PDA

Ver Versão Completa : Turbinar motor OM 364 prós e contras

vicentemelo
16/01/2009, 00:20
Pessoal, tenho uma Band 92, Longa, 4 marchas, toda original, estou estudando possibilidade para turbinar o motor (OM 364, MBenz 709), quais os prós e contras, custo x benefício desta "empreitada". Uso a Toyota 80% em terra (trabalho com passeios ecoturísticos em parque nacional, muita subida e descida, regime de giros geralmente no máximo 2000 rpm, velocidade média 40 km/hr) e 20% em asfalto. Qual o kit mais recomendado, e quais os cuidados necessários, depois da instalação. O motor está com 70 mil km originais, troco filtros de combustével a cada 3 mil km e filtro de óleo e óleo de motor a cada 7 mil km. Aguardo orientações, obrigado a todos

joão k. chikui
16/01/2009, 12:51
Vicente
Inicialmente acho que vc deve estar abastecendo num posto com oleo diesel sujo , pois só isso explicaria a necessidade de trocar filtro de diesel a cada 3000 km. Instale um pre-filtro com decantador de agua (de qq caminhão ou camionete) , sempre que aparecer alguma agua ,drene-a , e preservará seus filtros principais , a ponto de poder trocar a cada 10.000 ou até pouco mais.
A troca de oleo , na condição que vc usa ,considerado pesado(poeira , baixa velocidade , percursos pequenos ) , deveria ser uns 3 a máximo 4000 km, jamais 7000. Acho que 7000 somente em percursos longos e 100% asfalto.

Esse motor aceita muito bem um turbo , vai sustentar muito em subidas . A minha mesmo está turbo/intercooler há 9 anos e perfeitinha . O bom da band que vc aumenta muito o torque , mantém a economia e nada quebra.
Tem vários topicos aqui no forum sobre turbo.

Fe_jipeiro
16/01/2009, 16:44
Opa Vicente !

Tudo blza?!

Entao cara, seguinte ... Turbine seu motor sem medo ... A band fica outra, e muitooooo melhor.... existem tópicos onde já discutimos este assunto, sugiro q leia e tire suas conclusões. Em fevereiro agora faz 1 ano q turbinei e interculei a minha .. Não tenho pontos negativos não, pelo contrário ...

Espero ter ajudado ...

Abs,

elmestizo
16/01/2009, 16:55
Ops..

"acho que vc deve estar abastecendo num posto com oleo diesel sujo , pois só isso
explicaria a necessidade de trocar filtro de diesel a cada 3000 km"

Ou o tanque foi pro vinagre...

abrass

vicentemelo
16/01/2009, 18:50
Valeu pelas dicas João, o posto que abasteço é BR, o biodiesel é 100%, troco com 3mil o filtro por costume, ele sai limpinho, o pessoal do posta acha até bobagem minha, qto ao combustível sem problema. Agora a troca a cada 4mil do óleo lubrificante vou olhar com carinho. Obrigado tb pela dica do turbo, vou encarar..valeu amigão!

vicentemelo
16/01/2009, 18:51
Valeu Felipe, vou dar uma olhada nos tópicos e certamente vou encarar essa. Sua band tem a msm cor da minha..primas...rsss. valeu

vicentemelo
16/01/2009, 18:52
Vejo que vc gosta de lugares em nossa Minas Gerais, venha curtir algum dia nosso Parque Nacional da Serra da Canastra, veja o link da nossa pousada:
www.fazendinhadacanastra.com.br

vicentemelo
16/01/2009, 18:53
Valeu, mas o diesel é ok, troco a cd 3mil por costume, o filtro sai limpo, sem problema, é posto BR e biodiesel a 3%

Torezan
16/01/2009, 18:59
Caros colegas,
Concordo que a Band turbinada fica muito melhor na estrada e em viagens mais longas porém, para o regime de uso descrito pelo nosso colega (abaixo de 2000 rpm e menos de 40 Km/h) não vejo essa necessidade e acredito até que ela perderia performance em algumas ocasiões onde a turbina trabalhando pouco não fará diferença ou até mesmo pioraria o torque como já vi acontecer em alguns casos.
Se estiver errado, me corrijam.
Abraços,

Torezan
16/01/2009, 19:02
Valeu pelas dicas João, o posto que abasteço é BR, o biodiesel é 100%, troco com 3mil o filtro por costume, ele sai limpinho, o pessoal do posta acha até bobagem minha, qto ao combustível sem problema. Agora a troca a cada 4mil do óleo lubrificante vou olhar com carinho. Obrigado tb pela dica do turbo, vou encarar..valeu amigão!

Concordo que o lubrificante deve ser trocado em média a cada 4000 km. Eu acabo deixando mais (em torno de 7000 a 8000 km) em função da limpeza e aditivação que faço no sistema a cada troca.
Abraços,

vicentemelo
16/01/2009, 19:14
Vou checar todas informações, realmente o uso é constante, mas velocidade baixa e torque baixo, pois o trabalho é de visual, observação, por isso, este rítmo é usado. Em 90% da utilização apenas sou eu que dirijo. Em subidas com terreno pior (quase trilha) sempre uso reduzida para uma baixa velocidade e economia de embreagem. A utilidade do turbo começa a qtas rpms?

joão k. chikui
16/01/2009, 19:37
Depende da turbina que vc usar. Se colocar aquelas grandonas de caminhão ,fica com muito lag e só vai entrar a partir de 1700 a 1800 rpm . Se colocar pequena , já a 1200 rpm (com carga ) já começa a atuar.

Na verdade , uma bem instaladinha , até abaixa o regime de torque máximo.
Vicente , quando eu for aí para a Babilônia , vou dar uma esticadinha aí em Vargem Bonita , e , se até lá vc não tiver turbinado , deixo vc testar a minha CD.

Talvez , pelo seu tipo de uso , eu dispensaria o intercooler.

vicentemelo
16/01/2009, 21:28
Legal, João, esse mundo é pequeno, cara, vc conhece a Bab...que barato!sabe então por onde ando, ali é lugar! visual belíssimo e cd lugar escondido. Valeu mesmo pela dica, vou encarar, e qdo aparecer, passa aki pra tomar um café ou comer um torresminho...abçs

joão k. chikui
16/01/2009, 21:45
Vicente
Do Zé Bernardes, na Bab , onde bifurca um lado para Cach. do Quilombo , outro lado para a serra branca, tem uma trilha (eu chamo de galheiro), que corta para o rolador sem ter que ir na serra branca, conhece? Muito íngreme e com muitas pedras grandes para transpor .

Vicente , na minha próxima ida (10ª) , darei uma passadinha sim.

vicentemelo
17/01/2009, 07:12
Pefeito o lugar...vc conhece msm..semana passada tinha um Niva quebrado lá, deu trabalho p tirar, a gente tava descendo e não tinha espaço..como diz o mineiro "foi uma peleja". No verão tem que tomar cuidado com aquele ribeirão depois do colchete no Z.Bernardes, com enchente faz um belo degrau e acumula bastante areia. Atualmente o Rolador não passa ninguém (moto tá difícil) vamos dar uma geral lá, semana que vem. Tem outro roteiro através do Vale dos Canteiros (depois da cach quilombo) que saí no alto ao lado do Rolador (chama Serrinha do Zilomar) é mto legal. Quando vier me avise que te envio planilhas pelo mail.

Junior Toyota
19/01/2009, 17:05
Vicente,
Passa os valores da sua pousada no meu email:jccjunior@ig.com.br (casal e 02 crianças até 04 e 07 anos)
Ou posta para o pessoal do forum...

Abração
Junior

vicentemelo
19/01/2009, 22:41
Valeu Júnior, já tá no seu email.
Para o pessoal do forum, é só acessar:
www.fazendinhadacanastra.com.br (http://www.fazendinhadacanastra.com.br)
a gente envia detalhes das acomodações e diárias para cada email.
Informe quantidade de pessoas e datas pretendida.
O local do Parque Nacional da Serra da Canastra é maravilhoso e com várias opções
de passeios em 4x4.
ABç a todos

José Ordele
22/01/2009, 19:22
Vejo que vc gosta de lugares em nossa Minas Gerais, venha curtir algum dia nosso Parque Nacional da Serra da Canastra, veja o link da nossa pousada:
www.fazendinhadacanastra.com.br (http://www.fazendinhadacanastra.com.br)

belo lugar Vicente, vou incluir no meu roteiro.
saudações

vicentemelo
25/01/2009, 23:02
Valeu José, querendo conhecer a Canastra, fala com a gente e organizamos tudo.

nilto
31/12/2015, 15:49
tenho um 709 caminhao gostaria de turbinar qual kit de turbina eu devo usar o motor baixa um pouco de oleo sera que posso turbinar assim mesmo .

Sergio c
02/01/2016, 10:17
tenho um 709 caminhao gostaria de turbinar qual kit de turbina eu devo usar o motor baixa um pouco de oleo sera que posso turbinar assim mesmo .
Na minha opinião, se o motor já está bem rodado e se quiser turbinar, eu colocaria uma turbina pequena, como a B&W original da MB 710 ou a Biaggio, modelo tuna08, se não acho que o motor vai abrir o bico rapidinho.
Em Caxias do Sul tem a empresa Sul Turbos, loja conceituado e tem todos os tipos de turbinas e instalam no local mesmo. Fica localizada na BR 116, nas proximidades da empresa de carretas GUERRA SA.

blind75
04/01/2016, 07:49
Eu percebi quando turbinei a minha foi uma melhora de mil % na trilha.. No asfalto já era esperado, mas ... No mato nas subidas, lama e subidas de pedras e de cascalho foi impressionante. Principalmente pq encostou a Band dispara,.. Ou seja agora só relando e de 2° ela sobe mais "leve" que antes de 1°. Sem o desgaste de "curtir" todo e qualquer obstáculo. Como a reduzida o giro sobe bastante a turbina já vai estar armada".. Ainda mais se colocar uma pequena. Forçar o carro em obstáculo para não perder embalo acabará. O motor vai armar igual VC nunca viu. Artifícios para encher motor... como debrear.. queimar embreagem nunca mais.. E se o carro estiver pesado, a turbina vai ajudar antes. Ajuda a economizar na estrada, forçando no mato fica igual pq o desempenho é muito maior.. Concordo q o intercooler nao tem muita utilidade no seu caso..mas se colocar tbm ajuda.. Bom o contra é ... não é de graça, tem q ser bem feito, tem q ser nova.. Outros contras eu já esqueci. Minha esposa é de sacramento.. Vou passar aí..conhecer a Babilônia. Bom demais. Abs

CAPT GOTTLIEB
12/01/2016, 08:28
Meu JIPÃO é 1978 e tem motor OM314. Tinha muita força, mas era muito inseguro fazer ultrapassagens com ele e também caia muito de giro nas subidas. Instalei uma turbina (sem exagero) e ficou outro 4x4. Mas só acelero pra valer para fazer ultrapassagens. Normalmente na estrada de asfalto rodo a 90 Km/h, pois acho que a estabilidade dos Bandeirantes é sofrível. O consumo de diesel não se alterou (até 9 Km/L em boas estradas) nem a velocidade máxima, mas o JIPÃO ficou mais ágil e atinge 80 a 90 Km/h com muito mais rapidez. A turbina trabalha no máximo a 0,8 Kg e eu estou contente, pois quando preciso ultrapassar um "tartaruga" é só baixar a bota! Na minha opinião utilitários a diesel devem ter direção hidráulica, freios a disco (pelo menos na dianteira), servo-freio e turbina. Assim o JIPÃO fica mais fácil e mais prazeroso de dirigir.

520099 520100 520101
Emplaquei 69 e já deixei de fazer trilhas há muito tempo. Mas rodo frequentemente pela área rural e neste aspecto o JIPÃO 4x4 me serve muito bem.