PDA

Ver Versão Completa : ranger 3.0 valvula termostatica



andrade2009
09/01/2009, 23:38
Foi retirada pelo mecanico (fica dentro de um mangote) com isso a temperatura indicada no painel so chega a metade quando o tempo está muito quente ou quando ligo o ar condicionado. Pergunto: esse procedimento tras algum tipo de problema ao motor?

Anthoniusnikos
10/01/2009, 01:20
Andrade, dê uma olhada neste tópico. Acredito que vai esclarecer sobre a importância da VT. :rolleyes::pipoca::roll:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42385 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42385)

Abs
Anthon

Elmer_Jeep
10/01/2009, 11:02
valvula termostatica é indispensável em qualquer motor, principalmente nos eletronicos.

[]'s

Edintruder
10/01/2009, 11:35
Coloca a válvula e troca de mecânico!

Raposo
11/01/2009, 16:58
Coloca a válvula e troca de mecânico!

X1000........:twisted:

andrade2009
11/01/2009, 19:58
Quero agradecer aos amigos que responderam ao topico, pois me ajudaram muito, tenho so um ano com carro a diesel e aqui nesse forum é que estou aprendendo de fato sobre esse tipo de motor, a valvula foi retirada por um mecanico da propria ford, sob a alegação que o motor "trabalharia mais frio", pois aqui na nossa região norte a temperatura chega facil aos 40 graus, creio que bem diferente ai do sul. Mesmo assim quando ligo o carro pela manha nunca forço a aceleração para que a temperatura suba devagar com isso dando tempo para o motor se ajustar atingindo a temperatua ideal, quanto ao consumo não noto diferença pois o cp de bordo mostra na estrada uma media de 11 a 12 km/litro, mas seguindo o consenso de todos voces comprarei uma valvula nova e recolocarei no lugar.

Edintruder
11/01/2009, 20:58
Andrade, sem a válvula, na estrada vai andar mais fria, gastar mais, andar menos, fazer mais fumaça e degradar o óleo lubrificante mais cedo.
à longo prazo experimenta-se uma redução da vida útil do motor devido à diversas variações de temperatura durante o funcionamento.

Raposo
12/01/2009, 16:05
valvula foi retirada por um mecanico da propria ford, sob a alegação que o motor "trabalharia mais frio", pois aqui na nossa região norte a temperatura chega facil aos 40 graus
Andrade, primeiro acho um absurdo um "meca" treinado pela Ford falar uma insanidade desta para um cliente. Segundo, porque moro no Rio e aqui, hoje, está beirando os 40º, e o marcador de temperatura não passa do meio. Cabe a pergunta: o motor estava aquecendo demais a ponto de ele ter esta brilhante idéia (retirar a válvula), ou foi por prevenção?:pensativo:
Abraços.

Elmer_Jeep
12/01/2009, 16:12
...ou foi por prevenção?:pensativo:


Ou como dizem os caboclos aqui no interior "previnição" :mrgreen: :parede:

andrade2009
15/01/2009, 12:18
o mecanico chama-se Robson trabalha na Fenix unica autorizada Ford no Pará

Raposo
15/01/2009, 15:22
o mecanico chama-se Robson trabalha na Fenix unica autorizada Ford no Pará
Tudo bem, mas o motor estava aquecendo para ele ter esta "brilhante" idéia?
Abraços.

GRACIELA SOUSA FERNANDES
15/01/2009, 16:24
Tudo bem, mas o motor estava aquecendo para ele ter esta "brilhante" idéia?
Abraços.

Desculpem minha intromissão no tópico...

Procedimentos como este de retirar a valvula termostatica só são utilizados quando desconfiamos que ela não está funcionando corretamente. Por exemplo, se há um aquecimento do motor e acreditamos que ela não está liberando a passagem do óleo no sistema de refrigeração.

Em compressores de ar por exemplo, quando há um aquecimento anormal da máquina e não há qualquer problema aparente como falta de óleo, radiador sujo, etc, nós eliminamos a termostatica para liberar totalmente a passagem de óleo. Se houver mudança na temperatura após a retirada dela, significa que ela que está com problemas.

No caso especifico da Ranger, não é recomendado em hipotese alguma permanecer sem a VT, apenas para os testes rápidos como os citados acima.

Elmer_Jeep
15/01/2009, 16:35
Por exemplo, se há um aquecimento do motor e acreditamos que ela não está liberando a passagem do óleo no sistema de refrigeração.


Óleo :?: :pensativo:

GRACIELA SOUSA FERNANDES
15/01/2009, 16:44
Óleo :?: :pensativo:
Caro Elmer,

Óleo, no caso das termostaticas de compressores,
Água no caso da Ranger,
A função da VT é a mesma...

cRiPpLe_rOoStEr
17/01/2009, 21:54
esse mecânico tinha que ser mandado para a sibéria aprender sobre a importância das válvulas termostáticas... a não ser que acabe mexendo com motores tatra e andoria refrigerados a ar que usam bastante por lá...

andrade2009
17/01/2009, 21:57
Pois é, ja rodei mais de 20.000km sem a valvula que foi retirada pelo mecanico pro motor trabalhar mais "frio" com isso, durar mais!
Mas fim do mes estarei colocando uma nova, 500,00 aqui.O unico problema que aconteceu foi furar o radiador "sem mais nem menos" ainda bem que percebi logo a temperatura subindo. Não sei se tem alguma coisa a ver.

cRiPpLe_rOoStEr
17/01/2009, 22:04
eu processaria a concessionária onde o mecânico fez esse servicinho porco... procedeu de forma inadequada e te deu prejuízo...

rogeriomasih
18/01/2009, 03:54
Pois é, ja rodei mais de 20.000km sem a valvula que foi retirada pelo mecanico pro motor trabalhar mais "frio" com isso, durar mais!
Mas fim do mes estarei colocando uma nova, 500,00 aqui.O unico problema que aconteceu foi furar o radiador "sem mais nem menos" ainda bem que percebi logo a temperatura subindo. Não sei se tem alguma coisa a ver.

Furar o radiador?

Qual o ano e Km da tua ranger?

andrade2009
18/01/2009, 16:26
isso ai ,2005 com 122000 rodados, pessoal aqui no norte é quente feito o saara, o cara retirou a valvula pra dar uma folga pro motor, o unico problema é que gasta um pouco mais de diesel, ele vai atingindo a temperatura ideal bem devagar, so bate no meio com ar ligado e com 120km/hora não é legal?

TylerNTL
07/12/2009, 21:17
Hj quando estava chegando ao trabalho a temperatura subiu, chegando a acender a luz CHECK GAGE. Foi possível desligar o motor e vir vindo até parar em um posto.

Não havia sinal de vazamento, correias em ordem, só a temperatura alta e a água fervendo. Levei uns 5 minutos para conseguir abrir o reservatório de expansão, com ele aberto fui checar a temperatura que já estava +- em 3/4 (achei estranho, pois esperava que ela demorasse mais para esfriar).

Meus parcos conhecimentos de mecânica não me permitiram fazer mais nada. Liguei para um mecânico que sempre me tirou desses tipos de prego, ele chegou perguntou +-como tinha sido e para testar tirou a válvula termostática. O aspecto dela não era dos melhores mas estava inteira.

Liguei a viatura em marcha lenta por alguns minutos e nada de aquecer (e nem de esquentar) dei uma volta nela e depois de uns 10 minutos andando pesado o ponteiro mal tinha descolado. Fui para um trecho de areia e rodei uns tempo em reduzida com uns 3,5krpm e só assim a temperatura foi para perto de 1/2.

Lendo os diversos relatos daqui comprei uma VT nova, mas confesso que fiquei balançado em deixar ela funcionando friazinha...

Aparentemente a VT travou fechada.
Esse é mesmo o diagnóstico? Ou será que tenho outro problema (ventoinha ruim?)

PS: Fica uma dica para sair de um prego de aquecimento. Tirar a válvula termostática e ver no que dá. É meio difícil folgar o parafuso de baixo da carcaça da VT, mas nada que um conjunto de chaves de soquete não resolvam.

DI HERVAL
07/12/2009, 21:34
Todo motor tem uma temperatura ideal de trabalho. Para chegar nesta temperatura e se manter, a VT deve estar funcionando perfeitamente, evitando oscilações de temperatura....

Mais cedo ou mais tarde vai dar problema....

Abraço...

huan
08/12/2009, 00:50
troca de mexanico pois esse tipo de pecas e pra um motor trabalhar temperatura ideal quando esquenta demais ele abre quando tive frio ele fecha pra motor trabalhar no temperatura ideal ... agora imagina se um carro diesel n aguantar trabalhar no PARA imagina como vai fazer rally dakar? se vt n presta pra nada p q ta instalado quase 99,9% dos carro modernos?

JEFFCATUNDA
08/12/2009, 01:45
Se está lá é porque tem uma finalidade...heheh

Os caras não iam gastar dinheiro atoa...

Não conheço o esquema de refirgeração do 3.0, mas posso te falar que a valvula não pode ser retirada dos 2.8 por exemplo, pois sem ela uma parte do liquido de arrefecimento não vai para o radiador ficando recirculando entre o bloco e o cabeçote.

A finalidade é exatamente tornar igual a temperatura dos vários componentes do motor para que dilatem da mesma forma...

Sem a valvula, setores ainda frios tem atrito aumentado por conta de diferenças de temperatura, o que aumenta bastante o desgaste e provoca o aparecimento de folgas prematuras.

TylerNTL
08/12/2009, 14:02
Comprei uma chave fresada 10/11mm para folgar o parafuso de baixo da carcaça da VT. Fica quase perfeito, faltam uns 2cm de "profundidade" na ferrameta alguém conhece uma mais adequada?


Dúvidas com respeito ao serviço:
É necessário estar com o motor "100% FRIO" para reinstalar a VT?
É necessário silicone ou alguma junta?
Basta encaixar a vávula nova e pronto? Tem algum macete na instalação?


PS: Cozinhei a vávula velha com 1litro d'água e nada dela abrir. Coloquei a nova também na mesma fervura e ela também nem se mexeu. Quanto tempo ela leva para abrir?

RGamaJr_4x4
08/12/2009, 14:22
Thelmo

Embora eu já tenha lido em vários lugares esse procedimento para se testar a VT, acredito que a abertura TOTAL da VT só ocorra em temperaturas acima de 100º... o que iria depender de um aumento de pressão.

DI HERVAL
08/12/2009, 18:28
Thelmo,

Eu acho que a VT abre pela pressão interna que ocorre pela elevação da temperatura no sistema de refrigeração....

Abraços....

TylerNTL
08/12/2009, 19:29
A 100º ela chegou, a água ferveu e elas nem se mexeram...

F. Andrade
08/12/2009, 20:38
O Kim postou lá no fórum geral Brasil, por enquanto está na página 2 uma descrição detalhada sobre válvula termostática, junta do cabeçote e tampa do radiador. Desculpe mas não consegui copiar o atalho pra postar aki.

TylerNTL
09/12/2009, 08:18
VT trocada. A chave fresada 10/11 atende bem, só tem que tem um pouco de paciência para folgar o parafuso de baixo.

Como nas minhas "ferramentas de emergência" as chaves são combinadas (fresada e boca) essa foi incorporada ao kit.

TADEUBRANCO
09/12/2009, 13:52
o mecanico chama-se Robson trabalha na Fenix unica autorizada Ford no Pará


1o. vamos juntar uma turma pra dar um cacete nesse Robson!!!!,rsrsr!!!!

Sem brincadeira, quando comprei minha f1000. ela tb estava sem a válvula, que o mecânico dela, dizia toda essa ladainha para manter o carro frio, eu estranhei.

Sabemos que o engenheiro que estudou anos para projetar um carro, não iria colocar uma vávula em seu projeto só para encarecer o produto.
Todo as peças que não são opcionais em um carro são necessários, ok?
Quando se vai a uma concessionária comprar um carro novo eles não perguntam, - "O sr. quer com ou sem vávula termostática, blá,blá,bla´..."rsrsr

Então , minha F1000 depois de insistir e me comprometer a pagar a mão de obra, se não tivesse nada, o mexanico mexeu..
mandamos fazer toda limpeza do sistema de arrefecimento, radiador, ventuínha, cebolinhas, etc...até que fizemos um teste no cabeçote e percebemos um MICRO-FURO, que causava o desaparecimento da água, consequentemente o aumento de temperatura.

Enfim, mandei ele fazer um curso melhor......

TylerNTL
09/12/2009, 20:21
Abaixo uma figura de como se estabilizou a temperatura na viatura após a reinstalação da VT. Ela ficou sutilmente mais alta que antigamente (antes do problema na VT antiga) a única diferença é que o fluido de arrefecimento está com o aditivo mais diluído (derramou um um pouco na aquecida e nas operações de retirada da VT velha e instalação da nova).

Coloquei também indicações da indicação de temperatura "antigamente" e sem VT.

Proprietários de Ranger 2.5 diesel poderiam relatar o comportamento do termômetro nas suas viaturas?

TylerNTL
09/12/2009, 20:42
Um causo para reflexão (não sei se é verídico, nem lembro exatamente das palavras só sem quei foi +- assim):

Um batalhão do exército se orgulhava da precisão com que executava um exercício de tiro com canhão. Em uma apresentação para um observador qualquer realizaram o exercício de forma perfeita, todos envolvidos com movimentos precisos, rápidos e sincronizados.

Ao final o observador perguntou qual era a função de um soldado que pulava do jipe, zigezageava pelo meio do exercício e ficava em posição de sentido em algum lugar atrás do canhão.
Niguém soube responder...

Investigaram a história deste procedimento e nas suas revisões desde a 1ª guerra, lá estava o tal soldado zigezageando no meio do exercício.

Ao final descobriram sua função:
Antes da invenção do automóvel ele era o encarregado de segurar as rédeas dos cavalos que rebocavam o canhão, para que no momento do tiro os animais não saíssem em disparada.


Não estou afirmando que a VT é desnecessária.
Mas já vi muita coisa sendo feita, instalada e executada simplesmente por que sempre foi feito assim.

Gostaria de realizar um experimento científico com o motor da minha viatura comparando qual seria a sua durabilidade caso eu não instalasse a VT. Lembrando que ele vive em um lugar onde 25ºC é friiiiio.

TylerNTL
10/12/2009, 13:01
Abaixo uma figura de como se estabilizou a temperatura na viatura após a reinstalação da VT. Ela ficou sutilmente mais alta que antigamente (antes do problema na VT antiga) a única diferença é que o fluido de arrefecimento está com o aditivo mais diluído (derramou um um pouco na aquecida e nas operações de retirada da VT velha e instalação da nova).

Coloquei também indicações da indicação de temperatura "antigamente" e sem VT.

Proprietários de Ranger 2.5 diesel poderiam relatar o comportamento do termômetro nas suas viaturas?


Nenhum solidário dono de Ranger 2.5 poderia comentar alguma coisa sobre a temperatura de sua viatura.
Será que a minha agora é que está normal?
Antigamente ela era ligeiramente mais fria?

Joao Baeta
10/12/2009, 14:40
:arrow:Povo...
Pouco tempo atras... Estacionando na rua da faculdade.... Estava olhando o marcador de temperatura do nada.. E logo... Ficou doido... Ultrapassou do vermelho dps e caiu..... Levei um susto e e desliguei abri o capô...Olhei td... Ok.... Qnd eu saí... Ele estava marcando normal como nada estivesse acontecido... Mandei para oficina.... E Falei do tal acontecido....
Resultado: VT travou! Colocou novo... 0km
Mas fica variando de abaixo e acima de 90°c.... Normal para esse carro
Mas tudo isso é um 307 2.0 16v auto!

RGamaJr_4x4
10/12/2009, 15:08
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=204020&stc=1&thumb=1&d=1260396004

Isso é muito relativo.
Em que condições a pkp marcou essa temperatura?

Na última vez que a minha bateu essa marca, parei imediatamente no acostamento, pois tinha acabado de pegar estrada (percorrido uns 4km) e estava a 100km/h num horário não muito quente, ou seja, era para estar marcando muito abaixo disso.. no início da escala ou até abaixo.

Nessa ocasião descobri que o líquido de arrefecimento tinha parado de circular devido a um vazamento no radiador do aquecedor.

TylerNTL
10/12/2009, 20:31
Depois de uns 15 minutos de trânsito ela vai para essa marca e ponto, em 5ª a 120km/h ou 2ª reduzida com 3500rpm o ponteiro agora está ancorado aí.

Essa posição é um pouquinho acima da temperatura de regime antiga.

Vou trocar o líquido de arrefecimento ver se melhora.

rogeriomasih
10/12/2009, 22:38
Eu tinha uma ranger 2.8 chegou a aquecer algumas vezes - normalmente quando utilizava a reduzida em longos trechos de areia frouxa.

Como sei que não esquentar é um dos pontos fortes da ranger, levei em um mecânico de confiança para ver ´se é normal mesmo´. Ele prontamente sugeriu a troca da VT.

Acostumados com os chevete e caravan que meu pai teve (carros da década de 70 e 80), e também em função da minha eterna liseira, fui logo perguntando se não dava para deixar sem o referido componente. A resposta dele foi taxativa: NÃO.

Segundo ele, este item regula a passagem de água para o bloco ou radiador, garantindo que o carro opere nas condições ideais de arrefecimento. Acatei a sugestão e troquei o componente. Em resumo, o carro NUNCA mais esquentou...nada mesmo.

Quando cheguei em casa, fiz o teste da panela: coloquei a VT em uma panela com água e liguei o fogo...não é que ela abriu?!

Voltei no mecânico e relatei o fato, a resposta dele foi: "o que vc está dizendo é que cozinhou a válvula e a mola dela se ´mexeu´, mas vc não pode afirmar que foi na temperatura correta e nem que abriu na vazão correta, concorda?"

Mais uma vez tive que concordar.

Bom, a verdade é que o problema foi realmente resolvido com a troca da Válvula termostática.

Além disso, é bom lembrar que todo componente possui uma vida útil estimada; alguns podem durar bem mais e outros bem menos. Alguns, como é o caso de rolamentos e bomba d´agua, avisam quando estão ´pedindo arrego´; outros, como é o caso da VT, apresentam diagnóstico mais limitado.

Salvo engano, a vida útil da válvula termostática (da Ranger 2.8) é de cerca de 60mil km; quando aconteceu o fato narrado acima, a mesma estava com cerca de 120mil km, ou seja, somente o dobro.

rogeriomasih
10/12/2009, 22:38
Este foi o tópico que criei para discutir o problema supracitado:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33237

Anthoniusnikos
10/12/2009, 23:14
Depois de uns 15 minutos de trânsito ela vai para essa marca e ponto, em 5ª a 120km/h ou 2ª reduzida com 3500rpm o ponteiro agora está ancorado aí.

Essa posição é um pouquinho acima da temperatura de regime antiga.

Vou trocar o líquido de arrefecimento ver se melhora.

Um Breve Resumo ! :mrgreen:

Thelmo, o sensor de temperatura da tua viatura pode estar com defeito. De qualquer maneira, a válvula termostática deveria abrir quando a água atingisse entre 86°C e 90°C; o que deixa dúvidas para a válvula nova.
Tempos atrás fiz algumas medições, e a partir daí venho observando por vários anos que o ponteiro de temperatura vai ao mínimo (C) quando rodo em trânsito pesado(engarrafamento). Na estrada, o ponteiro da temperatura no painel fica na metade quando mantenho no máx. 100 Km/h. Numa descida com a 5a. marcha engatada a temperatura cai, e se a descida for muito longa o ponteiro tende para o mínimo (C). Porém em velocidades acima de 130 Km/h por longo tempo, o ponteiro passa 1/4 a mais da metade, ou seja vai a 3/4 da escala.
Agora, é importante ter certeza de que o sensor não está com defeito, ou se o sensor é mesmo original.
Você pode testar o conjunto sensor e ponteiro do painel, colocando o sensor ligado e aterrado dentro do frasco com água e aquecê-la até ferver. Você também pode medir a resistência do sensor a 40°C e 90°C com um ohmeter; vai encontrar 60 ohms para 40°C e 12 ohms a 90°C; colocando um resistor variável no local do sensor da Ranger, pode fazer a comparação.
Se você tiver um multímetro digital com medidor de temperatura, fica fácil.

Obs.: A válvula termostática tem a mesma importância que o pré-aquecimento que um maratonista tem que fazer antes de entrar na corrida; se não fizer, o coração não vai oferecer o mesmo rendimento, e em pouco tempo vai estourar.

Abs
Anthon