNDA
28/01/2009, 12:05
já perdi as contas de quantas vezes já cruzei a cordilheira, seja por passo de sico, passo de jama, passo de san francisco, tunel cristo redentor, região dos lagos, futaleufu, etc... etc...
se seu motor é eletrônico, ótimo, sofrem as que NÃO são, e não precisa chipar nem nada.
quando cruzava com uma ranger com motor maxion o negócio chegava a assustar, saía uma fuligem preta, mas em grande quantidade mesmo, e o motor perdia força, era a falta de ar no motor, o combustível era injetado as a quantidade de ar (oxigênio) era pouca para fazer a combustão.
quando cruzei de tracker, com motor eletrônico, pouco senti. Agora em dezembro cruzei os 4.850 metro de san francisco em uma pajero full 3.2 2008, nova, e NÃO senti absoutamente nada, nem fumaça preta saiu. DE Hilux SRV 2007, também, nada sofria. A perda de portência no motor eletrônico chega a ser sentida, mas em nada atrapalha a viagem.
No mecânico, nossa, só fumaça preta e não anda nada.
ou seja, os motores eletrônicos regulam a quantidade de combustivel que entra em face da oferta de oxigênio disponível. Uma beleza.....
o mesmo princípio vale para o carro a gasolina. Semrpe cruzei a cordilheira em motos injetadas, que nada sentiram. Já as carburadas, nossa, quanto trabalho, afogavam do nada.
Em casos extremos, alguns arriscam a tirar o filtro de ar. Dizem que funciona, eu não arriscaria.
Se tens motor eletrônico, vá sem qualquer problema.
O BOM DESTE FORUM É ISSO............
Sempre tem um colega que já passou por um problema parecido, ou vivenciou algo semelhante........
L E G A L !
guilhermeludwig
28/01/2009, 16:52
já perdi as contas de quantas vezes já cruzei a cordilheira, seja por passo de sico, passo de jama, passo de san francisco, tunel cristo redentor, região dos lagos, futaleufu, etc... etc...
se seu motor é eletrônico, ótimo, sofrem as que NÃO são, e não precisa chipar nem nada.
quando cruzava com uma ranger com motor maxion o negócio chegava a assustar, saía uma fuligem preta, mas em grande quantidade mesmo, e o motor perdia força, era a falta de ar no motor, o combustível era injetado as a quantidade de ar (oxigênio) era pouca para fazer a combustão.
quando cruzei de tracker, com motor eletrônico, pouco senti. Agora em dezembro cruzei os 4.850 metro de san francisco em uma pajero full 3.2 2008, nova, e NÃO senti absoutamente nada, nem fumaça preta saiu. DE Hilux SRV 2007, também, nada sofria. A perda de portência no motor eletrônico chega a ser sentida, mas em nada atrapalha a viagem.
No mecânico, nossa, só fumaça preta e não anda nada.
ou seja, os motores eletrônicos regulam a quantidade de combustivel que entra em face da oferta de oxigênio disponível. Uma beleza.....
o mesmo princípio vale para o carro a gasolina. Semrpe cruzei a cordilheira em motos injetadas, que nada sentiram. Já as carburadas, nossa, quanto trabalho, afogavam do nada.
Em casos extremos, alguns arriscam a tirar o filtro de ar. Dizem que funciona, eu não arriscaria.
Se tens motor eletrônico, vá sem qualquer problema.
E quanto as pajero sport e as L200 eletronicas citadas anteriormente pelo baixissimo desempenho?
ramonpoa
28/01/2009, 18:10
E quanto as pajero sport e as L200 eletronicas citadas anteriormente pelo baixissimo desempenho?
as l200 e as pajero sport não possuem motor eletrônico, quanto mais common rail, sofrendo, assim, muito, com a altitude....
também sofreriam as S10, Ranger, etc... sem o motor eletrônico.....
quanto ao motor das L200 esquentar..... bem.... aqui no fórum já tem uma dezena de tópicos relatando isso....
guilhermeludwig
31/01/2009, 16:08
as l200 e as pajero sport não possuem motor eletrônico, quanto mais common rail, sofrendo, assim, muito, com a altitude....
também sofreriam as S10, Ranger, etc... sem o motor eletrônico.....
quanto ao motor das L200 esquentar..... bem.... aqui no fórum já tem uma dezena de tópicos relatando isso....
Desculpa a ignorancia de minha parte, mas TODOS os motores diesel nao passaram a ser eletronicos a partir de 2006?
Nos fomos de troller 2.8 que teve o mesmo desempenho do troller 3.0?!
heartland
31/01/2009, 18:42
Desculpa a ignorancia de minha parte, mas TODOS os motores diesel nao passaram a ser eletronicos a partir de 2006?
Nos fomos de troller 2.8 que teve o mesmo desempenho do troller 3.0?!
Se ler o primeiro post do autor a dúvida era se o motor eletronico dava problemas em grandes altitudes.
Pelo que estamos vendo com os relatos dos colegas, nao passa de intriga da oposição rss
PLanejando uma expedição para Bolívia/Peru , ouvi comentários de que os motores atuais , diesel eletronicos , como o do Troller MWM 3.0 E , não funcionam perfeitamente em altitudes superiores à 4.000 mts , entrando em "modo de segurança" e tornando na prática impossivel de continuar a viagem . Isso é verdade ? existe alguma solução ?
Heibn,
Terça feira retornei após 34,5 dias de expedição pelos Andes (San Pedro de Atacama-Uyuni-Titicaca-Cusco-Nasca-Lima-Caral-Tacna-Iquique-Jujuy-Salta-Tucumán), eu na Defender com injeção mecânica e meu companheiro numa Toyota Hilux CD com injeção eletrônica. Rodamos muito acima de 4.000 m, chegando a 5.100 m como ponto máximo em Apacheta no Parque Nacional Eduardo Avaroa-Bolivia. Na Defender instalei um sistema de monitoramento sul africano de várias variáveis, entre elas da temperatura dos gases de combustão. Para facilitar a instalação do termopar e para não ter a preocupação de soltar alguma peça e danificar a turbina, o instalei no escapamento o mais perto da saída da turbina. O que pude observar é:
- As duas viaturas perdem potencia com a falta de O2 no ar, mais nada que atrapalhe a viagem.
-Fumaça preta nas arrancadas muito maior na Defender. O sistema inteligente eletrônico da Toyota consegue administrar a relação ar- diesel.
-O alarme por temperatura dos gases está programado para 550 °C, no Brasil em subidas em quinta marcha judiando do motor esta não é atingida, agora nas alturas o bicho pega. Aprendi a dirigir nas alturas, em subidas em que parece que o motor tem folga o alarme do EGT tocava, reduzindo a marcha de quinta para quarta, por exemplo, aumentando o giro do motor a temperatura voltava ao normal. Dependendo da inclinação e do comprimento da subida tinha que reduzir a velocidade e as marchas para manter a temperatura dos gases em um valor adequado. A temperatura d’água do sistema de refrigeração sempre se manteve em valores normais segundo o fabricante do motor.
- Poso concluir que com motor eletrônico se não tiver cuidado em circular a menor velocidade e giro maior que nas altitudes menores o motor entrará em alerta por temperatura. Motores mecânicos melhor seria outra regulagem para viver nas alturas e para motores envenenados em baixas altitudes, cuidado, poderão ficar pendurados nos Andes.
Desculpa a ignorancia de minha parte, mas TODOS os motores diesel nao passaram a ser eletronicos a partir de 2006?
Nos fomos de troller 2.8 que teve o mesmo desempenho do troller 3.0?!
Todos os carros, tirando os da Gambsubishi (L-200 Outdoor/Savana e Pajero Sport) estão com motores eletronicos.
A Gambsubishi ainda está com motor não eletronico, usando apenas bomba de combusitível elétrica.
É mais uma das coisas que só a Gambsubishi faz por você!
srgrande
02/02/2009, 21:45
Terça feira retornei após 34,5 dias de expedição pelos Andes (San Pedro de Atacama-Uyuni-Titicaca-Cusco-Nasca-Lima-Caral-Tacna-Iquique-Jujuy-Salta-Tucumán), eu na Defender com injeção mecânica e meu companheiro numa Toyota Hilux CD com injeção eletrônica. Rodamos muito acima de 4.000 m, chegando a 5.100 m como ponto máximo em Apacheta no Parque Nacional Eduardo Avaroa-Bolivia. Na Defender instalei um sistema de monitoramento sul africano de várias variáveis, entre elas da temperatura dos gases de combustão. Para facilitar a instalação do termopar e para não ter a preocupação de soltar alguma peça e danificar a turbina, o instalei no escapamento o mais perto da saída da turbina. O que pude observar é:
-O alarme por temperatura dos gases está programado para 550 °C, no Brasil em subidas em quinta marcha judiando do motor esta não é atingida, agora nas alturas o bicho pega. Aprendi a dirigir nas alturas, em subidas em que parece que o motor tem folga o alarme do EGT tocava, reduzindo a marcha de quinta para quarta, por exemplo, aumentando o giro do motor a temperatura voltava ao normal. Dependendo da inclinação e do comprimento da subida tinha que reduzir a velocidade e as marchas para manter a temperatura dos gases em um valor adequado. A temperatura d’água do sistema de refrigeração sempre se manteve em valores normais segundo o fabricante do motor.
- Poso concluir que com motor eletrônico se não tiver cuidado em circular a menor velocidade e giro maior que nas altitudes menores o motor entrará em alerta por temperatura. Motores mecânicos melhor seria outra regulagem para viver nas alturas e para motores envenenados em baixas altitudes, cuidado, poderão ficar pendurados nos Andes.
Ei, Hugo, explica melhor este sistema de monitoramento da sua Defender, pois me interessou.
Se achar conveniente, abra um tópico sobe ele.
Ei, Hugo, explica melhor este sistema de monitoramento da sua Defender, pois me interessou.
Se achar conveniente, abra um tópico sobe ele.
SRGRANDE,
Em http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49032&page=3
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31921&page=5
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31921&page=6
coloquei fotos e detalhes sobre o sistema Madman http://www.madman.co.za/
que utilizo.
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