PDA

Ver Versão Completa : Auxilio na Compra (Ajuda)

flaviofurlaneto
13/01/2009, 18:15
Olá pessoal do Fórum 4x4 um amigo meu que utiliza o fórum de vocês me deu a dica de me registrar aqui, pois estou com uma duvida para comprar um 4x4.

Pesquisei em alguns sites da internet como Meucarronovo, Zap, iCarros e encontrei algumas marcas bem interessantes, porém um que realmente me chamou atenção foi um Jeep que encontrei na sessão de automóveis usados (http://preco2.buscape.com.br/automovel-usado.html) do BuscaPé.

Segue as informações do Veículo para que vocês possam me ajudar:

Jeep Niva 91 azul noturno
Niva azul noturno, bancos recaro,VTE, roda esportiva, gincho manual e manual do proprietário.

Localidade: São Paulo, SP
Preço: R$ 10.000,00
Acessórios: Vidros elétricos, Travas elétricas, Alarme, Desembaçador traseiro, Limpador traseiro
Fabricante: Lada
Cor: Azul
Final de placa: 4
Número de portas: 2 portas
Kilometragem: De 100001km até 110000km
Ano do Modelo: 1991

http://novoimages.quebarato.com.br/photos/big/4/B/20A44B_1.jpg

http://novoimages.quebarato.com.br/photos/big/4/B/20A44B_3.jpg

Acredito que esteja precisando de uma reforma, se alguem puder me falar quanto devo gastar na compra do carro eu ficaria muito grato, abraços!

paulo perini
13/01/2009, 21:59
Flavio...esse parace bem detonado!:discordo:
Mas o que não falta é Niva pra comprar.:-D
Tenta aí.....:concordo:

www.camaradasdoniva.com.br (http://www.camaradasdoniva.com.br)

www.nivaclubeabc.com.br (http://www.nivaclubeabc.com.br)

Mas porque Niva?:pensativo:

[]'s.

Girti
14/01/2009, 00:01
Olá pessoal do Fórum 4x4 um amigo meu que utiliza o fórum de vocês me deu a dica de me registrar aqui, pois estou com uma duvida para comprar um 4x4.

Pesquisei em alguns sites da internet como Meucarronovo, Zap, iCarros e encontrei algumas marcas bem interessantes, porém um que realmente me chamou atenção foi um Jeep que encontrei na sessão de automóveis usados (http://preco2.buscape.com.br/automovel-usado.html) do BuscaPé.

Segue as informações do Veículo para que vocês possam me ajudar:

Jeep Niva 91 azul noturno
Niva azul noturno, bancos recaro,VTE, roda esportiva, gincho manual e manual do proprietário.

Localidade: São Paulo, SP
Preço: R$ 10.000,00
Acessórios: Vidros elétricos, Travas elétricas, Alarme, Desembaçador traseiro, Limpador traseiro
Fabricante: Lada
Cor: Azul
Final de placa: 4
Número de portas: 2 portas
Kilometragem: De 100001km até 110000km
Ano do Modelo: 1991

http://novoimages.quebarato.com.br/photos/big/4/B/20A44B_1.jpg

http://novoimages.quebarato.com.br/photos/big/4/B/20A44B_3.jpg

Acredito que esteja precisando de uma reforma, se alguem puder me falar quanto devo gastar na compra do carro eu ficaria muito grato, abraços!

Flávio, o universo 4x4 é enorme, para que possamos ajudá-lo, é necessário, antes de mais nada, que você responda a algumas perguntas:

Quanto você quer/pode gastar?

Qual vai ser o uso principal a ser dado à viatura? Trilhas, passeios, viagens?

Vai ser o único carro? Se for, vai rodar muito na cidade?

Quantas pessoas, em média, você pretende levar no carro? Duas? Quatro?

Antecipando: o Niva é bom para uso misto, pode ser usado na cidade, em viagens, mas, por ser monobloco, sofre muito nas trilhas. Ele vai passar onde os outros 4x4 passam (e em lugares onde alguns não passam), mas vai cobrar um preço alto em manutenção. Se for para ter um veículo barato, dedicado às trilhas, talvez o CJ (jipe Willys/Ford) seja mais indicado. Este, entretanto, é bastante desconfortável para viagens e no uso urbano diário.
Há também os 4x4 da Suzuki, o Samurai e o Vitara, mas estes já são mais caros, e, no caso do Samurai, você não vai poder levar com conforto mais do que duas pessoas.

Enfim, é melhor você primeiro decidir o que precisa, para depois partir para a pesquisa.

Boa sorte, um abraço!

Marcio Rossetto
14/01/2009, 12:32
Camarada ,procure por um Niva Ap 2.0
Mesmo que seja mais caro um pouco , compensa .

shuther4x4
15/01/2009, 23:20

Olha, analisando a viatura (ou carro, como queira) da foto profundamente, seu perfil e fazendo os cálculos necessários, acho que você deve gastar X reais na compra!
Abraços.

[Fred]
16/01/2009, 13:02
Shutter, Gil, Márcio e cia ltda.

Aproveitando esses dois carros com foto nesse tópico, especialmente o azulzinho. O que neles está tão ruim? Olhando com meus olhos de leigo eu não vi nada tão anormal assim, exceto os pneus carecas e algumas ondulações na lataria.

Fiquei até com medo de mostrar o carrinho que tava vendo para comprar... rsrsrs

Mas então, fico aguardando um exemplo sobre os defeitos do azulzinho, se possível.

Abs
Altino

Girti
16/01/2009, 13:35
;786893']Shutter, Gil, Márcio e cia ltda.

Aproveitando esses dois carros com foto nesse tópico, especialmente o azulzinho. O que neles está tão ruim? Olhando com meus olhos de leigo eu não vi nada tão anormal assim, exceto os pneus carecas e algumas ondulações na lataria.

Mas então, fico aguardando um exemplo sobre os defeitos do azulzinho, se possível.

Abs
Altino

Altino, não dá para analisar um carro, qualquer que seja, apenas por fotos. As fotos podem enganar facilmente. Aliás, mesmo vendo um carro "ao vivo e em cores", um leigo pode se enganar, pois há vários truques para disfarçar defeitos e problemas. Como diz o ditado "Por fora, bela viola, por dentro, pão bolorento".

Não conheço o carro da foto, mas, posso deduzir algumas coisas:

Se o carro foi pintado, deve ter sido porque, em algum momento (pode ter sido há anos, talvez na mão de outro proprietário), devido ao mau estado de sua lataria e/ou pintura, isto foi necessário. Que outro motivo haveria para alguém mandar pintar um carro inteiro? Sai caro, ainda mais se a cor for alterada (esta cor não é original)

O preço está muito baixo para um bom Niva. Por que alguém haveria de vender um carro que considera bom por um preço baixo? Se o dono acha que o carro está bom, pede um preço mais alto, certo? Isto não quer dizer que o dono deste Niva seja desonesto, muito pelo contrário, se ele está pedindo um preço mais baixo, é porque sabe que o carro precisa de alguns reparos, e ele não pretende esconder isto do futuro comprador.

Para ter melhor idéia do carro, é necessário ver, ao menos, algumas fotos de seu interior, que nos conta muito sobre o passado do carro. O estado da forração, do estofamento e do assoalho, o desgaste das borrachas dos pedais, o forro do teto, todos eles nos contam como o carro foi tratado. O mesmo vale para o porta-malas, para o habitáculo do motor, para a parte inferior do carro.

Posso lhe dar um exemplo prático: há alguns anos, procurando por um Niva 98, vi um anúncio (com fotos que mostravam um bonito carro, com rodas de liga, ótimos pneus, pintura e lataria em ordem, etc...) de um Niva 98 cujo dono morava em uma cidade do vale do Paraíba, no Rio de Janeiro, a quase 300 Km de São Paulo. Após uma troca de mensagens, combinei com ele de ver o carro em um feriaod, de modo a aproveitar a minha viagem para ir até Visconde de Mauá.
Chegando no carro, já vi que o forro estava em mau estado, não havia tampão do porta-malas (os Niva de 95 para a frente têm este tampão), o que já me deixou com um pé atrás. Fomos dar uma volta no carro e.... que decepção! O carro andava menos do que o meu surrado Niva 91 (com comando Aerocar) e havia um horroroso ruído de rolamento na roda DD, que, depois descobri, o dono achava que era normal. Nem continuei o teste, desisti do carro na hora, devolvi-o ao dono, nos despedimos e eu fui curtir minha viagem a V de M... Mas aprendi a lição: escolher um carro para possível compra através de fotos, só se for perto de minha casa, para não lamentar caso venha a perder a viagem!

Será que eu não deixei você ainda mais confuso? :grin:

[ ]s

[Fred]
16/01/2009, 18:05
Gil,

Antes de mais nada. Sou seu fã. rsrs Ah, minha cidade fica no Vale do Paraíba/RJ. Imagino que conheça de nome e de passagem.

Obrigado pela resposta. Se eu fiquei confuso? Claro que não, muito pelo contrário. Pelo que eu entendi tudo é muito relativo. rsrss

O problema todo na compra de um carro usado é justamente ele ser usado. Com raríssimas exceções, o carro usado sempre terá algo para ser feito e, mesmo quando não tem, o novo proprietário é obrigado a realizar uma pequena revisão no danado. -- Pode falar, até agora estou um excelente aluno... hehehehe

Tirando isso estamos sempre sujeitos às picaretagens. Aproveitando a sua deixa com o "causo", contarei o meu. A aproximadamente 3 anos atrás eu comprei um carro usado numa concessionária (teoricamente mais confiável). O preço tava bom, a aparência tava boa, o mecânico deu o OK. Juntei o útil ao agradável. Pronto. Comprei.

Tudo muito bem, tudo muito bom fui usando o carro até que com aproximadamente 1 ano e pouco de uso a válvula termostática travou. Temperatura lá em cima. Parei antes de dar pane no motor. Até aí tudo normal. Afinal de contas, a válvula trava mesmo... rssrsr

No entanto, depois disso o carro começou a ferver com certa facilidade e consumir toda a água. Pronto, começou o martírio. E vai no mecânico e volta e nada. Até que achei um minúsculo furo numa das mangueiras que estava retirando a pressão do sistema (impedindo que a agua circulasse corretamente) e permitindo que ele esvaziasse.

Mais uma vez, tudo normal. Afinal de contas, mangueira fura mesmo.

Reparadas as mangueiras. Aproveitei e troquei todas. Ótimo, agora é só continuar andando. Ocorre que, o carro continuou a ferver. Daí já tava querendo matar o mecânico, o fabricante, a concessionária e tudo mais.

Nada de achar o problema e eu já querendo mandar o carro para o ferro-velho, até que o mecânico fez a última tentativa. Abriu o cabeçote do motor para verificar a junta e o próprio.

ACREDITA QUE O ANTIGO PROPRIETÁRIO JÁ HAVIA ABERTO AQUELE MOTOR E AO INVÉS DE TROCAR AQUELA PORCARIA DE JUNTA DO CABEÇOTE E SEI LÁ MAIS O QUE, ELE SIMPLESMENTE COLOCOU A JUNTA VELHA E PASSOU TINTA CINZA. CLARO, TINHA QUE SER CINZA, SENÃO DARIA PARA VER.

POR CONTA DISSO, COM O "SUPERAQUECIMENTO" A TINTA ROMPEU E COMEÇOU A AUMENTAR A PRESSÃO DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO QUE CAUSOU TODO O DANO ATÉ ENTÃO.

Bom, desabafei.... heheheeh

Depois disso estou sempre com os dois pés atrás em relação a carro usado, mas infelizmente não dá para comprar um carro novo. Se bem que agora temos a super, ultra, redução de IPI.

Agora voltando ao assunto e terminando, pq já escrevi demais.

Sobre o carro que estou querendo comprar, não dá para ver esses detalhes que você comentou. O atual proprietário reformou a parte interna e pintou, bem como arrumou toda a parte mecânica. Essa segunda parte foi dito pelo mecânico que cuida desses carros aqui na minha região.

Sds

Marcio Rossetto
16/01/2009, 18:45
Eu vou te dar um exemplo camarada .

O meu Niva agora esta em reforma , a caixa de ar do lado da porta estava um pouco podre , mandei arrancar fora .

Puts por dentro tava tudo enferrujado .

De repente vc compra um Niva todo original , Pá pá pá , paga r$ 12,00 .

Vou te dizer , por dentro da chaparia esta todA enferrujadA , basta mais 2 anos e começa a apodrecer . o TRATAMENTO ANTI FERRUGEM DO NIVA É UM LIXO !!!!! o BACALHAU QUE DIGA .

sÓ QUE A CHAPA É GROSSA DEMORA PRA FURAR E APARECER :parede:

De repente sou da opnião que vale a pena comprar um barato, quanto mais barato melhor , desde claro que a mecanica esteja em bom estado .

POR EXEMPLO , ESSE AZULÃO

SE NÃO ESTIVER ESCAPANDO MARCHA E NÃO TIVER PODRÃO E MOTOR NÃO ESTA FUMANDO , ENTÃO COMPRA .

o RESTO , PIVO , ETC VC TROCA TUDO .

shuther4x4
17/01/2009, 12:25
;786893']Shutter, Gil, Márcio e cia ltda.

Abs
Altino

Como o Gil disse, é dificil analisar um veículo por foto. Principalmente achando o carro melhor do que ele está realmente. a foto engana muito. Se mesmo por foto vc já viu ondulação em lata, pode ter quase certeza que é massa. Aí vc vai comprar uma viatura massa:mrgreen:!
Se o antigo proprietário deixou o pneu chegar nessas condições (item de segurança, passivel de multa) imagina o estado que possivelmente deve estar os outros ITENS.
Abraços e boa sorte.

Marcio Rossetto
17/01/2009, 12:45
Camarada , vc tem que analisar da seguinte forma ;

Só pela foto :

Precisa trocar de cara 4 Pneus : vai gastar R$ 1000,00 no mínimo .

O bico do capo tem um amassadinho
A pintura da pro gasto , esta meio velha.
Aparentemente não tem podres externos , esta alinhadinho .
Acho que a ondulação é reflexo da tinta brilhante , se fosse fosca não apareceria .

Pontos positivos :
Tem rodas de liga leve : R$ 600,00
Tem um pequeno rack no teto : R$ 100,00
Tem estribo : R$ 300,00
tem quebra mato : R$ 300,00

Conclusão :é um carrinho bem usado , mas esta alinhadinho .
Se a mecanica dele estiver boa , esse Niva vale no máximo R$ 7000,00 .

Girti
17/01/2009, 16:16
;787143']Gil,

Antes de mais nada. Sou seu fã. rsrs Ah, minha cidade fica no Vale do Paraíba/RJ. Imagino que conheça de nome e de passagem.

Obrigado pela resposta. Se eu fiquei confuso? Claro que não, muito pelo contrário. Pelo que eu entendi tudo é muito relativo. rsrss

O problema todo na compra de um carro usado é justamente ele ser usado. Com raríssimas exceções, o carro usado sempre terá algo para ser feito e, mesmo quando não tem, o novo proprietário é obrigado a realizar uma pequena revisão no danado. -- Pode falar, até agora estou um excelente aluno... hehehehe

Tirando isso estamos sempre sujeitos às picaretagens. Aproveitando a sua deixa com o "causo", contarei o meu. A aproximadamente 3 anos atrás eu comprei um carro usado numa concessionária (teoricamente mais confiável). O preço tava bom, a aparência tava boa, o mecânico deu o OK. Juntei o útil ao agradável. Pronto. Comprei.

Tudo muito bem, tudo muito bom fui usando o carro até que com aproximadamente 1 ano e pouco de uso a válvula termostática travou. Temperatura lá em cima. Parei antes de dar pane no motor. Até aí tudo normal. Afinal de contas, a válvula trava mesmo... rssrsr

No entanto, depois disso o carro começou a ferver com certa facilidade e consumir toda a água. Pronto, começou o martírio. E vai no mecânico e volta e nada. Até que achei um minúsculo furo numa das mangueiras que estava retirando a pressão do sistema (impedindo que a agua circulasse corretamente) e permitindo que ele esvaziasse.

Mais uma vez, tudo normal. Afinal de contas, mangueira fura mesmo.

Reparadas as mangueiras. Aproveitei e troquei todas. Ótimo, agora é só continuar andando. Ocorre que, o carro continuou a ferver. Daí já tava querendo matar o mecânico, o fabricante, a concessionária e tudo mais.

Nada de achar o problema e eu já querendo mandar o carro para o ferro-velho, até que o mecânico fez a última tentativa. Abriu o cabeçote do motor para verificar a junta e o próprio.

ACREDITA QUE O ANTIGO PROPRIETÁRIO JÁ HAVIA ABERTO AQUELE MOTOR E AO INVÉS DE TROCAR AQUELA PORCARIA DE JUNTA DO CABEÇOTE E SEI LÁ MAIS O QUE, ELE SIMPLESMENTE COLOCOU A JUNTA VELHA E PASSOU TINTA CINZA. CLARO, TINHA QUE SER CINZA, SENÃO DARIA PARA VER.

POR CONTA DISSO, COM O "SUPERAQUECIMENTO" A TINTA ROMPEU E COMEÇOU A AUMENTAR A PRESSÃO DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO QUE CAUSOU TODO O DANO ATÉ ENTÃO.

Bom, desabafei.... heheheeh

Depois disso estou sempre com os dois pés atrás em relação a carro usado, mas infelizmente não dá para comprar um carro novo. Se bem que agora temos a super, ultra, redução de IPI.

Agora voltando ao assunto e terminando, pq já escrevi demais.

Sobre o carro que estou querendo comprar, não dá para ver esses detalhes que você comentou. O atual proprietário reformou a parte interna e pintou, bem como arrumou toda a parte mecânica. Essa segunda parte foi dito pelo mecânico que cuida desses carros aqui na minha região.

Sds

Olá!

Obrigado pela parte do "fã"! :grin:

Conheço Barra Mansa, vou muito para Visconde de Mauá, portanto chego perto de BM. Também já passei por aí algumas vezes, a última delas na parte da manhã do dia 17.09.07, no primeiro dia de minha viagem ao Espírito Santo.

De fato, comprar um carro usado é sempre um jogo, mas podemos tomar certos cuidados, para não levarmos na cabeça.

Se eu fosse você, consideraria a possibilidade de comprar o seu Niva em São Paulo. Isto porque aqui há uma quantidade bem maior de Nivas, o que aumenta as chances de você encontrar um bom carro. Eu mesmo sei de um que está à venda, o dono está pedindo uns R$12.000 (mas deve dar para negociar um pouco), o carro está equipado (bancos, quebra mato, faróis, rodas de liga, estribos, bagageiro), precisa trocar o parabrisas e dar um tapa na pintura da porta E. Não sei como está o motor, se estiver fumando, pode-se negociar um desconto. O que sei é que não é carro judiado, nem de trilha, ele usa para ir ao seu sítio.
Assim como este, há outros rodando por aqui, você poderá fazer uma pesquisa na Internet e reservar um final de semana para vir a Sampa ver os que mais lhe agradarem.
Há também bons Nivas no Interior do estado, mas aí as distâncias entre as cidades podem complicar um pouco a procura. Sei de um mecânico em Atibaia, o Adriano, é um cara muito bacana e correto, muitas vezes ele tem Nivas de clientes à venda em sua oficina, a Motorfort.

Enfim, com certa paciência, você poderá encontrar um bom Niva, é só procurar com calma!

Agora, a pergunta que devia ter vindo no início: para que você quer o 4x4? Trilhas? Passeios? Hobby?

[ ]s

[Fred]
18/01/2009, 23:05
Pois é, a calma e a procura é o "grande lance" na hora de comprar um carro.

Antes, deixa eu pedir desculpa ao Fábio que abriu o tópico. Acho que acabei me apropriando...:oops: :shock::putz:

Agora voltando e respondendo em ordem inversa:

"Porque o Niva?" Essa é uma grande questão. Aliás, eu a fiz para um colega aqui do fórum que também estava procurando um para saber se batia os anseios e necessidades. Aparentemente tivemos a mesma opinião, exceto com relação a beleza do russinho. Já estou me acostumando com ele e até já estou achando simpático, mas falar que é bonito.:stop: Isso ainda não consegui...:putz:

Então, resumindo a história, eu num primeiro momento procurava uma camionete, preferencialmente uma F75, mas acabei com uma desilusão amorosa... :putz: Achei uma por menos de 5 mil, fui pensar e ela foi vendida. Eu queria o que também né... Daí fui vendo os outros carros e cheguei ao NIVA.

A escolha se deu porque: 1. quero um carro que ande no asfalto e permita estrada de chão com barro e lama sem ter que ficar com medo do carro quebrar ou ficar atolado e 2. quero um carro com um pouco de conforto para viagens curtas e andar na cidade. Esse segundo ponto exclui o fusca e a brasília.

Como a grana está curta para uma SW4 ou uma CHEROKEE. A grande crise financeira tá acabando com todo mundo. Olha o Jornal Nacional que não nos deixa mentir. Fala nisso todo dia. :dance::dance:

Por conclusão lógica (será?:shock:) sobrou o NIVA. Então fui ler sobre o assunto e fui gostando do carrinho. Andei em alguns, que também passaram pela aprovação da "dona patroa" (ela ainda prefere a CHEROKEE), e gostei muito. Parece um carro de passeio com freio ruim quando se está por dentro.

Então é por isso que procuro o NIVA.

CONTINUANDO A RESPONDER: Procurar carro pela internet e escolher por foto realmente é muito perigoso, mas já dá para ir excluindo os piores. Tem alguns no ML que estão super íntegros, nas palavras dos donos, "quem conhece compra". Daí vamos excluindo e dá para ter uma idéia dos "acessórios".

E RESPONDENDO: aquilo que o Márcio R. falou, que a lataria é grossa e demora para o ferrugem atravessá-la me deixou ressabiado, pq: Comprar um maquiado é igual a ter uma surpresa em dois anos; comprar um "original" é igual a ter uma surpresa em dois anos e comprar um todo podre ter uma surpresa na hora:parede::parede: Só o mastercard.

ACHO Q ÚLTIMA RESPOSTA: Já pensei em procurar carros em SÃO PAULO. A oferta é consideravelmente maior, mas eu desisti por um único motivo. Falta de um mecânico de confiança que pudesse avaliar o carro. Eu sei ver se o carro tá fazendo algum barulho anormal, se está fumando, se está torto, fora de esquadro e tal, mas não sei dizer se aquele barulho é coisa boba, se a fumaça é fácil de arrumar (se é que é possível isso) e se o "empeno" é só trocar as molas. Daí preferi procurar por aqui, mas aqui a procura restringe-se a exatos 4 carros. Dois deles estão uma tentação, aprovados pelos mecânicos e muito bom de andar.

Mas, considerando as suas sábias palavras, Gil, vou refletir sobre a procura em SÃO PAULO e vou incluir o RIO também. Essas duas cidades são "perto" daqui.

UMA PERGUNTA para terminar a resposta que já se alongou demais. A ré do NIVA é esquerda baixo (fica abaixo da 5ª)? Ou é aperta-esquerda baixo (abaixo da 5ª)? De dois carros que consegui andar um a marcha é do primeiro modo (NIVA 90) e o outro do segundo (NIVA 93):shock::shock:

ABS

Girti
18/01/2009, 23:33
;788402']"Porque o Niva?" Essa é uma grande questão. Aliás, eu a fiz para um colega aqui do fórum que também estava procurando um para saber se batia os anseios e necessidades. Aparentemente tivemos a mesma opinião, exceto com relação a beleza do russinho. Já estou me acostumando com ele e até já estou achando simpático, mas falar que é bonito.:stop: Isso ainda não consegui...:putz:

Conhece o ditado "Quem ama o feio, bonito lhe parece"? :grin:

;788402']A escolha se deu porque: 1. quero um carro que ande no asfalto e permita estrada de chão com barro e lama sem ter que ficar com medo do carro quebrar ou ficar atolado e 2. quero um carro com um pouco de conforto para viagens curtas e andar na cidade. Esse segundo ponto exclui o fusca e a brasília.

Como a grana está curta para uma SW4 ou uma CHEROKEE. A grande crise financeira tá acabando com todo mundo. Olha o Jornal Nacional que não nos deixa mentir. Fala nisso todo dia. :dance::dance:

Por conclusão lógica (será?:shock:) sobrou o NIVA. Então fui ler sobre o assunto e fui gostando do carrinho. Andei em alguns, que também passaram pela aprovação da "dona patroa" (ela ainda prefere a CHEROKEE), e gostei muito. Parece um carro de passeio com freio ruim quando se está por dentro.

Esta foi a razão para que eu optasse pelo meu primeiro Niva, há quase 15 anos. Os demais foram conseqüência... Quanto aos freios, não são uma maravilha, mas são suficientes, basta estarem em ordem, o que, em muitos Nivas, não é o caso!

;788402']ACHO Q ÚLTIMA RESPOSTA: Já pensei em procurar carros em SÃO PAULO. A oferta é consideravelmente maior, mas eu desisti por um único motivo. Falta de um mecânico de confiança que pudesse avaliar o carro. Eu sei ver se o carro tá fazendo algum barulho anormal, se está fumando, se está torto, fora de esquadro e tal, mas não sei dizer se aquele barulho é coisa boba, se a fumaça é fácil de arrumar (se é que é possível isso) e se o "empeno" é só trocar as molas. Daí preferi procurar por aqui, mas aqui a procura restringe-se a exatos 4 carros. Dois deles estão uma tentação, aprovados pelos mecânicos e muito bom de andar.

Mas, considerando as suas sábias palavras, Gil, vou refletir sobre a procura em SÃO PAULO e vou incluir o RIO também. Essas duas cidades são "perto" daqui.

O Wilson não gosta de dar opinião sobre carros à venda, particularmente se o proprietário estiver presente (dá para compreender, não?), mas poderá ajudá-lo, eventualmente, de forma indireta, informando o que há para ser feito no carro escolhido (desde que você não apareça por lá com 10 Nivas... :mrgreen:). Eu também poderia ajudá-lo, embora da forma mais limitada

;788402']UMA PERGUNTA para terminar a resposta que já se alongou demais. A ré do NIVA é esquerda baixo (fica abaixo da 5ª)? Ou é aperta-esquerda baixo (abaixo da 5ª)? De dois carros que consegui andar um a marcha é do primeiro modo (NIVA 90) e o outro do segundo (NIVA 93):shock::shock:

ABS

A alavanca deveria ser apertada, ao se engatar a ré, mas em alguns carros, devido ao longo tempo de uso, há certa folgas, o que faz com que não seja, eventualmente, necessário apertar a alavanca para engatar a ré.

Girti
22/01/2009, 11:19
Fred, o site Webmotors (http://www.webmotors.com.br/) costuma ter vários anúncios, é só você concentrar a sua busca (marca, modelo, ano, preço mínimo e máximo, estado). Dei uma olhada lá, tem um 95: (http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/lada-niva-1.6-4x4-gasolina-2p-manual/5072358/detalhe.wm) e um 91 (http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/lada-niva-1.6-4x4-gasolina-2p-manual/5066100/detalhe.wm) que parecem estar em bom estado.

Outro site útil é o Mercado Livre (http://www.mercadolivre.com.br). Lá, encontrei este Niva: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-87773702-lada-niva-4x4-otimo-estado-de-conservaco-raridade--_JM, que parece estar em muuuuito bom estado (corra!!! :-D)
Este outro http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-87322196-niva-16-1991-totalmente-original-_JM também parece estar bom.
Também vi este http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-88109729-vende-se-jipe-lada-niva-em-otimo-estado-todo-original-_JM, também parece estar bom

Enfim, vá à luta, mas sempre com calma, não se empolgue, escolha com a cabeça, e não com o coração!

Boa sorte!

ANDRÉ CORRETOR
22/01/2009, 11:59
Vai na fé. Não tenha medo. Verifique a estrutura , o motor e tração. Se estiver com pintura feia, com ferrugem mas sem buracos, é fácil resolver e melhor de negociar.
Particularmente prefiro os que tem que fazer alguma coisa, pois saberei exatamente como ficará.

Girti
22/01/2009, 12:36
...Particularmente prefiro os que tem que fazer alguma coisa, pois saberei exatamente como ficará.

Aí é que mora o perigo! Num carro usado, nunca dá para sabermos exatamente como ficará. Dá para examinar a carroceria, e estimar em quanto ficará uma funilaria com pintura. Dá para examinar pneus, a parte de baixo do carro, o estofamento, o painel, e fazer estimativas quanto ao custo de um conserto ou reforma. Mas certos componentes, como motor e câmbio, por exemplo, são verdadeiras caixas de surpresas, só dá para saber de duas formas, a saber:

Abrindo para examinar, o que pode sair caro;
Esperando que quebre, o que, além de sair caro, é arriscado

Resumindo: embora não seja uma garantia de inexistência de problemas, um carro bem conservado tem maiores chances de não trazer dor de cabeça ao seu novo proprietário.

Marcio Rossetto
22/01/2009, 13:13
Gil

Tudo é relativo

As vezes vc compra um Niva original , muito conservado porque só andou na cidade , mas tudo esta ruim , pois muitos andam até quebrar , quando percebem que a fadiga começou vendem rapidinho ..

Girti
22/01/2009, 13:31
Gil

Tudo é relativo

As vezes vc compra um Niva original , muito conservado porque só andou na cidade , mas tudo esta ruim , pois muitos andam até quebrar , quando percebem que a fadiga começou vendem rapidinho ..

Carro bonito e carro conservado nem sempre são a mesma coisa! Um carro bonito pode estar mal conservado, e um carro bem conservado pode não estar tãããão bonito.

Um carro bonito pode estar limpo, com a pintura brilhando, belos adesivos e equipamentos (no caso de um 4x4), mas a sua mecânica pode estar comprometida, se seu dono não se preocupa com ela ou, eventualmente, não entende o suficiente de automóveis para perceber oque há algo errado com o seu carro. Já vi carros com problemas que, quando apontados por mim, surpeenderam o seu dono, que reagiam com respostas do tipo "Puxa, eu achava que este barulho era normal!"

Um carro conservado (não precisa ser um Niva) é, por definição, um carro cujo proprietário está sempre atento aos eventuais problemas que possam surgir. Ruídos estranhos, alteração no desempenho, são motivos para uma visita à oficina e verificação do que pode estar acontecendo. É bem mais difícil um carro desse quebrar de repente embora, é claro, sendo um carro mais antigo, possa haver surpresas, de vez em quando.

Eu e o Wilson temos uma frase, que usamos quando aparece um Niva daqueles todos cheios de penduricalhos, adesivos, faróis, bagageiro, estribo, quebra-mato, mas em péssimo estado de conservação mecânica. Aplicamos um ditado popular que diz:
"Por fora, bela viola, por dentro, pão bolorento!".

Por outro lado, de vez em quando eu estou lá e examino algum Niva daqueles com a pintura gasta, meio sujinho (não necessariamente de lama), todo originalzinho, depois pergunto ao Wilson se aquele carro está bom (pois parece estar), e ele diz que sim, o carro, apesar de seu aspecto discreto e meio "gasto", está em bom estado, bastando polir e encerar a pintura e dar um trato no visual, para que fique bonito.

Enfim, é uma questão de escolha pessoal, existem aqueles que preferem comprar um carro barato e em mau estado, para reformá-lo, mas este é um risco que o comprador corre, pois só vai saber o tamanho da encrenca após terminado o serviço de reforma (se este termimar, pois alguns acabam desistindo e vendendo o carro).

Mas não recomendo este tipo de raciocínio para aqueles que não entendem bastante de carros e de mecânica, ou que não têm tempo e/ou disposição para ficar mexendo no carro. Para estes, é melhor comprarem um carro em bom estado, precisando apenas de pequenos reparos ou de uma revisão.

[Fred]
22/01/2009, 22:57
Fred, o site Webmotors (http://www.webmotors.com.br/) costuma ter vários anúncios, é só você concentrar a sua busca (marca, modelo, ano, preço mínimo e máximo, estado). Dei uma olhada lá, tem um 95: (http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/lada-niva-1.6-4x4-gasolina-2p-manual/5072358/detalhe.wm) e um 91 (http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/lada-niva-1.6-4x4-gasolina-2p-manual/5066100/detalhe.wm) que parecem estar em bom estado.

Outro site útil é o Mercado Livre (http://www.mercadolivre.com.br). Lá, encontrei este Niva: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-87773702-lada-niva-4x4-otimo-estado-de-conservaco-raridade--_JM, que parece estar em muuuuito bom estado (corra!!! :-D)
Este outro http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-87322196-niva-16-1991-totalmente-original-_JM também parece estar bom.
Também vi este http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-88109729-vende-se-jipe-lada-niva-em-otimo-estado-todo-original-_JM, também parece estar bom

Enfim, vá à luta, mas sempre com calma, não se empolgue, escolha com a cabeça, e não com o coração!

Boa sorte!
Gil, obrigado mais uma vez...

Realmente, esse NIVA 95 está bem bonito, mas melhor mesmo é o preço dele. Eu estava pensando em algo menos comprometedor... Ainda não tenho condições de cair matando num carro usado no "preço" de um carro zero...

O vermelho 91 (webmotors) tá bem interessante e o preço também não é tão assustador. Vou colocá-lo na lista.

Esse cruzamento russo com alemão vc tá de brincadeira né? É para correr dele. Nunca vi alguém elogiar tanto assim um carro. Mas, se não me falha a memória, a Alemanhã não tem lembranças muito boas da Rússia. Acho que não é uma união para ser festejada dessa forma... hehehe

O branco do ML foi o que mais me agradou. Foi inserido como primeiro da lista.

Por fim, o Pantanal branco (pelo menos eu acho que é pantanal) também está muito agradável. É o segundo da lista.

Nas minhas pesquisas também encontrei esses dois que me interessaram: http://www.balcao.com/anuncio-veiculos-vendo_niva_4x4_-_carro_de_mulher-rio_de_janeiro-det-1773974.aspx

e

http://www.balcao.com/anuncio-veiculos-lada_niva_4x4_branco_1991_gasolina_muito_novo-rio_de_janeiro-det-1801052.aspx

Ainda não consegui falar com os donos para vê-los.

O difícil tá sendo encontrar NIVA com documentação em dia. Aqueles que estão licenciados 2008, tem GNV naõ homologado. Outros não sabem o que é licenciamento a anos, alguns sequer recibo tem. Isso dificulta pacas... E tenho certeza que mexer com documentação pode ser a coisa mais simples mas pode ser uma dor de cabeça, daí prefiro evitar.

Estou analisando a viabilidade (tempo) de ir em São Paulo e escolhendo alguns carrinhos para ver (os dois brancos muito me interessam).

O que achou desses dois "achados" e postados?

[]'s

[Fred]
22/01/2009, 23:13
Em tempo: Tem ainda dois outros nivas em niterói (um do Gustavo e outro que acabei de esquecer o nome -- eita cabeça)...

fsoaresi
23/01/2009, 01:04
Fica frio, é só questão de tempo, andei procurando um ano passado, mas, não tive a disponibilidade necessária para concluir e acabei perdendo dois em ordem, foram vendidos por menos de 9k (estavam crus, um tinha o GNV, mas, se tiver opcionais ou melhorias ficam mais caros), estou com o Rossetto, acho que se tiver calma vai conseguir um para vc mexer. Mas, tem que ter disponibilidade para andar. O do ML parece bem legal mesmo, mas, está acima do preço. Ainda mais agora que todos os carros estão encalhados.
Concordo que o NIVA atrai pelo custo/benefício, mas, isto se vai usar o 4X4 e ter tempo de arrumar o bicho, quanto a segurança de comprar um carro zero, talvez se for japa (toyota, honda,..), pois esta segurança não existe no Brasil, é só ver o índice de reclamações de carros franceses (PEUGEOT/CITROEN) com defeitos recém tirados da loja. Fiat, VW, Ford, só são diferentes na quantidade, mas, não estão isentas de problemas por baixa qualidade. Imagina tirar um carro 0km financiado e ele não andar, te deixar na mão... vai no NIVA mesmo.
O pessoal do forum dos NIVAS colabora bastante.
Abs e Boa sorte.

Girti
23/01/2009, 01:28
;792440']Gil, obrigado mais uma vez...

Realmente, esse NIVA 95 está bem bonito, mas melhor mesmo é o preço dele. Eu estava pensando em algo menos comprometedor... Ainda não tenho condições de cair matando num carro usado no "preço" de um carro zero...

O vermelho 91 (webmotors) tá bem interessante e o preço também não é tão assustador. Vou colocá-lo na lista.

Esse cruzamento russo com alemão vc tá de brincadeira né? É para correr dele. Nunca vi alguém elogiar tanto assim um carro. Mas, se não me falha a memória, a Alemanhã não tem lembranças muito boas da Rússia. Acho que não é uma união para ser festejada dessa forma... hehehe

O branco do ML foi o que mais me agradou. Foi inserido como primeiro da lista.

Por fim, o Pantanal branco (pelo menos eu acho que é pantanal) também está muito agradável. É o segundo da lista.

Nas minhas pesquisas também encontrei esses dois que me interessaram: http://www.balcao.com/anuncio-veiculos-vendo_niva_4x4_-_carro_de_mulher-rio_de_janeiro-det-1773974.aspx

e

http://www.balcao.com/anuncio-veiculos-lada_niva_4x4_branco_1991_gasolina_muito_novo-rio_de_janeiro-det-1801052.aspx

Ainda não consegui falar com os donos para vê-los.

O difícil tá sendo encontrar NIVA com documentação em dia. Aqueles que estão licenciados 2008, tem GNV naõ homologado. Outros não sabem o que é licenciamento a anos, alguns sequer recibo tem. Isso dificulta pacas... E tenho certeza que mexer com documentação pode ser a coisa mais simples mas pode ser uma dor de cabeça, daí prefiro evitar.

Estou analisando a viabilidade (tempo) de ir em São Paulo e escolhendo alguns carrinhos para ver (os dois brancos muito me interessam).

O que achou desses dois "achados" e postados?

[]'s

..."Esse cruzamento russo com alemão vc tá de brincadeira né? É para correr dele. Nunca vi alguém elogiar tanto assim um carro. Mas, se não me falha a memória, a Alemanhã não tem lembranças muito boas da Rússia. Acho que não é uma união para ser festejada dessa forma... hehehe"...

Não entendi nada, neste parágrafo que você escreveu... :shock: Do que você está falando?

Como eu escrevi, não dá para analisar e julgar carros apenas por fotos, principalmente quando são ruins, como a foto do primeiro Niva. O segundo, apenas a julgar pelas fotos, parece estar melhor.

Não vá atrás de frases tipo "carro de mulher" (quem disse que toda mulher sabe cuidar bem de carro?) e, principalmente "nunca fez trilha" ( o único que pode afirmar que um carro nunca fez trilha é o seu primeiro dono!).

Flugêncio
23/01/2009, 08:15
..."Esse cruzamento russo com alemão vc tá de brincadeira né? É para correr dele. Nunca vi alguém elogiar tanto assim um carro. Mas, se não me falha a memória, a Alemanhã não tem lembranças muito boas da Rússia. Acho que não é uma união para ser festejada dessa forma... hehehe"...

Não entendi nada, neste parágrafo que você escreveu... :shock: Do que você está falando?

Como eu escrevi, não dá para analisar e julgar carros apenas por fotos, principalmente quando são ruins, como a foto do primeiro Niva. O segundo, apenas a julgar pelas fotos, parece estar melhor.

Não vá atrás de frases tipo "carro de mulher" (quem disse que toda mulher sabe cuidar bem de carro?) e, principalmente "nunca fez trilha" ( o único que pode afirmar que um carro nunca fez trilha é o seu primeiro dono!).

O segundo Niva está excelente, é de um amigo, ele tem tb um Vitara e está vendendo os dois.

[Fred]
23/01/2009, 10:41
Aff, essa vez eu me superei na confusão... Deixa eu tentar fazer-me entender. SErá que é possível?:confused:

Então vamos lá.:pipoca:

Gil,

Sobre a Alemanhã x Rússia, estava comentando sobre o carro do mercado livre em que o sujeito faz elogios em cima de elogios a respeito do seu NIVA com tecnologia russa e motor alemão (VW).

Daí lembrei -- se não estou enganado -- de um fato histórico em que a Alemanhã e a Rússia não tiveram ao longo de sua história uma convivência tão harmônica para o sujeito me falar aquilo...:idea:

Eu tinha entendido que vc tinha feito uma piada :putz:em relação aquele carro. Agora já foi...:shock:

E, o que me chamou a atenção não foi a expressão "carro de mulher", mas sim a falta de acessórios e a existência de GNV. E, claro, o preço! :|Realmente, ainda não entendi essa história de o fato de ser "carro de mulher" algo mais valorizado. Em parte é porque os homens, como regra, são mais agressivos no volante. Mas não significa que são menos cuidadosos com a mecânica... Será!? :pensativo::concordo:

Por fim, estou usando as fotos para, na medida do possível, excluir os piores. Depois eu excluo pela falta de documentação... :mrgreen:

Gustavo NIva,

Opa, 18k é? Olha olha que vai perder o carro heim... :mrgreen:

Mas agora deixa eu tentar consertar a frase que ficou super incompleta. A culpa toda é da mudança ortográfica...:mrgreen:

Era para dizer que tem o seu carro para eu tirar como parâmetro... :putz:

Ou seja... Tem o seu carro para eu dar uma volta... :dance::dance::dance:

Fsoaresi,

Realmente, os carros estão encalhados, mas o povo ainda tá com fé que conseguirá vender o carro no mesmo preço de um ano atrás.

Sobre a qualidade dos carros. Jà tive a oportunidade de conhecer carros de algumas marcas. Os ditos nacionais tem a vantagem da manutenção mais barata, mas a qualidade do material muitas das vezes deixa a desejar. :evil:Agora, os carros da PSA (pegeot citroen) estão uma vergonha, um problema atrás do outro. :evil:

Sem comentários sobre os toyotas e os hondas, nunca vi carrinhos tão resistentes, confortáveis e com bom acabamento como eles. Em compensação, a manutenção é inversamente proporcional. Muito cara.:concordo:

Enquanto isso vou procurando... Vai que me aparece aquele que tá precisando de dinheiro e tem um carro bom.:lol::lol: Seria só felicidade:dance::dance:

Flugêncio,

Esse carro de seu amigo está realmente muito bom? Em que bairro ele se encontra? Tentarei marcar um encontro... ui:oops::oops:

Acho que agora esclareci tudo...:concordo:
Tomara..8-)

[]'s

Girti
23/01/2009, 11:07
Fred, muita gente (não me refiro especificamente a você, este é um comportamento bastante comum na maioria das pessoas) tem o hábito de "escrever como fala", ou seja, escrever direto, e, sem ler o que escreveu, enviar a mensagem. Fui testemunha de muitas discussões, gente ofendida, pedidos de desculpas, enfim, muita confusão foi criada devido ao fato de as pessoas não cultivarem o hábito de, antes de enviarem suas mensagens, darem uma lida crítica (ou seja, ler a sua mensagem como se fossem os destinatários da mesma) na mensagem a ser enviada.
Eu tenho este hábito. Escrevo minha mensagem, e, antes de despachá-la, clico no botão "Visualizar mensagem", que fica ao lado do "Enviar mensagem", para ver como ficou minha mensagem. Muitas vezes, após minha leitura, faço modificações, para que fique mais clara, ou para que ninguém venha a se sentir ofendido por alguma interpretação errada do que escrevi. Muitas vezes, a simples troca de uma palavra por outra irá evitar uma série de discussões devidas a malentendidos. E mesmo assim, às vezes algum erro escapa! :putz:

Fica aqui, pois, o meu conselho: leiam sempre as suas mensagens, antes de enviá-las, isto pode ser bastante útil, tanto para corrigir erros gramaticais ou de digitação, como para corrigir frases ou palavras que possam ser mal interpretadas.

Flugêncio
23/01/2009, 11:52
;
Flugêncio,
Esse carro de seu amigo está realmente muito bom? Em que bairro ele se encontra?
[]'s

Está realmente excelente. Se não me engano, está no bairro de Vista Alegre, mas o mesmo tb tem casa em Guapimirim.

Agora: Há Nivas e nivas.
Há os encalhados sim, por questão de preço e qualidade, mas se está bom e tem preço razoável pro mercado, vende-se rápido.

Gustavo Niva
23/01/2009, 14:56
;792738']Gustavo NIva,

Opa, 18k é? Olha olha que vai perder o carro heim... :mrgreen:

Mas agora deixa eu tentar consertar a frase que ficou super incompleta. A culpa toda é da mudança ortográfica...:mrgreen:

Era para dizer que tem o seu carro para eu tirar como parâmetro... :putz:

Ou seja... Tem o seu carro para eu dar uma volta... :dance::dance::dance:
Ahhhhhhhhhhhhhhhhhh tá, assim sim :mrgreen:

Pode vir, massss... aconselho juntar logo os 18k, pois depois de dirigir o meu niva, tu vai entender porque eu só venderia por esse preço, e não vai querer nem olhar pros outros....... hehehehe

[]s

[Fred]
23/01/2009, 19:05
Fred, muita gente (não me refiro especificamente a você, este é um comportamento bastante comum na maioria das pessoas) tem o hábito de "escrever como fala", ou seja, escrever direto, e, sem ler o que escreveu, enviar a mensagem. Fui testemunha de muitas discussões, gente ofendida, pedidos de desculpas, enfim, muita confusão foi criada devido ao fato de as pessoas não cultivarem o hábito de, antes de enviarem suas mensagens, darem uma lida crítica (ou seja, ler a sua mensagem como se fossem os destinatários da mesma) na mensagem a ser enviada.
Eu tenho este hábito. Escrevo minha mensagem, e, antes de despachá-la, clico no botão "Visualizar mensagem", que fica ao lado do "Enviar mensagem", para ver como ficou minha mensagem. Muitas vezes, após minha leitura, faço modificações, para que fique mais clara, ou para que ninguém venha a se sentir ofendido por alguma interpretação errada do que escrevi. Muitas vezes, a simples troca de uma palavra por outra irá evitar uma série de discussões devidas a malentendidos. E mesmo assim, às vezes algum erro escapa! :putz:

Fica aqui, pois, o meu conselho: leiam sempre as suas mensagens, antes de enviá-las, isto pode ser bastante útil, tanto para corrigir erros gramaticais ou de digitação, como para corrigir frases ou palavras que possam ser mal interpretadas.
Gil, é por isso que sou seu fã!!!

Eu tenho esse costume também, mas ontem tenho uma desculpa "razoável". Meu irmão tava precisando usar o PC. Daí já sabe o que aconteceu...

Flugêncio, lascou-se tudo. Não conheço nem Vista Alegre, tampouco Guapimirim. Apenas "de nome"... heheheeh

Gustavo, com essa "chuvinha" que resolveu cair esses dias tá excelente para você mostrar do que seu carro é capaz heim... Pensando bem, acho que aquele NIVA submarino do youtube é mais apropriado.... hehehe

[]'s