Conectar

Ver Versão Completa : Ajuda > Rural Willys 1964 Diesel

Tchê 4x4
13/01/2009, 22:33
Amigos, dei uma pesquisada no forum mas não achei muita coisa e o tempo tbm estava curto...
Estou em negociação do meu primeiro 4x4 e gostaria da ajuda de vcs mais experientes. A viatura é uma Rural Willys 64, vermelha e branca, 4x2 c/motor Nissan 3.0 6cc diesel (Que segundo proprietário tem 116cv), caixa e cardã Nissan, 5 marchas, setor Volkswagem, barra estabilizadora dianteira e traseira, pedais suspensos de Opala, freio a disco na dianteira do Opala, bancos dianteiros do Clio c/cinto de 3 pontas e rodas Mangels com pneus BF Goodrich A/T 31x10.5 novos. ...
Minha maior duvida é quanto a este motor, pois não sei quase nada sobre ele, somente que está no carro a 4 anos e que, segundo o proprietario, é muito economico, forte e de fácil manutenção, pois tem todas as peças no uruguay, que é aqui perto...

- O que vcs acham?...
- Esse motor realmente é bom?...
- O que devo observar no estado geral da Rural p/fazer uma boa compra?...
- É facil adaptar a tração 4x4 nela? (O dif. dianteiro esta no lugar e seg. ele funcionando)
- Quanto gasto +ou- nessa adaptação?...

Desde já agradeço os amigos.

valeu!!!

Loiro
14/01/2009, 00:54
Amigos, dei uma pesquisada no forum mas não achei muita coisa e o tempo tbm estava curto...
Estou em negociação do meu primeiro 4x4 e gostaria da ajuda de vcs mais experientes. A viatura é uma Rural Willys 64, vermelha e branca, 4x2 c/motor Nissan 3.0 6cc diesel (Que segundo proprietário tem 116cv), caixa e cardã Nissan, 5 marchas, setor Volkswagem, barra estabilizadora dianteira e traseira, pedais suspensos de Opala, freio a disco na dianteira do Opala, bancos dianteiros do Clio c/cinto de 3 pontas e rodas Mangels com pneus BF Goodrich A/T 31x10.5 novos. ...
Minha maior duvida é quanto a este motor, pois não sei quase nada sobre ele, somente que está no carro a 4 anos e que, segundo o proprietario, é muito economico, forte e de fácil manutenção, pois tem todas as peças no uruguay, que é aqui perto...

- O que vcs acham?...
- Esse motor realmente é bom?...
- O que devo observar no estado geral da Rural p/fazer uma boa compra?...
- É facil adaptar a tração 4x4 nela? (O dif. dianteiro esta no lugar e seg. ele funcionando)
- Quanto gasto +ou- nessa adaptação?...

Desde já agradeço os amigos.

valeu!!!

Eai Arion!
A duvida seria quanto a que motor é esse!
Eu nao estou por dentro destes motores mas posso lhe afirmar que as peças sao encontradas no UY, sim!
Se ela for aqui de Rio Grande, mi da um toque que eu olho pra voce!
Tente perguntar ao proprietario de qual a viatura foi derivada a mecanica!
[]´s

Tchê 4x4
14/01/2009, 19:39
Amigos, fechei a compra da Rural!... Agradeço ao forum, pois tirei muitas duvidas aqui... Na sequencia coloco uma fotos da viatura. Valeu!!!

Wilson Oliveira Santos
17/01/2009, 16:59
Caro Colega, só hoje vi sua mensagem. Eu adaptei um motor nissan em minha rural 76, o motor era um nissan 6 cilindros aspirado com cambio de cinco marchas. O carro de origem provavelmente era o nissan maxima ou o nissan patrol. Eu particularmente tive muitos problemas com este motor. O cambio não aguentou o peso da rural e quebrou 2 vezes. O motor tive que fazer 3 vezes, uma quando bateu biela, e outro sem mais nem menos quebrou o virabrequim e uma quando o tensor da corrente folgou e a corrente pulou um dente e empenou algumas valvulas de admisão, veja só. Como estou em Brasília comprei as peças através de um vendedor de cuiaba que trazia da Bolivia. Para mim, a melhor solução foi quando troquei o motor pelo Q20B - chevrolet. Espero que tenha mais sorte com teu motor. Wilson

cRiPpLe_rOoStEr
17/01/2009, 17:21
eu não conhecia o rd30, só o rd28 que chegou a ser usado no patrol, no cedric/gloria, skyline, vanette e mais uns outros... no brasil teve uma caravan 92 que foi convertida para diesel com esse motor e o dono conseguiu documentar mas eu não sei como...

Tchê 4x4
18/01/2009, 22:49
eu não conhecia o rd30, só o rd28 que chegou a ser usado no patrol, no cedric/gloria, skyline, vanette e mais uns outros... no brasil teve uma caravan 92 que foi convertida para diesel com esse motor e o dono conseguiu documentar mas eu não sei como...

Pois é amigos... Como disse já fechei a compra, depois de ser indicado por 4 mecanicos Jeep daqui, que me chamaram muito a atenção p/o motor diesel (Que aqui é bem caro p/colocar e documentar) e o estado geral da bixinha, que tá realmente muito bonita, inclusive com o estofamento original na cor do carro em couro, funcionando tudo, com esse motor Nissan 6cc aspirado e caixa também Nissan 5 marchas. Também está com a direção do Santana, discos na frente e barras dianteiras e traseiras...
Esse final de semana fui a praia do cassino a 60Km daqui e a Rural se comportou muito bem na estrada e principalmente na areia (Onde o 6cc tem muito torque), com consumo perto dos 15Km/L na estrada. Mesmo assim, continuo com algumas dúvidas que gostaria de ajuda:

- Tá fazendo fumaça alem do normal (Ao meu ver). Segundo o antigo proprietario é por causa da valvula??? aberta, É normal???

- Como disse, ela tá com discos na frente, porem ser servo-freio e é duro pra cara***... Qual o melhor a adaptar???...

- A direção é a mecanica do Santana, porem tá fazendo uns barulhos ao girar p/a esquerda... O que pode ser???...

- O limpador de para-brisas é original, inclusive motor, qual o melhor p/adaptar???...

Desde já agradeço. Valeu!!!

cRiPpLe_rOoStEr
18/01/2009, 22:56
- Tá fazendo fumaça alem do normal (Ao meu ver). Segundo o antigo proprietario é por causa da valvula??? aberta, É normal???

qual válvula? válvula de escape ou tem freio-motor com válvula-borboleta no coletor de escape?

- Como disse, ela tá com discos na frente, porem ser servo-freio e é duro pra cara***... Qual o melhor a adaptar???

como a besta ainda é produzida pela nissan, sob o nome vanette, eu recomendaria o hidrovácuo dela...

Loiro
19/01/2009, 00:40

qual válvula? válvula de escape ou tem freio-motor com válvula-borboleta no coletor de escape?

- Como disse, ela tá com discos na frente, porem ser servo-freio e é duro pra cara***... Qual o melhor a adaptar???

como a besta ainda é produzida pela nissan, sob o nome vanette, eu recomendaria o hidrovácuo dela...

Acho que isso ai é bomba de diesel aberta! O bom é deixar um pouco aberta. Ela fica mais esperta mas a fumaça...
[]´s

Tchê 4x4
19/01/2009, 09:51
:concordo: Valeu pelas dicas!!! Hoje levei ao mecanico que adaptou o motor e caixa na Rural. A questão da fumaça é a seguinte: Além da bomba estar aberta (E não válvula) o antigo proprietario optou não trocar o radiador e o filtro de ar, e acabou ficando o original a óleo mesmo, sendo esse o problema que causaria a fumaça excessiva. Agora estou atrás de um conjunto filtro seco compativel, assim como um radiador tbm compativel com o Motor Nissan 6cc Diesel, pois segundo ele o da Rural tbm não é eficiente p/esse motor.

:concordo: Se pouderem me ajudar novamente, me indicando quais modelos poderia usar, agradeço.

cRiPpLe_rOoStEr
19/01/2009, 21:11
:concordo: Valeu pelas dicas!!! Hoje levei ao mecanico que adaptou o motor e caixa na Rural. A questão da fumaça é a seguinte: Além da bomba estar aberta (E não válvula) o antigo proprietario optou não trocar o radiador e o filtro de ar, e acabou ficando o original a óleo mesmo, sendo esse o problema que causaria a fumaça excessiva. Agora estou atrás de um conjunto filtro seco compativel, assim como um radiador tbm compativel com o Motor Nissan 6cc Diesel, pois segundo ele o da Rural tbm não é eficiente p/esse motor.

:concordo: Se pouderem me ajudar novamente, me indicando quais modelos poderia usar, agradeço.

tenta o radiador do mercedes-benz 1113... quanto ao filtro de ar tenta um daqueles cônicos "esportivos", preferencialmente com fluxo duplo...

Tchê 4x4
19/01/2009, 22:03
Estou procurando o radiador da S10 C/Ar, pois a principio não precisaria adaptar quase nada, pois o tamanho dele encaixaria legal... Voce sabe o tamanho deste do MB 1113?... E quanto ao filtro, tbm foi indicado o da F1000 pequeno ou do 608... Será que não fica meio esquisito colocar aqueles esportivos?...

cRiPpLe_rOoStEr
19/01/2009, 22:06
o do 1113 não é tão grande... tem quem use até em hot-rods... é parecido com o do ford 29 mas com melhor capacidade de refrigeração... quanto ao filtro, não fica tão esquisito aqueles esportivos, mas um daqueles como o da f1000, do 608 ou mesmo da pampa ficam mais fácil para adaptar snorkel...

Tchê 4x4
19/01/2009, 22:22
Muito bem... Vou continuar a busca então. Não sabe onde posso encontrar esses itens usados aí em POA com bom preço? Valeu amigo!!!

cRiPpLe_rOoStEr
19/01/2009, 22:35
Muito bem... Vou continuar a busca então. Não sabe onde posso encontrar esses itens usados aí em POA com bom preço? Valeu amigo!!!

tem a pladim, que vende peças recondicionadas... mas não sei se vão ter radiador do 1113... se for o caso tenta o do bandeirante, eterno rival do nissan patrol...

Tchê 4x4
19/01/2009, 22:39
Valeu!!! Vou tentar...

ACB2004
22/01/2009, 11:32
Fala Tchê,

Tenho uma rural a diesel com motor Maxion HSD 2.5 turbo intercooler,e no caso do radiador ,como não queria adaptações por causa do tamanho,mandei trocar a colméia do radiador da rural mesmo.Coloquei uma colméia nova com 5 canaletas internas ,o que dá uma excelente refrigeração.O motor fica geladinho.Outra coisa que ajuda muito,é vc uas uma ventoinha da largura do radiador e com muitas pás,umas 10.

Loiro
22/01/2009, 20:05
Eu faria o seguinte:
Veria se o motor foi bem adaptado em outro mecanico. Se foi feito um "aprofundamento" da parede corta fogo. Veja se a espaço para uma ventoinha eletrica atras do radiador. E seguiria as dicas acima do amigo, de arrumar o radiador!
[]´s

Tchê 4x4
22/01/2009, 21:54
Eu faria o seguinte:
Veria se o motor foi bem adaptado em outro mecanico. Se foi feito um "aprofundamento" da parede corta fogo. Veja se a espaço para uma ventoinha eletrica atras do radiador. E seguiria as dicas acima do amigo, de arrumar o radiador!
[]´s

Já verifiquei... em vários. Foi feito sim o aprofundamento e tem espaço tranquilo p/colocação de um novo radiador. Fui em várias empresas de radiadores, o qual todas me indicaram colocar um novo, maior, moderno, com mais capacidade e ventoinha eletrica. Prefiro gastar um pouco mais e colocar um novo do que retrabalhar um radiador de cobre com 45 anos que ainda por cima não foi feito p/esse motor diesel...

David Ricardo-RS
28/01/2009, 00:51
Bom dia, Tchê!

Estou em Porto Alegre e também sou um aficcionado por 4x4; comprei o meu segundo Jeep Willys CJ-3B, ano 1954, conhecido como "cara de cavalo". Para equipá-lo adquiri a mecânica completa de uma Nissan Frontier 2006, com caixas de câmbio e reduzida, diferenciais, suspensões e motor MWM Sprint 2.5 (ou 2.8 não lembro), com 4 cilindros.
Sobre tudo isso colocaremos uma carroceria de fibra e demais equipamentos. Estou registrando isso tudo em um tópico que criei.
Em breve poderemos marcar de rodar com os 4x4.
Abraço.

Tchê 4x4
28/01/2009, 12:27
Show de bola amigo!!! Com certeza vai ficar muito bom, ainda mais com a mecanica nova, moderna... Na minha Rural confesso que ainda não descobri corretamente de que carro é o meu motor, pois já veio nela e o proprietario adquiriu ele com a caixa 5M no uruguay... Mas confirmo que o mesmo é muito bom, economico pra um 6cc e muito forte com 116cv. Agora estou na garimpagem de um bom radiador de aluminio p/adaptar e tbm de um filtro seco de grande fluxo (Pois está com os originais ainda).

Coloca aí o tópico pra gente acompanhar e assim que estiver pronta a viatura vamos combinar uns passeios por aí... Abraço!

Wilson Oliveira Santos
28/01/2009, 16:38
Colega,

O meu motor era uma LD28, tampa de válvula em alumínio polído, cabeçote e bloco na cor preta, duas correntes no comando das válvula, que ficam dentro do motor. Nos usavamos o filtro de ar do Pampa 4x4, pois a mangueira de comunicação entre o filtro e o tubo de admissao eram do mesmo diametro. O Radiador, por felicidade minha, encontrei aqui um novo do Dogde Dart(capacidade de muita água) não precisava de ventoinha eletrica. pois, o meu motor só usava a hélice que eram de oito pás. Tinha um som legal quando acelerava.(por causa das oito pás). Um som caracteristico destes motores é o castanhar das válvulas em marcha lenta. Quanto à bomba injetora muitos reparos são idênticos aos da Kombi diesel(na falta de peça). A válvula estranguladora para desligar na chave é a mesma da D-20 e também às velas aquecedoras são as mesmas da Kombi diesel. Quanto a origem do motor, o mecanico(que me vendeu o motor) é filho de bolivianos, contou-me que lá na Bolivia estes motores 6 cilindros, rodavam no nissan sedan Maxima(carro de passeio parecido com o santana), Jeep Patrol e num caminhãozinho que parece com os K2500 ou Ceres da Kia que se vê rodando por aqui. Ele contou-me que este motor é o preferido pelos bolivianos, pois, lá tem muitas subidas fortes e este motor agüenta bem, alem de ser mais economico.

Tchê 4x4
28/01/2009, 19:36
Valeu amigo, pelas descriçoes o meu é idêntico!!! Sö o bloco do meu que é azul, mas derrepente deve ter sido pintado... Valeu tambem pelas dicas, são de grande valia. Quanto ao radiador, estou usando o original com uma ventoinha eletrica na frente mas continuo procurando um grande desses novos, de aluminio com reservatorio e ventoinha, pois ocupam menos espaço e dissipam mais que os de cobre...

Jairo Minosso
28/07/2009, 18:33
Olá amigo tche...
Estou com um motor deste, bloco azul idêntico ao seu, LD28 encostado aqui...quebrou o virabrequim...
Não sei o que faço, pois já coloquei um perquinho no cj5, no lugar do nissan e agora até me sugeriram de buscar o virabrequim em algum lugar na superfície terrestre.
Se tiver alguma idéia, me ajude, porque aqui em Curitiba é longe de recursos para este motorzinho.
Abraço.

Wilson Oliveira Santos
28/07/2009, 22:11
Caro colega, uma dica é entrar em contato com Sr. Paulão em Cuiabá. Ele sempre via à Bolivia e traz muita mercadoria. Amanha eu passo o telefone dele, pois está lá no meu trabalho. O meu motor quebrou o virabregim um vez também.
Até amanhã.
wilson

Tchê 4x4
06/08/2009, 23:28
Pois é amigos, 7 meses apos a compra veio o primeiro problema sério: Caixa. O antigo proprietário já tinha me alertado de problemas anteriores e agora meu mecanico condenou a 5a, e como pude comprovar fu*** de vez...

O pior é que nos informaram que a Nissan parou de fabricar peças pra esse motor. Por isso se alguem puder me ajudar agradeço muito...

RABUGENTO
14/02/2010, 09:02
Desde agosto você não fala da menina?

Tchê 4x4
14/02/2010, 14:32
Pois é amigo, acabei deixando o tópico de lado, pois em setembro encostei a menina e depois de muita procura na net, graças a Deus e a ajuda dos amigos do forum resolvi o problema.

Encontrei as peças em Buenos Ayres na argentina, onde consegui comprar todas as engrenagens da 5a e da ré originais, alem dos rolamentos e pinhões que mandei vir reserva. Hoje a Haragana tá na clinica de novo, pois to dando uma geral na reduzida, direção hidráulica, freios, elétrica nova e chassi que vamos jatear e pintar...

Em breve fica pronta e aviso os amigos, afinal a saudade é grande!!!...

Abraços.

Loiro
26/06/2010, 17:10
Tu não me consegue uma foto do motor?
Apareceu um Nissan 6cc diesel. Acredito que seja o mesmo motor...
Queria ver uma foto dele na rural e mais informações sobre desempenho, consumo, se já deu algum problema, se tem que desligar na válvula estranguladora e etc...
[]'s

Tchê 4x4
26/06/2010, 18:08
:pipoca: Felipe, tenho muita informação sobre esse motor, pois desde que comprei a Rural já encontrei bastante coisa sobre ele...

Se for o mesmo das fotos abaixo é um Nissan 6cc Diesel, modelo LD28 OHC 2.8 12v com 108cv, originalmente c/caixa 5 marchas, fabricado entre 1981 e 1986 que equipou os modelos Nissan Gloria, Cedric, Laurel, Skyline, Datsun, Maxima e a Patrol. Tenho tbm várias informações sobre o modelo turbo, que é bem fácil de adaptar, tendo inclusive um kit pronto ainda a venda.

Quanto ao desempenho do mesmo te garanto que é um ótimo motor, muito economico, silencioso, de fácil manutenção (Desde que esteja em boas condições) e muito bom p/a Rural (Dependendo da relação e tipo de uso da viatura) e encaixando praticamente sem adaptações no cofre

O meu, juntamente com a viatura, passou agora por uma grande reforma, o qual o pintei da cor original, fiz polimento da tampa, instalei novo filtro de ar, novo sistema de alimentação, revisão da bomba, sistema de dupla filtragem de combustivel, reforma total do arranque original e instalação do alternador original Nissan de 120a.

Na próxima semana vou atualizar o tópico, após levar a viatura pra elétrica, o qual vou fazer tudo novo, do zero, e instalar o relé temporizador original p/as glowplugs, ficando o sistema de ignição (Partida) direto sem precisar apertar antes o botão do aquecedor. O desligamento é diretamente na chave.

:concordo: Qualquer coisa que precisar prende o grito. Abraço.