Conectar

Ver Versão Completa : Asfalto molhado X 4X4 High engatada

Raposo
07/01/2009, 14:52
Amigos foristas. Vou todos os dias para o trabalho na viatura. Tem um trecho por onde passo (Estrada Grajaú-Jacarepaguá) de subida e descida íngreme, tipo uma serra. Quando o tempo está chuvoso como agora, a pista fica muito escorregadia, inclusive, com alguns acidentes. Então, como sou inexperiente em camionete traçada, pergunto: o que proporciona mais segurança em pistas desta natureza, 4X2 ou 4X4 alta engatada? :pensativo:
Abraços.

RodrigoSL
07/01/2009, 15:03
Sem dúvida 4x4.

LEONARDORAZO
07/01/2009, 15:17
Raposo, tô sempre passando por ali.... e na chuva, só na 4x4 hi sem dúvida
A ranger fica mais estável e "grudada" no asfalto.
Um abraço

Raposo
07/01/2009, 15:23
Valeu mesmo pelas dicas. Outro dia levei o maior susto quando reduzi de quarta para terceira na subida e a Natasha começou a dançar. Ainda bem que consegui corrigir sem bater na mureta e não haviam carros por perto.
Abraços.

Pequeno jr
07/01/2009, 15:27
Raposo .. sem duvidas .. engate a 4x4hi.

Vai aparecer uma senhora briga aqui dizendo q teria q ter diferencial central para não ter problema e outras coisas mais ... mas lhe digo .. quase 5 anos com a Ranger .. mais de 330.000km/rodados com tudo original e em chuvas fortes SEMPRE engato a Hi e soco a bota e NUNCA tive problema algum em cambio, caixa ou seja lá o que for da tração.

Pode ser q qdo for fazer a manutenção dela q vai ocorrer em alguns meses tenha alguma surpresa, pois irei desmontar tudo, suspensão, caixa e motor. Mas para um carro q uso no dia-a-dia, viagens, trilhas, expedições e etc ... ja valeu o custo pelo o uso.

samukanvas
07/01/2009, 15:28
Teoricamente é o contrário... O 4x2 funciona melhor que o 4x4 convencional porque a ranger, por ex, não tem diferencial central. A divisão da força do motor é 50/50. Me corrija se estiver errado.

Reduza em giro mais baixo que o freio motor agirá com menos forçca. Nessas situações de pista molhada, antes da redução, é bom usar um pouco o freio pra entrar numa velocidade segura para redução.

abs

Pequeno jr
07/01/2009, 15:41
Teoricamente é o contrário... O 4x2 funciona melhor que o 4x4 convencional porque a ranger, por ex, não tem diferencial central. A divisão da força do motor é 50/50. Me corrija se estiver errado.

Reduza em giro mais baixo que o freio motor agirá com menos forçca. Nessas situações de pista molhada, antes da redução, é bom usar um pouco o freio pra entrar numa velocidade segura para redução.

abs

Samuka .. em teoria vc esta certissimo ... mas não se sei é possivel vc fazer esse teste ai seja Ranger ou sei lá q pick-up for .. a bixa vira outra, a dirigibilidade dela melhora d+++

No inicio, pensava .. vou baixar a velocidade e ficar em 4x2 .. so q toda retomada ao entrar a turbina, a bixa escapa ... dai foi qdo pensei em usar o 4x4hi e nunca mais parei.

samukanvas
07/01/2009, 15:50
A situação mais vantajosa de estar com o 4x4 hi na chuva, na minha opinião, é a a redução. Vc estará colocando peso e redução no eixo que estará com mais aderência no momento e terá maior poder de frenagem (dianteiro).

Eu penso que sem ct com "diferencial aberto" o carro estará sempre tentando compensar sua trajetória ideal (reto) de alguma forma e se ela canta pneu no asfalto com o 4x4hi ligado, "cantará" na chuva. Destracionar é perder tração (redundante?:mrgreen:). Se vc perde tração durante uma curva pela compensação do diferencial estará perdendo estabilidade em relação a um veículo não "bloqueado" de ct, deu pra entender essa zona? :oops:

Eu me sinto melhor guiando um carro em 4x2 na chuva. Consigo ter mais controle assim que em 4x4. Pra mim a tendência é muito forte de "saída pela tangência (Escapa de dianteira)" nas retomadas e no apex (Apontando para a curva/tangência e segurando o giro antes de retomar como na própria retomada) da curva quando em 4x4hi

Mas é tudo questão de convívio. Uns se dão bem com o 4x4 ligado e outros não. Dirigir é uma coisa muito particular.

Abs

alexmar
07/01/2009, 20:18
No último domingo enfrentei uma chuva que nunca tinha visto antes, varios carros ecostando, dai tracei a SEL e ela ficou toda firme. Até concordo que corre algum risco de atalhar em curvas fechadas, más curvas normais nunca percebi nada.

SergioPB
07/01/2009, 21:36
Rodo muito na Avenida Brasil e quando chove forte é um "Deus nos acuda".
A minha V6 fica destracionando quando a pista está inundada.
Sempre ligo a 4x4hi nessas condições. A coisa muda totalmente. Ela fica grudada.

Abraços!

Ricardo Franklin
07/01/2009, 22:17
Rodo muito na Avenida Brasil e quando chove forte é um "Deus nos acuda".
A minha V6 fica destracionando quando a pista está inundada.
Sempre ligo a 4x4hi nessas condições. A coisa muda totalmente. Ela fica grudada.

Abraços!

Sergio eu percebo a mesma coisa com minha ranger V6 tambem!! e so tracionar que parece que fica muito mais seguro!! Não desta teoria toda que escreveram ai em cima mas na pratica tracionada no hi nao patina men a pau!!

abraco

duardobruno
08/01/2009, 09:17
:pipoca:Galera, eu ligo tb em chuva forte, apesar de saber das teorias do diferencial central pirim e pororom, mas teorias a parte, eu penso assim:
Não é toda chuva que eu ligo, é CHUVA FORTE, carro deslizando, então acredito que não diminua a vida útil do meu 4x4 tanto assim. Afinal, não chove o ano todo.

Abraço:concordo:

Pequeno jr
08/01/2009, 09:44
:pipoca:Galera, eu ligo tb em chuva forte, apesar de saber das teorias do diferencial central pirim e pororom, mas teorias a parte, eu penso assim:
Não é toda chuva que eu ligo, é CHUVA FORTE, carro deslizando, então acredito que não diminua a vida útil do meu 4x4 tanto assim. Afinal, não chove o ano todo.

Abraço:concordo:

Fala mlk doido .. tdo de boa???

Bixo .. se isso diminui ou não ... sei lá .. como as vezes na chuva bate o espirito do senhor volante, seja a chuva q for eu ligo a Hi e sento a bota.

lucasam
08/01/2009, 12:50
Minha opinião é a seguinte:
Dirigir com carro 4x2 e 4x4 é completamente diferente:
Se for traçar o carro em chuvas tem que estar consciente do que muda na dirigibilidade do carro.

* Em retas em geral como a tração fica dividida nas 4 rodas a tendencia de qualquer uma delas deslizar por problemas de aderencia é menor. É como andar com o carro com baixo giro, baixo torque nas rodas, não patina.
* Em curvas é que eu acho a grande diferença. Como as rodas da frente possuem força no 4x4 as rodas dianteiras "puxam" o carro para dentro da pista em uma curva. O sentimento que eu tenho é que o carro está andando "sobre trilhos".
O que muda na dirigibilidade nesse caso é que, em um cenário onde o carro está com a traseira instavel em uma curva (maioria dos cenarios sem carga) o melhor procedimento é acelerar o carro para as rodas dianteiras puxarem o carro para dentro e não tirar o pé como é o procedimento em 4x2.
Eu não ligo o 4x4 em chuvas porque eu reduzo muito a velocidade nesse cenário e não me exponho, mas nos poucos casos onde tenho que andar mais pesado em chuva forte vou de 4x4.

Claro que as mesmas caracteristicas valem para estrada de terra seca ou molhada

Edintruder
08/01/2009, 13:10
Mesmo em asfalto seco, 4x4hi tem mais estabilidade. Se não tivesse, não teriam carros esportivos com 4x4 integral.
Em relação ao diferencial central, com o acréscimo de velocidade, o atrito com o solo diminui consideravelmente, o que compensa nas curvas sem gerar esforço na transmissão, isso já a 60km/h.
Em 4x2 a Ranger sai de traseira, derrapa mesmo, em 4x4 ela emparelha e até chegar ao ponto de sair de dianteira tem que puxar muito para ocorrer a tendência apenas. Eu nunca consegui derrapar a dianteira em 4x4. Sai parelha, bastando aliviar o acelerador que segura de novo, se fizer em 4x2 a traseira foge do eixo!

Chuva + estrada = 4x4hi sempre!

samukanvas
08/01/2009, 13:14
Vou propor um teste pro pessoal das picapes fazer e acrescentar mais coisas a esse tópico.

Primeiro precisa ser feito um medidor de gravidade/força g.

Uma simples forma de fazer é:

Material:
- 12 latas de cerveja;
- uns 30cm de linha de costura ou nylon de pesca;
- uma pedra pequena;
- cooler grande (sem duplo sentido);
- 5mts de extensão;
- 1 sockete de lâmpadas;
- 1 cartão da sua operadora de 50 reais;
- 100gr de Sal;
- 1 amigo;
- Conecção com internet;
- 2 sacos de gelo e
- 1 Lâmpada de 60w.

Confeccionando:

Primeiro vc coloca a extensão na tomada e liga o sockete com a lâmpada nele (caso faça a noite). De dia o material é indispensável. Depois pegue os 30cm de linha e amarre na ponta dela a pedra. Amarre a outra ponta da linha no retrovisor do vidro dianteiro do seu carro. Volte e pegue o cooler e coloque as latinhas dentro e logo em seguida o gelo. Por cima de tudo coloque o sal e depois tampe o cooler.

Testando:

Vá para uma rotatória grande, plana e com área de escape (aquelas que parecem retorno não serve) em dia de chuva. Use uma marcha que deixe o giro baixo (3ª por ex) e comece a dar voltas acelerando gradualmente até atingir o limite de aderência da picape. Não é pra fazer isso em 1/2 volta, ok? Precisa ir devagar até ela destracionar ou poderá ter problemas... Não afunde o pé no acelerador e nem freie. Vá aumentando a velocidade progressivamente e suavemente. Quando sentir que a picape não está mais na mão, tire de leve o pé e mantenha no limite da aderência. Seu amigo deverá estar no meio do banco de trás medindo a inclinação da pedra. Não vale medir picos, somente quando a pedra estiver "estável". Faça isso em 4x4 e 4x2. Compare oas medições. Quem estiver mais inclinado vence!!! Uhuuuu!!! :mrgreen:

Durante a volta, vá ligando para seus amigos para contar o resultado. O cartão de 50 reais deverá dar. Não fique pendurado com um só o tempo todo.

Ao chegar em casa a cerveja deverá estar estupidamente gelada trincando os dentes. Agora abra as latas e tome o conteúdo.

Depois disso tudo, se não tiver batido a picape nem estiver bêbado, poste como foi sua experiência no fórum!!! :mrgreen:

Acho que assim a gente sai do campo teórico e vai pro prático, certo?

"Na mão" pra mim tá sendo a sensação de direção firme que o 4x4 deixa. Em 4x2 fica muito leve e podem achar que é falta de aderência.

Abs

Raposo
08/01/2009, 14:05
Então, vamos lá! Depois de ler atentamente todos os posts cheguei a seguinte conclusão: vou ter que esperar chover novamente para experimentar subir e descer a serra em 4X4 H, porque em 4X2 eu já desço e agora está um sol de rachar aqui no Rio. Enquanto não chove vou fazer o teste do Samuka... só a última parte, aquela das latinhas (deu uma sede...) :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Abraços.

RGamaJr_4x4
08/01/2009, 14:56
Debaixo de chuva muito forte tb uso 4x4 Hi, às vezes, qdo não prefiro diminuir a tocada.
Porém, fico com receio de estar acelerando o desgaste dos componentes do 4x4 pq meus 2 pneus traseiros são bem mais novos que o dianteiros, sendo que o dianteiro direito está visivelmente mais gasto que o esquerdo devido a ter andado um tempo desalinhado.
Diante dessa diferença na medida dos cascos faz sentido essa preocupação com desgastes?

Abraço a todos

Robram
08/01/2009, 16:14
Samukanvas,

Entendi plenamente oq vc escreveu, apesar de nao ser Fisico ou Engenheiro. (hehehehe)

Tambem uso a traçao na chuva, e diminuindo a velocidade.

Mas acredito q a questao levantada aqui, é q o veiculo em questao esta sendo usado em terreno com falta de aderencia (asfaldo molhado), oque faria jus ao uso da traçao, msm sem bloqueio central.

Pois qdo ocorre muita chuva e ocorrem poças, que facilitam a aquaplanagem, ha um diferencial muito grande em flutuar e estar tracionando (eixo dianteiro).

samukanvas
08/01/2009, 22:15
Samukanvas,

Entendi plenamente oq vc escreveu, apesar de nao ser Fisico ou Engenheiro. (hehehehe)

Tambem uso a traçao na chuva, e diminuindo a velocidade.

Mas acredito q a questao levantada aqui, é q o veiculo em questao esta sendo usado em terreno com falta de aderencia (asfaldo molhado), oque faria jus ao uso da traçao, msm sem bloqueio central.

Pois qdo ocorre muita chuva e ocorrem poças, que facilitam a aquaplanagem, ha um diferencial muito grande em flutuar e estar tracionando (eixo dianteiro).

Robson, vc tocou num ponto interessante: Aquaplanagem x 4x4hi.

Nesse momento (Aquaplanando) acredito que esteja certo pela metade. Se o carro aquaplanar como um todo não haverá tração que segure ele no asfalto, entende? Se aquaplanar de um lado apenas, tração na dianteira fará diferença. Por isso o "certo pela metade" :mrgreen:

A situação que estou falando desde o início é asfalto molhado. É sim um piso com menos tração que asfalto seco, mas com muito mais tração que terra seca ou molhada. Muito mesmo... Ainda mais se o carro estiver equipado com pneus bons.

Abs

Editando:
Tirando isso, a grande razão porque acho que o pessoal sente segurança ao dirigir na chuva com o 4x4hi seria o peso no volante. Com o 4x4hi o peso no volante aumenta muito e isso transmite segurança. Seria como a direção hidráulica progressiva dos esportivos ou amortecedor de direção com mais carga para jipes. O fato da direção ficar mais leva, na chuva, pela diminuição do atrito, faz com que sinta mais insegurança. Saber se está escorregando ou não já são outros 500...

Eu não estou querendo dizer que estou certo. Dirigir é uma coisa muito particular e tb já disse que eu me sinto melhor dirigindo em 4x2 na chuva. Gostaria que outros testassem pra ver tb se faz diferença andar em 4x2 como eu acho e tirar um pouco desse estigma da maioria.

Edintruder
08/01/2009, 23:09
Tanto faz se está molhado ou seco.

Vou tentar fazer isso na areia da praia, bem lisa e firme. O problema é ter algum cinegrafista para registrar o momento de dentro da picape e filmar a inclinação da minha figa que fica pendurada no espelho.

Tem uma curva aqui na estrada que se eu faço a 100km/h em 4x2 canta pneus, em 4x4 hi faz pianinha.

Walter L. L. Casitta
08/01/2009, 23:52
Com 11 anos de 4x4 tenho convicção de que acima de 60Km/h em qualquer piso seco não tem mais aderência suficiente pra comprometer a tração. A estabilidade melhora muito e consumo piora um pouco.

O único inconveniente é que sempre que faço isso esqueço de voltar pra 4x2 de pois que a velocidade baixa e aí então no piso firme é "pobrema":mrgreen:

samukanvas
09/01/2009, 01:04
Tanto faz se está molhado ou seco.

Vou tentar fazer isso na areia da praia, bem lisa e firme. O problema é ter algum cinegrafista para registrar o momento de dentro da picape e filmar a inclinação da minha figa que fica pendurada no espelho.

Tem uma curva aqui na estrada que se eu faço a 100km/h em 4x2 canta pneus, em 4x4 hi faz pianinha.

O teste deve ser feito no piso onde ocorre o problema e em abiente controlado.

No piso "areia" seu carro terá muito menos tração que no asfalto molhado. Então não será um teste fiel ao acontecimento relatado no título do tópico: "Asfalto molhado x 4x4 high engatada".

A areia, por ter menos tração, compensará facilmente a diferença de rotação das rodas internas à curva e externas a mesma com 4x4hi. É a mesma situação de andar em chão batido ou lama.

Sobre o ambiente controlado, a rotatória é fundamental para que vc consiga repetir o teste em 4x4 e em 4x2 em um lugar que terá as mesmas condições e velocidade. Não adianta testar o 4x4 num lugar e o 4x2 em outro porque são lugares diferentes. Lugares diferentes proporcionam condições de velocidade, piso, aderência, graus de curva etc... diferentes.

samukanvas
09/01/2009, 01:21
Com 11 anos de 4x4 tenho convicção de que acima de 60Km/h em qualquer piso seco não tem mais aderência suficiente pra comprometer a tração. A estabilidade melhora muito e consumo piora um pouco.

O único inconveniente é que sempre que faço isso esqueço de voltar pra 4x2 de pois que a velocidade baixa e aí então no piso firme é "pobrema":mrgreen:

Walter,

Estamos tentando sair do campo "acho" pro fato. Seus 11 anos de 4x4 são importantes para vc, eu sei, mas não desmereça nenhum forista que esteja interessado em aprender mais e conhecer o outro lado. Se formos contar os anos de experiência nós dois sairemos perdendo nesse fórum. Tem gente com 4x4 a muito mais tempo que nós dois juntos (Eu mesmo tenho mais tempo de 4x4 que vc). E, na boa, esse é um papo de pessoas que ainda não atingiram a maturidade. O que não condiz com a gente.

Eu tenho bastante experiência em automobilismo, teste de pneus, freios, capacete etc e não preciso disso pra tentar provar alguma coisa porque então eu, além de estar influenciando o tópico, estaria indo pro campo do "acho". Como pode comprovar no tópico eu só fui falar isso agora somente porque não achei legal sua atitude.

O mais interessante do seu post foi o: "tenho convicção de que acima de 60Km/h em qualquer piso seco não tem mais aderência suficiente pra comprometer a tração". Gostaria que traduzisse o que quis dizer com essa frase, porque o que eu entendi contraria leis da física.

O que eu entendi é que acima de 60 a compensação do diferencial não seria importante porque não há aderência suficiente para comprometer o desempenho do carro em curvas no asfalto seco e em 4x4hi. Se for isso vc está se contradizendo tb.

Porque não ajuda o tópico fazendo um teste como o que propus? Esse tópico poderá ser o fim da discussão entre o melhor sistema pra asfalto molhado. Então vamos gastar nossa energia apenas bolando testes e pesquisando sobre o assunto.

:concordo:

SergioPB
09/01/2009, 01:45
Samukanvas,

Comecei a entender a tua explicação. E lembrei-me de um artigo do Bob Sharp: http://www2.uol.com.br/bestcars/ct2/freio-motor.htm
Ele explica claramente esse fenômeno que atordoa à todos nós.

Deem uma lida.

Abraços!

FlavioLouveira
09/01/2009, 09:08
Editando:
Tirando isso, a grande razão porque acho que o pessoal sente segurança ao dirigir na chuva com o 4x4hi seria o peso no volante. Com o 4x4hi o peso no volante aumenta muito e isso transmite segurança. Seria como a direção hidráulica progressiva dos esportivos ou amortecedor de direção com mais carga para jipes. O fato da direção ficar mais leva, na chuva, pela diminuição do atrito, faz com que sinta mais insegurança. Saber se está escorregando ou não já são outros 500...

Eu não estou querendo dizer que estou certo. Dirigir é uma coisa muito particular e tb já disse que eu me sinto melhor dirigindo em 4x2 na chuva. Gostaria que outros testassem pra ver tb se faz diferença andar em 4x2 como eu acho e tirar um pouco desse estigma da maioria.

Puts, logo no começo do topico eu ia postar isso que vc falou...tbem acho que esse peso no volante represente muito o que o pessoal sente como segurança, carro na mão, etc...

A não ser em paralelepipedos molhados como alguem aqui falou, ai sim, um terreno sem tração, não vejo vantagem no 4x4 hi em pista molhada...

eu ja usei por uns 100 km 4x4 hi, na regis, com uma PUTS tempestade que estava cobrindo a pista com agua... bem diferente da situação que o pessoal esta comentando aqui....

ps. nesse teste ai que vcs estao combinando, eu posso ficar tomando conta do isopor com a cerveja ok?:mrgreen:

Walter L. L. Casitta
09/01/2009, 12:00
Walter,

Estamos tentando sair do campo "acho" pro fato. Seus 11 anos de 4x4 são importantes para vc, eu sei, mas não desmereça nenhum forista que esteja interessado em aprender mais e conhecer o outro lado. Se formos contar os anos de experiência nós dois sairemos perdendo nesse fórum. Tem gente com 4x4 a muito mais tempo que nós dois juntos (Eu mesmo tenho mais tempo de 4x4 que vc). E, na boa, esse é um papo de pessoas que ainda não atingiram a maturidade. O que não condiz com a gente.

Eu tenho bastante experiência em automobilismo, teste de pneus, freios, capacete etc e não preciso disso pra tentar provar alguma coisa porque então eu, além de estar influenciando o tópico, estaria indo pro campo do "acho". Como pode comprovar no tópico eu só fui falar isso agora somente porque não achei legal sua atitude.

O mais interessante do seu post foi o: "tenho convicção de que acima de 60Km/h em qualquer piso seco não tem mais aderência suficiente pra comprometer a tração". Gostaria que traduzisse o que quis dizer com essa frase, porque o que eu entendi contraria leis da física.

O que eu entendi é que acima de 60 a compensação do diferencial não seria importante porque não há aderência suficiente para comprometer o desempenho do carro em curvas no asfalto seco e em 4x4hi. Se for isso vc está se contradizendo tb.

Porque não ajuda o tópico fazendo um teste como o que propus? Esse tópico poderá ser o fim da discussão entre o melhor sistema pra asfalto molhado. Então vamos gastar nossa energia apenas bolando testes e pesquisando sobre o assunto.

samukanvas,

Só quero deixar a minha opinião sobre o assunto e não vou discutir isso de novo.

Edintruder
09/01/2009, 12:48
Samukanvas, as variantes:
Tipos de pneus, tipo de asfalto, lâmina d'água do "molhado", vento, altura, condições dos amortecedores e peças da suspenção, peso do combustível, sentido de giro...

No meu caso uso pneus Mud que aderem melhor em areia firme que no asfalto molhado. Se fizer a comparação no mesmo veículo e no mesmo terreno, não terá diferença nenhuma do resultado.

Assim como afirmas que 4x4 prejudica a estabilidade em curvas, tenho a cetrteza que prejudica menos que diferencial bloqueado ou com LSD 75%.

Com diferencial com LSD, acima de 80km/h duvido que a diferença de torque que o piso oferece no pneu traseiro interno em curvas seja suficiente para fazer o LSD deslizar, deixando toda a tração e segurança em uma única roda, o que não ocorre com diferenciais abertos e muito menos em 4x4 com diferencial traseiro aberto que ocorre exatamente a mesmo coisa que se andar com diferencial traseiro com LSD, a única diferença é que a dianteira tem o efeito de puxar, gerando tração direcional o que melhora muito a estabilidade.

Assim como 4x4 é melhor que 4x2 em curvas, tração dianteira também é melhor que tração traseira em curvas.

Robram
09/01/2009, 12:49
Samukanvas,

Quando meus pneus ATR eram novos, eu sentia oq vc diz: mais segurança em 4x2.

Hoje estao com meia vida, e tenho sentido a camionete sair de frente nas curvas com muita agua.

Entao na pratica tenho a impressao de estar mais seguro com o 4x4.

Nessa discussao toda, temos 2 verdades

Que em 4x4hi (em veiculos sem diferencial central) na chuva se tem a impressao de mais segurança.

E que a fisica diz o contrario...

Raposo
09/01/2009, 14:51
Pessoal, os posts estão bem interessantes; eu como sou calouro em 4X4 estou aprendendo bastante.
No intuito de subsidiar mais o tópico, deixa eu recapitular: a serra Grajaú-Jacarepaguá é um trecho sinuoso no Rio de Janeiro, com asfalto remendado (perigoso até, outro dia um ônibus tombou por cima de um carro), cheio de curvas fechadas, abertas com metade subida forte e descida idem. Quando chove esta estrada fica muito perigosa. Meu procedimento até então, tanto no seco como no molhado, é frear leve um pouco antes da curva e entrar acelerando (pé leve também); notei que otimiza muito a estabilidade da Natasha. Confesso que até hoje nunca usei a tração na serra, razão pela qual criei o tópico. A única vez que derrapei na pista foi na subida, quando reduzi de 4ª para 3ª e acelerei (acho que demais). Daí me veio a dúvida se utilizando a tração não seria mais seguro.
Abraços.

samukanvas
09/01/2009, 15:06
Samukanvas, as variantes:
Tipos de pneus, tipo de asfalto, lâmina d'água do "molhado", vento, altura, condições dos amortecedores e peças da suspenção, peso do combustível, sentido de giro...

Nada disso acontecerá com intensidade suficiente para prejudicar o teste da rotatória, certo? Ainda mais porque o teste será feito em menos de 15min e a velocidade não será alta.

No meu caso uso pneus Mud que aderem melhor em areia firme que no asfalto molhado. Se fizer a comparação no mesmo veículo e no mesmo terreno, não terá diferença nenhuma do resultado.

O teste deverá ser feito no piso problemático. Não precisa ser feito em outro piso que não o relacionado pelo tópico, mesmo tendo o pneu mais tração em outro piso ou não. E areia muda. No segundo giro a camada superficial já se soltou e estará andando sobre areia fofa.

Os resultados virão de qualquer forma no asfalto molhado porque o teste é apenas para saber qual tração é melhor no piso asfalto molhado. Se seu carro tem menos tração nesse piso porque usa pneus mud não tem problema, porque vc estará testando com o pneu mud. Quem tem pneu on-road terá mais estabilidade que vc tanto no seco quanto no molhado e ainda assim estará obtendo resultados do teste. Quem tem pneu careca terá menos estabilidade que vc e ainda assim terá diferença com e sem tração.

Entenda que o que está sendo testado é a estabilidade com tração ou sem tração e não o tipo de composto, forma, tamanho etc... do pneu.

Assim como afirmas que 4x4 prejudica a estabilidade em curvas, tenho a cetrteza que prejudica menos que diferencial bloqueado ou com LSD 75%.

Esse tal de lsd 75%.... Faça um outro teste: Levante uma roda traseira do teu carro (Em 4x2) e meça com torquímetro o quanto de força precisa pra girar a roda. Depois vc vai ver que não chega nem perto de 50%...

A tração com diferencial central blocado se comporta totalmente diferente de um carro com LSD. Não compreendi essa relação que colocou de traçado x lsd. Um terá tração nas 4 e o outro só traseira... Um terá problemas em compensar a diferença entre 4 rodas na curva o outro somente entre 2.

Com diferencial com LSD, acima de 80km/h duvido que a diferença de torque que o piso oferece no pneu traseiro interno em curvas seja suficiente para fazer o LSD deslizar, deixando toda a tração e segurança em uma única roda, o que não ocorre com diferenciais abertos e muito menos em 4x4 com diferencial traseiro aberto que ocorre exatamente a mesmo coisa que se andar com diferencial traseiro com LSD, a única diferença é que a dianteira tem o efeito de puxar, gerando tração direcional o que melhora muito a estabilidade.

Não duvide, não ache... Teste! A dianteira não puxa frente pra lugar algum!! Entenda isso. As transferências de peso fazem exatamente o contrário do que acha com a tração dianteira. É por isso que carros de arrancada tem a frente socada no chão - Transferência de peso...

Assim como 4x4 é melhor que 4x2 em curvas, tração dianteira também é melhor que tração traseira em curvas.

4x4 é melhor que 4x2 em curvas quando o veículo é um subaru, por ex. E mesmo assim, existem vantagens que um 4x2 terá em cima de um 4x4 nas curvas. Depende do piso e modo de guiar.

Tração dianteira é melhor que tração traseira em curvas? Explique isso em miúdos para que possamos entender. Em que situação?

A única vantagem da tração dianteira para a traseira, na minha visão, é que a tração dianteira é mais fácil de controlar para um motorista comum.

Entrou na curva rápido, sai de frente.... O motorista tira o pé (Reflexo de qualquer motorista) e o carro volta pra mão. Tá no meio da curva e soca o pé, o que acontece? A roda que está por dentro da curva destraciona, o peso do carro é jogado pra trás e começa a sair de frente. Saiu de frente o que o motorista faz? Tira o pé.... e assim por diante....

Na tração traseira vc tem que ser mais experiente e frio pra guiar. Contraesterço é palavra de ordem junto com muita sensibilidade no acelerador. Entrou na curva e se perdeu? Contra esterço, freio e acelerador... Saiu da curva rápido de mais? Traseira saindo, contra esterço e pé no acelerador... O que o motorista comum faz? Tira o pé... tirou o pé, roda.

Já a diferença de estabilidade entre os dois é uma coisa impossível de medir, já que não temos carros iguais com tração traseira e dianteira para testes. Mas acredito que pela distribuição de peso estático e durante a curva (Dive, body roll etc...) o carro com tração traseira tem tudo pra ser melhor. Basta saber usar a ferramenta.

samukanvas
09/01/2009, 15:08
Samukanvas,

Quando meus pneus ATR eram novos, eu sentia oq vc diz: mais segurança em 4x2.

Robson,

Eu suponho que os amigos estejam usando pneus em condições boas pelo menos (Não precisa ser 0km). Na chuva com pneu ruim não tem piloto que segure a picape numa escorregada :concordo:

Abs

samukanvas
09/01/2009, 15:18
Pessoal, os posts estão bem interessantes; eu como sou calouro em 4X4 estou aprendendo bastante.
No intuito de subsidiar mais o tópico, deixa eu recapitular: a serra Grajaú-Jacarepaguá é um trecho sinuoso no Rio de Janeiro, com asfalto remendado (perigoso até, outro dia um ônibus tombou por cima de um carro), cheio de curvas fechadas, abertas com metade subida forte e descida idem. Quando chove esta estrada fica muito perigosa. Meu procedimento até então, tanto no seco como no molhado, é frear leve um pouco antes da curva e entrar acelerando (pé leve também); notei que otimiza muito a estabilidade da Natasha. Confesso que até hoje nunca usei a tração na serra, razão pela qual criei o tópico. A única vez que derrapei na pista foi na subida, quando reduzi de 4ª para 3ª e acelerei (acho que demais). Daí me veio a dúvida se utilizando a tração não seria mais seguro.
Abraços.

Raposo,

Minha sugestão é: teste! Veja o que acha melhor. Mas quando for fazer isso, faça em local seguro para vc e pros outros. Vc que anda muito pela grajaú (E diga-se de passagem, um local cheio de óleo e muito perigoso) pode dar uma chegada na barra, no estacionamento onde fica o kartódromo no via parque. Lá é um lugar bom pra testar e sem nenhum movimento. Dá pra fazer curvas com raio grande com bastante área de escape.

Liga a tração e vá brincar por lá.:concordo:

Abs

Raposo
09/01/2009, 15:25
Raposo,

Minha sugestão é: teste! Veja o que acha melhor. Mas quando for fazer isso, faça em local seguro para vc e pros outros. Vc que anda muito pela grajaú (E diga-se de passagem, um local cheio de óleo e muito perigoso) pode dar uma chegada na barra, no estacionamento onde fica o kartódromo no via parque. Lá é um lugar bom pra testar e sem nenhum movimento. Dá pra fazer curvas com raio grande com bastante área de escape.

Liga a tração e vá brincar por lá.:concordo:

Abs
Valeu, Samukanvas!
Vou fazer isso mesmo. Só que, como você sabe, parou de chover (ainda bem) estou aguardando.
Abraços.

dudas_308w
09/01/2009, 17:03
tava ausente nesse topico.. vi que ele estava sempre por cima, mas nao dei muita bola... agora to vendo que estava quente..rs.rs.rs..

Bom, minha impressao sobre o assunto é o seguinte:
a melhor saida é o bloqueio tipo Kaiser, ou o LSD. Entendo que eles resolveriam o problema de perda de tração, e a eventual saida de traseira poderia ser corrigida pelo volante, até instintivamente.

sds

Pequeno jr
09/01/2009, 17:18
4x4 é melhor que 4x2 em curvas quando o veículo é um subaru, por ex. E mesmo assim, existem vantagens que um 4x2 terá em cima de um 4x4 nas curvas. Depende do piso e modo de guiar.

Tração dianteira é melhor que tração traseira em curvas? Explique isso em miúdos para que possamos entender. Em que situação?

A única vantagem da tração dianteira para a traseira, na minha visão, é que a tração dianteira é mais fácil de controlar para um motorista comum.

Entrou na curva rápido, sai de frente.... O motorista tira o pé (Reflexo de qualquer motorista) e o carro volta pra mão. Tá no meio da curva e soca o pé, o que acontece? A roda que está por dentro da curva destraciona, o peso do carro é jogado pra trás e começa a sair de frente. Saiu de frente o que o motorista faz? Tira o pé.... e assim por diante....

Na tração traseira vc tem que ser mais experiente e frio pra guiar. Contraesterço é palavra de ordem junto com muita sensibilidade no acelerador. Entrou na curva e se perdeu? Contra esterço, freio e acelerador... Saiu da curva rápido de mais? Traseira saindo, contra esterço e pé no acelerador... O que o motorista comum faz? Tira o pé... tirou o pé, roda.

Já a diferença de estabilidade entre os dois é uma coisa impossível de medir, já que não temos carros iguais com tração traseira e dianteira para testes. Mas acredito que pela distribuição de peso estático e durante a curva (Dive, body roll etc...) o carro com tração traseira tem tudo pra ser melhor. Basta saber usar a ferramenta.

Isso está me lembrando os velhos foruns de Kart, pilotagem e turismo que participei tempos atras. Boas, sadias e velhas discussões. esse topico está ficando bacana.

Ow do Caveirão ... veja este local ... o balão aonde esta escrito R. Sete ...

http://maps.google.com.br/maps?f=d&hl=pt-BR&geocode=&saddr=sobradinho+-+df&daddr=&sll=-14.179186,-50.449219&sspn=75.940345,157.5&ie=UTF8&ll=-15.650333,-47.784369&spn=0.002479,0.004807&t=h&z=18

E num local assim que você se refere

Se sim .. é lá q vou tentar fazer o teste... falta só saber quem será o bobo da corte (passageiro q vai filmar)

Edintruder
09/01/2009, 21:55
Não precisa ser nenhum expert para saber que o LSD tem mais saída de traseira que o diferencial aberto.
Samukanvas,
Não posso testar LSD pois não tem isso na minha. Não tenho local com asfalto para testar aqui na volta, apenas areia, então sujiro que faças e registres em asfalto e eu testo em areia a partir da 5a volta para não comparar quando a areia estiver mais firme.

Não tem rotatória aberta o suficiente para isso aqui e nem espaço aberto asfaltado livre para isso.

Vou montar um suporte para a câmera e colocar um pêndulo e me prestarei a testar sim. Sugiro que faças o mesmo já que tens a certeza que 4x2 segura mais que 4x4...
Em picapes como o tópico expõe, com certeza a 4x2 é pior pois derrapa direto a traseira, digo isso por experiência de quem já deu cavalos de pau na praia a 110km/h em 4x2 e em 4x4 nem 180° vira, apenas faz curva.

Depois dá-lhe youtube!!! ahahaha!

Edintruder
10/01/2009, 11:04
Beleza pessoal!
Eu fiz a minha parte e comprovo o que eu estou dizendo. 4x4 tem muito mais estabilidade e dirigibilidade que em 4x2!
Samukanvas, não é achômetro, é certeza e comprovação! A diferença parece pouca, mas no final coloquei uma comparação do pico máximo de aderência em 4x2 antes de dar um cavalo de pau e comparei com a média estável em 4x4 descartando os picos.

Olhem o filme quantas vezes forem necessárias acompanhando a oscilação da figa no espelho até terem a noção do que estou dizendo. Inclusive as oscilações em 4x4 mão mais fortes lateralmente e não desgarra. A foto no final tem que pausar quando o filme atinge 1:34.

Começou a chover hoje de manhã e quando saía do serviço olhei o estacionamento atrás do posta e tinha um bom espaço disponível. Então aproveitei a situação e meti bala.
4x2 e 4x4 em asfalto molhado!

YouTube - 4x2 vs 4x4

guilhermekrug
10/01/2009, 15:28
Claro que a pick-up tem modos diferentes de derrapar e até cpaotar que um jipe, mas entendo que a questão de 4x4 ou 4x2 serve para qualquer outro veículo...

Li uma reportagem que o Cayenne é 4x4 para poder fazer curva rápido, mas ai esquece que é outro sistema com o central, então TUDO muda quando tem central ou não.

Aqui, tem Land, Niva e outros que tem central, não falarei deles, falarei somente dos que não tem....

Quanto aos LSD na traseira não sei nos veículos de vocês, mas nos meus a roda traseira não vira e acho que isto faz muita diferença, por isto não conheço fábrica que coloque LSD na dianteira, mas conheço algumas que colocam na traseira..

Em alguns manuais (vou deduzir que as montadoras tem engenheiros, físicos e testes bem feitos) não é usado o termo asfalto, na verdade em alguns que li eles falam que é prejudicial o uso do 4x4 em terrenos com aderência. Pelo pouco que entendo a questão é discutir se o asfalto tem ou não tração...
´
Em Rally de velocidade alguém não usa 4x4? Não porque nos casos de derrapagem o 4x4 ajuda, só que lá é sempre sem aderência suficiente para danificar.

Então a questão é danificar, mas a segurança é sempre maior em 4x4? Entendo que não, mas fica ai a dúvida...

samukanvas
10/01/2009, 17:17
Isso está me lembrando os velhos foruns de Kart, pilotagem e turismo que participei tempos atras. Boas, sadias e velhas discussões. esse topico está ficando bacana.

Ow do Caveirão ... veja este local ... o balão aonde esta escrito R. Sete ...

http://maps.google.com.br/maps?f=d&hl=pt-BR&geocode=&saddr=sobradinho+-+df&daddr=&sll=-14.179186,-50.449219&sspn=75.940345,157.5&ie=UTF8&ll=-15.650333,-47.784369&spn=0.002479,0.004807&t=h&z=18

E num local assim que você se refere

Se sim .. é lá q vou tentar fazer o teste... falta só saber quem será o bobo da corte (passageiro q vai filmar)

Cara, tô vendo movimento nessa rotatória. Cuidado com a seguraça. Se escapar rápido demais pode causar um acidente. Tente fazer isso em um estacionamento.

Abs

samukanvas
10/01/2009, 17:26
Beleza pessoal!
Eu fiz a minha parte e comprovo o que eu estou dizendo. 4x4 tem muito mais estabilidade e dirigibilidade que em 4x2!
Samukanvas, não é achômetro, é certeza e comprovação! A diferença parece pouca, mas no final coloquei uma comparação do pico máximo de aderência em 4x2 antes de dar um cavalo de pau e comparei com a média estável em 4x4 descartando os picos.

Olhem o filme quantas vezes forem necessárias acompanhando a oscilação da figa no espelho até terem a noção do que estou dizendo. Inclusive as oscilações em 4x4 mão mais fortes lateralmente e não desgarra. A foto no final tem que pausar quando o filme atinge 1:34.

Começou a chover hoje de manhã e quando saía do serviço olhei o estacionamento atrás do posta e tinha um bom espaço disponível. Então aproveitei a situação e meti bala.
4x2 e 4x4 em asfalto molhado!

Sinceramente eu acho que em 4x2 ficou mais estável (Com menos picos) e mais inclinado. Não sei se sou eu que estou vendo errado, mas parece...

Outra coisa muito importante foi que vc não fez NADA disso aqui: Vá para uma rotatória grande, plana e com área de escape (aquelas que parecem retorno não serve) em dia de chuva. Use uma marcha que deixe o giro baixo (3ª por ex) e comece a dar voltas acelerando gradualmente até atingir o limite de aderência da picape. Não é pra fazer isso em 1/2 volta, ok? Precisa ir devagar até ela destracionar ou poderá ter problemas... Não afunde o pé no acelerador e nem freie. Vá aumentando a velocidade progressivamente e suavemente. Quando sentir que a picape não está mais na mão, tire de leve o pé e mantenha no limite da aderência. Seu amigo deverá estar no meio do banco de trás medindo a inclinação da pedra. Não vale medir picos, somente quando a pedra estiver "estável". Faça isso em 4x4 e 4x2. Compare oas medições. Quem estiver mais inclinado vence!!! Uhuuuu!!!

Vc deu 1,5 volta pro carro destracionar, deu mais de 2 voltas no volante (retorno) e afundou o pé no acelerador. O SEU teste não tem nada a ver com o que propus. Vc fez exatamente o procedimento para se destracionar um carro com tração traseira, ou "donuts". Se não for suave é óbvio que terá problemas... E vc só saiu de traseira porque pisou forte no acelerador. A expectativa é a picape sair de frente no teste 4x2 e não de traseira.

O bom desse teste foi que disse que a roda interna à curva destracionou a ponto de perder aderência e fazer vc rodar. Comprova que estava com o pé no fundo (Precisa ser suave... Está testando estabilidade e não arrancada em curva) e que o LSD não é lá essas coisas...

samukanvas
10/01/2009, 17:30
Quanto aos LSD na traseira não sei nos veículos de vocês, mas nos meus a roda traseira não vira e acho que isto faz muita diferença, por isto não conheço fábrica que coloque LSD na dianteira, mas conheço algumas que colocam na traseira..

Quantos kg deu no torquímetro?

Não mão é ruim de virar mesmo... Dá uma olhada nos freios tb porque troller é muito problemático com freios traseiros.

Abs

Anthoniusnikos
10/01/2009, 19:43
Samukas, Eduskas, Casetuskas, etc.
Um pouco de teoria associada à prática pode elucidar um pouco mais as coisas.
Chão molhado: F = m.a (m = massa do veículo; a = aceleração do veículo)
Numa reta, os pneus, com ou sem tração, estarão submetidos a uma força longitudinal + uma força de atrito (que dependerá do estado dos pneus). Bom, nessa situação, você poderá acelerar quanto quiser (até velocidade de 350 Km/h) na estrada molhada (4x4 ou 4x2) que a viatura ficará na estrada. Porém, na primeira curva que aparecer, você terá que tirar o pé do acelerador, para fazê-la sem sair da pista. Quanto deve tirar o pé do acelerador ? Se for partir para os cálculos, dá um trabalhão até para os físicos, mas chega-se muito próximo. Aí é que entra os pilotos de teste (tipo Eduskas) para realizar na prática. Então vai depender de cada piloto, a qual velocidade tem coragem de entrar, associada ao atrito que o pneu, que está usando no momento, vai proporcionar. Porque não entrar a 350 Km/h na curva? Porque na curva a força longitudinal (que era única na reta) vai se decompor em duas forças: uma tangencial (tende a jogar a viatura para fora da estrada) e outra força chamada de força centrípeta (que puxa a viatura para dentro da estrada). Essas duas componentes vão gerar uma força resultante que é a que você tem que administrar.
Bom, pela experiência, e com pneus bons, acho que todos vão concordar que o veículo gruda mais no chão quando é acelerado (mesmo na curva), pois no momento da aceleração ele faz aumentar mais a força de atrito, e também aumenta mais a força centrípeta. Mas até que ponto acelerar ? Aí é que vai ser demonstrado pela habilidade do piloto. Alguns vão entrar, sem sair pela tangente, a 120 Km/h, equanto outros não conseguiram a 100 Km/h.
Conclusão: Então, com a 4x4 engatada, ele vai ter o dobro de força de atrito, e o dobro de força centrípeta, com relação a 4x2, e confirmado pelos testes do Edinskas.
Apesar de tudo, não sei porque os F-1 não tem uma traçãozinha nas rodas dianteiras. Só uma CTzinha, pôxa ! :oops::oops::oops:

Lembrando que:

http://www.infoescola.com/imagens/centripeta2.jpg http://www.infoescola.com/imagens/centripeta3.jpg
Abração
Anthon

Edintruder
10/01/2009, 20:41
Samukanvas, infelizmente estás vendo errado. Aonde moro não tem rotatória e muito menos grande ou área de escape. Fiz num estacionamento em meio de caminhões o que limitaram o meu raio de giro. Eu não afundei o pé como dizes, estava em 2a marcha e ela andava patinando a roda interna, como é sem LSD ela seguiu a trajetória sem tração em uma roda até começar a derrapar e virar um cavalo de pau!

Quando andei em 4x4 estava com a mesma marcha e andando na mesma trajetória, porém teve um ponto aonde apertei o batente da direção fechando ainda mais o raio de giro que em 4x2 e sem perder o controle, derrapar e mantendo a mesma velocidade.

Se não aumentar a força centrífuga é porque estamos em planetas diferentes...

Faz o seguinte, sem nenhuma provocação ou falta de respeito (para não sermos banidos, eheheh) experimenta e tira a própria conclusão na prática e deixa a teoria aqui.

Eu fiz o que pude, agora ou te convences ou vamos deixar o pessoal tirar as próprias conclusões por aqui.

Anthonius, mas é exatamente essa teoria que se constata na prática, um veículo que traciona na frente é melhor de curvas e mais fácil de corrigir e controlar, tanto é que na maioria das vezes alivia o pé para equilibrar e aperta novamente ainda na curva, a tração traseira é melhor para arrancar. Se unir as duas tens melhor arrancada aliada com melhor dirigibilidade por gerar mais força de atrito no sentido desejado da curva, proporcionando mais força de atrito do que somente tração traseira ou tração não direcional.

Forte abraço.

samukanvas
10/01/2009, 22:34
Samukas, Eduskas, Casetuskas, etc.
Um pouco de teoria associada à prática pode elucidar um pouco mais as coisas.
Chão molhado: F = m.a (m = massa do veículo; a = aceleração do veículo)
Numa reta, os pneus, com ou sem tração, estarão submetidos a uma força longitudinal + uma força de atrito (que dependerá do estado dos pneus). Bom, nessa situação, você poderá acelerar quanto quiser (até velocidade de 350 Km/h) na estrada molhada (4x4 ou 4x2) que a viatura ficará na estrada. Porém, na primeira curva que aparecer, você terá que tirar o pé do acelerador, para fazê-la sem sair da pista. Quanto deve tirar o pé do acelerador ? Se for partir para os cálculos, dá um trabalhão até para os físicos, mas chega-se muito próximo. Aí é que entra os pilotos de teste (tipo Eduskas) para realizar na prática. Então vai depender de cada piloto, a qual velocidade tem coragem de entrar, associada ao atrito que o pneu, que está usando no momento, vai proporcionar. Porque não entrar a 350 Km/h na curva? Porque na curva a força longitudinal (que era única na reta) vai se decompor em duas forças: uma tangencial (tende a jogar a viatura para fora da estrada) e outra força chamada de força centrípeta (que puxa a viatura para dentro da estrada). Essas duas componentes vão gerar uma força resultante que é a que você tem que administrar.
Bom, pela experiência, e com pneus bons, acho que todos vão concordar que o veículo gruda mais no chão quando é acelerado (mesmo na curva), pois no momento da aceleração ele faz aumentar mais a força de atrito, e também aumenta mais a força centrípeta. Mas até que ponto acelerar ? Aí é que vai ser demonstrado pela habilidade do piloto. Alguns vão entrar, sem sair pela tangente, a 120 Km/h, equanto outros não conseguiram a 100 Km/h.
Conclusão: Então, com a 4x4 engatada, ele vai ter o dobro de força de atrito, e o dobro de força centrípeta, com relação a 4x2, e confirmado pelos testes do Edinskas.
Apesar de tudo, não sei porque os F-1 não tem uma traçãozinha nas rodas dianteiras. Só uma CTzinha, pôxa ! :oops::oops::oops:

Lembrando que:

http://www.infoescola.com/imagens/centripeta2.jpg http://www.infoescola.com/imagens/centripeta3.jpg
Abração
Anthon

Ao acelerar na curva o peso não seria jogado para a traseira e para fora da curva?

Considerou o bloqueio central?

Como o pneu vai ter o dobro de força de atrito lateralmente se depende apenas da área de contato? Estranho essa sua conclusão....

É... eu tb não entendo essa da fórmula 1. Porque não usam 4x4, heim? Usa as suas fórmulas pra explicar pra gente.

Abs

samukanvas
10/01/2009, 22:43
Samukanvas, infelizmente estás vendo errado. Aonde moro não tem rotatória e muito menos grande ou área de escape. Fiz num estacionamento em meio de caminhões o que limitaram o meu raio de giro. Eu não afundei o pé como dizes, estava em 2a marcha e ela andava patinando a roda interna, como é sem LSD ela seguiu a trajetória sem tração em uma roda até começar a derrapar e virar um cavalo de pau!

Quando andei em 4x4 estava com a mesma marcha e andando na mesma trajetória, porém teve um ponto aonde apertei o batente da direção fechando ainda mais o raio de giro que em 4x2 e sem perder o controle, derrapar e mantendo a mesma velocidade.

Se não aumentar a força centrífuga é porque estamos em planetas diferentes...

Faz o seguinte, sem nenhuma provocação ou falta de respeito (para não sermos banidos, eheheh) experimenta e tira a própria conclusão na prática e deixa a teoria aqui.

Eu fiz o que pude, agora ou te convences ou vamos deixar o pessoal tirar as próprias conclusões por aqui.

Anthonius, mas é exatamente essa teoria que se constata na prática, um veículo que traciona na frente é melhor de curvas e mais fácil de corrigir e controlar, tanto é que na maioria das vezes alivia o pé para equilibrar e aperta novamente ainda na curva, a tração traseira é melhor para arrancar. Se unir as duas tens melhor arrancada aliada com melhor dirigibilidade por gerar mais força de atrito no sentido desejado da curva, proporcionando mais força de atrito do que somente tração traseira ou tração não direcional.

Forte abraço.

Não precisa me convencer de nada não... Eu já fiz meu teste. Aliás, já fiz esses testes nas condições mais difíceis que um automóvel pode atingir. Sempre nos meus testes deu o contrário do que vc afirma.

Mais uma coisa eu posso dizer do vídeo (Além de achar que em 4x2 estava mais inclinado). Eu achei que não fez o teste direito. Não chegou nem perto de testar a estabilidade.

Eu esperava que vc estabilizasse o carro (Ao amigo das fórmulas, estabilizar o carro seria criar uma divisão de peso de tal forma que os dois eixos não tivessem tendência a sair e isso depende não só de acelerar na curva....).

O que não entende é que eu não quero provar nada pra vc, como está tentando fazer pra mim. O que estou tentando dizer é que eu me sinto confortável porque, na chuva, sei aproveitar a aderência máxima do carro e o faço suavemente em 4x2.

Cada um sabe seu limite e se alguém consigue alcançar um limite maior em 4x2 do que em 4x4 deve ter algum motivo...

Anthoniusnikos
10/01/2009, 22:46
Pessoal, copiei os dois gráficos, abaixo, de um site da Infoescola, para ilustrar, e saiu a propaganda deles.
Desculpem. Ficou grotesco.

Peço aos Senhores Moderadores para retirarem as propagandas do Infoescola.

Samukas, acredito que "antros" estamos querendo provar se a melhor aderência nas curvas é em 4x4 ou em 4x2. Esse é o tema da discussão. Porém, é preciso lembrar que as fórmulas matemáticas tiveram origem empiricamente, isto é, da prática. Mas acho difícil, depois de tantos terem pensado e usado, as suas observações estarem "totalmente" corretas. Se estiverem, teremos que reformular toda a cinemática, corrigir todos os livros de física, aceita desde Nilton, ou sei lá se anterior.
De uma coisa tenho certeza: A nossa intuição, é de grande valia, principalmente na arte de pilotar veículos em pistas, mas nos prega muitas peças.
Quanto a estabeilidade nas curvas, além da força de atrito, devemos ainda considerar: a largura entre eixos, a altura do veículo, a largura dos pneus, o peso do veículo, etc.
No asfalto com chuva forte, também uso a 4x4 Hi, e me sinto bem mais seguro. Sinto que a viatura agarra mais nas curvas, e retomadas de velocidade no meio das curvas.
Quanto a fórmula F = m.a , é bem simples: A massa (m) é uma constante, então buscar o limite das forças em questão, (que vão manter a viatura na pista ou não) só vai depender de quanto você vai acelerar (a), assim como o Edin fez. :putz: :putz::putz::putz:

Samukas. O dobro da força de atrito se refere a 4 pneus e não dois.

Abs
Athon

samukanvas
10/01/2009, 23:05
Bom pessoal,

Vou mais uma vez esclarecer o que desde o primeiro post eu venho falando. Eu não acho que exista uma máxima como as pessoas colocam aqui: "4x4 é melhor e pronto". Melhor pra quem?

Todas as vezes que eu coloquei (salvo erros) que 4x2 é melhor que 4x4, eu coloquei que é minha opinião pessoal e propus um teste para comparar as duas "verdades", já que dirigir é muito pessoal.

Gostaria que esse tópico estivesse cheio de testes verdadeiros e que as pessoas fossem imparciais. Não interessa o que acha e sim o que acontece. Quem ganhará com isso? Todos...

Como estou vendo que o tópico está cambando para conceitos totalmente sem noção (Resposta das fórmulas :putz:) e opiniões pessoais imperativas com tendências sarcásticas, vou me focar apenas nos amigos que estejam a fim de colaborar em vez de criar polêmica.

Terei o maior prazer de ajudar os reais interessados.

Abs

Anthoniusnikos
10/01/2009, 23:38
Nada de sarcasmo Samukas. Estamos aquí no Fórum para debater. Cada um a sua maneira. Uns são mais teóricos, outros mais práticos... Mas, para as verdades absolutas não há agumentos. Ex.: Uma roda é uma roda porque é redonda e só vai girar de for aplicada uma força. Aí é que começa a filosofia para a explicação do movimento, neste caso circular. O retilíneo é bem mais fácil.

Mas Samukas... Com muito respeito. Posta as suas experiências comprobatórias.

Abração
Anthon

samukanvas
11/01/2009, 00:16
Nada de sarcasmo Samukas. Estamos aquí no Fórum para debater. Cada um a sua maneira. Uns são mais teóricos, outros mais práticos... Mas, para as verdades absolutas não há agumentos. Ex.: Uma roda é uma roda porque é redonda e só vai girar de for aplicada uma força. Aí é que começa a filosofia para a explicação do movimento, neste caso circular. O retilíneo é bem mais fácil.

Mas Samukas... Com muito respeito. Posta as suas experiências comprobatórias.

Abração
Anthon

Espere um min... Acabei de receber uma ligação. Era o Ensino médio pedindo a fórmula de volta :odedo: O que vc está discutindo é sobre a fórmula que todos aqui já colaram no colégio e eu estou discutindo sobre isso:

"Conclusão: Então, com a 4x4 engatada, ele vai ter o dobro de força de atrito, e o dobro de força centrípeta, com relação a 4x2, e confirmado pelos testes do Edinskas."

Não é porque a tração está ligada ou não que os pneus dianteiros têm ou não atrito... É isso mesmo que queria dizer?

Minhas experiências comprobatórias são iguais a de todos aqui. E o seu teste? Já fez?

RGamaJr_4x4
11/01/2009, 00:24
É isso aí, Samuka! Já que não existem artigos científicos (tipo aqueles financiados por agências de fomento sustentadas por dinheiro público) nem os fabricantes nos dão uma luz acerca do assunto sobre experimentos dessa natureza... pelo menos eu nunca encontrei nenhum, nem nunca ninguém os indicou, é bom que o tópico continue com esse espírito, que tu tens. Quem sabe assim cheguemos a um consenso ou, pelo menos, aqueles que não têm opinião formada sobre o assunto (em alguns casos leia-se: dono da verdade) possa tirar suas próprias conclusões. Afinal, acredito que seja interesse da grande maioria que frequenta o 4x4brasil.

abraço

samukanvas
11/01/2009, 01:08
Rogério,

Existem alguns arquivos muito bons no google explicando o funcionamento e as condições que cada tração se aplica melhor. A maioria em inglês, mas fica a dica que o google tb tem um tradutor que é muito legal. Dá pra entender bem os textos. Com uns 30min de leitura já vai conhecer bastante dos diversos tipos de sistema. Digite 4x4 ou awd que vão aparecer muitos links.

Acho interessante o pessoal fazer essa pesquisa!! :concordo:

================================================== ==

Somente complementando o esquema das fórmulas e sem entrar muito em detalhes.

Diferencial central. Quando engatado o 4x4 em veículos equipados com diferencial central a força do motor é distribuída em 50% para cada eixo, deixando a compensação de velocidade das rodas internas e externas, em uma curva, apenas para os eixos.

Como a força caminha sempre para o lado mais fácil (E esse não é o "nilton" e sim o newton), ela escolherá o lado interno da curva simplesmente porque a rolagem da carroceria faz com que o peso se concentre nas rodas externas (Taí a fórmula do ensino médio). Como o peso está nas rodas externas, o coeficiente dinâmico de atrito se altera e fica maior que o lado interno. Logo...

A tendência do eixo é travar as rodas internas compensando a diferença de rotação. Mas o que isso tem a ver com o tópico? Tem a ver que piso molhado é aderente e não escorrega o suficiente pra essa compensação passar desapercebida como na lama ou neve. Já experimentaram manobrar um carro com bloqueio central e bloqueio nos eixos? Mesmo na lama é uma merda de manobrar porque a tendência é do carro sempre colocar as rodas retas pra frente. A tal da força procurando o lugar mais fácil...

Como nosso amigo newton ainda está presente e não podemos contrariá-lo, falando em bom português, o que acontece quando o diferencial precisa compensar a diferença de rotação? "Anula-se" o atrito porque a roda dianteira faz um giro em velocidade diferente da traseira (Estou falando das rodas internas à curva, ok?). Sendo assim, aonde o carro nesse momento irá se apoiar? Apenas nas rodas externas à curva (Não estou falando que ele ficará em duas rodas não, heim gente :odedo:).

O que acontece se fizer a curva em 4x2? O oposto... O diferencial dianteiro, apesar de não ter tração, não está recebendo força e nem precisa brigar com o traseiro competindo pra ver quem vai destracionar.

Isso que eu não estou falando das forças que o carro recebe pelo movimento da carroceria (Body roll e dive) que a mudança de tração afeta dramaticamente.

Destracionou acontece o que? Perda de atrito! Perda de atrito afeta diretamente a estabilidade.

Essa compensação é feita constantemente. Experimentem andar no asfalto seco com o 4x4 hi ligado. Mas antes encomende uma CT nova ;-)

Em alguns manuais dos meus carros diziam que não se podia passar de uma certa velocidade em 4x4 hi, tipo uns 80 por hora. Sabem se no de vcs tb tem? Alguém tem alguma opinião sobre isso?

abs

Anthoniusnikos
11/01/2009, 09:58
Ainda se tentam nos fazer acreditar que Maria deu a luz, mas ainda continuou virgem. :discordo:

Pelo menos agora estamos falando em força de atrito, (indiretamente, força tangencial, força centrípeta, que não pode ser confundida com força centrífuga, e o Edin demonstrou bem.), peso do veículo. Aliás, peso é uma força. :pensativo:

Quanto ao teste, faço sempre que pego estrada molhada. No início quase me arrebento em 4x2 na Serra do Azeite PR/SP (conhecem ?). Lá, também, em chão molhado, só 4x4. :evil:

Os manuais da Ranger 99/00 (bem como os das 01/02/03/04/05/06/07/08/09/...) orientam para nunca usarem o 4x4 em chão de alta aderência, e que a 4x4 Hi pode ser engata até numa velocidade de 72 Km/h (nunca acima) e temp.> 0 graus Celcius. Apesar de que essa informação, aquí na mecânica, já foi passada e discutida a exaustão.

Samukas, estou ancioso pelos seus posts, empíricos (práticos), das suas pesquisas com relação ao tema. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Pelo menos concordamos que a perda de atrito afeta diretamente a estabilidade do veículo, mas... quêm não sabia? :pipoca:

Abs
Anthon

duducd
11/01/2009, 13:57
O que acontece se fizer a curva em 4x2? O oposto... O diferencial dianteiro, apesar de não ter tração, não está recebendo força e nem precisa brigar com o traseiro competindo pra ver quem vai destracionar.

Eai...
bom eu intendi o q vc quis dizer com nao esta recebendo força ...mas so por capricho .... no 4x2 o dianteiro recebe a força de se empurrada

4X2
http://img262.imageshack.us/img262/6800/4x2rd3.jpg

4x4
http://img254.imageshack.us/img254/1017/f4wawdfm9.jpg

bom ahuahuhuahu smp achei q 4x4 fosse melhor q 4x2 em piso molhado porem nunca usei por causa da velocidade (sl alguns dizem q n pode ultrapassar tal velocidade) e estou compactuando com a sua ideia de 4x2 ser melhor msm....mas dexo claro q so compactuo com a ideia pq na pratica n testei o 4x4 intao meu comentario sobre o tal seria insegnificante

:concordo::concordo:

Pequeno jr
11/01/2009, 15:28
Teste feito

So não consigo mostrar o video agora pq estou na casa do meu primo e o cabo d transferir os dados do celular para o micro está em casa.

Unica coisa que não tive no teste foi a chuva, pq aqui no Df está um sol de Rachar.

Controle Total 4x2 até 60km/h entre 60 e 70 desgarra a traseira e no unico teste um pouco acima dos 70 quase que vou para cima de um corsa. Como estava andando no seco, fiz diversas voltas no 4x2 até ter a certeza aonde acontece a perda da estabilidade para poder fazer no 4x4 Hi e não precisar dar tantas voltas nele.

4x4 Hi na mesma velocidade 60 e 70 não há a desgarrada de trazeira, mas .... so para ver o que ia acontecer, acelerei um pouco mais .... e ai .. ocorreu uma saida de frente sinistra. Algo em torno de 80.

Qdo chegar em casa passo o vdeo para o Youtube e discutimos sobre o assunto. Não ficou numa boa qualidade pq eu tive que dirigir e filmar juntos.

Anthoniusnikos
11/01/2009, 15:31
Bom, vamos deixar a intuição um pouco de lado, senão lembra quando a mãe da gente dizia: Menino, sai de perto do fogo senão você vai se queimar! Como a gente era gurizinho, e ainda não tinha estudado um pouco, a gente teimava, e ficava lá até se queimar.
Então, primeiro precisamos entender que a tal força de atrito só se manifesta quando alguma força é aplicada num sentido (ex. na roda do veículo), daí, como ela é do contra, ela se opões à força aplicada.
Então, quanto mais aspero for o chão, maior será o coeficiente de atrito, que por ser diretamente proporcional..., portanto maior será a força de atrito. Até aquí parece que estamos de acordo, tanto intuitivamente, quanto praticamente. Teóricamente, para alguns deve ser mais difícil, mas essa questão vamos deixar para os físicos das equipes de prova da grandes fábricas: Ford, Chevrolet, Chrysler, Mitsubish, Toyota, Ferrari, etc...
Revendo o post da experiência do Edin, percebi que a força inercial da figa (iiiiiii !, lá vem palavões!!!), isto é, a força centrífuga, ou aquela que joga o corpo, e principalmente a cabeça dos pilotos da Indy ou F-1 contra o coquipit...., e representada pela inclinação da figa, foi ligeiramente maior (a inclinação) em 4x4 que em 4x2 (não levar em conta o momento do cavalo de pau), o que significa que em 4x4 a força de atrito sendo maior (quem sabe umas duas vezes!) fez aumentar a força centrífuga na figa (inercial), confirmando praticamente que a viatura está mais agarrada no chão em 4x4 que em 4x2.
Aliás, para que serve a 4x4 ???
Porque resolveram colocar a tração integral nos 4x4 mais modernos ???

Abração Pequeno. Escrevenos ao mesmo tempo. Ainda estou analisando o teste do Eduskas.
Mas na sua experiência, quando chegou aos 80 Km/h, que poderia ser outra velocidade dependendo dos fatores já expostos, desgarrou as da frente primeiro, talvez devido a posição do centro de gravidade (iiiiii !!! lá vem mais palavrão) da viatura.
Nota: Você é maluco, sujeitar a CT a esse teste.
Será que não estamos discutindo sexo dos anjos ? O Pepeu já dizia que Deus é menino e menina.
Teste Prático: Já viram um macaco correr ? Na reta ele procura correr nas duas patas, que dá maior velocidade. Quando tem que fazer uma curva correndo ele bota as quatro no chão, ainda que as da frente ligeiramente.

Abs
Anthon

Edintruder
11/01/2009, 15:51
Anthonius, realmente essa força foi muito maior em 4x4 a ponto de fazer correr algumas contas que estavam entre o painel e o párabrisas, mas como a câmera se movimentou não apareceu isso no filme.
Mas o que me inporta é que eu sei que segura mais em 4x4, por experiência própria já de alguns anos que uso o 4x4hi em chuva e estradas sinuosas. Fora isso, teve um auto esporte que apareceu a dodge ram aonde fou dito que o 4x4 melhora estabilidade em curvas. Fizeram até slalon em 4x4 se não me engano.

samukanvas
11/01/2009, 16:23
Teste feito

So não consigo mostrar o video agora pq estou na casa do meu primo e o cabo d transferir os dados do celular para o micro está em casa.

Unica coisa que não tive no teste foi a chuva, pq aqui no Df está um sol de Rachar.

Controle Total 4x2 até 60km/h entre 60 e 70 desgarra a traseira e no unico teste um pouco acima dos 70 quase que vou para cima de um corsa. Como estava andando no seco, fiz diversas voltas no 4x2 até ter a certeza aonde acontece a perda da estabilidade para poder fazer no 4x4 Hi e não precisar dar tantas voltas nele.

4x4 Hi na mesma velocidade 60 e 70 não há a desgarrada de trazeira, mas .... so para ver o que ia acontecer, acelerei um pouco mais .... e ai .. ocorreu uma saida de frente sinistra. Algo em torno de 80.

Qdo chegar em casa passo o vdeo para o Youtube e discutimos sobre o assunto. Não ficou numa boa qualidade pq eu tive que dirigir e filmar juntos.

Beleza!!! E o que vc achou desse tipo de teste? Acha que simula bem a questão ou faria diferente?

samukanvas
11/01/2009, 16:25
Samukas, estou ancioso pelos seus posts, empíricos (práticos), das suas pesquisas com relação ao tema. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Tb estou louco pra conhecer seus testes!!! Acredito que já deva ter testado muito sobre o assunto!!! Comece vc porque eu não tenho muito o que falar...

:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Pequeno jr
11/01/2009, 16:27
Bom, vamos deixar a intuição um pouco de lado, senão lembra quando a mãe da gente dizia: Menino, sai de perto do fogo senão você vai se queimar! Como a gente era gurizinho, e ainda não tinha estudado um pouco, a gente teimava, e ficava lá até se queimar.
Então, primeiro precisamos entender que a tal força de atrito só se manifesta quando alguma força é aplicada num sentido (ex. na roda do veículo), daí, como ela é do contra, ela se opões à força aplicada.
Então, quanto mais aspero for o chão, maior será o coeficiente de atrito, que por ser diretamente proporcional..., portanto maior será a força de atrito. Até aquí parece que estamos de acordo, tanto intuitivamente, quanto praticamente. Teóricamente, para alguns deve ser mais difícil, mas essa questão vamos deixar para os físicos das equipes de prova da grandes fábricas: Ford, Chevrolet, Chrysler, Mitsubish, Toyota, Ferrari, etc...
Revendo o post da experiência do Edin, percebi que a força inercial da figa (iiiiiii !, lá vem palavões!!!), isto é, a força centrífuga, ou aquela que joga o corpo, e principalmente a cabeça dos pilotos da Indy ou F-1 contra o coquipit...., e representada pela inclinação da figa, foi ligeiramente maior (a inclinação) em 4x4 que em 4x2 (não levar em conta o momento do cavalo de pau), o que significa que em 4x4 a força de atrito sendo maior (quem sabe umas duas vezes!) fez aumentar a força centrífuga na figa (inercial), confirmando praticamente que a viatura está mais agarrada no chão em 4x4 que em 4x2.

Abração Pequeno. Escrevenos ao mesmo tempo. Ainda estou analisando o teste do Eduskas.
Mas na sua experiência, quando chegou aos 80 Km/h, que poderia ser outra velocidade dependendo dos fatores já expostos, desgarrou as da frente primeiro, talvez devido a posição do centro de gravidade (iiiiii !!! lá vem mais palavrão) da viatura.
Será que não estamos discutindo sexo dos anjos ? O Pepeu já dizia que Deus é menino e menina.
Teste Prático: Já viram um macaco correr ? Na reta ele procura correr nas duas patas, que dá maior velocidade. Quando tem que fazer uma curva correndo ele bota as quatro no chão, ainda que as da frente ligeiramente.

Abs
Anthon

Anthon .. grande abraço meu amigo.

Que foi loucura, foi sim .. principalmente pq tive que dirigir com a mão esquerda e com a mão direita filmar. Poucos aqui sabem que meu braço esquerdo é bionico desde que derrubei um poste anos atrás, ou seja, tenho platina, armação de ferro, liga de amarração em mais de 60% do braço vide (http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-36162007000900005&script=sci_arttext&tlng=pt) e por causa disto, não tenho tanta força e destreza com este braço.

Quanto a CT e falo até da Ranger num geral, estou chutando o Balde. Em pouco tempo irei para-lá para fazer a manutenlçao geral nela. Já estou chegando aos 340.000km/rodados com ela com tudo original (Motor, caixa e CT). Ontem mesmo, atoa dei uma voltas na WG e na LDA. So tenho andado com a bota no porão. Bora ver até qdo ela aguenta.

Posto o video mais tarde.

[ ]'s a todos

OBS:

1 - Edi, tu é mais feio que bater em pai e mãe

2- Samukas, no carnaval os testes serão no RJ regados com a cerveja e churrasco pagos por vc.

3 - tem mais engenheiro e fisico neste Topico do que nas faculdades. rs !!

Pequeno jr
11/01/2009, 16:37
Beleza!!! E o que vc achou desse tipo de teste? Acha que simula bem a questão ou faria diferente?

Irei fazer novamente este teste num dia a noite para ter mais certeza, mas sim gostei do teste.

Ou seja, andando no limite do 4x2 descobri que o 4x4 faço o mesmo com mais segurança, mas quando exigo mais, só Deus sabe aonde vou parar.

Mas isso falo com apenas uma vez testando. Por isso que preciso fazer novas tentativas e principalmente na chuva para ver o que vai ocorrer.

samukanvas
11/01/2009, 16:38

Nossa... Macacos...

Tá vendo porque eu digo que vc tá correndo um "pouco" pra fora do assunto do post?

Outra prova (empírica, heim? :mrgreen:): "Aliás, para que serve a 4x4 ???
Porque resolveram colocar a tração integral nos 4x4 mais modernos ???"

Tá aí vc comparando bananas com foguetes - De novo...

Por isso que não dá pra perder muito tempo respondendo a tópicos com xiitas de antolhos. Seguem uma afirmação como religião. Não testam, não têm experiência, mas rebatem o assunto ao extremo somente para afirmar seu ponto de vista.

Fica cansativo... Já nem estou lendo mais tudo pra tentar compreender sua linha de idéias.

O chato disso tudo é que o debate virou embate. Eu já estou sem saco de explicar, os que entram aqui tentando entender as explicações já estão sem saco de ler e esse tópico se tornará mais um dentro do fórum de picapes em que a ignorância imperou.

Seria muito mais fácil o pessoal fazer testes, montarmos um banco de dados, trocarmos experiências em vez de forçarem a barra para provar o ponto de vista.

Entendo que pra vc e pro edintruder o 4x4 funcione. Para outros não. Nem por isso somos de outro planeta e de repente, se um dia quiser aprender a como guiar um carro direito, um tópico desses pode ajudar...

Então, já que estão certos que funciona pra vcs, deixem os outros se sentirem a vontade para fazer o teste e repetir o discurso ou falar algo contrário. Deixem os outros brincarem tb. Parecem o dono da bola, se o time de vcs perde colocam a bola debaixo do braço e acaba o jogo.

O teste não é pra provar o meu ponto de vista. É pro motorista do carro achar o melhor pra ele.

Pra provar, busquem um post meu em que disse que o teste proposto daria o resultado que 4x2 é melhor...

Já zonearam o tópico... :putz:

samukanvas
11/01/2009, 16:41
Irei fazer novamente este teste num dia a noite para ter mais certeza, mas sim gostei do teste.

Ou seja, andando no limite do 4x2 descobri que o 4x4 faço o mesmo com mais segurança, mas quando exigo mais, só Deus sabe aonde vou parar.

Mas isso falo com apenas uma vez testando. Por isso que preciso fazer novas tentativas e principalmente na chuva para ver o que vai ocorrer.

Pô cara, esse é o espírito!!! Show a tua resposta. Não sabe o quanto está ajudando esse tópico. Fez um teste no seco arriscando seu carro e fará outro no molhado!!!

Legal mesmo. Fiquei feliz com esse seu teste!!

Não esquece de filmar isso porque é melhor visualizado (Daí a negada pode experimentar sem sair de casa).

Abs

Anthoniusnikos
11/01/2009, 16:47
Pequeno, pelo menos você teve a sorte de ter sido operado por uma equipe de mecânicos de primeira linha.
Pelas fotos deu para percever que o braço foi mesmo pro saco. Mas, e o eixo cardã, não foi afetado? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Abs
Anthon

Pequeno jr
11/01/2009, 17:02
Pequeno, pelo menos você teve a sorte de ter sido operado por uma equipe de mecânicos de primeira linha.
Pelas fotos deu para percever que o braço foi mesmo pro saco. Mas, e o eixo cardã, não foi afetado? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Abs
Anthon

Sai fora Rapa .. o Cardãm ta funcionando que é uma beleza.

(UM BREVE OFF NESTE TOPICO QUE ESTÁ MUITO BOM)

Qto ao Braço já deveria ter feito a 2º cirurgia, mas devido a raiva que estou de hospital com base com o q aconteceu com meu pai .. a cirurgia fica para qdo voltar a ter confiança em médico.

O foda q estou estudando para o concurso da PCDF e caso tenha exito na parte escrita, na prova fisica to fudido.

O cara que fez a minha operação so é considerado um dos top 10 no assunto e olha q fiz tdo num hospital publico, coisa q muitos não acreditam .. mas no dia q eu estava lá, ... era o plantão deste medico e tive a sorte.

Pequeno jr
11/01/2009, 17:15
Pô cara, esse é o espírito!!! Show a tua resposta. Não sabe o quanto está ajudando esse tópico. Fez um teste no seco arriscando seu carro e fará outro no molhado!!!

Legal mesmo. Fiquei feliz com esse seu teste!!

Não esquece de filmar isso porque é melhor visualizado (Daí a negada pode experimentar sem sair de casa).

Abs

Por isso que andei muito em 4x2 neste local para ver como seria. Entre ontem a noite (sábado) e hoje devo ter dado no mínimo umas 10 voltas em 4x2 testando aonde a Ranger começava a desgarrar. Queria testar(e vou) ainda mais para saber outras coisas e tirar a possibilidade que o desgarro esta relacionado a forma de acelerar ... assim, tiramos mais um item da llista que podemos falar q a forma de acelerar é o fator da falta de controle.

O que quero dizer com isso, é que a aceleração terá que ser gradual em toda a volta aumentando sempre no mesmo ponto. Comecei todas as voltas a partir de 40km ... no video, mesmo estando ruim pra kct .. acho que vcs poderão entender.

Não vou editar coisa alguma do video pq não tenho tempo .. vou chegar e postar no youtube.

Lembrando que minha ranger é 1999 2.5 Euro I e a turbina normalmente entra em ação aos 1500 e poucos rpm.

OBS: Nao foge da historia da cerveja q falei a uns 3 post atrás não

Anthoniusnikos
11/01/2009, 18:20
Enquanto aguardamos os testes... :idea:
Os médicos da Santa Casa, HC, Inst Coração em Sampa (públicos) são de primeira linha, pois lá são Centros de Pesquisas.
Você sofreu o acidente em SP, ou foi levado para lá depois ?
Conselho: Nessa segunda operação, tome cuidado para não colocarem no seu braço, peças de desmache clandestinos, senão estará, concientemente, contribuindo para o crime organizado, onde a próxima vítima poderá ser um dos seus entes queridos.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Na prova física, pode ser que tenha que fazer umas 3 barrinhas. Procure treirar colocando todo o seu peso no braço bom, pois o biônico, provisório, pode não aguentar. (o mesmo para as flexões de solo). Corrida é só uns 10 Km em 30 min. É baba ! ;-);-);-)
Você é destro ou canhoto ? Dependendo da dificuldade com o biônico, vai ter que assistir alguns filmes do John Wayne, ou do Robocop.
Abraços
Athon

Edintruder
11/01/2009, 20:51
OBS:

1 - Edi, tu é mais feio que bater em pai e mãe

2- Samukas, no carnaval os testes serão no RJ regados com a cerveja e churrasco pagos por vc.

Mamãe me acha lindo!!! Me acha no orkut, me adiciona como amigo e veja as comunidades! Ehehehe! Pelo menos não tenho vergonha e não escondo! Ahahaha!

Com certeza no carnaval vamos atrás do Samuka para fazer o teste com ele e botar umas cervas na roda!

Tio Eddie
11/01/2009, 22:13
Abs

Boas galera!

Venho acompanhando o tópico desde o começo e estou gostando das discussões e mais ainda dos testes.

Samukanvas, concordo contigo quanto a diferença entre a sensação de carro mais firme x carro realmente destracionando; além das multiplas combinações de sair de traseira x sair de frente. Além de devemos comparar coisas semelhantes!

A F-1000 4x4 permite que a 4x4 hi seja cionada, em movimento até 80km/h, mas isso não é recomendado, salvo terrenos lamacentos ou de pouca aderência ( ou seja, tracionar e socar a bota não é recomendado / mundo ideal...)

Miha pouca experiência com pkp de tamanhos diferentes (desde 97) me ensinou que pneus e suspensão (especialmente os amortecedores) em dia tem uma importância muito grande especialmente em curvas e terrenos com baixa aderência (além do peso do pé do motorista claro :twisted: )

Não pretendo polemizar, mas sinto o carro "mais na mão" andando em 4x2 especialmente pq é muito mais fácil corrigir os erros de trajetória e desgarradas, especialmente no cascalho seco e recém patrolado (todo solto), assim como na chuva e no asfalto molhado. Senti muita diferença, e pra melhor em termos de aderência, quando troquei os BF MUD pelos Kumho.

Agora, que o comportamento do carro muda quando está em 4x4 hi isso é indiscutível.

Abraços, de olho em mais testes e tópicos como este.

Eddie

dudas_308w
12/01/2009, 13:14
É... eu tb não entendo essa da fórmula 1. Porque não usam 4x4, heim? Usa as suas fórmulas pra explicar pra gente.

Abs

Essa é facil de responder.
Os F1 nao usam 4x4 pelo simples motivo que nas retas, nas acelerações e nas frenagens, o custo do peso de uma CT + cardans + homocineticas + diff dianteiro (tudo que se precisa para ter tração integral) seria muito mais alto do que o ganho de estabilidade proporcionado por maior traçao.

Por isso, eles usam a pericia do piloto para compensar isso.
Aquele controle de tração que havia, era nada mais que um par de sensores em cada semi eixo, verificando se uma roda nao patinava, e aliviando a mistura do motor de forma a impedir a saida de traseira. Como era um sistema eletronico, nao errava, nao ficava estressado, canseado, etc...

Porem, os porsche, subaru e outros carros esportivos que tem tração, se beneficiam muito disso

samukanvas
12/01/2009, 22:23
Essa é facil de responder.
Os F1 nao usam 4x4 pelo simples motivo que nas retas, nas acelerações e nas frenagens, o custo do peso de uma CT + cardans + homocineticas + diff dianteiro (tudo que se precisa para ter tração integral) seria muito mais alto do que o ganho de estabilidade proporcionado por maior traçao.

Por isso, eles usam a pericia do piloto para compensar isso.
Aquele controle de tração que havia, era nada mais que um par de sensores em cada semi eixo, verificando se uma roda nao patinava, e aliviando a mistura do motor de forma a impedir a saida de traseira. Como era um sistema eletronico, nao errava, nao ficava estressado, canseado, etc...

Porem, os porsche, subaru e outros carros esportivos que tem tração, se beneficiam muito disso

Depois dessa, meu amigo.... Só me resta chutar a quina da parede com a canela até chegar no vergalhão... :rolleyes:

O pessoal do tópico vai me desculpar. Eu estava levando tudo na zoação e tal, mas essa foi pessoal... Meu "célebro" doeu tanto que fiquei com febre :lol: Caraio, quando eu li eu não acreditei... achei que tinha sido efeito de algum remédio :lol:

Só por isso eu não vou pagar cerveja pra ninguém quando vierem pro rio...

Desculpa bem colocada! :D

samukanvas
12/01/2009, 22:28
Caraio... Sério mesmo... Parece que eu traguei um peido fedorento da gisele bunchen.

Vcs sabem que ela caga bolinhas coloridas com cheiro de chiclete, né?

Imagina a decepção: Eu descobrir que ela peida fedorento... É a mesma surpresa que tive agora... :mrgreen:

SergioPB
12/01/2009, 22:57
Postei no início desse tópico um atalho para um artigo do Bob Sharp no BCWS onde se discute a estabilidade de um veículo, engrenado ou não, em curvas.
Nesse artigo ele explica, de forma bem clara, que não existe diferença alguma se entrarmos na mesma velocidade em uma curva, tracionados ou não.
Fui para a pista com meu Xsara 1.6 2001, e numa reta antes de pegar a Av. Brasil, numa curva de 90 graus, entrei a 100km/h tracionado na pista da direita e o Xsara nem se abalou. Saiu e entrou na direita, firme.
Fiz o mesmo teste destracionado a 110km/h, para ele sair a mais ou menos 100km/h, e o resultado, para minha surpresa, foi o mesmo. Com a mesma segurança.
Ainda não fiz com a Ranger, mas vou fazer.
Não é o teste proposto neste tópico, mas serve para desmistificar a influência de mais ou menos tração em matéria de estabilidade.
Não tenho a intenção de atrapalhar esse tópico, mesmo porque não tenho conhecimentos para isso, mas sempre procuro por a mão na massa para tirar minhas dúvidas.
Nas minhas limitações, acredito que em 4x2 têm-se mais torque disponível, o que facilita desgarrar ou não com a traseira, ou seja, mais controle do veículo.
Com a 4x4hi esse torque é repartido para os dois eixos, dando a falsa sensação de maior estabilidade.
Acho que é isso.

Abraços!

samukanvas
12/01/2009, 23:34
Sergio,

Pensando aqui com meus neurônios, na verdade meu neurônio :mrgreen:, acho que é um teste muito parecido sim com o proposto. O tipo do carro diferente, mas demonstra que o atrito é o mesmo porque no apex da curva, não há mesmo diferença entre tração e não tração, já que é um momento nulo de aceleração e desaceleração. O unico inconveniente que não deixou o teste igual o proposto foram os eixos tentando compensar a diferença de rotação das rodas com um diferencial blocado.

Legal seu teste!! O texto tb foi muito bom!!

Fico no aguardo do teste em 4x4, mas com segurança!!

Abs

umberto xxxrrr
13/01/2009, 00:43
Saudações aos amigos.

Belo tópico :concordo:

Minha singela contribuição sobre coisas em que sou um pouco mais versado do que a questão central, porém foram citadas...:pensativo:

> F-1 não usa tração 4x4, nem qualquer outra coisa diferente porque existe um regulamento (cada vez mais) restritivo. Já houve (e bem sucedido) até carro de 6 rodas, turbo (fantásticos) e outras zilhares de coisas bacanas... Mas foram banidas para manter "o equilíbrio" entre quem "pode" ou não bancar as inovações.

> Em FWD (tração dianteira) contra-esterço (e pé no porão) só em saída "inicial" de traseira e ainda assim com muito feeling (escreve assim?) e atenção ao "pêndulo" eventualmente resultante.(talvez tenha sido assim a intenção da informação inicial, mas ficou um pouco confuso na minha opinião). No autódromo inclusive o fazemos (ou tentamos) quando não há outros bólidos próximos, de contrário é melhor trancar no freio e sair (vamos eventualmente bater, mas vai ser numa condição de risco mais controlado do que ficar serpenteando na pista e colidir com outro piloto.).

Como não é o assunto central do tópico não colocarei imagens.

Abraços e lendo atentamente, desejando sucesso a todos nos testes.:concordo:

Anthoniusnikos
13/01/2009, 01:51
SérgioPB, Samukanvas, umberto xxxrrr, Rogérinho, Kadoavesso, Tio Eddie, outros. Voces falam de pista de corrida, pilotagem, testes, mas até agora não apresentaram nada prático, só blá, blá, blá. Façam o teste, assim como o Edin fez (ou melhor) e provem o contrário. Que negócio é esse: - Eu já fiz e sei ! Conversa de moleque.
Samukas, é muito fácil pedir para os outros fazerem as coisas, e ficar coçando na espera. Talvez já estejam meio enjoados de tanta conversa fiada no blog de voces, aquí no Fórum. Onde, das discussões que voces fazem, não se aproveita nada. As suas descrições são pura enrolação, que deve enganar a sua turminha aí do blog. Voces falam tanta merd@ que não dá tempo de pensar algo de útil.
Samukas, você ficou doidão porque deve ter lembrado do seu professor de física. Se teve dificuldade para entender uma equação de primeiro grau, imagino as se segundo, terceiro... Dá nó mesmo véio! Melhor é tomar um dúzia de latinhas, usar o único neurônio, e sair por aí que nem buscapé fazendo "zoada". Você deve estar tomando algum remédio diferente mesmo, senão é a cachola mesmo que já desceu pro saco.
Já procurou ler os tópicos aquí na mecânica ? Vai perceber o respeito que os foristas se tratam.
Se não tem o que fazer para contribuir, volta lá pra sua turma. Nem me refiro ao nome deles porque se tirar uma radiografia de você, essa turminha vai sair pendurada.
Chega de papo furado. Pula fora, se não tem respostas.
Mas nem tudo está perdido. Volte ao início do tópico e procure estudar. Já percebi que "estudar" te tira do sério, mas então, vai falar merd@ em outro lugar.
Se não quiser passar por bundão, poste na youtobe um teste melhor e mais convicente que o o amigo Edin.
Nota: Se não tiver saco para ler tudim acima, é porque o único neurônio fundiu.
Samukas, vai chutando a quina da parede, porque se der cabeçada vai sair tanta merd@ que nem você vai aguentar o aroma. :parede::parede::parede:
Pnb
Athoniusnikos

samukanvas
13/01/2009, 10:58
SérgioPB, Samukanvas, umberto xxxrrr, Rogérinho, Kadoavesso, Tio Eddie, outros. Voces falam de pista de corrida, pilotagem, testes, mas até agora não apresentaram nada prático, só blá, blá, blá. Façam o teste, assim como o Edin fez (ou melhor) e provem o contrário. Que negócio é esse: - Eu já fiz e sei ! Conversa de moleque.
Samukas, é muito fácil pedir para os outros fazerem as coisas, e ficar coçando na espera. Talvez já estejam meio enjoados de tanta conversa fiada no blog de voces, aquí no Fórum. Onde, das discussões que voces fazem, não se aproveita nada. As suas descrições são pura enrolação, que deve enganar a sua turminha aí do blog. Voces falam tanta merd@ que não dá tempo de pensar algo de útil.
Samukas, você ficou doidão porque deve ter lembrado do seu professor de física. Se teve dificuldade para entender uma equação de primeiro grau, imagino as se segundo, terceiro... Dá nó mesmo véio! Melhor é tomar um dúzia de latinhas, usar o único neurônio, e sair por aí que nem buscapé fazendo "zoada". Você deve estar tomando algum remédio diferente mesmo, senão é a cachola mesmo que já desceu pro saco.
Já procurou ler os tópicos aquí na mecânica ? Vai perceber o respeito que os foristas se tratam.
Se não tem o que fazer para contribuir, volta lá pra sua turma. Nem me refiro ao nome deles porque se tirar uma radiografia de você, essa turminha vai sair pendurada.
Chega de papo furado. Pula fora, se não tem respostas.
Mas nem tudo está perdido. Volte ao início do tópico e procure estudar. Já percebi que "estudar" te tira do sério, mas então, vai falar merd@ em outro lugar.
Se não quiser passar por bundão, poste na youtobe um teste melhor e mais convicente que o o amigo Edin.
Nota: Se não tiver saco para ler tudim acima, é porque o único neurônio fundiu.
Samukas, vai chutando a quina da parede, porque se der cabeçada vai sair tanta merd@ que nem você vai aguentar o aroma. :parede::parede::parede:
Pnb
Athoniusnikos

HHmmmmm.... Ataques pessoais :pensativo: Realmente vc está contribuindo para esse tópico. Aliás, está "contribuindo" desde o primeiro post, né? Vc já está ficando inconveniente Anthons. Segura um pouco esse stress porque tem um monte de gente interessada em fazer testes com seus carros e experimentar o melhor pra eles.

Não entendo porque vc levou essa brincadeira clara que fiz como alguma coisa ruim. Desde seu primeiro post vc vem me atacando e defendendo o "amigo edin" e depois vem me falar de puxa-sacos. Vive se contradizendo em cada frase que coloca (Mais uma vez com os puxa-sacos) e depois começa uma choradeira porque não conseguiu me convencer com o monte de fórmulas escolares que colocou aqui somente por interesse pessoal de ajudar alguém.

Isso foi muito feio e ruim pro tópico porque influenciou de forma negativa a experiência das pessoas. Como eu já disse diversas vezes e não vou mais escrever isso e sim colar (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=782560&postcount=48), eu não estou nessa para provar nada para ninguém. Eu já fiz os meus testes... Pedi para o pessoal gravar o teste para demonstrar o que fizeram e pra deixar material para futuros interessados poderem saber como se faz na prática e conhecer o comportamento do carro sem se arriscar (Se não se sentirem seguros a fazer o teste).

Pode esperar sentado o meu teste porque vai cansar. Eu não pretendia demonstrar isso na prática e nem pretendo. Como eu já disse milhões de vezes (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=782560&postcount=48)....

Então Anthons, nos poupe de seus ataques histéricos e sem sentido. Não prive os interessados de testarem, de conhecerem melhor seu carro e de decidirem o que acham melhor. Não influencie o teste por questões pessoais.

Isso é educação meu amigo. Se quiser te ensino um pouco dela, mas só se tiver interessado...

Anthoniusnikos
13/01/2009, 11:07
Calma Samukas. Não perca a esportiva. Também gosto de escrever. Estou de férias e tenho bastante tempo. Daquí a pouco vou pegar uma praia e nadar um pouco. Por aquí já esquentou bastante. Aliás, você ainda não cumpriu a sua parte. Se não quiser passar por bundão, vai ter que apresentar o teste no Youtobe, melhor do que foi apresentado, e você criticou. Mas, para que eu não pareça radical, se não quiser cumprir o compromisso, pode voltar a virar latinhas com a galera do botequim, que é mais fácil.
Enquanto faço os cálculos para explicar, e deixar registrado para os outros foristas (senão fica só na conversa e não vão aproveitar nada), pergunto à V.Sa.:
1 - Porque o Subaru desgarrou as rodas da frente, na retomada, em 4x4 . Esse é um ponto interessante, e gostaria que o você procura-se esclarecer (sem conversa de botequim, nem "zoeira"). Acho que é aí que o bicho está pegando, e seria interessante a gente discutir, e com a sua experiência, concluir alguma coisa.

Ainda há tempo, Samukas. Faça um esforcinho. Dê uma estudada. Peça para o Tio Eddie te ajudar.
Estas aquí são básicas. Depois prometo que coloco as mais avançandas. :pensativo:
Força centrípeta é a força (http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7a) resultante que puxa o corpo (http://pt.wikipedia.org/wiki/Corpo) para o centro da trajetória em um movimento (http://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento) curvilíneo ou circular.
Objetos que se deslocam em movimento retilíneo uniforme (http://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_retil%C3%ADneo_uniforme) possuem velocidade modular constante. Entretanto, um objeto que se desloca em arco, com o valor da velocidade constante, possui uma variação na direção do movimento; como a velocidade é um vetor (http://pt.wikipedia.org/wiki/Vector_(espacial)) de módulo, direção e sentido, uma alteração na direção implica uma mudança no vetor velocidade. A razão dessa mudança na velocidade é a aceleração centrípeta (http://pt.wikipedia.org/wiki/Acelera%C3%A7%C3%A3o_centr%C3%ADpeta).
Como força é dada pela fórmula:
http://upload.wikimedia.org/math/7/e/7/7e71667459ee5359219626dd0f2a4dc3.png e a aceleração, neste caso particular, corresponde à aceleração centrípeta dada pela fórmula:
http://upload.wikimedia.org/math/a/d/5/ad5ebf9ef9c7f584e5404c13c5fdb1f7.png temos a força centrípeta que pode ser calculada como:
http://upload.wikimedia.org/math/8/2/4/824314c9ee280a223a54df5b66b0b97c.png Onde
http://upload.wikimedia.org/math/6/f/f/6fff7c9c1435f4703bea2db0c361ede4.png é a massa (em quilogramas (http://pt.wikipedia.org/wiki/Quilograma) no SI (http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_Internacional_de_Unidades)), http://upload.wikimedia.org/math/1/c/8/1c89533fd4f172a85e1683a241be7c7d.png é a velocidade do corpo (em metros por segundo (http://pt.wikipedia.org/wiki/Metro_por_segundo) no SI) http://upload.wikimedia.org/math/7/5/c/75c50e1aa001622f60077065e12fef8d.png é o raio da trajetória percorrida pelo corpo (em metros (http://pt.wikipedia.org/wiki/Metro) no SI). Em todo movimento circular existe uma força resultante na direção radial que atua como força centrípeta, de modo que a força centrípeta não existe por si só. Por exemplo, o atrito entre o solo e o pneu do carro faz o papel da força centrípeta quando o carro faz curvas. A força gravitacional faz o mesmo papel no movimento de satélites em torno da Terra. Assim sendo:
http://upload.wikimedia.org/math/9/7/b/97b2abdc34e3f7d879af1aee71e37235.png Para o exemplo da força gravitacional (http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7a_gravitacional) no movimento dos satélites:
http://upload.wikimedia.org/math/d/e/7/de7e229c4c3d7c50a54439d6ca0c3672.png

http://upload.wikimedia.org/math/9/6/b/96bbd415c2d0f3ece2ba0cedda58a6a9.png Onde
http://upload.wikimedia.org/math/e/1/3/e137b0ac7422334596aca2f1ffb8f4d8.png é a massa do satélite, http://upload.wikimedia.org/math/4/a/2/4a2808be58e7c3b2c948b0929a1a8bb8.png é a velocidade do satélite, http://upload.wikimedia.org/math/5/f/f/5ffa17b5cfe85170ce38c61332725ca1.png é a massa da Terra, http://upload.wikimedia.org/math/9/3/b/93b28b2130ea31fcd70f8e39a35c600d.png é o vetor posição do satélite, http://upload.wikimedia.org/math/4/1/f/41f357ae457351bb75731fc5fa99662e.png é o vetor posição do centro de massa da Terra.
Exemplo do uso da força gravitacional (http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7a_gravitacional) para o cálculo da velocidade do telescópio espacial Hubble (http://pt.wikipedia.org/wiki/Telesc%C3%B3pio_espacial_Hubble) http://upload.wikimedia.org/math/2/6/8/26819c4ca0926c1efa4bc35a4a6df0bf.png:
Sabendo que:
http://upload.wikimedia.org/math/2/d/e/2deebe75366e919e32bb3bf47ef924da.png massa da Terra, http://upload.wikimedia.org/math/6/f/e/6fe3a48b9fe5ed776e66a8eef39f6d77.png altura do Hubble em relação à superfície da Terra (http://pt.wikipedia.org/wiki/Terra), http://upload.wikimedia.org/math/6/d/b/6db5becf1c7a2ecf602885ce608dd418.png raio da Terra, http://upload.wikimedia.org/math/c/f/4/cf4a663ff1890f4beaa25735cdd07233.png raio da órbita é a distância do centro de massa do HUBBLE até o centro de massa da Terra, http://upload.wikimedia.org/math/9/5/4/9544941f4a9f2413ec91635b707b716d.png Constante universal de gravitação. Então:
http://upload.wikimedia.org/math/b/7/9/b793e7209fef8cfc3fdf279689bb2172.png http://upload.wikimedia.org/math/d/3/a/d3a21baf2e6f60a1ba85f20248ff9544.png Logo:
http://upload.wikimedia.org/math/d/5/e/d5e4d953a65084327d252512d003aaaa.png

Abs
Anthon

umberto xxxrrr
13/01/2009, 11:15
Bom dia amigo,

Tomo a liberdade de mandar-lhe esta, uma vez que citou-me numa lista de quem (a seu julgamento) não "contribuiu" para o referido tópico.

Bem, vamos lá:

- Minha única postagem no referido foi, educada, EMBASADA em experiência pessoal e frequente e encorajadora de quem assim desejar o testasse (de preferência em local adequado).

Deste modo , não achei pertinente nem educada a sua manifestação (particularmente acho que polariza mais ainda onde não é necessário).

Penso que , talvez, tenha sido um destempero momentâneo de sua parte ou até (o que não seria atitude responsável) que não tenha lido e parado para pensar no que escrevi.

Afora isto, fica um abraço respeitoso (e respeito é bom para todos).:stop:

samukanvas
13/01/2009, 11:17
Calma Samukas. Não perca a esportiva. Estou de férias e tenho bastante tempo. Daquí a pouco vou pegar uma praia e nadar um pouco. Por aquí já esquentou bastante. Aliás, você ainda não cumpriu a sua parte.
Enquanto faço os cálculos para explicar, e deixar registrado para os outros foristas (senão fica só na conversa e não vão aproveitar nada) porque o Subaru desgarrou as rodas da frente, na retomada, em 4x4 . Esse é um ponto interessante, e gostaria que o você procura-se esclarecer (sem conversa de botequim, nem "zoeira"). Acho que é aí que o bicho está pegando, e seria interessante a gente concluir alguma coisa.

Ainda há tempo, Samukas. Faça um esforcinho. Dê uma estudada.
Estas aquí são básicas. Depois prometo que coloco as mais avançandas. :pensativo:
Força centrípeta é a força (http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7a) resultante que puxa o corpo (http://pt.wikipedia.org/wiki/Corpo) para o centro da trajetória em um movimento (http://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento) curvilíneo ou circular.
Objetos que se deslocam em movimento retilíneo uniforme (http://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_retil%C3%ADneo_uniforme) possuem velocidade modular constante. Entretanto, um objeto que se desloca em arco, com o valor da velocidade constante, possui uma variação na direção do movimento; como a velocidade é um vetor (http://pt.wikipedia.org/wiki/Vector_(espacial)) de módulo, direção e sentido, uma alteração na direção implica uma mudança no vetor velocidade. A razão dessa mudança na velocidade é a aceleração centrípeta (http://pt.wikipedia.org/wiki/Acelera%C3%A7%C3%A3o_centr%C3%ADpeta).
Como força é dada pela fórmula:
http://upload.wikimedia.org/math/7/e/7/7e71667459ee5359219626dd0f2a4dc3.png e a aceleração, neste caso particular, corresponde à aceleração centrípeta dada pela fórmula:
http://upload.wikimedia.org/math/a/d/5/ad5ebf9ef9c7f584e5404c13c5fdb1f7.png temos a força centrípeta que pode ser calculada como:
http://upload.wikimedia.org/math/8/2/4/824314c9ee280a223a54df5b66b0b97c.png Onde
http://upload.wikimedia.org/math/6/f/f/6fff7c9c1435f4703bea2db0c361ede4.png é a massa (em quilogramas (http://pt.wikipedia.org/wiki/Quilograma) no SI (http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_Internacional_de_Unidades)), http://upload.wikimedia.org/math/1/c/8/1c89533fd4f172a85e1683a241be7c7d.png é a velocidade do corpo (em metros por segundo (http://pt.wikipedia.org/wiki/Metro_por_segundo) no SI) http://upload.wikimedia.org/math/7/5/c/75c50e1aa001622f60077065e12fef8d.png é o raio da trajetória percorrida pelo corpo (em metros (http://pt.wikipedia.org/wiki/Metro) no SI). Em todo movimento circular existe uma força resultante na direção radial que atua como força centrípeta, de modo que a força centrípeta não existe por si só. Por exemplo, o atrito entre o solo e o pneu do carro faz o papel da força centrípeta quando o carro faz curvas. A força gravitacional faz o mesmo papel no movimento de satélites em torno da Terra. Assim sendo:
http://upload.wikimedia.org/math/9/7/b/97b2abdc34e3f7d879af1aee71e37235.png Para o exemplo da força gravitacional (http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7a_gravitacional) no movimento dos satélites:
http://upload.wikimedia.org/math/d/e/7/de7e229c4c3d7c50a54439d6ca0c3672.png

http://upload.wikimedia.org/math/9/6/b/96bbd415c2d0f3ece2ba0cedda58a6a9.png Onde
http://upload.wikimedia.org/math/e/1/3/e137b0ac7422334596aca2f1ffb8f4d8.png é a massa do satélite, http://upload.wikimedia.org/math/4/a/2/4a2808be58e7c3b2c948b0929a1a8bb8.png é a velocidade do satélite, http://upload.wikimedia.org/math/5/f/f/5ffa17b5cfe85170ce38c61332725ca1.png é a massa da Terra, http://upload.wikimedia.org/math/9/3/b/93b28b2130ea31fcd70f8e39a35c600d.png é o vetor posição do satélite, http://upload.wikimedia.org/math/4/1/f/41f357ae457351bb75731fc5fa99662e.png é o vetor posição do centro de massa da Terra.
Exemplo do uso da força gravitacional (http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7a_gravitacional) para o cálculo da velocidade do telescópio espacial Hubble (http://pt.wikipedia.org/wiki/Telesc%C3%B3pio_espacial_Hubble) http://upload.wikimedia.org/math/2/6/8/26819c4ca0926c1efa4bc35a4a6df0bf.png:
Sabendo que:
http://upload.wikimedia.org/math/2/d/e/2deebe75366e919e32bb3bf47ef924da.png massa da Terra, http://upload.wikimedia.org/math/6/f/e/6fe3a48b9fe5ed776e66a8eef39f6d77.png altura do Hubble em relação à superfície da Terra (http://pt.wikipedia.org/wiki/Terra), http://upload.wikimedia.org/math/6/d/b/6db5becf1c7a2ecf602885ce608dd418.png raio da Terra, http://upload.wikimedia.org/math/c/f/4/cf4a663ff1890f4beaa25735cdd07233.png raio da órbita é a distância do centro de massa do HUBBLE até o centro de massa da Terra, http://upload.wikimedia.org/math/9/5/4/9544941f4a9f2413ec91635b707b716d.png Constante universal de gravitação. Então:
http://upload.wikimedia.org/math/b/7/9/b793e7209fef8cfc3fdf279689bb2172.png http://upload.wikimedia.org/math/d/3/a/d3a21baf2e6f60a1ba85f20248ff9544.png Logo:
http://upload.wikimedia.org/math/d/5/e/d5e4d953a65084327d252512d003aaaa.png

Abs
Anthon

Ó deus... Aonde isso vai parar? Será que ele não se toca?

O pessoal pode escolher agora entre a fórmula, para achar alguma coisa que eu não sei. Ou não achar nada...

Ou fazer o teste e contribuir com o tópico.

:lol:

Anthoniusnikos
13/01/2009, 11:26
Humberto. Você é um cara gentil. :concordo: Também, coloquei a minha experiência que foi desrespeitada. Aliás, se voltar a ler os posts, vai ver que quem desrespeitou todo mundo foi o Samukas, que agora está pendurado. Estamos aguardando os testes no Youtobe, já que ele conhece pra "caráio".

Samukas, para não fazermos do tópico um BLOGÃO, vamos respeitar os 60 min que temos para, até fazermos correções.

Simplificando: 1 - Porque o Subaru desgarrou as rodas da frente, na retomada, em 4x4 . Esse é um ponto interessante, e gostaria que o você procura-se esclarecer. Não precisa de fórmulas. Só descrevendo, mesmo. (sem conversa de botequim, nem "zoeira"). Acho que é aí que o bicho está pegando, e seria interessante a gente discutir, e com a sua experiência, concluir alguma coisa.

Assim você não precisa ler tudo, e contribuimos com o tópico.
Pnb
Anthon

R.Becker
13/01/2009, 11:31
amigos.....bom dia!!!

sou novo aqui no forum, mas a um bom tempo venho acompanhando....

quanto a essa diferença, tenho uma consideração a fazer......

carros 4x4 sem diferencial central, dependem muito tmb do estado dos pneus.

uma diferença de 2 mm entre pneus traseiros e dianteiros, ja é capaz de provocar reações diferentes...

ja que colocaram algumas fórmulas, gostaria da opinião de vcs quanto ao exemplo:

pneu 255/70 r16: diametro: 763,4 mm (novo) circunferência: 2398,30 mm

considerando desgaste de 3 mm no diametro (760,4mm) circunferência: 2388,86 mm..

podemos ver uma diferença de 9,44 mm....

vamos pensar andando em linha reta, pra simplificar agora..

a 80 km/h (22,22 m/s) o pneu gira aproximadamente 9,3 rot/s...

ou seja....a cada 27,33 segundos....o pneu novo gira 1 volta a mais que o pneu gasto...

agora pergunto....quem é que compensou essa volta inteira do pneu?

logicamente que a caixa, criando arrasto em algum dos pneus...esse arrasto causa instabilidade, ainda mais em curvas....

por isso que provavelmente 4x4 part time seja meio complicado de usar em asfalto...

agora 4x4 com diferencial, é muito mais seguro na chuva....

é o que penso......aguardo comentários

abraçoss

Anthoniusnikos
13/01/2009, 11:38
R.Becker. Seja Bem-Vindo ao Fórum. São muito boas as suas observações. Qual a viatura que tem, ou usa? Lembre-se que o diferencial central é que vai compensar, e que estamos em chão de pouca aderência, ou seja, coeficiente de atrito pequeno (asfalto e chuva forte). Caso contrário, sem diferencial central, todo esforço, sobra para as engrenagens da caixa (CT).
Abração
Anthoniusnikos

samukanvas
13/01/2009, 11:42
amigos.....bom dia!!!

sou novo aqui no forum, mas a um bom tempo venho acompanhando....

quanto a essa diferença, tenho uma consideração a fazer......

uma diferença de 2 mm entre pneus traseiros e dianteiros, ja é capaz de provocar reações diferentes...

ja que colocaram algumas fórmulas, gostaria da opinião de vcs quanto ao exemplo:

pneu 255/70 r16: diametro: 763,4 mm (novo) circunferência: 2398,30 mm

considerando desgaste de 3 mm no diametro (760,4mm) circunferência: 2388,86 mm..

podemos ver uma diferença de 9,44 mm....

vamos pensar andando em linha reta, pra simplificar agora..

a 80 km/h (22,22 m/s) o pneu gira aproximadamente 9,3 rot/s...

ou seja....a cada 27,33 segundos....o pneu novo gira 1 volta a mais que o pneu gasto...

agora pergunto....quem é que compensou essa volta inteira do pneu?

logicamente que a caixa, criando arrasto em algum dos pneus...esse arrasto causa instabilidade, ainda mais em curvas....

por isso que provavelmente 4x4 part time seja meio complicado de usar em asfalto...

agora 4x4 com diferencial, é muito mais seguro na chuva....

é o que penso......aguardo comentários

abraçoss

É novo, mas já colocou uma questão interessante!

A grande maioria do pessoal cria confusão no uso do 4x4. Esse ponto que tocou é muito importante para a discussão sim.

Minha opinião já está formada sobre esse assunto tb. Continuo em 4x2.

abs :concordo:

samukanvas
13/01/2009, 11:45
Lembre-se que o diferencial central é que compensa.

:putz: :parede:

Tio Eddie
13/01/2009, 11:56
Porque mesmo começou este tópico?

:pipoca::pipoca::pipoca:

Indo de taxi até descobrir se 4x4 sem 4x4 ainda é 4x2...:odedo:

samukanvas
13/01/2009, 11:56
R.Becker. Seja Bem-Vindo ao Fórum. São muito boas as suas observações. Qual a viatura que tem, ou usa? Lembre-se que o diferencial central é que vai compensar, e que estamos em chão de pouca aderência, ou seja, coeficiente de atrito pequeno (asfalto e chuva forte). Caso contrário, sem diferencial central, todo esforço, sobra para as engrenagens da caixa (CT).
Abração
Anthoniusnikos

Apesar de ter editado o post depois que viu minha mensagem, ainda continuou falando besteira. Asfalto molhado tem muita aderência SIM. Com pneus bons (De boa marca e com bom desenho) isso tende a piorar.

Em terra, lama, neve - OK, mas em asfalto molhado isto non ecxiste!

Volte ao primeiro post e leia o propósito desse tópico pra tentar voltar ao tema...

Bianor
13/01/2009, 12:33
Tração 4x4 acionada (sem diferencial central) só em pisos de baixa aderencia, lama, areia, neve, pedras soltas em subidas ou descidas etc, nunca me asfalto. Isto diz o manual do veículo e tambem as homocineticas, cruzetas etc quando tento fazer esta bobagem estalam para avisar que a conta vai ser alta.
Quanto a acelerar na curva sei que aumenta aderencia e a velocidade que se pode fazer a curva.
Quer comprovar, pegue uma curva de asfalto de raio curto e velocidade baixa de preferencia numa descida faça na banguela e depois acelerando e veja o resultado.
Sds

R.Becker
13/01/2009, 13:05
Abração
Anthoniusnikos

obrigado amigos...

na verdade hoje tenho um peugeot 307, mas acompanho meu pai desde 2000, onde pegou a primeira s10 diesel 4x4 e desde então não largou mais........hoje tem uma sorento 4x4...

e eu estou atrás de um troller.....pra começar a brincar...

SergioPB
13/01/2009, 13:05
Tração 4x4 acionada (sem diferencial central) só em pisos de baixa aderencia, lama, areia, neve, pedras soltas em subidas ou descidas etc, nunca me asfalto. Isto diz o manual do veículo e tambem as homocineticas, cruzetas etc quando tento fazer esta bobagem estalam para avisar que a conta vai ser alta.
Quanto a acelerar na curva sei que aumenta aderencia e a velocidade que se pode fazer a curva.
Quer comprovar, pegue uma curva de asfalto de raio curto e velocidade baixa de preferencia numa descida faça na banguela e depois acelerando e veja o resultado.
Sds

Bianor,
Se conseguires manter a mesma velocidade nos dois testes, o resultado será o mesmo. Não terá estabilidade maior com o carro tracionado.

Anthon,
Deixei claro a minha falta de conhecimentos, mas não me considero totalmente leigo, por isso fiz o teste.
E este teste teve o intuito de mostrar que não se consegue mais aderência fazendo curvas desacelerando ou acelerando, tracionado ou não.
Em parte contribui para o que está sendo discutido aqui.
Não tenho grandes conhecimentos como você, mais a cada dia adquiro com os colegas aqui do fórum.

Abraços!

Pequeno jr
13/01/2009, 13:17
Sds

Sem entrar muito no merito de gastos e de quebras, mas a minha Ranger passou dos 340.000km/rodados e até hj não tive problema.

O que vamos em tese conseguir responder com estes testes é, a 4x4 na chuva realmente ajuda a dar mais estabilidade?

Nao coloquei o video ainda por falta de tempo, mas no decorrer da semana eu posto.

umberto xxxrrr
13/01/2009, 13:36
Acho que com o "correr" do tópico, algumas coisas se confundiram...

Pela física (o amigo mais estudioso deve demonstrar melhor que eu isto) , pelo que me lembro, no caso de uma comparação em velocidade constante, deve de fato ocorrer resultados idênticos, uma vez que o que mantém o carro "na trajetória" é o (pouco, no piso analisado) atrito pavimento/pneu , e este não se alteraria.

Porém, quando se pensa (objeto inicial do tópico) na questão da (eventual) maior capacidade de manter uma trajetória (curvilínea) usando o recurso da 4x4, é (em tese) pressupondo que o(s) veículo(s), e respectivos condutores, tenham a capacidade de imprimir ACELERAÇÃO , e esta sim ser decomposta (é isso?) em vetores que poderiam (em tese?) ser direcionados (um deles, lógico) para a direção desejada.

Ficou confuso? O que quero dizer é que muda muito a forma de condução(extrema) de um carro FWD, RWD ou AWD e só haveria significativa diferença de resultados (pressupondo condutores capacitados em todos), caso houvesse possibilidade de imprimir "ganho" de velocidades (ainda que em parcos momentos).

Nas pistas utiliza-se bastante, como ferramenta de acerto dos bólidos, algo chamado de "Skid-Pad". É um trecho/circuito circular onde se pode (em segurança relativa) testar qual a velocidade possível de imprimirmos e/ou mantermos com diferentes configurações.

No Youtube tem alguns vídeos deles, porém não encontrei nenhum com 4x4 (infelizmente).

Abraços.

P.S.: Anexo (não é necessário criticar, quem achar que não é relevante ao tema, basta não assistir) alguns vídeos demonstrativos de condução em piso molhado e RWD.

[ame=http://br.youtube.com/watch?v=XUY_ps8jtno]YouTube - BMW E60 550i Skid Pad[/URL]

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=2CbblebONpg]YouTube - Nordschleife im Drift (BMW M5 E39)[/URL]

Tentando contribuir sempre.

Edintruder
13/01/2009, 16:50
Para a pessoa ter facilidade com física, precisa entender basicamente a lógica das coisas. A física explica tudo. Se não fosse uma ciência correta o homem não teria ido ao espaço e não existiria a tecnologia atual. Discutir a lógica é como discutir física.

Quando o amigo postou a quantidade de voltas que os eixos giram com pneus de desgastes diferentes ele está correto, porém em linha reta não tem influência quase nenhuma pois existem 3 pneus gerando força de deslocamento enquanto um apenas irá gerar atrito. Um não vence 3. Se andar em 4x2, terá 2 gerando deslocamento e dois gerando atrito. De fosse assim muita gente se acidentaria ao rodar com 4x4 acionado.

O que é piso de boa aderência? Eu tento patinar, se as rodas perderem o atrito facilmente eu julgo baixa aderência, se o motor apanhar para desgarar as rodas traseiras, eu julgo alta aderência. Simples e funcional.

Quando fiz o teste em dia de chuva, em 4x2 uma roda interna à curva andava patinando direto para vencer o deslocamento com força resultante de diagonal. Porque isso não aconteceria então em 4x4? Simples, acontece, porém tem mais 2 rodas auxiliando o deslocamento e aproveitando a potência e o freio do motor, melhorando assim a dirigibilidade. Em relação ao equilíbrio, pouco altera, na verdade, picapes são desiquilibradas, e no momento que os penus que possuem maiso carga de trabalho reolvem tracionar, eles passam a mandar mais na condução que os pneus traseiros. A facilidade para evitar derrapagens de traseiras é apenas pois o motor não terá força para elevar o giro ou arrastar os pneus traseiros quando unidos aos dianteiros, que por sua vez tem mais atrito que os traseiros.

Querem trocar tudo? Experiementem colocar 1 tonelada na caçamba e fazer o teste. Muda tudo! Mas com certeza em 4x4 mesmo saindo de frente terá mais resposta que somente em 4x2.

Vale lembrar que a distribuição de peso influencia muito no equilibrio DINÂMICO do veículo, Monza por exemplo derrapa a traseira, o Santana derrapa a dianteira e o Tempra derrapa parelho lateralmente. Digo esses três pois tivemos esses 3 na família e já tomei susto com Santana...

Samukanvas, qual picape tens? Estamos aguardando!

umberto xxxrrr
13/01/2009, 18:38
Desculpem-me, não sei o porquê, mas os vídeos saíram duplicados.

samukanvas
13/01/2009, 19:12
Acho que com o "correr" do tópico, algumas coisas se confundiram...

Pela física (o amigo mais estudioso deve demonstrar melhor que eu isto) , pelo que me lembro, no caso de uma comparação em velocidade constante, deve de fato ocorrer resultados idênticos, uma vez que o que mantém o carro "na trajetória" é o (pouco, no piso analisado) atrito pavimento/pneu , e este não se alteraria.

Porém, quando se pensa (objeto inicial do tópico) na questão da (eventual) maior capacidade de manter uma trajetória (curvilínea) usando o recurso da 4x4, é (em tese) pressupondo que o(s) veículo(s), e respectivos condutores, tenham a capacidade de imprimir ACELERAÇÃO , e esta sim ser decomposta (é isso?) em vetores que poderiam (em tese?) ser direcionados (um deles, lógico) para a direção desejada.

Ficou confuso? O que quero dizer é que muda muito a forma de condução(extrema) de um carro FWD, RWD ou AWD e só haveria significativa diferença de resultados (pressupondo condutores capacitados em todos), caso houvesse possibilidade de imprimir "ganho" de velocidades (ainda que em parcos momentos).

Nas pistas utiliza-se bastante, como ferramenta de acerto dos bólidos, algo chamado de "Skid-Pad". É um trecho/circuito circular onde se pode (em segurança relativa) testar qual a velocidade possível de imprimirmos e/ou mantermos com diferentes configurações.

No Youtube tem alguns vídeos deles, porém não encontrei nenhum com 4x4 (infelizmente).

Abraços.

P.S.: Anexo (não é necessário criticar, quem achar que não é relevante ao tema, basta não assistir) alguns vídeos demonstrativos de condução em piso molhado e RWD.

Tentando contribuir sempre.

Umberto,

Que loca a pilotagem do cara em nurburgring (Antigo). Pqp... Eu achei que o cara ia se perder umas 2/3 vzs com aquela barcona. Essa m5 é das v8 ainda, mas tem lá seus bem mais de 300cv.

Um show mesmo... Demonstra bem como sair do pêndulo com tração traseira e como controlar as escorregadas. Nada como saber usar a ferramenta.

Tem que escutar com som alto pra saber o que tá acontecendo.

Abs

samukanvas
13/01/2009, 19:15
Samukanvas, qual picape tens? Estamos aguardando!

"Estamos aguardando!" = Anton + vc.

Não interessa saber isso no tópico. Assim como não interessa saber a marca, modelo, tipo ou cor de qualquer um do fórum. Cada um tem o que acha melhor e o que pode.

Cada um deve fazer o teste na sua. Se quiser...

Editando:

Falar nisso, vcs dois não querem dar um tempo no tópico não? Tava interessante antes de zonearem isso aqui. Vamos deixar os amigos que querem testar ou apenas dar sua opinião se manifestarem, blz?

Agradeço

Anthoniusnikos
13/01/2009, 20:18
Samukas, não seja presunçoso (ainda estamos aguardando sua contribuição).
Agora vamos, tranqüilamente em frente ! Sem fórmulas !

Primeiro o Fórum é aberto para quem quiser postar, e a qualquer momento.
Já se passaram 60 min depois do sua última postagem e ninguém se manifestou. Então vamos lá !

Umberto, gostei da sua análise. Parece que agora, poderemos seguir em frente tirando maior proveito dos fatos.
Você observou bem: 1 - mesmo veículo; 2 - mesma velocidade de entrada na curva; 3 - mesmo ponto de retomada de velocidade na curva. 4 - mesma quantidade de água na pista. Estes fatores já nos vão fornecer dados confiáveis.
Salvo engano meu, deste segundo vídeo podemos tirar uma boa lição:
SUGESTÃO: COM RELAÇÃO A 4X4 ou 4X2, AINDA NÃO ESCLARECEMOS AS DUAS QUESTÕES:
1 - Entrar na curva, em piso molhado e com velocidade suficiente para a derrapagem; sem acelerar, ele vai sair fora da estrada (inércia).
2 - Ao entrar na curva, no limite (o suficiente para derrapar e sair da pista por inércia), o piloto acelera para buscar aderência (atrito), porém, tem que obrigatóriamente corrigir a trajetória para não sair da pista.
Essas duas premissas são de concordância de todos, ou não ?

Pena que esse teste não é para a comparação de 4x2 X 4x4.
Dúvida: Essa BMW do vídeo é de tração diant. ou tras. ?

Vamos tentar encontrar algum vídeo que faça essa comparação.

Abração
Anthon

R.Becker
13/01/2009, 20:46
Quando o amigo postou a quantidade de voltas que os eixos giram com pneus de desgastes diferentes ele está correto, porém em linha reta não tem influência quase nenhuma pois existem 3 pneus gerando força de deslocamento enquanto um apenas irá gerar atrito. Um não vence 3. Se andar em 4x2, terá 2 gerando deslocamento e dois gerando atrito. De fosse assim muita gente se acidentaria ao rodar com 4x4 acionado.

Deixa apenas eu fazer mais umas considerações aproveitando essa tua idéia.

Considerando uma curva, onde provavelmente teremos sim, 3 rodas iguais e uma apenas diferente;

devemos considerar que, no sistema 4x4, teremos 3 rodas em contato com o solo, e 1 roda girando menos (ou mais) que as outras, portanto esta roda jã não está mais em atrito estático (segurando o automóvel)

no sistema 4x2 porém, as duas rodas dianteiras não podem ser consideradas em atrito. Por elas estarem "bobas", nenhuma delas perdeu o seu atrito estático ainda....portanto temos em tese 4 rodas segurando o veículo...

o fato é que, em 4x4, provavelmente a roda girando diferente será uma traseira onde temos o menor peso e geralmente interna em relação a curva, pois na frente temos o motor. Então temos um efeito de que a massa da caminhonete em si está ainda sendo impulsionada e ainda ela esta sendo direcionada pelas rodas dianteiras.

Tipo um carro com tração dianteira. A massa do carro está sendo guiada na direção que apontar a roda. Isso gera uma sensação de controle.

Outra consideração, é que num sistema com pneus muito próximos, o sistema se aproxima muito do ideal, com diferencial central, e em estradas asfaltadas onde os raios de curva geralmente são muito grandes, esse efeito quase não aparece.

Porém gostaria de chamar a atenção dos colegas pro esforço que a caixa em si deve fazer. É bem provável que o sistema de 4x4 não quebre como temos exemplos aqui no fórum, mas imagina o esforço da transmissão, com um sistema desbalanceado de pneus, em uma curva de raio médio, onde a roda que provavelmente receberá a diferença será uma traseira, e sendo onde temos os sistemas de controle de tração. Imaginem os esforços envolvidos com o uso de pneus largos. Não deve ser moleza.

Quanto a segurança, digo que o 4x4 com diferencial é o melhor, sem dúvida, ainda mais se tiver um controle eletrônico, tipo os subaru impreza. Agora se um sistema part time tiver um conjunto dianteiro muito próximo do traseiro, ele funcionará parecido tornando o veículo também mai seguro. Agora com um sistema um pouco desbalanceado, eu ja prefiro a garantia e o uso do sistema 4x2....

gostaria de comentários dos amigos,

abraços

Pequeno jr
13/01/2009, 21:31
Ai está o video.

enquanto vcs vao discutindo politica, sexo e futebol ... continuo os testes. Hoje passei por um outro balão (ou rotatoria) que deve ser mais interessante, pois há bem mais desniveis nele.

O Negocio agora é esperar uma chuvinha no DF. No seco, como dá para se andar mais rápido acaba ficando é mais perigoso.

Lembrem-se que foram diversas voltas em 4x2 para saber aonde era o limite e só depois fiz a filmagem definitiva andando em 4x2 e depois 4x4.

YouTube - Teste de Estabilidade em uma pick-up em 4x2 e 4x4

Edintruder
13/01/2009, 21:38
Na boa, não quero tirar a bola do pé do Samukanvas, mas pra mim andar com 4x4 em situações de chuvas pesadas para melhorar em curvas serve. Agora de mandrugada irei para Porto Alegre e pegarei chuva a viajem inteira, com certeza nos trechos aonde tem curvas aliadas das subidas e descidas eu usarei o 4x4 como sempre fiz.

R.Becker,
Um sistema Full time pode perder a tração 100% para uma única roda como qualquer 4x2, porém torna o sistema mais equilibrado com certeza. Para isso existe o bloqueio do diferencial central. Esse sistema dá uma excelente estabilidade para a Hilux SW4 moderna, diga-se de passagem.

samukanvas
13/01/2009, 21:45
Ai está o video.

enquanto vcs vao discutindo politica, sexo e futebol ... continuo os testes. Hoje passei por um outro balão (ou rotatoria) que deve ser mais interessante, pois há bem mais desniveis nele.

O Negocio agora é esperar uma chuvinha no DF. No seco, como dá para se andar mais rápido acaba ficando é mais perigoso.

Lembrem-se que foram diversas voltas em 4x2 para saber aonde era o limite e só depois fiz a filmagem definitiva andando em 4x2 e depois 4x4.

Muito bom cara!!! Achou um lugar muito bom, fez com giro baixo, terceira...

Achei o teste bem válido. O ruim é que tava um pouco movimentado. Na próxima tenta num domingão umas 6 da manhã :mrgreen:

Show!

Abs

samukanvas
13/01/2009, 21:55
Na boa, não quero tirar a bola do pé do Samukanvas, mas pra mim andar com 4x4 em situações de chuvas pesadas para melhorar em curvas serve. Agora de mandrugada irei para Porto Alegre e pegarei chuva a viajem inteira, com certeza nos trechos aonde tem curvas aliadas das subidas e descidas eu usarei o 4x4 como sempre fiz.

Não está tirando a bola do meu pé porque eu não estou jogando... Vc e teu namorado que insistem nisso. :mrgreen:

Pequeno jr
13/01/2009, 21:57
Muito bom cara!!! Achou um lugar muito bom, fez com giro baixo, terceira...

Achei o teste bem válido. O ruim é que tava um pouco movimentado. Na próxima tenta num domingão umas 6 da manhã :mrgreen:

Show!

Abs

Kra ... esse local é um pouco distante de onde moro. Morava neste local até uns meses atras e agora só vou lá nos finais de semana para visitar meu primo.

Na proxima irei colocar um cara para filmar pois fica mais fácil e fazer isso a noite.

Anthoniusnikos
13/01/2009, 22:28
Valeu Pequeno. Aí no seco, você sentiu a viatura mais na mão do 4x2 ou no 4x4 Hi ? Sai alguma conclusão dessas voltas ?
É, Samukas, já ví que você vai ficar mesmo aí coçando vendo o jogo. Pelo menos procure encontrar um vídeo lá no Youtube.
No final a gente faz as contas.
Agora, vamos esperar que chova logo no DF, para termos mais uma prova.
Pnb
Anthon

Pequeno jr
13/01/2009, 23:25
Valeu Pequeno. Aí no seco, você sentiu a viatura mais na mão do 4x2 ou no 4x4 Hi ? Sai alguma conclusão dessas voltas ?
É, Samukas, já ví que você vai ficar mesmo aí coçando vendo o jogo. Pelo menos procure encontrar um vídeo lá no Youtube.
No final a gente faz as contas.
Agora, vamos esperar que chova logo no DF, para termos mais uma prova.
Pnb
Anthon

Anthon

Até o limite do 4x2 o 4x4 faz o mesmo com mais segurança e sem desgarrar. Mas quando acelerei um pouco mais e fui ver o limite do 4x4 a saida de frente foi feia e se tivesse em uma situação adversa, não sei se voltaria.

Mas há uma coisa, estava dirigindo apenas com o braço bionico e filmando com a mão direita. Por isso quero repertir o teste em condições normais.

duducd
14/01/2009, 03:16
2 - Ao entrar na curva, no limite (o suficiente para derrapar e sair da pista por inércia), o piloto acelera para buscar aderência (atrito), porém, tem que obrigatóriamente corrigir a trajetória para não sair da pista.
Essas duas premissas são de concordância de todos, ou não ?

Abração
Anthon
n sei se eu entendi correto mas se vc entra na curva no limite pra sair da pista e derrapar eh pq vc esta no limite do coeficiente de atrito ..certo?
Se o piloto acelera a roda gira mais rapido passando do limite do coeficiente de atrito ai vc derreparia

foi o q eu intendi ..tentei expressar o q possa estar errado

samukanvas
14/01/2009, 08:57
n sei se eu entendi correto mas se vc entra na curva no limite pra sair da pista e derrapar eh pq vc esta no limite do coeficiente de atrito ..certo?
Se o piloto acelera a roda gira mais rapido passando do limite do coeficiente de atrito ai vc derreparia

foi o q eu intendi ..tentei expressar o q possa estar errado

É mais um dos posts que ele se contradiz...:rolleyes: É uma coisa normal. Hora ele fala uma coisa, hora outra e no meio coloca umas 200 fórmulas pra confundir o pessoal...:lol:

Como nos vídeos que o Umberto postou, nem sempre se acelera pra buscar aderência. As vezes se faz o contrário. Pilotagem é técnica e não pode ser diluída em fórmulas....

Como eu já disse e repito, dirigir é uma coisa muito particular.

Abs

umberto xxxrrr
14/01/2009, 10:15
Grande Anthoniusnikos, e demais amigos,

1-A BMW é tração traseira (= RWD) , se fosse tração dianteira ( = FWD) a tocada em powerslide ("drift") seria impossível (o máximo que se consegue com contra-esterço, virar o volante para o lado contrário da curva, com um FWD é corrigir uma saída de traseira e não "gerar" a respectiva saída). Para gerar(voluntariamente) a saída(da traseira) com FDW é necessária a manobra conhecida como "flick escandinavo" que consiste em desequilibrar propositalmente a traseira com um esterço ANTES da curva na direção contrária a esta.(e na sequência esterçar na direção da curva, e posteriormente sim contra-esterçar para fazer o "semi-drift" (este nome eu acabo de inventar).

Ilustrando a correção de saída (sem flick): (Seat Ibiza FWD, +/- 350 hp,pista seca e pneus slicks , evento amador Track-day em que participo como instrutor de pilotagem, autódromo de Jacarepaguá-RJ,dez/2008) :

YouTube - Drift de Ibiza no Trackday (OTD 2008.5)[/COLOR][/URL]

2-Voltando ao vídeo da BMW, o piloto acelera não para aumentar o atrito (como já debatido, atrito só se aumentaria mudando pneus), mas sim para gerar aceleração que, em conjunto com o conta-esterço é direcionado de forma a evitar que o veículo rode "gire sobre o próprio eixo". Caso não o fizesse o efeito é similar ao "cavalo-de-pau". É, em princípio, necessária alguma (muita?) experiência para tal, não recomendo na rua.

Depois que algumas informações comos estas se sedimentarem, sentirei-me confortável para, de minha parte, afirmar que com o 4x4 é possível (potencialmente, SE o condutor estiver apto) uma maior gama de correções de desvio de trajetória (saída de frente corrigida como num FWD, saída de traseira corrigida como num RWD) e com isto manter-se uma maior velocidade em trechos/veículos/condições idênticas. (receita dos esportivos e carros de rali, que porém usam diferencial central)

Por ora, diria que, para motoristas comuns, a recomendação é diminuir a velocidade em trechos molhados, independentemente de estar ou não engatada a tração. O "inimigo" aí é a aquaplanagem e a intuitiva reação de frenagem.

Abraços.

P.S.: Tenho ainda alguns vídeos (não tão bons) mostrando "neve" e 4x4, a maior facilidade de pilotagem , mas o post já está muito longo não é?

samukanvas
14/01/2009, 10:43
Galera,

Muito obrigado aos que ajudaram e aos que fizeram o teste. Achei muito legal os cometários e todo o assunto técnico que passou por aqui.

Peço para que, na dúvida, continuem testado. Achem seu limite em local seguro e formem suas opiniões.

Acho que já deu pra mim nesse tópico.

Grande abraço a todos :palmas:

Walter L. L. Casitta
14/01/2009, 10:55
PQP! Você viajam para KCT.:discordo::discordo::discordo::discordo:

Anthoniusnikos
14/01/2009, 21:33
X3...!!! R3...!!! Grande professor Umberto !
(Esse da 4x4 na neve eu ví no Youtube, mas ainda não sei copiar e postar. Realmente mostra bem a tração das rodas dianteiras).
Para quem leu com atenção os meus posts, percebeu que não dei respostas, mas, devido as mil dúvidas, fiz perguntas.
Aliás, havia dito que a intuição nos prega muitas peças. Confesso que com relação a aceleração no meio da curva, a gente redirecionava e acelerava em busca de atrito... Me enganei !
Com a afirmação do prof. Humberto, passo a tomar mais cuidado.
Bom, como me interesso por mecânica, e para sua prática o veículo tem que estar, preferêncialmente e/ou literalmente parado... Voltemos a traqüilidade do tópico... :pipoca:
Casitta, se você leu tudo aí atrás, deve ter ficado com caganeira. Mas, hoje em dia (deveria ter sido sempre) a gente recicla tudo.
Edin, vê se coloca um inseticida no seu saco. Tem que dar um jeito nesses puxa e nos chato, aí.
Pequeno, esquece esse teste aí na rotatória, ele pode te custar o outro braço. E aí..., não vai mais podere descascare mais a banada.

Abração a todos.
Athon

Bianor
15/01/2009, 08:20
Permitam-me inserir mais uma consideração sobre o tópico.
Eu acredito que pode-se ganhar aderencia, velocidade e maior controle se conseguirmos acelerar nas curvas, aquela componente vetorial a mais para influir na resultante vetorial final.
Acontece que numa pick-up com diferencial "open type" ou seja sem bloqueio parcial voçe não consegue ganhar aceleração na curva pois o motor não consegue transferir torque para a roda que tem aderencia.
Sei disso pois tive uma S10 com e sem trac-lok e atualmente tenho uma Blazer com trac-loc que instalei posterior a compra.
Posso dizer que o trac-lok em bom estado aumenta a aderencia em curvas pois possibilita uma melhor capacidade de transferencia de torque ao piso.
Quanto ao diferencial dianteiro, que geralmente é um "open type" acredito que seja mais fácil para este transferir torque pois tem maior peso sobre o mesmo, mas mesmo assim em curvas sofre o mesmo problema do traseiro "open type"
Sds

Anthoniusnikos
15/01/2009, 10:15
Bom dia Bianor.
Está com plena razão essa sua afirmação: "Eu acredito que pode-se ganhar aderencia, velocidade e maior controle se conseguirmos acelerar nas curvas, aquela componente vetorial a mais para influir na resultante vetorial final."
Que pode ser explicada de outra maneira: Quando o veículo perdeu completamente a aderência é porque a força de atrito ficou próxima de zero. Nessa situação se existisse uma área de escape (de piso e situação idêntica) de mais de 10.000 Km (???), ele cobriria essa distância deslizando. Se ao acelerar ele permanece na pista é porque a tranferência de torque: motor e pneu à pista fez com que a força de atrito voltasse a atuar. (neste ponto, um bom amortecedor ajudará na trasferência de torque)
Pelo fato de estarmos debatendo um ponto crítico (que pode custar ou poupar a vida de muitas pessoas) e que vem oferecendo discordância, espero que apareça alguém que faça o contraditório com argumentos científicos. Senão vamos ficar aquí, literalmente, patinando.
Nesse ponto o frof. Humberto xxx rrr também ficou devendo.
Prof. Humberto, lendo melhor, sou obrigado a discordar da sua afirmação (com relação a força de atrito):
" 2-Voltando ao vídeo da BMW, o piloto acelera não para aumentar o atrito (como já debatido, atrito só se aumentaria mudando pneus), mas sim para gerar aceleração que, em conjunto com o conta-esterço é direcionado de forma a evitar que o veículo rode "gire sobre o próprio eixo". Caso não o fizesse o efeito é similar ao "cavalo-de-pau". É, em princípio, necessária alguma (muita?) experiência para tal, não recomendo na rua."
Explico: Se o veículo já está deslizando por perda de atrito, e se ao acelerar a força de atrito não reaparecesse, de que adiantaria acelerar ? O veículo continuaria deslizando quaze indefinidamente. Deslizaria indefinidamente, por inércia, caso a força de atrito fosse zero. Ex: Um planeta girando ao redor do outro.
Apesar do Samukas já ter se retirado, fiz uma releitura dos seus posts e percebí melhor que ele tem muitas razões, e no quesito pilotagem, vê-se que ele é do ramo, mas precisa aparar algumas arestas para se tornar um piloto de verdade. :shock::shock::shock:
Abração
Anthon

umberto xxxrrr
15/01/2009, 12:42
0- Não disse que NÂO havia atrito, é evidente que este é diminuto (por isso a derrapagem) , e sim que o (pouco) que existe tem que ser aproveitado para direcionar o movimento. E isto só pode ser feito impondo aceleração e direcionando-a (contra-esterço).

Todos queremos simplificar, e por isso, como já foi dito, tenta-se explicar técnicas de pilotagem (e quase tudo na vida não é?) de forma "on-off" , mas não o é. Tentem imaginar quantos mais fatores influenciam na trajetória (que não só fórmulas físicas que consideram condições imutáveis, superfície toda uniforme, coeficiente de atrito constante, sem variações de umidade, no caso).

Exemplo de um fator não considerado (e muito importante) é a transferência de peso entre os eixos (frente-trás) e entre lados(por isso citaram amortecedor aí). A correta aceleração e a pilotagem não "aumenta" o atrito (fisicamente seria como dizer-se que "aumenta-se a gravidade" com alguma atitude). O que o ocorre é que SE (digo "se", porque se desse sempre certo ninguém rodava nas fórmula 1 por exemplo.) você conseguir chegar(buscar) a um trecho da pista com melhor condição (atrito) e estiver corretamente "apontado" vai descrever a trajetória desejada.

1-Pense, por exemplo, na atuação de um ABS (em reta mesmo), ele não "aumenta" o atrito , ele atua de modo a impedir o travamento, certo? E com isto impedir que a trajetória (por inércia) seja a "reta". Assim vc pode influenciar e dar "desvio" a trajetória. OK? Sedimentamos isto? :concordo:

2-A pilotagem (com 4x4 mais que com 4x2) te dá este POTENCIAL (repare que sempre condicionei isto à atitude do piloto). Do mesmo modo que o ABS dá o POTENCIAL ao piloto de desviar enquanto freia (de nada adianta de ele não tentar fazer desvios).

Voltamos a concordar?

*Desculpe o post longo, mas edito-o e retiro o que vou exemplificar deste ponto em diante se o tamanho ofender ou alguém protestar.

Qual de nós já não ouviu falar : "Ah, eu estava conseguindo reduzir, mas quando chegou na água (trecho mais molhado, lama...) aí a velocidade AUMENTOU ! ":putz:.

"O jogador chutou, a bola pegou no "molhado" e enganou o goleiro pois ficou mais rápida.":putz:

O que acontece é que ao chegarmos à área de menor atrito a DESACELARAÇÃO esperada (pelo jipeiro e pelo goleiro), não ocorre de modo tão intenso (o movimento diminui "menos" se é que entendem-me).

São "intuições" que induzem ao erro, se fosse assim (transição de maior para menor atrito gerasse ganho de velocidade, bastaríamos lançar uma pedra na paria para ela chegar (cada vez mais rápido) na África.

Peço desculpas, novamente, se chateio alguém, caso seja o que ocorre, retiro-me sem problemas.

Abraços andando devagar na chuva.

umberto xxxrrr
15/01/2009, 13:00
Gosto de conversar com vcs, não espero que concordem sempre (muito menos acredito ser detentor da verdade, longe disto), mas acho importante para que o tópico todo (já superou-se o ponto de rispidez de alguns) tenha algum proveito.

Para tal, se me permitirem (sempre resta a opção de reportar caso eu esteja sendo inconveniente e espero não estar sendo), vamos esclarecer alguns pontos que seriam premissas e que foram ignorados.

1- Está havendo uma "pequena" confusão sobre "atrito", sua ausência, diminuição e aumento. É preciso entender o que ocorre para que haja a derrapagem.

O veículo vem desenvolvendo "uma" velocidade e quando a trajetória é "desviada" (ou tenta-se) o vetor centrífugo TEM que ser menor que o atrito (senão "segue-se reto". Na verdade não reto, mas menos "curvilíneo" que o DESEJADO e chamado de TRAÇADO).

Neste caso (derrapagem por "inércia", não confundir com derrapagem por potência "powerslide" citada pelo colega Samukanvas) a velocidade dos pneus motrizes(estamos falando de 4x2 tração traseira) está MENOR que a a resultante "de fuga", ao acelerar-se (não aumenta atrito) tenta-se igualar-se ambas(ou superar a "de fuga", mas aí gera o "pêndulo") e com isto manter o carro "apontado" para a rota desejada (se não o fizermos ele "roda"). Ao procedermos assim , evidentemente usamos uma maior extensão da pista e com isto aumentamos a chance de "encontrarmos" (liberdade poética?) o atrito e seguirmos nossa "maluquice".

umberto xxxrrr
15/01/2009, 13:05
2- Em powerslide é o contrário, se está mais LENTO (o carro como um todo) do que o necessário para que haja a mudança de trajetória, assim acelera-se para que as rodas motrizes (RWD) superem esta velocidade e o bólido "atravesse" na pista (técnica dos shows de drift, zerinhos de moto, de jipe...)

Anthoniusnikos
15/01/2009, 21:17
Olá Umberto. O título de "prof." foi só para testar o seu espírito. Acredito se estivesse armado iria interpretar como sarcástico. Mas, pela demonstração do quanto entende de pilotagem, e o uso de termos técnicos me fez pensar no título.
Agora, e baseado nos conceitos de física que aprendi, estamos chegando a um acordo.
Para a descrição dos fenômenos físicos através de palavras, vamos ter que escrever um romance, mesmo. Daí que se usa as fórmulas para sua simplificação. A leitura de uma fórmula é semelhante o visual de uma foto, ambas valem por mil palavras.
Insisti na força de atrito, porque estamos com os pés ou rodas no chão, e sem ela, somente com um sistema de empuxo (ação-reação) para imprimirmos velocidade ao veículo. Portanto, ainda ficamos no domínio do veículo, mesmo no limite da força de atrito (força ~ zero).
Esperava que a colocação dos gráficos e fórmulas (fórmula) fosse contribuir para a elucidação do artigo do Bob Sharp, no qual é mencionado as forças em questão. E, certamente, o trabalho com os gráficos simplifica tudo.
Agora, fico na espera de que alguém tenha, ou faça teste convincentes com pickups em 4x4 em asfalto molhado.
Aliás, os FABRICANTES deveriam nos oferecer o resultado desses testes. :wink::wink::wink:
Abração
Anthon

Bianor
15/01/2009, 22:19
Bom para se ter empuxo e desenvolver um componente vetorial para afetar a resultante final precisamos de tração.
Na pratica quando tinha a S10 CS com o MWM 2.8 dirigi 250 km de asfalto troquei a caixa de satélites por uma trac lok e retornei dirigindo 250 km de volta, tudo no mesmo dia.
Percebi claramente a diferença de se ter alguma força dentro da curva e de não ter.
Na Blazer com MWM 2.8 a mesma coisa, a difereça no asfalto em 4x2 é grande.
Sds

umberto xxxrrr
16/01/2009, 12:57
Aumentar a TRAÇÃO . Isto sim é o que se busca , onde estávamos falando de atrito.:concordo:

Estou vendo com uns amigos se fazemos um skid pad com 4x4 para filmar, e os amigos daqui "degustarem".

Abraços.

sergiomfff
16/01/2009, 14:45
Não li todo o tópico, mas mesmo assim vou deixar aqui registrado a minha opinião.
Não sou nenhum piloto, dirijo razoavelmente bem e gosto de dirigir na chuva e se for a noite melhor ainda e a minha velocidade média na chuva é superior a média circulando, são raros os que me ultrapassam e nesses meus vinte e poucos anos de estrada (99% em 4x2) nunca houve nenhum incidente na chuva e não foi por sorte.
O que tenho a dizer é que dirigir na chuva são as mesmas reações de dirigir na lama em menor escala, na lama você está sempre sem aderência e na chuva a falta de aderência pode ser uma surpresa nem sempre com tempo hábil para correção; e os pneus são peças chaves para determinar seu limite, tem que levar na ponta dos dedos sem movimentos bruscos.
Quanto à tração, considero nessa ordem para melhor:
4x2; 4x2 track lok; 4x4; 4x4 track lok; 4x4 com diferenc. central; e se tiver abs, controle de tração, controle de estabilidade melhor ainda.
Mas convém cada um reconhecer seu limite e respeitar.
Sds.

Anthoniusnikos
16/01/2009, 22:13
Negativo Umberto! Não adianta ter tração e não ter atrito. Você já deve ter ido para a grama molhada e viu a dificuldade que é sair.
Não esqueça que queremos comparar qual oferece maior velocidade na curva (sem derrapar): Se em 4x2 ou 4x4, na curva, em asfalto mojado.
Aguardamos anciosos o filme. :pipoca::pipoca::pipoca:

Negativo Bianor! Não é o caso aquí, mas o empuxo através de uma turbina (jato) não vai depender de tração, atrito do solo, meio material, e nem mesmo do solo, pois a força é ação e reação. :lol::lol::lol:

Abs
Anthoniusnikos

umberto xxxrrr
17/01/2009, 02:22
:discordo: :putz: Vc já está brincando(de novo) não é?

Só vai haver tração (efetivamente) se há algum atrito (lógico)
tração1
tra.ção1
sf (lat tractione) 1 Ato de puxar, mover, arrastar, estando a força propulsora adiante da resistência:

Grande Anthoniusnikos, o termo se refere ao efetivo ato de conseguir tracionar o bólido. O exemplo da grama molhada se aplica, exatamente ao contrário da sua menção. Ou seja, muito mais facilmente é POTENCIALMENTE possível sair de uma situação de imobilidade(ou reverter uma trajetória inicial indesejada, tanto faz, = atuação da inércia) nesta condição descrita (baixo atrito)quando se pode usar os recursos de divisão da tarefa motriz. Não temos como modificar o atrito da superfície e sim como tentar utilizá-lo da melhor forma.

Fugir disto seria negar a utilidade do recurso, e em consequência abandonemos então os Jipes.

ISTO era o tema do tópico.
Ficar discutindo semântica não nos levará a nada e tornou o tópico chato. Ora o conceito de atrito é usado erroneamente (mas é o trivial na lida diária), ora se usado "tração" questionas (desta feita sem sentido) o já sedimentado... O amigo oscila entre o razoável e a pura implicância.

Ficamos assim, deixarei o amigo doravante com a última palavra no que tange a descrição (como melhor lhe aprouver) dos fenômenos físicos, pois o que já é cristalino a todos é que quanto o maior número de recursos (ordem bem descrita pelo Bianor) mais fácil é ao motorista comum a manutenção de uma velocidade (qualquer).

Especialistas poderão superar adversidades (como expostas nos vídeos) e mesmo os iniciantes podem-nas testar em baixa velocidades em condições como grama molhada, lama ou semelhantes da maneira que melhor lhe convier.

Fica meu abraço aos que leram e desculpas aos que porventura eu tenha tomado algum tempo de forma infrutífera.

Quando eu (ou qualquer um mais ágil) tiver um vídeo elucidativo aos descrentes, posto-o em um outro tópico intitulado: "Ode à tração 4x4 e aos seus inventores. Apreciem sem fórmulas. Rsrsrs" :palmas:

Anthoniusnikos
17/01/2009, 19:08
Ok... Dum, Dum ! Aguardemos o vídeo.
Abs
Anthon

Anthoniusnikos
19/01/2009, 19:01
Grande biólogo francês Buffon...! :idea::idea::idea: Enquanto a rapaziada das latinhas não fazem (ou trazem) o vídeo prometido...! :pensativo::pensativo::pensativo: Vamos às práticas de Buffon:
- Quem tiver curiosidade sobre força de atrito, ir até o site, bricar um pouco: http://www.cleber_sm.oi.com.br/swf/frameset.html (http://www.cleber_sm.oi.com.br/swf/frameset.html)

Valeu Cleber...!:concordo:
http://www.cleber_sm.oi.com.br/atrito_dinamico.htm

Abraços :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Anthon

Raposo
22/01/2009, 18:17
Bem. Polêmicas à parte, choveu no Rio de Janeiro - e muito - então aproveitei para descer a Grajaú - Jacacity dessa vez com a 4X4 High engatada; motivo da criação do tópico. A impressão que tive foi que ao acelerar na curva a frente "agarrou" mais, transmitindo segurança. O comportamento da viatura foi bem mais satisfatório do que em 4X2. Não sei quanto ao aumento de consumo de diesel e desgaste de peças, mas me pareceu que o veículo estava bem mais na mão.
Abraços.

mbm4x4
22/01/2009, 18:37
Olha o vídeo ai pessoal:
YouTube - 4x4 Driving Techniques - True 4WD[/URL]

A partir do 3º minuto é a parte da diferença em andar em 4x2 e 4x4 em asfalto molhado.
Eles testam com uma Nissan Frontier igual as que existem aqui no Brasil.
[]s
Mateus

Ok... Dum, Dum ! Aguardemos o vídeo.
Abs
Anthon

Edintruder
22/01/2009, 21:38
Mas é isso o que eu passei o tópico inteiro dizendo, o anthonius passou o tempo todop dizendo, o Walter passou por aqui e disse, o Pequeno também testou e confirmou!!!
Será que o Samukanvas viu o vídeo???
Mateus, parabéns pelo achado!
Esse vídeo mostra o que todos estamos dizendo há semanas!!!

Walter L. L. Casitta
23/01/2009, 08:52
Eu não entendo como uma discussão dessas chegou tão longe em meio a tantas pessoas que têm veículos 4x4. se fosse num fórum de picapes 4x2...
A diferença de comportamento é obvia de mais. Por isso nem quis participara. Confesso que cheguei a escrever, mas me contive apagando tudo várias vez.

Samucanvas, você conseguiu a encher de minhoca a cabeça dos mais experientes como o Edi e o Pequeno a ponto deles saírem pra fazer esse teste. Tá de parabens! :parede:
Agora se não te conhecesse no fórum a tanto tempo diria que você nunca teve um 4x4...

Pequeno jr
25/01/2009, 00:28
Olha o vídeo ai pessoal:
YouTube - 4x4 Driving Techniques - True 4WD (http://br.youtube.com/watch?v=R7QAARZBOlU&feature=related)[/URL]

A partir do 3º minuto é a parte da diferença em andar em 4x2 e 4x4 em asfalto molhado.
Eles testam com uma Nissan Frontier igual as que existem aqui no Brasil.
[]s
Mateus

viram q em mesmas velocidades 4x2 onde ja se inicia a perda do controle, em 4x4 faz se o mesmo com tranquilidade.

Apos subir um pouco mais a velocidade, ela da uma pequena saida de frente ...

Anthoniusnikos
25/01/2009, 01:24
Cavalheiros. Se me permitem resumir:
Teste em 4x2 e 4x4, em asfalto molhado, em curvas, e condições idênticas para ambas:
Resultado:
1 - Em 4x2 a 40 Km/h a pickup ao fazer a curva perde a traseira e dá cavalo-de-pau.
2 - Em 4x4, mesmo a 49 Km/h a pickup ao fazer a mesma curva se mantem firme no chão.
Nota: Em estrada de terra ídem.
Valeu Mateus, ajudou muito para o esclarecimento de todos, e para que o Pequeno não viesse cometer riscos desnecessários, tentando provar na rua, o que deve ser provado nas pistas de testes.
Quanto a defesa do Edin, foi porque já a algum tempo venho usando a 4x4 nessas condições na estrada, sentindo muita mais segurança, principalmente nas curvas. Só não tinha a prova, mas tinha a mesma certeza que a garantia dos PITUTOs nos cubos das rodas.
Atenção: Se tiver óleo na curva, o estrago vai ser muito maior aos 49 Km/h que aos 40 Km/h.
Quanto ao Samukas. Valeu pela provocação. Por aquí o bicho pega, mesmo! :pipoca:
Abraços
Anthon

Edintruder
25/01/2009, 10:38
Reparem que ele afirma que o "true four by four' é quando inclusive está com o diferencial central bloqueado, então isso afirma que com diferencial central perde-se inclusive para o sistema sem o diferencial em segurança nessas situações de baixa aderência.

Anthoniusnikos
26/01/2009, 10:53
Essa discussão foi bem explicada pelo Sergio Rocha, e outros foristas, no tópico: Diferencial Central X Bloqueio do Diferencial em http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=9403 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=9403)

Amigo WALLACE, se possível, arranje para gente um Modêlo Matemático para explicar a aderência nessa situação. :pensativo:

Abração
Anthon

Edintruder
30/01/2009, 13:16
Xi, o Wallace ou vulgo Mallace como carinhosamente era chamado desapareceu já fazem alguns anos do fórum...
Deve ter sido abduzido por algum disco voador...

Daniel.Shimomoto
31/01/2009, 01:00
Essa experiência é bem interessante. Eu sou honesto: Eu NAO uso o 4x4Hi no asfalto pelo motivo desgaste...sei lá, sou cismado.

Entretanto é inegável as virtudes de se fazer uma curva com o 4x4Hi ligado. É só tirar por base o que ocorre em estradas de terra. Ainda hoje passei por isso. No trecho que eu pego todos os dias tem uma curva aberta, e que hoje estava cheia de lama. Como entrei a uns 60km/h, entrei em 4x2 e a Ranger não queria fazer a curva. Foi ligar o 4x4Hi e dar uma leve aceleradinha virando que tudo voltou a normalidade.

Acredito que podemos extrapolar também para o asfalto. O que o Pequeno Jr e o Edintruder observaram no asfalto foi semelhante ao que eu observei na terra. Só que na terra, a coisa acaba ficando mais perceptível.

Abs!!!

RcSala
03/02/2009, 13:58
Pessoal achei muito interessante o tópico. Agora como sou novo nesse mundo "traçado" queria perguntar aos mais entendidos:

Em recente viagem ao norte do ES andei cerca de 100km em estradas de chão. Nessas estradas foi possível manter uma média de velocidade de 70~80km/h. No começo andei em 4x2 mas depois resolvi passar para o 4x4hi. O carro muda muito, fica bem mais na mão transmitindo mais segurança. Como o trajeto tinha poucas curvas e a maioria dessas era de raio longo resolvi não mais desligar a tração.

Pergunto: mesmo "achando" que o carro estava mais na mão fiz errado?

Alias fiz uma pequena experiência e resolvi arrancar com tudo em 4x4low, pqp chega a doer o pescoço, hehehe

Walter L. L. Casitta
03/02/2009, 15:07
Pessoal achei muito interessante o tópico. Agora como sou novo nesse mundo "traçado" queria perguntar aos mais entendidos:

Em recente viagem ao norte do ES andei cerca de 100km em estradas de chão. Nessas estradas foi possível manter uma média de velocidade de 70~80km/h. No começo andei em 4x2 mas depois resolvi passar para o 4x4hi. O carro muda muito, fica bem mais na mão transmitindo mais segurança. Como o trajeto tinha poucas curvas e a maioria dessas era de raio longo resolvi não mais desligar a tração.

Alias fiz uma pequena experiência e resolvi arrancar com tudo em 4x4low, pqp chega a doer o pescoço, hehehe

É isso mesmo, entrou na terra traça...

Anthoniusnikos
03/02/2009, 17:36
Pessoalmente não uso, e não recomendaria, em chão de terra dura, ressecada. Agora em estrada com uma capa, mesmo tênue, de terra solta (daquelas que levanta bastante poeira), sem problemas. Então, antes de entrar no chão duro, destraça...!
Abraços
Anthon

lucasam
03/02/2009, 17:40
Tenho Ranger,
Entrou na terra, independente da caracteristica o 4x4 liga, se tivesse jeito colocava pra ligar automatico (hehehe)

nelsonnrc
03/02/2009, 18:20
Tenho Ranger,
Entrou na terra, independente da caracteristica o 4x4 liga, se tivesse jeito colocava pra ligar automatico (hehehe)

Coloca um módulo Control Trac dos Explorer :concordo:

Anthoniusnikos
03/02/2009, 18:29
Esse módulo identifica a aderência do solo, e traça automaticamente ?
Abs
Anthon

RcSala
03/02/2009, 18:40
Pessoalmente não uso, e não recomendaria, em chão de terra dura, ressecada. Agora em estrada com uma capa, mesmo tênue, de terra solta (daquelas que levanta bastante poeira), sem problemas. Então, antes de entrar no chão duro, destraça...!
Abraços
Anthon

Alguem falou em poeira?
Acho que quando fui lavar em casa tinha uns 100kg dentro da carroceria, maldita capota marítima, hehehe

Devagar vou aprendendo os macetes. O único problema é que antes da ranger chegar estava chovendo direto e a estrada pro sítio estava caótica. Agora só tem poeira e buracos.

Marcelo-HPE
03/02/2009, 18:46
4x4 eu só uso em real necessidade quando vejo que a estrada está enlameada , facões etc. ,por causa da questão do desgaste como o Shimomoto afirmou . claro que não desgasta assim do nada . mas gosto de poupar componentes do carro quando não há necessidade .
em asfalto molhado acho interessante usar ó 4x4 quando se tem grandes acúmulos de água na pista que formam aquelas poças . onde pode ocorrer a aquaplanagem
abs.

nelsonnrc
03/02/2009, 19:33
Esse módulo identifica a aderência do solo, e traça automaticamente ?
Abs
Anthon
Isso...o 4x4 entra quando sente falta de tração

nelsonnrc
03/02/2009, 19:38
4x4 eu só uso em real necessidade quando vejo que a estrada está enlameada , facões etc. ,por causa da questão do desgaste como o Shimomoto afirmou . claro que não desgasta assim do nada . mas gosto de poupar componentes do carro quando não há necessidade .
em asfalto molhado acho interessante usar ó 4x4 quando se tem grandes acúmulos de água na pista que formam aquelas poças . onde pode ocorrer a aquaplanagem
abs.
Andei dando uma olhada no Triton, não dá pra entender pq a Mitsubishi não colocou um diferencial central como nos Pajeros, até o Tr4 tem...

Nas versões vendidas lá fora tanto o L200 como o Triton possuem diferencial central

Pequeno jr
04/02/2009, 14:09

RC é isso mesmo ... entrou na terra traça a bixa. Curvas abertas pode-se fazer tranquilamente. Se vc ver que vai ter uma curva fechada ou tiver que manobrar, desliga o 4x4Hi.

Mesma idéia é o q falamos sobre a chuva forte.

Sobre arrancar em LOW, não faça isso pq depois pode doer o bolso. Low é para se adquirir a velocidade na medida em q se passam as marchas até o q é indicado pelo fabricante

Anthoniusnikos
04/02/2009, 22:33
Vou aproveitar o assunto para pedir aos EXPERTs, do ramo, um esclarecimento:
O que acontece na Tcase quando se engata a High ou a Low ?
Existe alguma engrenagem que proporciona maior torque na Low ? :pensativo::pensativo::pensativo:
Abraços
Anthon

Edintruder
04/02/2009, 23:09
Repara que no fundo da caixa possui um sistema de planetária e satélites. Esse sistema gera a redução. Através de uma luva, o sistema de corrente recebe tração do sistema de redução ou recebe tração do eixo central direto da caixa.

Anthoniusnikos
04/02/2009, 23:17
É, mais ou menos, ou igual a uma catraca (coroa) de bicicleta ? Se a coroa é menor, maior a tração ?
Esta aquí está desmontada do lado oposto da sua, Edin. Então, a coroa maior é a High ?
Abração
Anton

Edintruder
05/02/2009, 18:19
Exatamentem, porém a transferência de energia entre a coroa maior e o pinhão menor se dá através das rodas dentadas que ao girarem carregam a carcaça junto. Essa carcaça é que liga à transmissão através de uma luva. Quando a luva se desloca para frente solta a reduzida e prende o eixo normal.

rubensx
04/03/2009, 20:51
lá vem eprgutna doida...

Ed e all

Como funciona a roda livra da ranger 4x4?? sei que é um sistema automatico mas como funciona exatamente

Pergunto pois já que estou usando o powertrain completo da ranger no meu jeep queria colocar uma roda livre automatica eficiente, assim posso engatar o 4x4 andando tb ;-)

Rogerrm
04/03/2009, 21:15
Rubens, é a vacuo , o sistema tem que estar perfeito (retentores) para nao vazar ar...

Por isso que desisti da minha e está manual!

Aquelas da AVM nao são automaticas por acaso? Tipo quando engata a tração ela engrena sozinha, e quando da uma ré em 4x2 ela solta?

Se for isso mesmo acho essa a alternativa melhor...

Rogerrm
04/03/2009, 21:37
Ao invés de fazer aquele baita pino, ei retirei aquela tampinha de metal, ai fica essa grade exposta, eu uso 2 pinos daqueles de dobradiça de porta mesmo, como nao achei...

Ps: Não usar nada que possa cortar/furar, pois vc empurra pela borracha que veda a RL, ela é bem grossa mas pode rasgar!

Raposo
24/08/2009, 17:46
Amigos Foristas.
Como a maioria sabe, fiquei um tempo sem o cardã dianteiro da Natasha.
Ocorre que para chegar em casa, tenho que subir uma "lomba" (em gauchês) de paralelepípedo (ô palavrinha chata). É uma ladeira bem íngreme (tem que usar 1ª ou 2ª para vencer). Acontece que em um daqueles dias (sem o tal eixo) estava chovendo. A Natasha só chegou até a metade da lomba; começou a patinar e não foi mais; tive que voltar de ré e optar por outro caminho.
Perguntando a um colega que tem uma Ranger 95 V6 se ele tinha dificuldade em enfrentar ladeiras na chuva ele concordou e disse que não subia.
Finalizando, eu estava pensando em comprar uma XLS 4X2 0km, mas depois desta desisti. Tem alguma solução? :pensativo:
Abraços.

Edintruder
24/08/2009, 18:17
Coloca o cardam no lugar! ehehehe!

Edintruder
24/08/2009, 18:18
Experimenta usar saco de areia na caçamba. O pessoal usa câmara de ar de caminhão cheia de areia. Esse lastro sempre ajuda. Vais ter que testar em dia de chuva esse lastro, se subir podes ficar com a 4x2.

Raposo
24/08/2009, 18:54
Coloca o cardam no lugar! ehehehe!
Valeu, Edin. Já está no lugar e sobe que é uma beleza. O que me deixou intrigado é como subir uma ladeira daquele tipo sem a pick up traçada.

Moisés S.M
24/08/2009, 19:31
Não sobe,ja paguei varios vales d ficar parado em lomba de paralélepipido em dia d chuva só patinando...hj 4x4 ligado!!!

Anthoniusnikos
27/08/2009, 01:46
Até hoje, em 4x2, não teve subida que a Tratoretta não tenha subido em primeira marcha. Só que se a rampa for muito íngreme, engato a primeira já no pé da subida. Mas, parece que as a gasolina, do mesmo ano, ficam mais cedo fracas. (?)
Abs
Anthon

Raposo
27/08/2009, 14:32
Até hoje, em 4x2, não teve subida que a Tratoretta não tenha subido em primeira marcha. Só que se a rampa for muito íngreme, engato a primeira já no pé da subida. Mas, parece que as a gasolina, do mesmo ano, ficam mais cedo fracas. (?)
Abs
Anthon
Anthon,
A subida é de paralele.... e muito íngreme, além de que estava chovendo. Eu arranquei de primeira e a Natasha não saiu do lugar. Pneus BF 235 75 15 (quase carecas) acho que foi por isso.
Abraços.
Em tempo: a Natasha é TD.

Marcelo-HPE
27/08/2009, 15:00
Fala Raposo.
Em Ouro Preto -MG tentei subir uma ladeira de uma rua do centro histórico em 4x2 . a
a picape só embicou e não subiu , só com 4x4 H mesmo , pneus scorpions ATR novos .
Raposo; aí no Rio vc não conhece nenhuma loja que tenha uns BF AT´s com um preço bom ??? aqui na cidade estão R$ 620,00 -- 265 75 R16 .
grato.

marcos ambrogi
27/08/2009, 15:19
Se a pista lhe permitir, coloque o lastro e vá no zigue-zague.

Marcelo, por um acaso essa pirambeira em Ouro Preto é a que leva a uma Igreja no alto (como se tudo lá não levasse a uma Igreja!!!)? Putz, um dos maiores sufocos, ainda mais porque o a pista estava molhada. Quase voltei derrapando de ré com a Hilux

Raposo
27/08/2009, 15:25
Fala Raposo.
Em Ouro Preto -MG tentei subir uma ladeira de uma rua do centro histórico em 4x2 . a
a picape só embicou e não subiu , só com 4x4 H mesmo , pneus scorpions ATR novos .
Raposo; aí no Rio vc não conhece nenhuma loja que tenha uns BF AT´s com um preço bom ??? aqui na cidade estão R$ 620,00 -- 265 75 R16 .
grato.
Fala, Marcelo!
Tem sim, e a idéia é essa mesmo. Colocar 50% off road. Mas , como eu fiz a vistoria de 2009 a pouco tempo, vou gastar os BF's que estão na Natasha até ficar slick. :mrgreen::mrgreen:
Abraços.

Marcelo-HPE
27/08/2009, 17:15
È essa mesmo Marcos, afinal tudo lá é ladeira . imagina só uma picape 4x2 estacionada numa ladeira dessas no sentido descendente.
se precisar dar uma simples ré . Putz ... vai passar um sufoco danado .
Raposo , s e vc souber algum nome de loja que tenha uns BF´s com preço bom , posta ae pra gente . abs.
grato.

Edintruder
27/08/2009, 22:44
È essa mesmo Marcos, afinal tudo lá é ladeira . imagina só uma picape 4x2 estacionada numa ladeira dessas no sentido descendente.
se precisar dar uma simples ré . Putz ... vai passar um sufoco danado .
Raposo , s e vc souber algum nome de loja que tenha uns BF´s com preço bom , posta ae pra gente . abs.
grato.

Nesse caso tem que pedir para alguns pedestres ajudaarem subindo na caçamba... Que mico!

Anthoniusnikos
28/08/2009, 03:23
E aí Raposo, com os pneus carecas e em 4WD Low não subiu ? Ficou patinando ? Deve ser mesmo uma subida muito íngreme, paralelepípedos muitos gastos, embaixo de chuva e pneus pra lá de careca. Aí pode não dar mesmo.
Abs
Anthon

jeisonk
28/08/2009, 07:52
..., paralelepípedos muitos gastos, ...

:lol::lol::lol:

Pequeno jr
28/08/2009, 13:15
Ao invés de fazer aquele baita pino, ei retirei aquela tampinha de metal, ai fica essa grade exposta, eu uso 2 pinos daqueles de dobradiça de porta mesmo, como nao achei...

Ps: Não usar nada que possa cortar/furar, pois vc empurra pela borracha que veda a RL, ela é bem grossa mas pode rasgar!

Roger tdo J. J ????

Cara .. tu não quer fazer um video de como ficou o teu sistema não? Fiquei curioso para saber como foi que vc fez e como é para fazer a tração funcionar.

Outra coisa ... vc tirou as mangeueiras de vacuo??? Tem certeza que sua tração está engatando???

Thiago PickUPs
28/08/2009, 14:06
Em Ouro Preto -MG tentei subir uma ladeira de uma rua do centro histórico em 4x2 . a picape só embicou e não subiu , só com 4x4 H mesmo , pneus scorpions.

pessoal conheço esse lugar aih morei 2 anos em OP la vira e mexe tinha um q num conseguia subir.. qdo chovia intaum era um festival de roda dura ficando lah rsrs

tem q ser 4x4 lah msm!!!

Rogerrm
28/08/2009, 15:25
Roger tdo J. J ????

Cara .. tu não quer fazer um video de como ficou o teu sistema não? Fiquei curioso para saber como foi que vc fez e como é para fazer a tração funcionar.

Outra coisa ... vc tirou as mangeueiras de vacuo??? Tem certeza que sua tração está engatando???

Posso sim, tenho certeza que a tração está engatando sim pois uso ela quase todo fim de semana

As mangueiras de vácuo nem sei se foram tiradas pq igual não funcionava, se der amanha eu posto o video

Abraços

Raposo
28/08/2009, 17:33
grato.
Vou verificar com o Henrique da Michelin na segunda-feira e posto aqui.
Abraços e bom fds.

Anthoniusnikos
29/08/2009, 17:25
Citação:
..., paralelepípedos muitos gastos, ...
:lol::lol::lol:

Joinsonka. Agora entendi a Equipe que Apóia... Procurar sssss, rssss e outrais cositas insignificantes no que escrevem. Poderia dar exemplo e só opinar técnicamente. Não acha ? :odedo: Mas se quiser, posso ir procurar nos seus posts algumas picuinhas semelhantes. Tópa ? Ou já se esqueceu que todos tem um histórico registrado aquí no Fórum ? :pipoca:
Dois dos maiores conhecedores de mecânica por aquí (Edin e Casitta) não estão nem aí para erros deste tipo.
O Samusonkas já deu bola fora por aquí, com relação ao uso do 4x4, e desapareceu.
Estou com sérias dúvidas na parte elétrica por falta de Manual própio. Se quiser ajudar mesmo, dê uma lida nos tópicos e opine.
Você pode me arrumar um Manual do Proprietário da Ranger 4x4, 2000, diesel ? :pensativo:
Se sua função é ser revisor de texto, então vai ter muito trabalho por aquí. Quer ajuda ?
Sugiro aos MODERADORES que se abra um espaço para que possamos enviar os erros de ortografia dos companheiros rangeiros que estiverem escrevendo errado porém com orientações certas de mecânica que é o que nos interessa. AAAAffffff...! Que tal ? Antigamente se dizia UUUUUffffffáááááá...!

Com relação aos paralelepípedos gastos, podemos encontrá-los nas ladeiras das cidades que mantiveram as características imperiais, quando foram construídas. VOCÊ SABIA ? VOC^SABIA ? VC SABIA ? ÔCE SAIA ? VOIS MECÊ SABIA ?... Uma vez em Ouro Preto-MG, além dos paralelepípedos gastos tinha óleo derramado, em plena ladeira, por uma GMC 1950 que estourou o câmbio. A ladeira era tão ígreme, e ficou tão escorregadia que os visitantes de Pelotas e Campinas, que visitavam a cidade, tiveram que subir a pé mas de QUATRO X QUATRO. Daí em diante, aqueles visitantes daquele longinquo reino se acostumou e até hoje .... Enquanto isso nos EUA, ou sei lá em qual reino bárbaro da Europa, inventavam o 4WD pelo qual pagamos estratosféricos royalties até hoje. :twisted::twisted::twisted:
E aí revisor ? Muitos erros ? Ou o que não importa é o conteúdo ?

Anthon

jeisonk
29/08/2009, 18:50
Antonio, fica na tua, não preciso de ninguém me falando o que fazer e não devo satisfação nenhuma a você, apenas fiz uma observação de algo que achei engraçado, não te agredi de nenhuma maneira, se ficou ofendidinho com isso, problema seu.

Quanto mimimi ultimamente nesse fórum

Ronaldo B.
29/08/2009, 21:22
Agora entendi a Equipe que Apóia... Procurar sssss, rssss e outrais cositas insignificantes no que escrevem. Poderia dar exemplo e só opinar técnicamente. Não acha ? :odedo: Mas se quiser, posso ir procurar nos seus posts algumas picuinhas semelhantes. Tópa ? Ou já se esqueceu que todos tem um histórico registrado aquí no Fórum ? :pipoca:

Se você não sabe qual é a finalidade da Equipe de Apoio, dá uma lida no tópico abaixo. Se estiver muito dificil de entender, pede para alguém te explicar.

Nova Equipe de Apoio do Fórum (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=57320)

E aproveita para ler também as Regras de Conduta do 4x4Brasil (http://www.4x4brasil.com.br/forum/announcement.php?f=43)

E já que você gosta de ler histórico deveria começar pelo seu, iria ver que essa foi só mais uma oportunidade que você perdeu de ficar quieto.

[ ]´s

Anthoniusnikos
29/08/2009, 22:52
Rapaziada, se não for para tratarmos de assunto técnico, vamos ficar batendo cabeça, e jogando nosso tempo precioso fora.
Não quero acreditar que é isso que voces desejam. Ou é ?
Está dando a impressão que a ascenção aquí no Fórum, dá-se por tempo de coneção de internet e conversa fiada.
Leiam todos os meus posts anteriores e iram verificar que minhas dúvidas e orientações, daquilo que sei e aprendi com os verdadeiros experts aquí do Fórum, são sobre assuntos técnicos, a que se refere este espaço.
Se não têem o que acrescentarem de útil, com relação ao exposto, então melhor procurarem a sua turma.
Voces estão começando a estragar o tópico, quando as suas funções seria de orientar.

A PARTIR DE AGORA SE NÃO TIVEREM ASSUNTO TÉCNICO PARA TRATAR, VÃO FICAR FALANDO SOZINHOS.

Att
Anthoniusnikos

Pequeno jr
30/08/2009, 00:29
Xiiiii

O Povim stressado dos infernos ... vão tomar uma cerveja q é melhor.

Já ro pra mais q bebado e nego ta faldno e em codigo, palalelepipedo e sei lá mais o que ... ahh meu povo ... vao chupar um parafuso ... negocio aq é discussap (assim q escrefve) sobre 4x4 Hi, Low, na chuva ... e no seco

Hj ... tinh anada para fazer e desmontei a CT ... putz ... vai tomar banho ...400.000 km rodados e só faço troca de oleo e a bixa está pra lá de boa. Vai rodar mais 400.000 ... sendo q .. toda chuva forte ... acino o 4x4 Hi .. confirme relatei aqui neste topico ....

Voltando para a cerveja ... Fui ... vcs estão tdo bando de smurf zangado

Anthoniusnikos
30/08/2009, 09:53
Só não use a epressão: - Têje prezzzo...! AAAAAAfffffff.....!

E aí, carrro Pequeno, a viatura já está rodando de coração novo ?

Abs
Anthon

Marcelo-HPE
30/08/2009, 17:15
Pequeno , não sabia que vc escrevia em Hebráico , quando tomava uns birinaites
aqui tem uma pinga boa pra vc : Guarda -chuva de pobre é o nome dela .
é pinga multi-uso resolve até problema de tração e embreagem quebrada de ranger , superaquecimento de l200 heheheheheh. e tb serve para evitar empenamento de disco de freio de hilux e fumaça branca de frontier .

Raposo
31/08/2009, 15:23
E aí Raposo, com os pneus carecas e em 4WD Low não subiu ? Ficou patinando ? Deve ser mesmo uma subida muito íngreme, paralelepípedos muitos gastos, embaixo de chuva e pneus pra lá de careca. Aí pode não dar mesmo.
Abs
Anthon
Anthon, não subiu quando eu estava sem o cardã dianteiro. Com a pkp traçada sobe até em 4WD High.:concordo:
Abraços.

Raposo
31/08/2009, 16:17
grato.

Fala Marcelo, conforme combinado:
Loja da Michelin, consultor Henrique (gente boa).
Telefone 3891-4200

Pneu BF AT 31 X 10,5 X 15 - R$ 598,00 ou R$ 642,00 em 3X;
Pneu BF LT 31 X 10,5 X 15 - R$ 571,00 ou R$ 613,00 em 3X.
Abraços

Marcelo-HPE
31/08/2009, 20:13
Valeu Rapaso , muito obrigado pela atenção , vou dar uma ligada lá . pra ver quanto que fica os 265-75 R16 .
Abração Amigo .

TCHEIGOR
20/02/2011, 20:23
tche falou tudo, é por aí mesmo
eu acho que usando o 4x4 o carro aceita mais 'braçadas', fica mais difícil perder o controle. Pra quem é binário no acelerador (ou tudo ou nada, hehehe) o carro fica mais na mão mesmo. Já quem dosa o pé leva em 4x2 na boa. Eu sinto mais segurança usando o 4x4, mas pode ser só uma ilusão porque 'parece' que vc nem tem que se preocupar com a chuva, e isso pode ser ruim. Já ouvi relatos de gente que 'liga a tração e dirige como se estivesse no seco" aí tbem não né?
Minha opinião ok?
abraços!

A situação mais vantajosa de estar com o 4x4 hi na chuva, na minha opinião, é a a redução. Vc estará colocando peso e redução no eixo que estará com mais aderência no momento e terá maior poder de frenagem (dianteiro).

Eu penso que sem ct com "diferencial aberto" o carro estará sempre tentando compensar sua trajetória ideal (reto) de alguma forma e se ela canta pneu no asfalto com o 4x4hi ligado, "cantará" na chuva. Destracionar é perder tração (redundante?:mrgreen:). Se vc perde tração durante uma curva pela compensação do diferencial estará perdendo estabilidade em relação a um veículo não "bloqueado" de ct, deu pra entender essa zona? :oops:

Eu me sinto melhor guiando um carro em 4x2 na chuva. Consigo ter mais controle assim que em 4x4. Pra mim a tendência é muito forte de "saída pela tangência (Escapa de dianteira)" nas retomadas e no apex (Apontando para a curva/tangência e segurando o giro antes de retomar como na própria retomada) da curva quando em 4x4hi

Mas é tudo questão de convívio. Uns se dão bem com o 4x4 ligado e outros não. Dirigir é uma coisa muito particular.

Abs

Nava
21/02/2011, 13:33
Eu sempre ligo 4x4hi em asfalto molhado, mas assim , curvas mais lisas e tal...onde nao tem nenhumperigo não ligo ne.

Outro dia estava um P temporal. Estava subindo a usn 50 km/h uma reta na BR116 e no meio do trilho deveria ter uns 2 cm de lamina de agua.

A ranger começos a dar umas escapadas, patinar....meti 4x4 e soquei a bota.

Subi em mais de 90km/h cortando água de todo jeito e ela nem sinal de mexer da trajetoria. Entrava em poça e só sentia a pancada de água no paralamas...

Outro nivel.

Aqui em Ctba no centro historico tb tem umas subidas de paralelepipedo gasto. Tava com os pneus Armadillo que nesta situação escorregam mais. TEm de parar na preferencial e depois arrancar ja na subida.

Como vi q ia patinar, ja cheguei o milho em 4x2. Ela dançava de um lado pro outro fazendo um barulho muito loco dos borrachudos rasgando tudo...só subiu pq alivei o pé. Subiu toda atravessada mas subiu.

Outra vez voltei la e sai em 4x4hi. patinou bastante mas em linha reta e sem trancos. Firme.

junior4x4
21/02/2011, 21:55
eu já acredito que perde aderencia um o 4x4h na chuva,
usei em algumas veses mas hj nao uso mais...
o proprio fabricante nao recomenda usar pois mesmo no asfalto molhado vc vai ter pontos de grande aderencia
o melhor e manter os pneus em boas condiçoes de uso

BRAVOECONOVEMBER
16/05/2011, 16:19
É, no asfalto pode até ser que seja danoso. Mas em lomba de paralelepípedo molhado, não tem jeito. 4X4 faz toda a diferença.
Como saber onde usar? Simples. Use sempre 4X2. Se começar a escorregar, pode ligar o 4X4. Bastante lógico, não?
Ah, e, só pra provocar, tenho pena dos proprietários de camionetes 4X2. Meu amigo, depois de experimentar tração nas quatro... a bichinha gruda no chão, é impressionante mesmo.

sergiomfff
17/05/2011, 08:27
Uma boa referencia para comparação e um bom teste é aquela estrada de barro que quando chove fica aquela nata por cima que quando acelera a traseira quer passar a dianteira; isso é a mesma coisa que no asfalto molhado numa escala muito maior, pois no asfalto com agua para acontecer tem que ter uma lamina dagua e velocidade + pneu que não escoa a agua o suficiente. Já no barro com a tal nata normalmente não temos pneu para "escoar" o barro e em baixa velocidade o carro está "lamoplanando" você liga o 4x4 e sente a diferença na hora, é um espetáculo. Mas é claro que em 4x2 é mais emocionante.

Abs.

dojao campeao
17/05/2011, 15:14
Pessoal, também "manjo" um pouco do assunto, e não tem nenhum problema que pelo tempo estritamente necessário, se diminua a velocidade e acione a tração dianteira no asfalto, desde que o mesmo esteja em condições extremamente escorregadias, por exemplo: chuva muito forte que causa queda de barreiras levando barro e/ou outros dejetos para o leito da estrada. Em tempo, conheço um cara que é leigo e comprou uma Ranger 0KM e o "idiocil" (mistura de idiota com imbecil) do vendedor o orientou a sempre ligar o 4X4 na estrada para ter mais estabilidade! E o mais incrível é que o comprador viajou muito (+ de 01 ano) em asfalto sêco com este procedimento e o carro não quebrou! Apenas, conforme o próprio, fazia muito "ruído" quando o sistema estava acionado! dojao campeao

BRAVOECONOVEMBER
17/05/2011, 18:52
Pessoal, também "manjo" um pouco do assunto, e não tem nenhum problema que pelo tempo estritamente necessário, se diminua a velocidade e acione a tração dianteira no asfalto, desde que o mesmo esteja em condições extremamente escorregadias, por exemplo: chuva muito forte que causa queda de barreiras levando barro e/ou outros dejetos para o leito da estrada. Em tempo, conheço um cara que é leigo e comprou uma Ranger 0KM e o "idiocil" (mistura de idiota com imbecil) do vendedor o orientou a sempre ligar o 4X4 na estrada para ter mais estabilidade! E o mais incrível é que o comprador viajou muito (+ de 01 ano) em asfalto sêco com este procedimento e o carro não quebrou! Apenas, conforme o próprio, fazia muito "ruído" quando o sistema estava acionado! dojao campeao

...lamentável... duas vezes ... pro dono e pro vendedor... ô gente desgraçada, será que têm internet só pra usar facebook? Vão se informar, ler um livro, uma revista, conversar com alguém que tem carro parecido... e, se tudo mais falhar, ler o manual do veículo!!! Que idéia brilhante hein?
Falando nisso, alguém aí tem o manual da ranger 99 xlt TD CS pra emprestar? Cara, tá difícil de conseguir...

dojao campeao
18/05/2011, 15:08
Bravo, você está certo, mas pelo menos para o dono eu dou desconto, pois trata-se de juiz de direito (dos que trabalham) e como por aqui existe carência, êles têm as vezes que responder por 2 ou até 3 comarcas, ou seja, se o cara é dedicado, não tem tempo prá p.... nenhuma, e aparece um "vendedor" destes prá dizer tamanha asneira, o que aliás, não é novidade! Quer fazer uma experiência? Vá a essas concessionárias que colocam aquelas vendedoras bonitas (eu também gosto) e "puxe" pelos conhecimentos delas! Uma boa parte não sabe de nada e ficam "chutando"!
dojao campeao

BRAVOECONOVEMBER
18/05/2011, 21:46
Hahaha... compreensível. Mas eu realmente esperava que alguém instruído como um juiz dedicasse 10 min do seu tempo para ler o capítulo de "operação" do manual do seu carro novo que acabou de comprar. Aposto que ele perdeu bem mais que isso para ir à concessionária para comprar...
Mas enfim, nem todo mundo lê manual mesmo, isso é uma característica humana eu diria. Só estou fazendo uma campanha aqui para os frequentadores do fórum (mais uma vez, alguém aí tem o manual da ranger diesel XLT 99 pra emprestar?).
Quanto aos vendedores, bem... é, elas são bonitinhas... tá, tem algumas que nçao precisam mesmo entender de carro que tudo bem, mas isso é tudo o que dá pra dizer, na maioria das vezes fazem as coitadas decorar algum material promocional e é só. Como sou engenheiro, estou acostumado a fazer perguntas que deixam os vendedores sem resposta, também acho que não posso querer demais. Só não precisava ser tão menos...
Uma vez eu e dois amigos fomos a uma concessionária e a vendedora ressaltou as qualidades do veículo dizendo que ele era multiplexado. Perguntamos o que significava só de sacanagem. Resposta: "...quer dizer que ele é multiplex... bem avançado...". E não passou disso.
OBS: Pra quem não sabe, o termo multiplexação é usado para sistemas eletrônicos que utilizam um mesmo processador ou circuito de tratamento de sinais ou dados para várias fontes. O que eles vendem como uma grande vantagem, na verdade significa que uma mesma caixa de controle controla tudo, desde o levantamento dos vidros até o alarme e acendimento dos faróis, air bags, e por aí vai. Ou seja, se estragar cabou viatura. Mas que foi engraçado foi.

dojao campeao
19/05/2011, 15:14
Grande Bravo, + 1 vez vc tá certo! Mas, observe que eu disse que dava um "desconto" para o Juiz, não disse que o "absolvia"!KKKKKKKKKKK
dojao campeao

RANGER FEDERAL
23/05/2011, 18:55
Muitos falam que em dia de chuva é só diminuir a velocidade e ter paciência, mas mesmo assim, em alguns momentos preciso sair arregaçando em um esquina e virar na outra antes que algum carro bata atrás. Com a Ranger pisar todo em dias de chuva é certeza de perder a traseira. Impressionante como a potencia chega de vez e quando foi ver já ta puxando para uma calçada, ou mesmo outros carros parados. Até mesmo em segunda marcha com pé em baixo e em linha reta ela desliza, ai se precisar corrigir um pouco a direção desviando de algum obstáculo e não tirar o pé do salão vai rodar.
Em casos extremos e pressa ligo o 4x4 hi mesmo.

Mas com emoção, em dias chuvosos, tarde da noite (deserto), em um retorno grande perto de casa, com 4 faixas, entro de 3a com pé em baixo. O giro sobe, a traseira começa a deslizar, puxo o volante um pouco para esquerda e quando a bruta joga a traseira, giro o volante para direita corridindo. Pronto o drift ta feito. KKKKKKKKKKkk. Ranger 3.0 é bruta mesmo. Se vacilar se ferra bonito.

Imperador!
26/06/2011, 12:07
Muitos falam que em dia de chuva é só diminuir a velocidade e ter paciência, mas mesmo assim, em alguns momentos preciso sair arregaçando em um esquina e virar na outra antes que algum carro bata atrás. Com a Ranger pisar todo em dias de chuva é certeza de perder a traseira. Impressionante como a potencia chega de vez e quando foi ver já ta puxando para uma calçada, ou mesmo outros carros parados. Até mesmo em segunda marcha com pé em baixo e em linha reta ela desliza, ai se precisar corrigir um pouco a direção desviando de algum obstáculo e não tirar o pé do salão vai rodar.
Em casos extremos e pressa ligo o 4x4 hi mesmo.

Mas com emoção, em dias chuvosos, tarde da noite (deserto), em um retorno grande perto de casa, com 4 faixas, entro de 3a com pé em baixo. O giro sobe, a traseira começa a deslizar, puxo o volante um pouco para esquerda e quando a bruta joga a traseira, giro o volante para direita corridindo. Pronto o drift ta feito. KKKKKKKKKKkk. Ranger 3.0 é bruta mesmo. Se vacilar se ferra bonito.

Aconteceu isso comigo semana passada.
A pista estava molhada e eu estava saindo de uma rotatória de 2ª e afundei o pé no acelerador... quando vi a traseira tava indo pra qualquer direção menos pra frente... era força demais. Precisei colocar o coração na mão pra controlar o carro de novo.
Foi meu maior susto numa picape!

Pequeno jr
26/06/2011, 12:32
A pista estava molhada e eu estava saindo de uma rotatória de 2ª e afundei o pé no acelerador... quando vi a traseira tava indo pra qualquer direção menos pra frente... era força demais. Precisei colocar o coração na mão pra controlar o carro de novo.

Isso pq era asfalto ... tem que ver ocorrendo isso na terra batida .. debaixo de chuva ... haja braço para ficar consertando a trajetória.

Em tempo ... beeemmmmmm antes de fazer esse vídeo .. até hoje .. continuo com a mesma ação do uso do 4x4 high em dias de churras torrenciais, pisos sem aderência e etc.

Até o momento ... nada de problemas em caixa, câmbio e etc.

E olha que nas provas do rally a gente anda a prova inteira com a tração ligada.

Jera
26/06/2011, 13:16

aí pensem no controle de tração q a amarok tem.......nao deve ocorrer isso.

Imperador!
26/06/2011, 13:35
aí pensem no controle de tração q a amarok tem.......nao deve ocorrer isso.

Verdade. Ainda mais para esses motores potentes, o controle de estabilidade deveria ser item de série.
Pequeno, também sempre fiz como você. Perdeu a aderência, liga o 4x4Hi e senta a bota! Nunca aconteceu isso comigo na lama, porque eu já estaria com a tração ligada :D

Henrique B
27/06/2011, 10:57
Verdade. Ainda mais para esses motores potentes, o controle de estabilidade deveria ser item de série.
Pequeno, também sempre fiz como você. Perdeu a aderência, liga o 4x4Hi e senta a bota! Nunca aconteceu isso comigo na lama, porque eu já estaria com a tração ligada :D

Realmente, mas o problema é que haveria menos emoção como o nosso amigo disse :euforico:

Imperador!
27/06/2011, 11:01
Eu prefiro a segurança à emoção.
Mas um não exclui o outro...

otoniel
27/03/2012, 12:14
Amigos,resolvi subir o pico do ibituruna aqui na minha cidade !a estrada é de calçamento paralelepípedo com algumas subidas íngremes.
Apesar que não estava chovendo resolvi subir em 4x4 e descer em 4x4 reduzida para forçar menos o freio!fiz certo?
obrigado a todos

Imperador!
27/03/2012, 14:06
Aprendi desde pequeno que a marcha sobe é a mesma que desce. (deve ser aplica pra tração também)
Se não for excessivamente íngreme, podia ter descido de 4x4 Hi mesmo. o esforço do freio é mínimo com a picape descarregada.

pilotothiago
29/03/2012, 00:38
Estou vendo voces comentarem de perder a trazeira, a F250 começou a ficar nublado, ela ja fica sambando a trazeira, em curva dentro da cidade principalmente de segunda marcha, afundou o pé, ela na hora começa o show de drift...

Uma duvida, quando a traçao esta ligada no low, tem que se acionar as rodas livres ??? Igual do troller, bandeirantes...

BRAVOECONOVEMBER
29/03/2012, 03:45
Normalmente sim, o esquema de acionamento original prevê isso, a princípio reduzida é pra usar nas 4 rodas. Acho que pela redução, se exagerar em 2 carregado poderia forçar demais um dos eixos. Roda livre manual + reduzida inspira cuidados, o pessoal já comentou aí que é util pra manobrar reboque de barco no plano, mas não vejo muito mais aplicações do que isso.

Edintruder
29/03/2012, 21:08
Realmente a opção de 4x2 reduzido ajuda muito, e como eu tenho essa opção eu confesso que uso mais do que o próprio 4x4... Mesmo a 1a ser 5:1, com a reduzida fica 10:1, e quando precisa manobrar com a picape carregada isso é muito bom.