Conectar

Ver Versão Completa : Jeep Willis com motor de opalla 4cc e caixa do opalla.

Sh@rky
07/01/2009, 11:43
Ola pessoal, gostaria de saber se é possivel manter a Tração 4X4 e reduzida no meu jeep que coloquei um motor de opalla 4cc com a caixa do proprio opalla, que é de 4 marchas. Se possivel, como faço esta adaptação, pois a minha caixa atual é a de 3 marchas original do BF 161 e o carro bebe muito com ela, o motor do opalla que coloquei é muito bom, só que esta caixa de 3 marchas mata qualquer um... RSRSR. Me ajudem por favor !!!!!!!!

Lucas Nassif
07/01/2009, 12:07
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17074 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17074)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48460 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48460)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6516 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6516)

Sh@rky
07/01/2009, 17:28
Obrigado Lucas, porém, li os links e muitos falam que da pra se fazer e outros falam que não... Gostaria de saber se consigo ou não, se é dificil ou coisa simples, procuro alguem que saiba oq esta dizendo entende, mais obrigado pela boa vontade meu camarada !!!!!

GBarros
07/01/2009, 21:27
Amigo, esta caixa até que poderia ser adaptada a reduzida willis, mas as alavancas ficariam muita atrás. Sugiro um cambio do chevette 4 ou 5 marchas, que se adapta perfeitamente ao motor do opala 4cc, apenas compre a capa seca do opala moderno. Aliás, leia o topico "Caixa do chevete no jeep" que lá terá todos suas duvidas solucionadas. Esqueça o cambio do opala!

Sh@rky
09/01/2009, 11:54
Obrigado meu amigo !!!!! Acho que vou resolver o problema, encontrei uma caixa de Veraneio, alguns estão me falando que da para adaptar sem nenhum problema com a reduzida do willis e a tração 4X4 com o motor do opalla !!!! Oq vc acha ???

Lautrix
09/01/2009, 12:24
Sh@rky
Eu já fiz isso que você está querendo (motor e caixa do opala).
Foi serviço artezanal mas ficou bom. Você precisaria de um mecânico que fosse bom com solda de ferro fundido.
A idéia é a seguinte: corte a caixa do opala logo atrás do batente da engrenagem da marcha-ré (sai um pedaço da rabeta). Corte a parte traseira da caixa de 3 marchas do jeep. Solde as duas partes e os furos dos parafusos que prendem a caixa de mudança na de tração vão casar. É necessário fresar o eixo secundário da caixa do opala seguindo as mesmas estrias da luva do cardã, pois ele vai ser cortado no tamanho necessário e a luva do cardã do opala é soldada por dentro da engrenagem da caixa da tração onde é aparafusado o eixo secundário. Coloque retentor para separar o óleo das duas caixas.
Rodei três anos com o jipe assim e não me deu problema. Só que o consumo não é tão diferente assim, fazia 7,5 Km/l na estrada e 5 Km/l na cidade.

Sh@rky
11/01/2009, 17:37
Sh@rky
Eu já fiz isso que você está querendo (motor e caixa do opala).
Foi serviço artezanal mas ficou bom. Você precisaria de um mecânico que fosse bom com solda de ferro fundido.
A idéia é a seguinte: corte a caixa do opala logo atrás do batente da engrenagem da marcha-ré (sai um pedaço da rabeta). Corte a parte traseira da caixa de 3 marchas do jeep. Solde as duas partes e os furos dos parafusos que prendem a caixa de mudança na de tração vão casar. É necessário fresar o eixo secundário da caixa do opala seguindo as mesmas estrias da luva do cardã, pois ele vai ser cortado no tamanho necessário e a luva do cardã do opala é soldada por dentro da engrenagem da caixa da tração onde é aparafusado o eixo secundário. Coloque retentor para separar o óleo das duas caixas.
Rodei três anos com o jipe assim e não me deu problema. Só que o consumo não é tão diferente assim, fazia 7,5 Km/l na estrada e 5 Km/l na cidade.

Amigo, acho q isso vai ficar inviavel p mim, teria q achar um proffisional muito bom por aqui, coisa q é raridade... Mas oq vc acha da Caixa da Veraneio ??? Casa certinho ou tenho que adaptar ????

Lautrix
12/01/2009, 14:33
Eu acho que dá certo a caixa da Veraneio.

achoefel
12/01/2009, 15:23
Caro amigo Sh@rky. Meu cj3 1951 tem o opala 4 cc mais a caixa do opala diplomata 5 marchas, e para conectar a reduzida, o kit da deeptec. todo conjunto montado e pintado, parecem tudo original. E não tenho do que me queixar. Na estrada coloco aquela quinta overdrive e ele roda tranquilo. As alavancas até vem um pouco pra traz, mas nada que incoode, e vc tem o recurso de tirar a helice da ventoinha original e por uma eletrica, então puxa todo conjunto um pouquinho mais para frente. Recomendo este conjunto, a não ser que vc seja daqueles destruidores que não poupam o equipamento.

Sh@rky
13/01/2009, 22:18
Caro amigo Sh@rky. Meu cj3 1951 tem o opala 4 cc mais a caixa do opala diplomata 5 marchas, e para conectar a reduzida, o kit da deeptec. todo conjunto montado e pintado, parecem tudo original. E não tenho do que me queixar. Na estrada coloco aquela quinta overdrive e ele roda tranquilo. As alavancas até vem um pouco pra traz, mas nada que incoode, e vc tem o recurso de tirar a helice da ventoinha original e por uma eletrica, então puxa todo conjunto um pouquinho mais para frente. Recomendo este conjunto, a não ser que vc seja daqueles destruidores que não poupam o equipamento.

Caro amigo, me ajude ai... Qual kit da DeepTec eu tenho que comprar e qual o modelo certo da caixa de marcha eu compro, pois essas caixas tem numeração certo ? A adaptação é facil, tem que cortar alguma coisa, soldar ???

Sh@rky
15/01/2009, 10:25
Caro amigo, me ajude ai... Qual kit da DeepTec eu tenho que comprar e qual o modelo certo da caixa de marcha eu compro, pois essas caixas tem numeração certo ? A adaptação é facil, tem que cortar alguma coisa, soldar ???

E ai amigo ??????????

Sh@rky
19/01/2009, 10:25
Meu post ficou sem resposta né...

Sh@rky
20/01/2009, 20:09
Me ajudem ai gente !!! tow com o carango parado !!!!!

Sh@rky
23/01/2009, 11:36
Deem uma ajuda aew rapaziada !!!!!

SERGIO AUGUSTO
26/01/2009, 20:41
Boa noite amigo:
Se eu entendi bem, voce ja tem o cambio opala certo? Entao se voce quer adaptar a t case willis, existem varia maneiras, mas seria correto voce procurar uma oficina que fizesse a adaptacao através de flange, pois voce nao tem muito comprimento no Jeep. Entre no site www.tt4.com.br (http://www.tt4.com.br) , e fale com Afonso, ele é participante do forum também. Da um pouco mais de trabalho, mas da certo e fica bom. Voce tem que mandar o material pra onde pode ser bem feito.Tem um outro colega aqui do forum , o Bruno,que tem informacoes de alguem que faz bem este servico. Nao te passo o emaildele por ter autorizacao, dei umas dicas pra ele.Procura o tópico abaixo
www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51412 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51412)
Abraco.

Sh@rky
28/01/2009, 18:09
Boa noite amigo:
Se eu entendi bem, voce ja tem o cambio opala certo? Entao se voce quer adaptar a t case willis, existem varia maneiras, mas seria correto voce procurar uma oficina que fizesse a adaptacao através de flange, pois voce nao tem muito comprimento no Jeep. Entre no site www.tt4.com.br (http://www.tt4.com.br) , e fale com Afonso, ele é participante do forum também. Da um pouco mais de trabalho, mas da certo e fica bom. Voce tem que mandar o material pra onde pode ser bem feito.Tem um outro colega aqui do forum , o Bruno,que tem informacoes de alguem que faz bem este servico. Nao te passo o emaildele por ter autorizacao, dei umas dicas pra ele.Procura o tópico abaixo
www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51412 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51412)
Abraco.

Caro amigo Sergio

Obrigado pela dica, vou tentar entrar em contato com ele... Obrugado mesmo pela atenção !!!!

tarcizio jose siqueira
30/01/2009, 17:49
pelo que to vendo a bronca desses nossos amigos jeeps é a a bendita caixa de cambio versos consumo hihihihihhi... eu to opitando pela caixa do chevete de 5 marchas....é so nao lenhar

Sh@rky
03/02/2009, 17:05
Rapaziada boa de mecanica !!!

Oq estou querendo saber é oq eu realmente tenho que fazer, qual caixa de chevette devo comprar, com a sua respectiva numeração para não fazer besteira, qual o kit de adaptação devo comprar também... lembrando que tenho hoje no jeep um motor de opalla 4cc, e não quero perder a tração 4X4 nem a reduzida entendem... se é possivel fazer mesmo essa adaptação com o motor de opalla 4cc , caixa do chevette e mantendo a reduzida e a tração 4X4 !!!!! é isso gente !!!!!!!! Se tem que comprar algo mais !!!!! capa seca de oppala, essas coisas !!!

Me ajudem ai rapaziada, pq a caixa de veraneio e de C20 esta fora de cogitação, os animais sedentos por dinheiro daqui do Rio estão pedindo R$ 2500 em uma caixa de C20...

Sidnei
03/02/2009, 17:50
Rapaziada boa de mecanica !!!

Oq estou querendo saber é oq eu realmente tenho que fazer, qual caixa de chevette devo comprar, com a sua respectiva numeração para não fazer besteira, qual o kit de adaptação devo comprar também... lembrando que tenho hoje no jeep um motor de opalla 4cc, e não quero perder a tração 4X4 nem a reduzida entendem... se é possivel fazer mesmo essa adaptação com o motor de opalla 4cc , caixa do chevette e mantendo a reduzida e a tração 4X4 !!!!! é isso gente !!!!!!!! Se tem que comprar algo mais !!!!! capa seca de oppala, essas coisas !!!

Me ajudem ai rapaziada, pq a caixa de veraneio e de C20 esta fora de cogitação, os animais sedentos por dinheiro daqui do Rio estão pedindo R$ 2500 em uma caixa de C20...

Sharky,

Use as pesquisas do forum que voce conseguirá todas essas respostas.
segue um exemplo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=44730

Um abraço,

Skull Crusher
03/02/2009, 18:16
Sharky, procura a DEEP TEC (http://www.deeptec4x4.com.br/ (http://www.deeptec4x4.com.br/) ). Eles fabricam o kit para adaptar o câmbio do Chevette na reduzida Willys. A capa seca tem que ser do Opala moderno, não serve a da C20. Converse com o Erovaldo, ele te explica o que tem que ser feito, fala sobre custos e tudo mais envolvido nessa sua empreitada.

Boa sorte lá e qualquer pepino, vem aqui e damos uma luz.

Abraço!

Skull

Sh@rky
04/02/2009, 20:20
Amigo Skull

Comprei a caixa do chevette 5 marchas hoje, acabei de chegar, porém, não sei qual o modelo dela, se é 2205 D ou 2205 F, ela esta muito suja ... Só sei qq ela saiu de um chevette 89. Não sei como identificar o modelo da caixa, sera que isso influencia na compra do kit da deeptec ????? Pra colocar essa caixa no motor de opala é só comprar a capa seca do opalla 5 marchas moderno ou precisa de algo mais ????

Skull Crusher
06/02/2009, 11:08
Sharky, meu filho, acessa esse link aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51412 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51412) e esse http://www.deeptec4x4.com.br/default_produtos5.asp

Tem informação pacas...quanto ao câmbio, não esquenta, sendo 5 marchas, estando justinho e vindo do Chevette, montar na caixa seca do Opala é moleza, quase plug&play. O que muda: o eixo piloto do Chevette não casa com o sitema Opala. Remédio: trocar o eixo piloto do Chevette por um de Opala, que você acha no desmanche. É abrir o câmbio do Chevette, retirar o piloto e colocar o do Opala no lugar. Se você ligar pro Erovaldo como te falei, ele te uma puta força, além de ser o fabricante do dito cujo do kit...rs

A diferença entre um câmbio do Chevette 1.0 e do 1.6 é que a 1° marcha do 1.0 é mais curta, não muita mais é.

Agora soca a bota e põe logo essa viatura pra andar, Sô!

Forte abraço, qualquer coisa, posta aqui de novo!

Skull

Skull Crusher
06/02/2009, 11:14
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=79961&d=1177762936

Sh@rky
09/02/2009, 12:31
Grande Skull

Ja encomendei o kit com o Eber la da Deeptec, melhor coisa que eu fiz foi realmente ligar pra la, eles são super profissionais e me deram maior força.

Obrigado mesmo pela dica, e agora é só esperar o kit chegar, coisa que deve demorar uns 3 dias pois vem pelo correio.

Valeu mesmo !!! qualquer coisa estamos ai meu camarada !!!!!

Sh@rky !!!!!!!!!!!

Skull Crusher
09/02/2009, 13:23
Legal Sh@rky! Que bom que está dando certo! Os caras lá da Deep são super humildes e prestativos! Quando o kit chegar, posta fotos e conta pra nós como está ficando, ok?

Um forte abraço e se precisar, estou por aqui!

Skull

Sh@rky
16/02/2009, 21:40
Skull, como faço para colocar fotos aqui pra ajudar a galera interessada ????????

fabiano carraro
16/02/2009, 22:00
OLA SHARKI VAI LA NO HARDCORE E VEJA OQUE FIZ QUEM SABE AJUDE VÇ :concordo:reduzida em balanço no seu caso tem que usar uma homocinetica.ok

JP CJ-5
16/02/2009, 23:13
Skull, como faço para colocar fotos aqui pra ajudar a galera interessada ????????

Clique em responder, logo após irá aparecer uma caixa para vc digitar o seu texto, abaixo desta, clique em gerenciar anexos (nas opções adicionais). Procure o arquivo (ou foto) no seu computador, envie, feche a página, e retornando à anterior, clique em enviar resposta.

[ ]'s :concordo:

Andrezão4x4
16/02/2009, 23:45
...comprei um câmbio 5m do opala moderno...troquei a parte traseira e o eixo entelhado pela do chevete na própria DeepTec...show de bola...pode lenhar a vontade...não quebra.:twisted:
Segue fotos:

Sh@rky
17/02/2009, 09:45
Pelo visto a do chevette é muito boa tbm... meu jeep vale ouro pra mim e não quero ele para descer o sarrafo no bichinho rsrsrsrsr !!!! Esse carro não deve sair mais da minha familia, eu espero rsrsrsr !!!!!!!!

Vou postar as fotos !!!!!

Sh@rky
24/02/2009, 10:40
Rapaziada, essa mudança esta me dando mais trabalho q eu pensava...

Ontem na hora de colocar a caixa no lugar original do jeep, a transmissão ficou muito grande e não encaixava, resultado, tive que chegar o motor mais pra frente adaptando novos calços...

Porém, tenho um segundo problema !!! Como cheguei o motor mais pra frente, a élice do ventilador do radiador não cabe , pois ficou encostado no radiador e me forçando a retira-la e pensar em colocar uma daquelas eletricas... Agora estou precisando saber qual a faixa de temperatura que o motor do opalla 4cc trabalha para adaptar um sensor que acione a ventoinha na temperatura correta, se alguem tiver alguma dica eu agradeceria !!!!!!!! valeu rapaziada !!!!!!!!!!

Se alguem souber uma boa ventoinha e um sensor que me resolva esse problema !!!!!!!

Sh@rky

RBM
24/02/2009, 10:51
Da uma olhada nesse link, gostei da idéia...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51969 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51969)

RBM
24/02/2009, 10:59
Coloquei a ventuinha do vectra, mas na frente e ligada com os polos invertidos, assim ela empurra o ar.
Veja qual a temperatura de abertura da sua valvula termostatica, ela de diz qual a temperatura da cebolinha
No meu BF por exemplo a valvula diz 75 +/- 2ºC, ela é do opala 6cc, acredito que se eu colocar uma cebolinha que ligue a ventuinha em 60ºc fique bom.

Sh@rky
24/02/2009, 11:05
Gostei dessa irmão !!!

Se alguem souber mais alguma coisa agradecerei !!!!

GBarros
24/02/2009, 16:56
Coloquei a ventuinha do vectra, mas na frente e ligada com os polos invertidos, assim ela empurra o ar.
Veja qual a temperatura de abertura da sua valvula termostatica, ela de diz qual a temperatura da cebolinha
No meu BF por exemplo a valvula diz 75 +/- 2ºC, ela é do opala 6cc, acredito que se eu colocar uma cebolinha que ligue a ventuinha em 60ºc fique bom.

Bom, dando minha experiencia, pois tb passei por isso, coloquei uma ventoinha do verona, com motor dela bem pequeno, e ficou muito boa. Ela tem que trabalhar puxando o ar, e não empurrando como disse o amigo ai em cima. Isso já foi discutido em outro topico, mas pra relembrar, é o seguinte: a ventoinha deve puxar o ar frio quando acionada, e puxar é mais fácil que empurrar o ar, pois com o jeep em movimento, o ar vem contra o veiculo e não a favor. E outra: o ar puxado será mais frio, esfriando o motor tb, pois ela vai direcionar o ar pra ele posteriormente.
No motor do opala, tem a valvula termostática que vai dentro do bocal de saida do bloco do motor, na parte superior. Eu coloquei a original pra motor a gasolina (75°C) e coloquei outra no radiador pra disparar a ventoinha com 85°C, pois os motores a gasolina trabalham mais frios. Portanto, o motor ficará trabalhando com uma temperatura por volta dos 80°C, pois acho que poderia ser o ideal (aí foi um chute). Colocar uma válvula pra abrir a circulação da água do bloco do motor, com temperatura muito alta, poderá esquentar demais o cabeçote, vindo a danificá-lo. Se colocar muito baixa, o carro beberá demais devido a estar com temperatura muito baixa. Já na ventoinha, quase a mesma situação. Trabalhar com motor muito frio, faz beber mais e ficar falhando tb. O ideal seria temperaturas por volta dos 85ºC, mas é claro, todo motor tem sua temperatura otima de trabalho. Isso pode variar e muito. Mas geralmente, motores a alcool trabalham com temperaturas bem altas (acima de 85 graus) e motores mais modernos tb. Vai depender do seu motor. Abraços!

GBarros
24/02/2009, 17:00

RBM, agora que vi suas fotos, e notei que colocou na frente do radiador e não atrás dele (dentro do cofre do motor). Perfeito, pois terá o mesmo efeito de puxar o ar como tinha dito. E o melhor: protege melhor a ventoinha. Devia ter feito isso no meu. Abração!:concordo:

RBM
24/02/2009, 17:07
RBM, agora que vi suas fotos, e notei que colocou na frente do radiador e não atrás dele (dentro do cofre do motor). Perfeito, pois terá o mesmo efeito de puxar o ar como tinha dito. E o melhor: protege melhor a ventoinha. Devia ter feito isso no meu. Abração!:concordo:

è que quando coloquei ainda estava com a helice normal no BF, usava as duas, a eletrica eu ligo no painel, como a de 6 pas quebrou, tirei e nem coloquei outra, só o deslocamento do ar no radiador mantem a temperatura normal, ligo a ventuinha só quando paro no transito..

Sh@rky
24/02/2009, 18:14
Por isso queria saber a tempertura de trabalho do motor 4cc a gasolina do opala... Estou correndo atras dessa informação, se souberem postem aqui gente, se eu descobrir eu coloco para ajudar os amigos do forum !!!!!

Abraço grande

Sh@rky

Sh@rky
24/02/2009, 18:17
Ja pensei em colocar duas, uma na frente, menorzinha com acionamento por u botão no painel, e outra atras sendo automatica de maior proporção... acho q vai ser uma boa, oq vcs acham ????

RBM
24/02/2009, 18:35
Ja pensei em colocar duas, uma na frente, menorzinha com acionamento por u botão no painel, e outra atras sendo automatica de maior proporção... acho q vai ser uma boa, oq vcs acham ????

Uma só resolve, no meu caso coloquei pq o motor estava esquentando muito, mas era o radiador entupido:parede:
Mas ando com uma normal para o caso da eletrica pifar... ai aparefuso no lugar e boa... só não coloquei pq """ACHEI""" que o motor ficou mais livre

RBM
24/02/2009, 18:41
Ainda tem espaço para colocar a helice

Sh@rky
24/02/2009, 23:33
O problema é que eu não tenho mais esse espaço... esse é o meu problema.

Sh@rky
25/02/2009, 09:03
O motor teve que chegar muito pra frente !!!

Sh@rky
28/02/2009, 14:52
Alguem sabe a distancia entre a ventoinha do opalla fixa e o radiador ???

Sh@rky
05/03/2009, 10:30
Ajudem aew rapaziada, comprei um radiador de uma dessas Vans... Agora preciso saber se alguem tem a medida aproximada da distancia entre a ventoinha constante e o radiador, para q o carro trabalhe em uma boa temperatura !!!!
Vlw galera !!!!!!!!!

Sh@rky
15/04/2009, 10:12
Aew rapaziada, Tive que fazer outra transmissão hein !!! uma ficou menor e a outra tive que crescer... Então, antes de fazer tire as medidas certinho para não tomar um susto !!!! é oq todos falam, adaptação é adaptação !!! abraço galera !!!!