Ver Versão Completa : Jeep Willis com motor de opalla 4cc e caixa do opalla.
Ola pessoal, gostaria de saber se é possivel manter a Tração 4X4 e reduzida no meu jeep que coloquei um motor de opalla 4cc com a caixa do proprio opalla, que é de 4 marchas. Se possivel, como faço esta adaptação, pois a minha caixa atual é a de 3 marchas original do BF 161 e o carro bebe muito com ela, o motor do opalla que coloquei é muito bom, só que esta caixa de 3 marchas mata qualquer um... RSRSR. Me ajudem por favor !!!!!!!!
Lucas Nassif
07/01/2009, 12:07
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17074 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17074)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48460 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48460)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6516 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6516)
Obrigado Lucas, porém, li os links e muitos falam que da pra se fazer e outros falam que não... Gostaria de saber se consigo ou não, se é dificil ou coisa simples, procuro alguem que saiba oq esta dizendo entende, mais obrigado pela boa vontade meu camarada !!!!!
Amigo, esta caixa até que poderia ser adaptada a reduzida willis, mas as alavancas ficariam muita atrás. Sugiro um cambio do chevette 4 ou 5 marchas, que se adapta perfeitamente ao motor do opala 4cc, apenas compre a capa seca do opala moderno. Aliás, leia o topico "Caixa do chevete no jeep" que lá terá todos suas duvidas solucionadas. Esqueça o cambio do opala!
Obrigado meu amigo !!!!! Acho que vou resolver o problema, encontrei uma caixa de Veraneio, alguns estão me falando que da para adaptar sem nenhum problema com a reduzida do willis e a tração 4X4 com o motor do opalla !!!! Oq vc acha ???
Sh@rky
Eu já fiz isso que você está querendo (motor e caixa do opala).
Foi serviço artezanal mas ficou bom. Você precisaria de um mecânico que fosse bom com solda de ferro fundido.
A idéia é a seguinte: corte a caixa do opala logo atrás do batente da engrenagem da marcha-ré (sai um pedaço da rabeta). Corte a parte traseira da caixa de 3 marchas do jeep. Solde as duas partes e os furos dos parafusos que prendem a caixa de mudança na de tração vão casar. É necessário fresar o eixo secundário da caixa do opala seguindo as mesmas estrias da luva do cardã, pois ele vai ser cortado no tamanho necessário e a luva do cardã do opala é soldada por dentro da engrenagem da caixa da tração onde é aparafusado o eixo secundário. Coloque retentor para separar o óleo das duas caixas.
Rodei três anos com o jipe assim e não me deu problema. Só que o consumo não é tão diferente assim, fazia 7,5 Km/l na estrada e 5 Km/l na cidade.
Sh@rky
Eu já fiz isso que você está querendo (motor e caixa do opala).
Foi serviço artezanal mas ficou bom. Você precisaria de um mecânico que fosse bom com solda de ferro fundido.
A idéia é a seguinte: corte a caixa do opala logo atrás do batente da engrenagem da marcha-ré (sai um pedaço da rabeta). Corte a parte traseira da caixa de 3 marchas do jeep. Solde as duas partes e os furos dos parafusos que prendem a caixa de mudança na de tração vão casar. É necessário fresar o eixo secundário da caixa do opala seguindo as mesmas estrias da luva do cardã, pois ele vai ser cortado no tamanho necessário e a luva do cardã do opala é soldada por dentro da engrenagem da caixa da tração onde é aparafusado o eixo secundário. Coloque retentor para separar o óleo das duas caixas.
Rodei três anos com o jipe assim e não me deu problema. Só que o consumo não é tão diferente assim, fazia 7,5 Km/l na estrada e 5 Km/l na cidade.
Amigo, acho q isso vai ficar inviavel p mim, teria q achar um proffisional muito bom por aqui, coisa q é raridade... Mas oq vc acha da Caixa da Veraneio ??? Casa certinho ou tenho que adaptar ????
Eu acho que dá certo a caixa da Veraneio.
achoefel
12/01/2009, 15:23
Caro amigo Sh@rky. Meu cj3 1951 tem o opala 4 cc mais a caixa do opala diplomata 5 marchas, e para conectar a reduzida, o kit da deeptec. todo conjunto montado e pintado, parecem tudo original. E não tenho do que me queixar. Na estrada coloco aquela quinta overdrive e ele roda tranquilo. As alavancas até vem um pouco pra traz, mas nada que incoode, e vc tem o recurso de tirar a helice da ventoinha original e por uma eletrica, então puxa todo conjunto um pouquinho mais para frente. Recomendo este conjunto, a não ser que vc seja daqueles destruidores que não poupam o equipamento.
Caro amigo Sh@rky. Meu cj3 1951 tem o opala 4 cc mais a caixa do opala diplomata 5 marchas, e para conectar a reduzida, o kit da deeptec. todo conjunto montado e pintado, parecem tudo original. E não tenho do que me queixar. Na estrada coloco aquela quinta overdrive e ele roda tranquilo. As alavancas até vem um pouco pra traz, mas nada que incoode, e vc tem o recurso de tirar a helice da ventoinha original e por uma eletrica, então puxa todo conjunto um pouquinho mais para frente. Recomendo este conjunto, a não ser que vc seja daqueles destruidores que não poupam o equipamento.
Caro amigo, me ajude ai... Qual kit da DeepTec eu tenho que comprar e qual o modelo certo da caixa de marcha eu compro, pois essas caixas tem numeração certo ? A adaptação é facil, tem que cortar alguma coisa, soldar ???
Caro amigo, me ajude ai... Qual kit da DeepTec eu tenho que comprar e qual o modelo certo da caixa de marcha eu compro, pois essas caixas tem numeração certo ? A adaptação é facil, tem que cortar alguma coisa, soldar ???
E ai amigo ??????????
Meu post ficou sem resposta né...
Me ajudem ai gente !!! tow com o carango parado !!!!!
Deem uma ajuda aew rapaziada !!!!!
SERGIO AUGUSTO
26/01/2009, 20:41
Boa noite amigo:
Se eu entendi bem, voce ja tem o cambio opala certo? Entao se voce quer adaptar a t case willis, existem varia maneiras, mas seria correto voce procurar uma oficina que fizesse a adaptacao através de flange, pois voce nao tem muito comprimento no Jeep. Entre no site www.tt4.com.br (http://www.tt4.com.br) , e fale com Afonso, ele é participante do forum também. Da um pouco mais de trabalho, mas da certo e fica bom. Voce tem que mandar o material pra onde pode ser bem feito.Tem um outro colega aqui do forum , o Bruno,que tem informacoes de alguem que faz bem este servico. Nao te passo o emaildele por ter autorizacao, dei umas dicas pra ele.Procura o tópico abaixo
www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51412 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51412)
Abraco.
Boa noite amigo:
Se eu entendi bem, voce ja tem o cambio opala certo? Entao se voce quer adaptar a t case willis, existem varia maneiras, mas seria correto voce procurar uma oficina que fizesse a adaptacao através de flange, pois voce nao tem muito comprimento no Jeep. Entre no site www.tt4.com.br (http://www.tt4.com.br) , e fale com Afonso, ele é participante do forum também. Da um pouco mais de trabalho, mas da certo e fica bom. Voce tem que mandar o material pra onde pode ser bem feito.Tem um outro colega aqui do forum , o Bruno,que tem informacoes de alguem que faz bem este servico. Nao te passo o emaildele por ter autorizacao, dei umas dicas pra ele.Procura o tópico abaixo
www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51412 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51412)
Abraco.
Caro amigo Sergio
Obrigado pela dica, vou tentar entrar em contato com ele... Obrugado mesmo pela atenção !!!!
tarcizio jose siqueira
30/01/2009, 17:49
pelo que to vendo a bronca desses nossos amigos jeeps é a a bendita caixa de cambio versos consumo hihihihihhi... eu to opitando pela caixa do chevete de 5 marchas....é so nao lenhar
Rapaziada boa de mecanica !!!
Oq estou querendo saber é oq eu realmente tenho que fazer, qual caixa de chevette devo comprar, com a sua respectiva numeração para não fazer besteira, qual o kit de adaptação devo comprar também... lembrando que tenho hoje no jeep um motor de opalla 4cc, e não quero perder a tração 4X4 nem a reduzida entendem... se é possivel fazer mesmo essa adaptação com o motor de opalla 4cc , caixa do chevette e mantendo a reduzida e a tração 4X4 !!!!! é isso gente !!!!!!!! Se tem que comprar algo mais !!!!! capa seca de oppala, essas coisas !!!
Me ajudem ai rapaziada, pq a caixa de veraneio e de C20 esta fora de cogitação, os animais sedentos por dinheiro daqui do Rio estão pedindo R$ 2500 em uma caixa de C20...
Rapaziada boa de mecanica !!!
Oq estou querendo saber é oq eu realmente tenho que fazer, qual caixa de chevette devo comprar, com a sua respectiva numeração para não fazer besteira, qual o kit de adaptação devo comprar também... lembrando que tenho hoje no jeep um motor de opalla 4cc, e não quero perder a tração 4X4 nem a reduzida entendem... se é possivel fazer mesmo essa adaptação com o motor de opalla 4cc , caixa do chevette e mantendo a reduzida e a tração 4X4 !!!!! é isso gente !!!!!!!! Se tem que comprar algo mais !!!!! capa seca de oppala, essas coisas !!!
Me ajudem ai rapaziada, pq a caixa de veraneio e de C20 esta fora de cogitação, os animais sedentos por dinheiro daqui do Rio estão pedindo R$ 2500 em uma caixa de C20...
Sharky,
Use as pesquisas do forum que voce conseguirá todas essas respostas.
segue um exemplo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=44730
Um abraço,
Skull Crusher
03/02/2009, 18:16
Sharky, procura a DEEP TEC (http://www.deeptec4x4.com.br/ (http://www.deeptec4x4.com.br/) ). Eles fabricam o kit para adaptar o câmbio do Chevette na reduzida Willys. A capa seca tem que ser do Opala moderno, não serve a da C20. Converse com o Erovaldo, ele te explica o que tem que ser feito, fala sobre custos e tudo mais envolvido nessa sua empreitada.
Boa sorte lá e qualquer pepino, vem aqui e damos uma luz.
Abraço!
Skull
Amigo Skull
Comprei a caixa do chevette 5 marchas hoje, acabei de chegar, porém, não sei qual o modelo dela, se é 2205 D ou 2205 F, ela esta muito suja ... Só sei qq ela saiu de um chevette 89. Não sei como identificar o modelo da caixa, sera que isso influencia na compra do kit da deeptec ????? Pra colocar essa caixa no motor de opala é só comprar a capa seca do opalla 5 marchas moderno ou precisa de algo mais ????
Skull Crusher
06/02/2009, 11:08
Sharky, meu filho, acessa esse link aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51412 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51412) e esse http://www.deeptec4x4.com.br/default_produtos5.asp
Tem informação pacas...quanto ao câmbio, não esquenta, sendo 5 marchas, estando justinho e vindo do Chevette, montar na caixa seca do Opala é moleza, quase plug&play. O que muda: o eixo piloto do Chevette não casa com o sitema Opala. Remédio: trocar o eixo piloto do Chevette por um de Opala, que você acha no desmanche. É abrir o câmbio do Chevette, retirar o piloto e colocar o do Opala no lugar. Se você ligar pro Erovaldo como te falei, ele te uma puta força, além de ser o fabricante do dito cujo do kit...rs
A diferença entre um câmbio do Chevette 1.0 e do 1.6 é que a 1° marcha do 1.0 é mais curta, não muita mais é.
Agora soca a bota e põe logo essa viatura pra andar, Sô!
Forte abraço, qualquer coisa, posta aqui de novo!
Skull
Skull Crusher
06/02/2009, 11:14
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=79961&d=1177762936
Grande Skull
Ja encomendei o kit com o Eber la da Deeptec, melhor coisa que eu fiz foi realmente ligar pra la, eles são super profissionais e me deram maior força.
Obrigado mesmo pela dica, e agora é só esperar o kit chegar, coisa que deve demorar uns 3 dias pois vem pelo correio.
Valeu mesmo !!! qualquer coisa estamos ai meu camarada !!!!!
Sh@rky !!!!!!!!!!!
Skull Crusher
09/02/2009, 13:23
Legal Sh@rky! Que bom que está dando certo! Os caras lá da Deep são super humildes e prestativos! Quando o kit chegar, posta fotos e conta pra nós como está ficando, ok?
Um forte abraço e se precisar, estou por aqui!
Skull
Skull, como faço para colocar fotos aqui pra ajudar a galera interessada ????????
fabiano carraro
16/02/2009, 22:00
OLA SHARKI VAI LA NO HARDCORE E VEJA OQUE FIZ QUEM SABE AJUDE VÇ :concordo:reduzida em balanço no seu caso tem que usar uma homocinetica.ok
Skull, como faço para colocar fotos aqui pra ajudar a galera interessada ????????
Clique em responder, logo após irá aparecer uma caixa para vc digitar o seu texto, abaixo desta, clique em gerenciar anexos (nas opções adicionais). Procure o arquivo (ou foto) no seu computador, envie, feche a página, e retornando à anterior, clique em enviar resposta.
[ ]'s :concordo:
Andrezão4x4
16/02/2009, 23:45
...comprei um câmbio 5m do opala moderno...troquei a parte traseira e o eixo entelhado pela do chevete na própria DeepTec...show de bola...pode lenhar a vontade...não quebra.:twisted:
Segue fotos:
Pelo visto a do chevette é muito boa tbm... meu jeep vale ouro pra mim e não quero ele para descer o sarrafo no bichinho rsrsrsrsr !!!! Esse carro não deve sair mais da minha familia, eu espero rsrsrsr !!!!!!!!
Vou postar as fotos !!!!!
Rapaziada, essa mudança esta me dando mais trabalho q eu pensava...
Ontem na hora de colocar a caixa no lugar original do jeep, a transmissão ficou muito grande e não encaixava, resultado, tive que chegar o motor mais pra frente adaptando novos calços...
Porém, tenho um segundo problema !!! Como cheguei o motor mais pra frente, a élice do ventilador do radiador não cabe , pois ficou encostado no radiador e me forçando a retira-la e pensar em colocar uma daquelas eletricas... Agora estou precisando saber qual a faixa de temperatura que o motor do opalla 4cc trabalha para adaptar um sensor que acione a ventoinha na temperatura correta, se alguem tiver alguma dica eu agradeceria !!!!!!!! valeu rapaziada !!!!!!!!!!
Se alguem souber uma boa ventoinha e um sensor que me resolva esse problema !!!!!!!
Sh@rky
Da uma olhada nesse link, gostei da idéia...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51969 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51969)
Coloquei a ventuinha do vectra, mas na frente e ligada com os polos invertidos, assim ela empurra o ar.
Veja qual a temperatura de abertura da sua valvula termostatica, ela de diz qual a temperatura da cebolinha
No meu BF por exemplo a valvula diz 75 +/- 2ºC, ela é do opala 6cc, acredito que se eu colocar uma cebolinha que ligue a ventuinha em 60ºc fique bom.
Gostei dessa irmão !!!
Se alguem souber mais alguma coisa agradecerei !!!!
Coloquei a ventuinha do vectra, mas na frente e ligada com os polos invertidos, assim ela empurra o ar.
Veja qual a temperatura de abertura da sua valvula termostatica, ela de diz qual a temperatura da cebolinha
No meu BF por exemplo a valvula diz 75 +/- 2ºC, ela é do opala 6cc, acredito que se eu colocar uma cebolinha que ligue a ventuinha em 60ºc fique bom.
Bom, dando minha experiencia, pois tb passei por isso, coloquei uma ventoinha do verona, com motor dela bem pequeno, e ficou muito boa. Ela tem que trabalhar puxando o ar, e não empurrando como disse o amigo ai em cima. Isso já foi discutido em outro topico, mas pra relembrar, é o seguinte: a ventoinha deve puxar o ar frio quando acionada, e puxar é mais fácil que empurrar o ar, pois com o jeep em movimento, o ar vem contra o veiculo e não a favor. E outra: o ar puxado será mais frio, esfriando o motor tb, pois ela vai direcionar o ar pra ele posteriormente.
No motor do opala, tem a valvula termostática que vai dentro do bocal de saida do bloco do motor, na parte superior. Eu coloquei a original pra motor a gasolina (75°C) e coloquei outra no radiador pra disparar a ventoinha com 85°C, pois os motores a gasolina trabalham mais frios. Portanto, o motor ficará trabalhando com uma temperatura por volta dos 80°C, pois acho que poderia ser o ideal (aí foi um chute). Colocar uma válvula pra abrir a circulação da água do bloco do motor, com temperatura muito alta, poderá esquentar demais o cabeçote, vindo a danificá-lo. Se colocar muito baixa, o carro beberá demais devido a estar com temperatura muito baixa. Já na ventoinha, quase a mesma situação. Trabalhar com motor muito frio, faz beber mais e ficar falhando tb. O ideal seria temperaturas por volta dos 85ºC, mas é claro, todo motor tem sua temperatura otima de trabalho. Isso pode variar e muito. Mas geralmente, motores a alcool trabalham com temperaturas bem altas (acima de 85 graus) e motores mais modernos tb. Vai depender do seu motor. Abraços!
RBM, agora que vi suas fotos, e notei que colocou na frente do radiador e não atrás dele (dentro do cofre do motor). Perfeito, pois terá o mesmo efeito de puxar o ar como tinha dito. E o melhor: protege melhor a ventoinha. Devia ter feito isso no meu. Abração!:concordo:
RBM, agora que vi suas fotos, e notei que colocou na frente do radiador e não atrás dele (dentro do cofre do motor). Perfeito, pois terá o mesmo efeito de puxar o ar como tinha dito. E o melhor: protege melhor a ventoinha. Devia ter feito isso no meu. Abração!:concordo:
è que quando coloquei ainda estava com a helice normal no BF, usava as duas, a eletrica eu ligo no painel, como a de 6 pas quebrou, tirei e nem coloquei outra, só o deslocamento do ar no radiador mantem a temperatura normal, ligo a ventuinha só quando paro no transito..
Por isso queria saber a tempertura de trabalho do motor 4cc a gasolina do opala... Estou correndo atras dessa informação, se souberem postem aqui gente, se eu descobrir eu coloco para ajudar os amigos do forum !!!!!
Abraço grande
Sh@rky
Ja pensei em colocar duas, uma na frente, menorzinha com acionamento por u botão no painel, e outra atras sendo automatica de maior proporção... acho q vai ser uma boa, oq vcs acham ????
Ja pensei em colocar duas, uma na frente, menorzinha com acionamento por u botão no painel, e outra atras sendo automatica de maior proporção... acho q vai ser uma boa, oq vcs acham ????
Uma só resolve, no meu caso coloquei pq o motor estava esquentando muito, mas era o radiador entupido:parede:
Mas ando com uma normal para o caso da eletrica pifar... ai aparefuso no lugar e boa... só não coloquei pq """ACHEI""" que o motor ficou mais livre
Ainda tem espaço para colocar a helice
O problema é que eu não tenho mais esse espaço... esse é o meu problema.
O motor teve que chegar muito pra frente !!!
Alguem sabe a distancia entre a ventoinha do opalla fixa e o radiador ???
Ajudem aew rapaziada, comprei um radiador de uma dessas Vans... Agora preciso saber se alguem tem a medida aproximada da distancia entre a ventoinha constante e o radiador, para q o carro trabalhe em uma boa temperatura !!!!
Vlw galera !!!!!!!!!
Aew rapaziada, Tive que fazer outra transmissão hein !!! uma ficou menor e a outra tive que crescer... Então, antes de fazer tire as medidas certinho para não tomar um susto !!!! é oq todos falam, adaptação é adaptação !!! abraço galera !!!!