Ver Versão Completa : Impotos e importação
guilhermekrug
15/01/2009, 08:40
Alguém sabe me explicar se volto de viagem com peças/acessórios de carro, pensando sempre legalmente, se posso usar o limite normal de U$ 500,00?
Se ultrapassar este limite posso pagar o imposto da diferença? Para estes casos o imposto é de 75% do valor da diferença?
Marcelo A. Marchiodi
15/01/2009, 09:53
Dê uma olhada no site da Receita Federal, se não me engano, pra compras acima de 500 dólares são 60% de preço total nas notas e mais ICMS... mas para compras pela internet, para trazer deve ser parecido, mas tenho certeza que no site da Receita tem todos os detalhes.
guilhermekrug
16/01/2009, 00:38
Obrigado, achei o site meio confuso mas vou procurar entender....
Marcelo A. Marchiodi
16/01/2009, 08:15
Pois é, tem que ser por lá mesmo, quando fui comprar algumas peças dos EUA ouvi cada asneira que resolvi me virar por conta p´ropria, no site mesmo.
Procure uma sede da Receita Federal de sua cidade também, que eles tem pessoal pra explicar essas coisas.
Sua cota e´de US$ 500,00 para quaisquer tipos de produtos. O que voce passar disso e declarar, voce irá pagar 50% de imposto de importação, somente do que passar dos US$ 500,00. Se passar de US$ 500,00, voce não declarar e cair na ´malha fina´, ai irão cobrar o imposto de 50% + multa de 50% do excesso dos US$ 500,00.
Alguém sabe me explicar se volto de viagem com peças/acessórios de carro, pensando sempre legalmente, se posso usar o limite normal de U$ 500,00?
Se ultrapassar este limite posso pagar o imposto da diferença? Para estes casos o imposto é de 75% do valor da diferença?
Bom dia Krug,
Se você entrar no Brasil, vindo do exterior, via transporte aéreo, você pode trazer até US$ 500,00 por pessoa sem a necessidade de pagar impostos.
Se você trouxer algo acima desse valor, você pagará impostos apenas sobre o excedente. É só você preencher o formulário declarando o item e o valor que eles vão te encaminhar para o pagamento do imposto e porterior retirada do item.
Não lembro o valor do imposto, mas deve ser por volta de 50%.
Até onde eu sei algumas peças não são possíveis de serem despachadas como bagagem, por exemplo, amortecedores.
Já trouxe bastante peças para a minha ex cherokee dessa maneira, mas ficou abaixo dos US$ 500,00.
Outra coisa, as cotas de 2 pessoas não podem ser somadas para trazer um unico item.
Um abraço
JORGE DELMANTO
19/01/2009, 20:38
E ainda, dependendo de onde comprar, principalmente, se for uma loja instalada na cidade, vc consegue a nota abaixo do valor pago!
Eu ja trouxe 2 guinchos e uma unica vez, fui parado e nao tive problema...
Abç e boa sorte
Krug,
Eu trouxe os meus dois bloqueios, junto com as relações 4,56 na mesma viagem. Dei sorte de não ter sido parado.
Já trouxe um monte de coisas (até amortecedores) e nunca tive problemas. Somente a última vez que me pararam e quiseram ver os alargadores que estava trazendo para meu quadriciclo. Abri a mala, o cara viu o que era e me liberou.
O que os caras chiam mesmo é com eletrônicos. Peças, por enquanto, é sossegado.
Um abraço,