Ver Versão Completa : Finalmente passei dos 80km/h
Bom camaradas finalmente consegui passar de 80km/h :-D
bom depois de algumas melhorias é claro, pois sempre ouvia a galera dizendo
que anda a 100, 110 e o meu não passava de 60km/h quando comprei.
Minha primeira mudança foi colocar uma ignição eletrônica assistida, li bastante aqui sobre o assunto e investi e realmente valeu à pena, pois consegui os 70km/h só colocando a caixinha sem trocar nada depois coloque uma bobina vermelha e troquei as velas e platinado ai então cheguei aos 80km/h e fiquei muito fatisfeito, porém ainda algo não estava bom, pois e os 100 e 110 porque o meu não chegava.
Eu já sabia que minha embreagem não estava muito boa, porém funcionava sem patinar estava apenas dura, ai o cilindro inferior começou a vazar bastante então resolvi trocar o reparo como relatado aqui no fórum e funcionou perfeito, é o reparo do freio da 147/fiorino(3/4), mas mesmo assim ficou dura e um pouco baixa.
Fui até o Dino(recreio/rj) e troquei a embreagem que por sinal quando tirou estava muito ruim, tudo trocado quando ligo e tento sair, nem acredito estava com tanta força que parecia que estar com a reduzida, ai foi batata com uma arrancada dessa os 80km/h foram ultrapassados fácil fácil. Bom mais nem tudo é festa agora após os 80km o carro esta vibrando bastante, vou tentar fazer o alinhamento que li por aqui acredito que ficará bom.
Fica ai o relato compre há +/- 4 meses e já tem 3.000 rodados sem nenhum problema ou defeito apenas algumas melhorias :-D.
Fui a Mauá/RJ e fiquei muito satisfeito com o desempenho, fez a média de 11km/l na estrada com GNV.
Abs
shuther4x4
14/01/2009, 21:21
Bom camaradas finalmente consegui passar de 80km/h :-D
bom depois de algumas melhorias é claro, pois sempre ouvia a galera dizendo
que anda a 100, 110 e o meu não passava de 60km/h quando comprei.
Abs
O meu no começo era assim, até descobrir que colocando a alavanca na posição direta (invés de reduzida) ele andava mais!!!!:mrgreen::mrgreen:
não resisti!!!:concordo:
Desculpe pela brincadeira.
Seja bem vindo ao fórum e parabéns pela Viatura. Posta umas fotos dela aí!!
Abraços.
eniomurara
15/01/2009, 08:29
Uma melhora tão considerável no desempenho da mais vontade ainda de andar no russinho.
Se o alinhamento não funcionar, vc vai acabar trocando o acoplamento original pelo homocinético, é outra coisa, vc vai ficar mais feliz ainda, se é que teu carro ainda não tem.
Abraços
ferchina
15/01/2009, 09:18
Isso ai camarada, qdo comprei o meu tb não passava dos 80km/h, mas não por falta de força e sim pq tremia mto...foi ressolvido trocando os terminais de direção q estavam com mta folga.
:concordo:
O meu ta com pneus 215x80x16 que da 15% a mais no perimetro ou seja a velocidade deve ser acresida nesta porcentagem
buchmann
14/06/2009, 20:18
Quando fui buscar o meu (nesta quinta feira, 11-06-09), não que marcava, mas a minha namorada que estava na minha Pajero logo atraz, me disse que cheguei a 120 e isso que o bixo é todo horiginalzão. Ainda tem o acoplamento e outras coisas, a única coisa que foi feita segundo o antigo dono (Grande Aguinaldo), foi convertido para alcool.
Alexandre Banana
15/06/2009, 09:51
Quando fui buscar o meu (nesta quinta feira, 11-06-09), não que marcava, mas a minha namorada que estava na minha Pajero logo atraz, me disse que cheguei a 120 e isso que o bixo é todo horiginalzão. Ainda tem o acoplamento e outras coisas, a única coisa que foi feita segundo o antigo dono (Grande Aguinaldo), foi convertido para alcool.
Eu acho que se eu colocar 120 no meu ... do jeito que ele está hoje é acidente certo. O Niva não tem estrutura para velocidade não ...
Ricardo Passoni
16/06/2009, 09:12
Como sugestão sera que ele não esta atrasado os dentes do comando??? Pois qdo tinha o meu ele, sofria do mesmo mal e foi so colocar no ponto certo que ficou muito bom , veja isso !
Abraços
Gustavo Niva
16/06/2009, 20:56
O meu ta com pneus 215x80x16 que da 15% a mais no perimetro ou seja a velocidade deve ser acresida nesta porcentagemAcacio, quando comparei com um gps (num trecho longo, de velocidade constante e com pneus 215/80R16 também, foto abaixo) deu quase a mesma velocidade, ou seja... o velocimetro também dá erro... ou foi projetado originalmente pra pneus dessa medida :)
Crocodilo
30/06/2009, 10:40
Amigo Ajmura!
O meu tem este problema, não tem força para nada, até coloquei um forrum aqui para tentar solucionar o problema. Meu Brucutu não tem força nem para subir na rampa na mecânica. Recebi muitas dicas e vou colocá-las em prática. Será quie uma ignição eletrônica poderia ser a solução?
cesar_am
30/06/2009, 11:03
Amigo Ajmura!
O meu tem este problema, não tem força para nada, até coloquei um forrum aqui para tentar solucionar o problema. Meu Brucutu não tem força nem para subir na rampa na mecânica. Recebi muitas dicas e vou colocá-las em prática. Será quie uma ignição eletrônica poderia ser a solução?
Olá Crocodilo !
Tb sou novato por aqui, mas já me sinto em casa. seja bem vindo e pode contar com este camarada. Quanto a ignição eletrônica, é uma boa, vai dar um ânimo novo ao seu Brucutu. Siga as dicas do pessoal e boa sorte na solução do seu problema.
Criei um tópico dos Nivas gaúchos. Quem sabe vc pinta por lá e coloca umas fotos e mais informações sobre seu Niva, a turma tá curiosa....
Abraço.
Mauricio Rossetto
03/07/2009, 00:36
Como comentei anteriormente, descobri que em meus 2 ultimos Nivas e quem sabe nos dois anteriores, o segundo estágio não funcionava. Descobri isso quando uma porquinha caiu dentro do segundo estágio provavelmente a muito tempo e não foi sugada para dentro do motor, então é porque a borboleta não era acionada. Agora que coloquei uma mola fazendo o acionamento mecânico o Niva passou a andar (e beber) mais. Agora uma pergunta:
Alguém pode me dizer pra que serve esse parafusinho de regulagem que coloquei uma seta na foto abaixo? E uma dica de como regular...
Como comentei anteriormente, descobri que em meus 2 ultimos Nivas e quem sabe nos dois anteriores, o segundo estágio não funcionava. Descobri isso quando uma porquinha caiu dentro do segundo estágio provavelmente a muito tempo e não foi sugada para dentro do motor, então é porque a borboleta não era acionada. Agora que coloquei uma mola fazendo o acionamento mecânico o Niva passou a andar (e beber) mais. Agora uma pergunta:
Alguém pode me dizer pra que serve esse parafusinho de regulagem que coloquei uma seta na foto abaixo? E uma dica de como regular...
O parafuso indicado pela seta deve ser o que serve para ajustar a proporção da mistura. O outro, mais è esquerda, seria o que ajusta a marcha lenta.
O procedimento padrão para ajustar a proporção da mistura é:
deixar o motor funcionando até atingir a temperatura normal de funcionamento (em torno de 90 graus);
girar o parafuso da marcha lenta, aumentando ou reduzindo a marcha lenta, até que esta fique em torno de 900-1.000 rpm;
girar lentamente o parafuso da proporção de mistura para a direita; quando a rotação do motor começar a diminuir, como se ele fosse "morrer", girar o parafuso para a esquerda 1/2 volta;
ajustar a rotação da marcha lenta para cerca de 800-900 rpm
Tudo isto vale para um carburador em bom estado, sem entradas falsas de ar e/ou outros problemas que possam vir a interferir na mistura ar/combustível.
Mauricio Rossetto
03/07/2009, 08:41
Obrigado Girti, vou tentar ajustar melhor a marcha lenta com os dados que me passou. Realmente é difícil compatibilizar os ajustes de Gasolina com GNV, prevalecendo a regulagem no GNV, mas eu sabendo das posições ideais na gasolina fica rápido um ajuste caso precise passar para gasolina, e isso ocorre normalmente em um lugar difícil, tipo trilha, lugares remotos sem GNV....
Outra dúvida que tenho é: como sei se a eletroválvula está funcionando corretamente? Têm como testá-la ou fazer manutenção nela?
Obrigado Girti, vou tentar ajustar melhor a marcha lenta com os dados que me passou. Realmente é difícil compatibilizar os ajustes de Gasolina com GNV, prevalecendo a regulagem no GNV, mas eu sabendo das posições ideais na gasolina fica rápido um ajuste caso precise passar para gasolina, e isso ocorre normalmente em um lugar difícil, tipo trilha, lugares remotos sem GNV....
Outra dúvida que tenho é: como sei se a eletroválvula está funcionando corretamente? Têm como testá-la ou fazer manutenção nela?
Respondi a esta mensagem na sexta-feira, mas não sei o que houve, ela sumiu... :shock:
Repetindo: há duas formas de se descobrir se ela está ativa:
1) deixar o motor funcionando em marcha lenta e desconectar o fio ligado à válvula. O motor DEVE morrer, se não morrer, é porque a válvula está inativa;
2) desconectar o fio ligado à válvula, depois ligar a chave de contato SEM ligar o motor. Encostar o fio no terminal onde estava conectado. A válvula deve fazer um ruído, uma espécie de "clic". Se não fizer nenhum ruído, deve estar com problemas
Christian & Mirian (VERM)
06/07/2009, 11:50
O que falar sobre tudo?
bem, não sei se teve alterações, aparentemente não, ele esta totalmente original e poderoso, não devendo nada!
Recentimente voltei de Aiuruoca e na Fernão Dias, ele deu tranquilamente 110km/h, mas como esta com pneus 215/80 R16 (Destination da Faristone), pode ser que estava mais que 110Km, o unico problema é o seu consumo (8,5Km/l na pista) e (6,5Km/l da cidade) ainda não sei como melhorar isto, me falaram se trocar o platinado pela ignição o consumo é melhorado mas ainda tenho duvidas sobre esta lógica :roll:
mesmo assim vamos indo, há ele é de 91!
abraço:concordo:
Mauricio Rossetto
11/07/2009, 18:56
Realmente Girti, as duas eletroválvulas que tenho (Boris III e Boris IV) NÂO FUNCIONAM:shock:. Fiz os teste que você recomendou e nada. Será que consigo comprar outra ou têm alguma adaptação?
Realmente Girti, as duas eletroválvulas que tenho (Boris III e Boris IV) NÂO FUNCIONAM:shock:. Fiz os teste que você recomendou e nada. Será que consigo comprar outra ou têm alguma adaptação?
Você deve achar esta válvula nos revendedores Lada da Grande São Paulo, mas não é barata! :-(
Você fez os dois testes que indiquei? Tentou inverter as válvulas ou seja, colocar a válvula de um Niva no outro e vice-versa?
Mauricio Rossetto
15/07/2009, 18:16
Sim Girti e descobri que um delas faz o tal "click" e testei na mão encostando na carroceria para acioná-la. Fiz o teste e conectei uma mangueira na ponta e assoprei para ver se fechava a passagem de ar do furo no bico para os furinhos laterais e fica na mesma, só faz "click".
Mauricio Rossetto
15/07/2009, 19:50
Olá camaradas Christian & Mirian
Pelos dados que você passou a performance do seu Niva está dentro do normal......infelizmente. O consumo (gasolina) dele na estrada comigo é 7,5Km/l :twisted: e com a Lucienne dirigindo é 8,5 8). Com GNV é 10 e 11 Km/metro. Estou usando 225X75X16 que, como o seu é maior, bem maior que o original e isso aperta bastante a potência do motor pedalinho do Niva. Meu Niva está com ignição eletrônica e 0,7 rebaixado cabeçote, polia SOBE..... mas quando sobe :parede::parede::parede:.hehehehe
Sim Girti e descobri que um delas faz o tal "click" e testei na mão encostando na carroceria para acioná-la. Fiz o teste e conectei uma mangueira na ponta e assoprei para ver se fechava a passagem de ar do furo no bico para os furinhos laterais e fica na mesma, só faz "click".
Se eu entendi bem, ela é acionada (o "click"), mas não fecha a passagem de ar, correto? Se a resposta for "sim", é porque realmente está pedindo substituição :(, pois, embora a parte elétrica esteja funcionando, o eixo interno se rompeu, não mais acionando a válvula.
Olá camaradas Christian & Mirian
Pelos dados que você passou a performance do seu Niva está dentro do normal......infelizmente. O consumo (gasolina) dele na estrada comigo é 7,5Km/l :twisted: e com a Lucienne dirigindo é 8,5 8). Com GNV é 10 e 11 Km/metro. Estou usando 225X75X16 que, como o seu é maior, bem maior que o original e isso aperta bastante a potência do motor pedalinho do Niva. Meu Niva está com ignição eletrônica e 0,7 rebaixado cabeçote, polia SOBE..... mas quando sobe :parede::parede::parede:.hehehehe
Maurício, este seu consumo em estrada está muito alto! Qual é o tipo de estrada? Asfalto ou terra? Muitas curvas? Serra ou plano?
O meu Niva, também com o comando, faz uns 9,0 a 10,0 Km/l em estradas planas e sem muitas ultrapassagens (isto é, rodando em velocidade uniforme), e uns 8,0 a 8,5 em estradas de serra, com curvas e subidas.