PDA

Ver Versão Completa : Problema com o oleo no BF -161



RBM
07/01/2009, 18:21
Estou com o motor BF 161, todo retificado, mas a bomba de oleo dele o mecanico achou que ela estava fraca, comprei uma nova (o modelo da minha é a pequena). O problema é que ela não puxa oleo pelo pescador, ele falou que o pescador está todo limpo, fez teste com ar, as mangueirar são novas, tudo novo. O que pode ser, quais teste podemos fazer?

Elmer_Jeep
07/01/2009, 19:29
cara, tem alguma coisa errada ai, o teste que pode fazer é conseguindo um eixo tipo do distribuidor pra encaixar na bomba de óleo e acioná-la com uma furadeira dai dá pra saber se vai puxar óleo sem correr o risco de danificar seu motor.

[]'s

RBM
07/01/2009, 20:15
Obrigado, vou tentar fazer isso

leopoldo
07/01/2009, 21:04
Se vc tira a bomba, pode fazer o teste num balde, e girando com a mão.

Mas que tem coisa estranha, tem. A bomba só não "bomba" SE esqueceram de colocar a engrenagem de comando, ou não tem óleo no carter.

RBM
07/01/2009, 21:38
vou ver isso tbm, oleo tem, o motor foi montado essa semana.

RBM
08/01/2009, 17:17
Ta tudo instalado certo. verificamos as galerias de oleo do motor está passando oleo por gravidade, mas quando a bomba é instalada, ela não puxa o oleo e na bancada ela puxa, não sei mais o que pode ser, o mecanico também falou que está sem luz no fim do tunel...

Baria
09/01/2009, 00:07
RBM,

Só pode estar acontecendo o seguinte, na bancada vc tem uma condição de nível e no motor tem outra condição, em outras palavras, estas bombas de engrenagem precisam trabalhar afogadas pois não possuem capacidadae suficiente de resgatar o óleo se o nível estiver muito baixo, por isso aquela marquinha na vareta do óleo em qualquer carro. Tente verificar se o pescador está na medida correta dentro do cárter e que o óleo está cobrindo a bomba. Se tiver a certeza de que o teste em bancada está idêntico à condição no motor então não tem errada, o comportamento tem que ser o mesmo.

Boa sorte

leopoldo
09/01/2009, 18:25
A bomba do CJ NÃO é afogada, e não fica alinhada ou abaixo do nível de óleo do motor.

A marquinha na vareta quer dizer: quantidade mínima de óleo para quando a bomba estiver funcionando não sugar ar, quantidade mínima para auxiliar na refrigeração do motor, quantidade mínima para compensar eventuais perdas pelos aneis e demais vedações.

possibilidades reais:

1- eixo comando quebrado: se estiver virando o distribuidor com a bomba no bloco, então não está quebrado.

2- pescador entupido: verificar visualmente.

3- pescador trincado: verificar visualmente.

Baria
09/01/2009, 23:27
Leopoldo, obrigado pela explicação, mas então a bomba de óleo trabalha com pressão negativa na entrada, ou seja, possui capacidade de criar vácuo para sugar o óleo e assim uma variação maior, à menor, do que aquela mostrada na vareta pode representar risco ao motor mas não necesariamente a eminência de um motor fundido, pois a capacidade de sucção da bomba está relacionado com a rotação e ajuste das engrenagens no conjunto e asim um motor novo com bomba de óleo ruim é pior do que um motor velho com bomba nova.

Agradeço mais uma vez a sua colaboração.

leopoldo
10/01/2009, 00:59
Olha, difícilmente uma bomba velha está tão ruim que não possa ser reutilizada. Na verdade as bombas suportam muitos anos de serviço. Oque não ajuda é o sistema de filtragem parcial do jeep. Se vc liga o motor e a pressão está correta, então não terá problema com o motor.

Muito pelo contrário, ao colocar peça nova, em substituição a uma velha e confiável, desde que esta velha nao esteja com pane, vc expõe o sistema a uma falha prematura ... isso é chama-se de mortalidade infantil, ou a pane de montagem, ou de configuração.

Bom, pode-se fazer um teste. A dúvida é se a bomba puxa; Remove o carter, pede para alguém girar na partida com o cabo da bobina desconectado e coloca a mão na entrada do pescador. Tem que ter sucção.

Oque ele também pode fazer é escorvar a bomba. Abre na lateral dela onde tem a válvula bypass e injeta óleo lá, fecha e liga o motor.

Alessandro Henrique
10/01/2009, 09:52
Não creio que haja problema de escorvamento com uma bomba nova (supostamente em bom estado) e com uma pequena coluna de sucção. Bombas de engrenagem e de engrenamento interno (Jeep) possuem uma boa capacidadede de auto-escorvamento ao contrário de bombas centrífugas.
O Leopoldo já forneceu algumas dicas, comece analisando minuciosamente o pescador e seu tubo em procura de fissuras, encaixe incorreto, etc...

Sds.

Elmer_Jeep
10/01/2009, 10:57
fui ler o topico novamente e cheguei a seguinte conclusão.

Se na bancada a bomba puxa oleo, se as galerias do motor estão desobstruídas, pescador limpo e testado com ar, mangueiras(flexiveis) novos.

Então só resta ser problema no eixo do distribuidor ou na engrenagem do eixo comando que consequentemente aciona o distribuidor e bomba.

[]'s

RBM
10/01/2009, 14:44
Obrigado pelas ajudas, estou tentando tudo o que vocês falam, procurei também (por indicação do pessoal da Paulista 4x4) o Rubinho que era da Agromotor, ele indicou as buchas do comando. mas ainda estou achando que o problema está na sucção, apesar de ser a menor galeria...
Leopoldo, o braço de um dos pescadores tinha uma trinca, mas o outro esta bom.
Estava pensando se tem como fazer um sistema independente para puxar o oleo, tipo adaptar um outro sistema de bomba.

Elmer_Jeep
11/01/2009, 13:30
Cara, nem falei nas buchas de comando porque vc disse que o motor foi todo retificado, a não ser que não tenham trocado as buchas ou o eixo comando esteja com os mancais riscados. Então nesse caso a retífica não foi feita completa ou se deixaram passar esse detalhe o serviço e inspeção foram mal feitos...

Desgaste nas buchas de comando ou nos mancais do eixo comando daria perda na pressão de óleo, mas se a bomba não esta puxando óleo o problema está nos mecanismos de acionamento da mesma.

[]'s

RBM
12/01/2009, 12:06
Obrigado a todos que deram uma luz ao meu problema, que foi resolvido da maneira mais besta....rs
Quando falei que tinhamos olhado tudo, realmente tinhamos, o motor foi retificado todinho, no banho quimico, achamos que deveria ter limpado tudo, o mecanico limpou o motor com oleo diesel e ar, onde verificou que estava com todas as galerias livres. Como falei antes, quando a bomba não puxou o oleo, fizemos a oleo passar por gravidade para ver de estava entupido, passou, usamos um arame para certicicar, também passou..
O que aconteceu foi que testamos tudo em um sentido (o contrario que normalmente o oleo faz) quando colocamos o ar por baixo do bloco na galeria que a bomba puxa, nada de ar na outra ponta, era uma casca que ficou presa na galaria e quando a bomba fazia presão a casca virava uma tampa...
Agora tudo resolvido, cheguei a achar que tinha perdido toda a retifica...rs
isso mostra que a melhor coisa é não ter pressa, ir tentando, não deu certo, espera, analisa, no outro dia tenta tudo de novo...
mais uma vez, obrigado pela ajuda...

Elmer_Jeep
12/01/2009, 12:12
Essas besteiras são simples de resolver mas muito difíceis de detectar.

Que bom que foi resolvido.

Agora é tomar os devidos cuidados no amaciamento do motor.

[]'s

RBM
12/01/2009, 12:22
Elmer,

Você tocou num ponto importante... quais os cuidados principais no amaciamento desse motor?
O que já me falaram é trocar o oleo depois de uns 500 km, e outra apesar dos oleos novos aguentarem 5.000 km, tracar com uns 2.000km, pois o sistema do BF é parcial, levando um desgaste maior das peças internas ( é isso mesmo?)