Ver Versão Completa : Engesa capota facil???
Marcio Martin
07/01/2009, 17:59
Blz, pessoal,
Estou me assannhando pro lado dos engesas, ultimamente tenho me assanhado pra mtos 4x4 :mrgreen:, mas nao tinha visto um engesa de perto, agora vi :concordo:. heheh.
Mas estava vendo uns video dele em ação no youtube e a impressão q tive é q ele capota mto facil.
olha esse video, é um absurdo, confesso q me assustei.
[ame=http://br.youtube.com/watch?v=NVWOu85Amu0&feature=related]YouTube - engesa capotando[/URL]
nao consegui enteder oq houve pra essa capotagem tão facil.
[ ]´s
megadeth
07/01/2009, 18:41
O Nero tem experiência em Engesas e capotagens ( foi mal amigo! ).
Daqui a pouco ele aparece pra te dar o parpite sobre isso...
[]s
Digite no youtube: jipe capotando e verás um infinidade de marcas de jipes capotando...
Em trilha só não capota quem não vai....
zguilherme
07/01/2009, 19:52
kkkkkk boa Carlao!
cara, apesar, q o meu ja fez coisas e inclinacoes que ate deus duvida, e olha q to calçado com pneus 33.... o meu vcs ja viram nao é dos mais baixos...
alias, é alto ate demais....
agora, todo veiculo, alias, nestas condicoes ae... naquele embalo, tombaria....
o centro de gravidade do engesa eh muito bom... vejamos o caso do meu ilustre Xará Dr. Guilherme q voa com seu Coração Valente RJ afora...
estabilidade ele tem sim...
PS: Carlao kkk.... achei um pé da nadadeira ta! kkkkk guenta q ja acho o outro kkk.... pra vc nada na enxurrada!
Opa.....de graça vale até um pé de um e o outro de outro.... :mrgreen:
Assim que achar me avise....
guilhermeabreu
11/01/2009, 18:52
MARCIO MARTIN
Neste filminho com o ENGESA tombando , o defeito não é do ENGESA e sim da PECINHA QUE ESTA ATRAS DO VOLANTE , como o meu XARÁ me citou sou conhecido como PÉ DE ANJO , na descida da Serra das Araras , canso de ser atrapalhado por VECTRAS , COROLAS , E OUTROS BICHOS MAIS , o ENGESA com pneus 33" é igual a um CART , não tomba fácil não e olha que fiz um bocado de estravagancias com o meu .
Naquele filminho que vc mostrou a PECINHA que estava atras do volante deixou o ENGESA DESCER RIBANCEIRA ABAIXO DE RÉ , " DEIXANDO UMA RODA TRASEIRA SUBIR NO BARRANCO " sem frear ou diminuir a velocidade , aí meu amigo até se vc fogar uma FERRARI testarossa nestas condicões ela vai virar .
Não se impressione com este FILMINHO e experimente andar em um ENGESA , depois vc posta pra gente as suas impressões .
ABRAÇÃO E BOAS COMPRAS
paje_tapuya
12/01/2009, 16:27
MARCIO MARTIN
Neste filminho com o ENGESA tombando , o defeito não é do ENGESA e sim da PECINHA QUE ESTA ATRAS DO VOLANTE , como o meu XARÁ me citou sou conhecido como PÉ DE ANJO , na descida da Serra das Araras , canso de ser atrapalhado por VECTRAS , COROLAS , E OUTROS BICHOS MAIS , o ENGESA com pneus 33" é igual a um CART , não tomba fácil não e olha que fiz um bocado de estravagancias com o meu .
Naquele filminho que vc mostrou a PECINHA que estava atras do volante deixou o ENGESA DESCER RIBANCEIRA ABAIXO DE RÉ , " DEIXANDO UMA RODA TRASEIRA SUBIR NO BARRANCO " sem frear ou diminuir a velocidade , aí meu amigo até se vc fogar uma FERRARI testarossa nestas condicões ela vai virar .
Não se impressione com este FILMINHO e experimente andar em um ENGESA , depois vc posta pra gente as suas impressões .
ABRAÇÃO E BOAS COMPRAS
Costumo chamar essa peça de burrinho de direção... rsrsrsrs
walter j riechelmann
12/01/2009, 21:55
É por isso que fizeram aquela frase " Nois capota mas num breca":roll:
Elmer_Jeep
13/01/2009, 01:05
Aqui na região o jipe engesa tinha fama de capotador, mas pq o pessoal do incra e ibama metia o pé nos estradões do interior, bixão confortável na buraqueira mas dai faltava braço pra segurar no cascalho e houveram muuuitas capotagens, dai a má fama, pelo menos poraqui.
Esse das fotos ai não capotou.
[]'s
Elmer_Jeep
13/01/2009, 01:10
Se bem que se pudesse dar uma melhorada na suspensão do engesa não seria nada mal.
Vejam a diferença, passando pelo mesmo local ;-)
(não vou nem dizer que foi o papai aqui quem fez essa suspa, humilde o garoto) :mrgreen:
[]'s sem provocações
paje_tapuya
13/01/2009, 13:25
Se bem que se pudesse dar uma melhorada na suspensão do engesa não seria nada mal.
Vejam a diferença, passando pelo mesmo local ;-)
(não vou nem dizer que foi o papai aqui quem fez essa suspa, humilde o garoto) :mrgreen:
[]'s sem provocações
Que trilha é essa heim??
Elmer_Jeep
13/01/2009, 13:40
Em Boa Vista - RR. Na olaria do outro lado do rio branco.
[]'s
Esse aqui eu mesmo filmei...
YouTube - Trilha do pinheirinho cantareira
Tem pneus 3k guerra 37'', bloqueio traseiro, e alguém que não para de acelerar atrás do volante!!
Acho que o curso pequeno da suspensão ajuda também a tombar.
[]
Ralado/SP
13/01/2009, 18:31
Elmer,
A suspensão ajuda muito, mas nesse lance que vc mandou, oq mais ajudou foi o fato do Willys ser mais estreito que o engesa, permitindo que o mesmo fique dentro da fenda... rsrsrs
Mas memso assim PARABÉNS pelo serviço no jeep, pois um Willys que trabalha tanto assim é RARO de ver.
Abraçones
Ralado
Elmer_Jeep
13/01/2009, 18:40
Ralado, eu ja imaginava que alguém ia tocar nesse assunto, mas deixa eu esclarecer um pouco mais, o Willys era meu e usava eixos de rural com rodas 15x10 -44 portanto estava beeem mais largo que um cj original, talvez até mais que o engesa...
Vc sabe me dizer qual o wms (largura entre rodas) do engesa ?
[]'s
guilhermeabreu
14/01/2009, 01:09
ELMER
O que gostei mais na sua suspensão , foi vc esconder a roda dianteira direita na 3ª foto , e depois aparece ele andando com as 4 rodas , VC BOTOU A RODA DIANTEIRA DIREITA NO BOLSO OU NA MANGA DA CAMISA ????????????HAAHAHAHAHA .
Brincadeira amigo , mas na 3ª foto não visualizei a roda dianteira direita .
Eu ja sabia que vc é craque mesmo nas coisas que faz , parabens .
ABRAÇÃO
Elmer_Jeep
14/01/2009, 11:11
ELMER
O que gostei mais na sua suspensão , foi vc esconder a roda dianteira direita na 3ª foto , e depois aparece ele andando com as 4 rodas , VC BOTOU A RODA DIANTEIRA DIREITA NO BOLSO OU NA MANGA DA CAMISA ????????????HAAHAHAHAHA .
Brincadeira amigo , mas na 3ª foto não visualizei a roda dianteira direita .
Eu ja sabia que vc é craque mesmo nas coisas que faz , parabens .
ABRAÇÃO
Também gostei muito dessa foto, se olhar bem vai ver que a dianteira direita estava no chão logo após o degrau. :mrgreen:
[]'s
Photoshop faz milagres...... :mrgreen:
Elmer_Jeep
14/01/2009, 13:49
Photoshop faz milagres...... :mrgreen:
Porque o Sr não escreve algo relevante e que contribua para o conteúdo do tópico ao invés de ficar postando só pra aumentar o numero de mensagens no ranking ?
brincadeirinha pessoal :mrgreen:
Caveso, depois da uma olhada nesse topico aqui ó: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=50302
Desculpem o offtopic :pipoca:
Ralado/SP
14/01/2009, 16:51
Elmer,
ssim que der eu vejo a medida da bitola do eixo de engesa.. enquanto isso passa uma dicas e sugestões prar melhorarmos a susp. pois se o Willys fez tudo isso imagine oq não poderemos fazer de engesa...
Abraçones
Ralado
Elmer_Jeep
14/01/2009, 18:05
Elmer,
ssim que der eu vejo a medida da bitola do eixo de engesa.. enquanto isso passa uma dicas e sugestões prar melhorarmos a susp. pois se o Willys fez tudo isso imagine oq não poderemos fazer de engesa...
Abraçones
Ralado
Essa vou ficar sem rsponder porque não gosto da suspensão 2links utilizada neles e no troller.
[]'s
Ralado/SP
14/01/2009, 18:46
Elmer,
Então vc curte susp. 4link?!?!? Menino de bom gosto.... manda umas "fótins" desse tipo de serviço, que vc tenha feito pra matar a galera de inveja ou de comichão em fazer o serviço.
Agora eu sei pq que o diabo do Willys das fotos é tão "gnorante".
Pões umas "fotins", mesmo que poucas desse mesmo carro.
Abraçones e PARABÉNS pelo serviço de alto padrão
Ralado
Elmer_Jeep
14/01/2009, 19:11
Elmer,
Então vc curte susp. 4link?!?!?
Ralado
Não :mrgreen:
[]'s
paje_tapuya
14/01/2009, 23:02
Não :mrgreen:
[]'s
Abre o jogo, se vc registrar a patente ninguem vai deichar de pagar seus royalites... rsrsrsrs
Elmer,
Então vc curte susp. 4link?!?!?
Ralado,
O elmer gosta mesmo é de feixe de mola...... suspa boa não é com ele! :mrgreen:
Elmer_Jeep
15/01/2009, 10:32
Ralado,
O elmer gosta mesmo é de feixe de mola...... suspa boa não é com ele! :mrgreen:
Pois é, sou da moda antiga, Spoa + Jumelos revolver, é isso que tem ali em baixo do CJ das fotos. :concordo:
Sou aquele amante à moda antiga.........
Cara, dei uma passada de olho no tópico e deixei um comentário só pra ser notificado e acompanhá-lo.
Mas é lamentável saber o nivel de mimimi das pessoas.
Parece que foram criados em apartamentos a leite tipo B..... vão ser mimados assim lá na pqp!
Ralado/SP
15/01/2009, 17:45
Elmer,
Caracas, se abre tudo aquilo no feixe de mola... PARABÉNS novamente!!!!
Vc sabe me falar quanto de trabalho essa suspensão tem??? Como não entendo muito de referências e medidas técnicas, vou explicar como é que eu faço. Com o carro parado, meço a altura do centro do eixo dianteiro e traseiro em relação ao solo e à caixa de paralama, esse é o Zero relativo do tal carro. Exemplo: 40cm do solo e 1,30 dianteiro de tocar no fundo da caixa de paralama (D= 0,40x1,30) e 40cm por 1,20 a traseira (T= 0,40x1,20).
Depois coloco o macaco em um dos lados do eixo dianteiro ou subo em uma rampa ( apenas com um dos lados do carro ) até o limite ( perto de tombar lateralmete ) e meço novamente, só que agora tem que medir ambos os lados, que costumam ser bem próximos.
Se ainda tiver paciência repetir o último passo, com o macaco no eixo traseiro ou entrando de ré na rampa.
Já vi gente que fala pra fezer isso pra medir amortecedor.
Desculpe a amolação, mas estou montando um brinquedinho e gostaria de ter essa "flexibilidade" toda.
Abraçones
Ralado
paje_tapuya
16/01/2009, 17:44
Pois é, sou da moda antiga, Spoa + Jumelos revolver, é isso que tem ali em baixo do CJ das fotos. :concordo:
Dá p fazer isso na suspensão de um c-15?
Elmer_Jeep
16/01/2009, 17:49
Dá p fazer isso na suspensão de um c-15?
sim :mrgreen:
se a suspensão for de feixes e se vc nao carregar muito peso.
[]'s
André Pereira
20/01/2009, 09:07
Pessoal,
o que é uma "suspensão 4 links"?
obrigado,
André
Ralado/SP
20/01/2009, 18:36
André,
de uma maneira bem superficial, pois me falta conhecimento técnico, trata-se de "4 braços" segurando o eixo no seu lugar pra que ele nunca saia do alinhamento, tanto pra trás, quanto para os lados e role no próprio eixo.
Os engesas, falam que é 2 links, por conta dos dois braços da suspensão que seguram o eixo, mas eu acho que são 3 links pois a pan-hard está lá pra alinhar o eixo ao chassi e os braços seguram o eixo pra não rotacionar no próprio eixo e evitar que venha pra trás ou pra frente.
Espero que isso o ajude até que outros mais conhecdores possam te ajudar, assim eu aproveito pra enteder menlhor o assunto.
Abraçones
Ralado
PS: repare na suspensão dos jipes de Rock-crawlin, pois muitos deles utilizam 4 links ou mexe na página da Spider 4x4