PDA

Ver Versão Completa : guincho



marco cruz
25/06/2003, 16:55
ALL,
estou para fechar a compra de um guincho e gostaria que me ajudassem nas seguintes dúvidas :oops: :oops:

1) o Ramsey é bom? Tem quem arrume? quebra fácil?
2) vou precisar trocar o alternador, certo?
3) alguma outra sugestão? dica?

[]'s quase guinchados,

Mauricio Mei
25/06/2003, 20:03
Marco,

o Ramsey eh um guincho bom, pelo menos foi o que sempre me disseram. O grande problema reside em pecas de reposicao, por serem importadas, sao muito caras :cry: .

Fiz uma vez uma pesquisa enorme para colocar o guincho no meu Troller na epoca e cheguei a conclusao que o melhor seria um Work 12.000 mesmo. Por ser uma guincho nacional e facil de se achar pecas de reposicao. Alem disso depis de um ano e meio de uso ate que intenso, nunca tive nenhum problema.

Recentemente comprei um CJ e mudei o guincho do Troller para ele. Apenas troquei de alternador, ja que isso eh necessario pois o guincho eletrico "chupa" a bateria. Coloquei o alternador do Santana com ar e direcao (90Ah) Ficou otimo.

No entanto se voce puder ($$) :roll: , tente achar um guincho mecanico, por ser mais forte e confiavel que o eletrico, principalmente se tratando de um CJ. Neste caso voce nao teria que modificar nada na parte eletrica, utilizando a forca do cambio/motor. So coloquei o eletrico no meu Barney pois ja o possuia, caso contrario colocaria o mecanico.

Abraco e boa escolha :wink:

Mauricio

Luis Assis
25/06/2003, 23:45
Meus dois centavos....

Neste final de semana, fizemos um trilha em Sta Rita, uma cidadezinha a uns 80 Km daqui, e tinha muitos atoleiros e alguns riachos com um belo de um barranco no final para passar... Resultado, muitos jipes atolados.

Foi ai que vi em ação um guincho mecanico ENSIMEC, numa Toyota Bandeirantes.... Fiquei impressionadissimo com o treco... :D

Eu que ja entrei num consórcio de um Work, que vai estar em minhas mãos em Setembro, vou pensar com carinho na hipotese de colocar o mecanico, pois ele é muito forte e muito confiavel...

Vale lembrar que a adaptação do mecanico costuma ser um pouco mais complicada que do Eletrico, os motivos são óbvios ( cardã, cambio, tomada de força etc etc... )

du
26/06/2003, 09:20
Pessoal,

Nunca se esqueçam que para o Mecânico funcionar, precisa do motor funcionando.

O caso clássico do motor que morre no meio do riacho, vai depender de outro Jeep para te puxar.

Abraços Du.

ramiro_eli
26/06/2003, 10:00
Marco & All:

Eu tenho um guincho Ramsey 6.000lbs no meu CJ há 7 anos. Apesar de ser "fraquinho" ele nunca me deixou na mão e sempre cumpriu as suas tarefas...mas é um pouco lento...
Manutenção? Eu sempre faço as revisões com o Rubes da RBS (9666 5334) e não é muito cara...ele sempre dá um jeitinho...

marco cruz
26/06/2003, 10:50
Ramiro,
Estou para fechar um 8000lbs, acho que seria suficiente. :lol:
Fico feliz em saber que há quem o arrume... :lol: :lol:
Acho que vou levar para o Rubens instalar...

Maurício e Gustavo,
Com relação ao mecânico, é o que o Du comentou: sem motor não funciona. Como advogado, conheço muito bem os efeitos da Lei de Murphy (uma das mais aplicadas, principalmente em trilhas... :twisted: ), e acho que vou arriscar mesmo no elétrico com o alternador do Santana 8) (valeu Maurício).

Eduardo Chaves
26/06/2003, 19:55
PessoALL,

Acho tb que o guincho elétrico sem o motor funcionando, não vai muito longe não... :cry:
Essa do mecânico e hidráulico serem inferiores numa situação de pane no motor é folclore... :roll:
Pq será que o Hummer utiliza um guincho hidráulico :?: :?: :?:

[]'s sonhando com um hidráulico...

Mauricio Mei
27/06/2003, 11:48
Eduardo,

nao eh folclore nao.... :lol: Vamos pensar na probabilidade de uma de nossas viaturas, Willys, Samurais, Engesas, Trollers, etc...quebrarem em uma trilha.....hum :? Agora qual seria a probabilidade de um Hummer quebrar ??? Lembrando que eh um carro que tem vida util de uso militar estimada em 15 anos !!!! :lol: Ou seja eh claro que num Hummer voce pode instalar o que quiser, e neste caso utiliza-se o hidraulico por ser mais forte....ainda assim eu sou fa do mecanico para uso em nossos "hummerzinhos" :D

Abraco

Mauricio

walter.andreis
27/06/2003, 12:16
Galera,
Eu e meu mecânico estavamos pensando ontem (momento raro), e chegamos a conclusão que para se "fabricar" um Guincho mecânico não é la um bixo de 7 cabeças...
Pega-se uma bola de diferencial, com conjunto bem reduzido, isola-se um lado dela, corta daki, solda dali, um conjunto de engrenagens redutoras lá, e assim vai... em um fim de semana BEM TRABALHADO da pra fazer tudo hein... :wink: 8) :D :twisted:

Talvez uma das coisas mais dificeis para ser feita, seria a PTO (tomada de força) que vai na caixa de transferência... mas também não é lá tão dificl não...

[]'s sonhando com um guincho mecanico também....

du
27/06/2003, 13:34
Uma vez passando por Avaré-SP tive um probleminha elétrico, veio o socorro, um Autoelétrico Jipeiro, no caso dele, ele desativou a tração dianteira e fez um guincho usando o diferencial, ele contou que tinha uma redução incrível, que já tinha tirado até caminhão que tinha rolado a ribanceira, mas disse que era bem lento.

Acho que o mecânico é ótimo para ajudar os outros, ou seja, quando seu jeep está bem, mas quando o objetivo é tirar você mesmo da encrenca, imagino que o elétrico dependa de menos coisas, mais probabilidade de funcionar. Mas concordo que o mecânico é mais forte.

Abraços Du.

Eduardo Chaves
27/06/2003, 15:25
Falae Mauricio,

Sei não, mesmo equipado com um guincho elétrico, qual a autonomia deste sem o motor em funcionamento ?
Óia lá se conseguir sair do enrosco... hehehe...

Haja bateria... :lol: :lol: :lol:

[]'s ainda pensando no hidráulico...

P.S.: Não existe mecânico para o Engesa, daí minha opção no hidráulico...

marco cruz
27/06/2003, 15:34
All,
Diante de tantas dúvidas :shock: , acho que vou é comprar um Hi-lift e me virar no braço... :lol: :lol:
[]'s desatolando

du
27/06/2003, 15:47
Outro detalhe :

Os elétricos tem um controle remoto (não sei se todos), ou seja, em algumas situações conseguirá operar sozinho.

O mecânico, precisa de alguém sentado no banco do motorista, ou pelo menos uma pedra no acelerador. hehe

Abraços Du.

Luis Assis
27/06/2003, 21:56
Mas concordo que o mecânico é mais forte.

Abraços Du.

Du nem tanto o ENSIMEC que estava na TOYOTA era um bata de um guincho grande, mas a capacidade dele era somente 4500 Kg, ou seja, nada alem de um guincho eletrico.

[]'s guinchados
Gustavo

walter.andreis
28/06/2003, 00:57
Outro detalhe :

Os elétricos tem um controle remoto (não sei se todos), ou seja, em algumas situações conseguirá operar sozinho.

O mecânico, precisa de alguém sentado no banco do motorista, ou pelo menos uma pedra no acelerador. hehe

Abraços Du.

Fala Dú...
Mas convenhamos que ter alguem no banco do motorista sempre é bom...
Afinal, no guincho mecânico uma pessoa só pode controlar o guincho e ir utilizando a tração das rodas do CJ de uma vez só...
Tah certo que gosto é gosto... mas de tanto eu ouvir sobre pessoas que tiveram o motor elétrico de seus guinchos queimados, ou então os "selenoides", ou fiação subdimensionada, ou agua no sistema elétrico do guincho, ou tantas outras coisas que acabei me convencendo que o mecânico ou hidráulico seriam as melhores opções...
O hidráulico ainda tem o ponto crítico de poder estourar uma mangueira, e ficar sem o guincho, já o mecânico IMHO é o mais robusto de todos.
O pessoal fala que os mecânicos não são ideais pois não trabalham se o motor do veículo estiver desligado, porém, se o alternador do veículo (que não custam nada a dar problema) não estiver em perfeito funcionamento, o guincho elétrico iria chupar toda a bateria rapidin e o jipeiro ficaria sem guincho, sem bateria, e se o motor do veículo morresse ele ficaria sem motor também!!! :twisted: :D :shock: :D :D :twisted:

[]'s

Giovani
29/06/2003, 17:18
Du nem tanto o ENSIMEC que estava na TOYOTA era um bata de um guincho grande, mas a capacidade dele era somente 4500 Kg, ou seja, nada alem de um guincho eletrico.

:D Grande Mestre Gustavo!

:D Bão, vc vai ver que prefiro os mecânicos... 4.500 Kg é o limite imposto pela fábrica, sendo que o "limitador" é um pino que se rompe quando o esforço ultrapassa o estipulado... Vc troca o pino e segue viagem... Em testes, o ponto de ruptura do sistema (cardãs, engrenagens) é maior que 7.000 Kg! Logo, vc pode ver a durabilidade de um guincho desses... :wink:
:D Outra coisa. Com um guincho mecânico (ou hidráulico) vc pode trabalhar o dia inteiro, ininterruptamente! Não aquece, não queima e não "seca" a bateria! Além de serem originalmente à prova d'água!
No mecânico, vc pode ainda mudar a velocidade do cabo, bastando trocar as marchas! :wink:
Um elétrico, mesmo com o alternador "mandando lenha", vai aquecer e queimar, ou desligar automaticamente, nos mais novos. Ou então matará a bateria, pois o consumo é muito superior à capacidade do alternador. :wink:
:D O elétrico foi desenvolvido para tirar o seu próprio Jeep dum sufoco eventual. Os mecânicos e hidráulicos são para uso contínuo e pesado. Um hidráulico é caríssimo, mas um mecânico às vezes, custa menos que um elétrico! :wink:
:D É pesar e ver o que se aplica melhor à sua necessidade. :wink:

Rodrigo
30/06/2003, 11:16
Como disse o amigo anteriormente, aí vão meus dois cents:
Fui a um passeio com o pessoal da Ensimec e alguns outros amigos, até a festa do pinhão, perto de Curitiba - Ponta Grossa e em alguns trechos da trilha usamos um guincho mecânico (por coincidência da Ensimec). Na subida de um rio, o pessoal ancorou uma Toyota em uma árvore e rebocou a galera p/ cima, mais ou menos uns dez ou mais CJs e Toyota. Se fosse um guincho elétrico, com certeza ñ o faria. Logo após tiramos outra Toyota q ficou enroscada em um barranco, tb c/ um Ensimec colocado em um CJ. Porém qd eu colocar meu guincho (talvez no dia de São Nunca), será o elétrico, pois coloquei o Clarck 5 marchas c/ o motor GM 4.1 e o conjunto ficou muito p/ tráz. Eu teria que ter umas 3 cruzetas no cardã da tomada de força, fora que este ficaria muito p/ baixo. Mesmo assim ainda sou muito fã do mecânico.

Rodrigo.

fugger
01/07/2003, 00:51
Como disse o amigo anteriormente, aí vão meus dois cents:
Fui a um passeio com o pessoal da Ensimec e alguns outros amigos, até a festa do pinhão, perto de Curitiba - Ponta Grossa e em alguns trechos da trilha usamos um guincho mecânico (por coincidência da Ensimec). Na subida de um rio, o pessoal ancorou uma Toyota em uma árvore e rebocou a galera p/ cima, mais ou menos uns dez ou mais CJs e Toyota. Se fosse um guincho elétrico, com certeza ñ o faria. Logo após tiramos outra Toyota q ficou enroscada em um barranco, tb c/ um Ensimec colocado em um CJ. Porém qd eu colocar meu guincho (talvez no dia de São Nunca), será o elétrico, pois coloquei o Clarck 5 marchas c/ o motor GM 4.1 e o conjunto ficou muito p/ tráz. Eu teria que ter umas 3 cruzetas no cardã da tomada de força, fora que este ficaria muito p/ baixo. Mesmo assim ainda sou muito fã do mecânico.

Rodrigo.


:D Rodrigo


:D Vc saberia de que tamanho ficou o cardã traseiro? A alavanca de cambio ficou muitoi pra trás? Por que vc acha que a tomada de força ficaria muito baixa?

:? Estou mudando o conjunto de meu cj para esta configuração (Powertech, Clarck 5 e Guincho mecanico) e agora vc me deixou preocupado, pois não previa estes problemas :?


:) Outra coisa, em que oficina vc fez o servico em CWB? Vc a recomenda?

[]'s preocupados

Luis Assis
01/07/2003, 01:16
:D Grande Mestre Gustavo!

:D Bão, vc vai ver que prefiro os mecânicos... 4.500 Kg é o limite imposto pela fábrica, sendo que o "limitador" é um pino que se rompe quando o esforço ultrapassa o estipulado... Vc troca o pino e segue viagem... Em testes, o ponto de ruptura do sistema (cardãs, engrenagens) é maior que 7.000 Kg! Logo, vc pode ver a durabilidade de

Bem que eu percebi que aquele treco era grande de mais para guentar somente 4.5 Mil Kg...
Fico pensando o que fazer se voce estiver com o motor parado, dai com o mecanico vc não faz nada mesmo, com o eletrico, voce pode até sair da encrenca e colocar o jipe em outro lugar, pode tb usar a bateria de um outr jipe, sei lá...
Num rio por exemplo, voce vai passar e o motor morre, dai com o eletrico voce pode tentar sair... Só não sei como que fica a questão do uso dele no caso de contato com a agua...
[]'s guinchandos
Gustavo

Rodrigo
01/07/2003, 09:29
:D Rodrigo


:D Vc saberia de que tamanho ficou o cardã traseiro? A alavanca de cambio ficou muitoi pra trás? Por que vc acha que a tomada de força ficaria muito baixa?

:? Estou mudando o conjunto de meu cj para esta configuração (Powertech, Clarck 5 e Guincho mecanico) e agora vc me deixou preocupado, pois não previa estes problemas :?


:) Outra coisa, em que oficina vc fez o servico em CWB? Vc a recomenda?

[]'s preocupados


fugger:

O cardã ficou somente com o comprimento da luva já grudada na flange, pois eu coloquei um freio de estacionamento que fica na saída da cx montanha e isso me roubou uns 12 cm. Tive que erguer o diferencial tras, faze-lo "olhar p/ cima", pois ñ dava ângulo p/ as cruzetas.
Na verdade o câmbio foi um pouco p/ trás tb por causa do motor que é comprido e avança a parede corta-fogo. Ñ cheguei a medir, mas deve ser uns 20 cm. A posição da alavanca vc arruma fazendo uma curva para q ela fique mais próxima ao painel, isso é o de menos.
Qt a tomada de força, acho que o conjunto ficou muito p/ trás e o motor ocupa muito espaço na frente dificultando a passagem do cardã do guinco, mas isso são só impressões, ainda ñ verifiquei e medi p/ afirmar c/ certeza.
Se vc quiser podemos marcar algum dia p/ vc ver como ficou, trabalho perto do centro, no Bom Retiro. Vc visualizando o conjunto é melhor p/ poder avaliar.
Qq coisa estou a disposição,
Abraço,
Rodrigo.

Eduardo Velo
01/07/2003, 13:22
Galera da lama , estou gostando dessa discussão , para instalar um guincho no Engesa , tbm tive que pensar em tantas alternativas , o mecânico é impossível pq não tenho cx reduzida , seria Hidráulico (R$5000) ou elétrico (R$1800 a R$ 3000) , aí vem os pensamentos , é pra eu sair do sufoco ou tirar alguém do sufoco , como uma boa parte da galera que ando tem guincho , aí seria mais de uso próprio , tenho um Work compacto 12000# , já tive que usar várias x e até agora não tive problema .
Esse guincho consome 450 A/h , como a bateria é de 65 A e o alternador ajuda com 50 A , com o motor ligado só posso usar direto por uns 4 min. se é pouco ou muito é relativo , puxei um Samuria por 30m arrastando a proteção do carter no facão em menos de 2 min. e nem esquentou o motor , esses guinchos são bem ligeiros , levam 1/4 do tempo de um mecânico que não tem limite de tempo , ainda posso usar outra bateria de algum colega em paralelo como já deram idéia antes .
Se pudesse colocar o mecânico ficaria numa dúvida fdp , sempre fui fã do mecânico pela robustez e uso em qqer situação .
Respondendo sobre problema com água , no dia que tirei o Samurai , a cx de comando ficou mergulhada por uns 30 min até eu conseguir ajeitar pra usar o guincho e não afetou em nada .

Giovani
04/07/2003, 00:23
Fico pensando o que fazer se voce estiver com o motor parado, dai com o mecanico vc não faz nada mesmo, com o eletrico, voce pode até sair da encrenca e colocar o jipe em outro lugar, pode tb usar a bateria de um outr jipe, sei lá...

:D Grande Gustavo!

:D É a tal da coisa... Todo mundo vê a situação por esse lado. Mas é uma das poucas vantagens do elétrico sobre os demais. Mas veja bem: vc só terá 1 no máximo 2 chances de tirar o jeep da encrenca, com o motor apagado. Depois disso fica sem bateria... :wink:
:D Analise assim: quantas vezes vc fez fez trilha e "perdeu" o motor? Nessas trilhas, quantas vezes vc usa ou usaria o guincho? Certamente o uso é muito maior que as "perdas" de motor... :wink:

Cícero Franco
04/07/2003, 08:20
Como tudo na vida, os guinchos tb tem vantagens e desvantagens. O importante é, na hora de comprar, pensar qual o uso primordial que se terá.

[]s

marco cruz
04/07/2003, 13:54
Como eu comecei todo o bate-papo, gostaria de informá-los que perdi o guincho (o cara vendeu para outro). :cry: :cry:

Todavia, vou mudar o subject: fui instalar na semana passada um engate no meu carro para, eventualmente, puxar o Lagartixa :oops: , e tive a seguinte surpresa: cada loja me dava uma informação diferente.
Uma disse que era só instalar um engate da Karmann-ghia que agüenta 750kgs :?: , outro disse que como meu carro tem tração dianteira nem adiantava tentar rebocar :?: :?: , outro disse que tem que instalar o reboque no eixo traseiro :?: :?: :?: , etc.

alguém aí tem alguma :idea: ?

Rodrigo
04/07/2003, 14:21
Marco:

Eu puxo o meu numa S-10, um amigo num Vectra e ainda outro num Gol. Isso depende muito de como e até onde vc vai rebocar. A questão da capacidade do engate é muito importante, mas a forma de rebocar tb. Por exemplo: minha pick-up patina muito fácil em uma subida de estrada de chão, dependendo de como começo a subir (embalado ou ñ), arrancar subindo numa estrada de cascalho então... Meu engate tem capacidade p/ 500 kg, mas é fixo no chassi. Os automóveis usam uma estrutura monobloco e a fixação do engate é feita geralmente em pontos do assoalho (pelo menos os que eu tenho visto). Já se vc quiser rebocar somente em trexo curto (oficina, posto ou início de uma trilha), basta interligar as luzes de sinalização entre seu veículo e o Jeep, tomar alguns cuidados com os trancos e ter bastante paciência. Se quiser, saiu uma matéria na 4X4 & CIA de junho, na seção Dicas, que trata do assunto.
Essa é a minha pequena experiência. Acho q o pessoal do Forum pode ajudar mais. Abraço,
Rodrigo

marco cruz
04/07/2003, 14:55
Valeu Rodrigo,
na verdade a minha idéia é rebocar em trechos um pouco mais longos (por ex. minha mãe tem casa na Ilhabela; para não ter que ir em dois carros, gostaria de puxá-lo).
Tenho uma Scenic 2.0 16v, o motor é forte (140 cv), acho que se o gol puxa eu não terei problemas...

Cícero Franco
04/07/2003, 15:42
Marco

O Scènic pode puxar até 1500 kg, pelo manual (pelo menos o que eu tenho, que é o 1.6). Eu já puxei a minha Rural, em trechos bem curtos, é verdade, e ele nem se coçou.

[]s

marco cruz
04/07/2003, 16:08
Cícero, valeu.
Acho que a capacidade não deve mudar.
Qur tipo de reboque vc tem na sua Scenic?

Cícero Franco
04/07/2003, 16:21
Destes comuns de bola preso no chassi.

marco cruz
04/07/2003, 16:31
Alguma especificação diferente?
Qto ele agüenta?

fugger
05/07/2003, 23:27
:) Marcos

:? Acho que a questão não é se o carro "puxa" mas com que segurança ele faz isso. Digo isso por que se vc puxar algo, não importa o que, mais pesado que seu carro terá problemas de freio e de direção.

:? Imagine vc na estrada descendo a serra e no meio de uma curva precisar pisar no freio? Vai fazer um L, como dizem os carreteiros, e não ha nada que vc possa fazer pra evitar isso.

:? Pra vc ter idéia, se um cj puxar outro o risco de acontecer isso já é muito grande. Eu pessoalmente já vi acontecer com outros e já aconteceu comigo qualdo meu cj estava sendo puxado por outro. Resultado, o parachoque do meu e a lateral do outro amassados, sem mencionar o baita susto.

[]'s

Eduardo Velo
06/07/2003, 09:50
Fugger e pessoal , lancei uma duvida sobre legislação com towbar no tópico condução off-road e conduzindo com towbar .
Essa resposta do Fugger veio a calhar , na Dutra meu colega trazia seu jipe com outro jipe no towbar sozinho , o rodoviário parou ele , levou uma multa (condução insegura) e teve que chamar alguém HABILITADO pra ir no rebocado , principalmente para auxiliar nas frenagens , apesar de o rebocado estar com motor desligado e sem aux. do hidrovacuo , consegue frear , além da sinalização .
Não sei se tem algo parecido como engate de carreta que fica com freios para jipes , mas se for rebocado constantemente valeria a pena montar um esquema né ...
Na lesgilação de trânsito , ainda não achei nada que fale sobre isso , mas se tiver alguém que saiba dá uma dica pra gente . Se pode rebocar sem ninguém no volante desde que tenha todos os comando do rebocado no puxador ? se necessita de condutor habilitado ? etc...

Cícero Franco
07/07/2003, 09:08
Sinceramente não sei.

[]s

marco cruz
07/07/2003, 18:26
Eduardo e ALL,
Na verdade, não há qualquer previsão de infração por rebocar veículo com towbar.
O reboque por cordas ou cabo flexível é proibido e sujeito a multa.
A multa aplicada a seu amigo parece ser irregular.
Com relação ao freio, ouvi de uma empresa que faz reboques de barcos que é muito complicado (acho que não estavam muito a fim de fazer).
O que precisa é ligar as luzes de farol, pisca e ré (existe um tipo de pára-choque que pode ser encaixado todas as vezes que for rebocar o jipe).

De qualquer forma, desisti de colocar o engate. No final, vai dar na mesma (vou ter que andar mais devagar, gastar mais gasolina, freio e embreagem...).

[]'s desengatados

Giovani
07/07/2003, 20:40
:D Salve Galera!

Repetindo o que escrevi no tópico "Conduzindo com Towbar", na seção de Técnicas Off Road:

:D Essa de ter uma pessoa no veículo rebocado não procede... O Policial estava equivocado. Isso só se faz quando o reboque é com cambão de único ponto. Com Towbar não é preciso ninguém lá atrás. O que existem, são normas que definem peso e dimensões dos veículos e sistema de frenagem. Via de regra, um Jeep rebocando o outro, simplesmente não é permitido, pois o rebocador deve pesar 1,75 vezes mais que o rebocado. Abaixo disso é preciso pôr um sistema de freio no rebocado, ou então quando ele ultrapassa um peso determinado.
:shock: Se alguém tiver as normas à mão, envie pra cá!
:D Enquanto isso dêem uma olha nesses tópicos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=96
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=74
:D Quanto à parte elétrica, tenho no meu Jeep um conector, dentro do capô, onde ligo um chicote que vai até o outro veículo, fazendo funcionar as sinaleiras traseiras. :wink:

:D Ah sim, o sistema de freio não é nada complicado, expliquei como fazer num desses tópicos aí em cima... :wink: Qualquer dúvida gritem! :lol:

Cícero Franco
09/07/2003, 12:38
No atalho abaixo está o código de trânsito.

http://www.dprf.gov.br/codigo/codigo.asp

[]s

Giovani
11/07/2003, 00:32
No atalho abaixo está o código de trânsito.

http://www.dprf.gov.br/codigo/codigo.asp

[]s

:D Grande Cícero!

:D Valeu pela dica. Mas já tinha olhado o código, nele não diz nada...
:D Tô meio sem tempo de fuçar aí pela net, mas a "solução" está nas Normas do CONTRAN, que definem essa situação de reboque com Towbar... :wink:
:D Abusando da sua boa vontade, ou de alguém mais, se puder encontrar... :wink:

[]'s

Cícero Franco
11/07/2003, 08:17
Aí Giovanni

Não achei nada!!!!

Fico procurando e espero ajuda!!!!!!

[]s rebocados

regis
11/07/2003, 09:57
Nunca se esqueçam que para o Mecânico funcionar, precisa do motor funcionando.

O caso clássico do motor que morre no meio do riacho, vai depender de outro Jeep para te puxar.


Mas se formos considerar assim, a bateria tambem nao vai aguentar por muito tempo..... estou pensando seriamente em guinchos e o que me parece ser o mais confiavel sao o hidraulico e o mecanico. O eletrico costuma sempre ter problemas com os solenoides, independente da marca. No meu caso (tenho um samurai) ficaria mais dificil para colocar um mecanico (teria que fazer uma tomada de forca) portanto estou achando que o hidraulico sera a melhor opcao.
Porque da confiabilidade? Repare nos guinchos de reboque de carros e voce vera que 90% deles tem guincho hidraulico. e acredito que o problema de se ter o mecanico eh porque a plataforma eh movel.

De qualquer maneira, ainda nao vi nenhhuma discussao sobre vedacao desses guinchos. :?: Ja vi serem abertos muitos guinchos quase travados :shock: por problema de lama encrustrada no sistema de freio interno ao tambor, pois a vedacao nesse mecanismo eh muito dificil. e esse problema eh independente do tipo de guincho :oops: :?: :!:
Alguem tem alguma opniao sobre isso :?:

Cícero Franco
11/07/2003, 10:06
"De qualquer maneira, ainda nao vi nenhhuma discussao sobre vedacao desses guinchos. Ja vi serem abertos muitos guinchos quase travados por problema de lama encrustrada no sistema de freio interno ao tambor, pois a vedacao nesse mecanismo eh muito dificil. e esse problema eh independente do tipo de guincho"


Boa questão esta. Nunca ouvi ou li nenhum comentário a respeito. Talvez nos sites dos fabricantes de guincho tenha algo sobre isto, mas nunca vi.

[]s[/quote]

Giovani
12/07/2003, 20:36
De qualquer maneira, ainda nao vi nenhhuma discussao sobre vedacao desses guinchos.

:D Grandes Régis e Cícero!

:D É simples: não há nada para se discutir. São vedados por natureza!!! Todo o mecanismo é vedado. A força do mecânico é transmitida por um cardã e do hidráulico pela bomba da direção, através de mangueiras. Logo não é preciso vedar. :wink:

Luis Assis
12/07/2003, 21:49
Falando em guincho e em vedação, será que os Eletricos são vedados?
Será que eles podem ser usados dentro d'agua?
O WORK 9000 será que é devado.
[]'s
Gustavo

walter.andreis
13/07/2003, 15:18
Pessoal...
Nos guinchos mecânicos e hidraulicos, a vedação eh feita pelos retentores presentes no mesmo... estes retentores tem a funcao de nao permitir que o oleo interno do guincho seja contaminado por agua ou lama, e tambem que as engrenagens internas nao entrem em contato com estas sujeiras...
Já no eletrico, alem da preocupacao de nao contaminar as engrenagens e o oleo, tem a preocupaçao de nao entrar agua na parte eletrica do mesmo, o que eh um ponto bem mais crítico... todos sabem que energia com agua não combinam...
Por estas e outras sou mais o hidraulico e o mecanico...

[]´s

regis
14/07/2003, 09:45
:D Grandes Régis e Cícero!

:D É simples: não há nada para se discutir. São vedados por natureza!!! Todo o mecanismo é vedado. A força do mecânico é transmitida por um cardã e do hidráulico pela bomba da direção, através de mangueiras. Logo não é preciso vedar. :wink:

Nao conheco a fundo os guinchos mecanicos e hidraulicos, mas os eletricos tem um sistema de freio dentro do tambor que o cabo fica enrrolado, que serve para nao deixar o cabo voltar no caso de vc parar de guinchar em uma subida. Esse sistema eh necessario para o seu carro nao voltar para traz e o guincho desativa esse freio quando o tambor esta girando. Nao sei se os mecanicos e hidraulicos tem o mesmo sistema, mas penso que, no minimo, os hidraulicos devam ter.
O problema eh que esse sistema se entope de barro e o freio fica sempre acionado. Isso faz com que o guincho trabalhe com menos eficiencia, pois ja esta gastando parte da energia pra girar ele proprio :wink:
Lembra a situacao em uma trilha, quando alguem fala que o guincho do outro ta fraco :oops: mesmo sendo um 12000 nao puxa nem samurai :oops: :wink: Pois eh... quando vc abre o tambor desses guinchos (sejam Warn/Work/etc) descobre que o freio esta travado acionado :shock: o que faz o guincho ter menos forca do que aquilo que foi projetado. :( Esse eh o problema que eu falei que nao foi discutido. Nao eh sobre o sistema hidraulico para girar o motor do guincho... nem sobre o cardan para girar o redutor do guincho.. mas sim o sistema de freio interno ao tambor. esse me parece ser um ponto problematico, independente do tipo :wink:

Giovani
15/07/2003, 19:39
:D Salve Galera!

:D Olha o que o pessoal da ENSIMEC respondeu sobre o guincho:

Mensagem : O guincho HPR 45 têm freio, como nos elétricos? Esse sistema de freio é vedado?

Prezado Giovani

Os guinchos da linha HPR45/65 possuem redutores do tipo coroa-semfim, desta maneira são autofreantes, Qualquer interupção no fornecimento de energia, eles param sem o perigo de desenrolar desfrenadamente, OK.
Como não possuem freio especifico para o desenrolamento, a segunda pergunta ja esta respondida, mas por outo lado existe uma fricção no carretel do cabo, que evita que ao soltar o tambor, o cabo de aço venha a ser enmaranhar. Este freio tem apenas esta utilidade.

:D Tão vendo porque eu gosto dos guinchos mecânicos???? :wink:

kge
07/10/2003, 11:14
Nunca se esqueçam que para o Mecânico funcionar, precisa do motor funcionando.

O caso clássico do motor que morre no meio do riacho, vai depender de outro Jeep para te puxar.


Ahh não precisa não...

Quem foi no festival brasil off road e visitou o stand da EKRON (www.ekron.com.br) viu que os guinchos mecânicos deles vem com uma manivela, permitindo o manuseio mesmo com o carro desligado (lógico que você não vai pendurar o jeep numa arvore com a manivela, mas pra atravessar um rio isso consegue sim ) !


[]´s esquecendo guincho elétrico

KGE

Marcelo
08/10/2003, 08:02
Pessoal,

Qual a opinião de vocês sobre o guincho manual? :?: :?: :?:
Me disseram que é apenas "melhor que nada", mas apesar disso a relação custo/benefício é boa. Concordam? :roll: :roll: :roll:

Outra pergunta:
Não entendo muito de guinchos mecânicos, :oops: :oops: então gostaria de saber como ele é aclopado no câmbio (ou seria na reduzida :roll: ) e como é seu funcionamento? A alavanca tem que estar na posição neutra para acionar o guincho sem fazer o jipe andar? Poderiam me explicar melhor? :?: :?: :?: :?:

[s] cheios de dúvidas,

ramiro_eli
08/10/2003, 09:30
Oi Marcelo!
Tudo bem?

O guincho mecanico é acoplado ao sistema de transmisão atraves de uma PTO (tomada de força) que no caso do CJ é instalada na reduzida, no local daquela tampa redonda, logo atras do entalhado.
Para colocar o guincho em funcionamento, basta engatar a alavanca da PTO (é isso mesmo...agora o jipe vai ter 4 alavancas!) e engatar qualquer marcha no câmbio(a velocidade do guincho muda de acordo com a marcha selecionada, sendo a 1a a mais reduzida e a 4a mais rápida). Se quiser pode-se fazer o guincho funcionar em conjunto com a tração (basta engatar a 4x4reduzida, 4x4high ou 4x2 high) se não quiser a tração acionada(no caso do seu jipe ficar ancorado em algum lugar e for puxar algum outro carro) deixa-se a alavanca da reduzida em neutro.

IMHO o guincho manual só tem utilidade se for instalado na traseira da viatura para ser utilizada em ancoragens.

EduardoLang
08/10/2003, 10:46
Ramil,


Não concordo muito com essa sua posição em relação ao guincho manual. Isso vai depender muito do guincho manual que se tem. Eu por exemplo tenho um guincho manual inclusive feito em casa. Utilizei um redutor de 1 por 40, um carretel e os devidos apetrchos, como plataforma, mancais com rolamentos, etc etc etc.

Com esse guincho, atraves de um sistema de manivelas, eu aciono o redutor que gira o carretel. Com ele já desatolamos diversos jeeps........ O único problema, é que NECESSÁRIAMENTE vc precisa de no mínimo duas pessoas. Uma pra dirigir o jeep e outra para acionar o guincho. Mas que ficou show ficou e o melhor de tudo com um custo BASTANTE REDUZIDO se comparado com os guinchos de mercado. Gastei aproximadamente R$ 450,00 (Quatrocentos e cinquenta reais).


Forte abraço.


SDS

Marcelo
08/10/2003, 10:59
Grande Ramiro!

Obrigado pelas informações! Agora tudo ficou claro!!! :P :P

Olá Eduardo! Tudo jóia?

Eu já vi guincho manual à venda na Garra4x4 por L$ 180 com cabo de 40m, mas acho que não tem esse sistema do redutor que você mencionou... :roll: :roll: assim tem que fazer mais força no braço, certo? :?

[s] esclarecidos,

EduardoLang
08/10/2003, 11:07
Fala ae Marcelão ! ! ! ! !!


Como é que estão as coisas por ai????????

Então, esse guincho que vc viu na garra provavelmente seja aquele carretel com uma catraquinha ao lado para travar o cabo. Se for esse sistema, é mesma coisa que nada!! Vc terá que fazer toda a força no braço e isso certamente não será possível........

esse que eu relatei, o redutor efetua esse trabalho por vc...... e também ele é auto travante, não necessitando de sistema de catraca para travar.

É claro que é bastante trabalhoso o seu uso, mas quebra um pu.. galho!!!!!!


sds

Marcelo
08/10/2003, 11:17
Fala Eduardo!! As coisas estão tranqüilas! 8)

Bem com imaginei... é praticamente puxar o Jeep no braço. :? :? :?

[s] sonhando com um guincho elétrico/mecânico,

andretomasi
09/10/2003, 21:20
Oi Marcelo!
Tudo bem?

O guincho mecanico é acoplado ao sistema de transmisão atraves de uma PTO (tomada de força) que no caso do CJ é instalada na reduzida, no local daquela tampa redonda, logo atras do entalhado.
Para colocar o guincho em funcionamento, basta engatar a alavanca da PTO (é isso mesmo...agora o jipe vai ter 4 alavancas!) e engatar qualquer marcha no câmbio(a velocidade do guincho muda de acordo com a marcha selecionada, sendo a 1a a mais reduzida e a 4a mais rápida). Se quiser pode-se fazer o guincho funcionar em conjunto com a tração (basta engatar a 4x4reduzida, 4x4high ou 4x2 high) se não quiser a tração acionada(no caso do seu jipe ficar ancorado em algum lugar e for puxar algum outro carro) deixa-se a alavanca da reduzida em neutro.

IMHO o guincho manual só tem utilidade se for instalado na traseira da viatura para ser utilizada em ancoragens.

Ramiro,

Poderia explicar melhor a parte sobre a tração? Não entendi, eu pensava que o jipe enquanto usando o guincho mecânico, não teria giro nas rodas, pois ele só funcionaria com a CT em neutro.. dá pra usar o guincho e as rodas tracionando o cj juntos? Se não, qual a diferença de ligar ou não a tração?

[ ]´s

Giovani
11/10/2003, 23:44
Poderia explicar melhor a parte sobre a tração? Não entendi, eu pensava que o jipe enquanto usando o guincho mecânico, não teria giro nas rodas, pois ele só funcionaria com a CT em neutro.. dá pra usar o guincho e as rodas tracionando o cj juntos? Se não, qual a diferença de ligar ou não a tração?

:D Grande Keko!!!

:D Bom, já que o Ramiro não respondeu... A tomada de força do guincho é montada atrás da cx. de transferência. Quando engatada por sua alavanca (4ª alavanca), ela acopla diretamente na engrenagem do entalhado que sai da cx. de marchas. Portanto a cx. de transferência, que aciona a reduzida e os cardãs, fica independente do funcionamento do guincho. Então tanto faz, se está na neutra, reduzida ou só 4x2. A marcha que vc engatar, 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª, vai determinar a velocidade de enrolamento do cabo. A ré funciona como "desenrolador" do cabo do guincho.
:D Se vc engatar a alavanca pequena, na reduzida ou normal, as rodas vão girar, de acordo com a marcha que vc está utilizando no guincho. Só que é lógico, nas rodas vc terá uma rotação diferente do que tem no cabo do guincho... É muito útil, vc pode "ajudar" o guincho, tracionando as rodas... :wink:
[]'s

andretomasi
12/10/2003, 19:47
Grande Giovani!

E com a caixa do Santana ali na frente como nos nossos cjs, ainda dá pra instalar o guincho mecânico ou ficaria muito complicado?

[ ]´s

Giovani
12/10/2003, 21:49
E com a caixa do Santana ali na frente como nos nossos cjs, ainda dá pra instalar o guincho mecânico ou ficaria muito complicado?

:D Grande Keko!!!

:D Complica... :( Nunca "peguei" um guincho desses para experimentar, mas creio que seria preciso instalar o guincho alguns centímetros pra cima das longarinas do chassi, de forma que o cardã passe entre o chassi e a grade dianteira do jeep. Seria preciso "abrir" uma passagem pela grade... Ainda assim, teria que ver como passar o cardã do guincho pela barra da direção... O problema todo está nesse ponto, a barra da direção está no caminho do cardã do guincho. Tem que "bolar" um desvio nesse cardã... :wink:
[]'s

kge
05/03/2004, 09:51
Pessoal, ressucitando o tópico um pouquinho... :oops:

esses dias me deparei com uma dúvida: :shock:

Imaginem a seguinte situação 8) :

1: Um veículo está numa subida ingreme, com o cabo do guincho mecânico ancorado lá no alto :lol: .... O que acontece se eu estiver no meio dessa subida, o guincho trabalhando e o motor morrer ?

Pelo que li nas mensagens anteriores o guincho pára e freia... e depois ? COmo faço pra desenrolar o cabo para descer de forma segura, já que o motor pode estar com algum problema (P.Ex. excesso de gasolina no carburador, ou outro motivo alheio) que não dê para funcionar o motor ?

a: Pica o machado no cabo de aço e deixa rolar ? :shock:
b: Acende o "frósfru" e joga no tanque e deixa queimar ? :shock:
c: Acende o "frósfru", joga no tanque e pica o machado pra queimar e andar ao mesmo tempo ? :shock: :shock: :twisted: :twisted:

Obrigado.

[]´s.

KGE

Eduardo Velo
05/03/2004, 12:42
Kleber , vc pode liberar o guincho , tem uma trava pra isso . mas ae o piloto tem que ter a manha de descer o jipe de ré pra não virar , dependendo da situação é melhor ficar pendurado aguardando o motor reagir . se o motor não voltar de jeito nenhum ae sim , tem que estudar o meio mais seguro pra sair da situação . Destravar o guincho aos poucos e decer com a ré engrenada é uma das opções ...

[]s sem fogo no jipe , rsrsr ...

kge
09/03/2004, 07:29
PessoALL,

Os professores de plantão que têm guincho mecânico instalados na dianteira do jeep poderiam me ajudar ?

Estou planejando a compra de um ensimec hp45, mas ante$$ vou fazer é o para-choque mesmo.

Estou na dúvida por onde passa o cabo do guincho, se ele sai acima da linha das longarinas, abaixo, no meio... e aonde é fixado os roletes.

É possível me enviarem fotos de um guincho desses instalados em CJ com detalhes ?

Desde já agradeço.

[]´s.

KGE

Vinicius Bucco Rossot
14/03/2004, 21:17
Aqui em Curitiba só vi uma vez um jeep com guincho ensimec, pois a maioria usa os guinchos mecanicos da Ekron, mas se não me engano o cabo sai no meio do para-choque e os roletes são fixados em uma peça única por fora do para-choque.

Abraços.

Tatão
15/02/2005, 12:08
alguem sabe dizer as vantagens e desvantagens dos guinchos Ekron X Ensimec???


tipo um comparativo...

e o guincho Biseli (acho q é assim q escreve) alguem conhece????

parece q o Ekron tem uma novidade em alguns modelos, um tipo de embreagem,
no site www.ekron.com.br explica como funciona...

sera q alguem ai tem um guincho desse ??? ja estava praticamente decidido pelo ekron (ia fazer o deposito de entrada hoje) com embreagem, mas sera q o modelo simples (sem embreagem) ñ é mais confiavel, mesmo sendo menos seguro???

ja estava tudo decidido...por que fui ler esse tópico???? :? :roll:

Wallace
15/02/2005, 12:33
menos seguro, mas confiavel e mais barato é interesante até alguem se ferir ou ter danos consideraveis no veiculo...

Tatão
16/02/2005, 09:44
mais uma pergunta para quem tem ensimec:


Ele tem o recurso de acionamento manual como o ekron (a famosa manivela) :?:


menos seguro, mas confiavel e mais barato é interesante até alguem se ferir ou ter danos consideraveis no veiculo...

tá certo, vc tem razão :D

Afonso Carlos
16/02/2005, 09:53
mais uma pergunta para quem tem ensimec:


Ele tem o recurso de acionamento manual como o ekron (a famosa manivela) :?:


menos seguro, mas confiavel e mais barato é interesante até alguem se ferir ou ter danos consideraveis no veiculo...

tá certo, vc tem razão :D

Ok, digo com toda certeza vai de Ekron com Embreagem, é muito mais resistente que os Esimec.

Tenho Ensimec em um dos meus Jeeps e já tive que trocar a coroa 2 vezes, o Ekron até nunca deu nada, sem falar nos cardãs que são de material maciço no Ekron.

Um abraço Afonso Carlos.

Dennis Figueiredo
16/02/2005, 11:01
Única desvantagem, que eu acho, do mecanico é ter que ficar puxando os outros.

elcio
16/02/2005, 11:18
eu ia colocar o Ekron no jeep, mas como o 4.9 ocupou boa parte do cofre mais os suportes por baixo, passar os cardans teria que dar muita volta e iriam vicar vulneraveis na galheira da trilha.
ai optei pelo hdw.
quando fui na fabrica aki em cwb os engenheiros quebraram a cabeça pra ver como podia ser feita a instalaçao, ate dava, mas resolvi descomplicar...


[]´s

Wallace
16/02/2005, 11:39
O mecanico tem isso, mais peso, maior custo, menor velocidade, maior dificuldade de intalação e uso.
Ai que o eletrico levou vantagem e acabou dominando o mercado.

Dennis Figueiredo
16/02/2005, 11:48
O mecanico tem isso, mais peso, maior custo, menor velocidade, maior dificuldade de intalação e uso.
Ai que o eletrico levou vantagem e acabou dominando o mercado.

Wallace..... não acho que o elétrico seja mais rápido.. mecânico mantem a velocidade com ou sem garga... e ainda podemos mudar de marchas....

Wallace
16/02/2005, 11:54
Voce pode não achar, mas um eletrico rápido é muito mais rápido sim.

FrommarS
16/02/2005, 12:48
Tem um cara Anderson Cunha...

Que tem um Enzimec e um Work instalados em dois jipes dele:

No link, ele faz um comparativo prático e comeenta o processo de instalação do Ensimec.

http://anderson.cunha.sites.uol.com.br/Komodo/Ensimec/index.htm

Além de relatar as trilhas ... tem umas coisas legais, vale a pena dar uma olhadinha.

Hasta Luego.... sem grana pro mecânico ... nem aquele que conserta o carro :cry:

Wallace
16/02/2005, 18:56
Work... não vai comprar com este né.
Tem que ser com um bom e rapido guincho eletrico né!

Franco
16/02/2005, 18:57
A eterna briga entre elétricos e mecânicos sempre leva pro mesmo lado. O que tem se ter e mente quando utiliza um guincho meânico, que ele é potencialmente superior à qualquer guincho eletrico que seja ( há modelos que ultrapassam de longe até os de 15000 lbs). Com isto ele se torna mais perigoso. Sim, perigoso, pois requer uso e tecnica de uma pessoa capacitada. Isto é verdade pelo siples fato de que o mecânico NÃO perdoa, enrolou demais - algo vai quebrar, seja cabo, chassi, parachoque ou mesmo o proprio guincho. Sim pois ele foi fabricado com este intuito, para lhe reder o maximo de tração quando voce mais precisa dele. Eletricos fritam bem antes disso. A questão das quebras se deve quase em 90% dos casos por impericia do operador e/ou má condição de funcionamento por instalação falhea ou falta de manutenção. Na historia da ENSIMEC, falhas dos modelos HPR45 e 65 por exesso de carga se tornaram uma raridade nos ultimos anos e que esta sabendo operar com pericia, normalmente se escuta falando exelencias a respeito. O modelo gémio hidraulico (HPR45H) tem mais de 1300 unidades em funcionamento em todo pais e domina no mercado por robustez e qualidade, mesmo sendo mais caro que o concorrente mais próximo...até hoje não houve um só caso de quebra de coroa por sobrecarga, e tem gente que culpa o guincho quando isto acontece no mecânico....rsrsrsrsr
Guincho quebram, alias todos eles, e em 90% dos casos porque o usoario não respeitas limitações do produto (WARN, RAMSEY, WORK, HIPULL, EKRON e ENSIMEC).
É muito facil recalmar de um produto falhado sem apresentar todas as caracteristicas da evento em questão, dai dizer que uma coroa quebrou duas vezes é porque não a prendeu a lição após a primeira quebra.

Eduardo Chaves
16/02/2005, 20:59
Franco,

Seja bem vindo ao nosso fórum...

Gostaria de aproveitar sua participação para esclarecer uma dúvida minha. Em contato com a Ensimec, fui informado que existe um modelo próprio para o Engesa(com T-Case Toyota), de comprimento reduzido, que atende uma de minhas idéias de instalação. Gostaria de confirmar a possibilidade de instalar este modelo entre o chassis, logo à frente da travessa cilíndrica e dentro do limite do parachoque, sem comprometer o ângulo de ataque e sem ficar um "beiço" pra fora...

[]'s e desculpem o assunto fora do tópico... :roll:

Dennis Figueiredo
16/02/2005, 21:04
Olha o engenheiro Franco aí gente...... agora esse tópico ficou mais que interessante :wink:

Dennis Figueiredo
16/02/2005, 21:14
Voce pode não achar, mas um eletrico rápido é muito mais rápido sim.


Bom Wallace... eu nunca vi funcionando um elétrico rápido.... acho que esses devem ser mais caros.... mas vi alguns 9000 puxando troller, e um Ramsey 12.000 puxando toyota... esse segundo eu tive que tirar com meu guincho mecânico, e os 9000 nos troller ficavam muito lentos quando estavam com carga....

To falando apenas oque vi, descosiderando preferencia alguma.

Wallace
17/02/2005, 07:31
O Guincho Warn do Sandro é bem rapido.
Eu devo instalar em breve um HDW 8500 Pro na Cherokee, é outro muito rápido.

Tatão
17/02/2005, 11:54
agora tem um engenheiro na parada :D , bem vindo Franco. :D
falta aparecer o Junior da Ekron para ficar mais interesante :lol: :lol:


quem ai tem CJ3 com mecanico :?: :?:

a instalação é um pouco diferente por causa de uma travessa diferente desse modelo de jeep, ninguem teria foto???

Beto Lacerda
17/02/2005, 13:13
Franco é verdade que as engrenagens internas do guincho ensimec são de nylon ???

Dennis Figueiredo
17/02/2005, 13:57
Franco é verdade que as engrenagens internas do guincho ensimec são de nylon ???

Também ouvi isso, e quem disse foi o pessoal da Ekron

Beto Lacerda
17/02/2005, 14:34
Também ouvi isso, e quem disse foi o pessoal da Ekroné soube disso em papo lá no ibira , os caras disseram que era para eliminar ruido ...
[]'s

Wallace
17/02/2005, 15:25
As dos HDW são todas em aço.

Dennis Figueiredo
17/02/2005, 15:32
As dos WDH são todas em aço.

Não seria HDW?

Beto Lacerda
17/02/2005, 15:48
emocionou hehehe
[]'s

Franco
17/02/2005, 15:52
Meu bom Jesus

Queria saber em que boteco sai tanta besteira a respeito de guincho, rsrsrsrsrs, ( pra embargar o boteco..kakakak)
Não, não tem nenhuma engrenagem de nylon no guincho. Todos os componentes da aço ligado são temperados e retificados, a coroa é de uma liga de bronze com aluminio e niquel, muito tenaz e resistente. Para fins de curiosidade, so existe uma unica liga superior a utilizada pela ENSIMEC, que é 5% mais resistente e custa o dobro...
O eixo e o carretel são mancalizados por rolamentos, não tem buchas como nos guinchos elétricos, reduzindo a eficiencia.

E falando nisso Wallace, porque velocidade de enrolamento é TÃO importante, vai chegar atrasado pro chá das cinco????

Velocidade não é um bom indicador para um guincho mas sim tração efetiva. TB não pé para ser lerdo, ai ja é demais. Quando um guincho deve ser rapido, para recolher 25m de cabo após utilizar o guincho certo? Todos os guinchos, menos o hidraulicos mais antigos, atendem este requesito, os eletricos , porque sem cargas enrolam rapido mesmo e o mecanicos utilizando marchas mais altas
Jura que voce vai perder uma prova porque levou 20 seg a mais para enrolar o cabo do guincho.......em prova não se enrola o cabo no guincho e sim em X no parachoque.
Tai, agora vou esperar a chuva de canivete rsrsrsrsrsrs

Franco

Wallace
17/02/2005, 16:01
Então não conhece prova de Trail, onde 1 segundo pode fazer toda a diferença.
E normalmente nem precisa enrolar o cabo do guincho em lugar nenhum, mas sim superar os obstaculos.

Beto Lacerda
17/02/2005, 16:02
Franco nunca foi utilizado nylon em engrenagens de guinchos ensimec ??? pois ouvi isso mais de uma vez ...
to perguntando de curioso mesmo
[]'s

Franco
17/02/2005, 16:54
Beto

Realmente quem falou isso ou quer mesmo é ferrar a ENSIMEC ou não entende nada de guincho, pode escolher e tirar as suas conclusões, OK.

franco

Franco
17/02/2005, 17:00
PessoALL,

Os professores de plantão que têm guincho mecânico instalados na dianteira do jeep poderiam me ajudar ?

Estou planejando a compra de um ensimec hp45, mas ante$$ vou fazer é o para-choque mesmo.

Estou na dúvida por onde passa o cabo do guincho, se ele sai acima da linha das longarinas, abaixo, no meio... e aonde é fixado os roletes.

É possível me enviarem fotos de um guincho desses instalados em CJ com detalhes ?

Desde já agradeço.



[]´s.

KGE

Dennis Figueiredo
17/02/2005, 17:02
Beto

Realmente quem falou isso ou quer mesmo é ferrar a ENSIMEC ou não entende nada de guincho, pode escolher e tirar as suas conclusões, OK.

franco

Franco..... como disse na mensagem aterior, eu também ouvi isso.... foi o pessoal da EKRON que me disse, na fenajeep do ano passado.

Jorge Grego
17/02/2005, 17:05
Se vc quer velocidade no rebobinamento rápido e só jogar uma 3º ou 4º marcha e acelerar, duvido que um que um guincho elétrico vai mais rápido.
Abraços
Jorge

Franco
17/02/2005, 17:09
A éeeeeee, então tá

ouvi falar tb que a Ekron usa banana verde para amaciar as engrenages, deve ser porque as maquinas deles ja são mais antigas e tem um pouco de folga..rsrsrsrsr

Tem cada um...

Franco
17/02/2005, 17:16
Então não conhece prova de Trail, onde 1 segundo pode fazer toda a diferença.
E normalmente nem precisa enrolar o cabo do guincho em lugar nenhum, mas sim superar os obstaculos.
_________________

Fala serio Wallace
Não tem nada ver de ficar se cutucando por assuntos tão adversos com tantas variáveis, se isso se aquilo..

A questão toda se resume no bom senso do proprietario do equipamento se se é adequado ou não. Não diss que 1 segundo não faz diferença no trail, é claro que faz, mas se a equipe ta usando guincho é porque ja esta perdendo mesmo, ha de vir alguem que possa superar o mesmo obstaculo sem guincho como acontecem alias em todos os obstaculos, então não estressa, na boa.

Franco

Bomba
17/02/2005, 17:44
O Guincho Warn do Sandro é bem rapido.
Eu devo instalar em breve um HDW 8500 Pro na Cherokee, é outro muito rápido.

Números, números!
Quantos m/min?
[]s,

Dennis Figueiredo
18/02/2005, 00:19
A éeeeeee, então tá

ouvi falar tb que a Ekron usa banana verde para amaciar as engrenages, deve ser porque as maquinas deles ja são mais antigas e tem um pouco de folga..rsrsrsrsr

Tem cada um...

Só to te alertando o cabeção.......... não é porque os caras falaram que eu vou acreditar. Eu uso e recomendo os produtos ensimec ja a algum tempo....... mas não me faças criar nojo. :wink:

Franco
18/02/2005, 09:04
A éeeeeee, então tá

ouvi falar tb que a Ekron usa banana verde para amaciar as engrenages, deve ser porque as maquinas deles ja são mais antigas e tem um pouco de folga..rsrsrsrsr

Tem cada um...

Só to te alertando o cabeção.......... não é porque os caras falaram que eu vou acreditar. Eu uso e recomendo os produtos ensimec ja a algum tempo....... mas não me faças criar nojo. :wink:

Franco
18/02/2005, 09:06
Denis
Claro neeeeeeeeeeee :?
Acho que foi a primeira vez que falei mal da concorrencia pra me defender, nunca precisei disso porque confio no que faço, e esse episodio faz parte de um bate-papo, não da para levar a sério ao pé da letra. Mas é bom saber como a concorrencia se comporta nas minhas constas porque em epoca de feiras SEMPRE vão ao meu estande para combinar preço ou ver por quanto estou vendendo para dai tentar vender mais barato. Ja tou cansado desta mer..... digo, que venca o produto melhor que de qq maneira fala por si só. quase sempre não preciso eu dizer o que é melhor para o meu cliente (salvo novatos :shock: é claro) porque ele sempre está muito bem informado e me questiona sempre que surgir um boate destes.

É isso que espero do meu cliente, que quando tem algo a reclamar que reclame para min, sou todo ouvido. O que adianta falar mal do meu produto pro colega, assim não tenho como ajudar/ resolver/ melhorar, porque busco melhorar sempre, eis a missão da ENSIMEC.

e tenho dito :wink:
Franco :D :D :D

equipeminas4x4
18/02/2005, 09:34
BOm meus aigos, estou aqui para comprovar a qualidade do bloqueio ENSIMEC, o bloqueio mais utilizado na região de BH, com desempenho e qualidade comprovados nas trilhas mais severas da região. O guincho eu não tive a oportunidade de testar, mas se tiver a mesma qualidade dos bloqueios, podem ficar tranquilos.
Vamos aproveitar a participação do Franco no Fórum e procurar desenvolver com ele, produtos específicos para utilização no TRIAL. Peças mais resistentes que suportem as condições severas À que são aplicadas.

[]´s

Dennis Figueiredo
18/02/2005, 09:58
Se for inventar eixo to dentro....... e bloqueio por cabos... to mais dentro ainda

leovalle
18/02/2005, 10:20
Se for inventar eixo to dentro....... e bloqueio por cabos... to mais dentro ainda

:? Candinha

ramiro_eli
18/02/2005, 11:51
Uma boa seria a Ensimec desenvolver e vender em forma de kit os semi-eixos dianteiros p/ eixos de Cj e Rural, com 19 e 30 estrias e no lugar das cruzetas originais, homocinéticas da Bandeirantes ou algo que caiba dentro dos munhões Willys.
Eu sou um comprador!

Dennis Figueiredo
18/02/2005, 11:58
Uma boa seria a Ensimec desenvolver e vender em forma de kit os semi-eixos dianteiros p/ eixos de Cj e Rural, com 19 e 30 estrias e no lugar das cruzetas originais, homocinéticas da Bandeirantes ou algo que caiba dentro dos munhões Willys.
Eu sou um comprador!


Ramiro...... eu ja vi umas 3 band novas quebrar a homocinética...... mas nunca vi ma mais velha quebrar, será que realmente é robusto?

Franco
18/02/2005, 12:08
Uma boa seria a Ensimec desenvolver e vender em forma de kit os semi-eixos dianteiros p/ eixos de Cj e Rural, com 19 e 30 estrias e no lugar das cruzetas originais, homocinéticas da Bandeirantes ou algo que caiba dentro dos munhões Willys.
Eu sou um comprador!


Ramiro...... eu ja vi umas 3 band novas quebrar a homocinética...... mas nunca vi ma mais velha quebrar, será que realmente é robusto?ramiro_eli,

Uma coisa de cada vez, eu mal consigo atender a demanda de semieixos traseiros, quando mais desenvolver o dianteiro.
Mas, a homo da Banban é a mais robusta disponivel e fabricada em massa no brasil, pode ser que exista algo mais forte mas provavelmente o acesso como reposição sera restrito. A homo da Banban é bastante robusta é superior a cruzeta da Dana do 44,mas é tb mais sensível a desalinhamentos, que provoca desgaste prematuro e ai quebras. Pela idade do semieixo da Banban, provavelmente será uma forte candidada para suprir as necesidades atuais. Superior a isto só importado, CTM etc.

Franco

ramiro_eli
18/02/2005, 12:26
Conforme as informações colocadas em outro tópico, as Homo da Toy são mais resistente que as cruzetas dos D44 nacionais:

Cruzeta do semi-eixo do D44 nacional, a resitência contínua é de 400Nm e transientes de 800 Nm.

Homocinética da toyota tem resistência contínua a 1.900Nm e transientes de 2.900Nm e ruptura a 3.900Nm.

Infos retiradas de outro tópico( http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6806&postdays=0&postorder=asc&highlight=homocineticas&start=60 ) redigidas pelo Leopoldo.

Apesar de não serem indestrutíveis, acredito que sejam suficientemente fortes para a maioria, alem de ser um kit economicamente viável.

ramiro_eli
18/02/2005, 12:33
Franco,

Não sou um grande conhecedor dos procesos de fabricação de artigos de metalurgica, mas acredito que a sua empresa não irá encontrar grandes dificuldades p/ a fabricação dos semi-eixos dianteiros, pois são iguais aos já fabricados por voces, mudam apenas as estrias em uma das pontas(= as da homo toy) e o comprimento, o resto já está pronto no mercado.
Estou errado?

equipeminas4x4
18/02/2005, 12:57
Franco,

Vc conhece este sistema de esfera? Ele parece ser bem resistente. Vc conseguiria copiá-lo a partir de uma amostra? Acha que conseguiria reforcá-lo? Posso te enviar um semi eixo deste de amostra.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=9027

http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=9028

PS.: Estou esperando a revista Tribo Off-Road sair nas bancas, para que eu lhe envie todo o material divulgado na imprensa sobre a prova de SP, inclusive o programa Autoesporte da Globo.

[]´s

Wallace
18/02/2005, 13:41
O HDW 8500 Pro,
Carga em Lbs
e em Kg Velocidade em metros por minuto
0 11,4
2000 ( 907) 5,5
4000 (1814) 4,0
6000 (2722) 3,1
8000 (3629) 2,5
8500 (3850) 2,2
E isso tudo é na última camada, ou seja, na mais interna onde o guincho é mais forte, mas mais lento.

O HDW 9500 Pro,
Carga em Lbs
e em Kg Velocidade em metros por minuto
0 9,0
2000 ( 907) 4,4
4000 (1814) 3,6
6000 (2722) 3,0
8000 (3629) 2,7
9500 (4300) 2,2
E isso tudo é na última camada, ou seja, na mais interna onde o guincho é mais forte, mas mais lento.

Franco
18/02/2005, 14:26
ramiro_eli,

Bem Ramiro

O problema é que a homo da ban não entra no globo Dana e para o eixo Dana aberto, como tem o troller, a homo tem que receber modificações para portar um guarda-po de homo.

A questão dos semieixos OK. até ai tb ja sabia. heheheheheheh :lol: :lol:

Franco
18/02/2005, 14:30
equipeminas4x4,

Muuuuuuuuuuuui interesssante

Esse sistema ja vi nas antigas Banban. è confiável mas é antiquado pacas. Se mudar as dimensões derepente é uma opção pro D44, mas vai precisar de forja e essa to somente desenvlovendo ainda.

Beleza, bonito :mrgreen:

Franco
18/02/2005, 14:33
Pessoal

O papo ta bom mas fugiu do tópico.

Vou iniciar um novo sobre "Pontas de eixo HD"

Tatão
18/02/2005, 18:54
o guincho Ensimec tem ou não o recurso da manivela???????????

Tatão
21/02/2005, 10:54
:(

ainda sem noticias da manivela...

Dennis Figueiredo
21/02/2005, 10:59
o guincho Ensimec tem ou não o recurso da manivela???????????

Não...

Franco
21/02/2005, 11:28
autognv,

Recurso manual????

manivela é para caliambeque, que eu me lembre não ha uma guincho no mundo a não ser o da Ekron que tenha tal acessório. E isso tem uma razão.
O recurso manual parece a primeira vista um exelente recurso, para o leigo, porque parcece que voce tem mais uma opção...
Na realidade o recurso manual é um recurso meio burro, pois a pratica mostrou as seguintes situações:
a) o carro esta semi-submerso e molhou o distribuidor - tenta-se resgata-lo com recurso manual
Na realidade: resgatar o Jeep por recurso manual é algo tão lento e molhado, sim porque é muito provavel que o guincho esta submerso tb, que não vale o esforço. No caso deve se secar os componentes e fazer o motor funcionar. Caso esteja tão profundo que não seja possível, use o pé de pato e mascara de oxigenio para acionar o recuros manual :twisted: :twisted: . Meio metro de agua em cima do guincho , que coisa, não....Há opções melhores
b) O carro ficou sem combustível ou o motor tem dano irreparável... ou a bateria esta vazia.
Na realidade: o que adianta resgatar um carro nestas condições, use outro veículo com guincho ou vá atras de socorro porque qq trabalho nestas condições são meros disperdicios de força e tempo

Use o cerebro, decida pelo mais pratico

Se voce tiver realmente um bom argumento, porfavor me conte. Em quase 10 anos de experiencia até agora não houve só um caso que realmente justificasse o recurso manual. Bom esta é a opinhão da ENSIMEC, Ok.
Voce não precisa concordar com isto, mas o que esta escrito foram experiências reais e fatos relatados, OK.

Franco

Tatão
22/02/2005, 11:15
Ok, digo com toda certeza vai de Ekron com Embreagem, é muito mais resistente que os Esimec.

Tenho Ensimec em um dos meus Jeeps e já tive que trocar a coroa 2 vezes, o Ekron até nunca deu nada, sem falar nos cardãs que são de material maciço no Ekron.

Um abraço Afonso Carlos.
_________________


:D :D hehehe ainda preferindo ekron calhambeque

Franco
22/02/2005, 11:27
É ENSIMEC , não Esimec..... :shock:

E o tipo de comparação de resistência deve ser contra maretadas ou usoarios leigos, ai realmente pode ser, em termos de tração, a ENIMEC garante o que vende 4500 Kgf na ULTIMA camada e não na primeira como os demais.... 8) 8)

Cada um tem a sua opinão e ninguem tem nada com isso.

Franco

Eduardo Chaves
22/02/2005, 18:48
E o tipo de comparação de resistência deve ser contra maretadas ou usoarios leigos, ai realmente pode ser, em termos de tração, a ENIMEC garante o que vende 4500 Kgf na ULTIMA camada e não na primeira como os demais.... 8) 8)

Franco,

Essa informação eu naum sabia, então se for verificar na "1a camada" ele se equivale à um guincho de qtas libras ?

Para se ter um mesmo parâmetro de comparação...

E citei libras pelo fato de todos informarem esta medida...

[]'s...

Wallace
23/02/2005, 01:35
E o tipo de comparação de resistência deve ser contra maretadas ou usoarios leigos, ai realmente pode ser, em termos de tração, a ENIMEC garante o que vende 4500 Kgf na ULTIMA camada e não na primeira como os demais.... 8) 8)Este negocio de última e primeira camada é um rolo.
O que pode ser primeira camada para um pode ser última para outros. Coisa de nomenclatura ou do portugues.
Para mim a ultima camada sempre foi a mais proxima do tambor, mas como quase todos entendem diferente agora para mim a primeira camada é a mais proxima do tambor, ou seja a primeira a ser enrolada no tambor.
É ai onde temos a maior força do guincho e a menor velocidade.
Franco, pode explicar qual é a ultima camada para voce.

Wallace
23/02/2005, 01:41
Essa informação eu naum sabia, então se for verificar na "1a camada" ele se equivale à um guincho de qtas libras ?

Para se ter um mesmo parâmetro de comparação...

E citei libras pelo fato de todos informarem esta medida...Para transformar kg em lbs multiplique por 2,2.
Assim 4.500 kg vezes 2,2 são 9.900 lbs, podemos dizer então que são 10.000 lbs
Um 9.000 lbs são 4.000 kg
Um 12.500 lbs são 5.700 kg