PDA

Ver Versão Completa : Soluções para melhoria do eixo dianteiro do Vitara

Páginas : [1] 2

Alexandre X
15/01/2009, 13:53
Criei esse topico para discutirmos melhorias no eixo dianteiro do Vitara.

Primeira questao de que ano a que ano o vitara tem diferencial com 22 estrias e 26 estrias?

Numa futura solucao nao seria interessante padronizar em 26 estrias com a troca das planetarias?

MARCELO VITARA SUBMARINO
15/01/2009, 14:42
X, fianl do ano passado quebrei a Homocinetica interna LD e para minha surpresa o meu diferencial era diferente da maioria dos vitaras do mesmo ano 94/95 e nao encontramos a homocinetica em lugar nenhum. Para padronizar tive que trocar as planetarias. Este topico vou acompanhar direto.

GuTo_Cerulli
15/01/2009, 15:57
X,

Qual o diâmetro dos semis? Padronizar pelo maior diâmetro (maior resistência) ou pelo eixo mais moderno (por teoricamente ter mais peças no mercado) seriam saídas interessantes.

[]'s

Alexandre X
15/01/2009, 20:37
X, fianl do ano passado quebrei a Homocinetica interna LD e para minha surpresa o meu diferencial era diferente da maioria dos vitaras do mesmo ano 94/95 e nao encontramos a homocinetica em lugar nenhum. Para padronizar tive que trocar as planetarias. Este topico vou acompanhar direto.

Pois é no samurai todos os semi-eixos dianteiros tem 22 estrias na ponta do diferencial.
No Vitara alguns tem 22 e alguns tem 26 estrias.

Alexandre X
15/01/2009, 20:39
X,

Qual o diâmetro dos semis? Padronizar pelo maior diâmetro (maior resistência) ou pelo eixo mais moderno (por teoricamente ter mais peças no mercado) seriam saídas interessantes.

[]'s
A medida eu não tenho mas se a solução envolver a usinagem de novos semi-eixos com certeza vai ser pelo de 26 estrias, e o bárbaro que troque as planetárias.

AlemãoRS
15/01/2009, 22:46
Vou acompanhar o tópico tb..
Padronizando em 26 estrias tb tem a possibilidade de utilizar um bloqueio lock right (o mesmo que se usa no eixo traseiro)na frente, certo? Ou isso independe do número de estrias?

Alexandre X
16/01/2009, 00:18
O problema é a caixa satelite diferente.

Bruno Maia
16/01/2009, 11:28
A medida eu não tenho mas se a solução envolver a usinagem de novos semi-eixos com certeza vai ser pelo de 26 estrias, e o bárbaro que troque as planetárias.

Fala X,
Acho que como o que falta no vitara é resistência do eixo dianteiro teria que optar pelo mais forte, com adaptação para homocinéticas bem mais resistentes.
Forte abraço,

Fabil
16/01/2009, 11:43
Ô X, eu ainda nao embalei a suas pecas, mas lembrei que eu tenho aqui uma caixa de satelites completa dianteira de vitara 26 estrias, se interessar, já aproveito o frete e mando junto.. heheheh

Alexandre X
16/01/2009, 12:34
Puts too late, agora preciso so da coroa e pinhao 5.125 do vitara. Esse nao tem nada haver com o projeto deste topico E para o projeto que batizei ZOR Bullet Proff.

Fabil
16/01/2009, 12:42
ZORba bullet proof??? hhummmmm essa deve ser interessante hein..hehhehe

T+

delboni
16/01/2009, 14:58
Massa o tópico, acompanharei de perto.

"May the force be with us!"

Carlos TA
25/01/2009, 21:15

Primeira questao de que ano a que ano o vitara tem diferencial com 22 estrias e 26 estrias?

Numa futura solucao nao seria interessante padronizar em 26 estrias com a troca das planetarias?

Boa idéia este tópico , vou acompanhar de perto .
Resolvendo este calcanhar de aquiles do Vitara ele vai ficar quase imbatível em termos de custo benefício.

[]'s

Alexandre X
25/01/2009, 23:01
Boa idéia este tópico , vou acompanhar de perto .
Resolvendo este calcanhar de aquiles do Vitara ele vai ficar quase imbatível em termos de custo benefício.

[]'s

Preliminarmente vai ser necessario fazer essa modificação: http://www.zukiworld.com/month_120102/feature_hagan_frontendmod.htm

Isso permitirá usar o conjuntos direito e esquerdo idênticos.

Será necessário um conjunto de homocinéticas de SW4, tipos os da foto

e 1 parzinho de roda-livre de toyota.

He he he, quem vai mijar pra tras?

Bruno Machado
26/01/2009, 12:52
Preliminarmente vai ser necessario fazer essa modificação: http://www.zukiworld.com/month_120102/feature_hagan_frontendmod.htm (http://www.zukiworld.com/month_120102/feature_hagan_frontendmod.htm)

X,

Tô dentro.

[ ]'s

Paulo Bittencourt
26/01/2009, 13:33
X,

Tô dentro.

[ ]'s

Alexandre X quero mais informações do projeto, conforme os custos Tô dentro tambem.
X 3

Abraços.

Walter Carlos Brossel
26/01/2009, 14:05
Preliminarmente vai ser necessario fazer essa modificação: http://www.zukiworld.com/month_120102/feature_hagan_frontendmod.htm

X,
Tô nessa.

Alho
26/01/2009, 15:14
Tá ficando interessante. Dependendo do custo, entamos aí.

Sds,

Pablo Toledo
26/01/2009, 16:26
X;

Eu acho que é nesse ponto referente a ter que cortar parte da homocinética interna da Hilux para soldar na bolacha do Vitara que poderíamos melhor.

Será que não há como fazer uma flange???

[]s

Alexandre X
26/01/2009, 16:46
Nao tem nada de cortar homocinetica nao.
O que e cortado e o spindle original

Esse passo a passo ai e apenas para deixar os dois lados iguais usando os semi do Vitara que sao diferentes. Com isso apenas com 1 peca de reserva consegue-se consertar qualquer lado. Alem disso com essa modificacao consegue-se substituir o semi eixo sem tirar a roda.

Todo esses passos sao necessarios para adaptar aos homos da toy ifs.

Bruno Machado
26/01/2009, 16:50
Puts too late, agora preciso so da coroa e pinhao 5.125 do vitara. Esse nao tem nada haver com o projeto deste topico E para o projeto que batizei ZOR Bullet Proff.

X,

ZOR Bullet Proof? Pelo nome, já comecei gostando... Vai ser a preparação de uma viatura só, tipo o XMobile, ou a idéia é algum "kit" ou coisa do tipo?

Bem que eu tentei resistir à curiosidade, mas os duendes estão perturbando!

[ ]'s

Alexandre X
26/01/2009, 18:05
Ja mudei de nome, esse de negocio de Zor fica parecendo coisa de cuecao de couro.
Vai ser SOB Bullet Proof ( de Suzuki Offroad Brasil ou FDP em ingles)
Acho que nunca vai ser um produto comercial pq tirando a carcaca tudo vai ser importado.
Mas vai ser uma prova que e possivel montar um eixo de samurai para colocar no Vitara com todos os beneficios sabidos e minimazando os aspectos negativos. Mas sei que vai aparecer um monte de nego dizendo "Pra que investir em merda podendo colocar um Dana 44?"

Pablo Toledo
26/01/2009, 18:49
Alexandre;

Explica pro burro aqui porquê o sujeito fez aquele furo na longarina dianteira do chassi.

Li e não entendi.

[]s

Alexandre X
26/01/2009, 19:37
O objetivo dessa modificacao e usar o eixo do lado esquerdo no direito. O lado esquerdo e o lado que permite a troca sem remover a roda.

delboni
27/01/2009, 10:10
O objetivo dessa modificacao e usar o eixo do lado esquerdo no direito. O lado esquerdo e o lado que permite a troca sem remover a roda.

Deixa eu ver se entendi. Fazemos uma modificação para trocar o semi-eixo direito por um semi-eixo esquerdo, adicionamos um par de homocinéticas de SWA e um par de roda-livre de toyota e está feita a mágica? Fino!!!

Alexandre X
27/01/2009, 10:27
Faltou so os novos semi-eixos e o espacador

vpaguiar
27/01/2009, 14:45
quote=Walter Carlos Brossel;795257]X,
Tô nessa.[/quote]

Ale X, dependendo da relação custo benefício e depois de ver já instalado e funcionando eu também topo, já venho madurecendo a ideia plantada aqui por alguns e fazer um SAS no meu Side. Mas é bem + pra frente!!!

Sei que é algo complexo, principalmente por não haver nenhum ainda...:pensativo:

Mas o custo assusta e muito...:parede: Mas se conseguir viabilizar este projeto, que carece de muito$$$$$$$$ estudo$$$$$$$$$$$$$ penso logo de meter uns eixos de Hiluc$$$$$$$$ ou trolha:shock::shock::shock::shock:.

Ô + foda mesmo é ser o boi-de-piranha:discordo:!

Mas vamos ver o que você tem em mente, de repente...

Parabéns pela iniciativa:palmas:, e os X-crawlers?!?!:pensativo:

Vander

Alexandre X
27/01/2009, 15:14
Acho SAS e esse upgrade das homos sao para 2 publicos de tarados diferentes.
Os custos envolvidos sao bem diferentes.

O fabil ja fez uma avaliacao no passado em algum topico por ai, mas SAS envolve uma nova suspensao. Mesmo que se pense no solucao mais barata, feixes de mola, alem do eixos tem as molas, amortecedores, molas, sistema de direcao. Nao ha duvida dos beneficios pois alem de eliminar as quebras ha melhorias substanciais na suspensao.

O kit homo nao da para dizer que e algo barato, na conta de padeiro uns 500 de roda livre uns 1000 de homocineticas mais uns 1000 de semi-eixos. Mas deixa o conjunto menos vulneravel a quebras porem nao ha melhorias na suspensao.

vpaguiar
27/01/2009, 15:30

O fabil ja fez uma avaliacao no passado em algum topico por ai, mas SAS envolve uma nova suspensao. Mesmo que se pense no solucao mais barata, feixes de mola, alem do eixos tem as molas, amortecedores, molas, sistema de direcao. Nao ha duvida dos beneficios pois alem de eliminar as quebras ha melhorias substanciais na suspensao.

O kit homo nao da para dizer que e algo barato, na conta de padeiro uns 500 de roda livre uns 1000 de homocineticas mais uns 1000 de semi-eixos. Mas deixa o conjunto menos vulneravel a quebras porem nao ha melhorias na suspensao.

É verdade! :concordo:

Mas mesmo assim já seria um primeiro passo, até mesmo em direção dele! Pois resolveira primeiro a quebradeira das suzukadas, venderia ele a já apropiaria estes custos depois num up-grade monster! Mas aí já é outra história, hehehehe!!!!

SUGESTÂO - Até me deu uma idéia, este projeto pode ser conduzido, de alguma forma, ja na linha de up-grade futuro para um SAS? Já pensou nisso? Ao invés dele morrer neste modificações de repente já aproveitaria esta etapa de alguma forma... eu tô falando sem base de conhecimento, e muito menos conhecimento de causa, ok?!

Walter Carlos Brossel
27/01/2009, 15:43

Concordo X. Reduzindo a Tcase, instalando bloqueio, etc, já reduz muito as quebras. No meu caso, com pneu 31", melhorou ainda mais, pois o pneu "escapa" menos nas pedras e erosões, evitando os pulos que eventualmente o pneu 30" dava, o que é fatal para as homos e semi eixos. A tocada é outra.
Porém nos trechos em que precisa dar mais giro no motor (lama, barro, etc), ou quando prende uma das rodas em erosões, chego a suar frio, esperando o famigerado "clack"! Mas já tem uns 6 meses que não tenho problemas.
Por isso acho que compensa investir nesse kit.
Ainda dá p/ vender as rodas livres originais, as homocinéticas e os semi eixos e reduzir o custo...e do jeito que estão quebrando aqui em BH, vende rapidim...hauhauhauhau...

Semi eixo usado: R$400,00 cada. (quando acha)
Homocinéticas semi novas originais: R$450,00 cada. As alternativas "xing ling" de R$250,00 que vendem por aí não valem bost@ nenhuma.
Se diminuirem as quebras, prá quem faz trilha pesada direto compensa sim.

vpaguiar
27/01/2009, 15:59
Concordo X. Reduzindo a Tcase, instalando bloqueio, etc, já reduz muito as quebras. No meu caso, com pneu 31", melhorou ainda mais, pois o pneu "escapa" menos nas pedras e erosões, evitando os pulos que eventualmente o pneu 30" dava, o que é fatal para as homos e semi eixos. A tocada é outra.
Porém nos trechos em que precisa dar mais giro no motor (lama, barro, etc), ou quando prende uma das rodas em erosões, chego a suar frio, esperando o famigerado "clack"! Mas já tem uns 6 meses que não tenho problemas.
Por isso acho que compensa investir nesse kit.
Ainda dá p/ vender as rodas livres originais, as homocinéticas e os semi eixos e reduzir o custo...e do jeito que estão quebrando aqui em BH, vende rapidim...hauhauhauhau...

Semi eixo usado: R$400,00 cada. (quando acha)
Homocinéticas semi novas originais: R$450,00 cada. As alternativas "xing ling" de R$250,00 que vendem por aí não valem bost@ nenhuma.
Se diminuirem as quebras, prá quem faz trilha pesada direto compensa sim.

Velinho esta expectativa deve ser uma merda mesmo né...

Mas é isso aí, brou! Raciocínio lógico, rápido e certíssimo!:palmas:

Estou basenado meu up-grade nesta linha, e pensando em investir mais 1.000 latinhas no máximo! Pois, neste aspecto, meu carro está com tudo original de fábrica, ainda!8-)

Como foram poucas as trilhas, aliadas a configuração padrão que coloquei antes de provocar fadiga extrema de peças, associadas ao pé leve e BRAÇÃO:odedo: (KKKKKKKKKKK!!!!!) creio que não devo quebrar antes deste up-grade!:concordo::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgree n:

Walter Carlos Brossel
27/01/2009, 17:42
Vi um filme no youtube com esse Vitara...

Morcego
27/01/2009, 18:30
A maioria dos Vitaras aqui no Brasil são de 22 ou 26 estrias ?
Sei que um deles é raridade e dificil achar.

Pablo Toledo
27/01/2009, 19:28
Faltou so os novos semi-eixos e o espacador

X;

Que novos semi-eixos??? Não é somente soldar o troço todo na bolacha do Vitara???

Aliás, aqui eu gostaria de fazer um ponto. A probabilidade de soldar estas duas partes de maneira desalinhada é grande, não? Eu sou totalmente orelhudo no que toca esse assunto, mas é uma questão que veio à mente.

[]s

GH
27/01/2009, 20:13

S'imbora!!!!

Alexandre X
27/01/2009, 20:33
Parabéns pela iniciativa:palmas:, e os X-crawlers?!?!:pensativo:

Vai atrasar um pouquinho, férias coletivas da industria sucks :mrgreen:

Alexandre X
27/01/2009, 20:43
SUGESTÂO - Até me deu uma idéia, este projeto pode ser conduzido, de alguma forma, ja na linha de up-grade futuro para um SAS? Já pensou nisso? Ao invés dele morrer neste modificações de repente já aproveitaria esta etapa de alguma forma... eu tô falando sem base de conhecimento, e muito menos conhecimento de causa, ok?!

É ai que entra o projeto n.2, o SOB Bullet Proof (SuzukiOffroad Brasil :mrgreen:)

Alexandre X
27/01/2009, 22:10
X;

Que novos semi-eixos??? Não é somente soldar o troço todo na bolacha do Vitara???

Aliás, aqui eu gostaria de fazer um ponto. A probabilidade de soldar estas duas partes de maneira desalinhada é grande, não? Eu sou totalmente orelhudo no que toca esse assunto, mas é uma questão que veio à mente.

[]s

Verdade, to trocando ideia com o Stan mas o bicho é bem encolhido...

Essa aqui é a gambi que tem que fazer, to achando que é melhor fornecer isso pronto do que deixar os orelhudos soldarem esse troço :mrgreen:

Fabil
28/01/2009, 10:13
é melhor fornecer essa flange já pronta mesmo, pq se nao vai ser neguim pagando 30 reau ao serralheiro da esquina p/ soldar...heheheheh dai já viu néh?? kakak

T+

Bruno Maia
28/01/2009, 12:23

Essa aqui é a gambi que tem que fazer, to achando que é melhor fornecer isso pronto do que deixar os orelhudos soldarem esse troço :mrgreen:

Fala X,

É bom saber que as coisas estão evoluindo. O vitarinha com homocinéticas mais fortes e pneu 31 podendo dar um pouquinho mais de velocidade em algumas situações vai ficar demais.
Só pra exclarecer a peça final seria: a peça soldada que vc postou, homocinética interna da hilux SW4, semi-eixo encurtado do vitara e homocinética externa da hilux SW4?

Forte abraço,

Pablo Toledo
28/01/2009, 13:05

X;

O Stan consegue ser mais escondido do que esse povo de Minas Jerais....:mrgreen::mrgreen::mrgreen:.

Ele me respondeu no fórum do Zukicrawlers, mas não me disse nada demais.

Mas enfim, essa solda deve ser feita por um torneiro, certo? Pode ser feito uma flange que acopla na bolacha do Vitara. Nessa flange se faz um corte circular de, sei lá, 1mm centralizado em que se encaixa a homocinética e daí então mete a solda na coisa toda. Seria isso?

[]s

Alexandre X
28/01/2009, 23:51
Fala X,

É bom saber que as coisas estão evoluindo. O vitarinha com homocinéticas mais fortes e pneu 31 podendo dar um pouquinho mais de velocidade em algumas situações vai ficar demais.
Só pra exclarecer a peça final seria: a peça soldada que vc postou, homocinética interna da hilux SW4, semi-eixo encurtado do vitara e homocinética externa da hilux SW4?

Forte abraço,
Non só aproveita o spindle do vitara

Alexandre X
28/01/2009, 23:55
X;

O Stan consegue ser mais escondido do que esse povo de Minas Jerais....:mrgreen::mrgreen::mrgreen:.

Ele me respondeu no fórum do Zukicrawlers, mas não me disse nada demais.

Mas enfim, essa solda deve ser feita por um torneiro, certo? Pode ser feito uma flange que acopla na bolacha do Vitara. Nessa flange se faz um corte circular de, sei lá, 1mm centralizado em que se encaixa a homocinética e daí então mete a solda na coisa toda. Seria isso?

[]s
Isso, mas se isso virar um produto, vai ter que ser um esquema plug&play, nem que eu tenha que comprar um lote dessas peças e entregar pronto e cobrar um CORE por isso.

LeoPOA
29/01/2009, 12:24
Sobre a homocinética da Hilux... Tem que ser de Sw4 ou pode usar tbm da SR5 ? Gasolina/Diesel, ano 97 até 2005 ?

Abraço.

Léo.

Alexandre X
29/01/2009, 14:01
Ainda nao tenho esse detalhe.
Qualquer dia dou uma garimpada no desmanche.

Paulo Bittencourt
29/01/2009, 16:41
X, tudo bem???
Eu me ofereço para ser cobaia (ou cobaio) veja a relação de peças necessárias que eu vou garimpar aqui.
Abraços.
Querendo melhorias para todos.

Alexandre X
29/01/2009, 22:51
X, tudo bem???
Eu me ofereço para ser cobaia (ou cobaio) veja a relação de peças necessárias que eu vou garimpar aqui.
Abraços.
Querendo melhorias para todos.
Basicamente você vai precisar de 1 par de rodas livres de Hilux IFS + Homocinéticas da Hilux SW4, mas não se precipite ainda.
Deixa eu evoluir mais por aqui, em março devo ter o primeiro protótipo pronto, obviamente prefiro testa-lo aqui em SP mesmo.

Paulo Bittencourt
30/01/2009, 11:01
Basicamente você vai precisar de 1 par de rodas livres de Hilux IFS + Homocinéticas da Hilux SW4, mas não se precipite ainda.
Deixa eu evoluir mais por aqui, em março devo ter o primeiro protótipo pronto, obviamente prefiro testa-lo aqui em SP mesmo.

Então, sendo assim, fico no aguardo. Vou tentar comprar (cotar) estas peças aqui em BH para adiantar a minha parte.
Abraços.

Alexandre X
30/01/2009, 11:32
Quanto tiver as referencias de preco publica aqui, para ter uma ideia se vale a pena importar ou nao

Pablo Toledo
30/01/2009, 14:16
X;

Eu andei consultando umas pig mouth na Av. Ricardo Jafet e cada semi-eixo compelto da Hilux tá ta casa dos R$ 600,00. As rodas-livres (novas) manuais também estão na casa dos R$ 600,00. Já a automática vai pra casa dos R$ 900,00.

Alexandre X
30/01/2009, 14:58
600 cada lado ou os 2

Pablo Toledo
30/01/2009, 15:39
Cada lado, infelizmente.

andre veiga
30/01/2009, 17:40
Qto aos 600,00 pelo semi eixo, ele já vem com as homoc.?
Pois foi o que paguei recentemente num para o samurai.

Esse projeto seria = para os GV? Se for tem mais um "dentro".:mrgreen:

Alexandre, desculpe mudar o assunto, mas tem noticias do kit X para o vitara?

O vitara com o que ja se faz na suspensão, + esse projeto, kit X Craw, bloqueios...:dance::dance:

Pablo Toledo
30/01/2009, 17:58

O vitara com o que ja se faz na suspensão, + esse projeto, kit X Craw, bloqueios...:dance::dance:

É cada semi-eixo completo, com a homocinética externa e interna.

Alexandre X
30/01/2009, 18:11
Nao seria igual ao GV.

Kit pro Vitara ta levemente atrasado, so consegui entregar as 2 ferramentas que faltavam apos o termino das ferias coletivas do fabricante. Acredito que ate o final de fevereiro ja estejam disponiveis.

Carlos TA
30/01/2009, 22:09
X ,

Tou procurando um Vitara 3P , mais velho ( 93/94 ) , pode ser auto, originalzinho prá eu preparar , se você souber de algum em bom estado, de algum conhecido ou que você conheça o carro , me fale por favor.

Aí ponho a X crawler e este upgrade de semi eixos e homocinéticas nele.

Obrigado.:concordo:

[]'s

Carlos TA
03/02/2009, 10:07
X ,

Tou procurando um Vitara 3P , mais velho ( 93/94 ) , pode ser auto, originalzinho prá eu preparar , se você souber de algum em bom estado, de algum conhecido ou que você conheça o carro , me fale por favor.

Aí ponho a X crawler e este upgrade de semi eixos e homocinéticas nele.

Obrigado.:concordo:

[]'s

Galera,
só porque eu coloquei um +- off topic o tópico desandou ?? :pensativo::pensativo:
só tava querendo uma indicação... hé! hé!

Vamos lá tava indo tão bem...:concordo:

[]'s

Supercharger
03/02/2009, 16:59
TA, se for ter um segundo carro exclusivo para trilhas, é mais negócio pegar um Samurai feixe... O Rafa tá vendendo o dele, que era o meu ex-TATU. Vale a pena dar uma olhada.

[]´s
Gustavo.

Bruno Machado
13/02/2009, 13:31

X,

E o protótipo, evoluiu?

Temos alguma novidade?

[ ]'s

Pablo Toledo
13/02/2009, 13:55

Alexandre;

Respondendo à pergunta inicial deste tópico, os Vitaras 89-95 possuem diferencial com 22 estrias. Já os 96-98, 26 estrias.

Estou me baseando segundo a especificação disponível para o bloqueio de diferencial dianteiro para Vitara disponível em http://www.lowrangeoffroad.com/kickaxles.htm (http://www.lowrangeoffroad.com/kickaxles.htm) (Front Lockright Locker System)

Espero que ajuda.

[ ]s

Alexandre X
13/02/2009, 14:17
Evolui pra k7, ate final da semana que vem ja devo ter a estimativa de custo e mais um mes e meio o primeiro prototipo.

X,

E o protótipo, evoluiu?

Temos alguma novidade?

[ ]'s

Bruno Machado
13/02/2009, 14:32
Evolui pra k7, ate final da semana que vem ja devo ter a estimativa de custo e mais um mes e meio o primeiro prototipo.

:palmas:

Aguardando a estimativa de custo, e com a ficha nº 1 na mão.

[ ]'s

vpaguiar
13/02/2009, 14:35

Alexandre,

Me fala uma coisa, acredito que estas mudança vão mesmo resolver a questão das bixineticas da suzukada..., mas será que o diferencial vai aguentar o tranco?!

Fazendo estas adaptações o resto do conjunto vai ficar subdimensionado, provocando as fadigas nas peças mais fracas, ou seja coroa e pinhão e que vão pro saco não?! Já se pensou nisso?!:pensativo:

:pipoca:

Bruno Machado
13/02/2009, 14:36
Alexandre;

Respondendo à pergunta inicial deste tópico, os Vitaras 89-95 possuem diferencial com 22 estrias. Já os 96-98, 26 estrias.

Estou me baseando segundo a especificação disponível para o bloqueio de diferencial dianteiro para Vitara disponível em http://www.lowrangeoffroad.com/kickaxles.htm (http://www.lowrangeoffroad.com/kickaxles.htm) (Front Lockright Locker System)

Espero que ajuda.

[ ]s

Pablo,

Olha na mesma página que vc indicou, a especificação do ARB:

ARB Air Locker
The world’s most highly regarded traction aid, an ARB Air Locker is a driver controlled locking differential originally designed to give serious 4 wheelers the traction needed to combat extreme off road terrain. When extra traction is required, the driver activates the Air Locker via a convenient dash mounted switch. Pneumatic pressure supplied by an on board air compressor engages ARB’s patented locking mechanism within the Air Locker, thus preventing the wheels from turning independently. The Air Locker is deactivated by flicking a switch, returning the differential to normal. By far the most coveted locker in the world! Choose from Front Or Rear Lockers.

1988-1998 22 Spline Front RD75
Price: Call for best pricing

1988-1998 26 Spline Front RD88

Parece que de 88 a 98 tem o de 22 e o de 26 estrias, não?

[ ]'s confusos:shock::pensativo:

Bruno Machado
13/02/2009, 14:39
Alexandre,

Me fala uma coisa, acredito que estas mudança vão mesmo resolver a questão das bixineticas da suzukada..., mas será que o diferencial vai aguentar o tranco?!

Fazendo estas adaptações o resto do conjunto vai ficar subdimensionado, provocando as fadigas nas peças mais fracas, ou seja coroa e pinhão e que vão pro saco não?! Já se pensou nisso?!:pensativo:

É um risco, o "fusível" certamente mudará de lugar!

[ ]'s

Alexandre X
13/02/2009, 14:43
Ja falei isso em algum lugar por aqui, resolvendo a questao das homo, e com o diferencial de ferro, o proximo fusivel vai ser a coroa e pinhao. So pra efeito de comparacao os Suzukis tem coroa de 6.8" as toyotas 7.8" e o dana 44 8.1"

Alexandre,

Alexandre X
13/02/2009, 14:47
E antes que alguem saia comprando coisa errada por ai, a adaptacao vai ser fornecida com homocineticas e roda livre ZERO
:palmas:

Aguardando a estimativa de custo, e com a ficha nº 1 na mão.

[ ]'s

Pablo Toledo
13/02/2009, 16:04
Alexandre,

Aguiar;

Não sejamos tão pessimistas.

Até onde eu saiba (ok, sei bem pouco...rsrs) o pessoal dos EUA que usam homocinéticas de Hilux e rodam com 33” continuam a utilizar a C&P original do Vitara sem problemas.

[ ]s

Pablo Toledo
13/02/2009, 16:52
Pablo,

Olha na mesma página que vc indicou, a especificação do ARB:

ARB Air Locker
The world’s most highly regarded traction aid, an ARB Air Locker is a driver controlled locking differential originally designed to give serious 4 wheelers the traction needed to combat extreme off road terrain. When extra traction is required, the driver activates the Air Locker via a convenient dash mounted switch. Pneumatic pressure supplied by an on board air compressor engages ARB’s patented locking mechanism within the Air Locker, thus preventing the wheels from turning independently. The Air Locker is deactivated by flicking a switch, returning the differential to normal. By far the most coveted locker in the world! Choose from Front Or Rear Lockers.

1988-1998 22 Spline Front RD75

1988-1998 26 Spline Front RD88

Parece que de 88 a 98 tem o de 22 e o de 26 estrias, não?

[ ]'s confusos:shock::pensativo:

Bruno;

Há sim alguns casos de Vitaras < 95 com 26 estrias. Veja o link abaixo:

http://zukiworld.com/month_020103/feature_frontendupgradeswithhagen.htm (http://zukiworld.com/month_020103/feature_frontendupgradeswithhagen.htm)

Most 94 and older Tracker/Sidekicks have 22 spline, while most 95 up are 26 spline. If you’re running 22 spline axles, this is the time to upgrade. There is one part that needs to be machined to fit the Samurai carrier into a Tracker/kick.

[ ] s

nicke1000
17/02/2009, 20:49
E aí X, e o kit de redução, sai nesse mês...

Alexandre X
17/02/2009, 21:33
Diz a lenda que sai...

Agora, a SOB CV vai ficar bruta :mrgreen:

CajuAudiovisuais
17/02/2009, 21:56
Caros amigos, no meu caso tenho 4 vitaras qualquer um deles tem 26 estrias, agora a solução que encontrei para eixo dianteiro, para que os parafusos do apoio não alargassem e quebrassem o eixo, fiz uma anilha em chapa forte que abrange os 3 parafusos e depois de bem apertados com cola de roscas virei a chapa para cima das cabeças dos parafusos, até á data não tenho dito qualquer tipo de problema uma vez que antes eles alargavam sempre e quebravam o eixo. Aqui deixo uma imagem do meu Vitara - Rasteirinho EVO V

http://i270.photobucket.com/albums/jj110/CajuAudiovisuais/rotadosventos160ii4.jpg

LeoPOA
17/02/2009, 21:58
Pessoal,

Alguem saberia dizer se existe diferença entre as Homocinéticas da Hilux modelo SW para a SR5 (ambas diesel) e em relaçao ao ano 96-05?
Qual será a utilizada nesse protótipo?

Pergunto pois posso cotar o preço aqui em POA e derrepente conseguir algum desconto comprando alguns pares....

Abraço.

Léo

Pablo Toledo
17/02/2009, 23:55
Diz a lenda que sai...

X, qualquer coisa "pm-me"

vpaguiar
18/02/2009, 09:37
Caros amigos, no meu caso tenho 4 vitaras qualquer um deles tem 26 estrias, agora a solução que encontrei para eixo dianteiro, para que os parafusos do apoio não alargassem e quebrassem o eixo, fiz uma anilha em chapa forte que abrange os 3 parafusos e depois de bem apertados com cola de roscas virei a chapa para cima das cabeças dos parafusos, até á data não tenho dito qualquer tipo de problema uma vez que antes eles alargavam sempre e quebravam o eixo. Aqui deixo uma imagem do meu Vitara - Rasteirinho EVO V

http://i270.photobucket.com/albums/jj110/CajuAudiovisuais/rotadosventos160ii4.jpg

Carlo,

Realmente sua viatura está muito bonita!

Segue MP!

Fabil
18/02/2009, 10:04
ô X...
vc tá com uma homo de hilux na mao ae?? já deu uma conferida se ela cabe dentro do munhao do samurai?

T+

Alexandre X
18/02/2009, 11:33
Cabe nao e gigante.
E a tulipa da toy feixe de molas e maior ainda.

Fabil
18/02/2009, 11:38
mas cabe dentro de munhao de D44 de willys? heheeheh analizando ideias de merdas p/ ver se vale a pena...heheh

Alexandre X
18/02/2009, 12:04
Nao e essa junta cv que vc precisa. Procure pela da toy feixe de molas.

Alias eu tenho um par de homocineticas e semi-eixos de Toyota feixe de molas japonesa a venda.

Fabil
18/02/2009, 12:16
vc nao tem um par de eixos ae nao??? hehehe

Alexandre X
18/02/2009, 12:37
Tenho, mas com o que tem investido ali, vc nao vai querer pagar. Mas sei de 1 par a 5k

Alexandre X
18/02/2009, 20:04
Eu to me baseando na homocinetica da hilux ou SW4 ate 1995.

Ve por quanto vc consegue. Eu ja tenho fornecedor a R$1400 o par ZERO

Avise se conseguir algo melhor.

Pessoal,

Alguem saberia dizer se existe diferença entre as Homocinéticas da Hilux modelo SW para a SR5 (ambas diesel) e em relaçao ao ano 96-05?
Qual será a utilizada nesse protótipo?

Pergunto pois posso cotar o preço aqui em POA e derrepente conseguir algum desconto comprando alguns pares....

Abraço.

Léo

nicke1000
18/02/2009, 20:43
Diz a lenda que sai...

O final do mês está aí....:pensativo:

Por outro lado, com essa tal de SOB CV eu poderei mander os meu pneus de perfil agressivo? :pipoca:

Alexandre X
18/02/2009, 21:02
Com a SOB CV vc pode colocar o pneu agressivo que quiser desde que seus semi-eixos traseiros aguentem...
Vix ja vi tudo, daqui a pouco vao ter neguinho pensando num kit flutuante...

Valdão
19/02/2009, 11:19
Diz a lenda que sai...

Alexandre,

pode me passar valor prazo de entrega para a redução?

Bruno Maia
19/02/2009, 18:08
Com a SOB CV vc pode colocar o pneu agressivo que quiser desde que seus semi-eixos traseiros aguentem...
Vix ja vi tudo, daqui a pouco vao ter neguinho pensando num kit flutuante...

É isso aí X, parece que agora os vitarinhas terão a evolução que merecem. Cada dia surge uma idéia nova e mais interessante. Só temos agora que descubrir como fabricar dinheiro!!!!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Fala X,
Vai usar a homo da hilux SW4 1995 por causa do preço ou por ser mais resistente? Achei a data meio antiga.

Supercharger
19/02/2009, 19:05
Achei a data meio antiga.

Que ano é o seu Vitara? :mrgreen:

Alexandre X
19/02/2009, 19:16
O objetivo principal do projeto e a robustez, o conjunto antigo apesar de mais caro é mais forte.

Bruno Maia
20/02/2009, 11:50
Que ano é o seu Vitara? :mrgreen:

97, DOIS anos mais novo!!!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Falando sério, a preocupação é só na falta de peças daqui a alguns anos.

Abs,

Bruno Maia
20/02/2009, 11:53
O objetivo principal do projeto e a robustez, o conjunto antigo apesar de mais caro é mais forte.

Bom demais X, já que o problema básico é a fraqueza da homo do vitarinha, investir em algo robusto é realmente a melhor solução.

Abs,

Alexandre X
20/02/2009, 12:21
Alexandre,

pode me passar valor prazo de entrega para a redução?

Amigo, nao assumo compromisso com datas quando parte do processo esta na mao de terceiros.

Supercharger
20/02/2009, 15:00
97, DOIS anos mais novo!!!!:mrgreen:

Nooooossa! Novo bagarai! :mrgreen: :mrgreen:

Falando sério, a preocupação é só na falta de peças daqui a alguns anos.

O X nem acabou de fazer a gambiarra, você já está pensando em quebrar? :odedo:

[]´s :twisted:
Gustavo.

Bruno Maia
20/02/2009, 15:21
Nooooossa! Novo bagarai! :mrgreen: :mrgreen:

O X nem acabou de fazer a gambiarra, você já está pensando em quebrar? :odedo:

[]´s :twisted:
Gustavo.

Como o X mesmo já falou esta ADAPTAÇÃO (gambiarra é sacanagem sua:twisted:) é só pra um bando de retardados!!!!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen: E como faço parte destes, daqui a pouco a gente começa a estudar outras coisas e chega nos pneus 38:shock::shock::shock: igual os malucos dos gringos que o Pablo postou em outro tópico. Aí já viu né pode quebrar tudo de vez!!!!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Abs,

Supercharger
20/02/2009, 18:16
No Ultimate Adventure de 2008 da revista Petersen 4Wheel um dos leitores convidados foi com um Vitara 3p, com um par de eixos de toyota e feixe de molas na frente e atrás, com pneus 35. O curioso é que o cara botou feixes SPUA mesmo...

Ele, e um outro cara com um Samurai com eixos originais reforçados e pneus 35 acompanharam todos os outros carros, que tinham pneus 40 eixos D60 na sua maioria...

[]´s
Gustavo.

Alexandre X
20/02/2009, 19:07
Só prova o que sabemos a 8 anos...

LeoPOA
24/02/2009, 23:51

X,

Se depender dos preços aqui do RS, pode fechar com seu fornecedor ai !!! Tudo muito mais caro por aqui... e nada de pronta entrega...

Abraço.

Alexandre X
25/02/2009, 00:01
Esse negocio de nada a pronta entrega é que assusta... vão tirar de onde?
Os semi-eixos ja estão resolvidos, agora to atras de roda-livre resistente e a preço bom, pq R$650 numa AVM ta foda.

LeoPOA
25/02/2009, 00:20
Esse negocio de nada a pronta entrega é que assusta... vão tirar de onde?
Os semi-eixos ja estão resolvidos, agora to atras de roda-livre resistente e a preço bom, pq R$650 numa AVM ta foda.

Tche, dá uma olhada e vê se sao essas as RL que voce procura.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-89783155-roda-livre-manual-avm-toyota-hilux-30-estrias-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-89783155-roda-livre-manual-avm-toyota-hilux-30-estrias-_JM)

fiquei em duvida quanto ao numero de estrias já que o ano é até 96...

Esse outro link é com 26 estrias, porem para hilux acima de 97

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-89783157-roda-livre-manual-avm-toyota-hilux-26-estrias-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-89783157-roda-livre-manual-avm-toyota-hilux-26-estrias-_JM)

flw

Alexandre X
25/02/2009, 08:51
a última serve, a AVM413, mas da pra confiar nessa AVM?

Valdão
25/02/2009, 10:45
Amigo, nao assumo compromisso com datas quando parte do processo esta na mao de terceiros.

Alexandre,

Já tem uma estimativa de valor para quando o projeto estiver pronto?

Alexandre X
25/02/2009, 11:03
Dos preços que eu cotei por ai, considere uns R$3000, isso inclui roda-livre zero, 1 par de semi-eixos Toyota zero, espaçadores do cubo, espaçadores da homocinética, parafusos e arruelas

Bruno Maia
26/02/2009, 18:12
Dos preços que eu cotei por ai, considere uns R$3000, isso inclui roda-livre zero, 1 par de semi-eixos Toyota zero, espaçadores do cubo, espaçadores da homocinética, parafusos e arruelas

Fala X,
E a peça que seria soldada? Saiu do projeto?
Abs,

Alexandre X
26/02/2009, 18:38
Nao saiu nao, um dos espacadores que fazem parte do kit sera soldado no semi-eixo do lado do passageiro.

LeoPOA
04/03/2009, 10:19
E ai X,

Alguma novidade no projeto das Homocinéticas ????

Abraço.

Alexandre X
04/03/2009, 10:32
Sim, as homocineticas e a roda-livre devem chegar dos USA em 2 semanas.

Bruno Maia
04/03/2009, 18:28
Fala X,

Estava pensando sobre o que poderia ser feito com relação a suspensão após a instalação do kit. Será que poderemos mudar para calços maiores tipo 3" ou molas e amortecedores maiores? O que com a homocinética atual é impossível. O que vc acha quanto a suspensão?

Abraço,

Alexandre X
04/03/2009, 20:40
Acho que vc tera a plataforma ideal para pensar grande. Com essa conversao tem gringo rodando pneu maior que 35". E ninguem coloca um pneu grande no carro que nao articula nada.
O kit ta evoluindo bem. So para setar as espectativas de todos, a plataforma inicial e o Vitara de 26 estrias. Quem tiver um Vitara de 22 pode optar por trocar o semi eixo do lado do motorista, e as planetarias para 26. A homocinetica interna do lado do passageiro e usada, ela devera ser soldada no espacador do kit. Pensei inicialmente em fornecer isso soldado, mas essa nao e vendida separadamente, entao o maximo que poderei fazer e a base de troca.

Sobre os GVs hoje tive acesso a todas as homocineticas da linha suzuki, deu para concluir que a homocinetica interna do vitara 26 estrias e identica em tamanho a do GV V6. Entao em teoria o kit seria pnp no V6.
No GV 4 cil o semi eixo dessa homocinetica e um pouco mais curto, mas nesse momento nao vou me preocupar com isso.

O Gv

Fala X,

Estava pensando sobre o que poderia ser feito com relação a suspensão após a instalação do kit. Será que poderemos mudar para calços maiores tipo 3" ou molas e amortecedores maiores? O que com a homocinética atual é impossível. O que vc acha quanto a suspensão?

Abraço,

nicke1000
09/03/2009, 22:21
Alexandre, talvez eu tenha entendido errado. Mas a solda somente é necessária porque vamos utilizar o mesmo lado do semi-eixo da Hilux, pois no caso de quebra, em trilha, poderemos ter uma sobressalente, que será a mesma para qualquer um dos lados. É isso?

Alexandre X
09/03/2009, 23:13
Nao, a homocinetica da Hilux é identica para os dois lados (nao ha lado direito e esquerdo). Semi-eixo do lado do passageiro deverá ser soldado ao meu adaptador, o estudo que estou fazendo agora é a viabilidade de fabricar esse semi-eixo, sem a necessidade de aproveitar o original.

Alexandre X
10/03/2009, 20:06
Bad news para os proprietarios de Grand Vitara/Tracker. Tirei algumas medidas hoje e o copo (alias copao) da homocinetica da hilux e tao grande que vai entrar em rota de colisao com o suporte do diferencial (aquele que tem 4 parafusos de fixacao)

Sobre o lado do passageiro pedi um orcamento para a usinagem de um bloco de aco 4340 que sera o semi-eixo e flange de adaptacao para a homocinetica. Isso ta com cara de sair bem caro. Mas sera melhor do que soldar o semi-eixo na flange. Talvez ofereca as 2 solucoes.

Bruno Maia
12/03/2009, 18:40
Daqui a pouco surge alguém fabricando o semi-eixo traseiro em aço 4340 também e os vitareiros vão ter um jipe com pneu 35 ou maior e conta bancária no vermelho.:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Abs,

Walter Carlos Brossel
12/03/2009, 18:47
Daqui a pouco surge alguém fabricando o semi-eixo traseiro em aço 4340 também e os vitareiros vão ter um jipe com pneu 35 ou maior e conta bancária no vermelho.:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Abs,

Já estou conversando com o Léo Vale a respeito...depois posto aqui se evoluir.

Alexandre X
12/03/2009, 19:17
Duk7!

Ja pede para o Sr Leo Vallenada pensar em um Kit traseiro flutuante com os semi 4340 e freio a disco.

LeoPOA
17/03/2009, 15:50
E ai X,

Em que pé anda o projeto das homo ???

Grande Abraço !

Léo

Alexandre X
17/03/2009, 16:07
Ta pronto!

Agora so falta achar alguem com bala na agulha para comprar:

Tenho:
1 par de semi-eixos e homocineticas de Toy 1996 Novas
1 par de roda-livre Milemarker para Toy 1996 Novas
1 copo da homocinetica interna direita com semi-eixo de 26 estrias pronta para ser soldada no espacador.
Espacadores
Parafusos

Alfredo Stavale
17/03/2009, 16:09
humm esse negocio de homo eu to fora!
:odedo:

LeoPOA
17/03/2009, 17:14
Ta pronto!

Agora so falta achar alguem com bala na agulha para comprar:

Tenho:
1 par de semi-eixos e homocineticas de Toy 1996 Novas
1 par de roda-livre Milemarker para Toy 1996 Novas
1 copo da homocinetica interna direita com semi-eixo de 26 estrias pronta para ser soldada no espacador.
Espacadores
Parafusos

Preço e Prazo ???

Alexandre X
17/03/2009, 17:51
R$3250 com a homo e semi eixo direito soldada ao espacador, entrega em 1 semana.
R$3000 vc usa sua homo e semi-eixo e faz a solda no espacador, entrega imediata.

Fabil
17/03/2009, 18:05
R$3250 com a homo e semi eixo direito soldada ao espacador, entrega em 1 semana.
R$3000 vc usa sua homo e semi-eixo e faz a solda no espacador, entrega imediata.

ô X... conselho de amigo...

venda somente o kit já SOLDADO... senao vai ser um tal de neguim comprar o kit sem solda e levar no SERRALHEIRO DA ESQUINA e pagar 30reau na solda feito na BANTAN 150a.. :mrgreen:

depois quebra e vc a culpa vai ser sua..

quem pode pagar 3.000,00 pelo kit, pode pagar 3.250,00 por ele já soldado e sem risco de imperfeicao..

T+

Alexandre X
17/03/2009, 18:10
Num da.
Achei que ia achar homo interna quebrada a rodo por ai.
Se o neguinho levar em uma boca de porco para soldar e a solda nao aguendar que culpa tenho eu?

Fabil
17/03/2009, 18:16
Num da.
Achei que ia achar homo interna quebrada a rodo por ai.
Se o neguinho levar em uma boca de porco para soldar e a solda nao aguendar que culpa tenho eu?

e se fizer no esquema do cara ter que mandar a dele p/ vc soldar?

T+

Alexandre X
17/03/2009, 18:28
Tu acha que neguinho vai colocar o carro no cavalete, tirar a homocinetica mandar para mim, eu recebo mando pra solda, mando a homo soldada pro neguinho? A logistica fica foda.
Minha ideia era conseguir umas 5 e ja entregar pronto e se o cara quisesse uma grana de volta, era so voltar a homo (core). Mas nao tem jeito, tao vendendo sucata a preco de ouro.

Fabil
17/03/2009, 18:40
Tu acha que neguinho vai colocar o carro no cavalete, tirar a homocinetica mandar para mim, eu recebo mando pra solda, mando a homo soldada pro neguinho? A logistica fica foda.
Minha ideia era conseguir umas 5 e ja entregar pronto e se o cara quisesse uma grana de volta, era so voltar a homo (core). Mas nao tem jeito, tao vendendo sucata a preco de ouro.

a ideia seria essa , "core required"..hehehe

T+

Bruno Maia
18/03/2009, 09:18
Fala X,
Apenas algumas dúvidas::-D:-D:-D
Você vai fazer algum teste do kit para ver se ele é p&p e qual o tamanho máximo do pneu que ele aguenta? Outra coisa que ainda não entendi, a homocinética interna continua sendo a do vitara e dela até a roda é da Hilux? Vai dividir o valor final e tem chance de montar outros? A última e mais chata, e a X craw pros vitarinhas? (tenho que quebrar o cofrinho juntar as moedinhas e ver as prioridades):-D:-D:-D

Alexandre X
18/03/2009, 09:43
Bruno nao estou reinventando a roda, essa solucao ja roda a tempos nos US, la eles estao usando pneus 35 e 37.
As medidas ja foram conferidas com em um eixo dianteiro.
A homocinetica interna nao e usada, o que se faz e cortar o copo da homocinetica interna direita ate uma marca visivel a alguns mm da base e soldar o resto do copo com o semi-eixo em uma flange de aco onde do outro lado vai o mega copo da homocinetica interna da toyota.
Cara o que vai definir se esse Kit vai ser filho unico ou nao e o mercado. Mas nao vejo muitos deles rodando no futuro nao.
Pq no inicio e sempre assim, o tesao loco de todo mundo querendo ter um conjunto realmente robusto, mas na hora de colocar a mao no bolso... :mrgreen:

Parcelamento rola sim, afinal pode ser a unica forma de reaver o que investi a vista.

A X Crawler 3.2 vai bem, o eixo de entrada tava sendo finalizado (tava fazendo o brochamento para fazer as estrias internas que acomodam a espiga que vem do cambio) entao logo logo teremos novidades.

E antes que eu esqueca para usar essa conversao e OBRIGATORIO fazer o reposicionamento do braco inferior da suspensao como no artigo do Mr Hagan:

http://www.zukiworld.com/month_120102/feature_hagan_frontendmod.htm

Fala X,
Apenas algumas dúvidas::-D:-D:-D
Você vai fazer algum teste do kit para ver se ele é p&p e qual o tamanho máximo do pneu que ele aguenta? Outra coisa que ainda não entendi, a homocinética interna continua sendo a do vitara e dela até a roda é da Hilux? Vai dividir o valor final e tem chance de montar outros? A última e mais chata, e a X craw pros vitarinhas? (tenho que quebrar o cofrinho juntar as moedinhas e ver as prioridades):-D:-D:-D

Alexandre X
19/03/2009, 19:05
Pronto, pros vitareiros com 22 estrias consegui uma cotacao de semi-eixo esquerdo e 2 planetarias de 26 estrias por 500 pratas.

maurobraga
31/03/2009, 01:01
X, estive olhando a homocinética da TOY e tenho umas dúvidas;
- não é preciso alterar nada no cubo de roda para passar o eixo da TOY?
- estive olhando as fotos do ZUKIWORLD e nào entendi aquela alteração da furação da longarina do chassi, o objetivo é afastar a balança mais para fora para liberar espaço para a homocinética da TOY?
- como fica a cambagem, caster, simples de alinhar?

Um abraço
Mauro

Alexandre X
31/03/2009, 08:14
- Alem das flanges o kit e composto por um espacador onde sera fixada a nova roda livre.

- Sim

- ganha-se 2 graus positivos, segundo relato nenhum problema com digiribilidade

maurobraga
31/03/2009, 14:52
- Alem das flanges o kit e composto por um espacador onde sera fixada a nova roda livre.

- Sim

- ganha-se 2 graus positivos, segundo relato nenhum problema com digiribilidade

Blz X,
obrigado pelas explicações.

Cara, agora mudando de saco pra mala....
Como esta o X Crawler para o Vitara?

Tu sabe me dizer se após instalar o X Crawler a redução ficará mais ou menos, terceira marcha = a segunda (sem X Crawler) e quarta similar a terceira.....???

Tem uma idéia de velocidade final na 5a marcha?

um abraço

Alexandre X
31/03/2009, 16:22
A X Crawler 3.2 agora e questao de dias.

As relacoes, anota ai:

Original
1a - 33.69
2a - 17.96
3a - 12.72
4a - 9.22
5a - 7.30

X Crawler 3.2
1a - 59.89
2a - 31.93
3a - 22.61
4a - 16.4
5a - 12.98

A velocidade cai na mesma proporcao da reducao, 77%

Em 5a reduzida com pneu 31":

30km/h 2624 rpm
40 - 3499
45 - 3936
50 - 4374
55 - 4811
60 - 5248
65 - 5686
70 - 6123
75 - 6561

Paulo Bittencourt
31/03/2009, 19:50
[quote=Alexandre X;847491]A X Crawler 3.2 agora e questao de dias.

Eu estou contando os minutos :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Abraços esperando logo seu e-mail.

Valdão
01/04/2009, 08:57
A X Crawler 3.2 agora e questao de dias.

Alexandre,

Qual será o valor para a Xcrawler 3.2 Vitara?

Alexandre X
01/04/2009, 09:26
Por volta de R$1600,00

maurobraga
28/04/2009, 11:07
E aí X como está o x-crawler pro Vitara, será que para o mês de maio sai o primeiro lote?

um abraço

Alexandre X
28/04/2009, 20:59
Boas novas, as engrenagens foram hoje para o tratamento termico, creio que no final da proxima semana devo estar notificando os primeiros felizardos.

LeoPOA
30/04/2009, 16:34
X,

Alguem do fórum está usando o kit das homocinéticas de Hilux ??

Se eu conseguir o semi eixo da hilux + homocinéticas ( conjunto usadinho BOM) e te enviar, voce faria a adaptação necessária para instalar no vitara ?

Se interessar voce ficaria com as peças originais do vitara....

Abraço.

Léo

Alexandre X
30/04/2009, 18:27
Not yet.

Nao precisa me enviar nada, as flanges sao parafusadas na homocinetica.
Vc so precisara do kit de flanges 1 delas ja com o semi eixo direito de 26 estrias e 1 par de roda-livre.

A unica peca original que podemos fazer a troca e a homocinetica interna direita que pode inclusive estar quebrada.

[]s
Alexandre X

X,

Alguem do fórum está usando o kit das homocinéticas de Hilux ??

Se eu conseguir o semi eixo da hilux + homocinéticas ( conjunto usadinho BOM) e te enviar, voce faria a adaptação necessária para instalar no vitara ?

Se interessar voce ficaria com as peças originais do vitara....

Abraço.

Léo

Dadolimas
01/05/2009, 20:00
Grande X,

Vc já tem o preço do kit redução, lembra do email que vc pediu que mandássemos para ter um desconto ou facilidades para a aquisição, não recebi mais nada, tudo bem que o dindin tá curto mas vamos ver né...
Acabo de pagar a manutenção da caixa no final de maio(1000em abr e 500p/maio), isso quer dizer que junho já da pra encarar mais um investimento.

Na caixa automática, vou ter muita diferença? Pq em descida com barro nem o A/C consegue segurar, hehehe
Esse kit é para a caixa reduzida não é? com o carro no 4x2 ou 4x4 sem redução permanece o mesmo? Pergunto isso pq vejo samukeiros dizendo que a melhoria é no geral...

Abs

Alexandre X
01/05/2009, 20:26
R$1600, mas os 20 primeiros terao alguma facilidade....

Pode ter certeza que 77% mais de reducao fara uma tremenda diferenca tanto no mecanico quanto no automatico.

Isso o Kit X Crawler 3.2 e para caixa de transferencia e as unicas relacoes alteradas sao as da 4x4 LOW a 4x2 ou 4x4 HIGH permanacem originais (1:1), isso ate o novo projeto "Dream On"

Entao essa percepcao dos Samuqueiros nao se aplica ao Vitara, a LOW ficara praticamente identica ao Samurai (tipo estupida) mas na cidade e estrada nao.

[]s
Alexandre X

Grande X,

Vc já tem o preço do kit redução, lembra do email que vc pediu que mandássemos para ter um desconto ou facilidades para a aquisição, não recebi mais nada, tudo bem que o dindin tá curto mas vamos ver né...
Acabo de pagar a manutenção da caixa no final de maio(1000em abr e 500p/maio), isso quer dizer que junho já da pra encarar mais um investimento.

Na caixa automática, vou ter muita diferença? Pq em descida com barro nem o A/C consegue segurar, hehehe
Esse kit é para a caixa reduzida não é? com o carro no 4x2 ou 4x4 sem redução permanece o mesmo? Pergunto isso pq vejo samukeiros dizendo que a melhoria é no geral...

Abs

Dadolimas
02/05/2009, 01:08
Maravilha X,

E a MO para isso, tem que abrir somente a caixa de redução ou baixar a caixa toda? Estou perguntando pq acabei de estaleirar o vitara e fazer a caixa, na verdade desde dezembro estava parado e meu mecanico me enrolando, em 3 dias já com o masterkit outro mecanico resolveu.
Pq se tiver que mexer na caixa toda terei que mandar no mecanico especializado aí deveria ter esperado para ter feito tudo junto.

Abs

Pablo Toledo
02/05/2009, 15:53
Uma X-Crawler fez muuuuiiita falta no meu Vitarinha lá no Djavan!

Fernando Vitarabravo
02/05/2009, 23:04
Numa trilha hoje aqui em Miguel Pereira, no RJ, num trecho de muitas pedras, sonhava com x crawler...

Abs
Fernando Sales

R$1600, mas os 20 primeiros terao alguma facilidade....

Pode ter certeza que 77% mais de reducao fara uma tremenda diferenca tanto no mecanico quanto no automatico.

Isso o Kit X Crawler 3.2 e para caixa de transferencia e as unicas relacoes alteradas sao as da 4x4 LOW a 4x2 ou 4x4 HIGH permanacem originais (1:1), isso ate o novo projeto "Dream On"

Entao essa percepcao dos Samuqueiros nao se aplica ao Vitara, a LOW ficara praticamente identica ao Samurai (tipo estupida) mas na cidade e estrada nao.

[]s
Alexandre X

Bruno Machado
04/05/2009, 17:36
Boas novas, as engrenagens foram hoje para o tratamento termico, creio que no final da proxima semana devo estar notificando os primeiros felizardos.

Eita ansiedade...
Eita semana que não passa...

[ ]'s

Bruno Machado
20/05/2009, 14:27
Not yet.

Nao precisa me enviar nada, as flanges sao parafusadas na homocinetica.
Vc so precisara do kit de flanges 1 delas ja com o semi eixo direito de 26 estrias e 1 par de roda-livre.

A unica peca original que podemos fazer a troca e a homocinetica interna direita que pode inclusive estar quebrada.

[]s
Alexandre X

X,

Um assunto resolvido, vamos prá outro...

Acho que vou conseguir um conjunto das peças comerciais (semi+homo+RL) a preço bom.
A planetária 26 estrias e a furação no suporte sem mistério.
Fica faltando o que de peças, a flange com dupla furação + a flange soldada no semi 26 estrias?
O encaixe no cubo de roda do Vitara carece de alguma adaptação ou a fabricação de alguma peça?

Vc fornece essas flanges - e as peças de adaptação no cubo, se for o caso? Qual o preço, com o envio da homo interna direita 26 estrias, e sem o envio da homo, por favor...

[ ]'s

Carlos TA
20/05/2009, 14:32
X,

Um assunto resolvido, vamos prá outro...

Acho que vou conseguir um conjunto das peças comerciais (semi+homo+RL) a preço bom.
A planetária 26 estrias e a furação no suporte sem mistério.
Fica faltando o que de peças, a flange com dupla furação + a flange soldada no semi 26 estrias?
O encaixe no cubo de roda do Vitara carece de alguma adaptação ou a fabricação de alguma peça?

Vc fornece essas flanges - e as peças de adaptação no cubo, se for o caso? Qual o preço, com o envio da homo interna direita 26 estrias, e sem o envio da homo, por favor...

[ ]'s

X,
Com está solução para a dianteira você disse que suportaria pneus 33' até 35" e o eixo traseiro original suporta o upgrade dos pneus ?

[]'s

Alexandre X
20/05/2009, 19:02
X,
Com está solução para a dianteira você disse que suportaria pneus 33' até 35" e o eixo traseiro original suporta o upgrade dos pneus ?

[]'s

O que está sendo reforçado é a dianteira, a traseira continua igual. Se o eixo traseiro tem quebrado com pneus 31" vai quebrar mais facil com 33" ou 35"

Alexandre X
20/05/2009, 19:14

[ ]'s

O encaixe no cubo de roda é uma das peças do Kit (flange, cubo, bucha, parafusos, arruelas) - Kit R$850

O copo da homo interna 26 soldada com o serviço de solda na flange - R$250 (tem que comprar o Kit)

A roda livre nova - R$650

2 pares de homocinetica e semi-eixo da hilux nova - R$1500

Kit completo - R$3200

LeoPOA
20/05/2009, 21:10
X,

Voce tem alguma especificação que facilite a compra/procura das homocinéticas e semi eixos da hilux 96 ?? Encontrei em desmanches semi eixo completo de hilux, porem o proprietário nao sabia me dizer o ano da caminhonete....

Estou tentando comprar as peças usadas em bom estado para baratear o que der o kit.....

Abraço.

Alexandre X
20/05/2009, 21:55
São as pickups ou SW4 fabricadas entre 1986 a 1995.
Voce ta conseguindo a quanto o par usado completo?

LeoPOA
20/05/2009, 22:06
Consegui o par usado completo da hilux 97 por R$ 900,00 a vista.

Alexandre X
20/05/2009, 22:12
Se quiser um par zero tenho por R$1500 parcelado

Bruno Machado
21/05/2009, 23:16
O encaixe no cubo de roda é uma das peças do Kit (flange, cubo, bucha, parafusos, arruelas) - Kit R$850

O copo da homo interna 26 soldada com o serviço de solda na flange - R$250 (tem que comprar o Kit)

A roda livre nova - R$650

2 pares de homocinetica e semi-eixo da hilux nova - R$1500

Kit completo - R$3200

X,

Só agora vi sua resposta.

Fiquei com dúvida no 2º item:

Isso daí não está no kit, item 1? Achei que no item 1 eram as duas flanges, não? Aí só sobra a solda e o fornecimento do copo da homo interna, certo? E se eu enviar o copo da homo interna, isso cai prá quanto?

O que vc pode fazer de desconto? Ou de parcelamento?

Enquanto vc pensa, vou contando as moedas e catando latas na rua, depois conversamos, falou?

[ ]'s tentando viabilizar este up

Alexandre X
22/05/2009, 01:22
Isso R$250 é o custo de comprar um copo, cortar o copo e soldar o copo na flange. So pode ser vendido com o kit pq precisa da flange.

Neste conjunto que tenho a pronta entrega nao tem como me enviar o copo, pq ja foi soldado o copo na flange.

Desconto nao posso fazer, mas posso parcelar em 8 x R$400

Alexandre X
22/05/2009, 01:35
Ah para não falar que não da para dar desconto, enviando o copo com semi-eixo em bom estado (o semi-eixo e o copo) da para dar um de R$160.

Valdão
19/09/2009, 21:55
X, com esse kit é possível colocar calços maiores que 2" nas molas?

Alexandre X
20/09/2009, 00:15
Nao, esse troca as homocineticas do Vitara pelas da Hilux.

LeoPOA
12/10/2009, 11:35
E ai X,

Tche,

Já tá rodando em algum vitara esse kit das homos de toy ???

Estou negociando uma carcaça de diferencial dianteiro da tracker diesel em aço para adaptar o teu kit das homo de toy....

uma duvida, nesse kit de toyota a manga de eixo e o cubo de roda continua sendo o do vitara?

Abraço

Léo.

Alexandre X
12/10/2009, 13:19
A conclusao que cheguei sobre esse assunto e que as pessoas preferem fazer a troca da homocinetica quando quebra, do que investir em uma solucao definitiva.

Continuam mas tem um extensor do cubo onde e parafusada a nova roda livre.

E ai X,

Tche,

Já tá rodando em algum vitara esse kit das homos de toy ???

Estou negociando uma carcaça de diferencial dianteiro da tracker diesel em aço para adaptar o teu kit das homo de toy....

uma duvida, nesse kit de toyota a manga de eixo e o cubo de roda continua sendo o do vitara?

Abraço

Léo.

LeoPOA
13/10/2009, 19:47
Grande X,

Tche, eu estou de olho nesse kit de homo de hilux faz tempo....

Estou negociando uma carcaça do diferencial da tracker diesel ( panela e focinho) já pensando nesse proximo investimento ( kit homo), e quem sabe rodas 16 com pneus recapados. Hj tenho somente o focinho de ferro, e com o aumento de pneus tenho medo que a panela de aluminio abra o bico.

Tenho tido problemas com as homocinéticas meio seguido, e acho q o investimento nesse kit vale a pena, tanto pela resistência das novas homo como pela possibilidade de colocar pneu maior buscando maior vao livre.

Colocando na ponta do lápis, o teu kit tem relaçao custo x beneficio melhor do que o SAS. ainda mais pra quem faz deslocamentos longos com a viatura....

Se meu vitara pudesse ir pra trilha numa carreta, já estaria com eixos D44 de rural e feixe de mola, mas como nao é o caso, terei que me contentar por enquanto com o kit de homocinética de hilux....

O que me deixa com o pé atras é o fato das homocinéticas da hilux até 95 serem mosca branca de achar.... se chegar a quebrar uma dessas, onde irei conseguir outra e a que preço....

A homocinética das hilux mais novas 97 em diante se acha com mais facilidade e por preços na casa dos R$ 200,00.... Essa homo pode ser usada numa eventual quebra?

Grande Abraço.

Léo.

mauricioalan32
13/10/2009, 21:22
é uma boa pergunta Leo... tmbm tenho essa dúvida... na outra semana vou mandar os cheques p X mandar minha reduçao e esse kit de homo da hilux... e tbm estou atras do conjunto panela/fucinho do grand vitara dieses... assim q conseguir monto td d uma só vez.

Alexandre X
13/10/2009, 23:48
Não servem as 97, as antigas eu consigo com facilidade em 1 semana.

Alexandre X
21/02/2010, 00:22
Acho que nunca tinha publicado fotos sobre o que seria a conversão para homocineticas de Hilux, ai vão elas.

mauricioalan32
21/02/2010, 10:25
Gostei... muito bem feito Alexandre... vc deixou um kit reservado p mim né? No mais tardar, em abril eu compro ele... abrass

Pablo Toledo
21/02/2010, 11:20
Acho que nunca tinha publicado fotos sobre o que seria a conversão para homocineticas de Hilux, ai vão elas.

Oh tentação dos infernos!!!

elmestizo
21/02/2010, 14:09
Uai, abrace o capeta

Pablo Toledo
22/02/2010, 15:33
Embora seja du kct a solução que o X conseguiu reproduzir (e que muito me interessa), mesmo assim sobra um fusível, e que pra mim é o maior de todos, que é coroa/pinhão.

Se quebrar fudeu, pois custa uma pequena fortuna esta peça usada. Nova não se acha no Brasil e mesmo nos EUA a original não sai por menos de US$ 500!

Alexandre X
22/02/2010, 17:07
Já pensou em comprar uma Hilux? :mrgreen:

Pablo Toledo
22/02/2010, 19:06
Pior! Já pensei em comprar todo setup de suspensão/eixos da SW4 e tacar debaixo do Vitarinha.

No Pirate4x4 tem um maluco da Islândia que fez isso e hoje roda com pneus 38"!!!

mauricioalan32
12/03/2010, 20:10
Aí Pablo... vc conseguiu amenizar as quebras de Homo no teu Vitara? Se sim, o q vc fez? Abraçao!!

mauricioalan32
12/03/2010, 21:45
Acho q mesmo com esse kit, a coroa e pinhao nao seriam tao sensivel assim p quebras, na minha humilde opiniao, o fusivel seria a corrente da traçao... mas acho q s rodar com pneu 31 ou no maximo 33 nao teria problemas, até pq hj rodam muitos vitaras com 31... já com 33 nao vai ser tao comum assim de se ver por ai em funçao da relaçao original do vitara que em 4x2 mal da conta dos 31...
Negócio é meter a mao no bolso e comprar logo esse kit... ja q o X ta parcelando em 8x (ta melhor q casas Bahia)...
abração pessoal!

Alexandre X
12/03/2010, 23:51
já com 33 nao vai ser tao comum assim de se ver por ai em funçao da relaçao original do vitara que em 4x2 mal da conta dos 31...

Por enquanto... e se você pudesse contar com uma relação de diferencial equivalente a 6.15:1?

Bruno Machado
13/03/2010, 08:36
Por enquanto... e se você pudesse contar com uma relação de diferencial equivalente a 6.15:1?

Eita! Lá vem o cara provocar os meus duendes...

Nem sem o que vc está inventando agora, mas em todo caso, ficha número 1 por favor...

Abs.,

Pablo Toledo
13/03/2010, 13:17
Aí Pablo... vc conseguiu amenizar as quebras de Homo no teu Vitara? Se sim, o q vc fez? Abraçao!!

Maurício;

Depois de três quebras de homocinéticas finalmente o problema foi descoberto (isso já tem uns dois anos).

O que acontecia é que o meu Vitara estava com os dois semieixos iguais, sendo que o semieixo do lado passageiro é menor do que o semieixo do lado motorista. Provavelmente o ex-proprietário quebrou o do lado do motorista e não acho reposição. Como o a diferença entre os semieixos é muito pequena, ele se resolveu usando o do lado do passageiro. Só que essa diferença de tamanho é que estava causando as constantes quebras, pois ela criava uma tensão na homocinética externa do lado motorista, que sempre se rompia.

Quando meu mecânico se deu conta disso, também não achamos o semieixo do lado certo para solucionar a questão. Então a saída foi fazer uma "bolacha" entre a homocinética interna do lado motorista e a carcaça do diferencial de modo a compensar a menor medida e eliminar a tensão.

Desde então, nunca mais tive problemas.

mauricioalan32
14/03/2010, 16:30

Aiaiaiai... q q ce ta bolando Alexandre?? Seria essa uma relação de diferencial? Pelo jeito la vem novidades...:lol::lol::lol:

mauricioalan32
14/03/2010, 16:32
Maurício;

Depois de três quebras de homocinéticas finalmente o problema foi descoberto (isso já tem uns dois anos).

O que acontecia é que o meu Vitara estava com os dois semieixos iguais, sendo que o semieixo do lado passageiro é menor do que o semieixo do lado motorista. Provavelmente o ex-proprietário quebrou o do lado do motorista e não acho reposição. Como o a diferença entre os semieixos é muito pequena, ele se resolveu usando o do lado do passageiro. Só que essa diferença de tamanho é que estava causando as constantes quebras, pois ela criava uma tensão na homocinética externa do lado motorista, que sempre se rompia.

Quando meu mecânico se deu conta disso, também não achamos o semieixo do lado certo para solucionar a questão. Então a saída foi fazer uma "bolacha" entre a homocinética interna do lado motorista e a carcaça do diferencial de modo a compensar a menor medida e eliminar a tensão.

Desde então, nunca mais tive problemas.

Ai Pablo... ainda bem q vc achou o problema.. tomara q guentem agora... eu quebrei uma homocinetica em um ano e dois meses... estao durando p enquanto... vamos ver até qndo vai..
abrass

Cadü Smith
24/03/2010, 17:25
essa solução das homocinas da hilux, semi-eixos e roda livre, serve pra suspensão alterada em 3 ou 4 polegadas ?

abç

Alexandre X
24/03/2010, 18:15
Serve sim (o forum nao aceita mensagem curta :mrgreen:)

Cadü Smith
27/03/2010, 00:09
redução na High e Low ? quanto custa ? ja tem ? ( to espalhando as perguntas pra tu esbarrar nelas + fácil.. hehehe)
[]

Alexandre X
27/03/2010, 00:45
Sr ainda nao decidi se construo um conjunto planetario ou engrenagens helicoidais. A coisa esta na prancheta e nao tenho nada orcado.
Tenho a ideia, mas nao tenho previsao de custo nem lancamento.

mauricioalan32
30/03/2012, 09:35
Aí pessoal!

Uma pergunta aos mais experientes em preparações e adaptações. Pesquisando na net vi o site da calmini que existe um kit para adaptar o eixo dianteiro do Samurai no Vitara. Pergunto, até que ponto isso fica bom? A largura dos eixos é semelhante? Segue abaixo o link do kit:

Coil-Over SAS (http://www.puresuzuki.com/KickSAS.htm)

Abs

LeoPOA
30/03/2012, 10:12
Tche,

A largura do eixo do samurai é menor que a do vitara, precisaria usar espaçador ou algum outro recurso p/ compensar a diferença. Parece tbm que é preciso fazer um retrabalho para colcoar a coroa e pinhao do vitara no eixo do samurai...

Tinha ideia de fazer algo assim no meu vitara, mas acabei trocando ele antes...

Lembro que no pirate4x4 tinha um cara fazendo essa alteraçao em um vitara 4P, porem com susp de feixes de mola e jumelos revolver...

Segue o link http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=859311

Acho que ficaria bem legal um vitara assim...

mauricioalan32
30/03/2012, 12:58
Legal LeO. A minha idéia é usar o eixo dianteiro do Samuca e na suspensão eu iria fazer tipo aquela suspensao loca com braços traseiros de pajero tanto na dianteira qnto na traseira do Vitara. Vou trocar umas idéias com o Kiko pra ver se ele m da uma luz, até pensei em usar as relações do Samurai mesmo, mas tbm nao sei s da certo!

Abs

LeoPOA
30/03/2012, 14:10
Relaçao do samurai vai ficar mto longa no vitara... o Fabiano de Caxias usou uns braços se nao me engano das Land p/ fazer o vitara SAS dele, mas esses braços de pajero, ou até uns feitos sob medida desenhando e mandando cortar ficaria show !!! Se nao me engano o kiko faz bastante desses braços nos willys né... Outro vitara que tem uma susp bacana e foi feito ai pertinho é o do Mauricio de Gramado...

Dá uma olhada que tem um eixo dianteiro de samurai pra vender aqui no forum... eixo completo e inclusive já está com as homocinéticas e semi eixos reforçados iguais os que eu uso... se o preço for bom já é meio caminho hehe

Tua ideia é transformar o monstrinho ?

Abraço

mauricioalan32
30/03/2012, 15:20
Isso mesmo LeO... ja vi esse eixo, até mandei uma mensagem pro vendedor, vou ver certinho com o Kiko!

Abs

AlemãoRS
01/04/2012, 14:46
Como já dito, o problema são as relações. Voce vai ter que colocar o porquinho do vitara no eixo do samurai.

Zepi
01/04/2012, 14:51
Amigos, mw passou essa idéia tbm com eixo de Jimmy, mas uma dúvida sobre p Abs, perde-se o abs na dianteira???

Abraços

LeoPOA
01/04/2012, 19:28
Acredito que perde sim o abs... outro ponto negativo em usar eixo do jimny seria a falta de possibilidades de upgrade em relaçao ao eixo do samurai até 95... Para esses eixos de samurai feixe existem relaçoes, bloqueios, semi eixos e homocinéticas reforçados...

Zepi
02/04/2012, 09:29
O sensor do abs dianteiro no vitara/tracker fica no eixo assim como no traseiro???

Seria perfeito um eixo rígido dianteiro e helicoidal!!!

Abs

mauricioalan32
02/04/2012, 14:36
Mudando um pouco o foco do tópico. Se eu optar por usar os eixos do Troller, que sao mais estreitos que os da Rural, como faria, pois no Troller o miolo do diferencial é deslocado pra esquerda, ja no Vitara é pra direita!

Abs

Fabil
02/04/2012, 16:02
basta inverter a bola, uma tornearia especializada em eixos faz isso sem problemas

Andrei Hasse
02/04/2012, 19:46
Fala PessoALL
To só de olho nesse tópico, Trabalho em uma tornearia que é da familia, Então ja fiz essa inverção dos tubos de um diferencial, Serviço que leva algumas horas, mas super simples de fazer, Basta um pouco de caprixo. frezar a solda que trava os tubos, fazer uma flange para bater os tubos fora, encaixar centrar e soldar a trava novamente.

Tenho real curiozidade de ver uma adaptação destas, se alguem partir para tal empreitada posta umas fotos e detalhes para nós.

Abrsss...

LeoPOA
02/04/2012, 21:30
Tem um Vitara 3P de Gramado, o cara usa os eixos de troller e um motor mwm 2.8 turbo diesel....

Tem videos dele no site do Canal Rural, no programa Mundo4x4....

mauricioalan32
03/04/2012, 07:25
Sim LeO, esse é o Vitara do Mauricio que é mecanico lá na Varzea grande, mas ja vi ele bem de perto, meeeeeu é uma gambiarra q chega a assustar...

vlw

Fabil
03/04/2012, 08:04
já existe um vitara SAS pronto e rodando...
vide o topico;
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/86351-vitara-cavalo-branco-sas.html

LeoPOA
03/04/2012, 08:57
Hehehe nunca parei p/ olhar de perto o jipe dele... só vejo andando nas trilhas... mas a minha ideia de vitara com eixo rigido seria montar com feixes de mola e jumelos articulados estilo esse que o Fabil fez....

Fabil
03/04/2012, 09:16
fazendo direitinho dá p/ tirar um curso bacana dos feixes

339634339635339636339637

mauricioalan32
03/04/2012, 10:23
Esse Vitara usa eixos de Rural Fabil?

Fabil
03/04/2012, 10:50
sim, rural, apesar de que rural mesmo só ficou a carcaça e munhao dianteiro..heheh

mauricioalan32
03/04/2012, 13:29
Pois é, Fabil... eu estou em um dilema, boto eixo de samuca, uso 33 recapado ai falta torque, rural teriam as opçoes de diferenciais mais reduzidos, outra saida seria eixos da hilux japonesa, problema é achar!

AlemãoRS
03/04/2012, 13:36
Partindo para uma adaptação dessas, eu pensaria seriamente em já adaptar a t-case do samurai feixe, resolve todos os problemas de falta de redução.

pedro bonadio
03/04/2012, 13:37
Outro Vitara SAS era o do Fabiano.

Acho esse Vitara animal, eixos de Rural.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/59467-vitara-eixos-de-rural-33-100-ap2-0-a.html

LeoPOA
03/04/2012, 13:40
Mauricio, Eixos de Hilux seria o ideal... Resistente, mtas opçoes de upgrade e bolota do diferencial pequena. Os eixos de rural seriam indicados caso pretenda usar pneus 33 recapados ou maiores... fora isso o vao livre ficará menor que o da tua configuraçao atual...
Eixo de samurai na dianteira teria q limitar o pneu a 33 recapados ou 35 mud, isso se reforçados... caso contrário 32" recapado fica no limite da resistencia.

Faça as contas $$$ quanto custaria cada uma das opçoes... custo x beneficio Qualquer uma delas irá deixar o vitara show de bola !!!

Fabil
03/04/2012, 13:47
Pois é, Fabil... eu estou em um dilema, boto eixo de samuca, uso 33 recapado ai falta torque, rural teriam as opçoes de diferenciais mais reduzidos, outra saida seria eixos da hilux japonesa, problema é achar!

eixo D44 ( seja troller, rural, cherokee) vai ter que usar relaçao 5.83:1, aqui no Brasil nao é taaaaooo facil achar ( eu fiquei uns 3 meses com o projeto do cavalo branco parado a procura de dois pares de 5.83 em bom estado, a maioria que encontrava já estava muito gastas, dentes lascados etc..)

eixo de Hilux, alem de dificilimo achar aqui, a relaçao mais reduzida que tem p/ ele é 5.38 e mesmo assim só na gringolandia.. nenhuma hilux que foi vendida aqui no brasil saiu com essa relaçao, a maioria sao 4.56:1 ( hilux gasolina) e 3.9:1 das diesel se nao me engano.

enfim, qualquer eixo que vc vá colocar em seu vitara, se for usar pneus acima de 33", só existem TRES saidas, ou arranja coroa e pinhao 5.83:1 ou faz um projeto dual-tcase ou mete uma tcase que tenha reduçao em HIGH..

aqui no brasil, as unicas tcases que possuem reduçao em HIGH que eu conheço sao:

- Tcase de NIVA 1,20:1 em high
- Tcase de Samurai 1,40:1 em high
- Tcase de Discovery V8 gasolina 1,40 em High

Tcase de niva, nao vai aguentar 1/2 duzia de trilhas com eixos pesados e pneuzao
tcase de engrenagem de samurai tá custando o zóio da cara
tcase de discovery V8 se vc achar alguma nos desmanches, ABRAÇA logo pq pode nunca mais encontrar...heheeh

T+

mauricioalan32
03/04/2012, 15:42
Pois é, a ideia mesmo seria usar SAS pra eliminar as homocineticas, pois pretendo usar pneus 33 recape agressivos e bloqueio na dianteira, acho q vou acabar usando o eixo de Samuca mesmo, ai s ainda faltar redução dou um jeito de arrumar uma Tcase do Samuca com engrenagem! Custoxbeneficio acho q seria a melhor opção, levando em conta que consigo vender todo conjunto dianteiro do Vitara, ai praticamente tiro o custo das peças!

Abs

pedro bonadio
04/04/2012, 13:50
33" recapado + bloqueio no eixinho do Samuca?

mauricioalan32
04/04/2012, 14:26
+ Kit homocineticas, semi eixo e planetarias Rock Assault... será q nao rola?

Leonardo Truccolo
04/04/2012, 19:17

E a coroa e pinhão???

LeoPOA
04/04/2012, 20:19

Rola sim e fica o bixo !!!!!!

Vou testar agora o bloqueio Kaiser na dianteira !!!

LeoPOA
04/04/2012, 20:23
E a coroa e pinhão???

Esse pode ser o problema...

Teria q tentar fazer um jeito de instalar a C&P 5.38 do samurai no eixo trazeiro do vitara, ou entao mandar fazer coroa e pinhao sob medida no cara ali da Rua do Parque que faz as relações p/ Adaime....

Fazer aquele esquema de dual t-case com uma de samurai feixe c/ kit de redução tbm seria uma saida...

Acho que um vitara eixo rigido seria o jipe ideal p/ nosso tipo de trilha... funcional como o samurai só que mais confortável hehehe

mauricioalan32
04/04/2012, 21:43
Coroa e pinhao eu vou usar a do Vitara mesmo, ai seeee realmente ficar muito xoxo vou fazer o q o LeO falou, usar as C&P 5.38... justamente por ser um jipe confortavel é q pretendo fazer isso. Ao menos consigo um pouco mais de altura e resistencia, além de poder usar bloqueio na dianteira, antes d quebrar a coroa e pinhao quebra a corrente da Tcase, mas essa eu ja estou pensando em substituir pela do Samurai. Amanha no final da tarde levo o Jipe lá no Kiko de Canela pra ele bolar alguma coisa, ao menos pra termos ideia certa do que fazer, ele quer colocar eixos de Troller, motor de S10 2.2 com pistoes e cabeçote da 2.4, cambio de chevette e Tcase de Willis ou Sportage, suspensão com braços tirante de Pajeiro e etc... pode até ficar bom, mas o custo vai ser muito alto, muita adaptação e muito fora da originalidade, na minha opiniao. Pois quero um jipe bom e forte, mas nao quero um MONSTRO assim não. Quero só melhorar o eixo dianteiro, nada mais, vamos ver o que sai amanha!

Abs

mairo
05/04/2012, 08:26
mauricio, pq vc não coloca as homocinéticas da hilux no seu vitara? vai dar uma boa resistencia! não parece ser dificil a adaptação, a flange que fica junto ao diferencial do vitara tem 3 furos e a da hilux 5, vai precisar das rodas livres da hilux tbm!

mauricioalan32
05/04/2012, 09:43
Pois é, tbm ja pensei nisso, mas ainda assim eu teria q retrabalhar as balanças pra poder levantar mais 1" +/- pra entrar os 33 recapados, e ainda assim acho q nao vou ter um bom curso de suspensão... vamos ver, hj vou colocar essa alternativa tbm pro mecas. Mas valeu a dica Mairo!

Abs

mairo
05/04/2012, 10:38
eu to usando 3" na suspensão com calço sem problemas, vou pegar uma dica do ARYRJ traduziu pro portugues pra acertar o angulo da mola só, talvez substitua a mola por outra para eliminar o calço ou diminui-lo! não consigo anexar o arquivo pq ta no word! posso enviar por email pra ti!

mauricioalan32
05/04/2012, 10:41
Bah, manda por email sim: mauricioalan32@hotmail.com

Abs

nanito
05/04/2012, 11:13
É muito amor ao Vitarinha, hein Mauricio!! Hehehe!!

mauricioalan32
05/04/2012, 11:44
hehehehehehehehe.... é verdade, até pq vender e comprar outra coisa pra começar do zero eu perco tooodo o meu investimento, assim ao menos continuo com ele!

abs

aryrj
05/04/2012, 12:53
mauricio, vc já pensou em fazer um kit daqueles da sob? Que o X não leia isso...:)

mauricioalan32
05/04/2012, 13:07
de 3"? Ja pensei, mas tenho medo das homocineticas nao aguentarem o bloqueio.

pedro bonadio
05/04/2012, 14:28
Não quero te desempolgar.

Mas eixo Suzuki 7" reforçado pode até aguentar 33" em um Samurai que é mais leve e menos potente que um Vitara. Ainda assim não é tão confiável no Samurai.

O seu Vitara tem motor 1.6 com SuperCharger contra um 1.3 aspirado, algo entre 120hp x 69hp e 18kgfm x 11kgfm? Mais pneus 33" e recapados? Coroa e pinhão com relação mais curta é mais frágil também, pois o pinhão é mais fino.

Porque não um par de D44 de rural original com relação curta original? O que vai gastar no eixo do samurai sem bloqueio(semis, homo, C&P, alargadores, reforço em tubeira) vai se equivaler no D44 sem bloqueio, coisa que você pode deixar pra depois.

Adaptação vai ter nos dois, vai ter que soldar suportes de suspensão nos dois.

mauricioalan32
05/04/2012, 15:06
Dae Pedro, o supercharger nao tenho mais, tirei ele (ah se arrependimento matasse) pois eu estava vendendo a viatura, mas ninguem paga o q custa, e dar d maos beijadas não né, só eu sei o qnto custou e a dedicação q tive em cima da viatura... tbm estou estudando essa possibilidade d usar D44, mas a ideia é nao gastar muito, agora, se o mecanico me convencer de que realmente vale a pena pelo cuxtoxbeneficio, ai sim com certeza parto pra ignorancia! :twisted::evil:

Abração

pedro bonadio
05/04/2012, 15:41
Que pena, devia ser animal o 1.6 com SC!

Boa sorte na sua empreitada, o que precisar é só falar!

Abraços!

mauricioalan32
05/04/2012, 16:13
Era animal sim Pedro... mas, vamos lá... brigadao!

Abraços

Carlos TA
06/04/2012, 07:39
Ola Mauricio bel empreitada , tambem tenho ideia de fazer o mesmo com o meu, voce ta querendo rodar com 33 recapado, e o eixo traseiro acha que aguenta ??

Carlos TA
06/04/2012, 07:52
E usando o eixo do Samurai voce trabalha so na dianteira o que reduz muito o custo final do projeto , e izto ?

Dae Pedro, o supercharger nao tenho mais, tirei ele (ah se arrependimento matasse) pois eu estava vendendo a viatura, mas ninguem paga o q custa, e dar d maos beijadas não né, só eu sei o qnto custou e a dedicação q tive em cima da viatura... tbm estou estudando essa possibilidade d usar D44, mas a ideia é nao gastar muito, agora, se o mecanico me convencer de que realmente vale a pena pelo cuxtoxbeneficio, ai sim com certeza parto pra ignorancia! :twisted::evil:

Abração

mauricioalan32
06/04/2012, 14:41
Carlos, a idéia é essa mesmo, trabalhar apenas na dianteira pra nao investir muito, qnto ao eixo traseiro, acredito que em termos de resistencia ele é até mais forte que os do Samuca!

Abs

mauricioalan32
09/04/2012, 21:02
PessOal, ontem o Alexandre X me mandou um email avisando que ja tem as Xcrawler Box pro Vitara, trata-se de uma peça usinada em alumínio com a reduçao interna que vai instalada entre a caixa de cambio e a TCase, reduz em 20% a relaçao toda tanto em 4x2 como em simples e reduzida. Agora só falata juntar umas doletas pra poder puxar o brinquedinho, pois o custo dela é de 4.800,00 sem os cardans que terao que ser mexidos, diminui-se o traseiro e alonga-se o dianteiro de acordo com as novas posiçoes da tcase!

Abs

Carlos TA
09/04/2012, 21:08
PessOal, ontem o Alexandre X me mandou um email avisando que ja tem as Xcrawler Box pro Vitara, trata-se de uma peça usinada em alumínio com a reduçao interna que vai instalada entre a caixa de cambio e a TCase, reduz em 20% a relaçao toda tanto em 4x2 como em simples e reduzida. Agora só falata juntar umas doletas pra poder puxar o brinquedinho, pois o custo dela é de 4.800,00 sem os cardans que terao que ser mexidos, diminui-se o traseiro e alonga-se o dianteiro de acordo com as novas posiçoes da tcase!

Abs

A idéia é excelente mas o preço ....

mauricioalan32
09/04/2012, 21:12
Pois é, mas eu vou ser obrigado a comprar futuramente esse kit, agora a prioridade é dar andamento ao SAS, assim como vc esta fazendo!

Carlos TA
09/04/2012, 21:15
Boa pedida .

Andrei Hasse
09/04/2012, 22:44
Fala Mauricio,

Vc ira fazer Feiche ou Elicoidal??

mauricioalan32
10/04/2012, 07:05
Andrei, farei helicoidal mesmo!

Abs

aryrj
10/04/2012, 07:32
A idéia é excelente mas o preço ....

Concordo... o preço é alto. Mas faço idéia a diferença que faz na viatura... Começando a juntar as latinhas!

mairo
10/04/2012, 07:59
deve ficar muito bom com a box, pois meus diferenciais foram reduzidos em 14% e ficou muito show com pneus de 30"!
só achei o preço bem salgado, eu ja partiria pra um AP 2.0, sei la.

aryrj
10/04/2012, 08:23
Outra opção...

mauricioalan32
10/04/2012, 10:55
Pois é, mas eu vou comprar esse kit, só tenho que juntar as doletas agora... heheheheh
abs

Alexandre X
10/04/2012, 16:07
deve ficar muito bom com a box, pois meus diferenciais foram reduzidos em 14% e ficou muito show com pneus de 30"!
só achei o preço bem salgado, eu ja partiria pra um AP 2.0, sei la.
Não esqueça que torque não é a mesma coisa que potência.
http://static.hsw.com.br/flash/fpte-curve2.swf

aryrj
10/04/2012, 19:35
Se não me engano o torque do AP 2.0 é por volta de 22 m.kgf@3000. Ou não é isso?

mauricioalan32
10/04/2012, 20:36
O do Vitara se nao me engano é de 13kgf.m @ 3000RPM o carburado e 14kgf.m @ 3000RPM o injetado!

aryrj
11/04/2012, 07:52
Pois então... É um ganho consideravel de torque, mantendo-se as relações originais do vitara. Tô viajando ou não?

Fabil
11/04/2012, 08:03
AP 2.0 tem 19kg de torque. ainda assim é um ganho consideravel

Alexandre X
11/04/2012, 10:15
Pois então... É um ganho consideravel de torque, mantendo-se as relações originais do vitara. Tô viajando ou não?
Se vc quer controle, precisa de relações curtas. Vc ja viu a diferença de um Troller com motorzao, pneuzao e relacoes originais passando por um obstaculo e um suzukinho com motor original e relações extremamente curtas passando pelo mesmo obstaculo?

mauricioalan32
11/04/2012, 10:35
É, aqui na minha região onde predominam os banhados e bosteiros o troller com certeza é OOO Jipe, os suzukis sempre calçam embaixo, ja em matas, erosões e pedras ai ja é o chão do suzuki mesmoooo, na qual eu curto mais por ter obstaculos do que ficar levantando barro e na segunda feira ter que gastar mais 70 latinhas pra lavar a viatura!

Abs

aryrj
11/04/2012, 14:59
Se vc quer controle, precisa de relações curtas. Vc ja viu a diferença de um Troller com motorzao, pneuzao e relacoes originais passando por um obstaculo e um suzukinho com motor original e relações extremamente curtas passando pelo mesmo obstaculo?
Exato alexandre. Mas o que eu queria comparar era o vitara 1,6 com ele mesmo, com um AP 2.0, como foi mencionado em outro post. O ganho em torque seria mais que suficiente para pneus acima de 30", não? Fora outros benefícios que muitos comentam a respeito dessa troca...

aryrj
11/04/2012, 15:12
A respeito do torque dos AP2.0, por curiosidade procurei e achei isso:

AP 2.0 8V (carburador TLDZ ou Brosol 3E) Número de válvulas: 2 por cilindro Cilindrada: 1984 cc. Diâmetro e curso: 82,5 x 92,8 mm Bielas 144mm Taxa de compressão: 9,0:1. Potência máxima (líquida) 109 cv a 5.200 rpm. Torque máximo (líquido) 170,1 N.m/17,4 kgf.m a 3.000 rpm. Alimentação por carburador de corpo duplo progressivo. Combustível: gasolina.

AP 2.0 8V (Injeçaõ Bosch LE Jetronic II Monoponto Analogica) Número de válvulas: 2 por cilindro Cilindrada: 1984 cc. Diâmetro e curso: 82,5 x 92,8 mm Bielas 144mm Taxa de compressão: 10:1. Potência máxima: 121 cv a 4.250 rpm. Torque máximo: 22,3 m.kgf a 3.000 rpm. Alimentação por injeção multiponto seqüencial. Combustível: gasolina.

AP 2.0 8V (Injeção Bosch LE Jetronic II Multiponto Analogica) Número de válvulas: 2 por cilindro Cilindrada: 1984 cc. Diâmetro e curso: 82,5 x 92,8 mm Bielas 144mm Taxa de compressão: 10:1. Potência máxima: 116 cv a 4.250 rpm. Torque máximo: 22,3 m.kgf a 3.000 rpm. Alimentação por injeção multiponto seqüencial. Combustível: gasolina.

AP 2.0 8V (Injeção Magnetti Marelli IAW 1AVP / Avb) Número de válvulas: 2 por cilindro Cilindrada: 1984 cc. Diâmetro e curso: 82,5 x 92,8 mm Bielas 144mm Taxa de compressão: 10:1. Potência máxima: 115 cv a 4.250 rpm. Torque máximo: 22,3 m.kgf a 3.000 rpm. Alimentação por injeção multiponto seqüencial. Combustível: gasolina.

Fabil
11/04/2012, 15:32
ary.. vc catou essas infos na wikipedia néh?
pega um manual original de qualquer gol / santana MI e veja a tabela de torque...

T+

aryrj
11/04/2012, 16:54
Foi mesmo... :):):)

Fernando L. Schiesser
12/04/2012, 10:38

Abração

Esse eu queria ter comprado...hehehe
Pelo menos agora tem alguém muito feliz a essa hora...
Meu amigo, muita boa sorte nessa nova empreitada, pode ter certeza que logo vc terá uma máquina pronta para qualquer aventura.
Ah, não venda seu vitara não, realmente ninguém pagará o que realmente vale.

Um abraço

Fernando

mauricioalan32
12/04/2012, 11:21
é verdade, Fernando... mas nao vou vender ele tao cedo mesmo... rssss

abs

fabiano caxias
15/05/2012, 13:55
olha...
eixo de samurai em vitara é jogar dinheiro no lixo,nao quebra no samurai pq nao tem peso nem motor pra isso

tem gente aqui mesmo que me dizia que eu devia ter colocado os de troller ou toyota no meu vitara em vez de por os de rural e agora tao tudo feliz pq ta indo um eixo de samurai em um titanic de um vitara?so aqui mesmo

mesmo que a ideia seja nao passar de pneu 31(a minha na epoca era os 33),mesmo assim o custo vai beirar os eixos de rural,que podem ser usados 33 sem mudanças,alem de ter relaçao a vontade e pode ir reforçando aos poucos

como ja tive o vitara com eixos de rural,pneus 33 recapados,bloqueio,ap2.0 e bláblá posso falar de boca cheia
ap funciona,mas jamais botaria de novo,iria pra um gm,o papel nao mostra oque ele realmente faz ,o torque dele é ridiculo comparando em uso com um gm 4 que tambem é uma tortura

pensa bem
eu iria de eixos rural,motor gm,e um kit pra reduçao na sequencia conforme for preciso

so falta aparecer novamente um me dizer q o eixo willys é antigo demais pra isso
olhem bem de perto um eixo de samurai e tirem as conclusoes

mas boa sorte ao amigo na adaptaçao,esta em otimas maos

Fabil
15/05/2012, 14:24
Xará..

voce fazer um projeto p/ VOCE é uma coisa.. fazer um projeto p/ clientes é outra completamente diferente..

o T.A chegou p/ mim e disse " Fabil, estou de saco cheio de toda trilha voltar p/ casa com homocinetica quebrada, eu tenho um orçamento de R$ XX,XX p/ resolver meu problema, nao quero jipe de rockcrawling e nem pneuzao, quero apenas usar bloqueio dianteiro e voltar p/ casa sem quebrar homocinetica e nao posso ficar muito tempo com o jipe parado montando o projeto, quero algo de execuçao rapida"

a nossa conclusao para atigir esse objetivo foi usar eixo de samurai, voce teria alguma sugestao melhor?

em partes concordo com voce, EU usaria outros eixos, como por exemplo, tem mais de DOIS anos que estou aqui juntando peças p/ colocar no meu samurai um par de eixos de HILUX, com ARB etc.. blá, blá... mas veja bem a diferença, tem DOIS anos que estou juntando os pedaços e ainda nem comecei a montar ainda, já gastei uma grana do kraio , nao tenho que pagar alguem p/ projetar, nao tenho que pagar consultoria e nem pagar alguem p/montar, nao tenho prazo a cumprir, se ficar pronto hj amanha otimo, se ficar pronto daqui a 1 ano, problema é apenas meu.

percebe a diferença que é montar algo p/ sí proprio e para os outros?

falar que é jogar grana no lixo colocar eixo de samurai no vitara, pode ser p/ voce, mas p/ outras pessoas pode ser uma soluçao que cabe no bolso a atenda aos propositos.

T+