PDA

Ver Versão Completa : Dicas sobre CJ Turbinado

Marcio Martin
10/01/2009, 15:46
Amigos,

Postei um tópico, mas em sessão errada:oops: (Jeep - Cherokkee), gostaria q os moderadores excluissem.

Preciso de algumas opiniões sobre CJ.

Devo levar algumas pedradas, mas pesquisei e nao achei nada a contento.

Estou trocando meu CJ 1960, por outro 1957 mto bem equipado (perto do meu pelo menos, rss).
Alguns dados do "novo" CJ.
Motor 4cc opala (com 3000 km - retificado)
Turbinado (novo e regulado)
Susp. Toyota.
Trip Totem
Shift (nao sei pra q serve)
Uma porrada de relogios, rss
Bancos Concha c\ cintos 4 pontas
Banco Tras. com cx ferramentas
Gaiola
Pneus 33" semi novos
Chave Geral
Etc...

Agora é o seguinte, nunca tive um carro turbinado e pelo q conheço o motor do opala nao é para altas rotações e o turbo aumenta as rotações do motor.
Me disseram q posso danificar sériamente o motor se não souber utiliza-lo corretamente.
:arrow: Sendo assim peço todas as dicas possiveis sobre como proceder para ter sempre um bom equipamento e poder tirar dele tudo oq pode oferecer.
:arrow: Uso em estrada
:arrow: Cidade
:arrow: E principalmente em trilhas, naqueles enroscos em q temos q tolar o pé, etc.

[ ]´s

Thiago Rodeghel
10/01/2009, 17:45
Marcio

O Shift q vc fala deve ser o shift light, ele ascende a hora que é o momento ideal de troca de marcha, ajuda tbm a não exceder o limite de rotação. É programavel...

O cuidado é esse mesmo, usar oleo de alta qualidade, já q a turbina usa pra ela tbm o oleo do carter. Não desligar o motor de uma vez qdo parar o Jeep, tem q deixar um tempo ele ligado, para deixar oleo circular na turbina. Hj em dia já existem aparelhos q fazem esse trabalho automaticamente...

De resto acho q é a manutenção normal de um CJ... Atenção para giros altos e pressão do turbo...

[s]

KitiU.
11/01/2009, 12:08
Dae Márcio, só para complementar o que o Thiago respondeu, tenho em meu jeep um opala 4cc preparado, ( sem turbo ) e ele gira fácil fácil sem risco de quebra a uns 8 mil rpm, então, o que vc deve cuidar e saber é até que rpm o seu motor pode atingir, e jamais ultrapassar essa rotação, (essa rotação vai depender da preparação do motor, comando é o principal ) sendo assim, aconselho vc a usar um limitador de giro, sempre a uns 500 rpm a menso do que o motor pode girar, eu uso no meu jeep um limitador da Beast Racing, que protege o motor de quebras, e quando vc atola o pé, parece carro injetado!

Ja quanto a utilização em trilha, mesmo não conhecendo seu motor, aconselho vc a nunca pisa fundo por muito tempo, o ideal é ir beliscando o acelerador, pois ao contrário do que vc pensa a turbina não aumenta a rotação, só faz com que o motor atinja com mais facilidade a rotação máxima, então, muito cuidado para não torcer um cardâ, quebrar cruzeta ou até mesmo uma ponta de eixo, pois o motor turbinado, no barro, dispara e sobe o giro com muita facilidade.

Tenho um audi turbo, e quando a turbina enche da um pulo pra frente, acho muito legal e é show ouvir o barulho do espirro, mas sei la, no jeep e ainda mais pra trilha, eu não usaria um motor turbo nunca, pois acredito que o torque é muito mais inportante, e com certeza pra não quebrar, o motor precisa ser destachado, e consequentemente, perde torque em baixas rotações e rotoma em média e alta com a turbina cheia.

Sendo assim, voce deve primeiramente para não ter problemas, conhecer seu motor, saber o que ele é capaz de fazer, e aconselho a deixar um ponto fraco, como cardâ que é mais barato, para que quebre se o motor dirparar e as rodas não patinar!

Espero ter ajudado em alguma coisa!

Forte abraço

Marcio Martin
12/01/2009, 17:02
Esqueci de mencionar q esse CJ além de turbo tem o intercooler, q tbm nao sei em q favorece o motor.

CJ 60
12/01/2009, 17:21
Esqueci de mencionar q esse CJ além de turbo tem o intercooler, q tbm nao sei em q favorece o motor.

Ao ser comprimido o ar aumenta de temperatura e este aumento de temperatura provoca uma redução na densidade, produzindo uma redução da massa de ar. Ao passar pelo intercooler, você mantem a pressão elevada e tem um aumento da massa de ar pela redução de temperatura, com isso você pode aumentar a quantidade de massa de combustível a ser injetada, produzindo mais potência por ter uma combustão mais homogênea e evita problemas de pré-ignição pelo fato do ar de admissão entra em temperaturas muito elevadas.

by google.. rs