Ver Versão Completa : Dúvidas para operar o 60 CSx
kabahall29
08/01/2009, 13:14
Pessoal, estou engatinhando em GPS ainda e tenho algumas dúvidas: - Como faço para saber que mapas ou programas estão instalados no meu GPS?
- Instalei o Mapsource que veio no CD junto com o GPS no meu computador e instalei também o Tracksource (rodovias e municípios). Tem versão do Mapsource em português ou só em inglês. É possível explicar resumidamente qual s função do Mapsource e do Tracksource?
- Existe algum curso gratuito para o gps 60 CSx?
Obs.: Viajei no fim de ano para MG (Rio Preto, São João Del Rey e Tiradentes e no GPS dizia não "localizado". Porquê? Os mapas não vieram instalados com o aparelho? Quais mapas e programas devo instalar para ficar com ele completo? Abraços,
kaba,
Tenho outro aparelho, mas posso te ajudar com algumas duvidas:
Mapsource em portugues, vc tem internet? Inicialize o mapsource, va ate help (ajuda) e clique na ultima opçao: verificar por atualizaçao de software (vai estar escrito em ingles se o teu mapsource for em ingles...........), a ultima atualizaçao vai deixa-lo em portugues.
Para q server o mapsource?
é o software q faz a ponte entre o seu computador e o GPS e vice e versa, pra que?
Para q vc posso tirar as informaçoes do seu gps (por ex: lugares onde passou: trackpoints, waypoints), ou colocar mapas: como por exemplo o tracksource...que é um conjunto de mapas.
Espero ter ajudado.
arlei_vitara
08/01/2009, 17:45
Pessoal, estou engatinhando em GPS ainda e tenho algumas dúvidas: - Como faço para saber que mapas ou programas estão instalados no meu GPS?
- Instalei o Mapsource que veio no CD junto com o GPS no meu computador e instalei também o Tracksource (rodovias e municípios). Tem versão do Mapsource em português ou só em inglês. É possível explicar resumidamente qual s função do Mapsource e do Tracksource?
- Existe algum curso gratuito para o gps 60 CSx?
Obs.: Viajei no fim de ano para MG (Rio Preto, São João Del Rey e Tiradentes e no GPS dizia não "localizado". Porquê? Os mapas não vieram instalados com o aparelho? Quais mapas e programas devo instalar para ficar com ele completo? Abraços,
Amigo,
Recomendo vc. ler urgentemente alguma coisa sobre GPS, para poder entender melhor estes conceitos que vc. tem dúvida aí em cima.
Bons pontos de partida:
- site do grupo Tracksource - www.tracksource.org.br
- o manual de instruções do seu próprio GPS, no site da Garmin vc. encontra, caso não tenha o manual em mãos
- aqui mesmo no Forum BR4x4, na seção GPS tem um material muito bom postado a um tempo atrás, pesquisa que vc. encontra.
Abraços,
kabahall29
08/01/2009, 20:03
Robson, valeu pelas dicas. Não sabia deste esquema de atualização, vai ajudar muito. Quanto aquela pergunta sobre quais mapas eu devo baixar para deixar ele o mais completo possível sem causar embaraços entre os mapas, tem alguma dica? Arlei, estou lendo bastante, mas ainda assim tenho dúvidas. Depois que a gente aprende fica fácil, mas até entender, é tudo bicho de 7 cabeças. Valeu! Abraços,
Salviano
09/01/2009, 10:43
Companheiro!!!
Como disse o arlei_vitara...
entra no Tracksource vai lá no dowloads e escolhe qual vc quer. E só baixar transferir para o GPS e partir pro abraço.
Espero ter ajudado
Salviano
Robson, valeu pelas dicas. Não sabia deste esquema de atualização, vai ajudar muito. Quanto aquela pergunta sobre quais mapas eu devo baixar para deixar ele o mais completo possível sem causar embaraços entre os mapas, tem alguma dica? Arlei, estou lendo bastante, mas ainda assim tenho dúvidas. Depois que a gente aprende fica fácil, mas até entender, é tudo bicho de 7 cabeças. Valeu! Abraços,
Entre no link abaixo:
http://tracksource.org.br/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=20
Carregue o mapa, TRC brasil, este mapa contem as rodovias estaduais e federais e alguns municipios.
Caso nao tenha os municipios do seu interesse carregue o TM, que é a versao nao roteavel de alguns municipios q ainda nao estao inseridos no TRC.
VC usa os 2 mapas no mapsource, pra carregar os mapas vc tem q marca-los usando a ferrramenta mapas, primeiro marque os municipios q vc quer no TM, e depois os estados no TRC, apos fazer isso clique em enviar para dispositivo (com o gps ligado e plugado no usb do computador)
Aproveite e de uma olhada no site do www.tracksource.org.br entre no forum, acredito q la vc vai conseguir bastante informaçoes.
kabahall29
12/01/2009, 00:12
Novamente obrigado Róbson, ajudou demais. Valeu à todos e se mais alguém puder ajudar...Abraços,
Guilherme Velloso
16/02/2009, 16:41
Novamente obrigado Róbson, ajudou demais. Valeu à todos e se mais alguém puder ajudar...Abraços,
Caro Kabahall, espero que vc já tenha resolvido seus problemas, se não aqui vai algumas dicas:
primeiro é necessário configurar algumas coisa no seu GPS
após ligar,
1 acesse a pagina de navegação
2 clique a tecla menu
3 com o cursor marque mapas de definições
vai aprecer os mapas habilitados em seu gPS, se vc já tiver baixado o tracksource - trc brasil versão 5.14 - desabilite o mapa que vem no aparelho - creio que é army qualquer coisa, pois além de não aparecer nada no brasil ele ocupa muita memoria.
quando for fazer dowload do mapsource para seu aparelho baixe, apenas a área que vc anda para que naõ ocupe muita memória. Por exemplo, no meu caso, moro em BHZ / MG, eu ando somente por aqui, então ~só tenho necessidade de baixar o mapa de minas e dos municípios de BH e os arredores de BH
espero ter te ajudado
Bom dia.
Já faz um tempo que instalei o TRU-SP 5.09 no meu GPS, e ontem procurei atualizá-lo.
Porém, não estou encontrando os mapas TRU - para Mapsourse, nesta página :
http://www.tracksource.org.br/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=20 (http://www.tracksource.org.br/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=20)
Alguém pode me indicar onde baixá-lo.
[]s
Bom dia.
Já faz um tempo que instalei o TRU-SP 5.09 no meu GPS, e ontem procurei atualizá-lo.
Porém, não estou encontrando os mapas TRU - para Mapsourse, nesta página :
http://www.tracksource.org.br/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=20 (http://www.tracksource.org.br/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=20)
Alguém pode me indicar onde baixá-lo.
[]s
amigo,me parece que o tru saiu de linha....agora prevalece o TRC....mas se realmente quer baixar o TRU,vai no forum de gps e la tem explicacoes em duvidas frequentes
www.portalgps.com.br
renzo, mas o TRC contem tudo o que continha o antigo TRU?
Ronaldo B.
17/05/2009, 22:15
TRU só tem para TrackMaker, não tem disponível para MapSource.
O TRC não tem as cidades do interior de SP em detalhes por exemplo como tem no TRU.
[]´s
O TRC não tem as cidades do interior de SP em detalhes por exemplo como tem no TRU.
[]´s
Pois é, eu queria atualizar o meu TRU do Estado de São Paulo, mas agora acho que vou ficar com ele...
Pois é, eu queria atualizar o meu TRU do Estado de São Paulo, mas agora acho que vou ficar com ele...
olha folgado.....estou te passando informacoes que nao tenho certeza.....no forum tem mais detalhado...faz um tempo que nao visito o forum e vejo os detalhes......mas me parece que as cidades que nao tem no TRC ,vcpode baixar no TM....mas esta segunda nao é roteavel......se eu estiver errado me corrijam por favor
abs
Mas por que acabaram com o TRU?
Não dá para entender.
Baixei o TRC-Brasil v602, e realmente constam quase todos os mapas urbanos do Brasil, além das rodovias.
Constam todos os mapas do Estado de São Paulo. Mas verifiquei que há alguns lugares que não constam mapas urbanos. A cidade de Recife é um exemplo. não consta a malha urbana, só as grandes avenidas.
Mais um problema que verifiquei.
A cidade de Campinas, por exemplo. No TRU-SP consta a malha urbana, mas no TRC-Brasil constam apenas as grandes avenidas.
Portanto, os mapas do TRU não foram incorporados pelo TRC-Brasil.
Vou continuar com o mapa antigo, que é mais completo.
[]s
Pra MG o TRC é 100%
Inclusive um detalhamento muito bom para BH, região metropolitana e várias outras cidades...
[s]
Se eu mantiver o TRU-SP e instalar o TRC, vou ter algum problema com a sobreposição dos mapas?
Se der problema, estava pensando em "sombrear" o Brasil inteiro no TRC, menos o Estado de São Paulo, e permanecer com o TRU-SP. Mas nesse caso não sei se irá traçar rotas de SP para outros estados, já que os mapas são diferentes.
[]s
TRU só tem para TrackMaker, não tem disponível para MapSource.
[]´s
O TRU dos estados atualizado está disponível aqui:
http://www.tracksource.org.br/desenv/trc.php (http://www.tracksource.org.br/desenv/trc.php)
[]s