PDA

Ver Versão Completa : Pessoal que faz trilha de pajero - O que conferir depois da trilha??



davidss6
12/01/2009, 07:41
Saudações pessoal!!

essa é pra quem tem o hábito de fazer trilhas com o viatura...

depois de uma (ou umas) trilhas, além de uma boa lavada :mrgreen:, o que é bom conferir ou fazer no carro??? Digo manutenções mais simples como conferir o aperto de alguma peça, lubrificar uma coisa ou outra etc... Enfim esses cuidados simples para evitar problemas maiores...





Esse final de semana e no passado peguei algumas estradas piores com a viatura e ela voltou cheia de rangidos na suspensão. A principio minha ideia é lavar ela por baixo e depois jogar um spray lubrificante em algumas partes moveis, principalmente no feixe de molas.. :roll:


Abracos

David

Paulo_CW
12/01/2009, 10:03
David...

Minha Pajero só sabe o q é trilha....só anda em asfato pra chegar nas trilhas hehehehe.... inclusive este fds estive em Prudentópolis, a cidade das cachoeiras visitando algumas delas... mas as estradas são terriveis, só pedras, muitas pedras mesmo fazendo com q hj a suspensão esteja rangendo a beça tbm...hehehe....
Bom, só fiquei com uma dúvida... sua Pajero é 5P, pois vc falou feixe de molas?... pois se for elas são responsaveis por um bom tanto dos rangidos, dae uma boa solução é após lavar bem, passar um spray de grafite...
Outra coisa muitooooo importante e pouco feita por quem tem Pajero é engraxar as 11 graxeiras dela (pivôs e cardã)....
Nos batendtes e borrachas da suspensão o melhor e passar silicone em spray...

Fora isso, como mostram as fotos... o melhor jeito de tirar o barro todo por baixo, é uma boa lavada entrando num rio.... fica tudo limpinho...

Vai fundo ae nas suas aventuras pq a Pajerinho é o bicho em trilhas...

davidss6
12/01/2009, 13:49
Muito boa as dicas! Cara, cai na besteira de colocar oleo de motor nos feixes e agora ta uma lambuseira de terra com oleo e rangendo pra kct! Bom saber também desse lance da engraxadeira...

E em matéria de reaperto, você sabe se tem alguma peça que precisa alguma atenção??

Essa semana vou ver se limpo a criança e executo esses trampos...


Valeu!!

Abracos

David

Paulo_CW
12/01/2009, 14:17
Bom pelo jeito a sua é uma 5P entaum né... bom, graxa ou óleo em feixes... nem pensar pois acumula mais sujeira, etc... no máx. um desingripante de vez em quando para melhorar a penetração do spray de grafite, quando vc não for entrar em estradas de terra...

De resto... nada é pra soltar a toa, mas se quizer dar uma atenção sempre é bom, terá de dar uma geral por toda a suspensão e câmbio... nada em particular...

A lubrificação das graxeiras é fundamental, mas não tem necessidade de se frequente, as do cardã que são mais suscetiveis, manter sempre lubrificada... se num me engano são 11...

davidss6
13/01/2009, 08:07
Ela é 5 portas mesmo e so feixe atrás (GLX-B)... Hoje vou tentar achar aqui em BH esse spray que tu falou, mandar lavar e deixar pronta pras próximas trilhas!! Não tão pesadas como essas das suas fotos mas um dia chego lah heheheheh


Valeu!!

Paulo_CW
13/01/2009, 09:03
Eh amigo.... isso é viciante, vc começa assim de leve e daqui a pouco já vai tar mergulhado em poças... heheheh
Aqui é muito fácil de encontrar grafite em spray... essa da foto é bem comum da marca GT-2000.... é sempre bom ter pq é muito útil tbm pra canaletas de vidros, fechaduras, etc....
http://www.hparts.com.br/imagens/produtos/Grafite-Spray-S-oleo-200ml-_3750248168292008.jpg

Paulo_CW
13/01/2009, 09:19
Esqueci uma coisinha....
Esta peça aí é muito importante de ser observada, ela é um dos suportes de fixação da caixa (lado direito)... quando esta gasta, faz a viatura vibrar e ocasionar barulho....
Se a parte metálica estiver em boas condições, sujiro colocar o calço de bandeja de Gol, serve perfeitamente, fica muito bom e custa 4,00 em qquer auto-peça.... já na Mitsuroubo...kkkkkkk nem falar

http://www.4x4extremesports.com/ProblemParts/mvc00003.jpg

schinzel
13/01/2009, 10:41
Dicas muito boas Paulo !!!

Essa da Caixa, ajuda muito a não cairmos sempre na MMC, chegaram a me pedir R$ 120,00 por cada vela para ela.

Estou criando um check list para a minha.

Pretendo fazer um revisão geral nela em Fev/09.

Abs.

beetle
13/01/2009, 16:53
Esqueci uma coisinha....
Esta peça aí é muito importante de ser observada, ela é um dos suportes de fixação da caixa (lado direito)... quando esta gasta, faz a viatura vibrar e ocasionar barulho....
Se a parte metálica estiver em boas condições, sujiro colocar o calço de bandeja de Gol, serve perfeitamente, fica muito bom e custa 4,00 em qquer auto-peça.... já na Mitsuroubo...kkkkkkk nem falar



APROVADO:concordo:
Já adaptei esta peça depois de ler no tópico de manutenção e realmente esta comprovada q fica muito boa.

n0gs
13/01/2009, 17:26
aproveitando o tópico, e depois de andar em dunas, litoral, passar em água salgada e etc... devo ter algum cuidado especial?

Valeu aí Pajerada...

davidss6
14/01/2009, 08:11
Esqueci uma coisinha....
Esta peça aí é muito importante de ser observada, ela é um dos suportes de fixação da caixa (lado direito)... quando esta gasta, faz a viatura vibrar e ocasionar barulho....
Se a parte metálica estiver em boas condições, sujiro colocar o calço de bandeja de Gol, serve perfeitamente, fica muito bom e custa 4,00 em qquer auto-peça.... já na Mitsuroubo...kkkkkkk nem falar

http://www.4x4extremesports.com/ProblemParts/mvc00003.jpg


Paulo, essa dica sua aí foi nota 10!! Já tinha visto essa peça na minha viatura e ela tá estorada. E realmente ta fazendo barulho em baixo. E com essa adaptação não vai me desfalcar tanto $$$ ainda mais esse mês que vem IPVA p/pagar...

1o Tirar a lama da viatura - OK
2o Passar o tal lubrificante pra tirar o nheco nheco
3o Engraxadeira
4o Verificar as buchas da susp e reaperto
5o Cai na lama de novo :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

F. França
24/04/2009, 15:13
esqueci uma coisinha....
Esta peça aí é muito importante de ser observada, ela é um dos suportes de fixação da caixa (lado direito)... Quando esta gasta, faz a viatura vibrar e ocasionar barulho....
Se a parte metálica estiver em boas condições, sujiro colocar o calço de bandeja de gol, serve perfeitamente, fica muito bom e custa 4,00 em qquer auto-peça.... Já na mitsuroubo...kkkkkkk nem falar

http://www.4x4extremesports.com/problemparts/mvc00003.jpg

amigo! Onde eu localizo essa peça para ver se está danificada na minha viatura?!

Abraço!!!

Paulo_CW
24/04/2009, 16:28
Coxim de suporte da caixa junto do chassi...

fredao1983
21/10/2009, 18:58
Olá ! Alguém sabe algum lugar em SP que tenha engraxadeira pra levar o carro pra engraxar ?

Obrigado

Pavani
22/10/2009, 10:54
Pessoal,


Para quem faz uma trilha com sua viatura e depois não sabe o que fazer, ou até mesmo não tem onde fazer....


Estamos montando uma Oficina Especializada em veículos 4x4 integrada com um Bar Temático na Vila Leopoldina próximo ao Ceasa na Rua Guaipá, 1355.


Ainda estamos sem o site e qualquer dúvida basta entrar em contato no pavani@pavaniadventure.com.br


Organizamos Eventos Off Road e após as trilhas fazemos a famosa Lavagem Técnica.


A Lavagem Técnica que nada mais é do que uma Lavagem Completa bem detalhada, após feita essa lavagem colocamos o carro no elevador, desmontamos os freios para fazer uma limpeza do sistema, lubrificamos todos os componentes mecânicos, engraxamos todos os pontos de graxa, apertamos todos os protetores, terminais, etc, verificamos se houve contaminação de água nos fluídos do câmbio, caixa de transferência e diferenciais e entregamos o carro pronto para encarar qualquer trilha.


O custo dessa Lavagem Técnica é de R$100,00 e é importante marcar com antecedência para que eu possa me programar, fico com o carro pelo menos um dia para fazer a Lavagem Técnica.


Manutenção preventiva, tenha certeza de que seu carro estará sempre pronto para qualquer aventura!


Qualquer dúvida estou à disposição!


Um abraço!


Pavani