Ver Versão Completa : Sistema Super Select
ROAD TECH
09/01/2009, 19:15
Olá Amigos,
Para aqueles, que como eu, possuem um modelo Mitsubishi com sistema de transmissão SUPER SELECT, deixo minha contribuição, esperando tirar qualquer dúvida que ainda exista sobre o funcionamento do sistema.
Sds,
Octávio
Super Select II all wheel drive
Mitsubishi's Super Select II all wheel drive system featuring:
2H mode - Rear wheel drive. Vacuum-disconnected front axle (the front driveshaft is disconnected from the transfer case; a free wheel coupling disconnects the right wheel, but the left wheel still drives the front driveshaft to make it rotate in sync with the rear driveshaft to allow 4wd on the fly).
4H mode - All wheel drive, 33%/67% torque distribution front/rear in normal conditions, up to 100% to either axle if slippage occurs (via center differential with viscous coupling). Switching from 2H to 4H is allowed at speeds up to 100 kph (65 mph). From 4H to 2H at any speed.
4HLc mode - All wheel drive, fixed 50/50 torque distribution (via locked center differential) in normal conditions. Shifting from 4H to 4HLc is allowed at speeds up to 100 kph (65 mph). From 4HLc to 4H at any speed.
4LLc mode - All wheel drive, fixed 50/50 torque distribution (via locked center differential) with 1.9:1 low gear (Pinin - 1,548:1). Full stop required to switch to 4LLc and back.
Figure: Mitsubishi Pajero II (1991-1999) all wheel drive mode indication:
http://www.awd.ee/images/superselect.gif
Figure: Mitsubishi Pajero II (1991-1999) Super Select transfer case
http://www.awd.ee/images/pajero_ss_sm.jpg
Olá Amigos,
Para aqueles, que como eu, possuem um modelo Mitsubishi com sistema de transmissão SUPER SELECT, deixo minha contribuição, esperando tirar qualquer dúvida que ainda exista sobre o funcionamento do sistema.
Sds,
Octávio
Super Select II all wheel drive
Mitsubishi's Super Select II all wheel drive system featuring:
2H mode - Rear wheel drive. Vacuum-disconnected front axle (the front driveshaft is disconnected from the transfer case; a free wheel coupling disconnects the right wheel, but the left wheel still drives the front driveshaft to make it rotate in sync with the rear driveshaft to allow 4wd on the fly).
4H mode - All wheel drive, 33%/67% torque distribution front/rear in normal conditions, up to 100% to either axle if slippage occurs (via center differential with viscous coupling). Switching from 2H to 4H is allowed at speeds up to 100 kph (65 mph). From 4H to 2H at any speed.
4HLc mode - All wheel drive, fixed 50/50 torque distribution (via locked center differential) in normal conditions. Shifting from 4H to 4HLc is allowed at speeds up to 100 kph (65 mph). From 4HLc to 4H at any speed.
4LLc mode - All wheel drive, fixed 50/50 torque distribution (via locked center differential) with 1.9:1 low gear (Pinin - 1,548:1). Full stop required to switch to 4LLc and back.
Figure: Mitsubishi Pajero II (1991-1999) all wheel drive mode indication:
http://www.awd.ee/images/superselect.gif
Figure: Mitsubishi Pajero II (1991-1999) Super Select transfer case
http://www.awd.ee/images/pajero_ss_sm.jpg
quer dizer então q eu posso passar de 4x4 integral(4H) para 4x4 parcial(4HLc) até 100Km/h?!?!
ROAD TECH
10/01/2009, 02:26
Olá n0gs,
4HLc é a condição 4x4, com bloqueio do diferencial central. Vc pode fazer essa troca com o veículo em movimento até 100 km/h. Pelo menos é isso o que o fabricante informa.
Sinceramente, eu não arriscaria essa manobra, até porque não tem nenhuma aplicação prática, pelo menos que o bom-senso recomende....
Sds,
Octávio
ramonpoa
14/01/2009, 15:30
Até porque ao passar do 4X4H para o 4x4 BLOQUEADO, você desliga o controle de estabilidade da caminhonete.
É lógico que a fábrica tivesse condicões de fazer isso com a caminhonete andando, porque há situações (uma subida de morro com barro) que talvez você sinta essa necessidade no meio da subida.... Não deve ser feito, todavia, com as todas "patinando".
Já a necessidade de PARAR para selecionar outra condição é somente no caso da REDUZIDA, em que tens que colocar a alvanca no NEUTRO e fazer a troca para caixa reduzida.
Carlos Alberto L. Lima
14/01/2009, 16:59
Já nas Pajeros GLX (1992-1997) o engate da tração deve ser feito com o carro totalmente parado e com o cambio no ponto morto (cambio Mec) e pisar na embreagem, ou colocar na posição Neutro (cambio Auto), pois esse modelo não possui o Super-Select ao contrário dos modelos GLS-B. Lembrando que os modelos GLX apenas possuem o 4H e o 4L na alavanca de tração, 4Hi e 4LOW, traduzindo 4x4 e 4x4 com reduzida.
Olha não tenho certeza, mas ao meu ver as pajeros de 1998 até meados de 2000 é possivel sim engatar a 4HLC até os 100km/h, pois ao invés de ser um bloqueio 100% dos eixos dianteiros e traseiros essa opção é apenas o bloqueio do diferencial Central, ou seja esse bloqueio terá 50% de tração nas duas rodas traseiras e 50% nas rodas dianteiras. Mas já o 4LLC é o bloqueio do diferencial central com Reduzida, e para engata-lo é preciso parar o veiculo e colocar em ponto morto (Mec) ou posição Neutro (Auto) fazendo com o que o veiculo prossiga com o bloqueio do diferencial central e reduzido para ter maior força de tração.
As Pajeros 2001 em diante possuem o Super-Select II, que já é um sistema de tração eletronico e que posteriormente reduz o risco de quebras da tração por manuseio errado, ou seja você até pode engatar o 4LLC andando a 180km/h mas a tração não será engatada.
Escrevo isso baseado em fatos reais, o meu pai já teve a versão GLX e GLS-B e faziamos algumas trilhas com a GLS-B e sempre engatamos em movimento o 2H para o 4H e para o 4HLC e nunca tivemos nenhum problema.
MAS NA DÚVIDA TRACIONE O VEICULO PARADO.
[]Espero ter ajudado
Abraços
Já nas Pajeros GLX (1992-1997) o engate da tração deve ser feito com o carro totalmente parado e com o cambio no ponto morto (cambio Mec) e pisar na embreagem, ou colocar na posição Neutro (cambio Auto), pois esse modelo não possui o Super-Select ao contrário dos modelos GLS-B. Lembrando que os modelos GLX apenas possuem o 4H e o 4L na alavanca de tração, 4Hi e 4LOW, traduzindo 4x4 e 4x4 com reduzida.
Olha não tenho certeza, mas ao meu ver as pajeros de 1998 até meados de 2000 é possivel sim engatar a 4HLC até os 100km/h, pois ao invés de ser um bloqueio 100% dos eixos dianteiros e traseiros essa opção é apenas o bloqueio do diferencial Central, ou seja esse bloqueio terá 50% de tração nas duas rodas traseiras e 50% nas rodas dianteiras. Mas já o 4LLC é o bloqueio do diferencial central com Reduzida, e para engata-lo é preciso parar o veiculo e colocar em ponto morto (Mec) ou posição Neutro (Auto) fazendo com o que o veiculo prossiga com o bloqueio do diferencial central e reduzido para ter maior força de tração.
As Pajeros 2001 em diante possuem o Super-Select II, que já é um sistema de tração eletronico e que posteriormente reduz o risco de quebras da tração por manuseio errado, ou seja você até pode engatar o 4LLC andando a 180km/h mas a tração não será engatada.
Escrevo isso baseado em fatos reais, o meu pai já teve a versão GLX e GLS-B e faziamos algumas trilhas com a GLS-B e sempre engatamos em movimento o 2H para o 4H e para o 4HLC e nunca tivemos nenhum problema.
MAS NA DÚVIDA TRACIONE O VEICULO PARADO.
[]Espero ter ajudado
Abraços
Tópico interessante. Tenho discutido o assunto com a galera. Apesar de todos terem ressalvas sobre bloquear o diferencial central em movimento, a MIT divulga tanto no manual quanto no folheto do veículo que pode.
FELICIANO
26/02/2009, 18:02
tópico Interessante. Tenho Discutido O Assunto Com A Galera. Apesar De Todos Terem Ressalvas Sobre Bloquear O Diferencial Central Em Movimento, A Mit Divulga Tanto No Manual Quanto No Folheto Do Veículo Que Pode.
Minha Gente,
A Mit Diz Que Não Se Pode Operar A Caixa De Transferência Em Velocidades Acima De 100 Km/h, Mas Eu Poderia Passar Dessa Velocidade Com A Tração Acionada?
nelsonnrc
26/02/2009, 18:16
Minha Gente,
A Mit Diz Que Não Se Pode Operar A Caixa De Transferência Em Velocidades Acima De 100 Km/h, Mas Eu Poderia Passar Dessa Velocidade Com A Tração Acionada?
Sim, em 4H se o seu carro for super select(Pajero GLS, Full e TR4) e em qualquer condição, enquanto o easy select que equipa L200, Pajero Sport e Triton também pode ser utilizado acima de 100km/h porém somente em pisos de baixa aderência
Sim, em 4H se o seu carro for super select(Pajero GLS, Full e TR4) e em qualquer condição, enquanto o easy select que equipa L200, Pajero Sport e Triton também pode ser utilizado acima de 100km/h porém somente em pisos de baixa aderência
Em 4HLc também?!?!
nelsonnrc
26/02/2009, 20:15
Em 4HLc também?!?!
Sim, em carros que tenham 4HLC(Bloqueio de diferencial central)
Você só precisa parar para acionar a reduzida(4LLC)
Sim, em carros que tenham 4HLC(Bloqueio de diferencial central)
Você só precisa parar para acionar a reduzida(4LLC)
Aproveitando a experiência que vocês têm. O que a MIT propõe quando diz que para acionar essa tração temos que manter as rodas em linha reta?
kikoturbo
06/08/2010, 00:05
Boa noite, sou novo no forum e gostaria de ajuda em relação a caixa de transferência. Pois coloquei a mesma na posição 4HLC com o veículo parado e desligado e ficou travada, não sendo possível colocá-la em nenhuma outra posição. Gostaria de colocá-la na posição 2H para que eu possa trafegar normalmente no asfalto. Obrigado.
Tenta andar pra frente e depois pra trás antes de mudar a posição da alavanca pra 4x2.
Minha Gente,
A Mit Diz Que Não Se Pode Operar A Caixa De Transferência Em Velocidades Acima De 100 Km/h, Mas Eu Poderia Passar Dessa Velocidade Com A Tração Acionada?
Mes passado viajei com a minha Full que é automatica, modelo GLS-B 2000 e como estava chovendo liguei a traçao em 4HLC 50/50. Creio que fiz errado, pois essa posicao é somente p/ obstaculos com o veiculo em baixa velocidade. Bom ... depois que a chuva passou, acabei esquecendo e cheguei a andar a velocidade aproximadas a 140km/h, ainda engatado! Se essa conduta for realmente errada, deveria ter um alarme que nos alerte a desligar da tração.
Mes passado viajei com a minha Full que é automatica, modelo GLS-B 2000 e como estava chovendo liguei a traçao em 4HLC 50/50. Creio que fiz errado, pois essa posicao é somente p/ obstaculos com o veiculo em baixa velocidade. Bom ... depois que a chuva passou, acabei esquecendo e cheguei a andar a velocidade aproximadas a 140km/h, ainda engatado! Se essa conduta for realmente errada, deveria ter um alarme que nos alerte a desligar da tração.
Ale,
Na verdade, o 4HLC é o 4x4 com bloqueio central ativado. Não há problemas em andar em alta velocidade com o bloqueio ativado. O que não pode é andar bloqueado em piso com boa aderência (mesmo com a chuva o asfalto tem boa aderencia).
Você deveria ter usado só o 4H, sem o bloqueio central ativado, ai não teria problemas. Você certamente deu uma bela forçada em todo o seu sistema, mas não por ter ido a 140km/h, mas por ter andado em piso com boa aderência e o diferencial central ativado.
Ou seja, 140km/h com o bloqueio central ativado PODE, mas só se for em terreno com baixa aderência :twisted:
Abs,
Se bem me lembro no Super Select
2H = qquer velocidade
4H = mudanca ate 100KmH e uso sem limite
4HL = limite de ate 150 km/h
4HLc = limite de 95 kmh
Detalhe nao sendo a reduzida troco normalmente com o carro em movimento.
Ouvi dizer que a super select nas glsb são apenas nas automáticas e nas manuais não, o que nao viabilizaria usar a 4x4 no asfalto. É isso mesmo?
Ouvi dizer que a super select nas glsb são apenas nas automáticas e nas manuais não, o que nao viabilizaria usar a 4x4 no asfalto. É isso mesmo?
Bom dia caiusjs
Todas as GLS B antigas tem a caixa de tração original com o sistema super select, seja ela mecânica ou automática.
Abraço
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