Ver Versão Completa : Manifesto contra o sensor de rotação
Amigos,
Recentemente, dia 23/12, fomos viajar de Manaus para Boa Vista (768km), no fim do ano com a Ranger (descrição no rodapé) e para nossa supresa, próximo de km 250, começou a falhar o motor, parando completamente logo em seguida (1km depois) - no meio da reserva indígena sob chuva, para melhorar um pouco mais, ainda estava com meus pais aposentados.
Depois de tentar fazê-la pegar inutilmente, conseguimos arrastar o carro até o km 350 (aproximadamente), na com. Jundiá com uma Bandeirante que prestava serviço para o governo.
Averiguando, parecia tratar-se da bomba de gasolina, que tínhamos trocado há 3 meses atrás, embora a mesma fazia aquela "zuadinha" característica dentro do tanque...
Fomos até Boa Vista de ônibus, onde comprei duas bombas novas, uma de 4 bar Bosch e outra da Explorer V8 (quase R$1.000 pelas duas...).
Voltando onde estava o carro, colocamos primeiro a bomba da Explorer, e nada... o carro pegava, mas morria... Colocando a outra bomba, a mesma coisa, ligava, mas não desenvolvia, falhava e morria, até que umas 5 tentativas, parou definitivamente de ligar...
Gastei mais R$500 para trazê-la até Manaus, fora o serviço do borracheiro que tirou o tanque 3 vezes na estrada.
Em Manaus, depois de trocarmos o regulador de pressão, continuou com o problema.
O eletricista deu uma olhada no sensor de rotação, tirou a poeira e a graxa e para surpresa, o fio estava um pouco
danificado. Trocamos o conector (R$10) e resolveu-se definitivamente o problema.
Agora, registro perante este conceituadíssimo fórum a tristeza: o sistema de injeção eletrônica é uma M****. Perdi completamente a confiança.
O que aconteceu é que o sensor de rotação fica na frente do motor, perto das polias embaixo. Ele pega pedrada, vento, chuva, lama, graxa, ... E uma dessas danificou o mesmo.
Este sistema é um crime contra a inteligência, por isto aponto problemas e soluções nas Rangers e outras picapes:
Problema: sensor de rotação determina funcionamento do motor.
Seriedade do problema: GRAVÍSSIMA
Solução 1: a central assumiria a função do sensor em caráter emergencial, adotando valores padrões de injeção de combust. de acordo com outros fatores, tais como sensor lambda, pressão no acelerador, ... ou outra coisa que não dependa do sensor de rotação.
Solução 2: adotar um plano B, por exemplo, pegar a informação de rotação pelo pino W do alternador.
Problema: dificuldade extrema de trocar a bomba de combustível e o regulador de pressão pois os mesmos encontram-se dentro do tanque
Seriedade: GRAVE
Solução 1: instalação de uma "janela" na caçamba ou embaixo do assento traseiro.
Solução 2: transferência da bomba e do regulador para fora do tanque, podendo ficar alojado por dentro do chassis e sugar o combustível por baixo do tanque, por exemplo. Ou adotar bomba que não seja do tipo submersa e instalá-la no cofre do motor, na frente.
Problema: sensor de rotação fica na frente e embaixo do motor, sujeito às interpéries
Seriedade: CRIME contra a inteligência
Solução 1: movê-lo para outro lugar
Solução 2: eliminá-lo e contornar sua funcionalidade
Solução 3: protegê-lo com algum suporte plástico ou metálico
Problema: dificuldade de diagnosticar o problema no sist. injeção eletrõnica
Seriedade: grave
Solução 1: barateamento dos terminais (computadorezinhos) que diagnosticam os problemas
Solução 2: tela de lcd que escrevesse no painel onde está o problema (o meu carro tem uma tela de lcd, mas não aparece nada de útil escrito...)
Solução 3: simplificar a me*da do sist. de injeção, eliminando estes sensores
Daniel
Ranger, cab. dupla, V6 210cv, 4x4
Daniel.
Não vá se aborrecer pela sinceridade no post. Primeiro, assim como quebrou no meio da reserva indígena poderia ter quebrado em um grande centro urbano. Foi falta de sorte.
Segundo, você não mencionou o ano da pkp mas acredito que seja 2002, visto a potência do motor, sendo assim, pelos 07 anos de uso está propensa à quebras devido ao decurso de tempo de uso. Terceiro, não entendi porque você gastou R$ 1.000,00 com duas bombas sem saber o diagnóstico que é óbvio, não seria dado pelo borracheiro que tirou o tanque. Quarto, mais um gasto desnecessário: regulador de pressão. Enfim, acho que você teve uma viagem daquelas que a gente deve esquecer. Quanto às soluções apontadas, prefiro não comentar por achar o V6 Repower um dos motores a gasolina mais eficientes em circulação e por achar que os engenheiros elaboram um projeto visando sempre a melhoria do veículo aliada ao baixo custo de produção, o que acaba gerando insatisfação, às vezes, por parte do consumidor final (vide marea 2.0 20v que precisa tirar o motor para trocar a correia dentada).
Em tempo: você está com uma das melhores pick up's do Brasil. Reforço que foi uma fatalidade.
Abraços.
JEFFCATUNDA
12/01/2009, 19:07
Daniel.
Não vá se aborrecer pela sinceridade no post. Primeiro, assim como quebrou no meio da reserva indígena poderia ter quebrado em um grande centro urbano. Foi falta de sorte.
Segundo, você não mencionou o ano da pkp mas acredito que seja 2002, visto a potência do motor, sendo assim, pelos 07 anos de uso está propensa à quebras devido ao decurso de tempo de uso. Terceiro, não entendi porque você gastou R$ 1.000,00 com duas bombas sem saber o diagnóstico que é óbvio, não seria dado pelo borracheiro que tirou o tanque. Quarto, mais um gasto desnecessário: regulador de pressão. Enfim, acho que você teve uma viagem daquelas que a gente deve esquecer. Quanto às soluções apontadas, prefiro não comentar por achar o V6 Repower um dos motores a gasolina mais eficientes em circulação e por achar que os engenheiros elaboram um projeto visando sempre a melhoria do veículo aliada ao baixo custo de produção, o que acaba gerando insatisfação, às vezes, por parte do consumidor final (vide marea 2.0 20v que precisa tirar o motor para trocar a correia dentada).
Em tempo: você está com uma das melhores pick up's do Brasil. Reforço que foi uma fatalidade.
Abraços.
Realmente, acho que foi um conjunto de circunstâncias que devem ter te deixado "na mão"...Aconteceu comigo algo bem parecido quando possuia uma Bonanza 4.1 TD...estava eu, minha esposa e meu 1º filho que na época tinha menos de 2 anos e a viatura simplesmente apagou do nada...era a primeira vez que viajava com ela, havia comprado há aprox. uns 3 meses e nunca havia dado um problema sequer....
Sem ferramentas, no meio da estrada (só que de dia e sem chuva..heheh), abri o capô e olhei pela primeira vez para aquele motorzão...logicamente que a minha primeira impressão era de que havia faltado diesel...mas tinha diesel no mangote da bomba de comb....Então vi um fio proximo da bomba injetora que estava solto...na verdade naquela época nem sabia que aquele trambolho era uma bomba injetora...só vi que havia soltado este fio e que poderia ser ali o problema...
E não é que era mesmo!!!!
Tentei ligar ele em todos os terminais proximos... mas tinha um que praticamente me dizia: é aqui!, é aqui!...liguei e a viatura pegou no ato...
Depois vim saber que minha bomba era eletrica, que só funcionava com corrente e que tinha outras particularidades como não precisar injetar em caso de falta de combustivel e tal...Fiquei 11 anos com esta viatura e quase entrei em depressão quando a vendi...adorava este carro...
Resumindo...questôes de sorte e azar....por melhor que seja o motor, temos 50% de probabilidade para um ou para outro...
Boa sorte colega!
Anthoniusnikos
12/01/2009, 19:28
Olá Desamaz. Imagino o sufoco que passaram, por isso é bom mexer e saber fazer alguma coisa na viatura, e andar com a caixa de ferramentas.
Acho as suas sugestões para facilitar a manutenção do sistema muito boas, porém sempre acreditei que as complicações, tais como: parafusos e peças que só podem ser retirados ou colocados com chaves especiais, são para dar serviços as oficinas, ou para evitar que qualquer mortal mexa. Haja visto o que elas cobram. E é um prato cheio para os mexânicos chegarem a um certo parafuso, ter que tirar um monte de peças da frente, e depois que trocaram o tal parafuso, e na reposição das peças: ou sobra peça, ou coloca ao contrário, ou não apertam direito. Aí a viatura começa a virar chapéu véio. :twisted::twisted::twisted:
1 - Realmente, porque os fabricantes deixam uma tomada no painel para a leitura dos defeitos, sem um analizador com monitor (LSD) que hoje custa uns R$ 500,00 (preço da bomba) ? - Não colocam para você levar numa oficina especializada ! Que a maioria das oficinas nem os possue.
2 - Quanto a bomba de combustível dentro do tanque, também sempre achei uma c@g@da@ dos projetistas. Me parece (não tenho certeza!) mas ela já é uma bomba submersível. Se não for, pode ser adaptada do lado de fora. Poderemos até verificar melhor e discutir o caso. :idea::idea::idea:
3 - Quanto ao sensor de rotação em posição de pedrada, é semelhante ao radiador de óleo da direção hidráulica da minha (ano 00/99 diesel), que tive que colocar um pouco mais para cima e protegê-lo com tela (grade). Sujestão dos hermanos argentinos. :concordo::concordo::concordo:
4 - Outra c@gad@ são os conectores e fiação da CT que ficam expostos, e quando a viatura entra em terreno alagado, encharca tudo. Quando um galho engancha na fiação e rompe algum, você fica sem CT, e dependendo da sutileza do rompimento, qualquer mexânico vai propor a troca da caixa, ou no mínimo desmontar inteira, e fabricar algum defeito, daí Zé Mané... toma $$$$$$$$.
5 - Quase todos os problemas (quase tudo tem sensor) poderiam ser detectados de imediato nesse monitor LSD no painel. Mas, certamente, os fabricantes não tem interesse porque diminuiria em muito os lucros fáceis. :idea::idea::idea:
Só que a gente só levar a sério essas coisas, depois que a vaca, digo, a viatura já foi pro brejo. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Abração
Anthon
Eu entendo perfeitamente o dsamaz.
Ele comprou 2 bombas porque estava no meio do nada, esquina com coisa nenhuma. Percebo pelo post que não é essa a origem do sofrimento.
A questão do sensor de rotação concordo que é desagradavel. Colocar um sensor importante desses na frente do motor não é boa prática.
Acho tb que se o sistema de injeção tem a capacidade de acusar que existe algum problema (luz de check engine) custava muito pouco descrever o problema no lcd do painel.
Concordo com o Raposo que a viatura dele uma das melhores desponíveis, o que não a isenta de problemas pontuais.
Walter L. L. Casitta
12/01/2009, 20:54
Agora, registro perante este conceituadíssimo fórum a tristeza: o sistema de injeção eletrônica é uma M****. Perdi completamente a confiança.
O que aconteceu é que o sensor de rotação fica na frente do motor, perto das polias embaixo. Ele pega pedrada, vento, chuva, lama, graxa, ... E uma dessas danificou o mesmo.
Putz, justamente com você que não gosta dos motores diesel...
E aí Walter, tudo bem??
Se não me engano o sistema do motor 3.0 está vindo com um pescador dentro do tanque também, não está? E o mesmo adora entupir, não é??
Ha ha.. estamos no mesmo barco...
Daniel
Putz, justamente com você que não gosta dos motores diesel...
Walter L. L. Casitta
13/01/2009, 10:26
E aí Walter, tudo bem??
Se não me engano o sistema do motor 3.0 está vindo com um pescador dentro do tanque também, não está? E o mesmo adora entupir, não é??
Ha ha.. estamos no mesmo barco...
Daniel
Nesse barco eu não estou não. Meu motor nunca me deixou na mão...
O problema não foi nem com o sensor em si, foi com o conector dele. Os fios danificaram bem na base do conector...
Mesmo se tivessemos detectado o problema, não seria possível resolver o problema, pois é impossível adaptar fios na base do conector.
Sobre a compra das bombas, estava óbvio que o problema era com ela... Pois o carro ligava e não desenvolvia... Até o eletricista que resolveu o problema, em Manaus, trocou também a bomba e o regulador de pressão antes de averiguar outros possíveis problemas.
Sobre a luz do check engine, a minha fica acesa direta, pois uso gás de vez em quando.
Daniel
Eu entendo perfeitamente o dsamaz.
Ele comprou 2 bombas porque estava no meio do nada, esquina com coisa nenhuma. Percebo pelo post que não é essa a origem do sofrimento.
A questão do sensor de rotação concordo que é desagradavel. Colocar um sensor importante desses na frente do motor não é boa prática.
Acho tb que se o sistema de injeção tem a capacidade de acusar que existe algum problema (luz de check engine) custava muito pouco descrever o problema no lcd do painel.
Concordo com o Raposo que a viatura dele uma das melhores desponíveis, o que não a isenta de problemas pontuais.
Sobre a luz do check engine, a minha fica acesa direta, pois uso gás de vez em quando.
Confere isso cara.
Eu ja tivesse dessas rangers a gas. A luz do check engine nao acendia não.
Quando agente usa gnv é meio normal deixar o sistema gasolina meio desregulado mesmo, mas ja q vc faz viagens longas na gasolina é melhor manter em dia.
Confere isso cara.
Eu ja tivesse dessas rangers a gas. A luz do check engine nao acendia não.
A Ranger anterior era Gas/GNV e acendia a tal luz quando forçava mais o motor.
Abs.
O carro parou de novo...
Estranho...
Ele pegou e estava fraco (parece bomba he he he... ainda bem q tenho duas sobrando) Consegui subir a primeira ladeira do conj. onde moro, mas apagou na segunda ladeira...
Não ligou mais... Nem no gás...
Acho q deve ser algo relacionado ao problema anterior...
Daniel
O carro parou de novo...
Estranho...
Ele pegou e estava fraco (parece bomba he he he... ainda bem q tenho duas sobrando) Consegui subir a primeira ladeira do conj. onde moro, mas apagou na segunda ladeira...
Não ligou mais... Nem no gás...
Acho q deve ser algo relacionado ao problema anterior...
Daniel
se fosse o sensor de novo acho que funcionaria no gnv normalmente... a minha S10 funciona, passei uma semana rodando so no gnv porque o sensor de rotação tinha pifado... aparentemente o sistema gnv não depende desse sinal p/ injetar gas... troquei em casa mesmo o sensor pois ja tinha certeza que era nele o defeito por ter lido outros relatos do sintoma (marcha lenta irregular, falta força, não sobe giro...)
o meu tbem fica na parte de baixo do motor e acho que mesmo que quisesse não daria p/ mudar de lugar, pois ele pega um sinal de uma roda na ponta do vira não é?!
EDEM2008
14/01/2009, 08:03
Bom dia pessoal!
comigo aconteceu com a explorer a +/- 2 anos, quando de volta de Sergipe, na linha verde, descendo um morro logo após a divisa, sorte que estava a uns 90 Km/h, o carro apagou completamente, fiquei sem freio e com a direção travada, consegui parar, mais o susto foi grande, mesmo porque a gente viaja numa tocada que não espera um problema desses.
Ao verificar o problema, fui direto no sensor de rotação e lá estava o conector pendurado, ou seja, a ford poderia achar outra posição para o mesmo, e mais seguro, não ficando exposto a sujeiras, a conexão poderia ser voltada para cima e conector com trava dupla ou roscável.
Abraços galera e feliz ano para todos do 4x4!
Anthoniusnikos
14/01/2009, 22:19
Dsamaz. A válvula de presão e vazão do gás, também, precisa estar bem regulada. Outra coisa que precisa tomar cuidado é quando vai abastecer o gás, pois os frentistas tem como norma verificar se o registro na saída do torpedo está mesmo aberto, aí eles às vezes mexem e depois deixam semiaberta.
Uma boa rotima, para manter o sistema gás/gasolina em bom estado de funcionamento, é com a viatura em movimento passar de um sistema para o outro, algumas vezes. Também, sempre que vai deixar a viatura parada de um dia para o outro, antes de estacionar já ter colocado na gasolina. A partida na gasolina exige menos bateria. Também, usar sempre um pouco a gasolina, para não haver ressecamento excessivo do sistema.
Nota: A temperatura para ignição do gás é maior que a da gasolina.
Abs
Anthon
Dsamaz. A válvula de presão e vazão do gás, também, precisa estar bem regulada. Outra coisa que precisa tomar cuidado é quando vai abastecer o gás, pois os frentistas tem como norma verificar se o registro na saída do torpedo está mesmo aberto, aí eles às vezes mexem e depois deixam semiaberta.
Uma boa rotima, para manter o sistema gás/gasolina em bom estado de funcionamento, é com a viatura em movimento passar de um sistema para o outro, algumas vezes. Também, sempre que vai deixar a viatura parada de um dia para o outro, antes de estacionar já ter colocado na gasolina. A partida na gasolina exige menos bateria. Também, usar sempre um pouco a gasolina, para não haver ressecamento excessivo do sistema.
Nota: A temperatura para ignição do gás é maior que a da gasolina.
Abs
Anthon
Anthonius, quer um conselho? fica no diesel porque de GNV tú não manja nada!
Abraços.
Amigos,
parece q o sensor de rotação parou de vez... E não encontro outro aqui em Manaus para comprar...
Só que é complicado, porque não temos como testar. É preciso uma máquina de ressonância, para ver se ele está bom - e nem na concessionária tem tal máquina...
Estou pensando em 3 coisas, e queria ajuda de vcs:
1. Onde comprar outro sensor de rotação? Alguém sabe alguma loja que tenha?
2. Como fazer o motor gerar centelha sem o sensor de rotação? O que é preciso trocar? Quero isto para fazê-lo rodar no gás ou com carburador...
3. Estou pensando em mudar para diesel...
Queria ajuda de vcs, principalmente quanto ao item 2... Como fazer para enganar a central e gerar centelha para as velas?? Vou resolver 3 problemas se conseguir isto.
Daniel
Desculpem por não passar a referência do sensor: 2512 - não tem marca escrita nele.
Daniel
Walter L. L. Casitta
19/01/2009, 15:27
Vai pagar uns R$100,00 numa autorizada...
Sincerament, Walter, vou agora na concessionária...
Mas o preço, estou esperando uns R$ 1.000,00... ou mais...
Daniel
Ranger 4.0 V6 210cv 2002
2. Como fazer o motor gerar centelha sem o sensor de rotação? O que é preciso trocar? Quero isto para fazê-lo rodar no gás ou com carburador...
Quando precisei testar sensores da minha antiga ranger gasolina eu dei sorte.
Tinha uma explorer parada na oficina e o mecanico utilizou os sensores dela para testar.
Em manaus deve ter muita importadora de peças que pode te vender isso barato.
Eu nunca comprei, mas sempre cotava na http://www.netkar.com.br/ranger/index.html
Tem muita importadora pequena que vende no mercado livre tb.
Carro antigo da manutenção mesmo, gasolina ou diesel. Concordo que a eletronica dificulta um pouco as coisas, mas em geral ranger V6 é excelente
Amigos,
parece q o sensor de rotação parou de vez... E não encontro outro aqui em Manaus para comprar...
Só que é complicado, porque não temos como testar. É preciso uma máquina de ressonância, para ver se ele está bom - e nem na concessionária tem tal máquina...
tenta nessa loja: www.suspar.com.br (http://www.suspar.com.br)
eles tem muita coisa p/ ford importado, ja comprei muita muideza p/ V8 la... vc ja não tinha trocado esse sensor da outra vez? qto a segunda pergunta não tenho ideia, pois meu carro funcionava no gnv normalmente qdo meu sensor abriu o bico... ele ate dava partida na gasolina, mas mesmo pisando fundo o giro não subia e dava uns pipoco
do meu motor 2.2,que vendeu igual banana, custou 105,00... imagina um V6 importado...
Walter L. L. Casitta
20/01/2009, 16:09
do meu motor 2.2,que vendeu igual banana, custou 105,00... imagina um V6 importado...
O preço de lista na concessionária é de R$122,00. Aqui em BH com desconto custa R$89,00. Por isso falei de deveria custar uns R$100,00...
Amigos,
Alguém sabe como mudar o nome do tópico para Manifesto contra o sensor de rotação e contra as concessionárias???
Vcs estão sabendo q provavelmente o sensor (rotação) queimou e o pedi na concessionária no meio de janeiro... Só que até agora... Nada dele chegar, tem hora q está em São Paulo, outra hora está bloqueado na Sefaz, outra hora na Bahia ...
Como pode a concessionária não ter em estoque peça importante para o funcionamento de carros utilitários? Como pode a Ford querer ter imagem boa perante público de carros utilitários como "Raça Forte"??
Daniel
Amigos,
já descrevi neste tópico o ocorrido com o sistema de injeção da Ranger v6: parou de funcionar derepente em dezembro. Trocamos bomba de combust. (3x); trocamos o conector do sensor de rotação e ela voltou a andar e menos de 15 km depois, parou.
Achamos q era o sensor de rotação. Pedi na ford em 23/01, e me entregaram o mesmo sexta, 13/03 (R$140).
Ocorre que gastei esta manhã maravilhosa de domingo aqui em Manaus para trocar o bichinho.
Depois de alto estresse para prender o parafuso de cima (95% tempo total), praticamente inacessível por qualquer invento humano, eu consegui prender beleza...
Mas na hora da partida... Nada... Tentei umas 5 vezes e nada...
Então amigos, o que pode ser?? Já disse um amigo que poderia ser a central... Estou até triste. Se fosse carburador, já estava funcionando no dia q quebrou.
Estou pensando até em processar os engenheiros da ford por ter feito uma tremenda ***** desta.
Daniel
Obs: vendo a Ranger por R$22 mil... Quem quiser vir buscar aqui no AM.... Ano 2002, motor de 210cv, 4x4, cab. dupla, banco couro, pivôs novos, documentação ok, kit gás gnv e glp, o motor está girando blz (não tá travado) ...
Márcio T
16/03/2009, 14:10
Daniel, desculpe se estiver "chovendo no molhado":
A bobina de ignição está íntegra? Comigo aconteceu da bobina rachar e começar a dar fuga de corrente e falhar o motor. Foi a conta de chegar na garagem de casa e o motor não dava mais partida.
O sensor de rotação tem polaridade. Por acaso não teria invertido a ligação no plug? Não sei quais seriam as conseqüências se ocorresse uma inversão.
Boa sorte.
Márcio
Guilherme A. Araújo
16/03/2009, 19:18
Amigos,
Queria ajuda de vcs, principalmente quanto ao item 2... Como fazer para enganar a central e gerar centelha para as velas?? Vou resolver 3 problemas se conseguir isto.
Daniel
Daniel, tem um cara que pode resolver o teu problema, inclusive desses defeitinho q tah dando na sua ranger, q eu acho até q pode ser cabeçote trincado...
Bom, ele é meu primo, tem oficina em Campo Grande -MS, a minha tbm tah com o potenciometro da borboleta ruim e el conseguiu achar pra mim, coisa q a ford tbm nao fornece mais!!1
O tleefone dele é 067 8425-4545 o nome dele é Jairo, fala pra ele q eu passei o tel dele pra vc
Só pra vc ter noçao do qto o cara é bom, a Chrysler de C.Gde nao quis pegar serviço de um 300C q foiroubado e os bandidos estourarm o cart, danificando toda a parte de baixo do motor, resultado: ele fez e o carro tá 100%, isso tem uns 2 anos já!!!
Pode perguntar pra ele o q pode ser esse monte de coisas q tá dando na sua caranga q ele vai saber te responder com certeza!!!!
Abraço
Guilherme A. Araújo
16/03/2009, 19:19
Amigos,
Daniel
Daniel, tem um cara que pode resolver o teu problema, inclusive desses defeitinho q tah dando na sua ranger, q eu acho até q pode ser cabeçote trincado...
Bom, ele é meu primo, tem oficina em Campo Grande -MS, a minha tbm tah com o potenciometro da borboleta ruim e el conseguiu achar pra mim, coisa q a ford tbm nao fornece mais!!1
O tleefone dele é 067 8425-4545 o nome dele é Jairo, fala pra ele q eu passei o tel dele pra vc
Só pra vc ter noçao do qto o cara é bom, a Chrysler de C.Gde nao quis pegar serviço de um 300C q foiroubado e os bandidos estourarm o cart, danificando toda a parte de baixo do motor, resultado: ele fez e o carro tá 100%, isso tem uns 2 anos já!!!
Pode perguntar pra ele o q pode ser esse monte de coisas q tá dando na sua caranga q ele vai saber te responder com certeza!!!!
A propósito, 22 mil por um carro q vale uns 45 nao acha muito pouco nao???
Abraço
Aqui em Mao estes carrões valem menos. Eu realmente vendo o carro por 22 mil. Está um pouco abaixo da média daqui, mas tenho palavra. Esta tabela FIPE é meia groge... Se eu pedir 45 mil aqui pelo carro, iriam me chamar de maluco. Vivemos a "cultura do diesel".
Daniel
A propósito, 22 mil por um carro q vale uns 45 nao acha muito pouco nao???
Abraço
Amigos, só para atualizá-los:
Depois de tudo verificar, mandei a Ranger para a concessionária Ford ver se dá um jeito, no dia 17/3...
E lá parece q começou outro karma... Ocorre que o carro chegou lá pelo guincho, liguei para lá e expliquei que queria um orçamento sem compromisso.
Foi garantido pela funcionária que olharia o carro naquele mesmo dia (sabe aquele tom de voz querendo se livrar do cliente?).
Beleza. Uns três dias depois (sexta) fui lá, todo mundo estava desesperado querendo saber quem era o dono da Ranger - ninguém sabia nada do carro, nem o dono, nem o que tinha acontecido, iam levar ao parqueamento do Detran... Esqueci o nome da funcionária que falei pelo telefone. No outro dia iam resolver todos os problemas do carro - e melhor, me entregar pronto - naquele dia, sexta, não dava, pois já eram 5H da tarde e o eletricista tinha faltado. Era só eu esperar o telefonema e ir buscar o carro...
Imaginem, depois de dar a semana toda do dia 17 e do dia 23, fui lá terça (7/4) - esperando que soubessem qual o problema. Acreditam que não mexeram no carro??? Desculpa: faltou a ordem de serviço... Era pra mim voltar na quarta - (no outro dia - esperando que eu não voltaria, sumiria, explodiria, ...), pois a funcionária que deveria abrir a tal ordem faltou por doença... Os éguas não souberam responder se a dengue dela ia ser resolvida em um dia... A outra funcionária, além de super-atarefada pela falta da amiga, ficou uma semana olhando para o carro e morrendo de medo de abrir a tal ordem porque já tinha demorado muito e eu ia reclamar da demora - e estaria na senha dela.
Depois de falar com o gerente da concessionária, abriram a ordem (não levou nem 5 minutos).
De novo, no dia seguinte - quarta - já estaria tudo resolvido. Foi garantido. (novamente aquele tom "suma daqui"...)
Ontem a tarde, depois de várias tentativas, consegui falar via telefone com alguem de lá - e pasmem, nem olharam o carro... Por que? "esta concessionária é nova e não temos algumas máquinas de diagnóstico"... pedimos uma da fábrica da Ford e outro computador de uma concessionária do centro. Mais uma vez: pode vir aqui sábado - "suma daqui......."
O que acham destas concessionárias?? Como pode estas coisas ocorrem e pleno 2009?
Daniel
Ainda vendo o carro, não desisti do preço de R$22 mil:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28941
Telefone: 92 - 8154-3935
Pequeno jr
10/04/2009, 23:08
Amigos, só para atualizá-los:
Depois de tudo verificar, mandei a Ranger para a concessionária Ford ver se dá um jeito, no dia 17/3...
E lá parece q começou outro karma... Ocorre que o carro chegou lá pelo guincho, liguei para lá e expliquei que queria um orçamento sem compromisso.
Foi garantido pela funcionária que olharia o carro naquele mesmo dia (sabe aquele tom de voz querendo se livrar do cliente?).
Beleza. Uns três dias depois (sexta) fui lá, todo mundo estava desesperado querendo saber quem era o dono da Ranger - ninguém sabia nada do carro, nem o dono, nem o que tinha acontecido, iam levar ao parqueamento do Detran... Esqueci o nome da funcionária que falei pelo telefone. No outro dia iam resolver todos os problemas do carro - e melhor, me entregar pronto - naquele dia, sexta, não dava, pois já eram 5H da tarde e o eletricista tinha faltado. Era só eu esperar o telefonema e ir buscar o carro...
Imaginem, depois de dar a semana toda do dia 17 e do dia 23, fui lá terça (7/4) - esperando que soubessem qual o problema. Acreditam que não mexeram no carro??? Desculpa: faltou a ordem de serviço... Era pra mim voltar na quarta - (no outro dia - esperando que eu não voltaria, sumiria, explodiria, ...), pois a funcionária que deveria abrir a tal ordem faltou por doença... Os éguas não souberam responder se a dengue dela ia ser resolvida em um dia... A outra funcionária, além de super-atarefada pela falta da amiga, ficou uma semana olhando para o carro e morrendo de medo de abrir a tal ordem porque já tinha demorado muito e eu ia reclamar da demora - e estaria na senha dela.
Depois de falar com o gerente da concessionária, abriram a ordem (não levou nem 5 minutos).
De novo, no dia seguinte - quarta - já estaria tudo resolvido. Foi garantido. (novamente aquele tom "suma daqui"...)
Ontem a tarde, depois de várias tentativas, consegui falar via telefone com alguem de lá - e pasmem, nem olharam o carro... Por que? "esta concessionária é nova e não temos algumas máquinas de diagnóstico"... pedimos uma da fábrica da Ford e outro computador de uma concessionária do centro. Mais uma vez: pode vir aqui sábado - "suma daqui......."
O que acham destas concessionárias?? Como pode estas coisas ocorrem e pleno 2009?
Daniel
Ainda vendo o carro, não desisti do preço de R$22 mil:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28941
Telefone: 92 - 8154-3935
Dz pq tu não mandou direto para uma concessionária grande e conhecida?
Que novela mexicana dos infernos
T.T. Rex - Tio Balú
11/04/2009, 10:53
Apesar dessa decepção... Feliz Páscoa Desamaz. Está muito difícil o trato com a maioria dessas concessionárias. Só te tratam bem quando vai adquirir um carro novo. O martírio começa com as primeiras revisões: esperas, desatenção, e por final facadas. Muitas, fazem maracutais até com peças usadas.
Sugiro que procure um mecânico de confiança e esqueça as concessionárias. Para os carros usados eles não tem tempo, e muitas vezes mecânicos qualificados.
Os colegas já apontaram os possiveis defeitos para o sintoma da sua picape. É só uma questão de testar cada ítem sugerido.
Acredito que o sitema de gás está complicando ainda mais.
Uma tentativa seria isolar o circuíto GNV e testar só com a gasolina.
Obs.: Verificar antes todos os possíveis defeitos aquí sugeirdos.
Att
Tio Balú
Essas concessionárias são uma *****... Só não estou mais estressado pq não tenho onde guardar o carro, logo, quanto mais demorar, melhor para mim.
Estou achando q o sistema de gás pode estar interferindo negativamente.
Não dá para retirá-lo, pois há vários sensores e emuladores conectados nos vários módulos da Ranger.
Acho q ele não está interferindo, pois ele só age quando ligado - teóricamente. Quando está na posição "gasolina" ele não está agindo.
Daniel
Apesar dessa decepção... Feliz Páscoa Desamaz. Está muito difícil o trato com a maioria dessas concessionárias. Só te tratam bem quando vai adquirir um carro novo. O martírio começa com as primeiras revisões: esperas, desatenção, e por final facadas. Muitas, fazem maracutais até com peças usadas.
Sugiro que procure um mecânico de confiança e esqueça as concessionárias. Para os carros usados eles não tem tempo, e muitas vezes mecânicos qualificados.
Os colegas já apontaram os possiveis defeitos para o sintoma da sua picape. É só uma questão de testar cada ítem sugerido.
Acredito que o sitema de gás está complicando ainda mais.
Uma tentativa seria isolar o circuíto GNV e testar só com a gasolina.
Obs.: Verificar antes todos os possíveis defeitos aquí sugeirdos.
Att
Tio Balú
Márcio T
13/04/2009, 13:44
Estou achando q o sistema de gás pode estar interferindo negativamente.
Não dá para retirá-lo, pois há vários sensores e emuladores conectados nos vários módulos da Ranger.
Acho q ele não está interferindo, pois ele só age quando ligado - teóricamente. Quando está na posição "gasolina" ele não está agindo.
Daniel Olá, Daniel. Como o comando do GNV está instalado entre o sistema de injeção, acho que ele pode interferir, bloqueando as informações em caso de defeito. Por exemplo, o sinal para abertura de cada injetor vem direto do PCM. No caso de uso do GNV, passa a existir um adaptador que funciona como um interruptor e corta o comando que vem do PCM. Um defeito neste adaptador poderia cortar o sinal do PCM, mesmo na posição gasolina.
Quando retirei o GNV da minha Explorer, tinha um chicote novo para substituir e foi relativamente fácil: Arranquei tudo e substituí. Mas, para reaproveitar o chicote, tem que tomar muito cuidado com as emendas.
Boa sorte.
Márcio
Sexta fui a concessionária.
Queimou o módulo e o chicote. Mais de R$3.000 para consertar.
Pode uma coisa dessa? Será que eles sabem q este valor daria para pagar 6 salários mínimos? Absurdo.
Vou guinchar o carro e vou ter que trocar o motor. Por este preço dá para comprar 6 motores GM de Opala aqui no AM.
Mas antes vou ver se algum instalador de gás dá um jeito.
Mas é complicado, falei com dois experientes (e caros) hoje e vieram com história de serviço de R$ 800, que usava aparelho caro, rasther, que ia levar uma semana de trabalho duro, ..., que dava para consertar a central em são paulo (vai levar uns dois meses só de frete), que ele ia perder muitos serviços pequenos - onde ele iria ganhar mais de R$ 1.000, ..., assim é complicado.
O motor do opala já vai empurrar a ranger nesta semana, não é melhor??
Vantagens do opalão:
- estarei livre da bomba de gasolina no tanque;
- adeus milhares de sensores;
- manutenção baratíssima e abundante;
Para mim é negócio...
Ainda posso vender as peças do tão sonhado motor V6 de 210 cv...
Só o jogo de pistão dele vale uma nota... o cabeçote então...
----- // ------
Outro assunto: se por acaso colocarmos para funcionar o V6 sem comprar outro módulo, não é motivo para acionarmos judicialmente a Ford, por tentativa de extorsão por imperícia?
Daniel
Amigos,
Levei o carro da concessionária para um ferro velho grande de um amigo, onde tem vários mechanicos experrrrtos... he he. Eles tão doido querendo desmontar o V6...
O motor começou a gerar centelha, finalmente... Graças a Deus, embora não pegou ainda.
Histórico:
1. O cabos de velas tinham centelha e o motor não pegava;
2. O sistema de gás (simulador de bico e chave comutadora) foi desligado;
3. Limpamos (com limpa contato) conectores de uns 30 sensores e os conectores do sistema de gás; verificamos e re-isolamos várias ligações do sistema de gás;
4. As velas não tinham centelha e o motor não pegava;
5. Verificamos a linha de combustível e tem combustível sob pressão (manômetro);
6. Ligamos o simulador e a chave comutadora do gás;
7. Começou a dar centelha (e forte!) mas não pegou;
O motor não pegou... Depois de muito bater cabeça. Um moleque, filho de um mechânico viu que estava espirrando o desengripante (limpa contato) pela entrada de ar metálica - em cima dos cabeçotes, próximo do TBI (nós tínhamos retirado o filtro de ar e a tubulação).
Fomos averiguar, tentamos dar partida algumas vezes e constatamos algo inusitado, senão trágico: o motor não está sugando ar; está espirrando o mesmo com uma leve força;
É normal isto? O motor não deveria sugar o ar?
Testamos em dois carros pequenos: desligamos a bobina deles (para não ligar!) e a tubulação de ar; resultado: os dois sugaram o ar e com força.
Minha dúvida sobre a normalidade disto é porque o sistema de admissão de ar da ranger é grande, e não pequeno como dos outros carros...
Será que vou mesmo ter que fazer os cabeçotes? Será que é isto o real problema, ou seja, que não tem nada a ver com o tal sensor de rotação??? Que não tem compressão? Ha ha...
Estou um pouco alegre, não sei porque... Talvez seja porque estou acostumado a ajeitar cabeçotes e válvulas...ha ha ha... Talvez seja porque o sistema de injeção seja confiável e eu não estava acreditando nele...
Obs: não joga compressão de ar pelas saídas de óleo. Só pela entrada de ar...
Obrigado senhores pelas dicas.
Daniel
Vinicius Hauagge
30/04/2009, 09:08
Verificou o ponto do motor? Não sei se isso ocorre no V6, mas pode ser o tal do "contra"... ou seja, ao invés de aspirar ar, o motor tá soprando.
Se o motor está no ponto, pode ser válvula empenada... E se for isso, o carro realmente não pega...
A válvula do V6 é igual do corcel... Nada muito caro ou difícil de ser resolvido... O mais caro é a junta dos cabeçotes!
Abraço,
Vinicius!
Tudo bem Vinicius?
Sabes quanto custa mais ou menos o jg juntas?
Fizeste o cabeçote da tua ranger? É o mesmo motor da minha?
Daniel
Verificou o ponto do motor? Não sei se isso ocorre no V6, mas pode ser o tal do "contra"... ou seja, ao invés de aspirar ar, o motor tá soprando.
Se o motor está no ponto, pode ser válvula empenada... E se for isso, o carro realmente não pega...
A válvula do V6 é igual do corcel... Nada muito caro ou difícil de ser resolvido... O mais caro é a junta dos cabeçotes!
Abraço,
Vinicius!
Vinicius Hauagge
01/05/2009, 10:24
Sim, fiz o cabeçote da minha, pois estava trincado e com uma válvula empenada...Ao que parece, isso é um problema um tanto comum nesses motores...
O jogo de junta completo na ford é um absurdo, mas vc encontrará no mercado paralelo por preços que variam entre R$500 até R$ 900,00; o que muda é a marca e a qualidade de algumas juntas.
Nao sei dizer se os motores sao os mesmos... o meu é um ohc, de 163cv!
Abraço,
Vinicius!
Colegas, depois de vários problemas com o motor, abrimos ele e constatamos:
1. O virabrequim girava;
2. O dois comandos não giravam;
3. Um eixo paralelo ao virabrequim não gira também (parece que este é sincronizado ao dois eixos de comando).
Resultado, parece que quebrou a corrente que liga os dois eixos...
Mas desisti daquele motor. Começamos a instalar um motor 4cc GM do opala...
Coloquei algumas peças a venda:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=888569#post888569
Daniel
Walter L. L. Casitta
21/05/2009, 16:26
Colegas, depois de vários problemas com o motor, abrimos ele e constatamos:
1. O virabrequim girava;
2. O dois comandos não giravam;
3. Um eixo paralelo ao virabrequim não gira também (parece que este é sincronizado ao dois eixos de comando).
Resultado, parece que quebrou a corrente que liga os dois eixos...
Mas desisti daquele motor. Começamos a instalar um motor 4cc GM do opala...
Coloquei algumas peças a venda:
[/URL][url]http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=888569#post888569 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=888569#post888569)
Daniel
Um pena isso. Acho que você foi muito mal assessorado pra tomar todas essas decisões. Não dá pra entender como que num lugar como Manaus que tem tantos veículos importados sem o suporte dos fabricantes, você não tenha conseguido resolver o problema desse motor. Ainda mais uma Ranger...
sergiopincelli
21/05/2009, 17:11
dsamaz
Vc. vai tirar um motor de 210hp e instalar um do opala 4cc com a metade da pontencia? Sua pickup vai ficar XÔXA. Acho que terá encurtar os diferenciais.
Consulte mais sobre o assunto com os experts do forum.
Boa sorte na empreitada.
Walter L. L. Casitta
22/05/2009, 15:06
dsamaz
Vc. vai tirar um motor de 210hp e instalar um do opala 4cc com a metade da pontencia? Sua pickup vai ficar XÔXA. Acho que terá encurtar os diferenciais.
Consulte mais sobre o assunto com os experts do forum.
Boa sorte na empreitada.
Sem contar que esse motor 80CV vai ter que empurrar um veículo de quase 2T com relação de marchas feita para um motor de 210CV. Nem aquelas Veraneios feitas para a polícia militar eram tão ruins.:mrgreen:
Um amigo disse ter um motor V6 da ranger. Vou lá com ele daqui a pouco ver se é igual ao meu...
O do Opala, nós estávamos vendo hoje... Vai dar muito trabalho, embora as estrias do eixo piloto parece que é compatível com a minha marcha.
Outra idéia é colocar a cx marchas do opala e retrabalhar o cardã... É o que eu acho q farei...
Walter L. L. Casitta
22/05/2009, 16:27
Um amigo disse ter um motor V6 da ranger. Vou lá com ele daqui a pouco ver se é igual ao meu...
O do Opala, nós estávamos vendo hoje... Vai dar muito trabalho, embora as estrias do eixo piloto parece que é compatível com a minha marcha.
Outra idéia é colocar a cx marchas do opala e retrabalhar o cardã... É o que eu acho q farei...
Tem que reduzir o diferencial. A caixa original server...
Anthoniusnikos
23/05/2009, 09:07
Desamaz, leva a pickup numa boa retífica, faz o motor, dê uma geral em tudo, (pague parcelado) aí vende ou se confiar nos serviços fica com ela.
Carros depois dos 50.000 Km, ou uns cinco anos de uso, começam a exigir maiores cuidados na manutenção. Sem contar que alguns primeiros proprietários detonam tudo nesse período inicial.
Paciência, mas não deixa a coisa ficar pior.
Vê se compra uma diesel. :pipoca:
Abração
Anthon
A decisão foi tomada...
Muitos falaram que é fraco, 80cv (no documento consta 95cv...), que é mais gastador que o V6, que vai ter que soldar coxins, rasgar o interior da picape para entrar a alavanca do câmbio, que não vai subir ladeira, que tem que trocar diferencial traseiro, ...
O que vamos fazer é instalar o motor e provavelmente a caixa e o eixo traseiro de uma caravan 4cc (acabei de comprar, paguei R$800 pelo carro todo).
Os coxins eu vi que provavelmente não será preciso soldar nada no chassis da Ranger, pois, aparentemente o ângulo e a forma de ancoragem é o mesmo...
Motivo: CONFIABILIDADE! Manutenção e peças baratas...
Sem sacanagem, eu já gastei muito dinheiro para tentar consertar esta ranger...
Resumo dos gastos:
1. Guincho Presidente Figueiredo - Manaus - R$400
2. 3 Bombas de gasolina - uma da explorer, uma da ranger e uma genérica - R$1000
3. Ônibus inter-municipal - R$200
4. Combustível gasto para ir atrás de mecânicos e eletricistas em 6 meses - R$500
5. Serviço: 1 troca de sensor de rotação: R$20 (a outra troca foi eu quem fiz)
6. Serviço: reparo e troca de bomba de gasolina e reg. pressão: R$120
7. Guincho - pátio x concessionária: R$70
8. Guincho - concessionária x pátio: R$70
9. Serviço para o mecânico desmontar os cabeçotes: R$200
10. Mais um monte de coisas que esqueci agora: R$1000...
Mais uma coisa não tem preço: estragou parcialmente minhas férias e dos meus pais... Atrapalhou muito outras atividades.
Sobre o motorzão, agente fica com pena... Ele até era econômico, sem exageros, ele faz entre 9-10 km/l na cidade... Na estrada deu 11km/l (sem a/c).
Outra coisa interessante é que ele é todo dourado por dentro, todo bonitão... (vejam as fotos).
O que provavelmente quebrou foi o eixo que fica em cima (paralelo) ao eixo virabrequim - na terceira foto dá para vê-lo melhor. (Juro que até agora não vi o que efetivamente foi quebrado...)
Outro detalhe que metem o pau aqui neste fórum é sobre colocar óleo solúvel no sistema de água - dizendo que ataca as mangueiras. Vocês podem ver o estado da água depois de dois anos - limpíssima. As mangueiras também estão em ótimo estado, nenhuma apresenta qualquer anormalidade tipo ressequidão, lascas por dentro, rachaduras por dentro, nada anormal.
De qualquer forma, em muitos casos, ECONOMICAMENTE falando é melhor usar óleo solúvel por 2 anos e trocar todas as mangueiras no final deste período - do que usar aqueles a base de etilenoglicol (que também exigem troca de mangueiras depois de um tempo).
Daniel
Anthoniusnikos
24/05/2009, 23:34
Desamaz, a minha Ranger fez, agora em 2009, 10 anos, só usa líquido de arrefecimento a base de etilenoglicol, e as mangueiras estão como novas. Pelo fato das peças de borracha automotivas serem a prova do ataque de solventes orgânicos, acredito que o óleo solúvel não venha a ocasionar maiores problemas a elas, porém não sei se seriam mais eficientes na refrigeração.
E a retífica ? Não compensa ?
Abs
Anthon
Daniel
denovo te mandei um mail com a foto de uma adaptação infinitamente mais faicl
o OHC do jeep com injeção eletronica e coloca direto no cambio...
serio é mais facil
aqui no forum em BH tem um rapaz vendendo o motor 2.5 4cc da ranger é plug n play no seu cambio...
PENSA BEM
te mandei outro mais caso vá vender eu me interesso no chicote eletrico e cardans etc