Ver Versão Completa : Nivel de oleo dos diferenciais [IDEIA]
Pessoall!
Conversando com alguns amigos (donos de Jeep e donos de Pickups) e comparando os diferenciais do meu Willys e de uma D-20 percebemos que o nivel de oleo do diferencial da D-20 ultrapassa a base dos eixos, ou seja o oleo lubrifica tanto o diferencial quanto os eixos.
No caso do Jeep isso tambem acontece porem somente quando se faz curvas e o oleo vai para os eixos pois o nivel é bem abaixo da base do eixo.
Minha ideia seria aumentar o nivel de oleo nos diferenciais ate ficar aproximadamente 0,5cm de oleo dentro dos eixos.
Pergunto aos amigos mais experientes, isso poderia trazer problemas (vazamentos, contaminacao da graxa dos rolamentos) ou é uma ideia a se experimentar?
Aproveitei uma foto de algum usuario aqui do forum e fiz duas marcações para tentar explicar melhor a minha ideia.
Em amarelo é o nivel original, e em vermelho seria o novo nivel. A ideia seria abastecer atraves do respiro do diferencial que fica bem mais elevado.
http://img.photobucket.com/albums/v193/Dicezar/difed.jpg
Elmer_Jeep
16/01/2009, 12:57
o difícil vai ser esperar o óleo descer pelo furo do respiro...
o difícil vai ser esperar o óleo descer pelo furo do respiro...
Isso é o de menos obviamente, a duvida é quanto a possiveis "prejuizos"
Hudson Buck
16/01/2009, 16:34
Dic3,
`
Acredito que isso é uma modificação desnecessária. É algo como mexer no time que esta ganhando. A maioria dos Jeeps rodaram décadas sem muita manutenção (na melhor das hipótese trocava-se o óleo) é dificilmente dava problema. Logo, o sistema deve estar bem dimensionado. Quanto ao óleo ir para os eixos somente quando faz curva é um engano..... tente imaginar o tanto de óleo espirrando para todos os lados quando a coroa estiver rodando em uma velocidade considerável!!!! Tenha certeza de que irá entrar óleo em tudo que é canto. O maior nível de óleo também irá forçar mais o conjunto, pois a coroa enfrentará mais resistência ao passar pelo óleo. Também devera exigir mais dos retentores da ponta de eixo. Uma pergunta: para que lubrificar o eixo??? Em uma ponta ele esta apoiado na caixa de satélites, na outra em um rolamento.... o rolamento é selado e lubrificado nos jeeps mais novos (não sei se é assim abaixo de 76) então tudo que precisa de lubrificação esta dentro da bolota do diferencial. Suponho eu na minha ingenuidade.
Agora tentando resumir de uma forma leiga. O Jeep foi feito numa época em que os veículos deveriam precisar de pouca manutenção e durar muito, então se os projetistas disseram que esse era o nível necessário possivelmente é porque eles descobriram que não precisava de mais óleo para funcionar. Se a D20 usa mais óleo deve ser porque ela tem essa necessidade específica.
Abraços.
Pois é Hudson, o que eu pensei analisando com calma é que os Jeeps foram desenvolvidos para trabalhar sempre em velocidades baixas e trajetos curtos (trabalhar no mato, falando um linguajar mais simples). Hoje queremos o Jeep para deslocamentos mais longos e a velocidades mais altas (70 80 90Km/h). O que pensei com essa artimanha seria de manter os rolamentos e adjacencias em um regime de lubrificacao mais constante.
Hudson Buck
16/01/2009, 17:24
Até o início da década de 70 cruzava-se o país de jeep, depois começou-se a fazêlo de fusca também. Trajetos curtos são mais desgastantes para os sistemas mecânicos do que trajetos longos, pois os sistema poderá funcionar a maior parte do tempo fora da temperatura ideal de operação. Quanto a velocidade, pode ter certeza de que os rolamento foram projetados para aguentarem muito mais, o que não aguenta é a aerodinâmica e estabilidade de uma geladeira. O meu CJ5 quando era original andava a 90sem problemas.
Abraços.
Não é porque coloca mais óleo no sistema que a lubrificação melhora !
Tanto que na vareta do motor, tem lá nível mínimo e máximo ! Não é para colocar a mais !
Não sei se alguém leu algum manual de câmbio, mas a informação lá e clara ! Colocar apenas a quantidade recomendada de óleo na caixa, sob pena do excedente vazar pelos retentores !
Acho que é isso que vai acontecer no diferencial, o óleo que estiver na altura do retentor vi vazar para a tubeira !
Se quer uma lubrificação mais garantida, troque o óleo do diferencial com um intervalo mais curto, mas não altere o nível !!
[]´s
JCJ
Aproveitando o topico aberto, gostaria de tirar uma duvida.
Estava querendo trocar o oleo do meu diferencial, e não sei como faço isso. Da pra fazer isso sem tirar a tampa, pois a mesmo esta vedada dom silicone, não si se não tem vazamento porque esta bem feito ou porque ta sem oleo mesmo, por isso queria ver se conseguia remover o oleo que esta la(se tiver e colocar um novinho). Da pra fazer isso sem remover a tampa ??
Aproveitando o topico aberto, gostaria de tirar uma duvida.
Estava querendo trocar o oleo do meu diferencial, e não sei como faço isso. Da pra fazer isso sem tirar a tampa, pois a mesmo esta vedada dom silicone, não si se não tem vazamento porque esta bem feito ou porque ta sem oleo mesmo, por isso queria ver se conseguia remover o oleo que esta la(se tiver e colocar um novinho). Da pra fazer isso sem remover a tampa ??
WCAS
Nunca tinha reparado, mas não tem nenhum dreno mesmo, então acho que ou vc tenta tirar o oleo da mesma maneira como se coloca (talvez utilizando aquelas bombas a vacuo que tem em posto de gasolina) ou tirando a tampa mesmo..
vou tirar a tampa então, ai ja vejo como é que esta dentro.
O nivel de oleo é de 1,5 mesmo ?? qual oleo é mais usado, estes que estão comentando acima ?
Sergio Rocha
28/02/2009, 18:28
Pessoall!
Conversando com alguns amigos (donos de Jeep e donos de Pickups) e comparando os diferenciais do meu Willys e de uma D-20 percebemos que o nivel de oleo do diferencial da D-20 ultrapassa a base dos eixos, ou seja o oleo lubrifica tanto o diferencial quanto os eixos.
No caso do Jeep isso tambem acontece porem somente quando se faz curvas e o oleo vai para os eixos pois o nivel é bem abaixo da base do eixo.
Minha ideia seria aumentar o nivel de oleo nos diferenciais ate ficar aproximadamente 0,5cm de oleo dentro dos eixos.
Pergunto aos amigos mais experientes, isso poderia trazer problemas (vazamentos, contaminacao da graxa dos rolamentos) ou é uma ideia a se experimentar?
Aproveitei uma foto de algum usuario aqui do forum e fiz duas marcações para tentar explicar melhor a minha ideia.
Em amarelo é o nivel original, e em vermelho seria o novo nivel. A ideia seria abastecer atraves do respiro do diferencial que fica bem mais elevado.
O óleo que for para a tubeira, não tem nenhuma finalidade, ali não tem nada para lubrificar.O mais provável é que ele vaze todo pela ponta do semi eixo, contaminando a graxa dos rolamentos e indo parar dentro dos cubos traseiros.
O óleo do diferencial não vai para a tubeira quando se faz curva.Ele vai se o jeep tombar.
[]'
guilherme soares
28/02/2009, 18:41
O óleo que for para a tubeira, não tem nenhuma finalidade, ali não tem nada para lubrificar.O mais provável é que ele vaze todo pela ponta do semi eixo, contaminando a graxa dos rolamentos e indo parar dentro dos cubos traseiros.
O óleo do diferencial não vai para a tubeira quando se faz curva.Ele vai se o jeep tombar.
[]'
Falou tudo.
Assino e cuspo em baixo da assinatura!!
[]´s
RBM e WCAS...na parte debaixo do diferencial...bem em baixo tem um tampão, não tem cabeça, é como se fosse um alen, então procurem um buraco quadrado. Eu uso uma chave "pé de galo" para abrir o tampão.
Antes de comprar a pé de galo, eu usava a cabeça de um parafuso que encaixava perfeito ali e prendia na rosca do parafuso um alicate de pressão. Ai é só girar. Logico que deve estar um bocado grudado.
Dai tira o oleo, deixa escorrer umas 2 horas....aproveita e faz uma analise de urina nele...coloca o oleo num pote de sorvete branco....deixa descansando uns dias. Depois despeja o oleo e olha a borra que sobrou no fundo. Procura limalhas, no meu tinha uma miseravel farinha, muito fina de aço...
Cabe 1,7 litros. Uso oleo SAE90, GL5. Aqui em Curitiba na faixa de 9 reais o litro.
Depois de tudo, recoloque o oleo velhos nos tubos do oleo novo e leve num posto de gasolina e deixe la.
A ideia é encher pelo tampão de cima até transbordar, com o jeep em piso plano. Tome muito cuidado para não cair sujeira dentro do diferencial.
Para colocar o oleo lá, eu uso um tubo de mostarda, de 500ml, enche o tubo e espreme ele no tampão de cima. Em 4 ou 5 operações esta pronto.
Elmer_Jeep
06/03/2009, 18:09
edgar, nao são todas as carcaças D44 que possuem dreno.
[]'s
Sergio Rocha
06/03/2009, 18:42
Maneira simples.
Pegue uma garrafa de coca, corte perto do fundo.Prenda no bocal uma mangueira de uns 2 mts.Introduza ( ui) a outra ponta da mangueia no buraco do bujão.Vai adicionando óleo.Cuidado para não exagerar.
[]':concordo:
O loco Elmer....que troço macabro, ter que abrir a tampa do diferencial, trocar junta, correr o risco de entortar a tampa, de quebrar um parafuso, ser atacado pelo jaques.... Nunca vi um diferencial assim. Dai se abre uma vez, ja aproveitava e fazia um furo na carcaça e bota um parafuso ali. Acho que um M12 seria meio pequeno, mas como não se troca o oleo todo o dia deve ser suficiente. Talvez colocar um parafuso de carter...aqueles com imã.