Conectar

Ver Versão Completa : Ajuste correto rolamentos do cubo...

grillo
12/01/2009, 18:42
Boa tarde pessoal.......a uns dois anos atras tive problemas com rolamentos dianteiros do niva......agora a novela começou de novo alguem teria o video de como proceder o ajuste do cubo ja revirei alguns sites e não achei......desde ja agradeço....

Ricardo Grillo

Jeep Clube de Jardim-MS

Nivardo - 91

Vasquez
12/01/2009, 19:54
Eu só consegui regular corretamente com o torquimetro...

Marcio Rossetto
12/01/2009, 21:00
Olá Camarada , minha esposa é de Bonito , voltei à pouco e passei uns 15 dias aí na sua região .

Não fui com o meu Niva pois o consumo é alto demais , qualquer dia vou morar aí ....

Bem, regular esse cubo não tem segredo , trata-se de ser o ajuste de um rolamento cônico .

Monta tudo e coloca a roda no Niva .

Ergue com o macaco .

Vai apertando a porca com uma chave até sentir que encostou , encostou a porca .

Segura no pneu e faz um balanço , sacudida lateral . Sentiu folga ?

Se sim , dá mais uma apertadinha .

Esperimenta de novo .

Quando acabar toda a folga da roda ( vc tem achar o ponto limiar de aperto da folga e não folga ) , dá mais uma apertadinha de leve . Tipo 1/8 a 1/16 de volta da porca .

Trava a porca , pronto acabou e seja feliz .

Boa tarde pessoal.......a uns dois anos atras tive problemas com rolamentos dianteiros do niva......agora a novela começou de novo alguem teria o video de como proceder o ajuste do cubo ja revirei alguns sites e não achei......desde ja agradeço....

Ricardo Grillo

Jeep Clube de Jardim-MS

Nivardo - 91

shuther4x4
12/01/2009, 21:30
Dá uma olhadinha aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=14992

grillo
13/01/2009, 11:39
Boas pessoal......Niva internado novamente hoje de manhã .....o problema é que os mecas não admitem que vc mostre onde esta o erro e muitoi menos seguir manual.....ta dificil......vamos ver se hoje soluciona o problema.....senão vou comprar um torquimetro e eu mesmo ajustar.......o problema é que os cubos ficaram esquentando.....diz meu meca que é a pinça de freio "pegando"....vou esperar pra ver e posto resultados ok..,...

Ricardo Grillo

Jeep Clube de Jardim - "Pé na Lama"
www.econet.com.br/penalama (http://www.econet.com.br/penalama)

Niva 91 - Sózinho no mundo

Gustavo Niva
13/01/2009, 12:04
Grillo,
eu só fiz esse aperto 2x... a 1a com um torquímetro emprestado, e a 2a no tacanhímetro mesmo (ou seja, sem ferramenta apropriada hehehe)... cá entre nós, acho que não vale a pena comprar um pra isso... aqui no fórum tem uma explicação do cavalcante de como apertar sem torquímetro, segui ela e parece estar tudo ok...

Já levantou as rodas dianteiras pra ver se os freios tão pegando?

Esquentar um pouco os cubos é normal...

[]s

OBS: Tá reclamando de mecânico aí???? Vem pro RJ pra tu ver o que é "bom" :parede: heheheh

grillo
13/01/2009, 14:26
bom pessoal a luta continua.........o aquecimento do cubo ser um pouco normal eu ja constatei em outras vezes....mas assim é uma coisa suportavel...da foirma que ocorreu achei muito alem do normal....eu tenho o Niva a alguns anos e ja passei por situação semelhante....agora me parece ser sim as pinças de freio em atrito com o disco......fizemos uma marcação com giz no disco e acusou o atrito....até de tarde posto mais resultados....ok galera....
A raiva maior é que o Niva tava quietinho na garagem foi pra oficina só pra tirar uns barulinhos é mole...e ainda escutar a patroa falando esse carroa nunca ta pronto não.....

Vai Mexe com quem ta quieto vai!!!!!

Ricardo Grillo

Jeep Clube de Jardim - Pé na Lama

Jardim - MS

Niva 91 dodói.....a uma semana.....Bahhh

shuther4x4
13/01/2009, 18:36
...agora me parece ser sim as pinças de freio em atrito com o disco......fizemos uma marcação com giz no disco e acusou o atrito....até de tarde posto mais resultados....ok galera....

As pinças do Niva retornam muito pouco mesmo, então qualquer problema, por mínimo que seja (infiltração, fluído sujo, ferrugem) pode causar isso que você está citando. E pra ajudar as pinças do Niva possuem 3 pistões. Se for abrir já aproveita pra trocar as coifas desses pistões (guarda pó), pois geralmente elas rasgam e enferruja a borda e aí atrapalha a movimentação do mesmo.

A raiva maior é que o Niva tava quietinho na garagem foi pra oficina só pra tirar uns barulinhos é mole...e ainda escutar a patroa falando esse carroa nunca ta pronto não.....

Sinceramente nunca vi um Niva pronto:mrgreen::mrgreen:!

Abraços.

grillo
15/01/2009, 11:18
bom dia pessoal....niva volta a oficina.......bem.....hoje vamos retirar as pinças de freio desmontar e lavar tudo, trocar pastilhas de freio e dar um passe no disco de freio......e vamos ver no que da né.....
até mais....

Ricardo Grillo

BACALHAU
17/01/2009, 14:27
Olá Grillo,
Um dos seus problemas é bem fácil de resolver.
Se a esposa está esquentando e fazendo barulho, é fácil... TROCA (de esposa). :mrgreen:
Uma esposa nova (ou nova esposa) é beeeeem mais fácil de conseguir do que um NIVA novo.
A minha, quando fica perguntando se o Pangaré não vai sair mais da frente da casa, eu aponto para os dois portões (o de carros e o de pedestres) e digo que o último é bem mais fácil de abrir. :twisted:
Da última vez que eu falei isso, não conseguir fugir a tempo, agora vou ter que comprar uma vassoura nova, pois o cabo da última quebrou.

robertofs
27/01/2009, 16:08
Olá Grillo,
Um dos seus problemas é bem fácil de resolver.
Se a esposa está esquentando e fazendo barulho, é fácil... TROCA (de esposa). :mrgreen:
Uma esposa nova (ou nova esposa) é beeeeem mais fácil de conseguir do que um NIVA novo.
A minha, quando fica perguntando se o Pangaré não vai sair mais da frente da casa, eu aponto para os dois portões (o de carros e o de pedestres) e digo que o último é bem mais fácil de abrir. :twisted:
Da última vez que eu falei isso, não conseguir fugir a tempo, agora vou ter que comprar uma vassoura nova, pois o cabo da última quebrou.

Talvez fazer isso fique mais barato que trocar de esposa... ou gastar com hospital hehehe

Cubo e rolamento VW na manga de eixo do Niva!

[]'s
Roberto França.

MRaizer
27/01/2009, 19:06
Idéia número 1: Arrume um mecânico de Fiat e explique que é como o 147.
Idéia número 2: Leve num mecânico de Lada.

Pergunta número 1: Isso de colocar cubo de Gol dá certo?! O Gol pesa cerca de 750Kg e tem 4 parafusos por roda, o Niva pesa cerca de 1200Kg e tem cinco parafuzos por roda. Sei não...

Pergunta número 2: Nenhuma das esposas supracitadas nunca tentou transformar o Niva num Molotov? (o coquetel, não o político)

robertofs
28/01/2009, 08:56
Pergunta número 1: Isso de colocar cubo de Gol dá certo?! O Gol pesa cerca de 750Kg e tem 4 parafusos por roda, o Niva pesa cerca de 1200Kg e tem cinco parafuzos por roda. Sei não...

E quem disse que é de Gol? É de VW sim, mas é de VW Santana, que completo pesa por volta de 1200Kg. E VW Gol de 750Kg? Um G4 1.0 pelado já pesa 872Kg (http://www.vwbr.com.br/automoveis/gol-g4/1-0.aspx) ;-)

E é claro que o Niva tem 5 parafusos por roda ;-)

[]'s
Roberto França.

MRaizer
28/01/2009, 09:01
E quem disse que é de Gol? É de VW sim, mas é de VW Santana, que completo pesa por volta de 1200Kg.

E é claro que o Niva tem 5 parafusos por roda ;-)

[]'s
Roberto França.

Ok, mas pelas fotos o Niva ficaria com 4 parafuzos nas rodas dianteiras. Ou tem outra opção?
Forjar um cubo novo não vale, tá? rs 8-)

robertofs
28/01/2009, 09:16
Forjar um cubo novo não vale, tá? rs 8-)

Foi apenas confeccionada uma flange de 4 para 5 furos ;-)

E para se livrar de um problema com o Niva, como diria Tim Maia, vale tudo! Só não vale dançar homem com homem, nem mulher com mulher. O resto vale ;-)

[]'s
França.

Fábio Neves
28/01/2009, 10:52
Kamagada...

Como fica a questão do freio?
Outra coisa o torneiro faz um "anel" que fica entre as peças, rolamento e manga de eixo??

Valeuu

robertofs
28/01/2009, 14:34
Como fica a questão do freio?

É o seguinte: já fizemos uma vez usando o cubo e freios originais, mas como o freio dianteiro do Niva só tem tamanho, mas eficiência mesmo necas, preferimos substituir tudo. No final, fica como nas fotos abaixo.

Outra coisa o torneiro faz um "anel" que fica entre as peças, rolamento e manga de eixo??

Tal e qual é em um VW Santana ;-)

[]'s
França.

Gustavo Niva
28/01/2009, 15:38
Ahhhhhhhh se inveja matasse :mrgreen:

Parabéns pelo trabalho em resolver um dos maiores problemas do niva (na minha opinião)...

[]s
Gustavo.

Marcio Rossetto
28/01/2009, 16:21
Pó Roberto , agora vc chutou o balde :parede:

Vc sabe que o problema não é nas pinças e sim no hidrovácuo ,cilindro mestre , etc

Menos nas pinças .:parede:

Outra coisa , os rolamentos do cubo do Niva não é um problema , são os mecanicos que não sabem regular um parafuso cônico .
Mecanico bom esta em falta

Os meus por exemplo nunca foram trocados , eu só engraxo .
Compensa por esse cubo de roda do VW ?
Sim sob a ótica de usar as homocinéticas do VW , até porque a original do Niva é um assalto .

sds

É o seguinte: já fizemos uma vez usando o cubo e freios originais, mas como o freio dianteiro do Niva só tem tamanho, mas eficiência mesmo necas, preferimos substituir tudo. No final, fica como nas fotos abaixo.

Tal e qual é em um VW Santana ;-)

[]'s
França.

robertofs
28/01/2009, 17:06
Pó Roberto , agora vc chutou o balde :parede:

Vc sabe que o problema não é nas pinças e sim no hidrovácuo ,cilindro mestre , etc

Menos nas pinças .:parede:

Ah, que isso! Não leve tão a sério :-)

Eu só generalizei heheheh

Mas olha, na boa, já trocamos o hidrovácuo, e melhorou, mas não foi muita coisa não. Mas aqui nós somos meio órfãos de Lad Peças, Sarancar e cias ltda para Niva. Então, a medida que nós vamos precisando, vamos descartando tudo quanto é original que possa ser substituído por algo nacional, afinal, nada melhor que poder ir com um Niva em qualquer oficina de suspensão é dizer - fica tranquilo que aí tem tudo o que vocês mecânicos estão carecas de saber ;-)

Outra coisa , os rolamentos do cubo do Niva não é um problema , são os mecanicos que não sabem regular um parafuso cônico .
Mecanico bom esta em falta

Os meus por exemplo nunca foram trocados , eu só engraxo .

Então, mas um rolamento blindado, que não requer qualquer manutenção ou cuidado no aperto, é outra vida :-)

Compensa por esse cubo de roda do VW ?
Sim sob a ótica de usar as homocinéticas do VW , até porque a original do Niva é um assalto .

sds

Tipo assim, barato não é, mas você já falou tudo! Um kit completo de homocinéticas novas do Niva não é uma brincadeira muito barata também. Então, o lance é pegar as latinhas que seriam gastas e fazer essa brincadeira aí. Fica mais ou menos no mesmo preço.

[]'s
França

MRaizer
28/01/2009, 17:34
É... vendo pelo lado das homocinéticas... diria que é algo muito tentador! Melhor ainda se arrumar um torneiro BOM que, ao invés da flange, faça um cubo novo!

robertofs
28/01/2009, 19:05
É... vendo pelo lado das homocinéticas... diria que é algo muito tentador! Melhor ainda se arrumar um torneiro BOM que, ao invés da flange, faça um cubo novo!

Como falei, dá pra usar o cubo original, mas eu, particularmente, acho que não vale a pena. Principalmente se considerar o uso de roda de 15". É muito mais fácil achar para rodas de 4 furos. Outra opção é usar o cubo do Fox, que é de 5 furos.

Digo que dá pra usar o cubo original porque a fresa do cubo dos VW com tração dianteira é exatamente igual ao do cubo do Niva, e pra usar o rolamento blindado dos VW com o cubo do Niva basta tirar um pentelhionésimo do cubo do Niva. Então, dá pra usar o rolamento e a homocinética VW como cubo original, e inclusive já fizemos isso no Niva do Marcos Dollis daqui de Goiânia, mas que não tenho muitos registros. Mas pra quem considera usar rodas aro 15", acho que não compensa manter o cubo do Niva.

[]'s
França.

MRaizer
29/01/2009, 10:42
Perai, se entendi direito... daria para se colocar então a homocinética VW no cubo do Niva?!

robertofs
29/01/2009, 11:25
Perai, se entendi direito... daria para se colocar então a homocinética VW no cubo do Niva?!

Ô, se não!

Totalmente possível!

Como falei, não tenho muitos registros fotográficos, mas achei duas fotos que ilustram a homocinética VW montada no cubo do Niva.

O Niva com essa receita pertenceu ao Marcos Dollis daqui de Goiânia-GO, que hoje está em BH. Quem preferir, pode checar com ele: marcos.dollis@gmail.com.

[]'s
França.

grillo
29/01/2009, 16:48
Boas pessoal.......
Galera seguinte....eu vi que com vcs ninguem fica na mão mesmo hein....
muitas idéias boas foram colocadas neste tópico em relação aos rolamentos e cubo do nivinha....M A S....ontem a tarde surpresa......
Meu NIVA rodando de novo .....e mais.......S E M esquentar os cubos...
Primeiro:
desde sabado que foi montado e não deu certo....nem perguntei pro mecanico quando ia ficar pronto.....só apareci la ontem...

Segundo: resumo do que foi feito: 4 rolamentos novos, graxa nova, retentores novos, cubo ajustado fora do carro(foi nescessario porque teve que ser feitos ajustes no cubo no torno para eliminar uns "calços" pensa na gambi).

terceiro: Freio: teve um mecanico que condenou as pinças de freio9por enquentar os cubos..... pensa...) Discos torneados, pastilhas de freio novas, reparo cilindro mestre novo(opala), reparo de pinça, flexivel, cilindros de roda(Varga)....
e ai freiou!!!!!!
e não esquentou mais os rolamentos!!!!

tres mecanicos e dois torneiros e uns 17 dias de trabalho pra dar conta de un niva.....da neles NIVA...

a´te mais gente

MRaizer
29/01/2009, 20:06
Ô, se não!

Totalmente possível!

Como falei, não tenho muitos registros fotográficos, mas achei duas fotos que ilustram a homocinética VW montada no cubo do Niva.

O Niva com essa receita pertenceu ao Marcos Dollis daqui de Goiânia-GO, que hoje está em BH. Quem preferir, pode checar com ele: marcos.dollis@gmail.com.

[]'s
França.

Taquiuspa!
Preciso passar isso para o Ramiro.
Bem, agora só falta ver se a coroa e o pinhão da VW também servem no diferencial...

Flugêncio
29/01/2009, 23:58
Taquiuspa!
Preciso passar isso para o Ramiro.
Bem, agora só falta ver se a coroa e o pinhão da VW também servem no diferencial...

Marcelo,

Acredito que será pura perca de tempo:pensativo:, o Ramiro não é adepto de adaptações, o negócio dele é trocar peças, de preferência originais.:putz:
E pros Nivas, hoje em dia ele não os vê com bons olhos.:cry:

[]s achando que vc tá atrasadin rs rs rs :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Flavio Junges Pereira
30/01/2009, 08:22

Ricardo Grillo

Jeep Clube de Jardim-MS

Nivardo - 91

Camarada Grillo: Esta novela já é conhecida por mim, visto que meu irmão tem um Niva, e a uns dois anos atras se sucedeu o fato relatado. Apos os mechanicos regularem quatro pares de rolamentos (meu irmão pagando a conta), resolvemos mexer e ver o que tinha de errado com os mesmos.
Existe dois rolamentos conicos, um de dentro e outro de fora. A regulagem é feita na porca externa. (cacaca). O que falta neste conjunto é um calço interno entre os dois rolamentos. Este calço é retirado porque para montar e desmontar os rolamentos ele sai, e é um saco voce montar, porque ele não para no lugar,(fica dentro do cubo da roda), voce tem de usar um guia para ele não sair do lugar. Pois bem, este calço é exatamente o miolo de um rolamento de roda, tirando a capa, separador e as esferas. Fácil, não é? Não estou lembrado se vai um ou dois em cada roda. Lixa ele internamente para a ponta de eixo passar facil, e se o cubo é original ele é exatamente a folga que deve ter entre os rolamentos. Monta aperta a porca externa e verifica a folga. Não pode ficar apertado, somente justo. Meu ir:)mão fez isto e nunca mais se incomodou com os ditos. Já rodou uns 80k e a folga esta perfeita. Usa rolamentos bons. Nada de ching ling. A porca da ponta de eixo pode ser apertada bem. O calço vai escorar um no outro e não vai apertar, mas testa antes de por para rodar. O cubo deverá ser original sem alterações "mechanicas". Fica perfeito.Espero poder ter ajudado. Um abraço.

robertofs
30/01/2009, 09:26

Coroa e pinhão que casa com a relação da maioria dos Nivas é dos primeiros Gm Chevette, que tinha relação 4,10:1. Nesse caso, o pinhão e a coroa tem exatamente a mesma quantidade de dentes do diferencial 4,10:1 do Niva, ou seja, 41/10.

Mas o pinhão e coroa geralmente não são peças intercambiáveis. Daí, precisando, é mais fácil e barato trocar todo o diferencial. O dianteiro é um pouco mais complicado, mas tem jeito, como fizemos para o Nivopala, mas o traseiro é moleza.

Seguem algumas fotos de um Niva com diferencial traseiro de Chevette que fizemos aqui para o nosso camarada Popó.

[]'s
França.

MRaizer
30/01/2009, 11:59
Coroa e pinhão que casa com a relação da maioria dos Nivas é dos primeiros Gm Chevette, que tinha relação 4,10:1. Nesse caso, o pinhão e a coroa tem exatamente a mesma quantidade de dentes do diferencial 4,10:1 do Niva, ou seja, 41/10.

Mas o pinhão e coroa geralmente não são peças intercambiáveis. Daí, precisando, é mais fácil e barato trocar todo o diferencial. O dianteiro é um pouco mais complicado, mas tem jeito, como fizemos para o Nivopala, mas o traseiro é moleza.

Seguem algumas fotos de um Niva com diferencial traseiro de Chevette que fizemos aqui para o nosso camarada Popó.

[]'s
França.

Meu problema é justamente no diferencial dianteiro, a coroa parece estar empenada (longa estória). Mas como a relação é 10:41...
Me diga, as ranhuras do pinhão e o espaçamento dos furos da coroa coincidem com os do Niva?! Ou seja, eu poderia simplesmente trocar o conjunto coroa+pinhão de um pelo outro ou encrenca com a caixa de satélites?

Quanto ao Ramiro... bem, ele tá se virando com o Tumati... e aquele niva é fuçado até o documento (literalmente)!

robertofs
30/01/2009, 14:46
Meu problema é justamente no diferencial dianteiro, a coroa parece estar empenada (longa estória). Mas como a relação é 10:41...
Me diga, as ranhuras do pinhão e o espaçamento dos furos da coroa coincidem com os do Niva?! Ou seja, eu poderia simplesmente trocar o conjunto coroa+pinhão de um pelo outro ou encrenca com a caixa de satélites?

São totalmente diferentes.

Mas se seu diferencial tem relação 4,10:1, então tá fácil de resolver, porque pode ser usado até o conjunto do Laika, e é o conjunto mais comum pro Niva.

Agora, o que fazemos como opção para o diferencial dianteiro é o que se vê nas fotos, mas essa é um opção radical e que foi feita em apenas dois Nivas, mais por uma questão de compatibilização com o baixo regime de rotações do motor GM151, já que o diferencial tem relação 3,54:1, que outra coisa. Mas uma vez tendo feito para o diferencial do Opala, é possível fazer com o diferencial do Chevette também.

[]'s
França.

grillo
30/01/2009, 15:23
Mraizer boa tarde..

a uns oito meses atras eu troquei os diferenciais do Niva.....o dianteiro 10/41 esta perfeito haja visto que eu troquei porque o trazeiro tinha folga ....só que como passei ele pra 10/43 ele ta parado aki se interessar grita ai ok....

Ricardo Grillo - Jeep Clube de Jardim - MS

Flugêncio
30/01/2009, 16:39
Mraizer boa tarde..

a uns oito meses atras eu troquei os diferenciais do Niva.....o dianteiro 10/41 esta perfeito haja visto que eu troquei porque o trazeiro tinha folga ....só que como passei ele pra 10/43 ele ta parado aki se interessar grita ai ok....

Ricardo Grillo - Jeep Clube de Jardim - MS

Se alguêm se interessar, tenho dois conjuntos de diferenciais 9/40 novos, mosca branca de olhos azuis.

Marcio Rossetto
30/01/2009, 18:42
Eu também penso em fazer isso com o meu niva , prevendo que um dia o meu vellho diferencial dianteiro irá para o brejo , com o meu ap 2.0 , apesar de ja ter feito um reforço na traseira dele .
O aço da coroa é bom , o problema é a carcaça .

A receita que acho que a turma usa é a seguinte ;

Diferencial do laika
Encurta a carcaça soldando a ponta na proximidade da bola do diferencial
Encurta os eixos internos cortando e soldando no meio dele , e mantem a estrutura de saída das rodas , com o rolamento de roda etc
Torneia e diminui o diametro do disco que originalmente brende a roda .
Solda nesse disco a tulipa da homocinética do santana .
Mete o conjunto de homocinética do santana .

e ai vai ....:parede: um puta trampo , mas deve ficar bom

robertofs
31/01/2009, 08:51
Eu também penso em fazer isso com o meu niva , prevendo que um dia o meu vellho diferencial dianteiro irá para o brejo , com o meu ap 2.0 , apesar de ja ter feito um reforço na traseira dele .
O aço da coroa é bom , o problema é a carcaça .

A receita que acho que a turma usa é a seguinte ;

Diferencial do laika
Encurta a carcaça soldando a ponta na proximidade da bola do diferencial
Encurta os eixos internos cortando e soldando no meio dele , e mantem a estrutura de saída das rodas , com o rolamento de roda etc
Torneia e diminui o diametro do disco que originalmente brende a roda .
Solda nesse disco a tulipa da homocinética do santana .
Mete o conjunto de homocinética do santana .

e ai vai ....:parede: um puta trampo , mas deve ficar bom

A menos que a intenção seja utilizar uma relação mais curta para o Niva, com coroa e pinhão 43/10, acho perda de tempo se for para usar 41/10.

O diferencial do Chevette é muito, mas muito mais fácil para fazer esse trampo.

Não se pode separar facilmente as extremidades do diferencial do Niva/Laika da bola deste, a não ser cortando-as e depois soldando-as com o maior cuidado para deixá-las centralizadas.

Com o diferencial do Chevette, basta remover a solda que prende as extremidas à carcança, cortar as extremidades e soldá-las novamente, e pronto. A ponta de eixo também, por ser menor, fica mais fácil de facear para acoplar a homocinética do VW Santana. E, por fim, é um diferencial nacional, e dispensa comentários o quanto é mais fácil encontrar peças de reposição. E pra quem quiser uma relação ainda mais curta, tem a opção do conjunto do Chevette Junior, que era 4,88:1, embora seja difícil de achar. E pra quem usa AP 2.0 ainda pode optar pela relação 3,90:1.

[]'s
França.

MRaizer
31/01/2009, 17:40
Hummm e como se faria com o parafuso de fixação que fica sobre a bola?
Este conjunto também não tornaria o "vão livre" do Niva menor?

robertofs
01/02/2009, 12:22
Hummm e como se faria com o parafuso de fixação que fica sobre a bola?
Este conjunto também não tornaria o "vão livre" do Niva menor?

Esqueça esse tipo de fixação. Se você observar as fotos do diferencial, verá que ele está fixo sem o motor, logo, a fixação é por coxins de borracha apoiados em suportes soldados na travessa da suspensão dianteira, através de uma chapa que é fixada à lateral da extremidade do diferencial.

Sobre o vão livre, dê uma olhada:

YouTube - Nivopala

[]'s
França.

Marcio Rossetto
02/02/2009, 21:35
Roberto
Até entendo seu ponto de vista , mas a bola do diferencial do chevette não é maior que a do bola do diferencial do Laika/niva ?
Digo isso porque tenho um grande problema com espaço devido o ap2.0 trabalhar inclinado . NO original temos que debastar a cabeça , para caber .

Essa relação 3,9 é interessante , mas não gostaria de mexer no eixo traseiro , se for fazer isso , boto logo o eixo do opala com a relação do 6 boca especial , se não me engano 3,4 , alguma coisa assim .

Saberia me dizer se o eixo do opala é mais largo que o do Niva ?

Mudando um pouco de assunto , para levantar o Niva sem inclinar as homocinéticas , estou pensando em soldar uma viga na longarina do Niva , uma viga quadrada de mais ou menos 15cm de altura e por o agregado inteiro preso nessa viga , ja viu algum Niva assim , será que dá certo ?:parede:

A menos que a intenção seja utilizar uma relação mais curta para o Niva, com coroa e pinhão 43/10, acho perda de tempo se for para usar 41/10.

O diferencial do Chevette é muito, mas muito mais fácil para fazer esse trampo.

Não se pode separar facilmente as extremidades do diferencial do Niva/Laika da bola deste, a não ser cortando-as e depois soldando-as com o maior cuidado para deixá-las centralizadas.

Com o diferencial do Chevette, basta remover a solda que prende as extremidas à carcança, cortar as extremidades e soldá-las novamente, e pronto. A ponta de eixo também, por ser menor, fica mais fácil de facear para acoplar a homocinética do VW Santana. E, por fim, é um diferencial nacional, e dispensa comentários o quanto é mais fácil encontrar peças de reposição. E pra quem quiser uma relação ainda mais curta, tem a opção do conjunto do Chevette Junior, que era 4,88:1, embora seja difícil de achar. E pra quem usa AP 2.0 ainda pode optar pela relação 3,90:1.

[]'s
França.

robertofs
03/02/2009, 09:32
Roberto
Até entendo seu ponto de vista , mas a bola do diferencial do chevette não é maior que a do bola do diferencial do Laika/niva ?
Digo isso porque tenho um grande problema com espaço devido o ap2.0 trabalhar inclinado . NO original temos que debastar a cabeça , para caber .

Então, a bola é um pouco maior sim, mas é mais fácil prever na confecção do suporte para o diferencial baixá-lo um pouco a fazer a adaptação com o diferencial do Niva. E mais, se é possível colocar a bola do diferencial de Opala sob um motor de Opala, que é mais alto que o AP, o que não seria possível fazer com um AP e bola do diferencial de Chevette? Isso é detalhe que você tira de letra ;-)

Essa relação 3,9 é interessante , mas não gostaria de mexer no eixo traseiro , se for fazer isso , boto logo o eixo do opala com a relação do 6 boca especial , se não me engano 3,4 , alguma coisa assim .

O diferencial traseiro é facílimo de ser substituído, e custaria uma baba. Eu ainda preferiria, com motor AP, o diferencial de Chevette. Isso porque você teria opções de 3,54:1 (Chevette automático), 3,90:1 (Chevette 1.6/S), 4,10:1 (Chevette 1.4) e 4,88:1 (Chevette Jr). Com o diferencial do Opala você teria de 2,74:1 (Último 6 cilindros) a 3,54:1 (Opala 4 cilindros). Como o motor AP gira mais que o de Opala, eu não optaria pela relação mais longa. Ficaria com uma intermediária, que é a 3,90:1, para não perder torque.

Saberia me dizer se o eixo do opala é mais largo que o do Niva ?

Aqui há um problema! O diferencial do Opala é cerca de 8cm mais estreito que o do Niva, e o mesmo vale para o diferencial do Chevette. Daí é mandatório o uso de espaçadores.

Mudando um pouco de assunto , para levantar o Niva sem inclinar as homocinéticas , estou pensando em soldar uma viga na longarina do Niva , uma viga quadrada de mais ou menos 15cm de altura e por o agregado inteiro preso nessa viga , ja viu algum Niva assim , será que dá certo ?:parede:

Então, o que você pretende fazer é mais ou menos o que a JR fazia, não? Só que ao invés de soldar, eles aparafusam uma extensão onde é fixado o agregado, e o agregado era aparafusado nessa extensão. O resultado disso para mim é meio questionável, porque você aumenta a altura da carroceria, mas mantem o mesmo vão livre. Mas se é para diminuir a inclinação do semi-eixo em relação às caixas da homocinética, acho que é rola sim, e de quebra, você resolveria também a questão da distância da bola do diferencial em relação ao cárter do motor.

[]'s
França.

MRaizer
04/02/2009, 00:24
Esqueça esse tipo de fixação. Se você observar as fotos do diferencial, verá que ele está fixo sem o motor, logo, a fixação é por coxins de borracha apoiados em suportes soldados na travessa da suspensão dianteira, através de uma chapa que é fixada à lateral da extremidade do diferencial.

[]'s
França.

Meodeos!
Cara, quem foi o lanterneiro que fez esta pintura?! O fundo reflete a calçada! Era tudo que meu Niva precisava... um pintor decente (e com equipamento para isso)!!
Ok... Lanternagem, pintura... To até esquecendo do diferencial!
Se bem que meu modesto VW1.9 não tem tanto torque assim... Basta uma coroinha (e pinhão) novos...
Affe... lá se vai a PLR... de novo!

robertofs
04/02/2009, 10:11
Meodeos!
Cara, quem foi o lanterneiro que fez esta pintura?! O fundo reflete a calçada! Era tudo que meu Niva precisava... um pintor decente (e com equipamento para isso)!!

É... ficou bonito mesmo :-)

Ok... Lanternagem, pintura... To até esquecendo do diferencial!
Se bem que meu modesto VW1.9 não tem tanto torque assim... Basta uma coroinha (e pinhão) novos...
Affe... lá se vai a PLR... de novo!

Uma coroa e pinhão 41/10 é moleza de achar, se for essa a configuração que vc utiliza ;-)

[]'s
França.

mauniva
04/02/2009, 11:37
Bom dia Robertofs! minha duvida é sobre o tamanho da haste que vai
a porca da homocinética WV(ela é mais curta que a do Niva);gostaria de saber como foi resolvido

robertofs
04/02/2009, 13:38
Bom dia Robertofs! minha duvida é sobre o tamanho da haste que vai
a porca da homocinética WV(ela é mais curta que a do Niva);gostaria de saber como foi resolvido

Você deve estar se referindo à ponta de eixo, certo? Ou seja, aquele eixo que sai da caixa da homocinética externa e atravessa o cubo, certo?

Se sim, ela é pouquíssima coisa mais curta. Basta você tirar coisica de nada do assento da porca no cubo e da largura da porca, e tá resolvido ;-)

[]'s
França.

rrpomini
25/03/2009, 00:52

YouTube - Nivopala (http://www.youtube.com/watch?v=C1yjInKm31Q)

[]'s
França.

Olá Amigos do Fórum,
Estou voltando agora, após 2 anos sem fazer sequer uma visita..:oops:
Mas vamos ao que importa...
Estou afim de comprar um niva (niva mesmo, não outro carro) não para trilha, mas sim para viagens, e eu estava pensando em fazer uma preparação desse tipo, será que ficaria melhor para a estrada em matéria de desempenho, pelo que me disseram o niva todo original não desenvolve muito na estrada, mas com essa modificação acho que ele deve andar um pouco mais rápido, sou um pouco leigo em matéria de niva, mas acho que a maioria das coisas de mecânica eu entendo. Obrigado a todos!!
Até mais!!!

robertofs
26/03/2009, 10:11
Olá Amigos do Fórum,
Estou afim de comprar um niva (niva mesmo, não outro carro) não para trilha, mas sim para viagens, e eu estava pensando em fazer uma preparação desse tipo, será que ficaria melhor para a estrada em matéria de desempenho, pelo que me disseram o niva todo original não desenvolve muito na estrada, mas com essa modificação acho que ele deve andar um pouco mais rápido, sou um pouco leigo em matéria de niva, mas acho que a maioria das coisas de mecânica eu entendo. Obrigado a todos!!
Até mais!!!

Camarada, a coisa fica bonita, fica legal e tal... mas não é só isso. O custo dessa brincadeira aí é considerável. Da parte mecânica do Niva, a única coisa que sobrou foi a caixa de transferência e a estrutura da suspensão dianteira. O resto, foi completamente substituído ou refeito. Então, é mais excentricidade que solução propriamente dita.

Mas sobre a sua pergunta, o GM151 empurra muito bem o Niva. Não é um motor que tenha muita potência, mas tem muito torque, e pra aproveitar melhor esse torque é necessário alongar bastante a transmissão, razão pela qual os diferencias foram trocados. Mas esse Niva anda a 120 km/h sem muito esforço.

Mas se o objetivo é ter mais desempenho, mesmo com o modesto motor do Niva você pode conseguir um desempenho melhor. Aqui mesmo no forum há várias receitas. A minha preferida é a adoção de um turbocompressor, que já usei no meu primeiro Niva e que me deixou bastante satisfeito, mas é uma solução não muito barata e que não se aplica à motores cansados, e que também implica em possíveis problemas com a documentação do carro.

Enfim, acho que o mais importante é ter certeza do que se quer. Depois de ter um Niva turbinado, depois outro com outra motorização, hoje tenho um completamente original. Simplesmente porque o uso eventualmente para algum passeio, e só. Não é o meu carro do dia-a-dia, não uso para viagens, e sendo assim, pouca coisa já resolve a minha necessidade. Mas se você quer um carro pra estrada, que tenha bom desempenho, que não consuma muito combustível e que tenha abrangência de oficinas para eventuais manutenções, talvez o Niva não seja a melhor opção para você.

[]'s
França.

rrpomini
27/03/2009, 01:21
Camarada, a coisa fica bonita, fica legal e tal... mas não é só isso. O custo dessa brincadeira aí é considerável. Da parte mecânica do Niva, a única coisa que sobrou foi a caixa de transferência e a estrutura da suspensão dianteira. O resto, foi completamente substituído ou refeito. Então, é mais excentricidade que solução propriamente dita.

Mas sobre a sua pergunta, o GM151 empurra muito bem o Niva. Não é um motor que tenha muita potência, mas tem muito torque, e pra aproveitar melhor esse torque é necessário alongar bastante a transmissão, razão pela qual os diferencias foram trocados. Mas esse Niva anda a 120 km/h sem muito esforço.

Mas se o objetivo é ter mais desempenho, mesmo com o modesto motor do Niva você pode conseguir um desempenho melhor. Aqui mesmo no forum há várias receitas. A minha preferida é a adoção de um turbocompressor, que já usei no meu primeiro Niva e que me deixou bastante satisfeito, mas é uma solução não muito barata e que não se aplica à motores cansados, e que também implica em possíveis problemas com a documentação do carro.

Enfim, acho que o mais importante é ter certeza do que se quer. Depois de ter um Niva turbinado, depois outro com outra motorização, hoje tenho um completamente original. Simplesmente porque o uso eventualmente para algum passeio, e só. Não é o meu carro do dia-a-dia, não uso para viagens, e sendo assim, pouca coisa já resolve a minha necessidade. Mas se você quer um carro pra estrada, que tenha bom desempenho, que não consuma muito combustível e que tenha abrangência de oficinas para eventuais manutenções, talvez o Niva não seja a melhor opção para você.

[]'s
França.

Entendi, mas o meu projeto não é de comprar para fazer mil modificações, mas sim fazer algumas alterações para viagens longas, tipo São Paulo - Bahia por exemplo, mas eu quero de niva mesmo, muitos falam que não é um carro bom pra isso, mas tive um vizinho que colocou gás de cozinha na sua brasília e foi lá pro mato grosso pra pescar, na minha opinião qualquer carro bem conservado e com tudo em dia e bem cuidado vai muito e muito longe..
Sei que o motor original é muito valente, mas também sei que se fizermos algumas alterações no carro seu desempenho também mudará, modificações corretas é claro e com gente competente, li que um motor ap cai bem no meu projeto, pela facilidade de adaptação, desempenho e manutenção, mas eu tb pensei se modificarmos o diferencial, colocar um mais nervosinho para velocidades se ficaria bem ou daria algum outro problema a outro componente tipo a caixa de transferência, essa é a minha dúvida...:pensativo::pensativo::pensativo:
se alguém também tiver mais idéias serão bem vindas!!!
Até mais

robertofs
27/03/2009, 15:21
li que um motor ap cai bem no meu projeto, pela facilidade de adaptação, desempenho e manutenção, mas eu tb pensei se modificarmos o diferencial, colocar um mais nervosinho para velocidades se ficaria bem ou daria algum outro problema a outro componente tipo a caixa de transferência, essa é a minha dúvida...:pensativo::pensativo::pensativo:
Até mais

Então, primeiro, nenhuma adaptação de motor é fácil, muito menos do AP. Primeiro que, até onde sei, somente uma empresa ou pessoa faz o kit, chamado BR2000, para adaptar o AP no Niva, e não é tão plug&play assim. Sempre há alguma aresta a ser aparada.

Com o motor original, se você alongasse os diferenciais é possível que andaria até mais lento que um com diferenciais originais. Não adiantar alongar a transmissão se você não terá força pra tocá-los. Se quer um Niva que ande bem, adapte um motor 2.0 moderno e mantenha transmissão original.

Mas esse lance de trocar de motor é relativo. Se vc pegar um bom Niva, com mecânica orignal em ordem, conforme-se com o desempenho do motor 1.6 ou 1.7, e seja feliz ;-)

[]'s
França.

BACALHAU
27/03/2009, 17:24
Então, primeiro, nenhuma adaptação de motor é fácil, muito menos do AP. Primeiro que, até onde sei, somente uma empresa ou pessoa faz o kit, chamado BR2000, para adaptar o AP no Niva, e não é tão plug&play assim. Sempre há alguma aresta a ser aparada.

Com o motor original, se você alongasse os diferenciais é possível que andaria até mais lento que um com diferenciais originais. Não adiantar alongar a transmissão se você não terá força pra tocá-los. Se quer um Niva que ande bem, adapte um motor 2.0 moderno e mantenha transmissão original.

Mas esse lance de trocar de motor é relativo. Se vc pegar um bom Niva, com mecânica orignal em ordem, conforme-se com o desempenho do motor 1.6 ou 1.7, e seja feliz ;-)

[]'s
França.

Já que fugimos mesmo do assunto do tópico, então lá vai o meu pitaco.
Dizem as "más" línguas que um cara que faz essa adaptação muuuiiito bem é o Rogério Bacelar, em Sampa. E parece que utiliza um kit próprio. Salvo engano, o Braszil(?) fez essa adaptação com ele e está plenamente satisfeito. Outro que recentemente pagou pra ver foi o Walter, um ARGHentino :mrgreen: que aparece por aqui de "seis em seis" meses. (Ei Walter, cadê as fotos? :pipoca:). Ele ainda não nos passou as suas impressões. (parece que depois que ele pegou o carro na oficina disse para a mulher que ia dar uma voltinha para experimentar. Isso já tem dois meses. No último contato ele estava na Patagônia :dance:).
A configuração: Motor AP 1.8 MI, câmbio Clarck do Chevete, servo freio do Santana, direção hidraúlica do Santana e coluna de direção do Kadett.
As fotos da DH estão aqui:http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=837106&postcount=99

RPPOMINI:Com essa configuração deve ficar ótimo para viajar com conforto. Como tenho uma idéia de uso do Pangaré semelhante à sua, podemos trocar uma idéias.

Discordando do nosso colega França, acho que o motor AP 2.0 para o NIVA é coisa demais. Essa opinião também é compartilhada por outros NIVeiros. Já teve até um que colocou o AP 2.0, mas que recomendava o 1.8 (se for MI então...:concordo:). Não adianta tomar Viagra se o coração não aguenta :odedo:.

Colocando o motor AP, o ideal é a caixa do Chevete mesmo. Já existe inclusive uma capa seca à venda para essa adaptação (motor AP), muito comum entre os "cheveteiros"

Quanto aos diferenciais, dizem que uma boa troca são os que equipavam os últimos NIVAs. Ganha-se um pouco mais de velocidade final sem que haja perda significativa de torque. Me corrijam se eu estou errado.

Agora, quanto ao motor original, concordo com o França. Pode-se até dar uma apimentada e transformá-lo em 1.7, com tudo original (Lada), ou 1.8, com pistões do Fusca 1500 ou Tempra 1.?.
Eu por cá ando sonhado com, além disso, colocar uma IE. :pensativo:

Girti
27/03/2009, 17:54
Entendi, mas o meu projeto não é de comprar para fazer mil modificações, mas sim fazer algumas alterações para viagens longas, tipo São Paulo - Bahia por exemplo, mas eu quero de niva mesmo, muitos falam que não é um carro bom pra isso, mas tive um vizinho que colocou gás de cozinha na sua brasília e foi lá pro mato grosso pra pescar, na minha opinião qualquer carro bem conservado e com tudo em dia e bem cuidado vai muito e muito longe..
Sei que o motor original é muito valente, mas também sei que se fizermos algumas alterações no carro seu desempenho também mudará, modificações corretas é claro e com gente competente, li que um motor ap cai bem no meu projeto, pela facilidade de adaptação, desempenho e manutenção, mas eu tb pensei se modificarmos o diferencial, colocar um mais nervosinho para velocidades se ficaria bem ou daria algum outro problema a outro componente tipo a caixa de transferência, essa é a minha dúvida...:pensativo::pensativo::pensativo:

Até mais

Posso afirmar com grande conhecimento de causa que um Niva em bom estado e com o motor original está perfeitamente apto a fazer viagens longas, não havendo necessidade de remotorização. Minha recomendação é de que sejam instalados:

comando de válvulas modificado da Aerocar, para melhor desempenho na estrada, principalmente nas subidas;

bancos confortáveis, para maior conforto do motorista e dos passageiros. Eu tenho, em meu Niva, os bancos da Rallye Design. Não são baratos, mas muito bons e duráveis, já tenho os meus há mais de 10 anos;

pneus radiais, em tamanho adequado para o Niva (ou seja, nada de exageros!);

Desde que comprei meu primeiro Niva, em 1994, já fiz inúmeras viagens, algumas delas (as de férias) bastante longas, algo entre 3.000 e 5.000 Km (Minas Gerais, Sul do país, Espírito Santo, etc...). Se quiser ver a prova :mrgreen:, basta visitar o link das fotos de algumas destas viagens: http://girti.multiply.com/photos

[ ]s

rrpomini
28/03/2009, 00:21

[]'s
França.

com o motor original eu já pensei, mas o problema é que nem todos os mecânicos entendem ou tem algum conhecimento sobre esse motor, imagina no meio da viagem esse motor dar problema, como fica???:pensativo::pensativo::pensativo:

rrpomini
28/03/2009, 01:56
Já que fugimos mesmo do assunto do tópico, então lá vai o meu pitaco.
Dizem as "más" línguas que um cara que faz essa adaptação muuuiiito bem é o Rogério Bacelar, em Sampa. E parece que utiliza um kit próprio. Salvo engano, o Braszil(?) fez essa adaptação com ele e está plenamente satisfeito. Outro que recentemente pagou pra ver foi o Walter, um ARGHentino :mrgreen: que aparece por aqui de "seis em seis" meses. (Ei Walter, cadê as fotos? :pipoca:). Ele ainda não nos passou as suas impressões. (parece que depois que ele pegou o carro na oficina disse para a mulher que ia dar uma voltinha para experimentar. Isso já tem dois meses. No último contato ele estava na Patagônia :dance:).
A configuração: Motor AP 1.8 MI, câmbio Clarck do Chevete, servo freio do Santana, direção hidraúlica do Santana e coluna de direção do Kadett.
As fotos da DH estão aqui:http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=837106&postcount=99 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=837106&postcount=99)

RPPOMINI:Com essa configuração deve ficar ótimo para viajar com conforto. Como tenho uma idéia de uso do Pangaré semelhante à sua, podemos trocar uma idéias.

Discordando do nosso colega França, acho que o motor AP 2.0 para o NIVA é coisa demais. Essa opinião também é compartilhada por outros NIVeiros. Já teve até um que colocou o AP 2.0, mas que recomendava o 1.8 (se for MI então...:concordo:). Não adianta tomar Viagra se o coração não aguenta :odedo:.

Colocando o motor AP, o ideal é a caixa do Chevete mesmo. Já existe inclusive uma capa seca à venda para essa adaptação (motor AP), muito comum entre os "cheveteiros"

Quanto aos diferenciais, dizem que uma boa troca são os que equipavam os últimos NIVAs. Ganha-se um pouco mais de velocidade final sem que haja perda significativa de torque. Me corrijam se eu estou errado.

Agora, quanto ao motor original, concordo com o França. Pode-se até dar uma apimentada e transformá-lo em 1.7, com tudo original (Lada), ou 1.8, com pistões do Fusca 1500 ou Tempra 1.?.
Eu por cá ando sonhado com, além disso, colocar uma IE. :pensativo:

É, fugimos literalmente do assunto referente ao tópico!!! rsrs
Mas enfim,
Quanto ao Rogério Bacelar, ouvi dizer até por meio de conversa que ele é muito bom mesmo, sua adaptação é realmente boa fora os comentários que já colocaram aqui no fórum.
Quanto ao motor, como eu tenho um fusca ( e estou querendo vender, quem se interessar....) em um fórum de fusca tem um tópico sobre motores aps nos fuscas, e nele fala o seguinte:
Motor ap 2.0 tem mais torque, mas o 1.8 é mais eficiente pois o seu giro é maior... e por aí vai..
Na minha opinião, eu acho que o 1.8 ainda mais MI seria melhor pro Niva, pois além de ter um giro maior ele também tem uma cilindrada mais próxima a do original, consequentemente forçaria menos a estrutura do carro, acredito eu, e também que um 2.0 não teria necessidade, pois eu não iria precisar de tudo isso mesmo, na estrada acho que não fará tanta diferença..
E ao câmbio também pensei em um de chevete, pois ele é mais fácil de encontrar peças do que o do niva...
Servo freio de santana... Já ouvi muito falar dele... li que é bom e muito confiável...
Direção Hidráulica, cara, pena que eu não tenho meu niva agora, estou esperando vender o fusquinha pra comprar, porque tem uma oficina aqui do meu lado que desmanchou o santana dele todinho e está vendendo as peças, inclusive a direção hidráulica por apenas 600 reais... seria uma ótima investida.
E quanto a coluna de direção... ainda não ouvi falar... Tem fotos??
Faltou uma coisa que vc comentou também: os diferenciais, essa que é a minha maior dúvida: será que o do niva já é suficiente? será que tem um melhor sem perder o torque? Eis a questão!
e por fim, sobre o motor original, também seria uma ótima opção, mas a grana que eu vou gastar pra deixar mais potente e redondinho , será que vou gastar o mesmo preço do que fazer uma mudança conforme a minha idéia??

Muito obrigado pela opinião Bacalhau, também percebi que temos a mesma idéia de adaptação, isso é bom, pois acho que eu estou indo no caminho certo.:concordo:
Até mais!!

rrpomini
28/03/2009, 02:09
Posso afirmar com grande conhecimento de causa que um Niva em bom estado e com o motor original está perfeitamente apto a fazer viagens longas, não havendo necessidade de remotorização. Minha recomendação é de que sejam instalados:

comando de válvulas modificado da Aerocar, para melhor desempenho na estrada, principalmente nas subidas;

bancos confortáveis, para maior conforto do motorista e dos passageiros. Eu tenho, em meu Niva, os bancos da Rallye Design. Não são baratos, mas muito bons e duráveis, já tenho os meus há mais de 10 anos;

pneus radiais, em tamanho adequado para o Niva (ou seja, nada de exageros!);

Desde que comprei meu primeiro Niva, em 1994, já fiz inúmeras viagens, algumas delas (as de férias) bastante longas, algo entre 3.000 e 5.000 Km (Minas Gerais, Sul do país, Espírito Santo, etc...). Se quiser ver a prova :mrgreen:, basta visitar o link das fotos de algumas destas viagens: http://girti.multiply.com/photos (http://girti.multiply.com/photos)

[ ]s

Olá Girti,
O meu maior medo seria como eu disse antes, a manutenção do motor original, também sei que o carro não é só o motor, mas é no coração dele que mais devemos nos preocupar.
Esse kit de comando da aerocar não diminui a vida útil do motor? pois se não estou enganado ele faz modificar a curva de potência do motor, isso vai deixar mais bravo mas também mais sensível a quebras futuras, bem futuras...
Quanto a banco, muito bem lembrado!!! Imagina uma viagem longa e chegar lá com a coluna toda arrebentada? a maior diversão seria procurar um hospital ao invés de curtir o passeio!!rsrs
esses bancos já vi na net e parecem ser bem confortáveis mesmo, e bons, de fato, para durar o tempo que dura...
Quanto aos pneus, por um isntante eu pensei em colocar uns um pouquinho menores, mas logo pensei que de nada adiantaria, e acabei chegando a conclusão mesmo que os originais não melhores realmente,

Cara, parabéns pelas fotos, é essa idéia que eu tenho em mente de deixar o meu carro para grandes viagens!! Curtir o que é de melhor!!! Parabéns!!

Girti
28/03/2009, 18:20
Olá Girti,
O meu maior medo seria como eu disse antes, a manutenção do motor original, também sei que o carro não é só o motor, mas é no coração dele que mais devemos nos preocupar.
Esse kit de comando da aerocar não diminui a vida útil do motor? pois se não estou enganado ele faz modificar a curva de potência do motor, isso vai deixar mais bravo mas também mais sensível a quebras futuras, bem futuras...
Quanto a banco, muito bem lembrado!!! Imagina uma viagem longa e chegar lá com a coluna toda arrebentada? a maior diversão seria procurar um hospital ao invés de curtir o passeio!!rsrs
esses bancos já vi na net e parecem ser bem confortáveis mesmo, e bons, de fato, para durar o tempo que dura...
Quanto aos pneus, por um isntante eu pensei em colocar uns um pouquinho menores, mas logo pensei que de nada adiantaria, e acabei chegando a conclusão mesmo que os originais não melhores realmente,

Cara, parabéns pelas fotos, é essa idéia que eu tenho em mente de deixar o meu carro para grandes viagens!! Curtir o que é de melhor!!! Parabéns!!

Quando me informei sobre o comando Aerocar, eu também tive a preocupação quanto à durabilidade do motor (o meu já tinha mais de 130.000 Km rodados), por temer que um comando "bravo" pudesse abreviá-la. Após conversar a respeito com o Gilberto, dono da Aerocar, resolvi arriscar. O comando foi instalado quando o meu Niva tinha comprovados (eu conhecia este Niva desde "0") 134.737 Km, e o carro foi vendido com mais de 240.000 Km, estando o motor em ótimo estado, sem que gastar uma gota sequer de óleo. Portanto, posso dizer com certa convicção que o comando não irá prejudicar um motor que esteja em bom estado. Entretanto, se o motor estiver ruim, poderá abrir o bico logo, e o próprio Gilberto alerta para este fato. Mas aí a culpa não será do comando, e sim do motor, que já estava ruim.

BACALHAU
28/03/2009, 21:26
A durabilidade de um motor está diretamente ligada ao cuidado que o motorista tem com ele. Então, se você usa um óleo de boa qualidade trocando-o juntamente com o filtro nas quilometragens recomendadas, mantém a temperatura na faixa normal de operação e usa como líquido de refrigeração água desmineralizada e com um bom aditivo, troca o filtro de ar e velas de acordo com as especificações, você vai ter um bom motor por muuuuuuuitos km. Gasolina de boa qualidade também é fundamental.
Mas, normalmente não é assim. O óleo vence umas três vezes, a água do arrefecimento do motor é completada com aquele "pato" (regador de posto) com água cheia de cloro, fluor e o que mais as empresas de água colocam e até sabão. E velas e filtros só quando a coisa está tão ruim que o carro não funciona mais. Depois é o motor que não presta.
Outra "peça" de fundamental importância para a durabilidade do motor é aquela que pressiona o acelerador. Mas isso, "todos sabem".
Se você não sabe o estado do motor da viatura e não quer arriscar com a sorte, mande abri-lo em uma retífica honesta. Você só vai saber o real estado dele, olhando por dentro. É o que pretendo fazer. Sai mais barato do que você quebrar sabe-se lá aonde. Porque aí, se for numa viagem mais longa, é grande a chance de acontecer em uma região desconhecida onde além de você não ter referências de quem vai fazer o serviço, vai ter gastos com reboque, o cara sabendo que você VAI ter que fazer o serviço para não abandonar a viatura quebrada no meio do caminho, vai cobrar o que ele quiser e é bem provável que faça uma porcaria de serviço, pois sabe que você não vai fazer outra viagem até lá só para reclamar. Além disso, some-se a demora para a chegada de eventuais peças, não porque é um NIVA, mas porque em muitos lugares você não encontra certas peças nem para um fusca (Tamboril, por exemplo).
Pretendo ao abrir o motor, aumentar a "cilindrada" dele para 1.7, usando os pistões originais Lada, ou 1.8, usando os pistões do Fusca ou do Tempra. Válvulas da H100. Comando Aerocar também está nos planos. Ignição eletrônica com o distribuidor Bosch adaptado (e aí, "cumpade", esse "bolo" sai do forno ou vai queimar?).
Uma injeção eletrônica mono ou, quiçá, multiponto, também está em estudos.
Pode parecer doideira, mas tenho dois motores para brincar.
Agora, dizer que nem todos os mecânicos "entendem" o motor do NIVA... Então o cara não é mecânico.
Nesse aspecto, o motor de um Fusca é muito mais "esquisito" e diferente de um AP, por exemplo, que o motor do NIVA. Para qualquer pequena dúvida, tem o manual do mecânico que você pode imprimir e colocar dentro da viatura para qualquer referência. E cá entre nós, qual é o carro, nacional ou estrangeiro, que tem disponível na Internet um manual tão completo e detalhado? Eu nunca vi. Aliás, recentemente tentei obter o manual do "Proprietário" (aquele que vem dentro do porta luvas) de uma Saveiro 98 e não consegui nem com a VW. Alegaram que não disponibilizam o manual para donwload "por questão de segurança"(sic).
Se você, ao comprar um NIVA, conseguir dominar a sua ansiedade de sair por aí com ele e submetê-lo a uma revisão detalhada e cuidadosa, você vai poder ir com ele aonde quiser... e voltar.
Mesmo assim pode quebrar? Pode, mas as chances são mínimas e estão naquela faixa do imponderável que pode atingir até uma BMW recém saída da fábrica.

rrpomini
29/03/2009, 00:26
Quando me informei sobre o comando Aerocar, eu também tive a preocupação quanto à durabilidade do motor (o meu já tinha mais de 130.000 Km rodados), por temer que um comando "bravo" pudesse abreviá-la. Após conversar a respeito com o Gilberto, dono da Aerocar, resolvi arriscar. O comando foi instalado quando o meu Niva tinha comprovados (eu conhecia este Niva desde "0") 134.737 Km, e o carro foi vendido com mais de 240.000 Km, estando o motor em ótimo estado, sem que gastar uma gota sequer de óleo. Portanto, posso dizer com certa convicção que o comando não irá prejudicar um motor que esteja em bom estado. Entretanto, se o motor estiver ruim, poderá abrir o bico logo, e o próprio Gilberto alerta para este fato. Mas aí a culpa não será do comando, e sim do motor, que já estava ruim.

Ah tá, entendi, mas o Gilberto alegou os prós e os contras e também analisou o estado do seu motor acredito eu, e ao desempenho na estrada, foi significativo?

rrpomini
29/03/2009, 00:30
A durabilidade de um motor está diretamente ligada ao cuidado que o motorista tem com ele. Então, se você usa um óleo de boa qualidade trocando-o juntamente com o filtro nas quilometragens recomendadas, mantém a temperatura na faixa normal de operação e usa como líquido de refrigeração água desmineralizada e com um bom aditivo, troca o filtro de ar e velas de acordo com as especificações, você vai ter um bom motor por muuuuuuuitos km. Gasolina de boa qualidade também é fundamental.
Mas, normalmente não é assim. O óleo vence umas três vezes, a água do arrefecimento do motor é completada com aquele "pato" (regador de posto) com água cheia de cloro, fluor e o que mais as empresas de água colocam e até sabão. E velas e filtros só quando a coisa está tão ruim que o carro não funciona mais. Depois é o motor que não presta.
Outra "peça" de fundamental importância para a durabilidade do motor é aquela que pressiona o acelerador. Mas isso, "todos sabem".
Se você não sabe o estado do motor da viatura e não quer arriscar com a sorte, mande abri-lo em uma retífica honesta. Você só vai saber o real estado dele, olhando por dentro. É o que pretendo fazer. Sai mais barato do que você quebrar sabe-se lá aonde. Porque aí, se for numa viagem mais longa, é grande a chance de acontecer em uma região desconhecida onde além de você não ter referências de quem vai fazer o serviço, vai ter gastos com reboque, o cara sabendo que você VAI ter que fazer o serviço para não abandonar a viatura quebrada no meio do caminho, vai cobrar o que ele quiser e é bem provável que faça uma porcaria de serviço, pois sabe que você não vai fazer outra viagem até lá só para reclamar. Além disso, some-se a demora para a chegada de eventuais peças, não porque é um NIVA, mas porque em muitos lugares você não encontra certas peças nem para um fusca (Tamboril, por exemplo).
Pretendo ao abrir o motor, aumentar a "cilindrada" dele para 1.7, usando os pistões originais Lada, ou 1.8, usando os pistões do Fusca ou do Tempra. Válvulas da H100. Comando Aerocar também está nos planos. Ignição eletrônica com o distribuidor Bosch adaptado (e aí, "cumpade", esse "bolo" sai do forno ou vai queimar?).
Uma injeção eletrônica mono ou, quiçá, multiponto, também está em estudos.
Pode parecer doideira, mas tenho dois motores para brincar.
Agora, dizer que nem todos os mecânicos "entendem" o motor do NIVA... Então o cara não é mecânico.
Nesse aspecto, o motor de um Fusca é muito mais "esquisito" e diferente de um AP, por exemplo, que o motor do NIVA. Para qualquer pequena dúvida, tem o manual do mecânico que você pode imprimir e colocar dentro da viatura para qualquer referência. E cá entre nós, qual é o carro, nacional ou estrangeiro, que tem disponível na Internet um manual tão completo e detalhado? Eu nunca vi. Aliás, recentemente tentei obter o manual do "Proprietário" (aquele que vem dentro do porta luvas) de uma Saveiro 98 e não consegui nem com a VW. Alegaram que não disponibilizam o manual para donwload "por questão de segurança"(sic).
Se você, ao comprar um NIVA, conseguir dominar a sua ansiedade de sair por aí com ele e submetê-lo a uma revisão detalhada e cuidadosa, você vai poder ir com ele aonde quiser... e voltar.
Mesmo assim pode quebrar? Pode, mas as chances são mínimas e estão naquela faixa do imponderável que pode atingir até uma BMW recém saída da fábrica.

É, concordo com vc msm, meu fusca por exemplo tem o comando retrabalhado, pistões e é recém retificado, mas mesmo assim tenho medo de dar uma pisadinha mais pesada com medo de quebrar, mas isso é muito relevante, foi como vc disse: até BMW pode sofrer quebra, nunca se sabe...

Cavalcante
08/05/2009, 22:56
E aí pessoal, blz?

Vendo mais uma vez meu nome ser citado pelo maledeto ajuste do rolamento,
opa! vou eu de abrir parênteses: PELAMORDEDEUS!!!!! Acessem [/URL][url]www.lapdm.com.br (http://www.lapdm.com.br) Reflitam e abram suas mentes!!! Recebam a luz!!! Tem pelo menos umas 500 versões do manual do mecânico na net. Ou paguem pra 500 mecânicos fora da net. A escolha é de vocês.... fecha parênteses, volto à frase anterior
sou forçado a postar depois de tanto tempo fora (saudades não faltam, o que falta é tempo). NMHO, não vejo muita vantagem na mudança do cubo não. Os rolamentos cônicos do niva são bastante fáceis de achar, porque são utilizados em muitas máquinas ferramentas por aí, qualquer casa de rolamentos os tem na faixa dos 10 a 20 reaus. E a troca é das coisas mais triviais do mundo. Talvez perca pra cuspida, mas é por pouco. Só dá rolo quando a capa externa dá uma "coladinha" no cubo. Mas não é nada que uma talhadeira e uma marreta não resolvam, como pode atestar o carro do França:twisted::twisted::twisted::twisted::twisted : Só não contei isso antes de vender pra ele:twisted::twisted::twisted::twisted:

BACALHAU
08/05/2009, 23:41
2º. Mandamento das Tábuas de Moisés. :mrgreen:

Flugêncio
09/05/2009, 14:57
2º. Mandamento das Tábuas de Moisés.:mrgreen:

Qual é mesmo este 2º mandamento?

MRaizer
09/05/2009, 22:38
O Kit do Bacelar funfa sim, tenho um destes instalado no meu Niva. Só não gostei foi da flange, que troquei por uma capa-seca. Mas ainda assim preferiria que ela permitisse a instalação do motor de arranque junto à caixa de marchas (só para poder aproveitar o volante do motor original, mais pesado).
Tirando isso... :concordo:

wltreis
10/05/2009, 01:46
Olá Girti,

CARO RRPOMINI, ESTOU FINALIZANDO A ADAPTAÇÃO DE UM XUD EM MEU NIVA, MAS SE TIVESSE ANDADO ANTES EM UM NIVA REPOTENCIALIZADO, NÃO TROCARIA O MOTOR, MAS FAZER O QUE ? O NIVA QUE ANDEI FOI PASSADO PARA 1.7 A ÁLCOOL SE NÃO ME ENGANO, E FICOU MUITO BOM, SUBINDO FACIL E ATINGINDO VELOCIDADE RAPIDO ALEM DE SEGUNDO O PROPIETARIO MAIS ECONOMICO, 7 KM NA CIDADE ISSO COM ALCOOL.:concordo::concordo:

LAGARTÃO DO ATOLEIRO
26/07/2010, 12:11
prezados colega, como recem proprietário de um niva 93/94, esta semana também tive problemas com o rolamentos da roda dianteira resultado de um aperto excessivo por parte de um funcionario de uma loja especializada em roda/pneus, onde inclusive quase sofre um acidente grave, pois roda dianteira esquerda travou a 50km/h, descontrolando o veiculo que saiu bruscamente para a esquerda, mais graças a deus consegui segurar o carro antes de abraçar um poste! bem como resultado do aperto indevido o rolamento estourou e travou a citada roda, bem depois de conseguir encontrar o rolamento compativel na minha cidade e optar pela troca de todos os rolamentos, bem como da necessidade de trocar as pastilhas de freio dianteira,e dar um passse nos discos, tive a feliz oportunidade de conhecer um torneiro mecanico muito bem, que por uma feliz coincidencia também é proprietario de um niva! o qual ja tendo tido o mesmo problema desenvolveu uma "roela" para ser colocada entre o cubo e o rolamento, feita sob medida! que permite o aperto do cubo sem a preocupação de se compromenter o rolamento! agora estou andando mais despreocupado! uma abraço a todos espero ter contribuido ao colegas que tenham o mesmo problema

LAGARTÃO DO ATOLEIRO
26/07/2010, 12:13
prezados colega, como recem proprietário de um niva 93/94, esta semana também tive problemas com o rolamentos da roda dianteira resultado de um aperto excessivo por parte de um funcionario de uma loja especializada em roda/pneus, onde inclusive quase sofre um acidente grave, pois roda dianteira esquerda travou a 50km/h, descontrolando o veiculo que saiu bruscamente para a esquerda, mais graças a deus consegui segurar o carro antes de abraçar um poste! bem como resultado do aperto indevido o rolamento estourou e travou a citada roda, bem depois de conseguir encontrar o rolamento compativel na minha cidade e optar pela troca de todos os rolamentos, bem como da necessidade de trocar as pastilhas de freio dianteira,e dar um passse nos discos, tive a feliz oportunidade de conhecer um torneiro mecanico muito bem, que por uma feliz coincidencia também é proprietario de um niva! o qual ja tendo tido o mesmo problema desenvolveu uma "roela" para ser colocada entre o cubo e o rolamento, feita sob medida! que permite o aperto do cubo sem a preocupação de se compromenter o rolamento! agora estou andando mais despreocupado! uma abraço a todos espero ter contribuido ao colegas que tenham o mesmo problema

Dinola
26/07/2010, 15:38
Pelo mesmo motivo quase não fiquei para contar estória. Por isso que ninguem mais mexe no meu jeep a não se eu.
Abs