Ver Versão Completa : Barra de torção em Rural
leandro_favero
14/01/2009, 14:52
Pessoal,
Revirei o forum e não achei nada a respeito.:discordo:
Antes de mais nada sei que Feixe de Toyota é mais simples e barato.
Mas alguém já instalou barra de torção em uma Rural ou Jipe?
Funciona esse sistema de suspensão com eixo-rígido? Pois tirando a Hilux todas as caminhotes brasileiras usam esse sistema, porém em suspensão independente, nunca vi em eixo rigido.
Queria colocar as barras da S-10 na minha Rural.
Wilson Oliveira Santos
17/01/2009, 17:10
Eu adaptei na minha rural no eixo trazeiro a barra do opala, com bieletas de corcel I(mantenho até hoje), na dianteira chequei adaptar o barra do scort L que é bem mais grossa, com bieletas do Kadett. Chequei a colocar também, eixos de panhard, dianteira do chevett e trazeira do opala. Uso minha ´rural só asfalto, Quando usava esta combinação dava uma estabilidade e tanto na rural, nas curvas ela não ficava balançando. Um amigo que andou comigo não gostou muito, pois gostava era do balanço da rural nas curvas(até parecia que ia capotar). Porém, como queria colocar uma direção hidraulica que acabei optando pela do landau, não comportou mais a barra estabilizadora e nem o eixo panhard na dianteira. O da trazeira, este eu mantive, Ela se comporta bem nas curva.
Wilson
leandro_favero
19/01/2009, 08:48
Wilson,
Mas o opala usa mola helicoidal? Não usa?
A barra de torção que me refiro é as das caminhonetes. Como a S-10 que não usa mola helicoidal nem feche de mola, usa barra de torção.
O que achei na internet é que o Opala tem barra Anti-Torção.
Caro leandro_favero!
O que pretende é possível, mais é algo que dependerá de um serviço bem feito, tendo em vista que terá que transplantar TODA a suspensão de uma S10 ou Ranger para seu veículo.
Termina isso, partirá para a t-case, pois há diferença do lado do cardam.
Pronto!!!!
Não!!!!!!
Será que as relações de diferencial são as mesmas?????
Tenho uma ranger com o sistema de barra de torção, sei do que pretende, mais será que há viabilidade no projeto?
Não quero reirar seu incentivo quanto ao projeto, mais deve fazer uma pesquisa a campo sobre preços.
Tem um tópico na seção de jeeps, que ensino algo simples para quem quer conforto. (não tenho o linck no momento)
Bem, pesquise, veja a viabilidade financeira.
Abraços.
Kim.
leandro_favero
20/01/2009, 08:26
Kim,
A busca não é por conforto, mas por padronização das peças.
Tentar ao máximo seguir um veículo ou um marca. Mais ou menos saber que todas as peças são de Ranger ou todas são Ford.
Hoje minha Rural tem mais peças de S-10. E por isso estava pensando em seguir a suspensão dela. Minhas molas já foram pro brejo. Coloquei mais laminas e dei uma mexida pra aguentar até poder fazer uma nova suspensão.
Se quero ter mecanica S-10 posso colocar frente e tras feixes da S-10, ou colocar barra de torção na dianteira e feixe atrás;
O que eu queria era helicoidal nas 4, mas ai teria que pegar da Ranger 97.
José Augusto
21/01/2009, 21:51
Leandro supondo que vc consiga fazer essa adaptação (barras de troção da S10) o curso da suspensão vai ficar muito pequeno e o beneficio da suspensão independente em cada roda vc não terá - se continuar com o eixo rigido.
leandro_favero
23/01/2009, 10:50
Então vai valer mais apena colocar o feixe de mola da S-10.
Minha dúvida é, será que fica bom? Da toyota é consagrado. Vi da S-10 na traseira da Rural, mas ainda não vi na dianteira.
José Augusto
23/01/2009, 13:07
O feixe traseiro da S10 no lugar do dianteiro da Rural deve ficar bom - dependendo da carga que vc tiver no eixo diânteiro, feixes mais longos deixam as respostas mais agradáveis (veículo + macio).